Correia da máquina de lavar: dicas de seleção + instruções de substituição

A vida cotidiana há muito é impensável sem o progresso tecnológico, o que simplifica significativamente a vida.Um desses dispositivos é uma moderna máquina de lavar. A unidade possui um design complexo e até as menores peças desempenham um papel importante.

Por exemplo, se a correia de uma máquina de lavar funcionar mal, ela pode simplesmente interromper todo o procedimento de lavagem. Substituí-lo não é difícil se você escolher corretamente. Diremos como encontrar o modelo certo para restaurar uma transmissão por correia e explicaremos como restaurar a funcionalidade do seu equipamento de lavagem.

Especificações do acionamento por correia

Todos os componentes de uma máquina de lavar estão interligados e se algum elemento falhar, o processo de lavagem será interrompido ou completamente interrompido.

A transmissão por correia é o elo de ligação entre o motor e a polia. É o trabalho coordenado desta unidade que reproduz os movimentos do tambor ao realizar um determinado modo de lavagem. Se o mecanismo componente cair ou quebrar, o dispositivo deixa de cumprir sua finalidade.

Acionamento direto na máquina de lavar
A transmissão por correia não é fornecida em todos os modelos de máquinas de lavar. Por exemplo, a LG produz produtos de acionamento direto. O fabricante afirma que esta técnica tecnológica ajuda a reduzir a vibração durante a operação (+)

Depois de carregar o tambor cilíndrico e definir o programa de lavagem desejado, o processo é o seguinte:

  1. A parte traseira do tambor, equipada com uma polia de fricção (visualmente uma roda metálica), com reentrância ao longo de toda a circunferência, é acionada pelas forças de fricção decorrentes da tensão da correia elástica.
  2. Uma polia também é acoplada ao motor elétrico, mas de diâmetro menor. Um sistema de dois anéis é conectado por uma correia de transmissão, cujo objetivo principal é transmitir o torque do motor para o tambor.
  3. No processo de reprodução do torque do motor, é alcançada uma velocidade de 5.000 a 10.000 rpm. Este indicador é bastante elevado e, portanto, passível de redução.
  4. Para reduzir a velocidade, é utilizado um anel leve e de grande diâmetro, que é rigidamente fixado ao eixo do tambor.
  5. Devido a esta transição rotacional de uma roda menor para uma roda maior, ocorre um enfraquecimento até 1000-1200 rpm.

O coeficiente de tensão da correia tem uma influência significativa na transmissão eficaz de forças. A força de tensão excessiva promove a transmissão máxima de torque.

Tensão da correia
O aumento da força de atrito gerado pela alta tensão na correia de transmissão da máquina de lavar leva a um superaquecimento significativo dos componentes móveis

No entanto, isto acelera significativamente o desgaste não apenas das próprias correias, mas também das polias, rolamentos, vedações e eixos com os quais elas entram em contato.

Se a situação for oposta e a tensão for fraca, a correia escorregará nas polias. A interação friccional das superfícies implica o polimento das partes móveis envolvidas. A consequência deste processo é uma deterioração significativa na adesão.

Somente graças à alta elasticidade do acionamento flexível ambos os processos são compensados ​​e motor elétrico funciona nas condições certas.Porém, para isso é necessário selecionar corretamente o modelo desejado da peça de borracha.

Benefícios do acionamento por correia
Apesar das vantagens convincentes do acionamento direto, o acionamento por correia apresenta uma série de vantagens significativas. O motor da unidade é retirado de áreas de possível umidade, podendo também utilizar um pequeno motor

Seleção correta de cinto

A principal tarefa ao escolher um acionamento por correia é encontrar a marcação da peça, por exemplo, 1046 H7, 1100 J4, etc. Essencialmente, são quatro caracteres digitais e uma letra latina com um número. Conseqüentemente, designações semelhantes devem estar na nova parte.

Diferenças entre unidades de acionamento

Externamente, esses elementos estruturais diferem não apenas na cor, mas também nas características da banda de rodagem, comprimento, número de cunhas, bem como nos materiais utilizados no processo de produção.

Existem apenas dois tipos principais de acionamentos por correia, mas existem diferenças entre os perfis de seção transversal:

  • monoclinas para máquinas de lavar de fabricação estrangeira têm seção transversal de 3 L, domésticas - Z e A;
  • poli-cunha (dentada) para equipamentos de grande porte - J, para equipamentos pequenos - H.

Visualmente, eles podem ser distinguidos pela profundidade dos riachos. Via de regra, este tipo de peça permite transmitir a maior potência, pois possui o melhor coeficiente de aderência. A potência máxima transmitida chega a 100 kW.

O número de fluxos na borda dentada do drive pode variar de 3 a 8, trilhos - de 3 a 9 peças. A distância entre as tiras no perfil em J é de 2,34 mm, no perfil em H – 1,6 mm.

Tipos de correias de transmissão
Se olharmos para um acionamento por correia em V em seção transversal, ele tem um formato trapezoidal, com um ângulo de perfil de 400, e um acionamento por riacho se parece com vários trapézios, dispostos sequencialmente no lado mais largo (+)

As correias do motor externo também são classificadas de acordo com o tipo de rigidez - elásticas e rígidas. Os primeiros são uma opção ideal para novos modelos de lavadoras, pois possuem propriedades de alongamento.

Estas características permitem obter um acoplamento rígido entre o motor e o tanque. No entanto, eles não têm a capacidade de ajustar o grau de tensão.

Correia mono V simples
Se a máquina de lavar usar uma única correia mono-V, não haverá rosca especial no eixo do motor para a peça. No entanto, esta opção é rara

As correias rígidas, ao contrário, praticamente não têm elasticidade. Antes de instalá-los, será necessário ajustar a posição do motor em relação ao tanque. Essa variação é rara e só pode ser encontrada em modelos de equipamentos antigos.

Decodificando o código da correia
Explicação da marcação do acionamento por correia 1270 J3 para uma máquina de lavar: comprimento da correia 1270 mm, perfil de seção J, número de cunhas 3

O parâmetro comprimento também é de grande importância na escolha de uma peça. Na marcação, este indicador é indicado por números na frente do perfil da seção e pelo número de cunhas.

Além das características distintivas descritas acima, as correias de transmissão são feitas de borracha ou poliuretano. A primeira variação possui maior grau de resistência, porém isso é afetado pelo baixo coeficiente de estiramento em comparação com a amostra de poliuretano.

A segunda opção é fácil de instalar, mas sua taxa de desgaste é mais rápida do que a de um produto de borracha durável. O tipo de acionamento por correia necessário geralmente é indicado pela marca da lavadora automática, já que o pino do motor é adaptado especificamente ao seu perfil.

Material para confecção do cinto para transferência na máquina de lavar
As correias de borracha diferem de suas contrapartes de poliuretano principalmente na cor. Borracha preta, poliuretano leve.Os de borracha duram mais

O que procurar ao escolher um substituto?

Nem sempre é possível ler as marcações da correia, por exemplo, com o uso prolongado, a codificação pode simplesmente ser apagada. Nessa situação, para selecionar os acessórios necessários, preste atenção aos principais parâmetros, que serão discutidos a seguir.

Em primeiro lugar, é levado em consideração o comprimento do elemento de conexão. Se a escolha for feita incorretamente e a correia adquirida for mais curta ou, inversamente, mais longa que a anterior, ela quebrará ou voará constantemente durante a operação. Neste caso, é improvável que você consiga operar totalmente o equipamento.

Dispositivo de cinto
Uma correia em V consiste nas seguintes partes: cordão - uma camada de suporte de carga localizada aproximadamente no centro de gravidade da seção, base - camadas de borracha que passam sob o cordão, invólucro - várias camadas de tecido emborrachado

O perfil da seção transversal também deve ser levado em consideração - um em forma de H não caberá em um motor feito sob medida para um em forma de J. Mas o número de cunhas não precisa ser levado em consideração.

Por exemplo, cintos com marcações semelhantes 1130 N6 E 1130 N7, 1276J4 E 1276J5 quase idêntico. Um produto com mais cunhas será mais largo. Isso reduz a probabilidade de escorregar.

Todos os modelos de máquinas de lavar Samsung utilizam correias com o mesmo perfil e comprimento - 1270J. Para equipamentos estreitos, são usadas peças de três cunhas com o código 1270J3, para médio e largo – 1270J5.

Determinando sinais de falha

Se a correia de transmissão ficar inutilizável, o proprietário do equipamento logo poderá perceber isso. Porém, é bastante difícil determinar se o problema está na unidade de transmissão, uma vez que os acessórios de acionamento estão localizados na carroceria do equipamento.No entanto, você pode descobrir a verdadeira causa por meio de sinais característicos.

Erro de código
Graças aos desenvolvimentos tecnológicos, a maioria das máquinas de lavar roupa está equipada com um display digital. Utilizando o sistema de autodiagnóstico, o usuário pode ver o código de falha e decifrá-lo usando as instruções incluídas

Na maioria dos casos, o equipamento determina de forma independente a natureza da avaria e notifica o utilizador através do display ou destacando os botões correspondentes. Dependendo do fabricante e da modificação do dispositivo, as instruções indicarão uma decodificação do código de erro.

Se por algum motivo a unidade não quebrar, uma peça que se solte, esteja rasgada ou esticada afetará o funcionamento da unidade de lavagem da seguinte maneira:

  1. Depois de selecionar o modo de lavagem, o programa é iniciado, o tempo está em contagem regressiva, o motor funciona, mas o tanque de carregamento não faz nenhum movimento de rotação.
  2. Intervalos de tempo iguais entre o zumbido audível do motor e sua parada completa.
  3. O modo de lavagem selecionado é iniciado, o motor funciona continuamente, então o sistema fica completamente inativo sem a possibilidade de encerrar o processo antecipadamente pressionando as teclas de cancelamento do programa.
  4. A rotação manual do tambor é realizada sem obstáculos.

Todos os sinais acima indicam a necessidade desmontando a máquina e substituindo a transmissão por correia. Para evitar a recorrência deste tipo de problema, vale a pena considerar detalhadamente os motivos que contribuem para o mau funcionamento, principalmente se ocorrer regularmente.

Substituindo a correia de transmissão da máquina de lavar
Se a correia de transmissão estiver esticada, deformada ou quebrada, é necessário remover a tampa traseira e substituir o elemento desgastado

Principais causas de mau funcionamento

Se o elo de ligação entre o motor e o tambor se soltar pela primeira vez, isso nem sempre é a causa de danos graves. Isso pode acontecer se houver muita roupa. Ao mesmo tempo, instalar o cinto de volta não é difícil.

No entanto, se esta não for a primeira vez que a transmissão escorrega, os danos podem ser mais significativos. Vejamos todas as falhas e métodos para eliminá-las com mais detalhes.

Sobrecarga regular do tanque

Muitas vezes, a principal razão para o rápido desgaste da unidade de transferência é a sobrecarga frequente de roupa. Uma máquina de lavar com uma cuba projetada para suportar uma carga de 7 kg não foi projetada para lidar regularmente com a carga máxima possível. Durante este modo de lavagem, a carga na correia aumenta.

Sobrecarga da máquina
Se as recomendações do fabricante para o funcionamento da máquina de lavar não forem seguidas, podem ocorrer várias avarias, incluindo desequilíbrio do acionamento por correia.

Se o proprietário do equipamento carregar o tambor 25-30% menos do que o peso nominal especificado nas instruções, a vida útil não apenas de peças individuais, mas também de toda a unidade será significativamente maior.

Com a eliminação das interrupções no trabalho, cuja consequência é tambor não giratório, apresentará um artigo dedicado à análise das causas e métodos de restauração do desempenho.

Fixação/quebra não confiável da polia do tambor

Em termos simples, a polia de uma máquina de lavar é uma roda redonda de ferro fundido com raios localizados atrás do tambor. É aqui que o cinto é colocado. Todo o mecanismo é bastante primitivo, mas desempenha suas funções de maneira confiável e eficaz até quebrar.

A polia não deve estar dobrada
Modelos baratos de unidades de lavagem nacionais e chinesas geralmente apresentam peças de baixa qualidade.Uma polia dobrada pode ser instalada durante a montagem e rebarbas de metal podem ser notadas visualmente na nova peça. Em uma roda com defeito, a transmissão por correia é apagada literalmente após 6 lavagens

Como o processo de lavagem é realizado por meio de um motor que transmite as rotações através de uma correia para uma polia, é a unidade de transmissão o elo mais fraco do mecanismo.

No entanto, o deslizamento frequente da correia pode ser devido a um mau funcionamento da roda giratória. Durante o processo de lavagem/centrifugação, poderá notar uma rotação lenta do tambor.

Você pode verificar o estado da roda sem desmontá-la, para isso deve realizar os seguintes passos:

  1. É necessário remover a parede posterior do gabinete.
  2. Agora retire o cinto: você precisa agarrá-lo com a mão esquerda, direcionando o esforço para você, e girar o volante com a direita, o acionamento deslizará sozinho.
  3. Com as duas mãos, segure as laterais da polia e balance levemente a peça. Desta forma você pode verificar a qualidade da fixação.
  4. Para eliminar a possibilidade de defeitos, passe a mão sobre a superfície e inspecione visualmente quanto a deformações.

Se algum defeito for encontrado durante a inspeção, a peça deverá ser substituída por uma nova. Se você deixar tudo como está, talvez seja necessário trocar a correia com mais frequência do que uma vez a cada dois meses.

Para substituir a unidade, primeiro você precisa remover a antiga. No entanto, este processo não é dos mais fáceis - o parafuso de montagem no qual a polia está montada é tratado adicionalmente com selante, mas falaremos mais sobre isso um pouco mais tarde.

No início do reparo, é necessário desconectar o aparelho da rede elétrica, rede de drenagem e abastecimento de água. Usando uma chave de fenda Phillips, desparafuse os parafusos que prendem a parede traseira.

Em seguida, usando o método descrito acima, remova a transmissão por correia.Pegando uma pequena cunha de madeira, você precisa prendê-la na cruz da roda. Isso é necessário para imobilizar o mecanismo ao desapertar os parafusos.

Remoção da polia
O lubrificante aerossol é necessário para eliminar as propriedades do selante, portanto, após pulverizar o parafuso com a composição, deve-se esperar um pouco até que a massa de vedação se dissolva completamente

Para desapertar o parafuso central, será necessário aquecê-lo até ficar vermelho com um maçarico. Em seguida, trate este fixador com um lubrificante, por exemplo, WD-40 ou um aerossol técnico semelhante. Após um curto período de tempo, coloque uma chave inglesa no parafuso e desparafuse-o, batendo um pouco com um martelo.

Polia do tambor desaparafusada
É assim que se parece o processo completo de desparafusamento da polia do tambor. Porém, o reparo nem sempre é considerado completo. Em alguns casos, a causa dos problemas com a transmissão por correia pode ser a roda do motor.

Após a conclusão da desmontagem, se houver defeitos evidentes na roda, ela é substituída por uma peça nova. Para isso, a polia é colocada no eixo do tambor, o parafuso é tratado com selante e parafusado novamente com uma chave inglesa.

Agora passamos para a fase de substituição da correia. Primeiro colocamos a correia no motor e depois a puxamos para o grande círculo da polia do tambor, girando-a no sentido anti-horário e colocando-a gradativamente nas ranhuras fornecidas.

Ao terminar, verifique o aperto do ajuste dando várias voltas na roda - seu movimento deve ser firme. Depois disso, é necessário retornar a tampa traseira ao seu lugar original e fixá-la com parafusos.

Deformação e danos no rolamento

Há casos em que a causa de uma correia voadora é o desalinhamento do tambor devido a falha ou deformação dos rolamentos.

Sinais de desgaste do rolamento
Como resultado do desgaste dos rolamentos, o usuário pode ouvir sons desagradáveis ​​​​durante o processo de lavagem: rangidos, batidas, ruídos incompreensíveis. Os efeitos sonoros ficam mais fortes com o tempo.

Existem apenas duas razões para o fracasso desta parte:

  1. As vedações se desgastam, resultando em vazamentos e entrada de água no rolamento. Assim, a peça fica coberta por uma camada corrosiva.
  2. Longa vida útil da máquina de lavar. Fator clássico de desgaste temporário.

O reparo é bastante complicado, mas justificado financeiramente - o custo dos serviços de um especialista custará 30-50% do custo de uma nova unidade.

Primeiro, remova a tampa da caixa, fixada com dois parafusos na parte traseira da máquina de lavar e depois na parede traseira. Você também precisa remover o dispensador de detergente e o painel de controle. Em seguida, com uma ferramenta adequada, a braçadeira frontal do manguito da escotilha é removida e a própria parte restritiva é removida do corpo.

Removendo o manguito da máquina de lavar
Cada modelo de máquina de lavar pode ter diferentes modificações nos punhos. Para remover a braçadeira, use um alicate ou uma chave de fenda.

Agora desparafuse a fechadura da porta e remova todas as peças junto com o painel frontal. Em seguida, desconectamos a tremonha dosadora do tubo que sai do tambor. No processo, você precisará remover todas as peças obstrutivas, afrouxar a braçadeira da mangueira e removê-la.

Desbloquear
O sistema de travamento é fixado com dois parafusos. Ao desparafusá-los com uma mão, é necessário segurar o dispositivo de fechamento entre o manguito e a parede da escotilha. Após desparafusar, remova suavemente a peça da parede interna da máquina

Para remover o contrapeso do tanque, basta desaparafusar os parafusos de montagem com uma chave de fenda. Em diferentes modelos de máquinas de lavar, sua localização pode ser frontal ou traseira.

Removendo o contrapeso
Para retirar o contrapeso, basta afrouxar inicialmente os fixadores e depois desparafusá-los. Na maioria dos modelos, a carga é fixada com quatro parafusos

Tendo alcançado dispositivos de aquecimento - elementos de aquecimento, é necessário fotografar a fiação para correta conexão durante a remontagem.

Depois de desapertar o fixador, retiramo-lo da célula levantando-o com uma chave de fenda. O tubo conectado ao tanque e quaisquer possíveis fios também são desconectados.

Removendo o elemento de aquecimento
Dependendo da modificação da unidade de lavagem, o elemento de aquecimento será colocado na frente ou atrás. Na maioria dos casos, ele é fixado com uma única porca.

O próximo passo é remover a correia de transmissão. Toda a fiação do motor deve ser desconectada. A seguir, torça os parafusos que prendem o motor elétrico e remova-o.

Lidamos com os parafusos de montagem do amortecedor da mesma maneira. À direita e à esquerda do tanque existem molas que precisam ser removidas. Ao desconectar o tubo da mangueira do tanque, você pode removê-lo.

Tanque de máquina de lavar
O tanque retirado deve ser colocado sobre a mesa e depois continuar a desmontá-lo. Como o manguito é de borracha, provavelmente irá deteriorar-se e precisará ser substituído

Em primeiro lugar, retire a braçadeira - esta peça deve ser substituída. No entanto, você deve primeiro fazer anotações em sua localização com um marcador.

Removemos a polia - este processo é descrito em detalhes na seção anterior. Depois disso, você precisa tentar afundar o poço dentro do tanque com as mãos. Se a tentativa não for bem sucedida, repita usando um martelo de borracha. Agora o tanque está desmontado em duas partes.

Tanque desmontado
Na maioria das vezes, travas ou uma conexão roscada são usadas para fixar as duas metades do tanque. Após a separação, você pode remover o tambor

Depois de dividir o tanque e retirar o tambor, o estado da cruz, da bucha e do eixo é cuidadosamente inspecionado. Se a máquina de lavar foi usada regularmente após a falha dos rolamentos, essas peças também podem falhar.

Usando um martelo e um cinzel, retire os rolamentos. Porém, todo o processo deve ser realizado com extremo cuidado para não deformar o tanque. Deve haver duas peças caindo - o retentor de óleo e o rolamento.

Processamento de rolamentos
Muita sujeira costuma se acumular nos locais onde os rolamentos são fixados, por isso devem ser bem limpos e tratados com lubrificante.

Local onde foi instalado rolamento de máquina de lavar, são tratados com um composto especial, por exemplo, graxa universal de lítio “Litol 24”. Em vez da peça desgastada, instalamos um novo rolamento e martelamos da mesma forma.

Na fase final montamos o tanque e a própria máquina de lavar. Neste caso, a costura de ligação do tanque e a gaxeta também precisam ser lubrificadas, apenas com um selante com propriedades impermeáveis.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este vídeo descreve detalhadamente os principais parâmetros necessários para a seleção correta de um acionamento por correia para uma máquina de lavar, bem como os possíveis motivos de falha desta unidade:

Você mesmo pode substituir a correia da máquina de lavar. As instruções do vídeo mostrarão como fazer isso corretamente:

O problema mais difícil que contribui para a queda ou quebra da correia de transmissão pode estar oculto em rolamentos defeituosos. Descubra como substituí-los na história:

Se o mau funcionamento da máquina de lavar estiver justamente no elo que liga o tambor ao motor, é necessário ter uma abordagem responsável na escolha da marcação adequada da peça.

O processo de substituição de uma transmissão por correia é bastante simples, mas acompanhar avarias graves pode complicar significativamente o processo. Portanto, se o tanque for desmontado, é melhor fotografar todas as peças para posterior montagem correta do mecanismo de torque.

Gostaria de compartilhar sua própria experiência na substituição da correia de uma máquina de lavar? Você tem informações valiosas sobre o tema do artigo que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas e publique fotos temáticas.

Comentários dos visitantes
  1. Yegor

    Temos uma máquina Indesit, é antiga, mas funciona melhor que as novas, mas a correia se desgastou e estourou. Eu mesmo desenrolei, queria ver qual era o motivo, mas tudo ficou claro ali na hora. Havia uma marcação no cinto, mas com o tempo ela desapareceu e ficou praticamente ilegível. Encomendei on-line, é semelhante. Quando o recebi, não era o que eu precisava. O novo cinto é mais curto que o anterior, exatamente 1,5 centímetros. Tentei apertar, mas até agora não está funcionando, está apertado, talvez existam alguns métodos comprovados, quem sabe? Ou jogue fora e procure um novo?

    • Dmitry

      Hmmm... Na verdade, uma diferença tão grande de 1,5 cm não é novidade. Claro, você pode tentar apertar, mas é melhor procurar o mesmo que estava. A melhor maneira é ir a algum centro de serviço onde consertem máquinas de lavar e perguntar. Você pode chamar um técnico, informar o modelo da máquina de lavar e perguntar qual correia você precisa. Será mais caro, mas certamente mais confiável do que comprar algo sem saber o quê.

    • Joguei em água fervente por 1-2 minutos e entrei como um bebê

  2. E Egor, eu recomendo que você mantenha o cinto em água quente, deve esticar mais facilmente.Você também pode tentar mover um pouco o motor. Mas acredite, com uma diferença tão grande como a sua (1,5 cm ou mais), você não vai conseguir esticar, comprar um novo e jogar este fora. Sempre observe as marcações. Ela vai te contar muito. Melhor ainda, leve o cinto antigo com você e compre exatamente o mesmo.

  3. Alexei

    Alguém pode me dizer qual correia é adequada para a máquina de lavar ATLANT 50u102? Apenas J5 permanece legível da marcação antiga.

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      Se bem entendi, você precisa de um novo cinto para a máquina de lavar Atlant 50u102. O modelo não é novo e possui montagens diferentes, por isso é difícil dizer qual correia de transmissão é adequada para ele.

      Assim, por exemplo, as correias 1173J5 PJE 908092003034 e 1165J5 EPJ 908092003035 diferem por um número no final, mas são duas correias completamente diferentes. Embora o seu modelo esteja em ambas as listas, o ano de fabricação e cuja montagem provavelmente também são importantes. Se possível, anexe uma foto do cinto. Ou você pode removê-lo e procurar um idêntico e adequado no mercado.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica