Como e com que limpar uma máquina de lavar: os melhores métodos + revisão de produtos especiais

Quer prolongar o funcionamento sem problemas da sua máquina de lavar, limpando os seus elementos principais? Concordo, é ótimo quando a máquina de lavar funciona como um relógio: coloque a roupa, coloque o pó, aperte start. Para isso, vale lembrar o mais importante: qualquer equipamento precisa de cuidados.

Mas a gama de detergentes é muito rica e você não sabe qual deles dá conta da tarefa? Nós o ajudaremos a descobrir como e como limpar sua máquina de lavar de uma variedade de contaminantes - desde incrustações até sujeira banal e fungos onipresentes.

O artigo discute métodos eficazes de limpeza do elemento de aquecimento com uma visão geral dos meios mais eficazes. Para evitar quebras de aparelhos caros, inundações e outras consequências de descuido, oferecemos instruções passo a passo sobre como realizar uma limpeza abrangente de todos os componentes e elementos importantes da máquina de lavar.

Selecionamos fotos que retratam etapas importantes do processo, além de vídeos úteis que demonstram a prevenção e manutenção da unidade por conta própria.

Por que você deve limpar sua máquina de lavar?

Embora o objetivo da máquina seja “dar-nos” coisas limpas, a condição do dispositivo em si pode estar longe de ser estéril.

A sujeira retirada das roupas durante a lavagem acumula-se nos elementos internos.Na borracha de vedação e nas bordas do tambor muitas vezes é possível substituir manchas pretas de mofo, porque o calor e a umidade são condições ideais para o desenvolvimento de organismos fúngicos.

E o elemento de aquecimento e outras partes são gradualmente cobertos por uma camada de sais que estão na água.

Cal dentro da lavadora
Se você não fizer a limpeza preventiva, aparecerá um odor desagradável na máquina, que ela “transferirá” para a limpeza e, na pior das hipóteses, o aparelho deixará de funcionar completamente e exigirá reparos caros.

Principais fontes de poluição:

  • alta mineralização da água;
  • uso de produtos químicos agressivos e detergentes de baixa qualidade;
  • operação inadequada do dispositivo;
  • lavar peças muito sujas - macacões com resíduos de argamassa ou óleo de máquina, roupas após trabalhos de jardinagem, etc.

Então, para deixar seu auxiliar com uma aparência perfeitamente limpa, é hora de fazer uma limpeza geral, começando pelo próprio corpo e terminando nas partes internas.

Para remover contaminantes externos óbvios (manchas de gel, condicionador, vestígios de pó), basta água morna e uma esponja. Mas você terá que trabalhar muito com as peças escondidas nas profundezas do aparelho.

Removemos incrustações do elemento de aquecimento e dos elementos internos

Um dos acidentes mais graves que podem acontecer facilmente se você não cuidar adequadamente da sua máquina de lavar é a falha de um aquecedor elétrico tubular.

Lavagem de elementos de aquecimento
Um elemento de aquecimento com falha pode bloquear o funcionamento da máquina no estágio inicial (o modo selecionado simplesmente não pode ser iniciado) e interromper o processo de lavagem em pleno andamento

Como o elemento de aquecimento está em contato com água corrente, formam-se incrustações após cada lavagem - depósitos de sais de cálcio e magnésio.

Portanto, caso não seja instalado filtro amaciador no ralo, recomenda-se adicionar agentes especiais ao pó (por exemplo, Calgon) e organize a manutenção preventiva pelo menos uma vez por mês.

Método #1 – materiais improvisados ​​de estoques

Uma das maneiras mais simples e eficazes de combater os depósitos de calcário é despejar carbono tribásico ou Ácido Cítrico no compartimento de pó e ligue qualquer modo de alta temperatura.

Esta receita funciona de forma simples: quando aquecido, o ácido corrói ativamente não apenas os depósitos leves, mas também o calcário endurecido, limpando tanto o elemento de aquecimento quanto o aço do tambor.

Remédios caseiros para limpar sua máquina
Nunca combine o processo de limpeza com a lavagem de coisas - mesmo remédios caseiros como bicarbonato de sódio ou solução de vinagre (sem falar no ácido cítrico) podem causar danos irreparáveis ​​aos tecidos.

O cálculo da quantidade necessária de pó deve ser feito com base no grau de contaminação da máquina e de seu recipiente. Em média, para cada quilograma de carga há cerca de 25 a 30 gramas de ácido.

Se a unidade não for limpa há muito tempo, você pode observar os seguintes conselhos: despeje ácido no recipiente de pó, execute qualquer modo de lavagem longo com temperatura de 90°C e superior e desligue a energia da rede no meio do processo. Deixe durante a noite e ligue a máquina novamente pela manhã.

Limpeza com ácido cítrico
O ácido cítrico pode ser colocado diretamente no tambor, mas é melhor colocá-lo no compartimento do detergente para limpá-lo ao mesmo tempo.

Recomenda-se usar este procedimento no máximo 4 vezes por ano, e após cada vez você deve verificar a mangueira de drenagem e o manguito do tambor para remover grandes partículas de calcário solto.

Outros remédios caseiros e seus usos:

  1. Vinagre de mesa – despeje 1-2 xícaras de uma solução de ácido acético a 9 por cento na cubeta de detergente, selecione um modo de alta temperatura com lavagem longa e pré-imersão. Para se livrar do cheiro azedo específico, você pode ativar um enxágue adicional.
  2. Bicarbonato de sódio e vinagre – para potencializar o efeito do ácido no calcário, é útil uma solução especial. É preparado assim: meio copo de refrigerante é misturado com a mesma quantidade de água e colocado em um recipiente para pó, e 1 copo de vinagre 9% é colocado no tambor. Em seguida, a máquina inicia em qualquer modo de longo prazo na temperatura máxima.
  3. Água sanitária e outros produtos que contêm cloro - à moda antiga, são utilizados por muitas donas de casa para uma limpeza e desinfecção completa da máquina de lavar.

Mas, na verdade, a eficácia das preparações cáusticas é muito duvidosa: elas não o salvarão da incrustação, mas alguns elementos (por exemplo, a vedação do tambor de borracha e várias juntas de vedação) podem causar grandes danos. E os vapores de cloro são prejudiciais à saúde.

Coca-Cola em escala
Existem também “receitas” mais inovadoras para limpar uma máquina de lavar, por exemplo, coloque 5 a 6 litros de Coca-Cola no tanque e deixe por algumas horas

Mas analisamos os métodos mais confiáveis, baratos, seguros e testados na prática para se livrar da incrustação usando meios improvisados.

Método #2 – produtos químicos especiais

O agente de limpeza para elementos da máquina de lavar deve ser seguro para humanos, tecidos e todas as superfícies internas do dispositivo, além de remover com eficácia depósitos de calcário e outros contaminantes.

As preparações especializadas apresentam uma vantagem importante sobre as “populares” - sua composição é desenvolvida levando em consideração as características de design do aparelho e não agride alguns elementos na limpeza de outros.

Pó anti-calcário
Para comprar a “química” certa para resolver o problema desejado, estude sempre a composição e a finalidade do medicamento - existem tanto produtos universais para limpeza complexa, quanto produtos de perfil estreito que só funcionam para remover placa bacteriana ou combater mofo

Análise produtos especializados populares:

  1. Chapéu de coco 3004 (Alemanha) – produto de limpeza descalcificante, adequado para máquinas de lavar louça e máquinas de lavar roupa. Ele remove bem incrustações em vários graus, recomendadas pelos fabricantes Bosh.
  2. Schnell Entkalker – pó para limpeza rápida de elementos internos de depósitos de calcário persistentes. Produzido na Alemanha, disponível em embalagens de 200g.
  3. Anticalcário para Máquinas de Lavar da Sano (Israel) – um gel universal para prevenção e eliminação de pequenas placas com efeito antibacteriano.
  4. Poder mágico (Alemanha) – um dos melhores produtos especializados para máquinas de lavar. Disponível na forma de gel e pó, que remove com eficácia a placa bacteriana de elementos de aquecimento, tanques e tambores.
  5. Beckman (Alemanha) - uma preparação universal que protege contra incrustações e elimina odores desagradáveis ​​​​causados ​​​​por diversos contaminantes. Mas, como qualquer produto multiuso, é bom para cuidados regulares, mas será ineficaz contra sujeira pesada.
  6. Filtro 601 (Alemanha) – funciona bem para remover incrustações antigas do aquecedor e outros elementos; recomenda-se o uso 3-4 vezes por ano para limpeza intensiva da máquina. Disponível em sacos de 200 g para uma utilização.
  7. Doutor DEZ (Rússia) e Anti escala (Bielorrússia) - preparações em pó análogas destinadas apenas à remoção de incrustações, mas de qualquer equipamento. Uma solução barata e conveniente para o problema de depósitos de calcário nos elementos de aquecimento de máquinas de lavar e de lavar louça.

Observe que muitos produtos que, a julgar pela publicidade, garantem a proteção de nossa máquina contra problemas de placa bacteriana, não eliminarão as incrustações existentes, mas simplesmente reduzirão a concentração de sais na água, por exemplo, o mesmo Calgon.

É fácil distingui-los - recomenda-se adicionar tais preparações antes de ligar a máquina junto com o pó ou diretamente no tambor, e são utilizadas na lavagem.

Método #3 – limpeza manual

Se você nunca pensou em como limpar sua máquina de lavar e todos os seus elementos-chave, e o assistente já o atende há mais de um ano, é recomendável que você primeiro faça uma inspeção visual do elemento de aquecimento.

Muito provavelmente, um calcário multicamadas já se formou no elemento de aquecimento, o que será mais fácil de remover manualmente - com métodos de limpeza padrão, partículas sólidas de placa quebradas podem permanecer dentro da unidade.

Limpeza de elementos de aquecimento com ácido cítrico
Não tente raspar a pedra com uma faca ou outros objetos pontiagudos - você pode danificar o revestimento ou até quebrar a resistência; é melhor colocar a resistência em uma solução com ácido cítrico ou um agente descalcificante profissional

Para limpar o elemento de aquecimento procedemos por etapas:

  1. Desconecte os fios, sensor e remova o elemento de aquecimento. Incrustações e sujeira podem interferir no processo, portanto, após afrouxar a fixação, levante cuidadosamente o flange de metal com uma chave de fenda. Mas tenha cuidado e proceda com suavidade para não danificar o próprio tanque e a fiação.
  2. Lavamos o elemento de aquecimento sob boa pressão de água mornapara remover placas soltas e sujeira.
  3. Fazendo uma solução concentrada para remover resíduos de pedra: despeje 3-4 colheres de sopa em uma garrafa de plástico com gargalo cortado. pó de ácido cítrico, coloque o elemento de aquecimento dentro e encha com água quente até o nível da barra.
  4. Agite o líquido para ativar o processo de limpeza. O aumento das bolhas de ar indicará que os sais de magnésio e cálcio começaram a se dissolver.

Neste estado, deixamos o elemento de aquecimento de molho durante a noite. E pela manhã, enxáguamos o metal em água corrente com uma esponja macia, enxugamos, admiramos o brilho da luz no aço inoxidável cintilante e instalamos o elemento de volta no aparelho.

Como remover o elemento de aquecimento da máquina
O aquecedor está sempre localizado embaixo do tanque, mas sua localização específica depende da marca do aparelho, por exemplo, em LG, Ariston e Indesit é necessário retirar o painel traseiro para removê-lo, e em Samsung e Bosh é necessário desmontar a frente

A propósito, se você desmontar a máquina, também poderá inspecionar o estado do tambor. Pode ser necessário desmontá-lo também para limpar completamente todos os orifícios e remover incrustações e mofo.

Mas você não deve fazer isso sem extrema necessidade e habilidade no trabalho com equipamentos, você pode conviver com o tratamento com uma boa ferramenta especial.

Procedimento para limpeza abrangente

Além da incrustação, existem outros problemas que podem ser causados ​​pelo mau funcionamento da máquina: sujeira, odor desagradável, mofo. Portanto, você deve manter regularmente a limpeza dos elementos internos.

Passo #1 - lave o tambor

Após cada lavagem, água residual e sujeira permanecem no tambor. E logo aparecem manchas pretas nas dobras do manguito de vedação, e um cheiro de mofo vem do fundo da máquina.

Começar em marcha lenta com a adição de desinfetantes ou ácido cítrico comum ajudará a resolver o problema do odor. Mas a goma precisa ser bem limpa à mão.

Limpando a borracha do tambor
Para limpar o manguito, não é recomendado o uso de produtos químicos agressivos que contenham cloro - esses produtos químicos podem tornar a borracha “dura” e rachar rapidamente.

A opção mais fácil é separar cuidadosamente as dobras, lavar o manguito em toda a circunferência com uma esponja, sabão e água morna e depois secar.

Se notar manchas de mofo, você pode usar uma solução de sulfato de cobre ou preparar uma pasta de limpeza com água e bicarbonato de sódio em proporções iguais.

Em seguida, trate bem o elástico e todo o tambor com esta mistura, deixe agir por algumas horas, depois limpe com uma esponja e inicie o ciclo de lavagem de longa duração.

Para obter mais informações sobre como limpar o tambor da máquina de lavar, consulte Este artigo.

Passo #2 - limpe o filtro e a mangueira de drenagem

A causa de um odor desagradável também pode ser detritos invisíveis aos olhos - cabelos, partículas de terra ou materiais de construção, fiapos, penas e vários pequenos objetos que não foram retirados dos bolsos das roupas a tempo.

Tudo isso se acumula no filtro e na mangueira por onde a máquina libera as águas residuais. Recomenda-se realizar limpando o filtro de drenagem máquina de lavar pelo menos uma vez a cada 3 meses e com uso ativo, com mais frequência.

Para isso, é necessário retirar o painel protetor, colocar um pequeno recipiente para escoar a água ou colocar um pano no chão. Em seguida, desparafuse no sentido anti-horário e remova o filtro. Enxágue em água sob alta pressão e remova os detritos acumulados no buraco.

Limpando o filtro da máquina de lavar
Normalmente, o filtro está localizado em um dos cantos inferiores da parte frontal do painel e é coberto por uma pequena placa redonda ou retangular que pode ser facilmente removida com uma chave de fenda.

Para enxaguar a mangueira, é necessário drenar a água restante da máquina através do filtro de drenagem e, em seguida, desconectá-la da entrada da tubulação de esgoto ou sifão. Depois disso, você pode remover a peça, mas exatamente como fazer isso depende do design do próprio dispositivo.

Por exemplo, em carros Ariston, Samsung, Indesit, LG, Hidromassagem, Ardo Você só pode acessar a conexão da mangueira pela parte inferior.

Para fazer isso, coloque o dispositivo de lado, remova o painel inferior e o filtro e afrouxe a braçadeira com um alicate. Resta desconectar a bomba e retirar a própria mangueira.

Mangueira de drenagem da máquina de lavar
Antes de desconectar a mangueira, certifique-se de desconectar o aparelho da rede elétrica e fechar a torneira de abastecimento de água (se não houver uma separada para a máquina, então a do apartamento)

Em carros Eletrolux E Zanussi você precisa procurar a fixação do dreno atrás do painel traseiro e Bosch e Siemens - na vanguarda quando se trata de máquinas com carregamento frontal.

Mas para modelos verticais, você só pode acessar a mangueira pela tampa lateral. Portanto, não será supérfluo verificar as instruções que descrevem o diagrama do dispositivo.

Para limpar a mangueira de drenagem de sujeira e depósitos de pó, equipe-se com um cabo fino não metálico com uma mini escova presa em uma das extremidades.

Passamos essa escova por dentro, rolamos e movemos gradativamente até o final da mangueira. Em seguida, enxágue sob pressão de água morna. Para contaminação grave, diversas passagens podem ser feitas.

Passo #3 - lave o recipiente de pó

Uma camada áspera de água dura aparece nas paredes do compartimento do detergente e permanecem vestígios de pó e vários abrilhantadores.Tudo isso precisa ser removido.

Bandeja de pó
Se os restos de detergentes forem facilmente removidos com água morna e uma esponja, será necessário combater o calcário ou o mofo

Atuamos em etapas:

  1. Retiramos a cubeta do compartimento e retiramos o recipiente do condicionador.
  2. Enxáguamos em água corrente, limpamos manchas de mofo com refrigerante ou qualquer produto que contenha cloro (aqui não há elementos de borracha, então o cloro não fará mal).
  3. Despeje um pacote de ácido cítrico em uma tigela pequena.
  4. Coloque a cubeta desmontada, encha-a com água quente e deixe por uma hora (se estiver muito suja pode ser durante a noite).
  5. Em seguida, removemos a placa restante com uma esponja e limpamos bem todas as juntas com uma escova de dentes.
  6. Seque o recipiente, monte e coloque no lugar.

Outra opção para lidar com a placa bacteriana é encher a cubeta removida com refrigerante e adicionar vinagre de mesa. Como resultado da reação, o refrigerante formará espuma e amolecerá os depósitos de calcário, facilitando sua remoção.

Placa no compartimento de pó
Além do próprio recipiente, o próprio recipiente de pó também requer limpeza, e há muitos locais de difícil acesso com vários recessos e peças pequenas

Para se livrar da sujeira e da placa bacteriana no compartimento do recipiente, você pode usar a mesma pasta de refrigerante e escova de dentes, e o pré-tratamento da bandeja com um limpador em spray ajudará a acelerar o processo.

Regras para cuidar da sua máquina de lavar

Se você cuida regularmente do seu assistente, pode prescindir da desmontagem da estrutura e da substituição não programada de seus elementos. E para fazer isso você só precisa seguir algumas regras simples.

Operando a máquina de lavar
Para evitar o aparecimento de cheiro desagradável de mofo e mofo na máquina de lavar, tente manter o tambor aberto e fechá-lo ao tomar banho ou ducha.

Recomendações e dicas úteis para cuidados:

  1. Após a lavagem, sempre seque o vidro da porta, o tambor e o elástico e enxágue o recipiente de pó sob boa pressão com água morna e seque.
  2. Se você tiver água dura em sua região, poderá equipar a mangueira de abastecimento de água da máquina com um filtro magnético. O fluxo passará por um campo magnético e alterará a estrutura cristalina da água, fazendo com que a incrustação simplesmente não se forme.
  3. Lave cobertores, suéteres e outros itens felpudos em uma bolsa especial de malha fina.
  4. Não deixe roupas molhadas na máquina de lavar nem por algumas horas - além do cheiro desagradável, as consequências desse esquecimento logo aparecerão como manchas pretas de mofo.
  5. Remova imediatamente manchas de pó, gotas de água e respingos de gordura (aplicável a eletrodomésticos instalados na cozinha) do corpo do aparelho.

Dependendo do momento em que a mancha aparece, as opções para eliminá-la serão diferentes. Para remover sujeira recente, basta limpar o plástico com um pano embebido em água ou solução de detergente líquido. E a pasta de bicarbonato de sódio ajudará a lidar com manchas e manchas amarelas antigas.

A frequência da limpeza preventiva com produtos domésticos ou profissionais depende da qualidade da água do seu sistema, do uso de amaciadores e da frequência de utilização da máquina de lavar.

Em média, o procedimento de desinfestação e descalcificação deve ser realizado uma vez a cada 2-3 meses. E não se esqueça de enxaguar o filtro e o manguito do tambor para remover as partículas de calcário após todos os compostos de limpeza.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Sujeira e incrustações ameaçam não apenas a quebra do dispositivo. Causam problemas que inicialmente passam despercebidos, por exemplo, aumentam o tempo de funcionamento da máquina, o consumo de energia elétrica e de detergentes.

Para evitar que isso aconteça, sugerimos estudar as instruções visuais de cuidados com a máquina.

Recomendações para limpeza abrangente de unidades de lavagem:

Como remover incrustações pesadas da superfície de um elemento de aquecimento:

Limpe o recipiente do pó com bicarbonato de sódio e vinagre:

Como remover e lavar o filtro de sujeira e outros acúmulos de detritos:

Cuidar da máquina de lavar é bastante simples. Porém, se você negligenciar as recomendações operacionais, seu assistente poderá em breve precisar de “reanimação” profissional, substituição do elemento de aquecimento e outros elementos. Para evitar que isso aconteça, faça você mesmo a prevenção oportuna ou confie-a a especialistas.

Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a limpeza e manutenção da sua máquina de lavar? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência cuidando de uma auxiliar domiciliar. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Tenho vergonha de admitir, mas faz muito tempo que não limpo a vedação de borracha. E quando mais uma vez joguei a roupa na máquina de lavar, depois de lavar ela ficou ainda mais suja. Notei pedaços de poeira grudados em todas as minhas coisas. Quando comecei a descobrir qual era o motivo, a primeira coisa que decidi fazer foi olhar embaixo do selo e fiquei horrorizado. O que estava ali? Agora depois de cada lavagem coloco o lacre em ordem.

  2. Larisa Viktorova

    Hoje em dia existem muitos comprimidos químicos eficazes: você os joga em um tambor e pronto. Mas você sempre pode tentar limpá-lo sozinho, usando os meios disponíveis, sem sair de casa e ir ao mercado comprar um produto, embora nem sempre ajude. Por experiência própria posso dizer que a forma mais eficaz é usar vinagre comum.Você coloca dois copos no compartimento de pó e executa o ciclo de lavagem mais longo. Verifiquei na minha máquina, depois brilha como novo.

  3. Obrigado pelo artigo. Minha máquina de lavar quebrou recentemente, embora eu não tenha consertado; entrei em contato com um centro de serviço em Moscou. Para monitorar o trabalho dos artesãos, também é muito útil compreender as causas e métodos de eliminação de avarias.

  4. Cristina89

    Bom, não sei, algumas pessoas são espertas com ácido cítrico e outras coisas, eu não faria isso... afinal, existem muitos produtos especiais. Não tenho o indezite mais caro, mas mesmo assim não ia querer limpar, não sei como limpar, nunca se sabe... é melhor prevenir do que remediar.

  5. Dmitry

    Na minha opinião, quanto ao elemento de aquecimento, é mais fácil simplesmente substituí-lo por um novo uma ou duas vezes por ano do que comprar todos esses calgons. Será mais barato. O elemento de aquecimento médio custa cerca de 1.000 rublos. Não é uma quantia tão grande. É ainda melhor instalar um pré-filtro, então você terá que trocá-lo com ainda menos frequência.

  6. Karina

    Muito obrigado! Eu estava removendo incrustações do elemento de aquecimento do meu indesit Schnell Entkalker. Faço isso para manter a ordem, por assim dizer. Mas não houve problemas durante 6 anos e nada quebrou.

  7. Shamil

    Mas e a afirmação:
    “Sob nenhuma circunstância você deve usar ácido cítrico. Isso se deve ao fato de que a cruzeta do tambor de todas as máquinas modernas, que serve para sua fixação, é feita de silumin, que se destrói ao entrar em contato com o ácido cítrico puro" (https://ichip.ru/sovety/ekspluataciya/kak-pravilno-ekspluatirovat-stiralnye-mashiny-sovety-ot-proizvoditelya-744032?utm_referrer=https%3A%2F%2Fzen.yandex.com)

  8. Stephenmex

    Limpadores de disco

  9. Bom, não, é melhor ligar se você já precisa limpar a máquina de lavar, não é tão fácil quanto parece.Decidi por mim mesmo que usaria o gel Calgon para manter a máquina limpa e usaria sabão em pó de forma mais econômica. Até agora está tudo bem, vejo o efeito.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica