Ventilação na sala de vapor: exemplos de esquemas comprovados e análise das regras de arranjo

O balneário do local é uma estrutura extremamente útil: você pode sentar com os amigos e melhorar a saúde do seu corpo.Mas para que o efeito seja máximo, é necessária uma boa ventilação na sala de vapor.

Se este momento for perdido durante a construção, tanto o bem-estar dos visitantes do balneário quanto a integridade da estrutura poderão ser prejudicados.

Vamos tentar entender os princípios de funcionamento da ventilação e também como organizar adequadamente a ventilação forçada em uma sauna.

Características do funcionamento da ventilação natural

A ventilação de qualquer espaço habitacional deve ser organizada corretamente e em relação a um balneário isso é ainda mais importante. Esta sala é caracterizada por alta umidade e mudanças bruscas de temperatura. Se a troca de ar não for equilibrada, uma casa de banho construída com madeira natural precisará de reparos sérios dentro de alguns anos.

Além disso, sem ventilação, a sala de vapor terá um microclima extremamente desagradável e até perigoso: ar pesado, mofo, odores desagradáveis, etc. A ventilação natural é considerada ideal para um banho russo, cuja organização não requer grandes despesas ou habilidades complexas de construção.

Como você sabe, as correntes de ar quente geralmente sobem e o ar frio é caracterizado por um movimento descendente. A ação da ventilação natural baseia-se neste princípio físico.

O ar frio entra pelas aberturas localizadas na parte inferior, aquece, sobe e é retirado pelas aberturas na parte superior.

Ventilação natural
Para o bom funcionamento da ventilação natural do balneário, é necessário colocar a abertura de entrada na parte inferior, próximo ao fogão, e colocar o exaustor na parede oposta sob o teto

Para que este esquema de ventilação na sala de vapor funcione, deve haver uma diferença na temperatura do ar dentro e fora da sala. Em espaços habitacionais comuns com ventilação natural, podem surgir problemas no verão, uma vez que tanto os quartos como a rua são igualmente quentes.

Mas num balneário, pelas especificidades desta estrutura, não é difícil garantir tal diferença, uma vez que o ar é constantemente aquecido durante os procedimentos de banho.

Se a ventilação for pensada na fase de construção, serão previstas aberturas de alimentação especiais na parte inferior do balneário e aberturas de exaustão no lado oposto na parte superior.

Mas um furo especial na parede não é a única opção para ventilar um balneário. Por exemplo, em banhos de toras, o fluxo de ar fresco pode passar pelos topos das paredes ou simplesmente pela porta, que fica entreaberta para ventilação.

Esquema de ventilação natural
Com ventilação natural, o ar frio que entra na sala de vapor aquece e sobe, e depois sai pela saída de ar sob o teto

Ventiladores, respiros especiais e até mesmo a chaminé de um fogão de aquecimento são adequados para o papel de exaustores. Se a ventilação for realizada através de aberturas especiais, estas deverão ser devidamente projetadas. Para começar, todos esses objetos devem ser cobertos externamente com uma grade protetora.

Também ajuda ter venezianas ou outros reguladores que permitem regular a velocidade do fluxo de ar ou bloquear completamente o orifício de ventilação. As aberturas de ventilação da sala de vapor às vezes são fechadas para que a sala aqueça mais rapidamente.Mas então você deve abri-los para restaurar a troca de ar.

Esquema de ventilação natural
Nem sempre é possível instalar ventilação de insuflação e exaustão em paredes opostas, mas mesmo neste caso o efeito desejado pode ser alcançado

Escolhendo o esquema mais adequado

Se nas instalações residenciais se espera uma troca de ar constante, nos balneários isso nem sempre é conveniente, tudo depende do tamanho do balneário e da sua estrutura interna.

A ventilação dos banhos russos é realizada pelos seguintes métodos:

  • ventilação estourada;
  • exaustão pela chaminé;
  • uso de furos especiais.

Ventilação intermitente é um nome sofisticado para ventilação comum. Este método é bastante apropriado para pequenas salas de vapor. A ideia é abrir janelas e portas periodicamente, criando assim condições para uma ventilação intensiva e de curta duração.

Claro, não faz sentido ventilar durante os procedimentos de banho.

Ventilação estourada
A ventilação de ruptura no balneário é realizada nos intervalos entre as visitas à sauna a vapor. Para fazer isso, abra as portas e janelas por alguns minutos.

A sala é ventilada nos momentos em que não há ninguém na sala de vapor, bem como no final do processo. Para ventilação, basta abrir a janela e a porta da sala de vapor por apenas alguns minutos.

Durante este período, o ar do interior da sala será renovado, as superfícies secarão um pouco e as paredes da sala de vapor não esfriarão, para que os visitantes do balneário não tenham sensações desagradáveis ​​​​no futuro. A possibilidade de ventilação de ruptura deve ser prevista na fase de construção do balneário.

Em frente à porta deve-se fazer uma janela com janela para que a troca de ar seja realizada corretamente.O ideal é que a porta seja feita no canto e a janela não seja colocada em frente, mas na diagonal e o mais próximo possível do teto. Para que a ventilação intermitente seja eficaz, você só precisa se lembrar disso. Tomamos banho de vapor, demoramos alguns minutos para ventilar e você pode continuar os procedimentos com calma.

Esquema de ventilação estourada
Não se esqueça da necessidade de ventilação estourada no balneário para que as superfícies tenham tempo de secar e o ar de exaustão seja substituído por ar fresco

A descarga do ar de exaustão através de uma chaminé requer a presença de um fogão ou outro dispositivo adequado com conduta de chaminé. Nesse forno há um soprador através do qual o ar de exaustão é removido.

Mas para que esse esquema funcione de maneira eficaz, você precisa garantir que ar fresco suficiente entre na sala.

Ventilação pela chaminé
Caso o balneário possua recuperador de calor que funcione durante os procedimentos de banho, a ventilação pode ser feita através da chaminé existente

Nas casas de toras, as lacunas são deixadas especialmente nas coroas inferiores das paredes, uma opção alternativa é uma pequena lacuna de apenas 10-15 mm sob a porta da sala de vapor. Se não houver tais lacunas e você não quiser se preocupar em organizá-las, basta deixar a porta da sauna um pouco aberta.

Outra condição importante para a organização da exaustão pela chaminé é que o recuperador esteja sempre aceso, caso contrário o ar não será retirado e, consequentemente, a entrada será limitada. Se o balneário possuir apenas fogão projetado para uso de curta duração, será necessário escolher um método de ventilação diferente.

Uma forma universal de organizar a ventilação natural em um balneário é fazer aberturas especiais para isso - aberturas de ventilação.Neste caso, a ventilação será realizada sem obstáculos e a intensidade dos fluxos de ar poderá ser regulada por meio de amortecedores especiais ou grades ajustáveis.

O ar da sala de vapor será renovado gradualmente. A taxa ideal de troca de ar é de cerca de cinco ou seis volumes da sala a cada hora. É claro que essa ventilação deve ser projetada e instalada adequadamente para que não haja correntes de ar no ambiente.

Então, você precisará fazer dois furos: alimentação e exaustão. A área da seção transversal desses furos deve variar um pouco, a exaustão no banho deve ser maior que a entrada. Você pode fazer uma abertura de alimentação e duas aberturas de exaustão.

A localização da entrada e exaustão deve ser feita em paredes opostas e em cantos localizados na diagonal.

Neste caso, o melhor é fazer o orifício de exaustão logo abaixo do teto, mais alto que a prateleira de cima, e o orifício de entrada deve ficar abaixo, cerca de 30 cm do nível do chão. O melhor é fazer a entrada o mais próximo possível do recuperador ou mesmo atrás dele, para que o ar que sai da rua tenha tempo de aquecer.

O que acontece se você ignorar essas recomendações e fizer furos aproximadamente no mesmo nível? Nada de bom, claro. rascunho. Os fluxos de ar cruzarão a sala muito rapidamente e o ar fresco simplesmente sairá da sala de vapor imediatamente. É claro que a eficácia dessa ventilação deixa muito a desejar.

Orifícios de ventilação na sala de vapor
As aberturas de ventilação na sala de vapor às vezes são fechadas para que a sala aqueça o mais rápido possível, mas então as aberturas devem ser abertas

Não se deve fazer furos para exaustão e alimentação na mesma parede, pois isso também afetará negativamente a troca de ar.Para obter fluxo de ar suficiente, geralmente é feito um furo redondo na parede do balneário para um tubo com diâmetro de 100-200 mm.

Para o capô você precisará fazer a abertura um pouco maior. Você pode usar um tubo de diâmetro um pouco maior ou dois tubos menores. O principal é que a área transversal total corresponda aos cálculos.

Em nosso site existem vários outros artigos sobre as regras para organizar a ventilação em um balneário, recomendamos a leitura:

  1. Dispositivo de ventilação em balneário: opções técnicas e esquemas populares
  2. Ventilação no banho: uma visão geral dos esquemas tradicionais e nuances do aparelho

Como fazer aberturas para ventilação?

A instalação da ventilação no banho é realizada da seguinte forma:

  1. Em locais selecionados, os furos são feitos de tal tamanho que o tubo ou caixa cabe livremente neles.
  2. O espaço ao redor do tubo é vedado para não comprometer a estanqueidade do ambiente.
  3. Do lado de fora, os buracos são cobertos com grades.
  4. Amortecedores especiais ou grades ajustáveis ​​​​são instalados no interior.

Parece simples, mas há algumas coisas a considerar. Por exemplo, os orifícios de ventilação podem ser feitos não apenas redondos, mas também quadrados ou retangulares com aproximadamente a mesma área de seção transversal. Nas banheiras de madeira, em vez de tubos de plástico ou aço, são instaladas caixas de madeira.

Nesse caso, escolher um furo retangular parece lógico, porque essa caixa é mais fácil de fazer com tábuas comuns.

É melhor planejar as aberturas de ventilação na fase de projeto, para que você não precise perfurar a parede acabada. As aberturas de ventilação que dão para a rua devem ser protegidas adicionalmente com telas contra insetos. A seção transversal do orifício de ventilação de entrada no balneário é calculada com base no padrão: 24 m².cm de seção transversal para cada metro cúbico de volume da sala ventilada.

Assim, para um banho com volume de 12 metros cúbicos. m você precisará de um buraco com área de 284 metros quadrados. cm Se você planeja fazer um furo redondo, seu raio é calculado usando a fórmula inversa da área de um círculo. Dividimos o indicador resultante por 3,14 (o número “pi”) e extraímos a raiz quadrada do resultado.

No nosso exemplo obtemos um raio de aproximadamente 9,5 cm e seu diâmetro é de 19 cm, neste caso a aderência exata às dimensões não é relevante, portanto um tubo com seção transversal de 200 mm é bastante adequado. Ou você pode pegar dois tubos de 100 mm. Se a seção transversal da ventilação for quadrada, as dimensões aproximadas serão 17X17 cm.

A ventilação natural tem vantagens inegáveis. Sua instalação é simples e relativamente barata; a operação não requer custos de energia elétrica ou instalação de dispositivos especiais. O design simples garante a ausência de avarias e uma longa vida útil do sistema de ventilação.

Grades de ajuste
Por dentro, são instaladas grades especiais nas aberturas de ventilação, nas quais os vãos podem ser ajustados, o que permite ajustar a intensidade dos fluxos de ar

No inverno, devido à diferença significativa de temperatura dentro e fora da sala de vapor, a tiragem pode aumentar sensivelmente. Isso pode causar um leve desconforto devido ao fluxo de ar muito rápido. Além disso, odores, nem sempre agradáveis, também podem penetrar no balneário vindos do exterior. Controlar o fluxo de ventilação pode resolver esse tipo de problema.

A necessidade de ventilação forçada

A ventilação forçada no balneário raramente é usada. Geralmente é usado em grandes complexos com grande sauna a vapor, piscina, etc.E em um balneário de tamanho padrão, tais métodos são utilizados nos casos em que, por algum motivo, a ventilação natural não funciona muito bem ou nem funciona.

Exaustor para banho
Na hora de escolher um exaustor para balneário, faz sentido escolher um modelo que resista ao calor e funcione por muito tempo em condições de alta umidade.

Para corrigir a situação e transformar a ventilação natural em ventilação forçada, basta instalar um ventilador de alimentação na abertura adequada ou um exaustor no exaustor. Ambos os ventiladores geralmente não são instalados ao mesmo tempo; a ventilação complexa de fornecimento e exaustão é usada apenas em grandes instalações. E em um balneário normal, um exaustor mecânico é suficiente.

Se o ar for removido à força da sala, novos fluxos ocuparão o espaço livre de acordo com as leis da física. Em grandes complexos de banhos tudo é um pouco mais complicado. Nessas instalações, primeiro calcula-se a taxa de troca de ar, projeta-se um sistema de ventilação e selecionam-se ventiladores de potência adequada.

Para uma pequena sauna a vapor, um ventilador comum e não muito potente, que pode ser adquirido em uma loja, também é adequado. Alguns artesãos até fazem exaustores mecânicos usando um cooler de uma unidade de sistema antiga. Aqui está um exemplo simples de cálculo da potência do ventilador para um banho normal.

Digamos que haja uma sala com área de 9 m2. com pé-direito de 2 M. O volume dessa sala é de 18 metros cúbicos. m. A taxa de troca de ar recomendada para banhos é cinco. Multiplicando o volume da sala pela taxa de troca de ar, obtemos o desempenho necessário do exaustor - 90 metros cúbicos. m/h.

É possível usar um ventilador de potência um pouco maior, mas não se deve ter muito zelo, caso contrário a troca de ar ficará muito intensa. Se desejar atualizar a ventilação forçada do balneário, pode definir um temporizador para que o aparelho ligue automaticamente em determinados intervalos.

Usando sensores apropriados, você pode configurar a ventilação para ligar quando a temperatura ou umidade do ar especificada for atingida. Mas em uma casa de banho comum, essas dificuldades geralmente são desnecessárias.

Algumas palavras sobre ventilação de sauna

As opções de ventilação para um banho russo comum são descritas acima. Na sauna tudo funciona um pouco diferente. Aqui apenas a ventilação forçada ou combinada é aceitável. Nas saunas pequenas, esta última é mais adequada, nomeadamente um exaustor mecânico.

A principal tarefa ao ventilar uma sauna é garantir que o fluxo de ar frio aqueça rapidamente e se espalhe suavemente por todo o ambiente.

Ventilação da sauna
Para uma ventilação adequada da sauna, é necessária a realização de trocas de ar forçadas, por exemplo, por meio de exaustor. A mistura suave de fluxos de ar com diferentes temperaturas é importante

Mesmo uma sugestão de corrente de ar é categoricamente inaceitável, pois o efeito da subida perderá todo o seu encanto. Portanto, as dimensões da abertura de entrada são calculadas de acordo com o diagrama descrito acima, e a própria abertura está localizada estritamente atrás fogões aquecedorespara garantir um aquecimento rápido e quase instantâneo do fluxo de ar.

O exaustor ainda pode ficar localizado no canto oposto da sala sob o teto, porém, se houver exaustor, essa exigência não é tão rígida.Há situações em que a sala de sauna possui apenas uma parede externa, por onde entra o ar fresco e as massas de ar de exaustão são retiradas.

Diagrama de ventilação da sauna
Para manter condições de conforto durante a ventilação na sauna, o fluxo de ar é realizado próximo ao aquecedor, e um exaustor com ventilador pode ser colocado próximo ao chão na parede oposta

Neste caso, recomenda-se fazer o orifício de entrada a um nível de aproximadamente 20 cm do chão, mas deve ficar localizado estritamente atrás do aquecedor. O exaustor é colocado na borda oposta da parede, ainda sob o teto. O fluxo de ar frio vai aquecer e se mover em círculo ao longo das paredes da sala, misturando-se gradativamente com o restante do ar da sauna.

Esta ordem garantirá a troca de ar necessária e manterá a temperatura do ar em um nível aceitável. Para obter a troca de ar mais rápida possível, use o chamado esquema de alta velocidade. O orifício de entrada é feito normalmente - a 20 cm do nível do chão. Um exaustor mecânico também é colocado no mesmo nível do chão, só que montado na parede oposta.

O ar quente sobe até o teto da sauna, onde esfria, desce pela parede oposta e sai pela saída de exaustão. A ventilação é feita rapidamente e a mudança na temperatura do ar praticamente não é sentida.

A mistura mais suave de ar fresco da rua e massas de ar aquecidas no interior pode ser conseguida se instalar a abertura de alimentação a um nível de cerca de 50 cm, mas ainda próximo do aquecedor. O exaustor é colocado junto ao chão a uma altura de 20 cm, sendo que a velocidade de ventilação nesta opção é ligeiramente inferior à dos outros esquemas.

Leia sobre como organizar a ventilação de uma sauna com aquecedor elétrico. este material.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Informações detalhadas e interessantes sobre os princípios da ventilação da sala de vapor são apresentadas aqui:

Sem dúvida, a ventilação no balneário é necessária. Somente com a troca de ar adequada os procedimentos de banho realmente trarão benefícios reais à saúde dos visitantes, e os proprietários do prédio serão poupados de custos adicionais para controle de mofo e reparos contínuos.

Você tem alguma dúvida sobre como organizar a ventilação na sauna? Ou talvez você mesmo tenha tido a oportunidade de organizar este sistema e possa compartilhar sua experiência com os visitantes do nosso site? Por favor, deixe seus comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Miron

    Eu só tenho a chamada ventilação estourada. Não forneci mais nada além da janela e da porta. Mas posso dizer: isso é suficiente. Eu tenho uma sauna a vapor muito pequena. Oito quadrados no máximo. Mas é o suficiente para nossa família. Eu o equipei em um antigo celeiro permanente. Fiz tudo sozinho, já usamos há quase dois anos, estamos felizes com tudo.

  2. Também temos nosso próprio balneário. Nós cozinhamos toda semana. Acredito que a ventilação estourada é a mais acessível e simples. Não há necessidade de saber o que e como fazer corretamente para que a sala de vapor seja ventilada. E então tomaram banho de vapor, abriram janelas e portas. Tudo resistiu e não há mofo ou bolor. Já usamos o balneário há vários anos e está tudo bem, está como novo.

  3. Zhenya

    Caras experientes construíram nosso balneário há vários anos. Eles próprios recomendaram ventilação intermitente. Na época não entendíamos muito, apenas confiamos nos construtores. Agora entendemos que não erramos.Não monitoramos particularmente o balneário e não o ventilamos. Cozinhamos uma vez por semana. Durante todos esses anos, nenhuma umidade ou mofo apareceu. Estamos satisfeitos com o resultado. Na minha experiência, a ventilação intermitente é a mais prática. Bem, claro, é uma questão de gosto.

  4. Michael

    E fiz isso para meus clientes como na segunda opção, ou seja. a entrada de ar fica atrás da caldeira e a conduta de exaustão fica no canto oposto. Além de dois orifícios ajustáveis ​​- um sob o teto e o segundo sob as prateleiras. Quando você vaporiza, o superior fica fechado, o inferior fica aberto, quando você ventila, você abre o superior e fecha o inferior. Eles já usam há quatro anos, a sauna está como nova (eles usam intensamente)!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica