Período de garantia do medidor de gás: vida útil e características de substituição de medidores de gás

Dependendo da finalidade do aparelho a gás - para uso individual ou industrial, bem como do seu modelo e marca, o prazo de garantia do medidor de gás pode variar. A desmontagem e substituição após avaria ou vencimento são realizadas exclusivamente por funcionários do serviço de gás autorizados a realizar este procedimento.

A seguir, informaremos em que casos é necessária a substituição do medidor de gás e quando será suficiente fazer uma verificação rotineira do equipamento, e também nos deteremos nos aspectos legislativos.

Tipos de medidores de gás

Ao adquirir um medidor de gás para uso pessoal, você precisa entender seu princípio de funcionamento. Medidores projetados para uso doméstico, diferem no método de fixação do volume de gás.

Rotativo — o gás é medido pelo número de rotações do rotor incorporado. Faz 1 rotação após encher uma câmara de medição especial, que contém 1 unidade de volume de gás, após a qual retorna à sua posição inicial. Assim, produz constantemente a mesma quantidade de gás, que se reflete na unidade digital.

Medidor de gás rotativo
Os medidores rotativos de gás, na aparência, lembram medidores de água. O formato levemente inestético é compensado pelo baixo preço desse dispositivo

Membrana - leve em consideração a porção do gás que entra movendo as membranas, elas mudam de posição quando a câmara do dispositivo é preenchida com a quantidade necessária da mistura de gases.

Eletrônico — são os dispositivos mais precisos e silenciosos, bem como os de maior tamanho. Eles podem transferir leituras de forma independente para mídia eletrônica, o que facilita muito a vida do proprietário de tal dispositivo.

Sequência de ações ao substituir o dispositivo

O medidor de gás, destinado ao uso doméstico, é um dispositivo que permite medir a quantidade de gás que passa pelo gasoduto de um apartamento ou casa. Estas estruturas são semelhantes no seu significado funcional e não dependem do tipo de habitação em que são utilizadas.

Os requisitos para a colocação de medidores de gás são iguais para todos. Eles não podem estar localizados a uma distância inferior a 80 cm de outros equipamentos a gás e devem ser elevados do chão a uma distância de pelo menos 120 cm.

Desmontando o medidor de gás
A desmontagem do medidor de gás deve ser realizada por especialista licenciado que trabalhe na empresa cujos serviços foram utilizados

Para trocar um medidor de vazão de gás, você precisa seguir os seguintes passos simples:

  1. Deixe um pedido junto à administradora, se necessário, forneça a documentação do medidor de gás e sua instalação.
  2. Aguarde a visita ou ligação de um especialista que marcará o horário de troca do medidor e a data da visita para avaliação do estado técnico da rede residencial de gás.
  3. Adquira você mesmo o aparelho ou negocie com a administradora a instalação do equipamento.
  4. Após a substituição, é necessário verificar o funcionamento do dispositivo, sua instalação e, em seguida, assinar um certificado confirmando a conclusão da obra.
  5. A ação final do funcionário substituto é lacrar o medidor, durante a qual o proprietário deverá estar presente. Sem esta ação, as leituras do dispositivo não serão levadas em consideração.

Antes de desmontar o medidor antigo, é necessário que o funcionário da sociedade gestora que o substituirá registre as últimas leituras.

Lista de documentos necessários

Ao submeter o pedido à sociedade gestora, o proprietário que pretenda substituir o contador de gás deve fornecer a lista de documentos necessária:

  • documento de identificação (carteira de identidade militar, passaporte, etc.);
  • certidão de registro de propriedade de imóvel residencial;
  • passaporte do medidor que precisa ser substituído e certificado do mesmo;
  • recibo ou outro documento contendo as leituras do medidor em sua última verificação;
  • projeto de instalação de equipamento a gás, se instalado pela primeira vez, indicando locais de consumo de gás.

Para o procedimento de selagem, caso seja realizado sem a participação da sociedade gestora, e início do novo período de garantia do contador de gás, deverá fornecer a seguinte lista de documentos: documento comprovativo da identidade do proprietário do instalações ; dados de contacto do proprietário (telefone, email, etc.) e morada onde foi realizada a obra.

Também será necessário fornecer a data prevista de início de utilização do novo aparelho, características técnicas do medidor - seu número de registro, modelo e dados da empresa que instalou ou substituiu o medidor.

Fazendo leituras do medidor
Durante o período de reposição, o custo do consumo de gás será calculado de acordo com o padrão médio estabelecido na região de residência do proprietário

De acordo com o Decreto do Governo da Federação Russa Nº 354 de 06/05/2011, que regulamenta as regras de prestação de serviços de utilidade pública aos proprietários e inquilinos de imóveis residenciais, o prazo para substituição dos medidores não pode ultrapassar 30 dias após o término do prazo de controle de funcionamento do aparelho anterior.

Após a substituição, no prazo de 3 dias a partir do momento em que o novo dispositivo é lacrado, a administradora deve entrar em contato com o proprietário e recalcular de acordo com as novas leituras.

Custo de substituição do dispositivo

A legislação da Federação Russa prevê a substituição do medidor de gás às custas do proprietário das instalações. Isso se deve ao fato do equipamento estar localizado em um ambiente interno, o que significa que também é propriedade do proprietário. Esta norma aplica-se não apenas a residências particulares, mas também a todos os imóveis do tipo apartamento.

O valor total que será gasto na substituição do medidor é composto pelos seguintes itens:

  • custo de um novo dispositivo;
  • trabalho de um funcionário do serviço de gás para retirar o medidor antigo e instalar um jumper;
  • verificação do dispositivo removido e seu reparo;
  • instalação de um medidor novo ou reparado.

O custo exato é calculado por um especialista convidado, e possíveis custos adicionais são levados em consideração: instalação de equipamentos adicionais de gás, número de medidores, instalação de tubos para saída do medidor.

Conta de gás
Se você esquecer a vida útil garantida do medidor, poderá obter uma conta de gás desagradável com tarifas gerais

Dependendo da região de residência do proprietário, o custo do medidor em si começa em 3,5 mil rublos e o custo de sua instalação começa em 5 mil rublos.

Esses cálculos se aplicam apenas às instalações residenciais de propriedade de residentes.Se o apartamento estiver no balanço de um município, todas as despesas serão suportadas pelas autoridades locais.

Características do uso de um medidor em uma casa particular

O proprietário do imóvel onde se encontram os equipamentos de gás e o medidor deve resolver de forma independente todas as questões a eles relacionadas. Somente o monitoramento constante da vida útil e da capacidade de manutenção pode garantir a operação segura do sistema.

Se surgir alguma situação de emergência, você não deve esperar uma verificação programada dos dispositivos, deve ligar imediatamente para um especialista. É proibida a intervenção independente ou a participação de especialistas que não possuam a devida licença para trabalhar com equipamentos de gás.

Características de substituição em um prédio de apartamentos

Ao contrário da habitação privada, o medidor de gás de um prédio de apartamentos é um dispositivo industrial capaz de passar e contabilizar um grande volume de gás. Todas as questões relativas à sua manutenção, reparação e substituição são da competência da sociedade gestora. A contabilização da vida útil também é de sua responsabilidade direta.

Medidor de gás doméstico
Os prédios de apartamentos que utilizam gás para aquecimento estão equipados com análogos industriais de medidores de gás que funcionam com o mesmo princípio

Os proprietários de imóveis residenciais em prédios de apartamentos não estão diretamente envolvidos na substituição de medidores, participando apenas da parte material desta questão. A sociedade gestora fixa as tarifas para essas obras, que são aprovadas em assembleia geral de residentes. Os pagamentos mensais com essas tarifas permitem monitorar e alterar os medidores de gás dentro do prazo.

A instalação de um medidor de gás pode reduzir significativamente o custo do uso do gás.Apesar do alto custo, o dispositivo se paga em vários anos.

Caso surja uma situação controversa, a sociedade gestora se retire ou haja um controlo inadequado dos equipamentos a gás, os proprietários têm o direito de requerer às autoridades competentes uma fiscalização.

Recomendamos também a leitura de nosso outro artigo, onde falamos detalhadamente sobre como são feitos os cálculos usando um medidor doméstico comum. Mais detalhes - acesse link.

Substituição ou verificação, o que é melhor?

A verificação de um medidor de gás é possível se houver a certeza exata de que o mau funcionamento é removível, por exemplo, houve algum tipo de impacto mecânico no medidor.

Regras de instalação do medidor
Ao instalar o medidor próximo a um fogão a gás, é necessário observar as distâncias mínimas permitidas para determinar o local de instalação

Se a causa da avaria não for clara, a maioria dos proprietários prefere substituir o medidor pelos seguintes motivos:

  • além do custo da verificação em si, você terá que pagar adicionalmente pela desmontagem, reinstalação e fixação do selo;
  • a entrega à empresa verificadora é feita por conta do proprietário;
  • se for identificado um mau funcionamento que impeça a continuação do funcionamento do dispositivo, ele precisará ser substituído, mas você também terá que pagar pela verificação;
  • O período de verificação do medidor é de cerca de 21 dias, durante os quais os pagamentos do gás serão feitos de acordo com os padrões estabelecidos.

Levando em consideração todos esses pontos, podemos concluir que substituir um aparelho antigo por um novo é mais lucrativo do que calibrá-lo, tanto no custo da obra quanto no tempo de produção.

Razões para substituir o medidor

O custo do pagamento dos recursos naturais consumidos é realizado com base nas leituras dos seus medidores. Qualquer equipamento tem um período de garantia de uso, após o qual deve ser substituído.

Esta ação é regulamentada por Decreto do Governo Nº 824 datado de 19 de setembro de 2013, estabelece o período de garantia do medidor de gás e indica os seguintes motivos para sua substituição: a vida útil estabelecida expirou ou durante a verificação foi constatado um mau funcionamento que não permite a continuação do funcionamento do dispositivo.

Manômetro
Leituras distorcidas ou não confiáveis ​​de um medidor de gás são motivo para contato obrigatório com o serviço de gás ou empresa gestora

Todas as operações de substituição de contadores são pagas para os proprietários dos imóveis e gratuitas para quem vive em regime de arrendamento social.

Mas a legislação prevê categorias de proprietários que também têm direito à instalação gratuita:

  • Veteranos da Segunda Guerra Mundial;
  • famílias pertencentes à categoria de famílias numerosas;
  • pensionistas que receberam este estatuto devido à idade;
  • famílias de baixa renda.

A vida útil de um medidor de gás depende de suas características técnicas e do fabricante. Via de regra, são cerca de 20 anos. Após a instalação do dispositivo, são necessárias verificações regulares de operacionalidade, que são realizadas com a participação da sociedade gestora.

O cronograma de fiscalização pode ser estabelecido pela própria empresa, mas não menos que uma vez a cada 10 anos. Mas a maioria das empresas realiza inspeções a cada 3-5 anos.

Realização de inspeções programadas

A instalação dos medidores de gás só é realizada se houver documentação para tal e pode entrar em funcionamento após lacrado.O fabricante, junto com o aparelho, envia documentação que indica qual garantia é oferecida pelo fabricante para o medidor de gás deste modelo.

Para confirmar a operacionalidade do medidor, a sociedade gestora realiza a sua verificação, cujo intervalo é denominado - interverificação.

Conserto de medidor de gás
Leituras distorcidas ou não confiáveis ​​de um medidor de gás são motivo para contato obrigatório com o serviço de gás ou empresa gestora

Se a verificação programada não for realizada por motivo dependente do proprietário, após a sua data as leituras do aparelho não serão levadas em consideração e o pagamento pelo uso do gás será feito de acordo com as normas gerais.

Para realizar a verificação é necessário:

  1. Ligue para um especialista em equipamentos de gás da empresa gestora ou serviço de gás com o qual você tem um contrato válido.
  2. Esteja presente quando o medidor for desmontado e concorde em enviá-lo ao serviço de gás para verificação.
  3. Obtenha uma opinião sobre o estado do dispositivo. Se for possível continuar a operação, o especialista instalará o medidor no lugar e o selará. Se o aparelho estiver com defeito, adquira um novo e execute os mesmos procedimentos.

O reconhecimento do contador como defeituoso é acompanhado da lavratura de acto de inadmissibilidade da sua utilização, do qual é informado o proprietário do imóvel. Via de regra, as avarias que impossibilitam o uso incluem: parada do medidor, rompimento do aperto das conexões do dispositivo, exibição incorreta das leituras (isso se aplica a dispositivos eletrônicos).

Visual verificação sem desmontar a inspeção do próprio medidor, das vedações e de outros equipamentos de gás é realizada 2 vezes por ano.Os especialistas em serviços de gás estão autorizados a fazê-lo mediante apresentação dos documentos pertinentes. Eles também verificam o período de uso do aparelho para registrar leituras e realizar seus reparos permanentes, que dispensam transporte até a companhia de gás.

Passaporte do medidor de gás
O momento de utilização do medidor de gás deve ser controlado pelo próprio proprietário, e o ponto de partida não é a data da compra, mas sim a data de fabricação do aparelho

Se, durante tal verificação, for revelado que o período de garantia do medidor de gás expirou, é elaborado um relatório sobre isso e, de acordo com ele, a sociedade gestora recalcula o pagamento do gás de acordo com o padrão médio do momento em que o período de garantia do medidor expirou.

Dadas as tarifas de gás cada vez mais altas, o não cumprimento dos prazos para a sua substituição pode afetar significativamente o valor total do pagamento das concessionárias.

Recusa em substituir o medidor de gás

Substituição e instalação de medidor de gás é uma questão voluntária para cada proprietário. O pagamento do gás no momento do consumo é sempre inferior às tarifas médias fixadas pela sociedade gestora.

Muitos proprietários de casas e apartamentos particulares recebem notificações de que o dispositivo precisa ser verificado e substituído e se esforçam para enviar um pedido rapidamente.

No entanto, isso não deve ser feito por vários motivos:

  • talvez a notificação tenha sido enviada não pela entidade que atende a casa, mas por uma empresa terceirizada que nada tem a ver com o controle de equipamentos de gás, mas simplesmente busca vender seus serviços;
  • O prazo para verificação ou substituição do dispositivo ainda não chegou. Para estabelecer a data exata do período de garantia do medidor de gás, é necessário verificar o certificado e a data de fabricação do aparelho;
  • o proprietário não precisa substituir o medidor e quer abandoná-lo.

A última opção às vezes também surge, apesar de ser mais barato pagar o gás com medidor. Via de regra, esses casos surgem se o prazo já tiver chegado, mas o proprietário está vendendo a casa e não quer gastar dinheiro na troca de equipamentos.

Selo para medidor de gás
A vedação de medidores de gás modernos ocorre com peças plásticas especiais e não leva muito tempo

Também vale a pena recusar a substituição se o apartamento for transferido da categoria “com serviço de gás” para a tarifa “com fogões eléctricos fixos”. Normalmente, essas transições são feitas em apartamentos do tipo Khrushchev, quando o fornecimento de gás ao apartamento é completamente interrompido e é instalada capacidade adicional para fogões elétricos.

O proprietário precisa saber que nem a administradora, nem o HOA, nem qualquer outra organização pode forçá-lo a instalar um medidor de gás em seu apartamento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como escolher um bom medidor de gás será discutido no vídeo a seguir:

Instalar um medidor de gás não é uma tarefa barata. O custo do próprio aparelho, bem como sua instalação e comissionamento, podem afetar negativamente o orçamento familiar. Mas, dado que sua vida útil é em média de 20 anos, usando cálculos matemáticos simples, você pode chegar à conclusão de que ele se pagará integralmente em alguns anos.

Você tem alguma dúvida sobre o tema deste artigo? Ou você pode complementar nosso material com informações interessantes sobre medidores de gás? Por favor, escreva seus comentários, faça perguntas, compartilhe sua experiência - o bloco de contato está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica