Padrões de temperatura ambiente: condições internas confortáveis ​​para habitação humana

Nos nossos apartamentos, o microclima é formado por diversos fatores e a temperatura ambiente é a sua parte mais significativa.O conforto térmico dos membros do agregado familiar é individual, dependendo do sexo e da idade. No entanto, a diferença nas necessidades de calor entre membros da mesma família é pequena e atinge 2-3°C, permitido pelas normas SanPiN.

Diremos como determinar a temperatura ideal e como o resfriamento ou superaquecimento excessivo afeta o bem-estar das pessoas. Além disso, descreveremos os parâmetros de um microclima confortável e também forneceremos maneiras eficazes de manter as condições normais de temperatura no ambiente.

O que determina a temperatura ideal de um apartamento?

Os regimes de temperatura que proporcionam conforto às famílias dependem da localização climática da habitação. Nas regiões sul e nas zonas norte, bem como nas latitudes oeste e leste, a temperatura normal da casa será diferente.

Quanto aos países, o seu clima também é diferente. E como os componentes do clima, além da temperatura, são a pressão atmosférica e a umidade do ar, a faixa térmica aceitável é definida por eles em conjunto.

Por exemplo, umidade da atmosfera doméstica: a alta umidade característica dos países quentes exige valores mais elevados para a temperatura normal da casa, pois o ar intensivo em calor e saturado de umidade retira ativamente o calor dos corpos humanos.

Formação de temperatura

A temperatura dentro de uma casa muda devido à mudança periódica das estações. O verão é sempre mais quente que o inverno.Numa zona de clima temperado, a temperatura ambiente aceitável na estação quente será de +22...+25°C, na estação fria - +19...+22°C. Considerando a duração da exposição, a diferença sazonal de temperatura, embora aparentemente pequena, ainda é importante.

Controle climático de salas de estar
A colocação de sistemas split nas divisões principais do apartamento fornecerá os parâmetros atmosféricos necessários durante a estação quente. Os aparelhos de ar condicionado domésticos não são capazes de aquecer totalmente uma casa nas baixas temperaturas do inverno.

Por fim, uma temperatura confortável para uma pessoa nos vários cômodos de um apartamento está associada às suas características de sexo e idade.

Notemos desde já que as preferências pessoais por um ou outro regime de temperatura não significam benefícios para a saúde. O superaquecimento excessivo, por exemplo, a recusa do ar condicionado em clima quente ou a hipotermia de um ambiente devido a uma janela aberta em clima frio, certamente prejudica o corpo humano.

A temperatura ideal do ar mantida na sala deve corresponder às necessidades de temperatura dos membros da família de diferentes sexos e idades. Por exemplo, para as mulheres, um ambiente familiar confortável será de 2 a 3°C é maior do que para os homens – as mulheres são mais termofílicas.

As crianças pequenas precisam de um ambiente com uma temperatura estável na faixa de +20°C...+23°C. As mudanças de temperatura são especialmente difíceis de tolerar para uma criança cujo corpo ainda não é capaz de termorregulação completa (adulto).

Para o quarto onde o bebê está localizado, é extremamente importante manter um nível de temperatura estável de +23°C...+24°C durante todo o ano, pois uma criança pequena superaquece e congela muito mais rápido que os adultos.

Perigos das câmaras frigoríficas

Na terminologia médica, a hipotermia é chamada de hipotermia - condição que causa danos profundos ao corpo humano, contribuindo para o desenvolvimento de doenças do sistema nervoso e doenças respiratórias.

Frio e hipotermia
Na tentativa de compensar a perda de calor, o corpo humano concentra o fornecimento de calor nos órgãos do corpo e da cabeça. Portanto, é necessário aquecer as extremidades.

Uma vez em uma atmosfera fria, nosso corpo se esforça para bloquear a hipotermia usando recursos energéticos e aumentando drasticamente a transferência de calor. Isso funciona quando exposto ao frio por curtos períodos de tempo.

No entanto, com a exposição prolongada a baixas temperaturas, os recursos do corpo para compensar a perda de calor são insuficientes e o corpo arrefece abaixo dos +36°C.

Um sinal característico da hipotermia é o tremor, estimulado pelo corpo em resposta ao frio – a atividade muscular excessiva produz calor. Mãos e pés ficam frios porque os vasos sanguíneos neles se contraem para reduzir o fluxo sanguíneo e reduzir o resfriamento geral do corpo.

Uma diminuição da temperatura corporal abaixo de +35°C causará uma desaceleração da frequência cardíaca, da respiração e enfraquecerá a atividade mental.

A hipotermia é especialmente perigosa para crianças pequenas, cujos corpos são fisicamente menores que os dos adultos e não são capazes de produzir calor rapidamente. O corpo de uma criança sofre de frio muito mais profundamente do que o de um adulto.

Riscos de ambientes excessivamente quentes

Uma atmosfera quente cria condições ideais para o desenvolvimento de patógenos que causam doenças infecciosas, principalmente doenças de pele e intestinais.

Calor e hipertermia
Estar sob um fluxo direto de ar condicionado resfriado abaixo de +22°C resultará em choque térmico no corpo.Você não pode direcionar o ar gerado pelo ar condicionado para você.

A hipertermia tem um efeito prejudicial no corpo humano, especialmente no coração. No microclima quente da sala, a pessoa transpira, por isso perde uma quantidade significativa de umidade.

O sangue engrossa e fica “pesado”, exigindo que o coração trabalhe mais para bombeá-lo para os vasos sanguíneos. No caso de doenças cardiovasculares, essas cargas serão extremamente pesadas.

A desidratação, causada pelo desejo do corpo de equilibrar as temperaturas externa e interna, piora o equilíbrio hídrico e eletrolítico do corpo humano e enfraquece o sistema nervoso.

Uma atmosfera excessivamente quente no quarto contribui para o desenvolvimento da insônia, interferindo na termorregulação normal do corpo. Num microclima moderadamente fresco, o corpo passa rapidamente para a fase profunda do sono, redistribuindo o calor interno do centro do corpo para as extremidades.

Padrões de temperatura do apartamento

Os padrões estaduais para temperatura sazonal são estabelecidos em GOST 30494 e SanPiN 2.1.2.2645-10. As condições ideais de temperatura para as salas de um apartamento de acordo com os padrões estaduais acima mencionados são a faixa de +20...+22°C no inverno e +22...+25°C no verão.

Temperatura da caixa GOST
As faixas de temperatura especificadas são obrigatórias para o microclima de edifícios residenciais na Federação Russa. Mas é melhor evitar as temperaturas mínimas padrão da estação fria e as máximas dos meses quentes se houver falta de saúde (+)

Para salas técnicas, em qualquer época do ano, as temperaturas são definidas no intervalo de +19...+21°C para casa de banho e cozinha, +24°...+26°C para casa de banho e +16... +18°C para a despensa.

Compreender a dificuldade de manter o estado de temperatura do microclima dentro de 2-3°Com base nas condições ideais, os desenvolvedores desses padrões delinearam em sua parte do texto as faixas permitidas de temperaturas ambientes, a saber:

  • salas de estar — +18°С...+24°С no inverno, +20°С...+28°С no verão;
  • cozinha e banheiro — +18°С…+24°С;
  • banheiro combinado — +18°…+26°С;
  • despensa — +12°С…+22°С.

Obviamente, a faixa de temperatura superior permitida para instalações não residenciais, por exemplo, +24°C para banheiro e cozinha, de acordo com os padrões estaduais, concentra-se no período quente anual, e a faixa inferior, por exemplo, +12°C para uma despensa, é voltada para o período de frio.

Parâmetros microclima confortáveis

As normas Gost destinam-se em grande parte a designers, serviços habitacionais e comunitários e departamentos processuais judiciais, uma vez que estabelecem temperaturas obrigatórias para instalações residenciais.

Temperaturas da caixa SanPiN
Um microclima é considerado confortável se permitir ao corpo humano manter uma temperatura de 36,6 graus sem complicações. A faixa “tabular” resultante permitirá manter essa temperatura corporal, desde que o corpo esteja isolado no inverno e a água seja consumida no verão

Porém, a plena formação de um microclima doméstico requer atenção às recomendações de médicos e psicólogos experientes e às preferências individuais dos membros da família.

Quarto. O corpo humano precisa dormir não apenas por causa do cansaço durante a vigília - para produzir o hormônio melatonina, que controla o biorritmo do nosso corpo.

A falta de condições aceitáveis ​​​​para o sono e, consequentemente, a ativação hormonal da melatonina resulta em insônia e um estado de “quebrado” - fraqueza geral e dor de cabeça, desacelerando as funções mentais do cérebro.

Para um descanso adequado dos membros adultos da família, a temperatura nos seus quartos deve ser mantida na faixa de +17°С…+18°С, ou seja, O microclima “dormir” deve ser mais fresco do que outros espaços residenciais. É mais difícil adormecer num ambiente mais quente ou mais frio.

Quarto infantil. A temperatura ideal é determinada pela idade da criança. Para um bebé, o melhor é +23°C...+24°C, uma vez que o corpo do bebé não é capaz de termorregulação “adulta”. Para crianças com mais de 3 anos, a temperatura ambiente será de +21°С…+22°С.

Cozinha. O funcionamento dos equipamentos domésticos do habitual conjunto de cozinha - fogão, forno, chaleira eléctrica, micro-ondas, exaustor, etc. - é sempre acompanhado de geração de calor. Assim, ao preparar os alimentos, o ambiente da cozinha fica mais quente do que nas outras divisões.

Dado o tamanho tradicionalmente pequeno da cozinha, a radiação térmica dos utensílios de cozinha aquece-a rapidamente. Portanto, basta manter a temperatura desta sala na faixa de 18-19°C.

Aquecimento de piso quente
Os sistemas elétricos de piso radiante atingem o aquecimento máximo mais rapidamente e mantêm a temperatura com mais precisão do que os circuitos com líquido refrigerante. E você não pode inundar seus vizinhos com eles

Banheiro. Os procedimentos de banho são acompanhados por intensa saturação do ambiente do banheiro com umidade, razão pela qual o microclima de uma sala com temperatura fora da faixa de 24-26°C será desconfortável.

Para outras salas e corredores, a temperatura confortável será de 18-22°C. As diferenças de temperatura entre os cômodos dos apartamentos não devem ser superiores a 2-3 graus,

No inverno, é necessário menos calor, no verão - mais. Caso contrário, o desequilíbrio de temperatura entre o ambiente externo (rua) e os alojamentos será estressante para o corpo.

Uma mudança brusca na temperatura do espaço circundante ao sair do microclima do apartamento pode ser seguida de hipotermia ou superaquecimento do corpo, o que, como discutido acima, é igualmente ruim.

A diferença ideal nas temperaturas atmosféricas entre a casa e a rua durante a transição entre elas é de 4-5°C. Portanto, você não deve superaquecer o apartamento no inverno ou esfriar demais no verão.

Como garantir as condições de temperatura?

As tarefas de manter o microclima na faixa ideal de temperatura são divididas em duas - resfriar a atmosfera dos ambientes nos meses quentes e aquecer na estação fria.

Ele vai lidar muito bem com a primeira tarefa equipamento de ar condicionado, colocados de forma independente nos quartos, sala e cozinha. Os sensores de temperatura dos condicionadores de ar monobloco e duplo bloco (sistema split) manterão a temperatura definida, seguindo rigorosamente as configurações do usuário.

Termostato do radiador
O fole de gás embutido no termostato reage à temperatura da atmosfera ambiente, deslocando o carretel e controlando o fluxo do líquido refrigerante

É mais racional usar equipamento de controle climático inversor, capaz de manter suavemente a temperatura do microclima ambiente, sem emissões repentinas de correntes de ar frio.

Até meados de setembro, os sistemas split são capazes de operar para aquecimento mesmo em uma zona de clima temperado, mas à medida que aumenta a diferença de temperatura “apartamento-rua”, será impossível usar sistemas split para aquecimento.

A tarefa de manter um ambiente confortável na casa passará para os equipamentos de aquecimento - radiadores de aquecimento central e sistemas de "piso quente".

Não é difícil controlar as condições de temperatura do complexo de aquecimento de “piso quente”.Os sistemas líquidos são equipados com válvula termostática ou grupo automático de bombeamento e mistura, igualmente capazes de controlar a temperatura do refrigerante que circula pelo circuito embutido no piso.

Em infravermelho e pisos elétricos o controle da temperatura é realizado por termostatos digitais, programáveis ​​ou eletromecânicos. Ao verificar constantemente as mudanças de temperatura em relação aos limites predefinidos, eles desligam ou ligam o sistema.

Os sistemas clássicos de aquecimento de apartamentos, baseados na circulação de água quente através de tubulações até os radiadores, também permitem o controle da temperatura.

Será necessário equipar a tubulação de entrada do líquido refrigerante no radiador com automático controlador de temperatura (termostato) que controla a intensidade do fornecimento de água quente de acordo com um determinado parâmetro.

Observe que é mais fácil equipar um sistema de aquecimento por radiador de circulação com termostatos de bateria quando é versão de dois tubos. Para um circuito de tubo único, é necessário complementar o circuito de tubo com um bypass, que cria um canal de saída para o refrigerante na frente do radiador.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Sobre a importância de um ambiente acolhedor para os recém-nascidos:

Equipamento de desligamento para controle de temperatura de radiadores de aquecimento:

Controle climático adequado do apartamento usando sistemas split:

A necessidade de estabelecer e manter condições ideais de temperatura nas salas é importante, uma vez que o microclima do apartamento afeta significativamente a saúde dos membros do agregado familiar.

O desequilíbrio de temperatura agrava as doenças crônicas e contribui para a aquisição de novas, e a normalização da temperatura da atmosfera, ao contrário, fortalecerá o corpo.

Compartilhe com os leitores suas observações pessoais sobre os parâmetros de temperatura confortável em casa. Conte-nos sobre maneiras de normalizar a temperatura. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Faz muito frio em nosso apartamento no outono e no inverno. Mesmo quando a temperatura externa está acima de zero, por exemplo, de +1 a +5, fica quente quando as baterias estão ligadas. Assim que a temperatura do ar externo cai para menos, o apartamento fica frio, a temperatura do ar é +16. Temos um filho pequeno, temos que ligar o aquecedor, mas resseca o ar - isso também não faz bem para a criança. Portanto, nos isolamos com roupas quentes.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Olá. Por que você tolera tal negligência por parte de sua administradora? O padrão de temperatura nos apartamentos é definido pelo GOST R 51617-2000 e SanPin. Quaisquer desvios devem ser eliminados por eles. Faça uma reclamação ao Código Penal em tempo frio, se eles não responderem e não vierem com fiscalização, faça um exame independente do regime de temperatura e sinta-se à vontade para registrar uma reclamação contra o Código Penal no tribunal, na fiscalização de habitação ou o Ministério Público. Via de regra, as pessoas ganham nesses casos, as tarifas são recalculadas e o Código Penal paga a multa.

  2. Larissa

    Infelizmente, esses padrões raramente são observados pelas sociedades gestoras. Embora as crianças fossem pequenas, elas ficavam constantemente doentes. Faz frio em casa no outono. Mesmo quando o aquecimento está ligado, os radiadores mal aquecem. E na primavera, a temperatura muitas vezes caía para perto de zero. Felizmente, tem havido uma tendência positiva ultimamente. A estação de aquecimento está sendo estendida, mas tudo custa um bom dinheiro.

  3. Irina

    Tínhamos gás ligado em nossa casa, mas, como vimos, é muito difícil controlar a temperatura sem sensores. Decidimos mudar para fogões a lenha. Mesmo numa casa grande, esta é uma opção cómoda: o recuperador não liberta calor de imediato, mas de forma uniforme ao longo do dia. Claro que cuidar do fogão é uma tarefa trabalhosa: é preciso arrastar lenha para dentro de casa, limpar constantemente o fogão e tirar a fuligem, mas os benefícios para o orçamento familiar são inegáveis. O marido arrasta toras com um trailer em seu carro e se corta e se corta. Quase sem custos e a casa é sempre confortável.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Olá. Bom trabalho! Gostaria de dar algumas dicas sobre fuligem:

      1. As chaminés mais poluídas com fuligem são as árvores coníferas, cascas de bétula e pellets. A melhor lenha para o fogão é maçã, carvalho, carpa, choupo, pêra e assim por diante.

      2. Mantenha a temperatura de combustão entre 120 e 320 graus; o aquecimento a uma temperatura mais baixa aumenta os depósitos. Aliás, durante o acendimento vale a pena pré-aquecer a câmara de combustão com lascas de madeira e lenha bem picada e fechar a tempo o amortecedor do fogão.

      3. Não é recomendado o uso de lenha úmida, pois contribui para a formação de depósitos.

      4. Não queime resíduos no forno, especialmente plásticos, ops ou materiais com revestimento de tinta.

      5. Durante a combustão intensa, jogue as cascas de batata na fornalha, pois elas amolecerão a fuligem, graças ao amido, e será muito mais fácil limpar o forno. Este é um método antigo. Você também pode jogar um punhado de sal de cozinha comum na lenha do bocal antes de acender.

      6.Lenha de choupo e bétula (não casca!) deve ser utilizada na fase final do forro, pois ajudam a descascar a fuligem, e como neste momento a temperatura do forno está no máximo, ela queimará e não apenas cairá no bocal .

      Boa sorte e obrigado por compartilhar sua experiência.

  4. Alexandre

    Gente, não há necessidade de congelar e aguentar. Se a temperatura do apartamento estiver abaixo do esperado, ligue para a administradora, eles enviarão uma pessoa que terá que medir a temperatura e resolver o problema. Se não conseguir resolver imediatamente, as sociedades gestoras são obrigadas a alterar a sua tarifa de aquecimento. O pagamento deve ser reduzido em 0,15% por cada hora em que os padrões não forem cumpridos. Se o Código Penal não quiser fazer nada, escreva para a sociedade de defesa do consumidor e para o Ministério Público. O principal é fazer todas as reclamações por escrito.

  5. Anton

    Explique por que uma temperatura de 36,6°C não é considerada a norma para instalações residenciais, já que é a temperatura mais natural para o corpo? Isso não é lógico?

    • Natália

      Você está falando sério sobre uma temperatura de 36,6 ??? Sim, com essa temperatura você pode simplesmente morrer... aqui está 27,9, apesar de estar +10+15 lá fora... e eles aquecem assim de propósito, fica-se com a impressão... devemos reclamar sobre isso também.

  6. Zoya Grigorievna

    Gostaria de saber como lidar com o HOA se a temperatura do ar no apartamento estiver entre 18 e 19 graus e no radiador a temperatura da água dificilmente chegar a 40 graus. Viver durante todo o inverno não é fisiologicamente confortável. Mas de acordo com os padrões aprovados pelos órgãos governamentais, isso é permitido e nada mais pode ser alcançado?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica