Regras para verificação de analisadores de gases: frequência e metodologia de trabalho

É provável que você tenha se deparado com o controle governamental sobre aparelhos a gás.Talvez você seja um empresário e até os menores aspectos relacionados às despesas sejam importantes para você? Acreditamos que muito poucas pessoas conhecem as regras para verificar analisadores de gás e, enquanto isso, um dispositivo escolhido sem sucesso acabará custando dezenas de milhares de rublos em pagamento a maior.

Tentamos coletar todas as informações úteis juntos. Estamos falando de todos os pontos-chave: normas, frequência, etapas de verificação. Você abordará detalhadamente a escolha de um analisador de gás se ler o material que apresentamos.

Os analisadores de gases estão sujeitos a regulamentação governamental, pois garantem a segurança em instalações em diversos ramos da atividade humana. Trata-se principalmente de verificações realizadas para garantir a conformidade com as características metrológicas. Vamos descobrir juntos como as atividades de verificação são realizadas.

Características dos instrumentos de análise de gases

Um analisador de gases é um dispositivo para determinar a composição quantitativa e qualitativa de uma mistura de gases. Isso é o que diz a ciência. Os analisadores de absorção portáteis, nos quais os reagentes absorvem gradualmente os componentes do gás, tornaram-se difundidos. Dispositivos automáticos determinam continuamente os valores físicos e físico-químicos das misturas e seus componentes.

Os analisadores de gases são divididos em 3 grupos.Todos os dispositivos operam com métodos físicos de análise, e a diferença se expressa na capacidade de levar em consideração processos químicos.

Analisador de gases estacionário Sigma-03
Sigma-03 é um analisador multicanal estacionário com blocos e módulos separados, incluindo o bloco de informações SIGMA-03.IPK, o kit também inclui até 8 sensores duráveis

Os dispositivos do tipo 1 monitoram, entre outras coisas, as reações químicas que acompanham. Os analisadores determinam mudanças na pressão da mistura de combustível e seu volume após interação química entre os componentes.

Os analisadores de gases tipo 2 fornecem indicadores de análise física, que abrange processos cromatográficos, de fotoionização, eletroquímicos, termoquímicos e outros processos físicos e físico-químicos.

Os dispositivos do tipo 3 operam apenas com base no princípio da análise física. Seus métodos de medição são magnéticos, densimétricos, termocondutométricos e ópticos.

Os instrumentos para análise de misturas de gases também são classificados:

  • por nomeação;
  • pelo número de canais de medição;
  • pelo número de componentes medidos;
  • por design;
  • por funcionalidade.

Vale a pena conhecer mais sobre dispositivos que se diferenciam neste último atributo. Os analisadores de gases desempenham as funções de instrumentos de medição convencionais, bem como alarmes, detectores de vazamento e indicadores.

Áreas de aplicação de analisadores de gás

Os medidores de gás são usados ​​em objetos explosivos, caldeiras de usinas termelétricas, empresas da indústria química e veículos. Os analisadores também são usados ​​antes do trabalho a quente em poços e porões.

Soldador realiza trabalho a quente
Gases explosivos representam uma ameaça particular em espaços confinados e estreitos - razão pela qual os analisadores de gás são indispensáveis ​​antes do trabalho a quente em porões e poços

Os aparelhos beneficiam proprietários de equipamentos de gás, vácuo e refrigeração: graças aos medidores, são determinados vazamentos, vazamentos e concentração de gases inflamáveis. Os médicos usam analisadores de gases para monitorar as concentrações no circuito respiratório durante procedimentos de alívio da dor. No campo da conservação da natureza, estes dispositivos também encontraram aplicações úteis.

Leia mais sobre o princípio de funcionamento do analisador de gases em este material.

Verificação de analisadores de gás na Rússia

Os instrumentos de medição sujeitos à supervisão estadual são inspecionados quanto à conformidade com as características metrológicas. O cidadão comum e os empresários devem saber que, desde 2008, as atividades nesta área são regulamentadas por Lei Federal nº 102 “Sobre a garantia da uniformidade das medições”. Um analisador de gás ou outro dispositivo de medição é verificado com certa frequência, geralmente uma vez por ano.

Preparação para calibração de um medidor de gás

As misturas de gases de calibração (CGMs) em cilindros são mantidas por 24 horas na sala de testes. O próprio analisador de gás é armazenado lá por pelo menos 2 horas. Paralelamente, são preparados equipamentos de inspeção, discutidos na documentação operacional.

Com base nos documentos e instruções de operação de um determinado produto, é verificado o equipamento do analisador, após o qual o dispositivo é preparado para operação. As medidas preparatórias fazem parte da metodologia de verificação de qualquer tipo de analisador de gases; na documentação técnica corresponde ao ponto 5.

Teste misturas de gases em cilindros
Há uma grande variedade de misturas de gases de calibração no mercado, mas apenas amostras padrão estaduais (GSO) são usadas para trabalhos de calibração.

A essência da verificação é que o ASG passe pelo equipamento de análise de gás na velocidade necessária.Quando o número de cilindros é superior a 1, é utilizada uma válvula multivias. A composição é trocada simplesmente girando a torneira.

Sequência de inspeção de equipamentos

A verificação começa com uma inspeção externa, e são levados em consideração problemas e danos visíveis. Eles também observam a clareza das inscrições no painel frontal e o estado das roscas nas ferragens. De acordo com as instruções de um analisador de gás específico, é realizada uma verificação de manutenção.

Durante o processo, a mistura de gases passará pelo redutor e entrará na linha que leva ao sensor. A verificação chegará à sua conclusão lógica quando o especialista determinar os principais indicadores das características metrológicas: erros nas medições, bem como variações nos indicadores com diferentes teores de gases.

A organização verificadora emitirá um certificado ou deixará uma marca no dispositivo. Devido ao design de alguns analisadores de gás, a marca às vezes é colocada diretamente em um documento em papel.

Existem 5 tipos de verificação:

  • primário;
  • periódico;
  • extraordinário;
  • inspeção;
  • especialista.

O principal é implementado antes de começar a operar o analisador. Além disso, após os reparos, os proprietários terão que repetir o procedimento.

As inspeções periódicas são realizadas de acordo com o plano. Os horários estão indicados na documentação, sendo esses horários compilados pelos serviços metrológicos das empresas. Depois que o plano for aprovado pela Rosstandart, ele ainda precisará ser aprovado pelo chefe da empresa.

Equipamento eletrônico para verificação
Para fazer a verificação, recorrem também a empresas privadas: estas são úteis em vários assuntos e os seus dados podem ser úteis em situações controversas

Será necessária verificação extraordinária em caso de perda do documento de inspeção do equipamento, danos ou tempo de inatividade prolongado do dispositivo.

Os analisadores de gás também estão sujeitos a inspeção.Isso significa uma visita no âmbito da fiscalização metrológica estadual.

Em caso de divergência sobre as características metrológicas, recorre-se à perícia. Pode ser indicado pelo Ministério Público ou pelo tribunal, mas às vezes basta o desejo do consumidor.

Diretrizes regulatórias para testar analisadores de gás

Os dispositivos devem funcionar corretamente na presença de interferências de rádio com valores dentro dos limites das Normas 1-72-9-72. Quanto aos indicadores dos próprios analisadores de gases, se necessário, não só a vazão, mas também a vazão em vez dela podem ser padronizadas. Se algo acontecer, o erro principal é substituído por componentes aleatórios e sistemáticos.

Os padrões metrológicos são estabelecidos em condições técnicas ou padrão para um determinado analisador de gases, dependendo do escopo de aplicação e indicando as condições para trabalhos de verificação em GOST 8.401-80. Em condições normais, a diferença entre os valores extremos de medição para o erro básico permitido está dentro de 25%.

Condições de trabalho

A primeira coisa é garantir a segurança. Somente aquelas instalações onde há fornecimento e ventilação de exaustão. Após o cumprimento deste requisito, é verificado o teor de substâncias nocivas na área de trabalho do empreendimento, sendo a norma indicada em GOST 12.1.005.

Sala para trabalho de verificação
O proprietário do empreendimento é responsável pela segurança na sala de verificação; para cada tipo de gás explosivo existe uma concentração permitida no ar

Os funcionários estão protegidos contra choques elétricos com base em GOST 12.2.007.0 e de acordo com outros requisitos dos regulamentos de segurança. Uso misturas de gases em cilindros normalizar PB 03-576-03, são também as Regras para o projeto e operação segura de vasos de pressão.

Para realizar a verificação, você deverá cumprir os seguintes requisitos e restrições:

  • tensão 220 V;
  • Consumo de ASG no nível de 0,18–0,35 dm³/min;
  • a pressão atmosférica não é inferior a 84 kPa e não superior a 106;
  • umidade relativa do ar entre 30-80%;
  • temperatura ambiente de +15 a +25 °C.

A verificação é realizada apenas por funcionários certificados em instrumentos de medição de acordo com PR 50.2.012-94. Antes de realizar seu trabalho, eles devem ler o manual do analisador de gases e também operar os instrumentos.

Durante o processo, o especialista manterá um protocolo e inserirá os seguintes dados:

  • Número do documento;
  • data;
  • nome do proprietário do analisador de gases;
  • número do dispositivo que está sendo verificado;
  • leituras do instrumento e parâmetros de erro.

Como resultado, o proprietário do medidor receberá um certificado assinado com a marca “Aprovado”, mas se não tiver sorte com a qualidade do aparelho, então um aviso com a nota “Não Aprovado”.

Os representantes do Centro de Normalização e Metrologia interromperão imediatamente a verificação caso recebam resultado insatisfatório em termos de variação nas leituras, erro básico ou absoluto ou tempo de resposta de alarme.

Certificado de verificação
O relatório de verificação deverá confirmar a idoneidade do produto, bem como atestar o cumprimento da metodologia de determinado analisador de gases, indicando seu nome e número de série

Antes da verificação, o equipamento de medição de combustível deve possuir bloco de informações, carregador e passaporte. O mesmo se aplica ao relatório da última verificação, caso tenha sido realizada, bem como aos cassetes substituíveis e às sondas remotas, se houver.

O que você precisa saber sobre frequência?

Os legisladores estaduais obrigaram todas as organizações que possuem analisadores de gás a fornecer esses dispositivos para verificação.O trabalho é realizado por representantes do Serviço Metrológico do Estado e serviços certificados de organizações privadas. O indicador de frequência de verificação do sensor depende do modelo do analisador de gases, mas a lei diz um período de 6 a 12 meses, mas pelo menos uma vez por ano. No entanto, alguns dispositivos requerem inspeção pelo menos uma vez a cada 6 meses.

O prazo para inspeção dos equipamentos poderá ser definido pelas estruturas locais de serviços metrológicos. Os funcionários dos Centros de Normalização e Metrologia por vezes abusam da sua posição e aumentam a frequência das inspeções. O FMC pode estabelecer um período de verificação de seis meses sem motivos imperiosos.

Há também a calibração – um conjunto de medidas para analisadores de gases que são utilizados fora do escopo da regulamentação governamental. O intervalo entre calibrações não está claramente estabelecido. Ao mesmo tempo, a metodologia indica por vezes recomendações tecnicamente sólidas relativamente ao calendário do próximo procedimento deste tipo.

Qual é a essência da metodologia de teste?

O procedimento de verificação é um documento com operações detalhadas descritas para confirmar a adequação do analisador de gases. A abordagem é diferente para diferentes marcas e modelos.

Operações de verificação
Trecho da metodologia para analisadores de gases modelos 1800, 1900, 2200, 5100, 5200 do Servomex Group Limited: o primeiro ponto são as operações de verificação

O documento geralmente inclui 7 pontos:

  1. Operações de verificação. Estamos falando dos principais indicadores, inclusive dos erros.
  2. Instalações. Estes incluem instrumentos e misturas de gases para testar e determinar características metrológicas.
  3. Requisitos de segurança.
  4. Condições de realização.
  5. Preparação.
  6. Executando.
  7. Registro dos resultados da verificação. Nesta fase, o verificador elabora um protocolo e emite um documento certificado.

A verificação direta começa conectando um cilindro com gás de teste à válvula de controle. Em seguida, um rotâmetro é trazido para a saída. Este último está conectado a um adaptador para trabalhos de calibração. A mistura então entra no analisador de gases e, quando o aparelho dá leituras, elas são registradas.

O especialista calculará o erro e determinará o tempo necessário para estabelecer as leituras. O inspetor comparará os indicadores com os padrões e formalizará os resultados.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Revisão do analisador de gás doméstico, conexão, princípio de operação, teste:

Verificação de analisadores de gás e alarmes de gás utilizando equipamentos modernos:

As verificações em si não causarão dificuldades organizacionais, especialmente se for dada a devida atenção às questões de segurança. Um dispositivo para determinar a composição do gás é considerado adequado após os erros básicos e absolutos serem aceitáveis. É bem possível que o momento de calibração do analisador de gases se torne um problema. O consumidor deveria procurar um intervalo de um ano em vez de um período excessivamente curto. Um resultado insatisfatório com base nas características metrológicas também pode ser contestado.

Deixe seus comentários, tire dúvidas sobre o tema do artigo, compartilhe sua experiência e troque informações úteis. O formulário de contato está localizado abaixo do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica