Como funciona o motor de uma máquina de lavar: princípio de funcionamento + como substituí-lo em caso de quebra

Na hora de escolher um auxiliar doméstico, costumamos nos guiar não só pela aparência, mas também pelas características técnicas.E o motor de uma máquina de lavar é um dos parâmetros importantes que merece muita atenção, não concorda?

Sugerimos que você conheça as características de desempenho, especificidades de projeto e funcionamento dos diferentes tipos de motores - para uma avaliação objetiva, realizamos uma análise comparativa dos parâmetros operacionais dos motores.

Além disso, ensinaram-nos como diagnosticar o motor e também traçaram as regras de ligação e funcionamento da máquina de lavar, cujo cumprimento prolongará a vida útil do auxiliar doméstico.

Tipos e características de motores

As máquinas de lavar usam três tipos principais de motores: comutador, inversor e assíncrono. Eles diferem entre si técnica e funcionalmente e têm seus prós e contras. Vejamos cada tipo em detalhes.

Tipo #1 – colecionador pequeno e econômico

A maioria das máquinas de lavar do mercado está equipada com motor comutador. Seu design é uma caixa de alumínio, dentro da qual há rotor, estator, tacômetro e duas escovas.

Estes últimos são colocados no dispositivo para garantir o contato entre o motor e o rotor. Através deles, a corrente é fornecida à armadura, forma-se um campo magnético que inicia a rotação.A tensão da rede afeta significativamente a velocidade desta rotação.

O motor do comutador está localizado na parte inferior da estrutura da máquina e é conectado à polia do tambor por uma correia. Escovas e cinto são considerados falhas de design. As escovas se desgastam com o tempo correia precisa ser substituída, pois com o tempo ele se desgasta e estica.

Escovas comutadoras para máquinas de lavar
A presença de escovas elétricas distingue este tipo de motor dos demais: elas farfalham ou farfalham de forma peculiar durante o funcionamento da máquina de lavar

Vantagens do mecanismo:

  • opera em corrente contínua e alternada;
  • tamanho pequeno;
  • fácil de reparar em caso de avaria;
  • circuito de controle elétrico simples.

Para superar a força de atrito da correia, todo o mecanismo gasta mais energia. Isso leva à baixa eficiência devido ao aumento do consumo de eletricidade.

Mas a afirmação é bastante polêmica, pois o consumo principal vem do elemento de aquecimento, e não do motor. A economia real em comparação com o próximo tipo é de 2 a 5%.

Tipo #2 – inversor inovador e compacto

As máquinas de lavar começaram a ser equipadas com motores inversores em 2005. O desenvolvimento desta variedade pertence à empresa LG, Durante muito tempo, a inovação proporcionou ao fabricante a liderança no mercado.

Posteriormente, motores inversores começaram a ser utilizados Samsung, Bosch, AEG, Hidromassagem, Haier.

Inversor de máquina de lavar
O inversor está embutido no tambor da máquina de lavar; é composto por uma tampa com ímãs permanentes (rotor) e uma gaiola com bobinas (estator)

O que há de especial no design? Na ausência de conjunto comutador-escova e acionamento direto. Esse motor é instalado diretamente no tambor e funciona sem correia de transmissão.

A armadura nele é montada em ímãs, a tensão é fornecida aos enrolamentos do estator na forma convertida por um inversor, para que a velocidade das rotações possa ser ajustada e controlada.

Vantagens do inversor:

  • design simples e compacto;
  • eficiência devido à ausência da necessidade de desperdício de energia elétrica para vencer a força de atrito no conjunto comutador-escova;
  • quase silencioso;
  • não há elementos de desgaste rápido (escova, cinto), portanto a vida útil é longa;
  • baixo nível de vibração durante a fiação;
  • a capacidade de definir uma velocidade de rotação mais alta.

Em alguns modelos de máquinas com inversor é possível configurar os modos de rotação do tambor. Esta é uma vantagem para o fabricante LG a tecnologia fornece 6 Movimento. Mas essas máquinas de lavar são mais caras e os reparos são caros devido ao preço dos componentes.

Tipo #3 – assíncrono silencioso e simples

Esses motores estão disponíveis em tipos bifásicos e trifásicos. O primeiro modelo é classificado como obsoleto e no século 21 foi descontinuado em quase todos os lugares.

O segundo pode ser encontrado nas primeiras máquinas de lavar Bosch, Doce, Miele, Ardo. O rotor do motor assíncrono está localizado na parte inferior da máquina de lavar e é conectado ao tambor por uma correia, para que funcionem simultaneamente.

Projeto de motor assíncrono
O projeto de um motor de máquina de lavar assíncrona inclui um rotor que gira o tambor e um estator estacionário. O torque é transmitido por meio de uma correia

Prós do modelo:

  • de fácil manutenção;
  • funciona silenciosamente;
  • relativamente barato;
  • design simples - fácil reparo.

