Como se livrar do mofo em uma máquina de lavar usando meios improvisados em casa
Às vezes, após a lavagem, em vez de um agradável cheiro de frescor, você pode sentir claramente o mofo da roupa vindo do nada e, como resultado do exame do assistente eletrônico, manchas escuras, escorregadias ao toque e salientes são descobertas em algumas áreas.
Muitos usuários de máquinas de lavar estão preocupados com a questão: quando apareceu mofo na máquina de lavar, como se livrar dele para sempre?
O conteúdo do artigo:
O que é mofo e por que é perigoso?
As manchas de mofo são colônias de fungos muito pequenos. Se você olhar para eles através de lentes de microscópio, poderá ver fios (micélio) e espessamentos em suas extremidades (esporos). Estes últimos são separados do corpo da mãe e viajam com o fluxo de ar.
Os esporos de mofo podem ser encontrados tanto em ambientes externos quanto internos. Escondendo-se e não se mostrando de forma alguma, eles aguardam a hora.
Quando ocorrem condições favoráveis, como alta umidade e calor, os esporos germinam rapidamente. Como resultado, formam-se colônias, que são manchas escuras em alguns objetos.
Na natureza, o mofo vive em quase todos os lugares. Esses fungos desempenham um papel muito importante no ciclo das substâncias, auxiliando no aproveitamento de resíduos orgânicos.
O homem aprendeu a sintetizar um medicamento a partir deles, que salvou milhões de vidas.
O mofo produz uma substância tóxica especial - micotoxina. Penetrando no corpo humano de várias maneiras, causa os seguintes sintomas:
- em caso de contato com a pele – irritação e coceira;
- entrar no sistema respiratório - tosse e falta de ar;
- penetrar no trato gastrointestinal e interromper o funcionamento da microflora normal ali presente - inchaço, diarréia, prisão de ventre;
- absorvido pela corrente sanguínea e entrando nas células nervosas - enfraquecimento da atenção e da memória.
Portanto, se forem encontradas colônias na casa, você deve começar imediatamente a destruí-las.
Causas do mofo
Existem muitas razões pelas quais uma máquina de lavar fica infectada com mofo. Mas quase sempre os proprietários do aparelho são os culpados pelo aumento da proliferação de fungos, pois não seguem as regras de cuidado com os eletrodomésticos.
Razão nº 1 – instalação no lugar errado
Como mencionado acima, o mofo só pode crescer e se multiplicar rapidamente em condições apropriadas. Idealmente, isto é 90% de umidade e +20 °C de temperatura. Pequenos desvios desses indicadores também são bastante aceitáveis para fungos microscópicos.
Na casa de uma pessoa, essas condições são mantidas no banheiro durante todo o ano, portanto, instalar uma máquina de lavar aqui é altamente indesejável.
Para este efeito, uma cozinha ou corredor é mais adequado. Se não houver escolha e a instalação só for possível no banheiro, você definitivamente deve cuidar de uma boa ventilação.
Razão #2 – a porta está sempre fechada
Após o término da lavagem e a retirada da roupa do tambor, muitas vezes os proprietários fecham bem a porta da escotilha de carregamento. Faça o mesmo com o reservatório para encher o pó.
Como resultado, as gotas de água que permanecem no interior da máquina após a lavagem criam excelentes condições para a vida dos fungos.
Ao final da lavagem, quase sempre fica uma certa quantidade de água nas dobras do punho de borracha, que funciona como vedação da porta. Aos poucos irá evaporar, o que garante alta umidade no interior da máquina. Isto é exatamente o que os esporos de mofo precisam para crescer rapidamente.
Razão #3 – lavar a baixas temperaturas
Para economizar energia, os proprietários lavam constantemente em água pouco quente. Isto é preocupante pelo fato de os componentes da máquina de lavar não serem desinfetados em altas temperaturas.
Razão #4 – uso indevido de detergentes
Em particular, estamos falando de usando pó sem alvejante. Os aditivos branqueadores em detergentes em pó não apenas restauram a aparência original de roupas de cores claras, mas também são desinfetantes que podem derrotar fungos nocivos.
No entanto, não é necessário usar constantemente estes detergentes. Alternar 3-4 lavagens com pó normal é suficiente.
Outra possível razão é lavagem incorreta com amaciante. Ao lavar com condicionador, certifique-se de fazer um enxágue extra.
Caso contrário, novamente por razões de economia ou simplesmente por desconhecimento, partículas de abrilhantador permanecem na porta, nas dobras do punho de borracha, na malha do tambor e nas paredes do tanque. Este terreno fértil é perfeito para o crescimento de fungos.
Razão nº 4 – problemas de conexão
O mofo na unidade de lavagem pode ser causado por conexão inadequada ao sistema de esgoto. Como resultado, a água não escoa corretamente e parte dela permanece dentro da máquina.
Água estagnada e suja é a melhor forma de promover o desenvolvimento de colônias de fungos.
Recomendamos a leitura de nosso outro artigo, onde descrevemos detalhadamente o processo conectando a máquina de lavar às comunicações.
Métodos caseiros de remoção de mofo
Antes de começar a “salvar” a máquina de lavar, você precisa entender exatamente o que os fungos não gostam.
O que eles não gostam é o seguinte:
- ambiente ácido;
- álcalis agressivos;
- temperaturas altas;
- superfície seca.
Com base nesses indicadores, você sempre poderá encontrar o remédio ideal, após o qual o mofo desaparecerá de uma vez por todas.
Método #1 – limpeza com ácido cítrico
Este método é considerado eficaz quando nenhum vestígio óbvio de mofo é visível no carro, mas um cheiro de mofo é constantemente sentido. Ou seja, quando os fungos microscópicos ainda não tiveram tempo de se instalar completamente na unidade.
Faça isso deste modo:
- Lave e seque bem o compartimento destinado ao enchimento do pó.
- Insira a bandeja de volta na máquina e encha-a com ácido cítrico. 200 g da substância são suficientes para a limpeza.
- O painel de controle configura um dos programas de lavagem, que prevê o uso de água na temperatura mais alta.
- Execute o ciclo de lavagem ocioso.
- No final do programa, limpe cuidadosamente todos os componentes acessíveis da máquina com um pano seco.
- A porta e o compartimento de pó ficam entreabertos. Isso manterá o carro bem ventilado.
Método de ácido cítrico pode ser usado para fins preventivos.Para fazer isso, uma vez a cada 4-6 meses é necessário submeter o equipamento ao procedimento descrito.
Método #2 – Limpar o carro com vinagre
O vinagre funciona segundo o mesmo princípio do ácido cítrico. Mas o processo de limpeza do aparelho com essa substância apresenta algumas diferenças.
A técnica é realizada da seguinte forma:
- Meio copo de solução de ácido acético a 9%, que pode ser adquirido em quase todos os supermercados, é colocado no compartimento de pó.
- No painel de controle, selecione o programa mais longo com temperatura máxima.
- Comece a lavagem.
- Depois que a água da máquina de lavar esquentar bem, pressione pausa e espere uma hora e meia.
- Passado o tempo, a máquina é reiniciada para finalizar a lavagem.
- Faça uma solução em um recipiente separado: 50 ml de vinagre 9% são adicionados a 100 ml de água. Use este líquido para limpar todas as superfícies acessíveis da máquina de lavar.
- Escolha o programa mais curto. Eles lançam.
Uma lavagem adicional ajudará a remover qualquer ácido restante da unidade. Após a lavagem, limpe bem o carro, quase seco.
Usando a técnica descrita, você pode eliminar não apenas o mofo, mas também as incrustações da sua máquina de lavar. Além disso, você deve usar exatamente uma solução de vinagre a 9%. Concentrações mais altas de ácido podem danificar peças da unidade.
Método #3 – usando “Whiteness” e “Domestos”
Se houver muito mofo no carro, o que pode ser avaliado pelas inúmeras manchas escuras, são usados produtos domésticos projetados para desinfetar e limpar pias e vasos sanitários da sujeira.
Esta é a Belizna, conhecida pelas nossas avós, e as preparações mais recentes que contêm cloro, por exemplo, Domestos.
Com a ajuda deles, o carro fica livre de mofo da seguinte forma:
- Selecione o programa mais longo com regime de alta temperatura.
- Despeje 1 litro de “Whiteness” ou produto similar no compartimento de pó.
- Inicie o ciclo vazio.
- Quando a água da máquina aquecer bem, pare a lavagem por 1 a 1,5 horas.
- O programa é reiniciado.
- Após a conclusão da lavagem, coloque 2 colheres de sopa no compartimento de pó. vinagre ou adicione 200 g de ácido cítrico.
- O ciclo de enxágue é definido no painel de controle. Eles estão lançando.
No final, limpe bem todos os componentes acessíveis com um pano macio e seco.
O cloro é uma substância venenosa e seu cheiro não é agradável. Portanto, após limpar a máquina de lavar desta forma, o ambiente onde a unidade está instalada deve ser bem ventilado.
Método #4 – tratar a máquina com sulfato de cobre
O sulfato de cobre ou sulfato de cobre é um produto utilizado com sucesso na agricultura para combater doenças de plantas causadas por fungos. Você pode encontrá-lo em lojas especializadas em jardinagem.
Na aparência são pequenos cristais azuis. Também pode ser usado como limpador de mofo em máquinas de lavar. É preciso ter em mente que o vitríolo é um veneno forte, por isso é preciso trabalhá-lo com muito cuidado.
A máquina é tratada com sulfato de cobre da seguinte forma:
- Prepare uma solução despejando 50 g de pó em um recipiente adequado e aumentando o volume para 5 litros.
- Usando pequenas luvas de borracha nas mãos, aplique o produto nas áreas afetadas pelo mofo com uma esponja. Na maioria das vezes, é um manguito, um tambor e um recipiente para encher o pó.
- A máquina é deixada nesta forma por 3-4 horas.
- Feche a porta da escotilha e inicie o programa de enxágue.
Após a conclusão do procedimento, o dispositivo estará bem ventilado. O método de tratamento com sulfato de cobre é mais adequado para limpar componentes de máquinas de lavar muito contaminados com mofo.
Método #5 - Limpeza com carbonato de sódio
Usando este produto barato, você pode limpar completamente sua máquina de lavar e livrar a unidade de odores desagradáveis.
A limpeza com carbonato de sódio é realizada de acordo com os seguintes pontos:
- O pó de refrigerante é misturado com água na proporção de 1:1.
- A mistura resultante é aplicada com uma esponja nas partes acessíveis da máquina: tambor, manguito de borracha, porta.
- Limpe bem o compartimento onde os detergentes são colocados com bicarbonato de sódio.
- Deixe o produto agir por uma hora e meia.
- Com o passar do tempo, o carbonato de sódio, junto com o mofo e a sujeira, é removido com uma esponja úmida.
- Ligue a máquina no modo de lavagem rápida.
Após a unidade concluir o programa, limpe bem todos os componentes com um pano seco.Em vez de pó de cinza de cálcio, você pode usar bicarbonato de sódio comum, mas neste caso a eficácia da limpeza será menor.
Como limpar nós individuais?
Muitas vezes, colônias de fungos depositam-se no manguito de borracha e no compartimento de enchimento do pó. Para se livrar deles, você precisa trabalhar minuciosamente nas áreas problemáticas.
Removendo mofo de um punho
Sujeira e água geralmente se acumulam sob o manguito, que serve de vedação para a porta da escotilha de carregamento, e em suas dobras. Caso apareça mofo, apenas limpar a parte externa com um pano, mesmo com o uso de produtos químicos apropriados, não é suficiente.
As seguintes ações serão mais eficazes:
- Usando uma ferramenta, como uma chave de fenda, pegue a braçadeira de arame e mova-a em círculo, com muito cuidado para não danificar a borracha, retire o manguito.
- A peça é bem lavada em um recipiente grande com água, detergente e água sanitária.
- Use uma esponja embebida em uma solução contendo cloro para limpar completamente o tambor e a porta.
A peça removida só é devolvida depois que todos os componentes estiverem secos. O micélio dos fungos pode crescer profundamente na borracha, por isso nem sempre é possível lavar completamente o manguito.
Nesses casos, a situação só pode ser corrigida substituindo pneus danificados para um novo.
As nuances da limpeza do recipiente de pó
A bandeja, projetada para receber detergentes e abrilhantadores, pode ser chamada de “local sujo” da máquina de lavar.
Além disso, quase sempre sobra água após o término do programa.Conseqüentemente, o compartimento é um local favorito para o assentamento de colônias de fungos.
Se aparecer mofo no recipiente de pó, limpe-o da seguinte forma:
- A bandeja é retirada da máquina e bem lavada em água quente.
- Água morna é colocada em um recipiente adequado e um dos produtos químicos é adicionado lá: Brancura, Domestos, Pato higiênico, Silit.
- Mergulhe o compartimento na solução resultante por várias horas.
- Passado o tempo, a bandeja é retirada e bem lavada com escova e pano alternadamente.
- Enxágue bem com água limpa.
- Seque ao ar e depois retorne ao lugar.
Se a bandeja apresentar vestígios de mofo quase imperceptíveis, basta limpá-la bem com uma escova em água quente. O filtro de drenagem, onde costuma ser encontrado mofo, também é limpo da mesma forma.
Prevenção de fungos
Para evitar o crescimento de mofo em sua máquina de lavar, você deve seguir regularmente regras simples de prevenção:
- Mesmo que por algumas horas, você não deve deixar roupas já lavadas sem retirá-las do tanque. Se não for possível pendurá-lo imediatamente, é melhor colocá-lo em uma bacia.
- Uma vez a cada 20-30 dias você deve lavá-lo em um programa longo com alta temperatura. Certifique-se de usar alvejante em pó como detergente.
- No intervalo de 3 a 6 meses, deve-se iniciar a lavagem sem roupa em alta temperatura com vinagre ou ácido cítrico adicionado à água. Isso destruirá os esporos de fungos que ainda não germinaram.
- Não use frequentemente vários amaciantes e amaciantes de roupas.Suas partículas permanecem nas paredes e contribuem para o desenvolvimento de fungos microscópicos.
- Deve ser cuidadosamente limpo periodicamente filtro de drenagem e uma mangueira através da qual a água da máquina flui para o esgoto.
Após cada lavagem, certifique-se de limpar o manguito de borracha e secar o tambor com um pano.
É melhor retirar o recipiente de pó da máquina e secá-lo bem ao ar. A porta da escotilha para carregar a roupa deve estar sempre entreaberta.
Seguir essas regras evitará que o mofo se acumule dentro da máquina de lavar. Com isso, o auxiliar domiciliar trabalhará por muito tempo, com eficiência e não causará danos à saúde dos familiares.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Conselhos de usuários que já experimentaram vários métodos de limpeza de mofo em uma máquina ajudarão você a entender algumas das nuances do processo.
Informações úteis da experiência de limpeza de uma máquina de lavar:
Uma dona de casa experiente lhe dirá como cuidar de uma máquina de lavar:
Regras simples de prevenção e limpeza oportuna fornecerão proteção confiável para sua máquina de lavar contra colonos extremamente indesejáveis - fungos de mofo..
Se o problema se fez sentir, então, munido dos métodos propostos e realizando regularmente medidas preventivas limpando a máquina de lavar, será muito mais fácil lidar com isso.
Talvez você conheça outros métodos eficazes para eliminar o mofo em uma máquina de lavar e usá-los com sucesso? Por favor, conte aos nossos leitores sobre eles - deixe seus comentários e faça perguntas no bloco abaixo.
Quando o carro é novo, fica tão lindo! Limpo, brilhante e inodoro.Tive que trocar a máquina e a princípio você colocou roupa nela com muito prazer. Sai perfeitamente limpo e fresco. Prefiro limpar meu carro com carbonato de sódio. Tenho medo de usar produtos como o Domestos e me parece que o ácido cítrico é de pouca utilidade.
E com razão. Domestos é um limpador agressivo que contém cloro; os fabricantes não recomendam seu uso. Nocivo para o “interior” da máquina de lavar.
Olá. Domestos não se destina à limpeza de máquinas de lavar, mas pode ser utilizado para limpeza da bandeja de alimentação, desconectada da estrutura geral. Sou a favor de produtos especializados, mas o suco de limão limpa muito bem.
Compramos uma máquina de lavar usada do pessoal do centro de serviços após os reparos. Em geral o seu estado não era mau, foi dada uma garantia. Quando nos trouxeram, ficamos com a dúvida de como lavá-lo, pois havia mofo no elástico, e havia um cheiro de mofo, a porta não era aberta há muito tempo. Lavamos tudo com vinagre e retiramos parcialmente. Também existe uma boa maneira de se livrar de odores e mofo: fazer um programa a 90 graus com ácido cítrico (alguns maços serão suficientes). Ele nos ajudou, a máquina agora está como nova e sem odores.
Também pegamos mofo, bem na borda. Conseguimos nos livrar dele, mas na última vez que o mestre nos visitou, ele avisou que deveríamos tentar não lavar a 30 graus. Desde então mudamos para 60 e parecia que o mofo não aparecia mais. Compramos algum outro produto para o cheiro do carro. Não me lembro qual, mas tudo passou desde então.Não se deve ligar o carro, pois pode aparecer mofo no interior, onde é impossível retirá-lo sozinho e você terá que gastar muito dinheiro chamando um técnico e limpando o carro. Bem, ou até compre um novo.