Substituindo um rolamento em uma máquina de lavar: como trocar você mesmo o rolamento e não cometer erros

Quando um rolamento de uma máquina de lavar apresenta mau funcionamento, uma ação deve ser tomada imediatamente.O uso continuado de uma unidade com tal avaria resulta invariavelmente em danos fatais.

A detecção oportuna de um mau funcionamento e a substituição manual de um rolamento em uma máquina de lavar custarão incomparavelmente menos do que pagar pelos serviços de um especialista ou adquirir um novo equipamento. Em nosso artigo analisaremos detalhadamente esse processo, começando com o passo a passo para desmontar a máquina de lavar, retirando os rolamentos desgastados e finalizando com a instalação de novos.

Sinais de falha de rolamento

As avarias dependem de vários fatores, incluindo a qualidade de construção do equipamento e a sua idade.

O problema pode acontecer pelos seguintes motivos:

  • devido a um retentor de óleo desgastado, o conjunto do rolamento é destruído pela umidade;
  • as regras para instalação da máquina de lavar foram violadas (são fornecidas instruções para a instalação correta Aqui);
  • sobrecarga regular do tanque.

Outro possível problema é a má qualidade inicial dos próprios rolamentos.

Muitas vezes é possível descobrir uma avaria mesmo ouvindo.

Os sinais de mau funcionamento de uma unidade de rolamento são eloquentemente sinalizados pelos seguintes sinais:

  • O tambor não gira depois de ligar o programa de lavagem, embora o motor esteja funcionando (outras razões para tal falha são discutidas em Este artigo);
  • o tambor gira, mas emite um ruído atípico de trituração e, às vezes, um estrondo, a máquina de lavar vibra significativamente;
  • roupas lavadas não são centrifugadas (falamos mais sobre barulho e falta de centrifugação em outro material).

Tendo decidido lidar com tal obstáculo por conta própria, você precisa entender claramente que este é um processo muito trabalhoso relacionado a uma grande reforma, na qual praticamente toda a máquina de lavar deve ser desmontada.

Desgaste do rolamento
Você pode ter certeza de que há um problema no rolamento desligando a máquina de lavar e tentando girar o tambor em diferentes direções manualmente. Os sons de batidas e rangidos que aparecem em resposta confirmarão as suspeitas

Quando for tomada a decisão final de consertar você mesmo a avaria, para não agravar a situação, é necessário parar de usar o mecanismo defeituoso e começar a se preparar para os reparos.

Quais ferramentas são necessárias?

Em primeiro lugar, antes de um trabalho sério, é necessário cuidar com antecedência das peças de reposição e ferramentas que serão necessárias durante o reparo.

Kit de ferramentas:

  • alicate;
  • chaves de boca de vários diâmetros;
  • martelo;
  • uma haste de metal com o diâmetro de um lápis ou cinzel rombudo;
  • Phillips e chaves de fenda.

Você precisará de um selante de silicone e de um lubrificante desenvolvido para rolamentos colocados especificamente em máquinas de lavar, que não tenham medo de água.

Ferramentas de desmontagem de máquinas
Você não precisará de muitas ferramentas, mas todas devem estar à mão. Você também precisa de um espaço bastante espaçoso - o espaço apertado interfere no trabalho produtivo

Como peças de reposição, você precisa adquirir um retentor de óleo e 2 rolamentos.As peças não são padronizadas, mas nas lojas por marca de equipamento eles vão selecionar o que você precisa.

Você também pode desmontar o carro e retirar as peças antigas, localizá-las pelos números e anotar as peças necessárias na Internet.

Não adianta economizar: a vida útil de uma máquina de lavar depende diretamente da qualidade das peças. Em última análise, os análogos baratos custarão mais do que as peças sobressalentes de marca.

Leia o artigo: Os melhores martelos de 2023.

Etapas de desmontagem de uma máquina de lavar

Em primeiro lugar, a máquina de lavar deve ser desligada das comunicações que a abastecem de água e electricidade e de drenagem. Para chegar ao rolamento quebrado, você terá que retirar o tanque e, para isso, desmontar praticamente todo o carro.

Seria uma boa ideia ter uma câmera ou celular com função semelhante para registrar todas as etapas da desmontagem.

Na hora da montagem, essa premeditação pode ser de uma ajuda inestimável, pois confiar 100% na memória é mais do que arriscado. Como último recurso, todo o processo precisa ser registrado, principalmente a ordem em que os fios são conectados.

Passo #1 - remova a tampa e o painel

Primeiro a tampa é removida. Para isso, desaparafuse 2 parafusos da parede posterior e levante-o, movendo-o ligeiramente para trás.

A próxima tarefa é remover a bandeja de sabão em pó. Ele deixará as ranhuras com bastante liberdade se você puxá-lo em sua direção, estendendo e pressionando uma trava especial.

Nos modelos não equipados com esse botão, o recipiente de pó pode ser puxado pressionando-o levemente para baixo.

Antes de remover o painel de instrumentos superior, você precisa determinar onde estão localizados os parafusos que o prendem. Sua localização e quantidade podem variar dependendo do modelo, mas no local onde a bandeja de pó foi retirada alguns dos parafusos estão localizados exatamente.

Outro é sempre colocado no lado direito da lavadora. Se depois de desparafusá-los o painel não quiser ser removido, é necessário continuar procurando os fixadores que faltam.

Removendo o painel superior
Em princípio, o painel pode ficar pendurado, mas não será muito conveniente trabalhar e, além disso, os fios podem ser danificados acidentalmente

Antes de desconectar um monte de fios que vão para a placa de controle, certifique-se de fotografá-los - isso será muito útil ao reconectar.

Em seguida, você precisa remover o painel inferior: depois de pressionar com uma chave de fenda nas travas que o prendem, ele é facilmente liberado.

Passo #2 - solte a escotilha, remova a parede frontal

O próximo passo é soltar o manguito, ou seja, a gaxeta de borracha, um lado colocado no tanque e outro no painel frontal da lavadora. É fixado com mola e braçadeira. Discutimos o processo de remoção com mais detalhes em esta instrução para substituir o manguito.

Removendo o manguito da lavadora
Passando a mão ao longo do perímetro do manguito, você encontrará uma mola que mantém as extremidades do grampo unidas. A mola junto com o grampo é retirada para a luz, retirando-a com uma chave de fenda. O manguito é cuidadosamente desconectado do orifício de escotilha e colocado no tanque

Era hora de desmontar a parede frontal. Para isso, com a portinhola travada, retire os parafusos que prendem o painel e retire-o com cuidado do gancho, lembrando do fio que liga o painel e a trava da portinhola.

Assim que possível, o fio deve ser desconectado. Não há mais obstáculos para remover a parede.

Etapa #3 - remova o elemento de aquecimento, a fiação e o tanque

Em primeiro lugar, é removido o painel superior interno, para o qual os parafusos que prendem a válvula de abastecimento de água são encontrados na parte traseira do dispositivo e removidos. Depois disso, os parafusos do painel começam a torcer.

Mas não se apresse em retirá-lo imediatamente - antes desta ação você deve desconectá-lo, não esquecendo de tirar fotos dos fios e canos com uma câmera.

Em seguida vem a desmontagem do tubo de drenagem, conectado ao tanque por meio de uma braçadeira. A braçadeira é desparafusada e o tubo é removido. É uma boa ideia ter um pano à mão, pois a água restante pode vazar pelo bico.

O elemento de aquecimento também deve ser removido. Para fazer isso, desconecte os fios que levam ao aquecedor.

Nos diferentes modelos, a localização do elemento de aquecimento é possível tanto na parte frontal como na traseira da máquina de lavar automática, pelo que é necessário estar preparado para desmontar a parede posterior.

Removendo o elemento de aquecimento
Depois de desconectar os fios que levam ao elemento de aquecimento e desparafusar a porca, o aquecedor elétrico é levantado com uma chave de fenda e cuidadosamente removido do tanque

Nesta fase, a fiação está totalmente desmontada. Deve-se ter em mente que às vezes ele é fixado em diferentes partes da unidade por meio de diferentes tipos de fixadores. Por exemplo, pode ser fixado ao tanque com amarras ou arame.

Em seguida, os fios do motor são removidos. Você também pode desconectar a fiação da bomba e colocá-la do lado de fora para não criar interferências desnecessárias na hora de retirar o tanque.

Para facilitar a remoção do tanque, deve-se retirar os contrapesos - inferior e superior. Dependendo do modelo, eles podem ser encontrados tanto na parte frontal quanto na parte traseira do case.

Usando uma chave inglesa, remova os parafusos que prendem os amortecedores e o sensor de nível de água na posição desejada.

Após retirar a correia e desconectar o motor e os amortecedores, o trabalho de retirada do tanque das entranhas do carro está quase concluído. O tanque ficou pendurado apenas nas molas, pesa pouco e por isso não exige muito esforço.

Tanque retirado do carro
É necessário levantar o tanque com uma mão e com a outra soltá-lo das molas de retenção e retirá-lo do carro. O tanque foi retirado, a próxima tarefa é retirar dele tudo que vai atrapalhar o trabalho futuro ou que foi danificado acidentalmente

Para maior comodidade durante desmontagens futuras, o tanque liberado geralmente é colocado em uma mesa durável com a polia voltada para cima.

Passo #4 – desmonte a estrutura desmontada

Para evitar danificar acidentalmente o manguito de borracha durante o trabalho, é preferível retirá-lo, lembrando de marcar o local correto com um marcador.

O tanque geralmente é feito de 2 peças unidas. As fixações, dependendo da marca da máquina, podem ser travas ou parafusos especiais. Essas metades precisam ser separadas. Existem, no entanto, tanques sólidos que precisam ser cortados.

Nos casos tradicionais, após a remoção da parte frontal do tanque, é possível ver um tambor em sua metade traseira, que agora pode ser facilmente removido.

Lixo em uma lixeira desmontada
Muitas vezes, depois de abrir o tanque, são encontrados detritos, sujeira e outros acúmulos de longo prazo - você precisa se livrar deles

Passo #5 – abra o tanque sólido

Em alguns modelos, principalmente nas marcas Ariston e Indesit, não existem tanques dobráveis, mas sim sólidos de policarbonato.

Nesses casos, para chegar aos rolamentos defeituosos, o recipiente deverá ser cortado com uma serra comum.

Para manter a espessura do corte a menor possível, a lâmina da serra é batida com um martelo para minimizar o assentamento dos dentes.

Serrar o tanque
Nos modelos em que a costura ao longo da qual é feito o corte passa pela câmara do pressostato, a situação fica mais complicada. Uma serra é muito pesada para tal operação, então você tem que se contentar com uma lâmina

As metades cortadas são revestidas com selante e torcidas com parafusos auto-roscantes conforme marcas pré-aplicadas.

Diferentes marcas têm suas próprias nuances na desmontagem da máquina de lavar. Temos em nosso site instruções detalhadas de desmontagem usando o exemplo de modelos de marcas populares - LG, Electrolux, Samsung, Ariston e Atlant.

Substituição passo a passo de rolamentos desgastados

O assunto está caminhando gradativamente para a conclusão e em breve será possível se livrar dos rolamentos defeituosos, mas ainda faltam alguns passos preliminares.

Etapa #1 – trabalho preparatório

Agora você precisa desconectar cuidadosamente o tambor da parte traseira do tanque - uma operação responsável que requer atenção especial.

Primeiro você precisa se libertar dos fechos que prendem a polia. O tanque é virado com a polia para cima e o parafuso que o prende ao eixo é desconectado. Quando a polia é removida do eixo, o parafuso desaparafusado é colocado de volta em seu lugar para evitar danos ao eixo quando o tambor é arrancado.

O eixo é removido gradualmente, batendo cuidadosamente com um martelo. Alguns especialistas aconselham artesãos inexperientes a usar um martelo de borracha neste caso, para não alargar inadvertidamente o assento do rolamento.

Se o eixo se mover aos poucos, o trabalho continua pacientemente. Se o resultado for negativo, antes de aumentar o esforço, o parafuso padrão deve ser substituído por um que você não se importe de jogar fora caso fique deformado.

Quando a posição do eixo é igual à cabeça do parafuso, este é desparafusado e o tambor é retirado.

É necessário inspecionar cuidadosamente o eixo e a bucha quanto à sua integridade. Para verificar, você pode colocar um novo rolamento no eixo para garantir que não haja folga ou nenhuma folga. Se forem encontradas falhas, o eixo com a cruz deverá ser substituído.

Eixo do tambor sujo
Esse eixo de tambor deve ser limpo até brilhar e só então retornar ao seu lugar original. Você também pode tratar a superfície com tinta anticorrosiva

A bucha localizada no eixo também deve estar livre de defeitos de desgaste e danos mecânicos.

Ranhuras transversais pronunciadas indicam eloquentemente que o retentor de óleo em tal bucha não será capaz de proteger o rolamento da umidade e, portanto, reparos repetidos são inevitáveis.

Antes de remover os rolamentos, a vedação deve ser removida. A operação é simples: pegue-o com uma chave de fenda e remova-o. Se não funcionar imediatamente, você terá que mergulhá-lo com um lubrificante penetrante.

Não será problema se o lacre quebrar, ele ainda precisa ser substituído.

Etapa #2 – remoção da parte danificada

O tanque é colocado sobre blocos de madeira, e é hora de trabalhar com uma haste de metal ou cinzel rombudo. Coloque o pino no rolamento desgastado e bata na peça com um martelo.

Os golpes subsequentes são aplicados em círculo até que a peça seja arrancada. Durante a operação, deve-se tomar cuidado para garantir que o rolamento não fique distorcido. O rolamento externo é removido primeiro.

Derrubando um rolamento com um martelo
O tanque é uma peça bastante frágil, por isso muitos artesãos, para evitar quebras, arrancam o rolamento colocando o recipiente sobre os joelhos ou sobre uma base macia

O segundo rolamento também é removido usando o mesmo método. Os golpes devem ser cuidadosos e não fortes. E, no entanto, este procedimento é bastante barulhento, por isso os vizinhos ficarão gratos ao artesão se ele encontrar a oportunidade de fazê-lo fora dos muros da casa.

Sites de destino usando descalcificadores e o tecido macio deve ser completamente limpo de sujeira até brilhar para evitar o entupimento de peças novas.

Etapa #3 – instalação de novos rolamentos

Agora nada impede que você instale rolamentos utilizáveis. Inicialmente, isso é feito com o menor.

Uma haste de metal também ajuda aqui: ela é aplicada alternadamente no rolamento de lados opostos e, com golpes cuidadosos de martelo, é direcionada para o lugar certo.

O som indicará que a peça está posicionada corretamente: ficará muito mais alto. O rolamento maior é alterado da mesma maneira.

Instalação de rolamento
Ao instalar novos rolamentos, os artesãos usam as mesmas ferramentas: um martelo e uma haste de metal. Você pode usar outros dispositivos de instalação convenientes

Resta apenas instalar um novo retentor de óleo. Em primeiro lugar, deve ser tratado com um lubrificante desenvolvido especificamente para máquinas de lavar. Só depois disso ele poderá ser colocado em seu devido lugar.

Quando não estiver disponível, alguns recomendam o Litol-24, que pode ser adquirido em qualquer loja de automóveis. Mas os artesãos responsáveis ​​​​categoricamente não aconselham fazer isso. Não possui grande resistência à água e todos entendem o que a umidade traz aos rolamentos.

Etapa #4 - remontagem da estrutura na ordem inversa

O eixo do tanque lubrificado é instalado no mesmo local - na tampa traseira. Antes de conectar as metades do tanque, recomenda-se substituir a borracha de vedação por uma nova. Como último recurso, preencha a ranhura junto com a gaxeta em círculo com uma camada de selante.

Tanque de máquina de lavar montado
É uma boa ideia primeiro certificar-se de que o tanque está estanque, despejando água nele acima da junta. Se não vazar, então tudo foi feito corretamente, o trabalho de substituição dos rolamentos defeituosos foi concluído com sucesso

Só falta montar o carro. Isso é feito na ordem inversa da desmontagem. E aqui as fotos que ele tirou durante a desmontagem da unidade prestarão um serviço inestimável ao faz-tudo doméstico.

Quanto mais houver, menor será a probabilidade de peças “extras” permanecerem perto da máquina de lavar montada.

Características de reparos com carregamento vertical

Aqui o tambor é suportado por 2 semi-eixos e 2 rolamentos. Com um design tão confiável, eles falham com pouca frequência, geralmente quando há alguma outra falha.

Freqüentemente, eles são danificados pela penetração de água através de uma vedação defeituosa. Enferrujando e ficando cada vez mais obstruído com sujeira, o rolamento eventualmente falha.

Reparar essas máquinas é muito mais conveniente. Quando as comunicações são desconectadas, 2 tampas laterais da caixa são removidas e é fornecido acesso à área de trabalho.

O rolamento do lado onde não há polia motriz é substituído primeiro. Para fazer isso, a pinça é removida - um conjunto pronto de rolamentos e retentor de óleo fechado em uma carcaça.

Suporte para máquina de lavar
Os calibradores da mesma máquina possuem diferentes direções de rosca. Do lado onde falta a polia, ela é destra e desparafusa no sentido anti-horário. No verso, essa peça tem rosca esquerda e é desparafusada no sentido horário

A sede do retentor de óleo, assim como o próprio eixo, estão livres de contaminação. Ao instalar um novo rolamento, é necessário evitar distorções do anel de vedação.

Caso contrário, não será possível evitar o vazamento de fluido, o que causará falha no novo rolamento.

A troca da pinça do lado do motor começa com a remoção da correia e da polia do tambor. Depois chega a vez do bloco de aterramento. Em seguida, a pinça é desparafusada. O eixo e a sede, como no primeiro caso, são cuidadosamente limpos.

Um retentor de óleo utilizável é instalado em seu devido lugar e a pinça é apertada. Não há necessidade de muito esforço, pois o entalhe é feito em plástico. A montagem, como de costume, é feita na ordem inversa.

Também temos um artigo separado em nosso site que discute o processo em detalhes. substituição de rolamento na máquina de lavar Indesit.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma representação visual dos meandros da restauração de máquinas de lavar domésticas pode ser obtida em vídeos onde artesãos compartilham seu conhecimento e experiência em seu trabalho.

Como substituir você mesmo um rolamento em um tanque não separável:

Como trocar rolamentos em uma máquina de carregamento superior:

Como derrubar corretamente uma pista de rolamento:

Depois de concluídas as operações de reparação, a máquina de lavar volta a funcionar. Isso é uma boa notícia, porque se economiza muito dinheiro: via de regra, para os profissionais, o custo de eliminar tal mau funcionamento chega perto de um terço do preço de uma unidade nova.

E para um artesão doméstico que aprendeu na prática como trocar um rolamento desgastado de uma máquina de lavar, após esse batismo de fogo, abrem-se novas perspectivas para o reparo bem-sucedido de eletrodomésticos.

Substituiu recentemente o rolamento da sua máquina de lavar roupa e pretende partilhar a sua experiência com outros visitantes do nosso site? Conte-nos sobre as dificuldades que você encontrou durante o processo de substituição, deixe suas recomendações para os recém-chegados no bloco de comentários.

Se você tiver alguma dúvida sobre a desmontagem da máquina de lavar ou a instalação de novos rolamentos, pergunte aos nossos especialistas abaixo nesta publicação.

Comentários dos visitantes
  1. Valéry

    Uma vez mudei o rumo da minha máquina de lavar. Encontrei instruções semelhantes e desmontei em um dia. Ao pressionar a polia, bati levemente com um martelo. Parece que não há mais vestígios. Mas quando comecei a montá-lo, o motor não pousou completamente na polia. Desesperado, ele pegou um arquivo.Depois de uma hora de tentativas, tudo finalmente se encaixou. Mas com a continuação da operação da máquina, apareceu vibração excessiva, que rapidamente quebrou o rolamento novamente. Portanto, é melhor não abordar o carro com martelo.

    • Alexei

      Se você está assumindo uma tarefa desconhecida pela primeira vez, Valery, esteja preparado para cometer algum tipo de erro. Portanto, prefiro chamar encanadores nesses casos. Lá, pelo menos uma pessoa experiente que já encontrou um problema semelhante fará isso. No entanto, agora existem “profissionais” que não são melhores que amadores. Você precisa ler as avaliações e, de preferência, usar recomendações de pessoas que você conhece.

    • Especialista
      Evgenia Kravchenko
      Especialista

      Um erro típico, claro, que simplesmente não posso ignorar. Em primeiro lugar, muitas peças da máquina (como de outros equipamentos) são desmontadas com um martelo. Portanto, a questão não está no martelo, mas na lima com que você triturou o “excesso”, que na verdade não era assim.

      No seu caso tudo é banalmente simples: a polia foi pressionada, você desmontou, para remontá-la é preciso pressioná-la. Isso também é feito cuidadosamente com um martelo. Se você não pressioná-la, a polia não assentará totalmente.

      Agora você terá que substituir não só os rolamentos, mas também a própria polia. Nos vídeos anexados ao artigo, os artesãos de estruturas de equipamentos de reparo focam especificamente nesses pontos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica