Balneário faça você mesmo: instruções passo a passo para arrumação + dicas para escolha de materiais
Muitos proprietários de casas de campo ou chalés de verão provavelmente já pensaram em construir uma casa de banhos em suas propriedades.Afinal, balneário é um lugar onde você pode relaxar não só com o corpo, mas também com a alma. Você concorda? A seguir, mostraremos como construir uma casa de banho com suas próprias mãos, e instruções passo a passo o ajudarão a lidar com essa tarefa.
Além disso, com o artigo você aprenderá quais ferramentas e materiais serão necessários para a construção, descreveremos as vantagens e desvantagens dos edifícios com estrutura e trataremos da questão do isolamento da estrutura.
O conteúdo do artigo:
- Vantagens e desvantagens de um banho com estrutura
- Desenvolvimento do plano de construção
- Materiais para a construção de uma estrutura de banho
- Tecnologia de construção de fundação
- Acabamento interno e externo de estrutura de banho
- Disposição da cobertura do edifício
- Projeto de piso em banheira com estrutura
- Calor e impermeabilização de edifícios
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vantagens e desvantagens de um banho com estrutura
Entre as vantagens da estrutura de um balneário estão: o relativo baixo custo dos materiais de construção e acabamento, boas propriedades de isolamento térmico, facilidade de construção e design ecologicamente correto.
Além disso, as estruturas de pórticos não requerem uma base monolítica poderosa e podem ser erguidas em qualquer época do ano.
Junto com as vantagens listadas, um banho com estrutura também apresenta várias desvantagens. Em primeiro lugar, para a sua construção são utilizados materiais altamente inflamáveis, pelo que existe uma grande probabilidade de incêndio se as regras de segurança contra incêndios não forem seguidas.
Em segundo lugar, isolar uma estrutura de banho exigirá muito mais tempo e esforço.Além disso, isso implicará mais custos financeiros do que isolar um balneário convencional feito de madeira.
Outra desvantagem é o longo encolhimento, que pode durar até dois anos. Ao encolher, o revestimento pode ficar deformado.
Desenvolvimento do plano de construção
Antes de iniciar os trabalhos de construção, é necessário elaborar cuidadosamente o plano e o projeto de construção. Somente elaborando um projeto é possível calcular corretamente a quantidade de materiais de construção.
É necessário determinar o local onde o edifício será erguido. A escolha da fundação do balneário depende diretamente da qualidade do solo. E depois disso, eles decidem a escolha do design de banho mais adequado.
O projeto padrão do balneário inclui vestiário, vestíbulo, sauna a vapor e chuveiro. A localização do forno deve ser indicada no diagrama.
Na fase de desenvolvimento do projeto, você precisa levar em consideração todas as pequenas coisas possíveis: tipo ventilação, chaminé, materiais de acabamento interior, decoração exterior e até tipo de telhado.
O projeto deve indicar as dimensões das instalações. É difícil aquecer um balneário grande, mas em um pequeno é preciso pensar no número máximo permitido de pessoas para que não fique lotado. O tamanho mais adequado para uma sauna a vapor é 2,4x2 m com pé-direito de 2,2 m.
Quartos adicionais no balneário tornarão a sua estadia mais confortável e interessante. Portanto, se o orçamento permitir, é melhor incluir imediatamente no projeto: piscina, sala de relaxamento, banheiro e sala de bilhar.
Um projeto bem elaborado facilitará muito o processo de construção das instalações.
Materiais para a construção de uma estrutura de banho
Quando o projeto estiver pronto, é necessário fazer uma lista dos materiais necessários para a construção, após a compra você poderá iniciar a construção.
Abaixo fornecemos uma lista aproximada de materiais que serão necessários para a construção de uma estrutura de banho. A lista pode variar dependendo da tecnologia selecionada. E a quantidade necessária de materiais é calculada com base no tamanho da banheira.
Propósito | Material |
Fundação, contrapiso | cimento (M400) e areia grossa peneirada |
Arnês inferior | madeira 100*100mm |
Quadro | madeira 50*100mm |
Suportes de rack | madeira 40*50mm |
Isolamento de tetos e paredes | lã de vidro, espessura 50 mm |
Barreira de vapor | filme de barreira de vapor de folha |
Impermeabilização de paredes e telhado | filme impermeabilizante feito de polietileno |
Teto | folha perfilada 0,5 mm |
Revestimento externo | casa de bloco |
Decoração interior de paredes e tetos | forro, placa |
Sistema de drenagem | tubos de plástico, a partir de 50 mm |
Além disso, você precisará de ferramentas de trabalho, parafusos, pregos, encanamentos, etc.
Para a decoração interior das paredes de uma estrutura de banho, pode-se usar forro. Este é um material ecológico feito a partir do processamento de madeira.
Tecnologia de construção de fundação
Uma banheira com estrutura é uma estrutura leve, cuja fundação pode ser de qualquer tipo. A primeira opção para construção de fundação - estaca - é utilizada em solos instáveis, congelamento profundo do solo ou quando não é possível fazer vala no local.
O mais comum e mais leve é a fita. Este tipo de fundação é adequado para não fluente solo, com águas subterrâneas profundas. Se o solo não congelar, a fundação não precisará ser muito aprofundada.Considere antecipadamente se você precisa construir uma base separada para fornos.
Vejamos como construir adequadamente uma base de tiras. A primeira coisa a fazer é limpar o local para a construção do balneário e a zona envolvente, bem como nivelar os alicerces do edifício.
A seguir, marque o contorno da fundação. Para fazer isso, duas estacas são cravadas no chão e uma corda é esticada entre elas. Usando um esquadro de construção em um ângulo de 90 graus em relação às estacas instaladas, mede-se a distância até as próximas e puxa-se uma corda entre elas.
Em seguida, seguindo o mesmo princípio, é marcado o contorno externo da fundação. Deve ser mantida uma distância de pelo menos 100 mm entre o cabo interno e externo. Esta será a largura da parede da estrutura.
Usando as marcações resultantes, você precisa cavar uma vala com fundo compactado. A profundidade da vala deve ser 20 cm abaixo do nível de congelamento do solo.
O balneário deve ter sistema de drenagem. Antes de lançar a fundação, você precisa cavar um buraco para o tubo e seque bem. O piso do balneário é vazado com ligeira inclinação em direção à saída do tubo.
O próximo passo é a disposição de uma almofada de areia e brita. Sua espessura é de 10 a 20 cm, no fundo é despejada areia, umedecida com água e compactada. É necessário colocar brita em cima da areia, compactar e nivelar.
Depois disso, é necessário construir uma fôrma a partir da tábua afiada, que se elevará acima do solo em pelo menos 30 cm.
[nome do adinserter =”desktop: inserir no texto -3″]Para evitar vazamentos da solução de concreto, a fôrma é envolta em polietileno e fixada com grampos. Em seguida, para garantir a rigidez e resistência da futura fundação, é colocada uma malha reforçada.
Depois disso, você pode preencher a solução concreta. Para evitar a delaminação do concreto, a mistura deve ser despejada a uma altura de 50 cm ou menos.
Resta inserir os pinos na mistura não curada, sobre a qual será colocada a base da estrutura do balneário.
Instalação de tubulação de fundação
Depois de despejar a base e secar, você pode começar a amarrar a estrutura. Para o acabamento inferior é necessária uma viga forte com seção de 100x100 mm.
Comece a amarrar pelo canto. Para fazer isso, você precisa conectar a viga bem firmemente com pregos, e os pinos pré-instalados na fundação não permitirão que a cinta se mova.
Antes de colocar o revestimento, coloque um impermeabilizante entre o concreto e a madeira, por exemplo, feltro.
O procedimento para construir paredes
É mais conveniente montar a estrutura do balneário em uma área aberta do quintal. A distância entre as estantes deve ser calculada com base no tamanho das placas de revestimento, para não realizar trabalhos adicionais de encaixe e assim obter uma parede densa e uniforme.
Normalmente o passo das estantes é de 60 cm, distância que corresponde à largura padrão isolamento. Durante a instalação, será posicionado de surpresa e não cairá.
Em uma parede com abertura, conforme projeto, o passo das estantes deve ser aumentado em 40 cm, sendo instaladas estantes adicionais nos locais de contíguo da moldura com as vergas. Simultaneamente à instalação da moldura de parede, pode-se realizar instalação de logs para o chão. Material – placa 150x50 mm.
Todas as partes da estrutura precisam ser montadas, niveladas e conectadas. O isolamento e a impermeabilização são colocados entre as estantes.
Para um isolamento confiável, há recomendações para o uso de duas camadas de material. A primeira camada é o isolamento de ladrilhos, a segunda é o isolamento de rolos. Neste caso, não haverá lacunas que permitam a passagem do calor.
Na execução de acabamentos externos é imprescindível deixar uma abertura de ventilação, o que garantirá a secagem da moldura da parede contra o acúmulo de condensação.
Acabamento interno e externo de estrutura de banho
Para a decoração exterior do balneário, é preferível utilizar madeira nobre. Certifique-se de colocar uma camada de material impermeabilizante sob a placa de revestimento.
O material para decoração de paredes internas deve responder bem à umidade e altas temperaturas. Para a sauna a vapor, utiliza-se forro de madeira nobre para não liberar resina. Nos demais cômodos do balneário, pode-se usar forro feito de árvores coníferas.
A melhor opção para decorar espreguiçadeiras, prateleiras e o teto usará tília.
Disposição da cobertura do edifício
Para uma estrutura tão pequena como uma casa de banho, você pode construir um telhado de duas águas. É mais seguro montar todos os elementos do telhado em um terreno aberto.O sistema de caibro é feito de madeira com seção de 150x50 mm. Para evitar erros, é melhor fazer um layout preliminar e depois repetir a montagem das vigas.
Para a estrutura do telhado, você precisa pregar as duas vigas na extremidade superior. A parte inferior das vigas deve ser colocada em pontos de apoio e fixada. Use uma barra transversal (travessa) para conectar as pernas das vigas usando parafusos.
A distância entre as vigas pode ser selecionada individualmente, normalmente é utilizado 1,2 m. Entre as vigas deve-se levar em consideração a localização da chaminé. Use um fio de prumo para verificar o nível de cada elemento que está sendo instalado. Se houver desvios da vertical, nivele a posição colocando um pedaço de tábua sob a perna da viga.
Agora comece a tornear. Se for planejado o uso de material de cobertura macio, por exemplo, ondulina, por exemplo, o passo do torneamento não deve exceder 10 mm.
Você pode isolar o telhado com os mesmos materiais usados para isolar as paredes. Em seguida, o telhado é coberto com cobertura. A etapa final será a instalação de um canto galvanizado na cumeeira.
Projeto de piso em banheira com estrutura
O cumprimento de todas as recomendações e instruções de instalação do piso aumentará a vida útil do balneário. Um piso bem feito protegerá contra perda de calor, apodrecimento das tábuas do piso.
Nos balneários onde há contato direto com a água, o piso é vazado. O mais importante na concretagem de pisos é garantir o rápido fluxo de água para o esgoto.
Instruções passo a passo para instalar o piso:
- Colocando atrasos. Se a distância entre os apoios for grande – mais de 3 m – serão necessários pilares de apoio adicionais. Utilizar feltro para impermeabilização em diversas camadas na junção das vigas com a fundação e suportes.
- Para solo argiloso, é feita uma bandeja sob a estrutura para direcionar a água para a fossa de drenagem.
- Instalação de placas em vigas. A folga para concretagem do piso entre as placas é de cerca de 4 mm. Deve ser deixado um vão de 2 cm entre o piso e a parede do balneário.
Nos demais cômodos do balneário, o piso é estanque. Para sua disposição, são montadas barras de 5x5 cm nas toras e sobre elas é colocado um contrapiso.
Após a camada de barreira de vapor, você pode começar a instalar o piso acabado.
Calor e impermeabilização de edifícios
A estrutura da moldura é leve, portanto, para não deformar acidentalmente as paredes, é necessário um isolamento térmico adequado.
São vários os critérios que um isolamento de banho deve ter: bom isolamento térmico, elevada resistência à humidade e altas temperaturas e respeito pelo ambiente.
Consideremos os tipos mais populares de isolamento para banheiras com estrutura.
Lã mineral. A lã em si é leve, mas o material de revestimento pode torná-la significativamente mais pesada. você lã mineral boas propriedades isolantes. É resistente às mudanças de temperatura e a umidade não o prejudica.
Isolamento de junco. Naturais e ecológico material. Possui bom isolamento térmico. Forma de liberação: placas com 15 cm de espessura. Tamanho adequado para isolar uma estrutura de banho.
Serragem- isolamento de gesso. Serragem-a composição do gesso pode ser feita de forma independente. Uma opção econômica que não é inferior em qualidade. Para misturar você precisa de uma proporção de serragem para gesso de 10:1.
Poliestireno expandido. Isolamento barato, fácil de usar e com boas propriedades de isolamento térmico. Resistente à umidade, mas muito inflamável. Portanto, não pode ser instalado próximo a um fogão.
A impermeabilização de um balneário não é menos importante que o isolamento térmico. Em primeiro lugar, sem proteção contra a umidade, qualquer isolamento se deteriorará com o tempo e perderá a capacidade de reter calor. Em segundo lugar, sem proteção contra umidade, o material isolante térmico começará a apodrecer e mofar, danificando a própria estrutura do balneário.
Para proteção contra vapor, você pode usar papel alumínio, glassine (barato, mas ecológico material) ou polietileno. O material deve ser colocado sobreposto, colando as juntas com fita adesiva.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O procedimento para isolar e impermeabilizar uma banheira, as nuances da colocação do material:
Como construir você mesmo uma estrutura de banho:
Como você pode ver, não há nada complicado na construção de um balneário com estrutura. O principal é realizar todos os trabalhos preparatórios com responsabilidade, prestando a máxima atenção à elaboração do projeto e ao cálculo da quantidade necessária de materiais.
E o calor e a impermeabilização realizados de acordo com todas as normas contribuirão para a longa vida útil da estrutura.
Talvez você tenha tido que lidar com a construção de uma casa de banho em seu próprio terreno? Por favor, compartilhe sua experiência com nossos leitores. Conte-nos se houve alguma dificuldade durante a construção e como você conseguiu superá-la.Deixe seus comentários no bloco de comunicação localizado abaixo do artigo.
Apesar da simplicidade de construção de uma estrutura de banho, é necessário realizar todos os trabalhos preparatórios e cálculos dos materiais necessários com responsabilidade. Neste caso, o banho será de alta qualidade e trará o máximo benefício e prazer por muitos anos. A impermeabilização e o isolamento térmico adequados contribuirão para a longa vida útil da estrutura.