Como fazer um piso quente em uma varanda e varanda: escolha de um sistema de aquecimento + instruções de instalação
Vários sistemas de aquecimento, instalados principalmente no piso, são utilizados como fonte de energia térmica para a loggia. Eles permitem manter condições ideais de temperatura e criar as condições mais favoráveis.
Existem várias opções para organizar o piso radiante. Para fazer a escolha certa, é preciso comparar os prós e os contras de cada decisão.
Indicaremos qual o piso aquecido na varanda é preferível numa determinada situação e também forneceremos instruções passo a passo para a instalação do sistema de aquecimento.
O conteúdo do artigo:
Sistemas de aquecimento para galerias
Existem vários tipos de sistemas de aquecimento instalados no piso e utilizados para isolar varandas e galerias.
Todos os dispositivos pertencem a pisos aquecidos elétricos::
- tapetes de aquecimento;
- cabos de aquecimento de dois núcleos;
- filme com tela infravermelha.
Vejamos os sistemas com mais detalhes.
Tapetes de aquecimento e seus tipos
Um dos sistemas mais populares e econômicos são os tapetes de aquecimento. Eles representam um único cabo de aquecimento, preso em forma de onda a uma malha especial feita de fibra de vidro durável. Os aparelhos pertencem à classe dos sistemas com aquecimento por cabo e são instalados exclusivamente no chão.
Um cabo de núcleo único ou duplo atua como fonte de calor.Seu diâmetro varia entre 2,5-4,5 mm. Para operar os tapetes, é necessária uma fonte de energia de 220-230 W.
O cabo é protegido por uma tela plástica especial. O comprimento do fio frio geralmente ultrapassa 2 m.
As esteiras de aquecimento produzidas industrialmente são divididas em dois grupos.
Eles são divididos por tipo de cabo em:
- único nucleo;
- dois núcleos;
Sistemas de núcleo único. Sua peculiaridade é que devem ser colocados de forma que as duas extremidades fiquem conectadas ao termostato. Isso complica significativamente a instalação, pois é necessário cortar as esteiras.
Além disso, um tapete com cabo unipolar emite um campo eletromagnético, por isso não é instalado em ambientes onde há presença constante de pessoas.
Tapete de fio duplo – uma modificação melhorada do single-core. Aqui, além do núcleo de aquecimento, existe um cabo elétrico. A sua implementação no projeto permite que uma extremidade seja conectada ao termostato e a outra oculta no acoplamento, o que possibilita a instalação completa em qualquer lugar.
O tapete tipo dois fios praticamente não emite campo eletromagnético, portanto é totalmente seguro para o ser humano. Pode ser instalado não só no piso da varanda, mas também em qualquer outra divisão como fonte de calor adicional.
As esteiras de aquecimento também diferem em potência e podem gerar de 60 a 2.300 W de energia. Você pode ler abaixo sobre como calcular a potência necessária do tapete.
Tanto os tapetes de núcleo único quanto os de núcleo duplo são confiáveis e podem funcionar perfeitamente por muitos anos.Normalmente, as modificações de núcleo único são mais finas que as de núcleo duplo, têm mais potência e, portanto, são capazes de aquecer a superfície do piso mais rapidamente.
Prós e contras das esteiras de aquecimento
Consideremos as características, vantagens e desvantagens das esteiras de aquecimento.
- Na utilização de tapetes, a altura da divisão é reduzida apenas alguns centímetros, tendo em conta a altura dos ladrilhos e da camada adesiva.
- O sistema é econômico e utiliza eletricidade de forma eficiente. Se houver móveis na varanda, não poderão ser colocados tapetes sob eles.
- As esteiras de aquecimento são fáceis de instalar. O único ponto que pode causar dificuldade é a conexão do sistema ao termostato.
- As esteiras de aquecimento são usadas por curtos períodos de tempo. Eles não foram projetados para operação constante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Você pode aplicar adesivo para azulejos em cima dos tapetes e colocar os próprios azulejos. A escolha do dispositivo leva em consideração a área da superfície de aquecimento e a perda de calor da loggia. Para instalação em varanda, não é aconselhável levar tapete comprido, pois o aparelho não pode ser encurtado.
Você só pode reduzir as pontas frias, então para a varanda você precisa selecionar um dispositivo que melhor corresponda à área do piso.
