Como conectar um switch: tipos, diagrama e procedimento de conexão com suas próprias mãos

É importante ter certeza da confiabilidade da fiação, tomadas e interruptores, bem como dos equipamentos elétricos de sua casa, escritório ou qualquer outro cômodo. Afinal, a sua facilidade de manutenção é a chave para a segurança.Concordo, mesmo um interruptor com defeito pode causar um incêndio com todas as consequências. Portanto, é necessário não apenas usar corretamente os aparelhos elétricos, mas também entender, pelo menos em termos gerais, as nuances da escolha e conexão de tomadas e interruptores.

Neste material falaremos sobre quais tipos de interruptores podem ser encontrados no mercado e em que casos são utilizados. É assim que você pode escolher a opção certa. Também descobriremos como conectar o switch e quais ferramentas serão necessárias para isso.

Para tornar mais fácil até mesmo para um iniciante entender as instruções de instalação, fornecemos fotos visuais e vídeos de conexão.

Tipos de interruptores de luz

Para garantir a funcionalidade ideal, os fabricantes desenvolveram e forneceram produtos que diferem na forma como são ligados.

Além disso, em muitos casos essa característica é a principal na hora de escolher.Pois é justamente isso que afeta a funcionalidade de qualquer equipamento de iluminação.

Interruptor de três botões
Deve-se lembrar que a conexão de um switch começa com sua seleção, bem como com a determinação de sua localização. Ignorar essas regras leva ao fato de que o controle do sistema de iluminação não será suficientemente racional e, às vezes, até mesmo um procedimento inseguro.

Então, os switches são divididos em:

  • teclados;
  • rotativo;
  • pontos de verificação;
  • cruzar;
  • dimmers;
  • sensorial;
  • acústico;
  • Controlado remotamente;
  • botão, que inclui sua subespécie de corda.

Para evitar erros, você deve se familiarizar com cada um dos tipos de produtos listados com mais detalhes.

Interruptores basculantes tradicionais

Este grupo inclui os equipamentos eletromecânicos mais populares projetados para controlar dispositivos de iluminação.

Vale a pena parar nos interruptores de chave se você não tiver nenhum desejo especial e precisar de uma solução simples para o problema e sem custos significativos.

Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que estes dispositivos são:

  • chave única;
  • multi-chave, nomeadamente duas e três teclas.

Os interruptores pertencentes à primeira categoria são projetados para controlar uma única lâmpada ou um grupo de lâmpadas. Por isso, por exemplo, são idealmente utilizados para acender/apagar as luzes da casa de banho ou da despensa.

Produtos multichave são usados ​​para controlar várias luminárias e grupos de luminárias. Por exemplo, um dispositivo de dois botões seria uma boa opção para acender as luzes do banheiro e do vaso sanitário.

E o seu analógico de três teclas controla de forma conveniente e eficaz vários grupos de lâmpadas numa sala, as suas zonas individuais, etc.

Interruptor de chave
A foto mostra um interruptor de chave. Apesar das tecnologias modernas, a variedade de soluções de design continua sendo o tipo mais popular há décadas.

Se houver mais luminárias do que chaves, interruptores adicionais poderão ser instalados. Por exemplo, se você precisar controlar cinco grupos de lâmpadas, poderá usar dispositivos de duas e três teclas simultaneamente.

Conveniência de interruptores de passagem

Este tipo de equipamento é uma alternativa tecnologicamente mais avançada aos análogos de teclado tradicionais. Os interruptores walk-through são equipados com teclas, mas não possuem posições fixas de ligar/desligar.

Como resultado, 2 interruptores podem ser usados ​​para controlar uma lâmpada ou grupo de lâmpadas. Que, por exemplo, pode ser instalado no início e no final de um corredor, uma sala de passagem e outros locais semelhantes. Isso permitirá acender a luz na entrada das instalações e apagá-la na saída. Isso é conveniente e também permite economizar nas contas de serviços públicos.

Interruptor de passagem
Os interruptores de passagem e crossover têm a mesma aparência dos interruptores de chave. Mas o princípio de seu funcionamento é radicalmente diferente. Como evidenciado pelos diagramas na imagem. Indicando que estes produtos não possuem uma posição fixa de ligar/desligar

Controle de luz com interruptores cruzados

Este tipo de dispositivo é usado exclusivamente em conjunto com análogos de passagem. Ou seja, quando é necessário controlar lâmpadas ou seus grupos em mais de dois locais.

Recursos de modelos rotativos

Este tipo inclui produtos que são estruturalmente semelhantes aos seus equivalentes de teclado. Somente em vez de interruptores, são usados ​​​​botões rotativos.Eles fecham ou abrem contatos em posições extremas.

Na maioria das vezes, interruptores rotativos são usados ​​para controlar uma única lâmpada ou grupo de luminárias.

Normalmente, os dispositivos pertencentes a este grupo apresentam altas qualidades decorativas em estilo retro. Portanto, eles se tornarão uma solução prática na hora de instalar a fiação elétrica de forma aberta, o que é bastante praticado em casas de madeira.

Equipamentos sensores de alta tecnologia

Este tipo de equipamento é baseado num microprocessador que, em conjunto com o display, permite não só ligar/desligar a luz, mas também ajustar o seu brilho.

Interruptor de luz de toque
Os interruptores sensíveis ao toque estão equipados com várias funções adicionais. O mais popular deles é o temporizador. Não permitirá que você se esqueça de apagar a luz de algum cômodo

Além disso, os interruptores de toque possuem altas qualidades estéticas. Mas o design de sua parte mecânica é tradicional, ou seja, igual ao dos teclados convencionais.

Dimmers confortáveis ​​de usar

Esses dimmers, além de ligar/desligar, permitem reduzir ou aumentar suavemente o brilho da iluminação. Por exemplo, como em uma sala de cinema antes e depois do espetáculo.

Produtos acústicos originais

Essa categoria de equipamento é fácil de operar, para ligá-lo basta dizer algo em voz alta. Mas, ao mesmo tempo, existem várias desvantagens. Por exemplo, ao ouvir música, esse interruptor se transformará em um sistema de luz e música. Ele também responderá a qualquer conversa alta, programas de TV e outros sons altos.

Como resultado, tais produtos só devem ser usados ​​em conjunto com interruptores tradicionais.O que aumenta o custo de instalação de análogos acústicos.

Interruptores controlados remotamente

Interruptores remotos podem se tornar um dos elementos do sistema "lar inteligente". A razão é que esses interruptores podem ser controlados por meio de um controle remoto.

Alternar com controle remoto
A foto mostra o controle remoto. Ao mesmo tempo, pode transmitir um sinal para um switch de qualquer tipo. Por exemplo, teclado, passagem

E não apenas ligue-o, mas também ajuste o brilho da iluminação e uma série de outros parâmetros. Por exemplo, ao integrar equipamentos remotos em um sistema doméstico inteligente, as luzes podem acender quando o usuário entra na casa, desligar automaticamente quando não há ninguém na sala e outros cenários.

Ao mesmo tempo, uma desvantagem significativa é o custo bastante elevado desse equipamento.

Interruptores de botão e corda

Para interruptores de botão e de corda, os dispositivos de iluminação são controlados atuando em contatos comuns. O mesmo que no caso dos interruptores de chave tradicionais. A única diferença é que os controles são diferentes.

Então, em um caso é um botão e no outro é uma corda. Aliás, a corda atua no botão através da alavanca.

Interruptor de corda
A foto mostra um interruptor de parede de corda. Com sua ajuda, a iluminação não é menos conveniente de controlar do que qualquer outro tipo de dispositivo.

A principal vantagem de tais produtos é sua aparência fora do padrão.

Trabalho preparatório antes da conexão

Ao instalar o switch selecionado, você deve prestar atenção a:

  • número de interruptores;
  • a localização de cada um;
  • método de colocação de fios;
  • comprimento dos fios e presença de outros materiais.

Para levar em consideração todos esses pontos e evitar erros, deve-se traçar um diagrama de circuito para conexão dos interruptores. Ele precisa ser desenhado da forma mais clara possível.

Número ideal de switches

Quando for necessária a substituição da chave basculante utilizada para controlar as lâmpadas do corredor, vale a pena considerar substituí-la por um modelo prático de passagem.

E também, substituir um interruptor de chave única por vários desses produtos ou um interruptor de várias teclas pode muitas vezes levar a um efeito positivo. Pois isso permitirá dividir um grupo de lâmpadas em vários.

Interruptor com soquete
O número de interruptores pode ser alterado, bem como a sua localização. E também estes produtos podem ser combinados com muitos outros aparelhos elétricos

Em qualquer caso, a questão do número de dispositivos que controlam as lâmpadas é importante e precisa de tempo.

Mudar de local

Os interruptores, de acordo com os requisitos da PUE, devem ser colocados de acordo com os seguintes requisitos e recomendações:

  • Pelo menos 0,8-1,7 m acima do nível do chão. A altura ideal é de 0,9 m, pois o interruptor será conveniente para uso por pessoas de diferentes alturas, incluindo crianças.
  • A menos de 0,6 m da porta do banheiro ou chuveiro ou a menos de 0,1 m da entrada de um cômodo normal.
  • A menos de 0,5 m da tubulação de gás mais próxima ou de qualquer outra linha perigosa.

Além disso, o switch deve ser colocado em um local conveniente. Por exemplo, interruptores de corda podem ser instalados mesmo sob o teto.

Método de colocação de fios elétricos

Este ponto é relevante para os casos em que as chaves são instaladas pela primeira vez, está planejada a substituição ou extensão dos fios.

Neste caso, você precisa saber que a fiação pode escondido ou abrir. A primeira opção é a mais segura e confiável e, portanto, a mais procurada. Ao escolher este método, os fios são colocados em ranhuras - não ficam visíveis após o acabamento decorativo das paredes.

Ao mesmo tempo, este método é mais trabalhoso e caro. Além disso, neste caso, não devem ser cometidos erros, pois a sua eliminação acarretará perdas financeiras significativas. Portanto, antes de realizar o trabalho, certifique-se de que o local de instalação foi escolhido corretamente e que os próprios fios estão em boas condições.

Fiação aberta
A fiação aberta pode se tornar o destaque de um interior retrô, aumentando as propriedades estéticas de todo o ambiente e da casa em geral. Mas tal solução deve ser utilizada apenas como último recurso.

O método aberto é considerado relevante apenas em alguns casos:

  • se esta for uma solução temporária;
  • Não é possível usar um método de assentamento oculto.

Às vezes, o método aberto é usado deliberadamente para apoiar o conceito geral de um interior em estilo retrô.

Suprimentos necessários

Fixadores, caixas de tomadas, caixas de distribuição, fios - tudo isso deve ser adquirido na quantidade necessária e de uma só vez.

Cálculo de comprimentos de fio
O local de instalação do switch, o roteamento dos fios, bem como a escolha do tipo de fio e o cálculo do comprimento necessário devem ser realizados levando em consideração os requisitos da PUE

Instruções de conexão

No caso mais simples, para conectar o switch serão necessários diferentes tipos de chaves de fenda, nomeadamente planas e Phillips. Além disso, você sempre terá que usar um descascador de fios. Em alguns casos, você precisará até de um martelo perfurador (para abrir portas).

Antes de instalar o switch, você deve realizar uma série de operações preliminares:

  1. Conecte o(s) fio(s). A seção transversal não deve ser inferior a 2,5 mm².
  2. Instale a caixa de distribuição.
  3. Instale a caixa de soquete (caixa de instalação).

Ao colocar os fios, deve-se levar em consideração que suas pontas devem estar livres. Por que o revestimento isolante foi removido? Para evitar danos para resolver este problema, você deve usar stripper.

Em seguida, remova 2-3 cm do revestimento isolante de cada núcleo. Apenas o fio de fase deve ser conectado ao próprio switch.

Extremidades de fio livres
Assim devem ser as áreas preparadas para instalação de interruptores e tomadas. Aliás, marcas feitas a lápis ficam visíveis nas paredes. Eles foram feitos para evitar erros de instalação

O procedimento para conectar interruptores com posição liga/desliga fixa e sem posição fixa é um pouco diferente. Consideremos as nuances de cada opção.

Conectando interruptores de posição fixa

Este grupo inclui todos os switches, exceto os switches de passagem e os switches cruzados que funcionam com eles.

Conectando interruptores de chave
O diagrama mostra a conexão de interruptores populares de duas teclas. Sua principal característica é que um fio de fase (entrada) é fornecido ao terminal inferior, e de cada contato superior (seu número é igual ao número de teclas ou outros controles da chave), um fio de fase vai até a lâmpada desejada, seu grupo (saída)

Para conectar você precisa de:

  1. O fio de fase de entrada (do cabo de alimentação principal) deve ser conectado ao terminal inferior do switch.
  2. De cada contato superior da chave deve ser retirado um fio de fase, que é então conectado a um fio semelhante do grupo de lâmpadas desejado. O número de contatos superiores (saídas) é igual ao número de controles.Por exemplo, se um interruptor de chave única estiver conectado, então haverá apenas um, mas seus interruptores de duas teclas terão 2 e seus interruptores de três teclas terão 3.
  3. Conecte o fio neutro do fio de alimentação principal a um fio semelhante das luminárias do grupo desejado.
  4. Instale o mecanismo do interruptor com os fios conectados na caixa de soquete (caixa de instalação). Proteja-o.
  5. Instale elementos decorativos (sobreposições, chaves).