O motor assíncrono é despretensioso na manutenção - a principal tarefa do usuário é substituir os rolamentos e lubrificar o motor em tempo hábil.

Mas também há desvantagens nisso. Devido ao seu princípio de funcionamento, você não encontrará muita potência em suas características.O torque pode ser enfraquecido a qualquer momento, o tambor irá parar de girar completamente e a qualidade da lavagem se deteriorará muito.

E mais uma característica: os circuitos elétricos são difíceis de gerenciar. Com todas as suas vantagens, o motor assíncrono caiu no esquecimento, a principal competição do mercado é entre inversores e coletores.

Análise comparativa de modelos

Os dados sobre o tipo de motor e acionamento podem ser encontrados no passaporte da máquina. O consultor de vendas também deve ter essas informações. De antemão, você pode comparar qual motor é melhor para cada lista de necessidades do consumidor. Mas primeiro vejamos as manobras fraudulentas dos fabricantes deste ou daquele tipo de motor.

Parâmetro nº 1. Sem peças de atrito no inversor. Isso não é verdade, os mecanismos possuem o mesmo número de rolamentos, mas não existem escovas.

Mas quanto tempo duram os pincéis que tanto assustam os colecionadores? 10-15 mil horas ou até 15 anos de trabalho diário de 2 a 3 horas por dia. Ao mesmo tempo, a vida útil garantida da própria máquina é de 7 a 10 anos. E os pincéis custam cerca de 5 dólares. Numa máquina de lavar inverter, como numa máquina de lavar coletor, pode ser necessário substituição do rolamento.

Substituição de escovas no motor da máquina de lavar
As estatísticas de reparo de máquinas de lavar mostram que as escovas precisam ser substituídas com muito menos frequência do que o elemento de aquecimento, os rolamentos ou a unidade eletrônica, e o custo de substituição das escovas é menor

Parâmetro nº 2. Barulho. Sim, o motor da “escova” é mais barulhento, mas o inversor também emite um rangido característico. O som principal não é produzido pelo motor, mas pela bomba emparelhada com o tambor. Durante o ciclo de centrifugação, o inversor range, lembrando um mosquito.

Parâmetro nº 3. Economia de energia. O inversor consome até 20% menos eletricidade que o coletor.Isso ocorre devido ao ajuste mais preciso da velocidade e da carga do próprio motor.

Como é isso na prática? Você está carregando um tambor incompleto. O coletor irá girar o máximo possível e o inversor estabilizará a velocidade. Mas consideramos anteriormente que as economias resultantes são insignificantes, porque o elemento de aquecimento ainda gastará toda a energia no aquecimento.

Conclusão: se o ruído não é tão importante e você está pronto para cuidar constantemente da sua máquina de lavar, escolha um coletor. Este tipo de motor permite que você economize muito na compra. Se a prioridade são as características de desempenho em termos de potência, silêncio e durabilidade, vale a pena dar uma olhada mais de perto modelos de inversores.

O fabricante garante pelo menos 10 anos. Mas isso só se aplica ao inversor; outras partes da máquina podem não ser muito resistentes ao desgaste.

Verificando a funcionalidade do mecanismo

Existem máquinas à venda apenas com motores inversores e comutadores, por isso consideraremos essas duas variedades, deixando de fora a assíncrona.

Estamos procurando uma avaria no motor de acionamento direto

O inversor não se destina a reparos domésticos. A melhor opção é tentar o teste do sistema, se o modelo da sua máquina for capaz disso.

O autodiagnóstico exibirá um código de falha, sua decodificação e ajudará você a entender onde está o problema e se são necessários os serviços de um especialista.

Modo de teste da máquina de lavar
O método de teste e os códigos de erro são diferentes para cada máquina. Antes do teste, você precisa esvaziar o tambor de roupa e fechar bem a escotilha

Se ainda quiser remover o inversor, siga o algoritmo correto:

  1. Desconecte o dispositivo da fonte de alimentação. Recomenda-se aguardar alguns minutos até que todos os elementos estejam completamente desenergizados.
  2. Desaparafuse os parafusos e remova o painel traseiro.
  3. Encontramos os parafusos sob o rotor que prendem a fiação e os desparafusamos.
  4. Antes de desconectar os fios, tiramos fotos ou esboçamos, para depois podermos conectar corretamente todas as fontes de energia.
  5. Remova o parafuso central que segura o rotor. Durante o processo, você precisa segurar o rotor para evitar a rotação.
  6. Removemos o conjunto do rotor e atrás dele o estator.
  7. Desconecte todos os conectores dos fios.

Agora você pode inspecionar o motor. É improvável que seja possível testar minuciosamente o funcionamento do inversor. O que pode ser feito? Verifique a integridade do enrolamento do rotor.

O sensor Hall freqüentemente quebra nesses motores. Se está operacional só pode ser determinado numa oficina se a peça for substituída por uma nova.

Realizamos diagnósticos do acionamento por correia

Para verificar o coletor, primeiro você deve removê-lo da caixa. Para fazer isso, remova o painel traseiro, desconecte os fios e desparafuse os parafusos. É permitido forçar com uma chave de fenda nos locais onde os parafusos estão fixados, onde muitas vezes a sujeira se acumula e ocorre aderência.

Agora vamos começar o diagnóstico. Conectamos os fios dos enrolamentos do estator e do rotor de acordo com o diagrama. Conectamos tudo à eletricidade. Não há nada de errado com o dispositivo se o rotor começar a girar.

Diagrama de conexão para teste
Este método de teste possui características próprias: é impossível testar o funcionamento do motor em diferentes modos, além de haver risco de curto-circuito por conexão direta

Para evitar um curto-circuito, você pode conectar um reator em forma de elemento de aquecimento a este circuito. Conectamos o lastro do lado do rotor. Começará a aquecer, protegendo assim o motor da combustão.

O coletor é uma estrutura composta por várias partes e todas requerem inspeção. Os primeiros da fila são os notórios pincéis. Eles estão localizados nas laterais do corpo. Nós os retiramos e os inspecionamos.

Se estiverem desgastados, precisam ser substituídos.Um sinal claro dessa necessidade é que o motor faísca ao girar. Para comprar escovas novas, leve as antigas e anote as informações sobre o modelo da lavadora.

O próximo elemento são as ripas. Eles servem como condutores transmissores de corrente para o rotor. Essas peças são coladas no eixo e caso o motor emperre é possível seu desprendimento.

Se você tiver acesso a um torno, ele poderá ser usado para remover pequenas descamações. Não se esqueça de limpar as aparas com uma lixa fina.

Rebarbas nas lamelas do motor
Preste muita atenção às rebarbas e descascamentos nas lamelas, pois muitas vezes são a causa do funcionamento insatisfatório do motor da máquina de lavar.

Agora vamos passar para os enrolamentos do estator e do rotor. Se neles ocorrer um curto-circuito, o coletor aquece, o que faz com que o termistor funcione. O resultado é que a energia é perdida ou o mecanismo para de funcionar completamente. Testamos os enrolamentos com um multímetro em modo de resistência.

O estator é verificado no modo buzzer. As extremidades da fiação são testadas uma a uma com sondas. Se não houver sinal, a peça está bem. Você pode determinar a localização do curto-circuito conectando uma ponta de prova à fiação e a segunda à caixa.

Verificando com um multímetro
As sondas são aplicadas na lamela do motor. O display mostra menos de 20 Ohms - temos um curto-circuito, mais de 200 Ohms - uma ruptura nos enrolamentos

Se o dispositivo estiver silencioso, isso é normal. Se for detectada uma avaria, você mesmo precisará criar um novo enrolamento para repará-lo, o que é difícil para um não especialista.

Se ainda precisar substituir o motor, geralmente basta instalar uma peça nova no lugar da antiga. Após todas as manipulações, não esqueça de ligar a máquina e verificar seu funcionamento.

Como prolongar a vida útil do motor da máquina de lavar?

Manter a segurança elétrica não apenas protegerá você contra acidentes, mas também prolongará a vida útil de qualquer tipo de motor. O desempenho da máquina de lavar também é afetado pelo bom funcionamento do proprietário.

Passo #1 - conecte corretamente à fonte de alimentação

Para conectar corretamente a máquina à rede, você precisa atender apenas 6 critérios.

A primeira coisa que prestaremos atenção é a potência, seção transversal e marca de fio. A potência da maioria dos modelos varia de 2.000 a 2.500 W. Pela potência determinamos a seção transversal dos fios de alimentação. Tabelas com os parâmetros necessários podem ser encontradas em GOST 31946-2012.

Um cabo de alumínio de dois núcleos não é adequado para alimentar a tomada da máquina de lavar, é necessário instalar um cabo de cobre e de três núcleos. Na maioria das vezes, instalamos cabos de cobre em nossos apartamentos com parâmetros de seção transversal de 2,5 metros quadrados. milímetros.

Você pode proteger esta linha usando disjuntor, cuja corrente nominal é indicada em 16 A.

Agora você precisa determinar a marca do fio de alimentação, com base na potência e na seção transversal. O fio PUNP não pode ser usado.

Plugue de aterramento
Muitos modelos modernos de máquinas possuem proteção de primeira classe contra choques elétricos. Isto é garantido por um aterramento de proteção - há um contato especial no plugue do cabo de alimentação

O próximo ponto é o aterramento. Se não houver aterramento em casa, você mesmo precisa cuidar disso. Você pode separar o condutor PEN para não ter problemas com isso.

Mais será necessário tomada aterrada. A opção ideal é com ferragens cerâmicas e classe de proteção superior para ambientes com alta umidade (se a tomada for no banheiro).

É melhor não usar T, adaptador ou cabo de extensão para conexão.E se houver picos de energia frequentes em sua casa, conecte a máquina através de um conversor.

Recomendado compre um RCD - dispositivo automático que desliga a energia em caso de problemas na rede. Seus parâmetros não devem ultrapassar 30 mA. Idealmente, se você puder organizar a fonte de alimentação da máquina de lavar a partir de um grupo separado no painel elétrico.

É terminantemente proibido fazer aterramento conectando o corpo da máquina e tubulações de aquecimento ou água. E o segundo tabu é instalar um jumper na tomada onde há contato zero e terra.

Conectando a máquina de lavar ao painel
Não confunda aterramento com zero de trabalho, o fio de aterramento não pode ser aterrado em zero, conecte cada núcleo ao seu “próprio” barramento, caso contrário você terá um curto-circuito

Passo #2 – opere o equipamento com cuidado

Existem também certas regras operacionais que afetam a operação do motor. As crianças não devem brincar com botões de software. Não abra o compartimento do detergente durante a lavagem.

As proibições também incluem mudanças repentinas de programa. Se você tiver uma máquina manual, não gire o seletor de programas no sentido anti-horário.

Carregamento correto do tambor
Uma regra importante para usar uma máquina de lavar é o carregamento adequado. Não sobrecarregue o tambor durante a lavagem, tente não usar centrifugação máxima

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Você pode aprender como consertar um motor quebrado com suas próprias mãos em uma coleção de vídeos úteis.

Reparando uma máquina de lavar se o inversor não girar:

Como verificar o coletor com um ohmímetro:

Selecione a seção transversal do fio para conectar a máquina de lavar:

Cada tipo de motor tem suas próprias vantagens e desvantagens. Escolha uma variedade que atenda às suas necessidades.Se você prefere os designs mais modernos com excelente desempenho técnico e o orçamento não importa, opte por um inversor.

Se você precisa de equipamento confiável a um preço relativamente baixo e está pronto para fazer reparos em caso de avaria, compre um coletor. E não se esqueça de conectar corretamente a máquina à rede elétrica.

Você já teve que consertar o motor de uma máquina de lavar? Informe-nos quais foram os detalhes da desmontagem da unidade e se você conseguiu consertar o equipamento. Aguardamos seus comentários, dúvidas e conselhos sobre reparos - o formulário de contato está abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Na verdade, com um bom manual sobre como substituir o motor de uma máquina de lavar, até um novato pode realizar o reparo. Sim, o problema está em outro lugar. Como encontrar um motor idêntico, ou melhor, exatamente o mesmo que estava parado e queimado. Visitei todos os mercados da minha cidade, vasculhei a internet, lojas online e offline com peças de reposição. Encontrei este motor e custou quase tanto quanto eu pagaria por um motor reconstruído. Portanto, nem sempre é lucrativo consertar você mesmo.

    • Não concordo muito; afinal, substituir o motor de uma máquina de lavar não é como puxar um botão de um tambor. É melhor não tentar sem habilidade, porque na minha opinião é difícil fazer usando apenas manuais e vídeos. E muitas vezes nem todas as ferramentas necessárias estão disponíveis em casa. Prefiro pagar um mestre normal para fazer tudo certo da primeira vez. Eles ainda são mais valiosos que seus nervos.

    • Paulo

      Reparar é lucrativo quando você sabe o que está fazendo. Se uma pessoa que tem pouco conhecimento de reparos se envolver, ela corre o risco de doar ainda mais dinheiro mais tarde.

  2. Tatiana

    Muito obrigado pela boa aula. Meu carro Indesit recentemente começou a encher e drenar água, enquanto as luzes do painel piscavam. O mestre veio e nem ligou a máquina, começou a desmontar, trocou as escovas, levou o motor para rebobinar, dizendo que logo iria quebrar também, os amortecedores haviam ligado, mas quando ele ligou a máquina , apresentou exatamente a mesma avaria, disse ao capataz que poderia ser o caso do “cérebro” da máquina, ao que ele concordou, desparafusou e retirou o painel de controle. O carro tem 13 anos, calculei 8.000 toneladas para conserto. Estou me perguntando se vale a pena consertar ou comprar um novo, com base nas suas recomendações, eu escolheria um inversor. Não é um reparo, mas uma fraude por dinheiro.

    • Dmitry

      Tatyana, você simplesmente perdeu dinheiro. De acordo com a sua descrição do mau funcionamento do manostato. Custa bem menos de 8 mil.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica