Critérios para escolher diferentes tipos de torneiras de banheiro - TOP best
O banheiro deve ser bonito, cômodo, confortável, funcional e atender aos padrões de higiene.O mixer é o principal responsável pela funcionalidade. É instalado tanto na pia quanto na área de tratamento de água: chuveiro ou banheira.
Escolher este dispositivo é fácil. Mas os tipos de torneiras de banheiro incluem um grande número de modelos que diferem entre si:
- tipo de ligação à rede de abastecimento de água;
- tipo de controle;
- projeto.
O conteúdo do artigo:
- Tipos de torneiras de banheiro por tipo de conexão
- Que tipos de misturadores existem de acordo com o método de controle?
- Onde são instalados os diferentes tipos de torneiras de banheiro?
- Quais tipos de torneiras de banheiro são melhores: válvula dupla ou monocomando
- Critérios para escolher diferentes tipos de torneiras de banheiro
- Tipos de fixação
Tipos de torneiras de banheiro por tipo de conexão
Existem quatro posições aqui:
- externo à parede;
- interno na parede;
- construídas em;
- chão
Recomenda-se comprar primeiro um misturador e depois construir um abastecimento de água embaixo dele. Ou faça a fiação inicialmente e depois compre uma torneira de banheiro. A primeira opção é melhor. As preferências de gosto do dono da casa são colocadas no centro da escolha, por isso ele escolhe uma batedeira para si. E já sob o encanamento está instalada uma rede de abastecimento de água.
Vejamos os tipos de misturadores por tipo de conexão com mais detalhes e criemos nossa própria classificação.
Torneiras externas montadas na parede
Dispositivo preso a canos que saem da parede do banheiro. Está localizado inteiramente no exterior.Primeiramente é feita a tubulação para ele, onde a distância entre os circuitos de água fria e quente será padrão - 15 cm, com desvio em uma direção ou outra de 1,5 cm. Se o erro ultrapassar esse valor, são utilizados adaptadores excêntricos durante a instalação do misturador.
Essas torneiras também podem ser fixadas em banheiras de acrílico. Você não pode instalá-los em ferro fundido. Nos tempos soviéticos, os encanamentos eram montados diretamente acima da banheira. Eles tinham um bico ou bico longo. Fornecia água tanto para a pia quanto para a banheira. Muitas pessoas estão acostumadas com isso, e é por isso que a maioria dos fabricantes europeus fornece à Rússia torneiras com bica longa (25-39 cm), que gira na junção com o corpo principal.
Para os europeus, esta é uma opção inconveniente porque quanto mais locais de rotação, mais rápido o mecanismo se desgasta. Portanto, o padrão europeu é um bico curto e não giratório. Estes também são vendidos na Rússia.
Quanto à tubulação, muitas vezes ela fica oculta, embutida na parede. Anteriormente, havia uma opção aberta, porque os tubos de aço falhavam rapidamente e precisavam ser substituídos por novos. Hoje, os designers usam comunicações ocultas como um design de estilo industrial no interior do banheiro.
Torneiras de parede internas
Esses modelos definem exatamente seu nome. A bica e os controles geralmente são visíveis da parede. Todo o resto está nele. Os controles do ganso podem estar localizados à distância. Isso se aplica a uma batedeira com chuveiro, onde o regador ficará acima da cabeça e o sistema de controle ficará na altura do cinto ou das mãos.
Este arranjo complica o reparo de equipamentos hidráulicos. Portanto, é recomendável comprar um modelo de alta qualidade.
Torneiras de banheiro
Existem duas opções aqui:
- com instalação a bordo da banheira;
- na pia.
Estruturalmente, ambas as cópias não são diferentes uma da outra. Ambos são instalados em furos feitos no projeto do encanamento. Para a pia, podem ser feitas na bancada, onde esta é montada.
O conjunto de misturadores de encaixe inclui sistema de regulação do abastecimento de água fria e quente e bica. O último para a pia é a versão padrão com bica não giratória. Para o banho é a mesma coisa, mais um regador mangueira ou tubo.
Tipos de torneiras de banheiro de chão
Este tipo de torneira para banheira e chuveiro não é muito popular. Seu nome deve-se ao local de instalação - no chão ao lado do banheiro.
Estruturalmente, este é um rack onde a tubulação fica escondida. A bica e o regador da mangueira também estão presos a ela. Existem modelos com dois racks, cada um deles oculto - em um há abastecimento de água fria, no outro há água quente. Sua altura pode atingir até 1,5 m.
Vantagens:
- nenhuma pressão é criada no banho;
- aparência incomum;
- a altura é selecionada de acordo com as necessidades do cliente;
- trata-se de uma estrutura autônoma, portanto, na realização de reparos, não há necessidade de tocar em outros tipos de encanamentos;
- O escopo de aplicação de tais torneiras não é limitado: banheira, pia, piscina, etc.
Desvantagens:
- o preço é superior às modificações padrão;
- O eletrodoméstico do banheiro ocupa espaço;
- Você terá que pagar pela instalação - não é fácil fazer a instalação sozinho.
Que tipos de misturadores existem de acordo com o método de controle?
A facilidade de uso do mixer depende do tipo de controle.Se antes eram apresentadas apenas duas opções - usando válvulas e alavanca - hoje a gama se expandiu. Vejamos as variedades e escolhamos o tipo que mais gostamos.
Duas válvulas
O aparelho vem com duas válvulas: uma para abastecimento de água fria e outra para água quente. Eles estão localizados em ambos os lados da bica e são indicados por diferentes cores de tampa: vermelho - água quente, azul - frio.
Estruturalmente, os fabricantes oferecem duas opções de abastecimento de água:
- minhoca;
- cerâmica.
Os primeiros são clássicos. Esta é uma caixa de guindaste na qual é inserida uma haste com rosca sem-fim. Girando este último no sentido horário, o feed é fechado. E vice versa. Na extremidade da haste há uma junta de borracha ou paronita que cobre o orifício. Através deste último, a água é fornecida. O modelo é conveniente porque pode ser facilmente reparado. Normalmente, a mesma junta falha, o que é fácil de substituir.
O segundo é um visual mais moderno. Dentro do corpo da batedeira há uma caixa de torneira de cerâmica na qual são feitas ranhuras. Através deles, a água entra na bica quando alinhada com as fendas de abertura do corpo.
Você pode saber qual tipo está instalado pelo número de revoluções. Para abrir totalmente o abastecimento de água, a versão sem-fim deve ser girada várias vezes em torno do eixo. A cerâmica abre em um turno.
Vantagens:
- preço baixo;
- fácil de usar;
- reparo simples;
- pequenas dimensões gerais;
- a instalação é simples;
- alta fiabilidade.
Alavanca única
Outro nome para este tipo de mixer é punho único. O abastecimento de água é ajustado por meio de uma alavanca montada no corpo do aparelho. Daí o próprio nome.
Existem dois modelos nesta categoria:
- cartucho;
- bola
O primeiro é um cartucho cerâmico cilíndrico instalado no corpo do misturador. Possui ranhuras passantes para abastecimento de água. A segunda é uma bola oca de metal com três slots: uma saída e uma entrada. Dentro da bola mistura-se água fria e quente, após o que a mistura sai pela bica.
Vantagens:
- Fácil de usar;
- controle rápido da temperatura e vazão de água, o que permite economizar esta última;
- ambos os tipos são muito mais duráveis do que o projeto da válvula.
Imperfeições:
- a água que entra deve ser o mais limpa possível, caso contrário o cartucho ou bola irá falhar rapidamente;
- Os reparos não são difíceis de realizar, mas o cartucho e a esfera são várias vezes mais caros que as juntas de borracha;
- ambos os tipos são mais caros do que suas contrapartes de válvula.
Cotovelo
Este é o mesmo tipo de alavanca. Só que sua alavanca tem formato curvado para cima e é mais longa que a dos modelos padrão. Tais misturadores eram utilizados em instituições médicas, principalmente em salas cirúrgicas, onde era necessário minimizar o contato das mãos com objetos e dispositivos.
Esta variedade criou raízes imediatamente no banheiro. Os fabricantes oferecem tipos de alavanca única e alavanca dupla. Estes últimos são dispositivos com dois cartuchos e alavancas separadas para água fria e quente. Eles são semelhantes aos de duas válvulas, só que em vez de asas existem alavancas.
Touchless (torneira sensorial) para banheiro
É um tipo tecnologicamente avançado, que pode ser controlado sem contato entre as mãos e a batedeira. O design deste último inclui um sensor infravermelho que responde às mãos levadas até a extremidade da bica.
Esta modificação é dividida em dois grupos:
- a água escorre por um certo tempo quando as mãos são colocadas sob o ganso;
- o tempo de vazamento é ilimitado.
Os fabricantes oferecem dispositivos que regulam eles próprios a temperatura da água. Quanto mais próximo do final da bica você aproximar as mãos, mais quente será a água que sai dela.
Características de design:
- pequenas dimensões devido à ausência de alavancas e válvulas - em vez disso é instalada uma válvula automática;
- o sensor infravermelho pode operar com baterias ou com rede de corrente alternada de 220 volts;
- alguns modelos são equipados com arejador para reduzir o consumo de água;
- como outros tipos, esta variedade pode ser equipada com chuveiro, rede ou esquentador.
O preço é alto, mas se justifica pelo consumo econômico de fluidos. O dispositivo durará muito tempo. Mas se quebrar, não será fácil consertá-lo. O motivo é a complexidade do design.
Termostática
Nome misturador termostático baseado em uma função importante - misturar água quente e fria até a temperatura desejada. Ao mesmo tempo, a intensidade do fluxo também é padrão.
Inclui:
- alojamentos;
- válvula termostática: borracha ou cerâmica;
- regulador de pressão.
A temperatura pode ser ajustada manualmente pressionando botões (modelo mecânico) ou na tela (modelo touch). A primeira opção é mais simples, daí a alta confiabilidade.
Vantagens:
- maior facilidade de uso - temperatura e vazão padrão, que podem ser ajustadas às suas necessidades;
- maior segurança;
- economizando água - nem uma única gota será desperdiçada durante o processo de configuração;
- boas características estéticas.
Imperfeições:
- preço alto em relação a outros análogos;
- a complexidade dos reparos, que não serão baratos.
Onde são instalados os diferentes tipos de torneiras de banheiro?
Locais de instalação da torneira:
- banho;
- afundar;
- bidê;
- banho.
Existem modelos universais que cabem em um ou dois encanamentos. Por exemplo, uma opção é adequada para chuveiros e banheiras - com regador. A mesma coisa, só que em formato menor, para o bidê.
Para a pia, escolha um dispositivo que se adapte a ela em todos os aspectos. Aqui a forma e o tamanho devem ser levados em consideração. Quanto maior for o último, mais longo deverá ser o ganso.
Se o banheiro tiver pia sem furos, a torneira é instalada na bancada. Uma característica distintiva de tais modelos é o corpo alto e o bico longo.
Quais tipos de torneiras de banheiro são melhores: válvula dupla ou monocomando
Não há uma resposta clara aqui. Cada tipo tem seus lados positivos e negativos. Portanto, vale a pena escolher um aparelho de acordo com o estilo do interior do banheiro. Por exemplo, uma válvula ficará ótima em uma sala com estilo retrô. A alavanca única se adapta às tendências de estilo moderno.
Critérios para escolher diferentes tipos de torneiras de banheiro
O primeiro critério de seleção é o material com o qual o dispositivo é feito.O melhor é o latão, outros não resistem ao uso intensivo por muito tempo. Se for selecionado um misturador com cartucho cerâmico, as placas devem ser feitas de óxido de alumínio resistente ao desgaste. É disparado a uma temperatura de +1200 ℃, mais sob pressão. Alguns fabricantes retificam o cartucho por ultrassom, o que melhora a qualidade e durabilidade.
As peças da esfera devem ser feitas de aço inoxidável. Isto também se aplica aos fixadores.
Muitas empresas estrangeiras preferem plástico de alta resistência. É usado para fazer carcaças, alças, regadores, etc. A qualidade não sofre com isso.
Sobre cobertura – existem muitos tipos:
- esmalte;
- cromo;
- níquel;
- ouro.
O esmalte é lindo. Mas ele ricocheteia sob cargas de choque. O ouro é caro. O níquel causa alergias em algumas pessoas. Portanto, permanece cromo no qual os microorganismos nocivos não se multiplicam. E embora permaneçam vestígios de água na superfície cromada, é melhor dar preferência a ela.
Em relação às alavancas ou outros elementos de controle, nota-se que os fabricantes mimam os consumidores nesse aspecto. Há mármore, aço inoxidável, aço cromado, vidro, cristal. De materiais incomuns - madeira, ônix polido, uma combinação de dois ou mais tipos.
O segundo critério de seleção é a garantia do fabricante. Por exemplo, as marcas alemãs garantem um funcionamento sem problemas durante cinco anos, as marcas checas – até 10 anos.
A terceira posição é a pressão no sistema de abastecimento de água. Isto é especialmente verdadeiro para canos de água quente.
É melhor não economizar no mixer. É melhor gastar dinheiro uma vez e instalar um bom dispositivo do que trocar um barato todos os anos.
Tipos de fixação
Existem dois tipos de montagem de torneira:
- para encanamentos de água através de porcas de união;
- através de mangueiras flexíveis.
A primeira opção são as porcas que acompanham o aparelho. No seu interior são colocadas vedações de borracha ou polímero, garantindo a estanqueidade da junta tubo-misturador. Este tipo de fixação é utilizado tanto para banheiras quanto para pias.
A segunda opção é um misturador, para o qual você compra duas mangueiras flexíveis, também conhecidas como mangueiras. Hoje, a maioria dos fabricantes equipa o dispositivo com essas mangueiras. Esta opção é utilizada no banheiro apenas para a pia.
O revestimento pode ser com porcas de união ou com adaptadores de dedos especiais. Eles são selecionados dependendo da opção de conexão do próprio mixer.
A escolha do tipo de torneira de banheiro não depende apenas das preferências do proprietário do apartamento ou casa. Muitos critérios precisam ser levados em consideração - desde o diagrama de abastecimento de água até o projeto desses produtos de encanamento. Se você conhece todas as nuances, pode adquirir um mixer que cumprirá 100% suas funções.
Como escolher a torneira certa para banheiro: vídeo.
Gostaria de ouvir dos leitores que tiveram a experiência de comprar um mixer, quais pontos foram prestados atenção primeiro? Conte-nos nos comentários. Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.
A opção de piso é incomum. Eu nunca os vi. Mas tal torneira realmente requer espaço. Ficará deslocado em um banheiro pequeno. Eu acho que sim. Sim, e a tubagem deve ser efectuada por baixo do acabamento do pavimento. Despesas.
Compramos uma torneira para a pia do banheiro. Bonito, incomum. Mas depois de alguns meses começou a vazar por todas as rachaduras.A beleza não é o principal critério de seleção.