Iluminação do banheiro: instalação de iluminação LED DIY
A iluminação adequada no banheiro decora o interior e cria um ambiente agradável.Cada vez mais, dispositivos LED são usados na organização da iluminação de banheiros - eles são fáceis de instalar, seguros e econômicos.
Antes de iniciar a instalação da iluminação, você precisa aprender mais sobre as especificidades da eletrificação de ambientes úmidos, estudar as normas de segurança elétrica, traçar um plano de fiação, selecionar lâmpadas e demais elementos do sistema. Todos esses pontos são descritos detalhadamente em nosso artigo.
Além disso, descrevemos o procedimento para organizar a retroiluminação LED e descrevemos as principais etapas de instalação e conexão da faixa de LED.
O conteúdo do artigo:
Elétrica e alta umidade
Grandes quantidades de água, mudanças frequentes de temperatura, umidade e vapor quente, condensação - todas essas condições características do banheiro criam um perigo maior ao usar eletricidade dentro de seus limites.
Para garantir a segurança e o bom funcionamento dos aparelhos elétricos, durante a instalação nessas salas, os eletricistas utilizam apenas elementos protegidos da exposição ao vapor e à água.
Os blocos de terminais à prova de umidade são perfeitos para o banheiro, pois podem suportar alta umidade por muito tempo e, ao mesmo tempo, facilitam significativamente a instalação.
Instalação de qualquer caixas de distribuição e os nós devem ser feitos estritamente fora do banheiro. Dentro do banheiro, deve-se evitar ao máximo conectar fios separados.
Se por algum motivo ainda for necessário fazer a chamada torção, então cada um desses locais deve ser protegido o mais completamente possível com materiais isolantes da penetração de umidade.Na maioria das vezes, a iluminação do banheiro é organizada por meio de sistemas de baixa corrente com consumo de energia de 12 V.
É quase impossível receber qualquer choque elétrico perigoso de uma lâmpada LED, mesmo em condições de alta umidade. Mas isso não significa que você possa esquecer as medidas de segurança. Todos os dispositivos LED devem ser aterrados.
O sistema de iluminação deve estar conectado a dispositivo de corrente residual, que é acionado quando ocorre um vazamento de corrente e interrompe o fornecimento de energia para um objeto específico.
Nos banheiros, recomenda-se organizar uma linha de alimentação separada para cada objeto ou grupo de objetos. Normalmente, uma linha é alocada para tomadas e separadamente para luminárias.
Se o banheiro for destinado a utilizar equipamentos potentes (máquina de lavar automática, cabine de hidromassagem, sauna elétrica, etc.), deverá ser feita uma linha de alimentação separada para cada um desses objetos. E para cada grupo de consumo de eletricidade, recomenda-se a instalação de um RCD separado.
Instruções detalhadas para instalar uma tomada para máquina de lavar são apresentadas em Este artigo.
A eletricidade é fornecida aos sistemas LED de baixa corrente por meio de um transformador abaixador especial. Este dispositivo também deve ser instalado fora do banheiro, ou seja, longe de fontes de alta umidade. Quase todas as lâmpadas LED modernas estão equipadas com um terminal de aterramento especial.
Este método de proteção não deve ser negligenciado. Mesmo correntes fracas podem ser transmitidas e acumuladas em superfícies molhadas. E graças ao vapor e à condensação, qualquer superfície do banheiro pode ficar molhada: paredes, pisos, estruturas de perfis, tetos, móveis, eletrodomésticos, etc.
Um toque acidental pode transferir uma descarga de eletricidade acumulada para o corpo humano, o que em alguns casos pode não só causar desconforto, mas também causar lesões elétricas graves.
Recursos de design e instalação
Todos os pontos acima devem ser levados em consideração antes de elaborar um diagrama de projeto iluminação no banheiro. A instalação de dispositivos LED será levada em consideração nesse esquema.
Normalmente você precisa decidir sobre a iluminação principal e adicional, fornecer interruptores para elas, determinar localização das tomadas para conectar vários eletrodomésticos.
Depois disso, é elaborado um plano de fiação, determinada a localização das caixas de distribuição, etc.Um cabo com seção transversal de 2,5 metros quadrados é colocado do quadro elétrico geral do apartamento até a caixa de junção do banheiro. milímetros. É adequado para lâmpadas e também para iluminação.
Um cabo mais potente destinado a equipamentos grandes é colocado separadamente. Recomenda-se codificar por cores os diferentes cabos para evitar que se misturem acidentalmente. Depois disso, coloque o fio no switch.
Se todas as luminárias forem ligadas com uma chave, bastará usar um fio duplo normal.
Mas a iluminação LED no banheiro geralmente é ligada separadamente da iluminação principal. Neste caso, use um cabo triplo. Se um interruptor com três teclas for usado para iluminação, ou seja, para três grupos separados de lâmpadas, você terá que usar dois cabos duplos. A seção transversal desse fio deve ser de 1,5 metros quadrados. milímetros.
Depois disso, o cabo é colocado do interruptor diretamente nas luminárias. Vale a pena levar em consideração imediatamente que não é recomendável instalar fiação aberta em banheiros, portanto você terá que faça sulcos. Em alguns casos, é possível colocar o cabo em uma caixa plástica especial.
Grupos de focos auxiliares podem ser conectados em paralelo ou em série. No primeiro caso, você precisará conectar uma linha de alimentação separada para cada lâmpada; no segundo, você precisará conectar as lâmpadas ao longo de uma linha, uma após a outra.
Com uma conexão paralela, tanto o consumo de cabos quanto a quantidade de trabalho aumentam significativamente. No segundo caso, tudo é muito mais simples e barato.
Mas a conexão serial tem várias desvantagens. Por exemplo, se uma lâmpada queimar, o fornecimento de eletricidade para todo o circuito será interrompido.Além disso, não há como diversificar o sistema de controle de retroiluminação LED.
Com uma conexão paralela, um elemento queimado não prejudicará de forma alguma o funcionamento das demais lâmpadas.
Se desejar providenciar a possibilidade de acender não todas as lâmpadas ao mesmo tempo, mas apenas algumas, por exemplo, a cada segunda lâmpada, será necessária uma conexão paralela. Isso permite ajustar o nível de iluminação da sala.
Se desejar, os métodos de conexão de lâmpadas podem ser combinados, por exemplo, iluminar um espelho pode ser feito de forma sequencial, e para decorar um banheiro ou teto, usar uma conexão paralela, etc.
Para este tipo de luminária, recomenda-se a utilização de fio trançado flexível. O cabo monolítico pode dificultar a instalação correta dos acessórios, alterando sua posição. O trabalho de instalação com fio flexível geralmente não é difícil de realizar, mas todas as torções devem ser cuidadosamente soldadas e isoladas.
Geralmente para lâmpadas no banheiro Recomenda-se a utilização de fios ShVVP, PVS ou tipos semelhantes, nos quais os núcleos trançados são firmemente cobertos com uma camada de plástico de cloreto de polivinila.
Essa proteção evita a propagação do fogo em caso de incêndio, evita a formação de fungos e é resistente à umidade.
O cabo de alimentação deve ser colocado em um canal corrugado protetor.Para sistemas com terminais de aterramento, é utilizado um fio de quatro núcleos, mas se tal elemento estiver faltando, um projeto de três núcleos será suficiente. Na tela do teto falso são feitos furos de tamanho adequado para holofotes.
Deles devem sair saídas de fio, dois segmentos para cada chave do interruptor, além de mais dois fios para a conexão reversa. Para facilitar a instalação, recomenda-se deixar o comprimento das saídas de aproximadamente 15-20 cm, as pontas das saídas da mesma cor devem ser limpas e conectadas em torções.
Se você pretende se conectar a mudar com duas chaves, então três torções sairão de cada buraco. Uma delas será comum a todas as lâmpadas e as outras duas serão para as chaves do interruptor.
Assim, a primeira torção é fixada em cada lâmpada, e as demais - apenas nos elementos que serão controlados por uma chave específica.
O fio comum da caixa de distribuição será conectado ao fio neutro, e a fase deverá ser conectada ao interruptor e dividida em duas linhas que conduzem às chaves correspondentes aos diferentes grupos de lâmpadas.
Informações úteis sobre tiras de LED
Esta é uma opção extremamente conveniente Iluminação LED, relativamente barato e fácil de instalar.As tiras de LED, também chamadas de tiras de LED, são tiras de polímero nas quais são instalados LEDs em miniatura com resistores. O verso da prancha geralmente é equipado com uma camada adesiva.
A instalação dessa fita é muito simples: é necessário colar o elemento em local adequado e conectá-lo à fonte de alimentação. A faixa de LED é dividida em seções iguais, cada uma contendo um certo número de LEDs conectados em série.
Os locais para corte deste desenho possuem marcações especiais. Nas casas de banho, apenas podem ser utilizadas fitas LED à prova de água com a marcação IP44. Esses elementos variam em poder. Existe uma opção puramente decorativa e LEDs fortes que fornecem uma grande quantidade de luz.
Existem tiras de LED simples e multicoloridas. Estes últimos possuem uma estrutura um pouco mais complexa: além da saída geral, são mais três - um para cada cor.
Ao escolher uma faixa de LED, você deve levar em consideração um indicador como a densidade dos LEDs, ou seja, seu número por metro. Além disso, nem sempre é necessária uma camada adesiva, existem designs sem ela.
A soldagem de tiras de fita de uma cor é soldada de acordo com o princípio “mais - menos”. Ao instalar uma fita multicolorida, conecte as áreas indicadas pelos índices V+, G, R, B.Para escolher a fonte de alimentação e o controlador corretos, você precisa calcular o comprimento da fita e multiplicar esse valor pela potência de um metro.
Se o comprimento da estrutura ultrapassar 15 m, será necessária a utilização de outra fonte de alimentação, se o comprimento for superior a 30 m - duas fontes de alimentação, etc. A conexão do fio elétrico da rede geralmente é feita aos contatos, que são designados como N e L. Para fita multicolorida, o controlador é instalado primeiro.
Se, ao instalar a iluminação LED para banheiro com as próprias mãos, você precisar dobrar a fita, lembre-se que o diâmetro de curvatura permitido é de 20 mm.
Este tipo de luz de fundo pode ser conectado não apenas a um switch normal, mas também a dimmer para faixa de LED. Este dispositivo permite ajustar o brilho dos LEDs. Um controle remoto portátil pode ser uma opção conveniente para controlar a luz de fundo.
Ao trabalhar com faixa de LED, deve-se observar rigorosamente a polaridade, proteger a estrutura de danos mecânicos e seguir as normas de segurança elétrica e contra incêndio. Se pretende fixar a fita sobre uma base metálica, deve primeiro cobri-la com material isolante.
A faixa de LED deixa ampla margem para a obtenção de diversos efeitos na decoração de interiores.
Além da iluminação espelhada, pode ser utilizado:
- decorar o teto em todo o perímetro;
- iluminar eficazmente pequenas prateleiras;
- para decorar um espelho;
- destacar visualmente o banho;
- para organizar uma janela falsa, etc.
Se você instalar LEDs embaixo da banheira, poderá obter o efeito de estrutura flutuante.Uma janela falsa iluminada com uma faixa de LED pode se tornar uma decoração interior elegante e expandir visualmente um pequeno espaço. Uma adição interessante são as torneiras luminosas e os acessórios de chuveiro.
Tais elementos são bastante simples de instalar, não precisam estar conectados à rede elétrica. É claro que as técnicas listadas devem ser usadas com moderação para não prejudicar a aparência do banheiro com detalhes desnecessários. Se houver muitos elementos, a luz de fundo simplesmente se fundirá em um ponto de luz ininteligível.
Instalação de iluminação de espelho
Se você planeja usar iluminação auxiliar LED no banheiro, não pode ignorar o espelho. As lâmpadas localizadas em torno deste elemento não só irão decorar o interior, mas também tornarão a sua utilização mais cómoda. Para iluminação de espelho LED, geralmente é usada uma fita, monocromática ou multicolorida, de comprimento adequado.
Se o espelho for grande e o comprimento da fita ultrapassar cinco metros, você terá que estocar conectores para conectar pedaços individuais de fita. A estrutura é conectada através de uma fonte de alimentação com potência que deve ser pelo menos uma vez e meia maior que o consumo de energia da faixa de LED utilizada.
Obviamente, apenas fitas LED à prova d'água devem ser usadas no banheiro.Se precisar ser cortado, isso deve ser feito com marcas especiais feitas pelo fabricante, caso contrário pode simplesmente ser danificado. Conecte seções individuais usando conectores.
A fita pode ser colada diretamente na superfície do espelho ou na parede atrás dele, tudo depende do efeito de design que você planeja obter. Mas em qualquer caso, antes de colar os LEDs, a superfície deve ser desengordurada. Depois disso, a fita é simplesmente conectada à fonte de alimentação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A conexão em série de luminárias LED é descrita aqui:
Este vídeo mostra como conectar LEDs em paralelo:
O procedimento para instalação de holofotes é mostrado em detalhes aqui:
Os LEDs são uma opção conveniente e econômica para organizar a iluminação principal e auxiliar no banheiro. Se você compreender todos os requisitos e instruções, poderá instalar facilmente esses elementos por conta própria.
Você tem experiência pessoal em projetar e instalar iluminação de banheiro? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Vou te dizer como quem vende tiras de LED e lâmpadas: os cientistas provaram que a iluminação LED não é adequada para iluminação doméstica, mais cedo ou mais tarde os olhos ficam cansados (mesmo com iluminação rara e constante, como no banheiro), eles destinam-se antes a cafés, discotecas e restaurantes.Portanto, recomendo fortemente não usar iluminação LED em áreas residenciais, pois mais cedo ou mais tarde causará desconforto.
Boa tarde, Alexandre. Os cientistas, deixe-me lembrá-lo, “inventaram” essas lâmpadas. Posteriormente, desenvolveu-se uma luta competitiva entre os fabricantes - como disse Dorenko, iniciou-se uma luta mútua, ou seja, uma busca por deficiências.
Quando as pessoas comuns descobriram o desconforto causado pela luz branca, os cientistas descobriram uma maneira de gerar luz amarela, com espectro próximo ao do sol. Essas lâmpadas não causam mais reclamações.
As tiras de LED estão disponíveis em dois tipos: abertas e fechadas. Estes últimos são colocados em um tubo transparente, podendo até ser colocados no box do chuveiro. Existem também monocromáticos e multicoloridos, com os quais você pode imitar música colorida. Imagine, com a dose certa de imaginação, você pode arrumar algo no banheiro que vai fazer você parar de tomar banho. Aliás, cabines com sistemas de áudio já são produzidas há muito tempo!
Bem, Alexander, o fabricante é responsável pelo chuveiro “com música” - quero dizer, a possibilidade de lesão elétrica. Durante os cinco anos em que trabalhei na Energonadzor, me deparei com um caso fatal - um adolescente levou um receptor com alto-falantes caseiros para o banheiro. O contato estava ruim, ele começou a consertar a fiação sem sair do banho. Esta pequena voltagem o matou.
É melhor usar uma fita de 12 volts para o banheiro. E então, sim, como Alexander já escreveu acima, se você quiser e tiver habilidade, você pode arranjar uma verdadeira música leve. E claro, ao comprar fita adesiva para gelo, é preciso levar em consideração o grau de proteção. Eu recomendaria apenas proteção IP68, ou seja,Versão totalmente selada, podendo até ser aquecidos. Bem, estou exagerando, é claro, mas a uma distância de um metro debaixo d'água não há problemas.