Manguito para máquina de lavar: finalidade, instruções para substituição e reparo
As suspeitas de que a braçadeira de uma máquina de lavar se tornou inutilizável surgem quando a água pinga por baixo da porta de uma unidade de trabalho.Se a causa do vazamento for realmente uma violação da integridade da junta de borracha, não fique muito chateado. Se desejar, a estanqueidade do tanque pode ser restaurada de forma independente.
Diremos como substituir você mesmo este importante tipo de vedação, que garante a estanqueidade de um tanque cheio de água durante a lavagem. Nosso artigo descreve passo a passo o processo de remoção e instalação de um novo manguito. Nossos conselhos irão ajudá-lo a alcançar um resultado impecável.
O conteúdo do artigo:
O que é uma braçadeira?
O principal objetivo da peça de borracha instalada na escotilha de uma lavadora automática é vedar hermeticamente o tanque de carga durante a operação da máquina. Esta camada não permite que nem uma gota de água vaze.
A localização do manguito e sua aparência dependem totalmente do modelo da máquina. Se o carregamento for frontal, uma camada de borracha conecta o tanque à parede frontal da unidade e tem formato redondo. EM modelos de carregamento superior A parte de linho combina o tanque com a parede superior e tem o formato de um retângulo.
Anteriormente, as vedações eram feitas de borracha muito flexível. Nos modelos modernos, os punhos são quase sempre instalados a partir de um material semelhante de origem artificial - o silicone. Não perde suas propriedades elásticas em uma ampla faixa de temperatura e não “bronzea” com o tempo.
Os punhos de diferentes modelos diferem em tamanho e formato. Se a máquina de lavar tiver funções adicionais, por exemplo, secagem e aquaspray, a peça poderá ter furos adicionais.
Quais são os motivos do desgaste de uma peça?
Não existem muitos motivos pelos quais o manguito deixa de desempenhar suas funções. Além disso, a maioria deles ocorre quando as regras de uso de eletrodomésticos não são seguidas.
Os principais são os seguintes:
- danos mecânicos causados por objetos ásperos;
- forte vibração do tambor durante a rotação;
- exposição a agentes agressivos;
- aparência de mofo em borracha;
- carregamento impreciso de itens sujos ou remoção de itens já lavados;
- desgaste natural.
Danos causados por objetos ocorrem quando itens ásperos são frequentemente lavados na máquina, por exemplo, tênis, agasalhos com “cobras” duras, etc. Produtos de metal (pregos, chaves) e plásticos que caíram no tambor por descuido do usuário também podem causar a formação de defeitos significativos na borracha.
O tambor da máquina de lavar tende a vibrar fortemente se a máquina não estiver instalada corretamente. Conseqüentemente, o manguito preso a ele sofre. O uso frequente e em altas concentrações de agentes branqueadores faz com que a borracha fique mais áspera. E a perda de elasticidade, como se sabe, está associada ao rápido aparecimento de defeitos.
Os ácidos e álcalis usados em para limpar o carro. Mas, novamente, se forem usados incorretamente. Por exemplo, alguns utilizadores acreditam que quanto maior for a concentração do produto, mais eficaz será a limpeza. Ao mesmo tempo, não levam em consideração a influência agressiva nas peças disponíveis para processamento.
O mofo são fungos microscópicos que vivem em colônias. Instalado em borracha macia, o micélio dessas minúsculas criaturas é capaz de germinar profundamente. Se o dano for grave, manchas cinza-escuras que emitem um odor desagradável não podem ser removidas com nada. Nesta situação, apenas substituir a braçadeira por uma nova irá salvá-lo.
A máquina de lavar não dura para sempre. Mesmo se você manusear com muito cuidado, as peças se desgastam gradualmente. A vedação de borracha não é exceção. Ele experimenta constantemente atrito do tambor giratório máquina de lavar e roupa de cama, mudanças de temperatura, exposição a detergentes. Todos esses fatores tornam a borracha quebradiça e quebradiça com o tempo.
Como substituir corretamente?
Primeiro você precisa verificar o estado do manguito. Para inspecionar completamente a vedação quanto a danos, ela deve ser quase completamente removida da máquina. Para isso, basta retirar a pinça que segura a parte do manguito que fica fixada na parede frontal.
Após a inspeção, pode ser tomada a decisão de substituir o elástico por um novo ou reparar o existente. Considere as instruções para a substituição passo a passo do manguito.
Passo #1 – remova o grampo frontal
A braçadeira é fixada na parede frontal de diferentes maneiras para diferentes modelos. Tudo depende do material utilizado na confecção da peça.
Existem 3 opções:
- usando travas;
- tensão da mola;
- fixação por parafuso.
O primeiro método é usado para grampos de plástico, o restante para grampos de metal. Em qualquer caso, você precisará de uma chave de fenda para remover a peça.
Em seguida, atuam dependendo da fixação: o parafuso é desparafusado, a mola é puxada para trás e afrouxada e a braçadeira de plástico é puxada em sua direção no local onde as travas se encontram. Depois disso, usando a mesma chave de fenda, não será difícil remover a braçadeira.
Porém, nem tudo é tão simples. Algumas empresas produzem modelos de unidades de lavagem em que a desmontagem do “elástico” exige necessariamente a remoção da parede frontal.
Esses incluem:
- Samsung;
- Beko;
- Siemens;
- LG;
- Bosch;
- Hansa.
É muito difícil realizar essa manipulação sozinho, mas é possível se desejar. O principal é agir com muito cuidado para evitar danos aos fios e contatos conectados à fechadura localizada na parede.
Passo #2 - remova o painel frontal
A primeira coisa que você precisa fazer é desconectar o aparelho da fonte de alimentação e certificar-se de que não há água no tambor e no reservatório.Somente após essas etapas você poderá prosseguir diretamente para a remoção do painel frontal.
Para chegar ao parafuso que prende a parede na parte superior, deve-se retirar o recipiente de pó. Para isso, puxe a bandeja totalmente para fora, pressione a chave de travamento em seu interior e retire-a da máquina.
Agora você precisa abrir e desconectar a escotilha localizada na parte inferior da parede frontal da máquina. Para isso, use uma chave de fenda para desparafusar o parafuso de fixação do painel da base, mova-o para a direita até ouvir um clique e mova-o em sua direção.
Em seguida, abra a porta da escotilha e remova a braçadeira que prende a braçadeira ao painel frontal. Isso é feito levantando a mola tensora com uma chave de fenda e removendo-a junto com a braçadeira da ranhura da vedação de borracha.
Em seguida, a borda do manguito é puxada para fora da reentrância em círculo, o elástico é “afundado” no corpo e a porta da escotilha é travada. Todas as ações acima fornecem acesso aos parafusos inferiores e superiores. Eles são desparafusados, após o que o painel é movido alguns centímetros para frente e cuidadosamente separado do corpo.
Mantendo a parede frontal suspensa, desconecte os prendedores de fio plástico dela e, em seguida, os contatos de travamento da escotilha. Agora você pode colocar de lado com segurança o painel frontal da máquina, remover a braçadeira e começar a examinar o manguito puxando sua parte frontal em sua direção.
Passo #3 - retire o manguito de trabalho
Depois de remover a braçadeira frontal (como fazer isso foi discutido acima), a vedação de borracha é completamente removida.
Proceda da seguinte forma:
- Retire com cuidado a parte frontal da vedação de borracha, que fica presa no corpo da máquina, devido à sua própria tensão.
- Encontre a marca de montagem. Ele está localizado no próprio manguito.
- Usando um marcador, marque a marca de resposta no tanque.
- Remova o segundo grampo da mesma forma que o primeiro.
Após a conclusão do trabalho, o manguito pode ser facilmente removido da máquina. A parte só precisa ser bem puxada em sua direção.
Passo #4 – inspecione a vedação de borracha
Nesta fase, você examinará cuidadosamente o elástico retirado por todos os lados, prestando atenção especial aos locais das dobras. Se, após o exame, forem detectados cortes, furos, rachaduras e outros danos no manguito, é aconselhável substituir a peça por uma nova.
Ao selecionar uma peça nova, lembre-se de que não é possível comprar elásticos de outros modelos de máquinas de lavar, mesmo que tenham semelhanças significativas na aparência. Somente um manguito projetado para uma marca específica de unidade pode ser absolutamente adequado. Somente um mestre pode selecionar análogos e somente em uma situação desesperadora.
Passo #5 – prepare o local de instalação
Quando o manguito precisar ser substituído, como é claramente evidenciado por rachaduras e outros danos, você pode começar a instalar com segurança um novo “elástico”.A etapa preparatória antes de instalar um novo manguito é limpar completamente a borda do tanque. Normalmente, resíduos de sujeira e detergente se acumulam neste local.
É preferível limpar a borda com uma esponja, umedecendo-a generosamente em água com sabão. Neste caso, não há necessidade de lavar a espuma restante e secar a peça. O sabão servirá como uma espécie de lubrificante e ajudará você a concluir a instalação com mais rapidez.
Passo #6 - instale uma nova braçadeira
Colocar uma nova vedação no tanque não é totalmente fácil. O material é muito difícil de esticar e, além disso, “exerce resistência”, recusando-se obstinadamente a se encaixar.
O primeiro passo é aplicar o manguito na borda superior do tanque para que as marcas de montagem coincidam. Em seguida, deslizando os polegares de ambas as mãos sobre a borracha, puxe a vedação até a borda.
Na próxima etapa, o lubrificante com sabão vem em socorro. O manguito é esticado na parte inferior e é bastante difícil de colocar. Portanto, aqui a vedação é forçada no tanque. Após essas manipulações, o “elástico” é segurado firmemente na borda.
O último ponto é verificar se a peça está instalada corretamente. Se a braçadeira não aderir firmemente ao metal em alguns lugares, ocorrerão vazamentos enquanto a máquina estiver funcionando.
Passo #7 - aperte a braçadeira interna
Os métodos de instalação dos grampos internos variam dependendo da montagem. Se a tensão for de mola, a instalação será feita com uma chave de fenda. A ferramenta é inserida no orifício de bloqueio da escotilha e uma mola é colocada nela.Assim, a fixação estica-se livremente e a pinça é facilmente colocada no lugar certo.
Se você tiver uma braçadeira com parafuso, a tarefa será um pouco simplificada. A tensão é quase completamente desparafusada e a braçadeira é colocada em seu assento. Para fortalecer a peça, basta apertar o parafuso novamente.
Se a máquina de lavar estiver equipada com uma pinça de arame sem tensores, um alicate de bico redondo será usado como ferramenta auxiliar. Eles apertam cuidadosamente as pontas de metal, e o nó resultante fica escondido na reentrância do punho previsto para esse fim.
A maneira mais fácil é colocar uma pinça de plástico. Ele é protegido por travas especiais. Após a conclusão do trabalho, o manguito é puxado para a borda do painel frontal da máquina e também preso com uma pinça.
Finalmente, verifique se há vazamentos na vedação. Para fazer isso, inicie o programa de lavagem mais rápido. Se não forem observados vazamentos durante a operação da unidade, a braçadeira está instalada corretamente.
Sutilezas do reparo do manguito
Às vezes surgem situações em que o “elástico” localizado na escotilha da máquina de lavar quebra e ainda não é possível substituir o manguito.
Quando poderão ser necessários reparos?
Por exemplo, neste momento é impossível encontrar uma peça adequada para o modelo de carro existente, ou está encomendada e a entrega demorará muito.
Há também circunstâncias em que neste momento é impossível destinar dinheiro do orçamento familiar para a compra de uma peça nova. Nessas situações, consertar o manguito, ou seja, selar o local do dano, vai ajudar.
Observe que colar o patch é uma medida temporária. Portanto, você precisa tentar substituir a vedação desgastada por uma nova o mais rápido possível.
Como selecionar e preparar um manguito?
Primeiro de tudo, você precisa inspecionar o manguito com vazamento e determinar a causa do dano. Só assim é possível saber se é aconselhável reparar a vedação ou se não adianta. Para fazer isso, você terá que remover o manguito da máquina usando o método descrito acima.
Se o corte, perfuração ou abrasão for pequeno, o reparo definitivamente faz sentido. E quando o dano for grande ou houver vários, é melhor não se apressar na vedação.
Após determinar a causa do reparo, o material para o remendo deve ser selecionado. Deve ser durável e ao mesmo tempo elástico. Alguns especialistas recomendam o uso de preservativos ou luvas médicas de borracha para essa finalidade.
Uma ótima opção são os remendos especiais projetados para consertar colchões de ar para natação. Você pode encontrá-los em lojas de esportes.
A cola planejada para uso deve ter excelentes propriedades adesivas. Neste caso, a substância deve permanecer elástica após a secagem completa. É exatamente assim que se comportam os produtos destinados ao conserto de calçados e produtos de borracha.
Instruções para selar o selo
Vedar um selo de borracha é uma tarefa que não requer conhecimentos e habilidades especiais. Porém, para garantir que o resultado não decepcione, é melhor seguir à risca as instruções.
Oferecemos o primeiro método de reparo - colagem. É realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Eles estão preparando um patch. Pedaços do material selecionado são dobrados em várias camadas e colados. O tamanho do remendo deve ser 1,5 a 2 vezes maior que o próprio defeito.
- A área danificada e a área ao redor são desengorduradas. Para isso, use álcool, acetona, aguarrás, etc. Espere até que o desengordurante seque completamente.
- O adesivo é aplicado no manguito e no remendovocê.
- Superfícies lubrificadas são pressionadas umas contra as outras imediatamente ou após alguns minutos - depende das instruções do tubo de cola.
- O manguito é fixo na sua posição natural com a ajuda de objetos adequados. Então a parte fica por um dia.
Depois que a cola secar completamente, a vedação poderá ser reinstalada.
Existe um segundo método, considerado mais confiável. Combina costura e colagem.
O método é executado da seguinte forma:
- O dano é costurado de ponta a ponta com linha sintética grossa. Neste caso, é utilizada uma costura de futebol.
- Depois, tudo é generosamente impregnado com selante de silicone para borracha e plástico.
A seguir, como no método anterior, o manguito é deixado em sua posição natural por um dia, após o qual é recolocado no corpo da máquina.
Após a conclusão do reparo, você deve verificar a qualidade do trabalho. Para isso, carregue a roupa no tambor e inicie a lavagem no programa mais curto. Ao final do ciclo, o local de colagem é inspecionado para identificar rupturas repetidas.
Você pode trocar não apenas o manguito que fecha hermeticamente a escotilha da máquina de lavar frontal com suas próprias mãos. Perfeito para DIYers domésticos substituindo a correia da máquina de lavar. As instruções passo a passo para realizar este trabalho estão descritas detalhadamente no artigo que recomendamos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Assistir aos vídeos ajudará você a entender melhor algumas das nuances da substituição do manguito de uma unidade de lavagem em diferentes modelos.
Substituindo o manguito em uma máquina de carregamento superior:
Substituindo a vedação de borracha da escotilha em um modelo de lavadora e secadora com carregamento frontal:
Danos na vedação de borracha da escotilha da máquina de lavar, ou seja, no manguito, é um problema que pode ser resolvido sem o envolvimento de profissionais. O principal é seguir as instruções e ter muito cuidado..
Se a substituição ainda causar dificuldades, entre em contato com uma central de atendimento ou chame um técnico até sua casa.
Deixe comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas sobre o tema do artigo. Conte-nos sobre sua experiência na substituição do manguito na escotilha da lavadora. Compartilhe segredos tecnológicos que podem ser úteis aos visitantes do site.
Muita sujeira se acumula neste punho elástico, por isso deve ser lavado e seco periodicamente. Além disso, nem é necessário desmontar a máquina e retirá-la, basta pelo menos desparafusar a braçadeira e limpá-la com um pano. Além disso, não se esqueça de deixar a porta da máquina aberta após a lavagem. Se você não fizer isso, então, em um local tão inacessível e constantemente úmido, se formarão colônias inteiras de vários microrganismos e, com elas, um odor desagradável.
Nossa máquina Indesit tem 13 anos.O manguito perdeu a apresentação - escureceu devido à exposição ao mofo, o material se soltou no local onde a água se acumula e apareceu um odor desagradável e persistente. Decidimos trocar o manguito. O mais difícil é retirar a porta da máquina, principalmente para quem não tem experiência. Qualquer pessoa pode trocar o manguito. E surgiu outro problema: a pinça quebrou durante a instalação. Mas nada, a máquina funciona bem sem ela.
O manguito de borracha é uma peça que não quebra com tanta frequência quanto outros componentes da máquina de lavar. No entanto, é útil saber como você mesmo pode substituí-lo. Tendo em conta que o custo de tal operação nas oficinas é bastante elevado. O único problema é que nem sempre é possível encontrar o punho original dos modelos antigos de máquinas de lavar, assim como qualquer outra peça. É por isso que temos que experimentar todos os tipos de remendos e selantes.
Eu tomei nota.
Substituir o manguito em uma máquina de lavar é uma tarefa bastante simples que qualquer proprietário pode realizar. Além disso, agora existem muitos vídeos no YouTube e manuais de texto.