Combinar uma loggia e uma cozinha: é legal + instruções para remodelar instalações

Se o seu apartamento for pequeno, não custa nada conseguir alguns metros quadrados extras.Não é? Talvez você tenha decidido combinar uma loggia e uma cozinha, mas deseja estimar mais uma vez quanto esforço e tempo terá de despender? Quer entender todas as nuances de uma vez, inclusive as legislativas?

A cozinha é um cômodo apertado, onde faltam literalmente alguns cubos para o conforto adequado. Após uma reforma bem-sucedida, você será capaz de se livrar da desordem e deixar sua casa com uma aparência geral melhor. Preparamos para você instruções de redesenvolvimento e graças a elas você poderá prosseguir com a implementação de sua ideia.

Em matéria de redesenvolvimento, existem muitos fatores que são desconhecidos de antemão. Você precisa estar preparado para resolver muitos problemas ao mesmo tempo. Decidimos escrever este material para que você possa pesar tudo e obter um resultado aceitável.

É possível combinar uma loggia e uma cozinha?

De acordo com SP 54.13330.2016, loggia é uma sala cercada por paredes em 3 lados e em um local de canto - em 2 lados. Ao contrário de uma varanda, uma loggia pode ser conectada a uma cozinha, mas às vezes isso também é proibido. A configuração das paredes estruturais é importante.

As autoridades locais também estabelecem regras. Por exemplo, em Moscou é impossível combinar uma loggia com uma cozinha, mas a demolição de parte da divisória não pode ser interpretada como uma união.

Mesa em um bloco de peitoril de janela
Depois de unir a loggia à cozinha, você pode adicionar muito espaço livre no centro da sala e deslocar a área de jantar

As autoridades reguladoras costumam fechar os olhos às violações na disposição das galerias/varandas, mas para a ligação ilegal ao interior haverá uma multa pesada.Isso é considerado redesenvolvimento - uma mudança na configuração de um espaço residencial.

A definição inclui a demolição/construção de divisórias e a alteração da largura das aberturas de portas/janelas. A colocação e transferência de comunicações domésticas, a instalação de tubagens não estão relacionadas com a remodelação, mas também são regulamentadas. Na documentação técnica, esta é a mesma remodelação que deve ser registrada.

No caso de retirar apenas janelas e portas (unidade janela-porta), tudo é relativamente simples. Pode ser substituído e é até teoricamente possível dispensá-lo sem chamar a atenção das autoridades reguladoras. O único problema é que são necessários cálculos muito precisos na distribuição do calor e na necessidade dele.

Também pode haver excesso de umidade e os vizinhos terão problemas de acabamento. Inconveniências semelhantes também surgem após a desmontagem da soleira da loggia. Cálculos perfeitos o ajudarão a evitar atenção desnecessária. A solução mais simples em todos os sentidos seria uma porta panorâmica dobrável entre a cozinha e a loggia. Será relativamente fácil obter permissão.

Raramente é permitido demolir um bloco de peitoril de janela, e apenas os residentes de casas monolíticas podem obter mais ou menos facilmente o direito de demoli-lo. De qualquer forma, não faria mal nenhum deixá-lo, porque é mais seguro. Se você usá-lo com sabedoria, não ocupará espaço, mas adicionará opções para arrumar a cozinha.

Cozinha com grande loggia
Com uma área de loggia tão grande, a combinação é mais do que justificada, enquanto o bloco do peitoril da janela pode ser substituído por uma pia e não faria mal nenhum adicionar soluções de design

Uma das condições que as autoridades reguladoras estabelecem é uma porta translúcida/portas entre cozinha e uma loggia - para uma temperatura interna média mais alta.Além disso, se for permitido demolir o bloco do peitoril da janela, a estrutura da porta deve cobrir toda a abertura. O sistema de portas deve ser articulado ou deslizante, mas a sutileza é que pode ser feito em forma de sanfona ou livro.

Outras regras que são relevantes na disposição de galerias combinadas com cozinhas:

  • os caixilhos devem ocupar pelo menos 30% do envidraçamento;
  • O piso radiante não pode ser fornecido através de um sistema de aquecimento comum.

Antes de combinar uma cozinha e uma loggia, você deve obter permissão das autoridades locais, por exemplo, do Departamento de Arquitetura. Se o espaço habitacional for no rés-do-chão, o alvará é emitido pela Inspecção de Habitação.

O Bureau de Inventário Técnico (BTI) trabalha com moradias isoladas. Você terá que entrar em contato com o IPV em qualquer caso - quase sempre. Diferentes regiões têm suas próprias restrições e proibições na área de reparos.

Muitas vezes aplicam-se restrições à transferência de comunicações.

Geralmente não carregue um fogão a gás e bateria. Se algo acontecer, o fogão a gás será substituído por um elétrico, podendo ser colocado na loggia.

Convetor elétrico remoto
Um pequeno convector será ideal para acabamentos delicados e caberá facilmente nas restrições: 20 cm do chão, 20 cm das paredes, 30 cm das tomadas

No caso de uma bateria, você pode fazer o mesmo. Se a bateria de líquido refrigerante ainda puder ser movida, será necessário um projeto de instalação da bateria. Um especialista confirmará a sua viabilidade: a circulação de calor não deve ser perturbada e não deve haver possibilidade de congelamento da água nas tubulações.

A relocalização da bateria é acordada com a Inspecção de Habitação. Será mais fácil instalar um radiador elétrico e abandonar a bateria de aquecimento de água.

Em muitos casos, é proibido mover a pia para a área da loggia.

Basta projetar a loggia como área residencial e isolá-la, e depois disso será possível colocar legalmente uma bateria e outras comunicações ali.

Combinando quartos passo a passo

Existem 2 tipos de combinação de loggia e cozinha: completa - com desmontagem do bloco do peitoril da janela, parcial - sem.

Qualquer combinação começa com um projeto com as dimensões das instalações antes e depois. Em seguida, eles entram em contato com o IPV ou outro órgão autorizado, e um funcionário será encaminhado para casa. Em seguida, eles elaboram um novo projeto de apartamento.

Após a reforma, os planos antigos e novos são entregues. Recebem confirmação da secretaria de habitação (ou outro serviço de utilidade pública), do Ministério de Situações de Emergência, do serviço de supervisão técnica e do serviço sanitário e epidemiológico.

Plano com cozinha e loggia
As instalações de um apartamento de um quarto com suas áreas em metros quadrados: aqui é vantajoso combinar uma loggia com uma cozinha, e para garantir que as autoridades reguladoras não tenham reclamações, é necessário adicionar uma divisória sanfonada feita de janelas com vidros duplos com guias na parte superior e inferior; 1 - corredor, 2 - banheiro, 3 - cozinha, 4 - sala de estar, 5 - loggia

Se for dada total liberdade de ação, o algoritmo de trabalho ficará assim:

  1. Vidros da loggia.
  2. Marcação de buracos tecnológicos. Estes últimos destinam-se ao fornecimento de água fria e quente, à instalação de circuitos de aquecimento, à instalação de tubos de drenagem e à colocação de cabos. O custo depende da precisão das medições, pois no processo o padrão de comunicação pode se tornar mais complicado.
  3. Instalação de equipamentos auxiliares.
  4. Demolição do bloco do peitoril da janela.
  5. Ampliando a abertura entre a cozinha e a loggia.
  6. Removendo a soleira da loggia.
  7. Transferência de bateria. Estabelecendo comunicações.
  8. Isolamento interno e externo da loggia.
  9. Acabamento de fachada.

Se a combinação de cozinha e loggia afetar as estruturas de suporte, será necessária a opinião do desenvolvedor do projeto da casa.Ao demolir um bloco de peitoril ou divisórias, será necessário um cálculo de engenharia térmica e uma conclusão sobre a segurança da obra.

O grau de pinçamento de uma laje horizontal de um edifício é sempre determinado. Às vezes a desmontagem é impossível do ponto de vista da segurança, em alguns casos é totalmente segura e às vezes é necessário gastar muito dinheiro para reforçar o aperto da laje com estruturas adicionais.

Você pode expandir a abertura até a barra transversal de concreto armado e, se não houver nenhuma e a parede não suportar carga, até o próprio teto.

Documentos necessários em todas as etapas

Durante a preparação e implementação da remodelação haverá muita documentação e visitas a diferentes instituições.

Ata da assembleia geral
A última página da ata da assembleia geral - vale a pena obter imediatamente o consentimento dos vizinhos para que sejam avisados ​​​​e não façam reclamações posteriormente

É necessário qualquer documento que comprove o direito à habitação: um certificado de propriedade de um apartamento, um contrato social de arrendamento, um extrato do registo estadual que comprove o direito à propriedade.

Além disso, poderão ser necessários atos de participação partilhada ou de aceitação e transferência do apartamento. Em caso de transferência de equipamento de gás, será necessário um certificado da autoridade de gás. Se sua casa tiver hipoteca, você precisará de permissão do banco. Você também precisa de um certificado de registro do apartamento do IPV.

Os principais documentos necessários ao combinar:

  • projeto de engenharia de combinação;
  • autorização do IPV, Serviço Sanitário e Epidemiológico, Cartório Estadual, Inspetoria Estadual de Incêndios, Comissão Interdepartamental, Escritório de Arquitetura;
  • ata da assembleia geral de proprietários de casas;
  • ato de redesenvolvimento concluído.

Após a preparação preliminar, prossiga para o desenvolvimento do projeto. Para fazer isso, entre em contato com uma empresa de design com aprovação SRO. Essas mesmas empresas podem emitir procurações para os funcionários.Eles protegerão seus interesses em diversos órgãos e serviços, e você economizará tempo com isso.

Teremos que levar em consideração a conclusão da entidade que construiu a casa. Se já não existir, uma organização especializada autorizada irá avaliá-la. Nesta fase, muito depende das condições do prédio.

Em seguida o projeto é desenvolvido levando em consideração as restrições do laudo técnico. Você precisará concluir um acordo de supervisão de projeto com o desenvolvedor do projeto.

Em seguida, elaboram um pedido de requalificação do centro de serviços públicos. Anexe os documentos acima e aguarde apreciação da Inspetoria de Habitação. Isso não levará mais de 1,5 meses.

Portas deslizantes de loggia
Estas portas deslizantes transparentes são convenientes, atendem exatamente às especificações, economizam espaço extra na cozinha e têm uma aparência mais moderna.

Após uma resposta positiva, selecione uma equipe de construção com aprovação SRO e celebre um contrato de obra com ela.

Durante o período de reparo é necessário:

  • manter um registro do trabalho de produção;
  • supervisionar o andamento dos reparos;
  • redigir atos para trabalhos ocultos.

É necessário documentar (agir) todas as ações significativas, até a retirada do gesso na abertura e desmontagem do revestimento do piso. Os atos relevantes também serão úteis se você fizer uma reforma repentina sem permissão.

Após a conclusão de todas as obras, você terá que esperar até 10 dias antes que um fiscal de habitação confirme a exatidão da reforma. Para que ele apareça, solicite um ato de reforma concluída. Anexe cópias do contrato com a construtora, seu certificado SRO, documentos para obras ocultas. O ato recebido é confirmado pelas assinaturas do proprietário do imóvel, das entidades de projeto e construção.

Em seguida, entre em contato com o IPV e apresente o ato para receber os novos documentos necessários. Um funcionário do IPV fará as medições, após o que serão feitas todas as alterações na documentação técnica.

Arranjo de cozinha e loggia quando combinados

A loggia combinada com a cozinha necessita de isolamento total - paredes, piso, teto e janelas aconchegantes com vidros duplos. Espuma de plástico e lã mineral são adequadas como isolamento. Frequentemente feito sistemas de aquecimento por piso radiante, instale convectores.

Para galerias, a camada de isolamento térmico ideal é de 30 a 50 mm. O acabamento exterior da rua com isolamento e isolamento adicional das costuras não faria mal.

Isolamento da loggia com penoplex
É necessário tratar as fissuras internas e externas da loggia com espuma de construção e fazer um isolamento de alta qualidade em lã mineral ou poliestireno expandido

Materiais não termicamente condutores são adequados para decoração de interiores. É melhor não usar pedra, azulejo ou quaisquer bons condutores de calor. É aconselhável escolher um acabamento resistente à umidade para limpar e manter a limpeza com mais frequência. As divisórias erguidas utilizam estrutura de madeira ou metal, blocos de gás e isolamento leve.

Instruções detalhadas sobre o isolamento de uma loggia podem ser lidas em próximo material.

Uma pia na área da loggia é muito conveniente para expandir o espaço de trabalho da cozinha. Além disso, você pode usar o bloco do peitoril da janela como mesa de trabalho ao lado da pia. Seria bom ter uma mesa de jantar na área da loggia se outras soluções não estivessem disponíveis.

Como mesa de cozinha, você também pode equipar um tampo de mesa preso a uma parede externa adicionando cadeiras altas. Em uma cozinha pequena/baixa, a área da loggia é espaço para a geladeira.

Mesa perto da janela
Uma mesa ao lado da janela é elegante e prática: um bom interior, uma bela vista da janela durante o almoço, acesso à luz solar, que melhora o apetite

Pode ser necessário instalar temporariamente uma porta sob a marca do inspetor - essa porta deve estar na planta baixa. O funcionário precisará de uma foto dessa porta além de vê-la pessoalmente.

Você deve comprar uma porta por precaução ou obter permissão especial das administrações locais, mas não há garantias de sucesso no segundo caso.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vantagens e desvantagens de uma cozinha combinada com uma loggia, bem como soluções de design:

Existem muitas nuances na conexão de uma loggia e seu isolamento:

Combinar uma loggia com uma cozinha é uma tarefa difícil. Antes de tomar medidas significativas, vale calcular os custos aproximados de materiais, comunicações e dificuldades tecnológicas.

Quanto ao tempo, a opção máxima de demolir o peitoril da janela e alargar a abertura pode demorar cerca de um ano, porque muitas vezes surgem dificuldades na obtenção de licenças e na instalação de redes domésticas. Leve em consideração a componente legal para não ter que pagar multa e gastar dinheiro na restauração da configuração anterior das instalações.

Você tem dúvidas? Envie-os no formulário abaixo do artigo. Se você combinou uma loggia e uma cozinha, escreva sobre isso. Conte-nos quais soluções você implementou e se gostou do resultado. Sua experiência pode ser útil para outras pessoas.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica