Banheiro em casa de madeira: regras de disposição e características de acabamento
Há muito tempo que as casas de madeira não são incomuns na construção suburbana.Graças à estrutura única e à segurança ambiental da madeira natural, têm muito mais vantagens do que os seus homólogos de tijolo ou betão. É fácil respirar nessas casas, pois são quentes e aconchegantes mesmo nas geadas mais severas.
Apesar das qualidades positivas, alguns desconfiam dos edifícios de madeira. Os principais medos são causados pelo banheiro de uma casa de madeira e pelo processo de sua arrumação. A preocupação é bastante justificada, porque os materiais de construção orgânicos absorvem intensamente a umidade, e isso pode apodrecer.
A abordagem correta para planejar e decorar um banheiro o ajudará a evitar esses problemas. Diremos a você a melhor forma de estabelecer comunicações e colocar o encanamento em uma sala higiênica. Iremos revelar todos os meandros da impermeabilização e acabamento.
O conteúdo do artigo:
Onde e qual a melhor forma de colocar o banheiro?
O primeiro passo, ainda na fase de projeto, é escolher o local ideal para a disposição do banheiro. É aconselhável colocá-lo no rés-do-chão junto ao quarto, vestiário ou entre dois quartos.
Se a área residencial for grande, por conveniência a casa pode ter vários banheiros em andares diferentes.Neste caso, os quartos são equipados um acima do outro. Neste caso, é dada grande importância aos cálculos preliminares da carga nos pisos das casas de madeira.
Considerando que o peso médio de um banho padrão é de cerca de 100 kg. Cheio de água, pesa o dobro. Mais o peso corporal da pessoa que toma banho. Por causa disso, a carga projetada é aumentada para pelo menos 460 kg/m2.
Para obter os parâmetros de carga de projeto necessários, são tomadas as seguintes medidas:
- redução da etapa de assentamento das vigas;
- a utilização de pisos de grande seção transversal;
- aumento na espessura do feixe em 25 por cento.
É melhor deixar o piso do banheiro um pouco mais baixo do que nos outros cômodos. A reserva de altura protegerá a casa de inundações em caso de imprevistos devido ao rompimento de canos ou quebra de equipamentos.
Durante o planejamento, você precisa desenhar um diagrama da colocação de equipamentos de encanamento, risers, fixadores e válvulas.
Características do arranjo do sistema de comunicação
Depois de escolhido um local adequado, é hora de pensar em todas as nuances que acompanham a ligação das comunicações às instalações. É aconselhável traçar um plano detalhado, onde indicar a colocação de cada elemento individual.
Sutilezas da organização do abastecimento de água
A condensação é um inimigo ávido de todas as estruturas de madeira, muitas vezes formando-se em grandes quantidades nas tubulações de água fria.Você pode proteger a madeira do banheiro escolhendo tubos de plástico em vez de produtos de metal.
O plástico tem menor condutividade térmica, o que significa que a quantidade de condensação nele diminuirá e tenderá ao mínimo.
Recomendações úteis de instalação irão ajudá-lo a reduzir o risco de apodrecimento das estruturas de madeira, nomeadamente:
- evitar que os tubos entrem em contacto com as paredes;
- isolamento térmico de estruturas por meio de tubos especiais de espuma de poliuretano;
- fixação da tubulação com braçadeiras equipadas com gaxetas de borracha;
- instalar uma válvula de drenagem que irá remover a água acumulada no chão.
O cumprimento destas regras simples ao instalar o abastecimento de água no banheiro evitará a destruição prematura das estruturas de suporte de uma casa de madeira.
Requisitos básicos para esgoto
Existem requisitos especiais para sistemas de esgoto em casas de madeira. Quaisquer vazamentos são perigosos para a madeira, por isso é extremamente necessário verificar cuidadosamente o aperto de todas as conexões.
Além disso, os tubos não devem congelar. Devido às aberturas mal projetadas para ventilação natural no inverno, o risco é bastante elevado. Uma opção eficaz para prevenir esse fenômeno é enterrar canos de esgoto no solo.
O processo de organização de uma tubulação de esgoto em uma casa de toras será demonstrado pela seleção de fotos a seguir. A construção foi realizada sobre uma laje de concreto lançada sobre o solo. A obra incluiu não só a colocação de um sistema de drenagem, mas também a preparação do piso para posteriores acabamentos:
É mais conveniente preencher a mesa de nivelamento desde o canto mais distante da sala, indo em direção à saída:
O contrapiso está pronto. agora pode ser acabado com qualquer tipo de piso, grés porcelanato, linóleo ou simplesmente lixando a base de concreto. No assentamento do revestimento é importante deixar um espaço entre as paredes e o piso maciço para que os movimentos da madeira não o danifiquem. A lacuna é fechada com um pedestal.
Características de organização da rede elétrica no banheiro
Para conduzir corretamente a fiação no banheiro, é preciso lembrar que a alta umidade não tem o melhor efeito na fiação. Em condições desfavoráveis, os contatos abertos oxidam rapidamente e na área das conexões a resistência e o grau de aquecimento aumentam.
Isso não é algo para se brincar; temperaturas críticas costumam causar incêndios. É importante instalar a fiação em conformidade com todos os requisitos regulamentares, conectando os cabos da forma mais segura possível. É aconselhável cobrir as pontas dos condutores nas juntas com uma camada de estanho.
Também ao compilar diagramas de fiação Não esqueça que a casa é de madeira. E aqui será necessária maior atenção e proteção adicional dos condutores.
A melhor opção seria utilizar tubos metálicos onde será colocada a fiação.A utilização de tubos de cobre ou aço permitirá realizar com segurança a instalação oculta na casa de banho.
Além disso, não se esqueça que os pontos elétricos devem ser mantidos longe de torneiras e chuveiros. E as tomadas devem ser selecionadas com uma capa protetora especial - resistente à umidade com IP44.
A especificidade da organização da fiação elétrica no banheiro é proteger a iluminação e as linhas de energia de possíveis efeitos de vapor e água:
Especificações do dispositivo de ventilação
A troca de ar é importante para qualquer banheiro e, em uma casa de madeira, um sistema de ventilação completo deve ser organizado de maneira especialmente adequada.
É importante garantir um fluxo total de ar na sala, deixando um espaço sob a porta. Você também pode colocar grades especiais na parte inferior da porta - elas ficam lindas e desempenham sua função principal de fornecer ar.
Um duto de ventilação é construído para remover o ar de exaustão. Pode ser instalado no sótão da casa ou colocado sob tecto falso, se instalado na casa de banho.
Por razões de segurança, os dutos de ventilação são equipados com amortecedores corta-fogo, materiais elásticos não inflamáveis e ventilador à prova de fogo. A potência do exaustor é selecionada com base na área da sala.
Se, além do banheiro, uma casa de madeira possui sauna ou banho turco, então também é preciso pensar e organizar ventilação. As especificidades da ventilação da sala de vapor são descritas em detalhes no artigo proposto.
As regras para instalar e projetar um exaustor em um banheiro tradicional são fornecidas no artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.
Como impermeabilizar adequadamente?
Antes de prosseguir com o acabamento, é necessário fazer a impermeabilização - uma barreira impermeável eficaz para todas as partes da sala.
Principais tipos de materiais impermeabilizantes
Na hora de escolher um material para impermeabilização, você deve focar no tipo de acabamento que será utilizado no banheiro.
Para proteger a estrutura da parede dos efeitos nocivos da umidade, são utilizados os seguintes materiais:
- Revestimento. Eles são capazes de criar um revestimento impermeável durável. São mastiques e emulsões que se aplicam à superfície com rolo ou pincel em três camadas com intervalo de vários dias;
- Colar, vendidos em rolos ou folhas coladas sobrepostas. As costuras também são tratadas com selante ou massa impermeável;
- Impregnação. São utilizados no tratamento de ambientes não residenciais devido à presença de diversos aditivos químicos em sua composição.
As propriedades repelentes à água são garantidas pela presença de aditivos especiais nos materiais que são seguros para os seres humanos. Assim, para colar folhas de betume ou materiais poliméricos, uma composição adesiva especial é retirada de mastique quente ou frio.
O procedimento para impermeabilizar um banheiro
O material impermeabilizante é aplicado somente sobre superfície limpa e tratada com primers de penetração profunda.
Na maioria dos casos, o piso é isolado com mastiques betuminosos, depois coberto com uma película impermeabilizante e por cima é feita uma betonilha de cimento-areia reforçada com malha de reforço e plastificante. Esta tecnologia é confiável e relativamente barata.
Para impermeabilizar paredes, você pode usar uma das seguintes opções:
- Trate a superfície com uma camada de látex ou impermeabilizante acrílico sob drywall;
- Revestir as paredes com mástique antes do assentamento dos ladrilhos;
- Deixar a superfície da madeira como acabamento, impregnando-a com compostos à base de óleos e vernizes.
A superfície do teto também precisa ser bem revestida com mástique betuminoso em 2 a 3 camadas e depois tratada com uma mistura protetora anti-séptica.
Com regras para impermeabilizar um banheiro padrão antes de colocar azulejos Leia o artigo, que recomendamos a leitura.
Acabamento de paredes, pisos e tetos
Depois que a impermeabilização confiável estiver pronta e completamente seca, é hora de finalizar o trabalho. Na escolha dos materiais, deve-se levar em consideração as características do cômodo localizado em uma casa de madeira.
Que tipo de piso devo fazer no banheiro?
A base para o acabamento do piso será uma betonilha aplicada sobre a camada impermeabilizante. Deve ter uma ligeira inclinação, graças à qual é instalado um dreno de emergência no piso.
Para acabamento de pisos, os seguintes são mais usados:
- laminado;
- grés porcelanato/cerâmica;
- linóleo;
- madeira resistente à umidade.
Uma opção de revestimento elementar e longe de ser a pior são os revestimentos cerâmicos.Um piso de madeira fica lindo e orgânico em um banheiro. Se você quiser economizar dinheiro, pode usar linóleo.
A colocação de revestimentos duros para pisos em casas de madeira é realizada em esquema flutuante. Ou seja, não são fixados rigidamente à base e entre as paredes do edifício e a betonilha juntamente com, por exemplo, os ladrilhos sobre ela colocados, fica um vão de 1,5 - 2 cm.
Um “piso flutuante” é necessário para compensar os movimentos lineares das estruturas de madeira. A lacuna é fechada por cima com um pedestal, que é fixado exclusivamente na parede.
Características de decoração de parede
Ao decorar paredes, é preciso levar em consideração os traços característicos da madeira natural.Sob a influência das mudanças de umidade e temperatura, ele encolhe e seca.
Para evitar deformações, as superfícies são preparadas para posterior acabamento através da instalação de torneamento e fixação de parede falsa no topo. Esta estrutura é erguida em gesso cartonado resistente à umidade ou em moldura deslizante em perfil metálico, mantendo um vão de ventilação.
Esta preparação permitirá realizar quase qualquer tipo de acabamento. Mas se você planeja usar madeira para revestimento, não há necessidade de construir estruturas falsas.
Os seguintes materiais de acabamento para paredes de banheiros estão agora em demanda:
- Forro de madeira. É lixado e tratado adicionalmente com tintas e vernizes. É melhor que seja feito de teca ou larício resistente à umidade;
- Telha. Disponível numa vasta gama: liso e gofrado, liso, com ornamentos, grande ou mosaico. É fixado com cola impermeável e as costuras são tratadas com selante elástico de poliuretano;
- Painéis de parede. Podem ser placas de plástico ou painéis aquáticos. Um revestimento para a abertura de ventilação deve ser instalado sob eles.
Uma variedade de materiais de acabamento permite realizar qualquer fantasia de design. Você pode combinar diversos tipos de materiais, criar composições de cores e brincar com texturas.
As características de assentamento de ladrilhos em banheiros de casas de madeira são apresentadas na galeria a seguir:
Quem quiser revestir paredes de toras ou madeira com revestimento cerâmico terá muito mais trabalho pela frente. Para isso, primeiro é construída uma moldura ao longo das paredes, permitindo que o acabamento se mova separadamente. Sobre a moldura é colocada uma base de gesso cartonado e sobre ela são colocados ladrilhos.
Sutilezas do arranjo do teto
Os tetos dos banheiros localizados em casas particulares de madeira são geralmente revestidos com estruturas suspensas ou tensionadas feitas de painéis de PVC brilhante e gesso cartonado resistente à umidade.
Os tectos falsos são valorizados pelos seus inúmeros benefícios. Eles são um poderoso escudo contra o ar úmido, sob eles é fácil disfarçar elementos de sistemas elétricos e de ventilação.
Se a escolha recaiu sobre o gesso cartonado, o perfil sob ele deve ser tratado com zinco e revestido com proteção adicional contra corrosão. Para garantir que um teto de gesso cartonado mantenha sua atratividade original por mais tempo, ele é revestido com papel de parede de vidro.
Seleção e instalação de equipamentos hidráulicos
Quando todo o trabalho mais difícil termina, chega a hora de selecionar e comprar equipamentos hidráulicos. Essa questão leva em consideração o tamanho do cômodo, sua localização e a quantidade de familiares.
O estilo da sala também é importante. Para cada estilo - country, art déco, provençal ou clássico - você pode escolher o equipamento de encanamento adequado.
Existem diferentes modelos de banheiras no mercado:
- de madeira;
- ferro fundido;
- aço;
- acrílico.
É melhor descartar imediatamente a opção de adquirir uma banheira de ferro fundido. É inaceitável para uma casa de madeira devido à sua massa impressionante. Mais práticos são os produtos de aço adequados para pequenos espaços.
Para quartos decorados em estilo ecológico, faz sentido adquirir uma banheira de madeira incomum. Os modelos acrílicos possuem a maior variedade de configurações. Entre eles certamente haverá algo que se encaixa perfeitamente em um determinado estilo de interior.
Nas casas de banho combinadas, é aconselhável separar a banheira e o WC com divisórias em gesso cartonado, madeira, vidro colorido, fosco ou espelhado. Também na sala deverão existir áreas designadas para natação, relaxamento e área sanitária.
O encanamento deve ser instalado de forma que haja espaço livre ao seu redor:
- banho – 100 cm;
- banheiro – 60-70 cm;
- mesa de cabeceira com portas de abertura – 50 cm;
- cabine de duche – 90 cm;
- pia – 70 cm.
A distância entre cada tipo de equipamento deve ser de pelo menos 20 cm, o que permitirá utilizar cada dispositivo com facilidade, sem grudar um no outro.
Você deve escolher acessórios de encanamento para salas pequenas com muito cuidado. Para não estreitar ainda mais o espaço visualmente, não se deve instalar vaso sanitário, pia ou banheira em cores escuras. Uma solução lucrativa seria introduzir tons pastéis, prateleiras transparentes e móveis embutidos no interior.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo sobre acabamento de banheiro com painéis de PVC:
Como preparar o piso para acabamento: métodos eficazes de impermeabilização:
Colocar azulejos no banheiro - todas as nuances do vídeo:
Organizar um banheiro em uma casa de madeira parece uma tarefa difícil e impossível apenas à primeira vista. Na verdade, qualquer um pode descobrir todos os meandros. O principal é levar em consideração as características da madeira natural e selecionar materiais de alta qualidade e resistentes à umidade para o acabamento.
Conte-nos como você arranjou um banheiro em uma casa de madeira ou toras. Compartilhe as nuances e sutilezas do processo que podem ser úteis aos visitantes do site. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
Na nossa casa de madeira não corríamos riscos. Tudo foi revestido com gesso cartonado resistente à umidade, o piso foi aquecido, as paredes e o piso foram revestidos de azulejos e o teto foi suspenso.Também acrescentaram exaustão forçada e ventilação adicional, embora tenham esperado dois anos para que a casa encolhesse, para que nada rachasse ou caísse mais tarde. Já parece estar tudo bem, está parado há 12 anos sem reparos, não há mofo nem umidade.
Mas os vizinhos mandam tudo com verniz e impregnação, só tem ladrilho no chão. Também nada parece apodrecer, a árvore está intacta, mas escurecida. Em termos de dinheiro, comparamos com eles - o que costurar e cobrir a banheira, o que impregnar e envernizar, deu igual. Só o nosso é mais tecnológico, ou algo assim, mas o deles é de alguma forma patriarcal.
Agora também estou trabalhando em um banheiro em uma casa de madeira. Mas pretendo fazer um pouco diferente - coloque painéis Knauf Aqua no revestimento e cole ladrilhos em cima deles.
Antes me ofereceram uma opção com ladrilhos apenas no chão, mas imediatamente me pareceu duvidoso, e depois de ler as críticas das pessoas, tudo imediatamente ficou claro e finalmente recusei.
Bem, claro, tudo está descrito no artigo. Mas, na realidade, muitas vezes você não consegue fazer isso conforme planejado, apenas se construir uma casa do zero. O artigo é lido com mais frequência por quem está reformando um edifício residencial existente. Também não concordo muito com o esgoto; diz-se que numa casa de madeira as fugas são indesejáveis e, em qualquer outra casa, são igualmente desnecessárias. O mesmo pode ser dito sobre a condensação nas tubulações. Mas no geral o artigo é bom, todas as informações necessárias estão aí.