Instalação de esteiras de aquecimento
A instalação das esteiras de aquecimento deve ser feita com cuidado. É importante proteger o cabo contra danos mecânicos. É inaceitável usar objetos cortantes ou pontiagudos durante a instalação ou deixá-los sem vigilância.
Também é importante tentar não pisar no cabo. Para eliminar a possibilidade deste incidente, é aconselhável realizar a instalação com calçado com sola macia ou sem calçado, e antes da instalação limpar completamente a sujidade da superfície do piso.
Deve-se ter cuidado na fixação dos ladrilhos, na aplicação do adesivo e na limpeza das costuras. Ao realizar este trabalho, você pode danificar acidentalmente o cabo.
A instalação de um sistema de piso radiante com esteiras de aquecimento inclui uma série de etapas tradicionais:
Consideremos opções para colocar tapetes em diferentes tipos de superfícies.
Primeiro, o material isolante térmico é instalado no piso de concreto da loggia, depois o piso é nivelado e é instalado um amortecedor que evitará deformações quando aquecido. Em seguida, é colocado um tapete sobre o amortecedor, após o qual é coberto com adesivo para azulejos, sobre o qual são colocados os ladrilhos.
Na última etapa, é instalado o tubo de proteção do sensor de temperatura, do termostato e conectados os fios frios.
Se o piso da varanda for de madeira, a superfície é primeiro nivelada com uma camada de concreto de 7 a 9 mm, depois são colocadas esteiras de aquecimento, colocada espuma dura e, em seguida, o piso é coberto com madeira.
Se a instalação for realizada sobre um revestimento cerâmico antigo, faça uma betonilha, instale uma resistência, cubra-a com cola para azulejos e, em seguida, crie um novo revestimento cerâmico. Se os ladrilhos estiverem em boas condições, a betonilha de nivelamento pode não ser necessária.
Vamos dar uma olhada mais de perto nos recursos de instalação.
Antes de introduzir os tapetes na superfície do piso, é necessário traçar um plano esquemático de instalação.
O projeto deve exibir:
- contorno de superfície aquecida;
- diagrama de colocação;
- localização do sensor de temperatura, termostato, levando em consideração a localização da fiação da fonte de alimentação.
Antes de iniciar o trabalho é importante preparar a superfície para a colocação das esteiras. Para isso, elimine fissuras no chão com massa. Após a secagem, o piso fica limpo de poeira e sujeira.Se a superfície for de madeira, certifique-se de que esteja bem fixada.
Antes da instalação, é necessário instalar uma ranhura para o tubo que acompanha o sensor de temperatura. É importante que esteja localizado ao nível da borda superior do produto e à mesma distância dos cabos de aquecimento.
Durante o trabalho, é necessário selar o tubo de um lado com fita isolante para que o adesivo para azulejos não entre nele. A segunda extremidade é conectada ao próprio termostato, localizado na caixa de junção.
A instalação pode ser feita de duas maneiras: cabo para cima ou cabo para baixo. O primeiro método é o mais simples e é usado com mais frequência na prática.
O método de assentamento com o cabo para cima é que as esteiras são colocadas com a malha para baixo. A seguir, com cola, o dispositivo é fixado pontualmente na superfície do piso.
Em seguida, aplica-se adesivo para azulejos com a espessura necessária (geralmente 3-5 mm) na superfície da esteira, após o que se inicia o assentamento dos ladrilhos.
O cabo deve estar completamente imerso em um meio condutor de calor (adesivo para azulejos, etc.).
O método em que o cabo é colocado com o cabo para baixo (ou seja, com a malha para cima) é mais difícil de implementar. Antes de colocar os ladrilhos, é feito um padrão de tapete. Para isso, é espalhado de forma a cobrir completamente a superfície aquecida.
Em seguida, a malha do tapete é cortada e enrolada. Uma camada de cola de 2 a 3 mm é aplicada no piso, após a qual o tapete é desenrolado com o cabo voltado para baixo e levemente pressionado.
Durante a instalação é importante garantir que a distância entre os cabos não seja inferior a 5 cm.Uma segunda camada de adesivo de 5-6 mm é aplicada com uma espátula dentada diretamente sobre a esteira de aquecimento, após a qual são colocados os ladrilhos.
Cabo elétrico de aquecimento
A base de qualquer sistema de piso radiante é um cabo de aquecimento elétrico. Atua como o principal elemento de aquecimento. O controle ocorre por meio de termostatos eletrônicos de diversas modificações.
Para que o dispositivo funcione, é necessária uma tensão de 220 V.
O sistema de cabos inclui uma seção de aquecimento do cabo, cujo elemento principal é um cabo blindado de dois núcleos, que é conectado de um lado por um condutor de alimentação protegido por um acoplamento e do outro por um núcleo de aquecimento.
A dissipação de calor específica do cabo é de aproximadamente 18 W/m.
As vantagens do cabo são as seguintes:
- o campo eletromagnético criado pelo dispositivo é totalmente seguro para humanos;
- Graças ao uso de um núcleo de aquecimento de baixa potência no projeto, a resistência ao desgaste do cabo e sua vida útil aumentam;
- facilidade de instalação;
- A película de proteção garante a segurança elétrica e contra incêndio do produto e protege-o contra danos mecânicos.
A instalação em piso de concreto possui vários recursos. É aconselhável isolar espuma de poliestireno extrudado 20-30 mm de espessura ou qualquer outro material isolante térmico.
A seguir, é necessário cobrir o isolamento térmico com uma betonilha de concreto de 10-15 mm. Isto evitará o contacto do isolamento com o elemento de aquecimento do piso, caso contrário o dispositivo poderá sobreaquecer.
Após o procedimento, uma fita de montagem é colocada no chão e fixada. O cabo é colocado uniformemente em ondas em toda a área. É importante que seus nós não se cruzem. O raio de curvatura deve ser igual ou superior a 10 vezes o diâmetro do cabo. Fixe o dispositivo com fita de montagem, fixando com ela as partes salientes.
Após a instalação, verifique se a resistência real do núcleo de aquecimento corresponde às informações do passaporte. Você pode conectar o cabo antes da instalação para verificar sua funcionalidade, após o que você pode colocá-lo e amarrá-lo.
Os acoplamentos devem estar localizados na mesa de concreto.Antes do dispositivo de braçadeiras, é elaborado um diagrama de colocação de cabos, onde são determinados os locais para a localização dos acoplamentos.
É importante lembrar que a betonilha de cimento endurece completamente após 28-30 dias. Até este momento, o sistema não pode ser ligado. Também é proibido passar seções do cabo de aquecimento que estejam dobradas. A etapa de assentamento deve ser calculada de acordo com o passaporte.
Uma breve instrução fotográfica apresentará detalhadamente as etapas de colocação do cabo de aquecimento no piso da loggia:
Filme de aquecimento infravermelho
O princípio operacional do filme IR é baseado na geração de raios IR de ondas longas. O aparelho em si tem a aparência de uma tela coberta nas duas faces por uma película de poliéster. É flexível, facilitando a instalação em qualquer parte do piso.
A instalação não requer aplicação de betonilha de cimento ou instalação de base adesiva, a película pode ser facilmente instalada e desmontada.
O filme é uma espécie de emissor de raios infravermelhos, que a pessoa interpreta como calor. Sua temperatura máxima de aquecimento é de 50°C.
Qualquer filme IR consiste em:
- elemento de aquecimento de carbono, que é um conversor de eletricidade em calor;
- pneus bimetálicos, com a ajuda da qual a energia é fornecida aos elementos de aquecimento;
- filme de polímero de duas camadas, desempenhando funções de proteção contra danos mecânicos.
O dispositivo opera a partir de uma rede elétrica de 220-230 V.
A corrente que passa pelos componentes do sistema é convertida em energia térmica, que é transferida para o ambiente circundante, que aquece a massa de ar ao seu redor.
Tipos de filmes infravermelhos
Existe uma grande variedade de filmes IR, diferindo em parâmetros técnicos e aparência específicos. Existem dois tipos principais – modelos de baixa e alta temperatura. Os filmes também diferem em potência, temperatura máxima de aquecimento, espessura, largura e áreas de aplicação.
A instalação de um filme de carbono contínuo, utilizado como sistema de aquecimento principal de uma loggia equipada, é bastante simples:
Ao escolher um filme, o parâmetro chave é a temperatura de aquecimento. Portanto, se ultrapassar +27°C, o revestimento laminado deve ser descartado, pois fica irreversivelmente deformado quando exposto a altas temperaturas.
Portanto, modificações de alta temperatura devem ser colocar sob telhas cerâmicas.
Na loggia, você pode instalar filme infravermelho quente no chão, nas paredes e no teto. Além disso, os painéis são montados em ambas as paredes sob as janelas, em frente às janelas. Este método de aquecimento é chamado - sistema de aquecimento PLEN.
No escolhendo filme IR É importante focar na área de sua aplicação.
Os benefícios atraentes do filme IR
Os especialistas destacam uma série de vantagens do filme IR.
As principais vantagens incluem:
- segurança ambiental - a radiação é considerada benéfica para a saúde;
- mantendo a composição do ar de qualidade — quando o aparelho funciona, não é o ar que é aquecido, mas sim os itens internos, para que o oxigênio não evapore e a composição do ar não se altere;
- sem radiação tipo eletromagnético;
- facilidade de instalação, amplas possibilidades de personalização.
O filme IR é durável, praticamente não falha e não requer reparos.
Os sistemas de filme infravermelho funcionam bem em áreas abertas. Eles são usados ativamente na disposição de varandas e galerias. Uma vantagem significativa dos pisos IR é que esta é a única opção que permite aquecer efetivamente ambientes sem vidros.
O processo de instalação de sistema IR no piso da varanda é apresentado na galeria a seguir:
Se você está planejando escolher um filme IR para sua varanda, sugerimos que você se familiarize com as informações sobre como instalar e conectar esse piso aquecido:
- Piso aquecido por carbono infravermelho: princípio de operação e regras de instalação
- Como fazer um piso aquecido por infravermelho com as próprias mãos: instalação e conexão de um piso de filme
Instalação do sensor de temperatura
Para garantir o microclima necessário no ambiente, são utilizados termostatos equipados com sensor de temperatura. Eles interagem de forma eficaz com sistemas de cabo e filmes IR.
As funções do termostato incluem manter a temperatura definida, ajustá-la e otimizar o consumo de energia. Dependendo da modificação, as funções do dispositivo podem variar.
O princípio de conexão do termostato é o mesmo para qualquer sistema. Consideraremos os recursos de instalação de um sensor de temperatura para esteiras de aquecimento.
Se a potência total das esteiras for maior, então para instalação de termostato É necessário equipamento adicional na forma de um disjuntor de entrada, um RCD, um relé de potência, um disjuntor direcional e um termostato especial.
Para instalar o regulador, deve-se realizar o trabalho na seguinte ordem:
- crie um furo especial na parede para montagem da caixa;
- faça um recesso na parede para instalar o fio de alimentação e crie um furo para colocar o canal de conexão;
- execute a instalação e configuração de acordo com as instruções;
- coloque os sensores em um tubo plástico corrugado com diâmetro de 16-20 mm.
O tubo deve ser hermeticamente fechado em uma das extremidades para proteger os fios da entrada de soluções e água. Na extremidade oposta, o tubo é colocado na caixa instalada.
O raio de curvatura permitido da fiação é de pelo menos 5 cm O tubo com sensores é fixado ao chão. Deve caber entre as alças a uma distância de pelo menos 20 cm.
É importante lembrar que durante a instalação não é possível encurtar o cabo de aquecimento, substituir os fios de alimentação, fazer ajustes no design do termostato ou realizar trabalhos de reparo e instalação com a tensão de alimentação ligada.
Princípio de cálculo de sistemas de piso
Antes de escolher qualquer sistema de piso, é importante calcular a potência do aquecedor e determinar o comprimento necessário.
Para fazer isso, calcule a perda de calor da loggia. Muita energia térmica sai pelas aberturas das janelas, por isso garantir uma temperatura de +20-+23°C é bastante problemático, especialmente no inverno. Portanto, é recomendável instalar equipamentos de aquecimento em modo de aquecimento.
Você pode calcular a perda de calor de uma varanda usando uma calculadora online.
A temperatura recomendada para tapetes de aquecimento, cabos ou filmes IR é de +26°C. Este modo é adequado para pisos de parquet com isolamento térmico. Se for utilizado azulejo, mármore ou outro revestimento condutor de calor como revestimento, a temperatura recomendada do cabo é de +28-+31°C.
Normalmente, para galerias, você precisa de 160-180 W por m2 para aquecimento e 200-220 W por m2 para modo de aquecimento. Levando essas recomendações em consideração, você pode calcular o comprimento necessário do cabo, a distância de assentamento e a potência do sistema.
Por exemplo, uma loggia tem uma área de 2 m2. O piso é de cerâmica, não há betonilha prevista. Vejamos o modo de aquecimento, que requer 200 W por m2. A seguir, determinamos a área de aquecimento.
É calculado usando a fórmula:
Sgr=Sgeralmente-Setc., Onde
- Setc. - a área ocupada por armários e demais móveis;
- Sgeralmente - área total da sala.
Digamos que a área ocupada pelos móveis seja de 0,5 m2. Então Sgr=2-0,5=1,5. O modo de aquecimento é selecionado para a loggia, portanto a potência necessária do cabo é de 200 W por m2.
Então a potência recomendada do sistema é 1,5 * 200 = 300 W por m2.
Se não for planejada uma betonilha, escolha um sistema de cabos finos que possa ser completamente embutido em uma camada de adesivo para azulejos.
Você pode selecionar um sistema com as características exigidas por meio de tabelas que descrevem as características do equipamento.
Com base na tabela, determinamos a espessura da esteira, suas dimensões e comprimento com base em sua área. No nosso exemplo, a potência do tapete é de 0,25 kW e o comprimento é de 17 m.
A seguir procuramos a etapa de instalação. Calculamos usando a fórmula:
h=(Sgr*100)/Ltáxi, Onde
- h — passo de colocação;
- eutáxi — comprimento do cabo em metros.
Substituímos os valores na fórmula e obtemos: h=1,5*100\17=8,8 cm.
Ao colocar esteiras ou cabos, lembre-se que a distância das paredes deve ser de 10 cm.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo descreve as características e princípios gerais de instalação de esteiras de aquecimento:
No vídeo você pode aprender sobre os recursos de instalação e conexão do termostato:
Você pode aprender como instalar o filme IR no vídeo abaixo:
Os sistemas de cabos e filmes IR são de alta qualidade, baixo custo, praticidade e durabilidade. Você mesmo pode instalá-los sem envolver especialistas.
Só é importante escolher o equipamento certo, levando em consideração a área da superfície aquecida, tipo de revestimento e outros fatores.
Convidamos todos os interessados na questão do aquecimento de uma varanda e da utilização de piso aquecido para aquecer uma loggia a deixar comentários e tirar dúvidas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Não sei quanto aos outros, mas a nossa varanda é o nosso lugar preferido para sair; o nosso filho de um ano adora passar lá especialmente. Provavelmente por isso tive que pensar em isolar o chão ali, já que fazia frio constante na varanda sem mobília e o bebê sempre brinca no chão. Tendo estudado todos os métodos de isolamento, escolhemos o filme IR, pois é totalmente seguro e durável de usar.
Só temos pisos com tapetes de aquecimento no interior da casa. Agora existe filme infravermelho no corredor e na varanda. Inicialmente havia piso com esteiras aquecidas, mas um dia as crianças esqueceram de fechar a porta da rua para o corredor ao sair. É bom que os ladrões não tenham arrombado, mas o chão quebrou devido a uma mudança repentina de temperatura e estava muito frio lá fora. Aí meu marido e eu decidimos que seria melhor instalar um aquecedor de filme na varanda e no corredor. Ele, como o tempo mostrou, não é muito caprichoso.
O artigo é, em princípio, útil, mas quando se discute pisos infravermelhos... “quando o aparelho funciona não é o ar que aquece, mas sim os itens internos, então o oxigênio não evapora, a composição do ar não muda;”, isso é difícil... A evaporação ocorre apenas a partir de fases líquidas; uma substância líquida se transforma em gasosa. Poucas pessoas armazenam oxigênio líquido na varanda, e o piso infravermelho, na temperatura do oxigênio líquido, provavelmente se transformará em um supercondutor e, assim, queimará a fiação ou impedirá que a máquina ligue no painel.
Corrija-me, por favor! A composição do ar não muda com nenhum tipo de piso aquecido, no máximo a umidade pode mudar. Se quiséssemos dizer “combustão de oxigênio”, então isso também é umidade do ar.
Olá. Obrigado pela observação, vamos consertar
Por quanto tempo posso usar pisos de haste IR? Breve ativação? É possível 24 horas por dia, 7 dias por semana? Ou existem outras regras? O mesmo acontece com pisos IR de filme. Condição: ao instalar tal piso em uma varanda.
Boa tarde Por favor, diga-me, é possível usar piso IR sob vinil adesivo de quartzo (vime de PVC)?