Como instalar você mesmo uma banheira: guia de instalação passo a passo
O encanamento do banheiro racionalmente localizado e sem problemas é um componente importante do conforto dos proprietários.A sua ligação impecável é garantia de boas relações com os vizinhos do apartamento de baixo. Para atingir o ideal, é necessária uma instalação profissional, cujo preço nem todos concordam.
Mas existe uma oportunidade de reduzir significativamente o custo de substituição de encanamentos antigos. Se você mesmo instalar uma banheira, o artesão doméstico terá que pagar apenas pelos consumíveis. Porém, um excelente resultado só pode ser alcançado se você seguir as regras tecnológicas que estamos prontos para compartilhar com você.
Sugerimos que você se familiarize com uma descrição detalhada do processo de instalação e conexão de instalações hidráulicas em ferro fundido, acrílico e aço. Descrevemos minuciosamente as nuances da conexão ao sistema de esgoto. As informações que apresentamos são complementadas por coleções de fotos, diagramas e vídeos.
O conteúdo do artigo:
- Diretrizes para escolher um banho adequado
- Preparando as instalações para a próxima instalação
- Selecionando acessórios de drenagem adequados
- Combinando as dimensões do quarto e do banheiro
- Preparando-se para instalação DIY
- Guia de instalação detalhado
- Construção de tela de banho
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Diretrizes para escolher um banho adequado
A indústria moderna nos oferece banheiras de diversos formatos e cores, feitas de diversos materiais. Devido à variedade de modelos, o dono da casa sempre se depara com o problema da escolha.
Se a forma do recipiente e a sua cor nos preocupam mais do ponto de vista estético, então as importantes características de desempenho do produto dependem do material de fabricação: sua praticidade, aparência e durabilidade.
Na produção de bacias de banho são utilizados:
- Aço. O encanamento de aço atrai pelo seu preço acessível e variedade abundante. Graças à sua leveza, a instalação pode ser concluída sem a ajuda de assistentes. As desvantagens incluem alta transferência de calor, capacidade de deformação, cedência sob o peso de pessoas grandes e “ruído” ao colocar água na tigela.
- Ferro fundido. Caro, confiável e durável. Não faz barulho ao encher com água e mantém perfeitamente a temperatura do recipiente. Devido ao seu peso impressionante, a instalação de uma banheira de ferro fundido não pode ser feita sozinha. Os encanamentos são bastante frágeis e, se manuseados sem cuidado, podem quebrar a tigela ou danificar o esmalte.
- Acrílico. Uma opção leve e barata, mais fácil e lógica de substituir do que reparar. Não faz barulho ao encher com água, retém calor, mas não dura o suficiente e não é muito estável. Você mesmo pode cuidar facilmente da instalação.
Se houver pessoas na família com peso impressionante, é aconselhável instalar recipientes sanitários de aço e acrílico sobre pedestais de tijolo ou suportes adicionais construídos a partir deles.
Estas medidas irão garantir a estabilidade e estabilizar a posição do fundo.Para proprietários de construção menos sólida, em vez de luminárias de tijolo capital, basta instalar uma moldura adicional em barra ou perfil de aço.
Os formatos das banheiras também são agradavelmente variados. Além das estruturas retangulares familiares aos nossos olhos, existem as ovais e as quadradas. Para banheiros pequenos, os modelos de canto são cada vez mais utilizados. E além dos produtos em que é mais conveniente tomar banho deitado, também são procurados aqueles que são projetados especificamente para procedimentos na posição “sentada”.
As sutilezas de escolher um banho que combina com você pessoalmente são descritas em detalhes em outro artigo popular nosso site.
Preparando as instalações para a próxima instalação
Se você já optou por um modelo específico, deverá realizar uma série de trabalhos preparatórios antes da instalação.Além disso, você deve escolher um local com antecedência, decidir como vai instalar o banho: você planeja fazer o trabalho sozinho, convidar trabalhadores ou ligar para seus amigos.
Depois de traçar um plano único para as próximas ações, é necessário avaliar o estado das instalações e, caso seja detectada necessidade de reparos, realizá-los.
Quando as paredes devem ser revestidas?
É melhor instalar uma banheira antes de revestir as paredes durante uma grande reforma do ambiente. Esta sequência de trabalho permitirá obter os melhores resultados práticos e estéticos.
A instalação dos ladrilhos após a instalação da banheira permite vedar de forma mais eficaz todas as fissuras e fissuras para que a humidade não se acumule nas mesmas, o que cria um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias e bolores.
Se você não ia reformar o banheiro, mas apenas queria substituir a própria banheira, você precisa escolher um modelo que seja um pouco mais alto que o anterior. Pelo menos 1,5 cm.
Observe que os ladrilhos sob a borda da banheira antiga têm uma cor diferente do restante dos ladrilhos: eles não estão desbotados. Além disso, pode apresentar uma superfície suja que não pode ser lavada. Portanto, é melhor escondê-lo.
Como preparar adequadamente o piso?
O piso do banheiro não deve apenas ser perfeitamente plano, mas também durável. Isto é especialmente importante se tivermos que trabalhar com um produto de ferro fundido, que tem um peso razoável mesmo sem água.
Se colocarmos ladrilhos sob a banheira com as próprias mãos, eles deverão ser colocados pelo método de prensagem para evitar a formação de vazios por baixo. Caso contrário, o ladrilho pode rachar durante o uso da banheira.
Qualquer banheira cheia de água cria uma carga significativa na superfície do piso. Para distribuí-lo uniformemente, podem ser usadas toras de madeira. A prática tem mostrado que o lariço é ideal para esse propósito.
A madeira é preparada tratando-a com soluções antibacterianas e anti-sépticas. Em seguida, as toras são impregnadas com massa PVA ou óleo secante.
As toras não apenas redistribuem a carga, mas também resolvem com sucesso o problema de aumentar a altura do produto. Às vezes precisamos levantar a banheira para podermos instalar sifão com cotovelo profundo. Esses sifões impedirão que os resíduos de esgoto entrem na direção oposta. Se você levantar um pouco a banheira, por exemplo, menos cabelo vai se acumular no sifão.
Selecionando acessórios de drenagem adequados
Ao escolher acessórios para ralos, é fácil ficar confuso com a ampla gama de produtos oferecidos no mercado. Mas realmente, a quais características você deve prestar atenção na hora de comprar e o que pode ignorar?
Material de reforço
O mercado de materiais de construção nos oferece dois tipos de materiais: PVC (policloreto de vinila) e poliisopropileno. Encontramos PVC com mais frequência, por isso o escolhemos.
Mas o poliisopropileno relativamente caro não é apenas mais forte que o cloreto de polivinila, mas também tem toda uma lista de vantagens indiscutíveis, são elas:
- Dureza. Este material é significativamente mais duro que seu concorrente, o que reduz a probabilidade de danos mecânicos durante a instalação do banho.
- Durabilidade. Suas características de resistência não diminuem com o tempo.
- Qualidade da superfície. A superfície deste material é mais lisa que a do PVC, o que significa que a sujeira adere menos.
O fator de eficiência também é extremamente importante. A eficiência do poliisopropileno é superior à do PVC, pois o atrito da água nas paredes dos tubos lisos desse material é muito menor.
Qualidades dos elementos de drenagem
A maioria das ameixas que você vê à venda são fabricadas na China. Durante sua instalação, é utilizado um parafuso. Independentemente do material de que é feito, com o tempo esse parafuso irá oxidar, enferrujar ou corroer de outra forma.
Você pode comprar um parafuso de aço inoxidável separadamente, mas seu contato com a malha certamente formará uma solda, o que reduzirá significativamente a reparabilidade do produto.
Ao comprar ralos, não hesite em verificar o seu conteúdo e certifique-se de que todos os elementos indicados no passaporte estão presentes:
- Malha de drenagem. A mais econômica de todas as redes disponíveis no mercado é um modelo que consiste em duas barras transversais que se cruzam. Prende perfeitamente o cabelo, evitando entupimentos. A opção mais prática é aquela com furos redondos localizados em todo o perímetro do produto.O mais confiável é uma malha que possui orifícios oblíquos perfilados. No entanto, este também é o modelo mais caro.
- Corrente de cortiça. Parece que a cadeia é um detalhe que não tem importância significativa. Mas isso não é verdade. Normalmente usamos a corrente que encontramos como parte do kit. Não é aconselhável fazer isso. Compre separadamente aquele que os pescadores usam. Sua superfície é revestida com tinta protetora, que evita que a água estrague sua aparência com o tempo.
- Tubo de descarga. Nos modelos de banheiras mais antigos, o tubo de transbordamento é feito de metal, mas a produção moderna oferece uma opção melhor. Use um tubo corrugado de grande diâmetro e, portanto, de rendimento. A alta capacidade do tubo reduz significativamente o risco de transbordamento de água.
Existem algumas nuances de instalação que valem a pena considerar. Por exemplo, se a válvula de saída da conexão de drenagem for larga o suficiente, você poderá fazer a conexão sem usar um colar. A lacuna resultante é simplesmente preenchida com selante à base de silicone ou com o próprio silicone.
Combinando as dimensões do quarto e do banheiro
Os proprietários de casas de banho espaçosas podem ficar tranquilos: têm uma excelente oportunidade de escolher a banheira que quiserem, desde que eles próprios possam caber nela.
Todos os outros terão que medir cuidadosamente os seus pequenos espaços para garantir que o modelo escolhido terá um aspecto orgânico e não o privará da oportunidade de colocar os equipamentos necessários na casa de banho.
Lembre-se de que a aparência do produto pode dar uma falsa impressão. Alguns modelos muito semelhantes possuem tamanhos completamente diferentes. Os tamanhos mais comuns de banheiras feitas de materiais diferentes também diferem entre si.
O comprimento dos produtos siderúrgicos é de 150 a 180 cm, a altura é de 65 cm e a largura é de 70 a 85 cm.
Para modelos de ferro fundido, três tipos de tamanhos são considerados padrão:
- tamanho pequeno com comprimento de 120-130 cm e largura de 70 cm,
- Padrão europeu com a mesma largura de 70 cm, mas comprimento 140-150 cm,
- grande porte com largura de 70-85 cm e comprimento de 170 a 180 cm.
A escolha de modelos em acrílico é realmente enorme. Seu comprimento varia de 120 a 190 cm e largura – 70-170 cm.
Banheiros pequenos são adquiridos por vários motivos. Às vezes pelo fato de não haver espaço suficiente no banheiro para uma grande estrutura. Mas às vezes os proprietários de grandes instalações também optam por modelos compactos.
Por exemplo, recomenda-se frequentemente que idosos e pessoas com deficiência realizem procedimentos de higiene na posição sentada. Eles precisam de banhos de “assento” de pequeno porte.
Aliás, o fato do modelo ocupar pouco espaço não o torna mais barato. Pelo contrário, os produtos compactos são muitas vezes bastante caros. Eles são criados para satisfazer as necessidades de várias pessoas. E como eles estão em demanda, isso significa que você terá que pagar por eles.
No entanto, geralmente modelos completamente diferentes reinam em quartos espaçosos. Eles são feitos de acrílico ou ferro fundido. Os de ferro fundido parecem monumentais e confiáveis, mas sem pretensões de originalidade, mas a variedade dos de acrílico é invejável. Existem modelos angulares e retangulares, existem até polígonos ou ovais. A abundância de acabamentos decorativos também impressiona.
Às vezes, os compradores, sob a influência de vendedores inescrupulosos, compram falsificações de plástico baratas em vez de produtos de acrílico. Via de regra, trata-se de bens de consumo chineses de baixa qualidade, com os quais você terá que se preocupar em instalar mais tarde. Voltaremos às nuances da instalação de banheiras de plástico mais tarde.
Preparando-se para instalação DIY
As banheiras, independentemente do tipo ou tamanho, não são instaladas de uma só vez. As mesmas ações são executadas ao conectar modelos sentados e tigelas de tamanho normal. O número de operações aumenta significativamente apenas na instalação de um jacuzzi.
Durante a instalação, você certamente precisará de algumas ferramentas especiais, que devem ser preparadas com antecedência para que você as tenha em mãos, como:
- Regra. É exatamente assim que se chama uma prancha longa e plana, com ênfase na letra “i”. O seu comprimento deve ser igual à diagonal da banheira que iremos instalar. Se não existe uma regra em sua casa e você não deseja comprá-la especificamente para uma única operação, você pode usar para esse fim qualquer barra plana e longa com um nível definido.
- Chave de garfo. Esta ferramenta é utilizada para instalar mecanismos de drenagem, geralmente feitos de plástico.
- Martelo de borracha. É necessário se for necessário assentar as pernas da banheira. A borracha, ao contrário do metal, não danifica o esmalte da banheira e não causa deformação do próprio produto.
O selante de silicone é necessário como material adicional. Se for necessário instalar uma banheira de acrílico, não se esqueça de estocar fita adesiva de “pano”.
Alinhamento e conexão do encanamento
Nivelaremos a banheira usando um nível. Neste caso, deve-se seguir o seguinte princípio: levantar a parte rebaixada e não abaixar a parte elevada. Não esqueça isto altura do produto instalado importa para nós.
Primeiro é preciso terminar o nivelamento da banheira e só depois conectá-la ao ralo de esgoto. Caso contrário, você poderá danificar acidentalmente o sifão.
Existem duas maneiras de nivelar a banheira:
- nas laterais;
- diagonalmente.
Ao nivelar diagonalmente, a regra é colocada em cantos opostos do contêiner. O nível é definido acima da regra. Nivelamos a banheira girando suas pernas até que o nível mostre que nosso objetivo foi alcançado.
Depois disso, deslocamos a regra com o nível para outros cantos, também localizados diagonalmente entre si. O procedimento deve ser repetido duas vezes para garantir o resultado.
Ao alinhar nas laterais, a regra é definida primeiro de um lado do banheiro e depois do outro. Primeiro ajuste um lado do recipiente e depois o outro. Este procedimento também deve ser repetido diversas vezes, pois ao ajustar um lado o outro pode perder o ajuste. Este método é muito mais trabalhoso que o diagonal. Se o piso em si tiver uma superfície irregular, você terá que suar.
Como preparar um esgoto?
A água terá que ser desligada. Pode ser necessário desligar o abastecimento de água de toda a casa, mas provavelmente você conseguirá sobreviver apenas com apartamentos alimentados pelo mesmo riser de sua área residencial.
De qualquer forma, as pessoas devem ser avisadas com antecedência para que esse acontecimento não se torne uma surpresa desagradável para quem está lavando louça, lavando roupa ou tomando banho neste horário.
O objetivo deste evento é conseguir uma ausência completa de umidade não apenas na tubulação de esgoto, mas também na própria tubulação. Ao garantir a secura, conseguiremos uma melhor vedação durante o processo de conexão. Para secar as superfícies interna e externa do tubo, você pode usar um secador de cabelo doméstico comum.
Guia de instalação detalhado
Todos. O local de trabalho está pronto. Vamos começar a instalação. Como a instalação de diferentes tipos de banheiras possui características próprias, falaremos separadamente sobre esse procedimento para cada tipo de banheira. Vamos começar com um modelo acrílico.
Instalação de louças sanitárias em acrílico
Quando você vai escolha uma banheira de acrílico na loja preste atenção ao fato de que o kit inclui guias especiais para fixação das pernas da banheira. Eles são chamados de alojamentos. Eles são instalados em todo o contêiner. É neles que as pernas devem ser aparafusadas.
As bandejas são fixadas na superfície da banheira por meio de parafusos auto-roscantes incluídos na embalagem do produto. Os parafusos auto-roscantes devem caber em orifícios especialmente projetados para eles.
Caso contrário, eles podem simplesmente fazer um buraco na banheira. Ao perfurar, use uma furadeira equipada com limitador. Os furos não podem ser mais profundos do que três quartos do comprimento do parafuso auto-roscante.
Os suportes estão instalados.Agora a banheira deve ser cuidadosamente colocada na superfície lateral e os acessórios de drenagem devem ser conectados. Não se esqueça de tratar cuidadosamente todas as juntas que serão utilizadas com silicone antes de instalar as conexões de drenagem.
Se você não quiser causar problemas com seus vizinhos lá embaixo e pagar-lhes por reparos caros, certifique-se de que a junta de drenagem esteja instalada do lado de fora.
Obviamente, o design da banheira possui conexões roscadas dos elementos. Não aperte bem, pois o processo de instalação não é fácil, as juntas e os elementos individuais da banheira podem ficar danificados e terão que ser substituídos.
Se nós instalando um banho, deverá aproximar-se de três das quatro paredes. Certifique-se de que a saída da banheira esteja conectada à tubulação de esgoto. Agora você pode nivelar a banheira usando a régua e tratar a conexão de saída com o tubo com selante.
Quando o selante começar a curar, pegue uma chave inglesa e aperte todas as conexões roscadas soltas.
É isso, o selante congelou completamente. Agora você precisa verificar se há vazamentos em todas as juntas existentes. Todas as deficiências são eliminadas e, caso não existam, proceda ao processamento dos vãos entre as paredes e a casa de banho. Para fazer isso, use o mesmo selante.
Chamamos sua atenção para o artigo: Como nivelar o chão embaixo do banheiro com as próprias mãos.
Nuances da instalação de um contêiner de aço
Nuances especiais instalação de banho de aço Não.É montado quase da mesma forma que o acrílico. O algoritmo de trabalho é o mesmo, exceto pelo método de fixação das pernas. As pernas são fixadas ao recipiente de aço por meio de cunhas, pinos ou parafusos. Ao utilizar parafusos para esta finalidade, saiba que será necessário apertá-los um a um e gradativamente.
Não importa o quanto pareça que tudo está preso corretamente, você não deve apertar imediatamente o parafuso até o fim. É possível que seja necessário um ajuste fino das pernas, o que se tornará impossível se os parafusos estiverem totalmente fixados.
Já dissemos que durante o processo de enchimento de uma banheira de aço, um jato de água atingindo as paredes do recipiente emite um som alto. Para abafá-lo, pode-se colocar pedaços de borracha de automóvel no espaço entre a superfície da banheira e a fixação das pernas ou preencher com espuma de poliuretano.
Você pode aprender como selar a junta entre a parede e a tigela. leia aqui.
Características de instalação de banheira de ferro fundido
O ferro fundido é um material pesado. E a banheira feita com ela pesa muito. Para evitar que esse objeto enorme danifique portas e móveis, é necessário organizar adequadamente o trabalho de instalação. A banheira deve ser ajustada e conectada diretamente no banheiro, sem deslocar o recipiente para outros cômodos.
Algumas banheiras de ferro fundido podem ser equipadas com pés decorativos. Esses modelos tornam-se uma verdadeira decoração de interiores e um achado de designer. Se, no processo de ajuste do nível de tal banheira, você usar juntas de elevação, poderá destruir completamente todos os esforços do projetista.
Você pode contornar esse ponto lixando as pernas na base, mas só um profissional pode realizar esse trabalho com eficiência.
Existem também características especiais na conexão do dreno ao esgoto. Banho de ferro fundido É melhor não colocá-lo de lado. Você pode simplesmente levantar a frente do contêiner. Isso criará espaço adicional, que será suficiente para concluir o trabalho. A estrutura deve ser fixada temporariamente nas condições desejadas com blocos de madeira.
O princípio geral de execução do trabalho é a máxima precisão e a ausência de possibilidade de movimentação de um contêiner pesado.
Um guia para instalação de contêiner de ferro fundido em tijolo, caso haja necessidade desta solução, pode ser encontrado em guia passo a passopostado em nosso site.
As nuances da instalação de uma banheira de plástico
As banheiras de plástico são um análogo barato dos modelos de acrílico, portanto o processo de instalação desses modelos é semelhante entre si. Mas é claro que há uma diferença. Para uma estrutura plástica, deve ser criada uma almofada especial, cuja função é aliviar a carga na parte inferior do produto.
A almofada pode ser de madeira (larício) ou cimento. Banheiras de plástico devem ser usadas com muito cuidado. É estritamente proibido cuidar dele com detergentes agressivos. Se essas nuances forem ignoradas, depois de 7 ou até 5 anos, a banheira precisará ser jogada fora.
Construção de tela de banho
O espaço entre a banheira e o chão não precisa ser fechado se a superfície externa do modelo tiver um aspecto atraente. Mas com mais frequência ainda tentamos preencher essa lacuna.
Isto pode ser feito usando, por exemplo, tela deslizante. Esse acessório de banheiro é vendido em lojas, mas algumas pessoas preferem biombos caseiros. Os produtos caseiros atraem pela exclusividade e baixo custo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instalar qualquer banheira não é tão fácil quanto pode parecer. Este vídeo apresenta algumas nuances de edição às quais você deve prestar atenção. Dê uma olhada e veja se você pode fazer esse trabalho sozinho:
Descrevemos para você a teoria de como instalar diferentes tipos de banheiras com suas próprias mãos. Resta aplicar os conhecimentos adquiridos na prática. Alertamos que a teoria nem sempre é facilmente traduzida em prática.
Você terá que usar diferentes ferramentas com habilidade, bem como demonstrar conhecimento dos meandros do processo de instalação. Atenção especial deve ser dada aos produtos de ferro fundido. Tome cuidado razoável para evitar ferimentos nas mãos e nos pés.
Você pode fazer uma pergunta ou nos contar como você mesmo instalou a banheira e a conectou ao esgoto no bloco abaixo. Por favor, comente e compartilhe informações úteis. Nós e os visitantes do site estamos interessados na sua opinião.
Outro dia eu estava instalando uma banheira de ferro fundido, que tenho em estoque desde os tempos soviéticos. Usei suas informações e deu muito certo. Gostei muito da ideia de uma tela em formato de porta shampoo. Embora eu não tenha preenchido essa lacuna de forma alguma, quero tentar fazer uma tela sozinho. Diga-me, com quais materiais é melhor fazer isso? Plástico?
Sim, o tema com a tela é muito legal, eu mesmo fiz um. Posso te dar alguns conselhos. Você pode comprá-lo, mas será muito mais caro. O principal é que o material seja leve: plástico ou algo parecido. Revestimento de gesso cartonado, placa de fibra de gesso ou painéis de MDF, forro de polímero - tudo isso pode ser aproveitado. Opções em forma de persianas ou cortinas normais ficam ótimas. Você pode comprá-lo com um desenho ou pode sentar as crianças e elas mesmas desenharão algo lá.
Olá. Sim, o plástico com moldura em perfis metálicos é adequado, além disso, como não é estranho, a placa de gesso é bem betumada, revestida com ladrilhos com selante nas juntas e costuras.