Depois disso, a obra é considerada concluída e resta apenas testar o desempenho da iluminação.

Diagrama de conexão do interruptor de botão
Neste caso, os controles do interruptor não são as teclas usuais, mas um botão. Mas a essência do procedimento de conexão não muda. Ou seja, um fio de fase é conectado ao contato inferior e um fio é levado de cima para a luminária

Conectando produtos sem posição fixa

Conforme mencionado acima, este grupo inclui exclusivamente comutadores de passagem e cruzados. Sua característica de design é um grande número de contatos para conectar fios. Por exemplo, um interruptor normal de chave única possui apenas 2 contatos - uma entrada de fase (fio de alimentação) e uma saída de fio de fase para o dispositivo de iluminação.

Mas uma chave de passagem de chave única possui 3 deles: um fio de fase do cabo de alimentação principal (entrada) e 2 fios de fase de saída.

Além disso, os interruptores de passagem com múltiplas teclas são produtos comuns de chave única combinados em um único invólucro.

Significa que:

  • O comutador de passagem de duas teclas consiste estruturalmente em 2 produtos convencionais de chave única. Neste caso serão 6 contatos para conexão, destes 2 são de entrada e 4 de saída;
  • O switch de passagem de três teclas consiste estruturalmente em 3 produtos convencionais de chave única. Neste caso, serão 9 contatos para conexão, destes, 3 são de entrada e 6 são de saída.

E para controlar cada lâmpada ou grupo de lâmpadas, são utilizados 2 interruptores de passagem. Como resultado, os fios da fase de saída devem ser conduzidos não às lâmpadas, mas à caixa de distribuição, onde são conectados aos mesmos fios retirados de outro interruptor. E só então é feita a ligação às luminárias.

instruções detalhadas conectando um switch de passagem discutido no próximo artigo.

Conectando um switch de passagem
O diagrama de conexão dos interruptores de chave única de passagem indica que deve haver sempre 2. Além disso, eles devem ser conectados em série

Se for necessário instalar interruptores cruzados junto com interruptores de passagem, é importante fazer isso na fase de colocação dos fios. Eles são instalados entre duas passagens, e isso pode ser feito em qualquer local conveniente. E então o fio de fase de uma das chaves de passagem é conectado aos dois contatos de entrada da chave cruzada.

E só então o fio de fase dos dois contatos de saída é fornecido à segunda chave de passagem.

Recomendamos que você leia as instruções passo a passo conexões de switch cruzado.

Medidas de segurança de conexão

Todos os trabalhos devem ser realizados somente após a desenergização da sala.

Disjuntor
A foto mostra disjuntores, que devem ser utilizados sem falhas. Visto que em uma situação crítica eles ajudarão a evitar incêndio, choque elétrico e outros problemas

Se a casa for nova e usar o sistema de aterramento TN-S, você deverá usar seus recursos. Por que um fio terra separado está instalado na sala?

O fio de fase que entra na sala deve vir do disjuntor.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Depois de assistir ao primeiro vídeo, você poderá entender o que prestar atenção ao instalar os switches e onde eles devem ser colocados:

O vídeo a seguir demonstra como instalar um dispositivo para controlar um sistema de iluminação:

A eficiência e segurança do controle do sistema de iluminação de qualquer ambiente depende da correta instalação e conexão do interruptor. Portanto, esta tarefa deve ser abordada com responsabilidade. E você precisa começar escolhendo um interruptor, fios e local adequados. Se você tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades, é melhor procurar ajuda de um eletricista.

Você tem experiência pessoal em conectar um switch? Ou você é um instalador elétrico profissional e deseja dar recomendações úteis aos DIYers amadores? Deixe seus comentários - o formulário de feedback está localizado abaixo deste artigo.

Também aqui você pode fazer perguntas aos nossos especialistas e outros visitantes do site sobre como conectar switches.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica