Instalando uma pia suspensa: as principais etapas da instalação de uma pia faça você mesmo
As pias de cozinha diferem em material, tamanho, forma, design e método de instalação.Os modelos de sobreposição são considerados desatualizados no contexto de uma variedade de produtos de encaixe da moda. No entanto, apresentam uma série de vantagens na auto-instalação e ainda são utilizados em chalés de verão e apartamentos temporários.
Neste artigo, veremos como instalar uma pia suspensa com suas próprias mãos, o que precisa ser preparado para isso e quais métodos de instalação são melhores para usar. Para facilitar a compreensão das principais etapas da instalação, selecionamos fotos visuais e recomendações úteis de vídeos para instalação.
O conteúdo do artigo:
Características distintivas dos modelos aéreos
Se não levarmos em conta as pias que são coisa do passado, que são fixadas diretamente na parede em suportes especiais e não necessitam de armário ou bancada como suporte, todos os produtos para lavagem de utensílios de cozinha podem ser divididos em 2 categorias : sobrecarga e encaixe.
A principal diferença entre os dois tipos é o método de instalação. Os primeiros, escolhidos exatamente no tamanho, são “colocados” na parte superior do gabinete, e para instalar os segundos é necessário fazer um furo no tampo da mesa.
A partir daqui seguem as características distintivas expressas em design, material e forma.
Produtos que não requerem processamento adicional da base são preferíveis para auto-instalação e são, em média, mais baratos.
No entanto, as características de design raramente permitem o uso de “sobreposições” em conjuntos de cozinha modernos com uma única bancada e eletrodomésticos embutidos. Modelos aéreos também são frequentemente escolhidos para instalação no banheiro sala, mas este encanamento tem design, material e tamanho mais atraentes do que os utensílios de cozinha.
Mas existem semelhanças entre os dois tipos de pias. Por exemplo, a instalação de torneira e sifão, bem como a ligação ao abastecimento de água e esgotos, é efectuada com a mesma tecnologia.
Instruções detalhadas de instalação
Vejamos como você pode instalar de forma independente uma pia suspensa de “A” a “Z” sem recorrer aos serviços de instaladores contratados e empresas fabricantes de móveis.
As instruções serão úteis para quem está habituado a fazer todas as tarefas domésticas simples com as próprias mãos, e a própria pia encontrará lugar numa casa de campo ou na cozinha de um apartamento como substituto temporário.
Passo #1 – seleção de materiais e ferramentas
Para montar mais rapidamente, o armário pode ser adquirido pronto, mas somente se for dimensionado para caber na pia.
A segunda solução é encomendar a uma empresa de móveis, mas esta opção só é aconselhável se o custo da encomenda for baixo.
Para montar um armário e prender uma pia nele, você precisará dos seguintes materiais:
- placas finas, placas de aglomerado ou compensado de MDF;
- pia de aço;
- torneira de cozinha com delineador;
- fechos para lavagem (parafusos, cantos);
- selante ou espuma de poliuretano;
- dobradiças e puxador para porta;
- sifão com acessórios para esgoto;
- impregnação anti-séptica;
- pernas ou rolos.
Para fixar a pia no armário, você só precisa de uma chave de fenda ou chave de fenda para apertar os parafusos, mas para cortar as paredes, base e porta você vai precisar de uma serra, serra circular ou quebra-cabeças.
Para limpar as pontas, você precisará de uma lixa e, para fazer furos para parafusos auto-roscantes, de uma furadeira com broca fina.Não recomendamos o uso de pregos: são mais difíceis de martelar em painéis de aglomerado e, além disso, a estrutura fixada com pregos torna-se indissociável.
É melhor adquirir todos os materiais com antecedência para não perder tempo procurando as peças necessárias durante o processo de montagem. As ferramentas listadas são geralmente encontradas em oficinas caseiras de artesãos amadores, especialmente se eles estiverem encarregados de uma fazenda de dacha.
Passo #2 – fazendo um armário de cozinha
O armário da pia tem um design diferente dos armários de cozinha convencionais. Não possui dois elementos: uma parede posterior - para livre ligação às comunicações, bem como uma bancada, visto que é totalmente substituída por um lavatório de sobreposição.
Folhas de aglomerado, compensado grosso ou gesso cartonado resistente à umidade - às vezes é mais fácil retirar alguns materiais que sobraram dos reparos - levamos em um volume tal que há material suficiente para duas paredes completas, um fundo e peças para a “cinta” de conexão .
Procedimento:
- primeiro recortamos os elementos grandes - duas paredes laterais idênticas e a base, depois - as partes de conexão horizontais;
- Cortamos cuidadosamente e, se necessário, limpamos e processamos as bordas;
- se utilizarmos placas aplainadas ou compensados, antes da montagem cobrimos todos os elementos com impregnação anti-séptica, verniz ou tinta;
- conectamos os elementos conforme desenho por meio de parafusos auto-roscantes e cantos metálicos;
- Prenda as pernas ou rolos na parte inferior da base.
Se possível, ajustamos as pernas. Se desejar, o espaço sob o gabinete pode ser coberto com uma tábua.Por último, penduramos a porta. É melhor fazer isso depois de instalar a pia.
Recomenda-se colocar gavetas (reforços transversais) diretamente embaixo da pia e bem no fundo. Você também pode fazer travessas adicionais no meio se a estrutura for volumosa.
Depois de montada a estrutura, verificamos a sua resistência. Instalamos no local escolhido - é desejável que fique o mais próximo possível das comunicações.
Passo #3 – escolhendo uma pia adequada
Pias suspensas de metal são vendidas em lojas de encanamento e também podem ser encontradas em departamentos de jardinagem. Eles são semelhantes entre si, mas podem diferir em design e tamanho.
Além das pias individuais, que são um produto tradicional retangular ou quadrado com cantos arredondados das tigelas, existem modelos com prateleiras de secagem nas quais é conveniente empilhar pratos lavados, legumes ou frutas.
Na hora de escolher o tamanho, é preciso levar em consideração as dimensões do gabinete, caso ele já esteja pronto. Caso contrário, a pia é escolhida de acordo com a necessidade: simples ou dupla, com ou sem escorredor.
O metal com que é feita a pia pode ser brilhante (tradicionalmente “aço”) ou fosco.Em termos de características técnicas, ambas as opções são iguais.
A seguir, veremos a melhor forma de anexar uma pia suspensa a um armário de cozinha.
Passo #4 - instalação de torneira e sifão
Depois que o gabinete estiver montado e ajustado, a parte mais difícil do trabalho termina. Resta consertar a pia, tendo previamente fixado nela a batedeira e o sifão.
Primeiro você pode instale um misturadorusando os fixadores e juntas incluídos no kit.
Se apenas o abastecimento de água fria estiver disponível na dacha, em vez de uma batedeira, instale um dispositivo mais simples - uma única torneira para água fria.
Em seguida vem instale um sifão. É necessário evitar que os odores da tubulação de esgoto se espalhem pelos alojamentos.
Também é aconselhável fixá-lo no fundo da pia antes da instalação, mas também é possível depois - há espaço suficiente embaixo da pia para manipular as ferragens de plástico.
Graças ao design pré-fabricado, os sifões plásticos são instalados rapidamente - de acordo com o esquema proposto pelo fabricante.
Passo #5 - instalando a pia no gabinete
Muitas vezes, para instalar pias de metal, são usados “cantos” de plástico - almofadas em forma de L, que são fixadas nas extremidades superiores das paredes laterais.
Se a pia e o armário se ajustarem perfeitamente ao tamanho, não será necessário usar forros, parafusos ou outros fixadores.
Antes da instalação, o selante é aplicado nas bordas do gabinete, após o que as bordas da pia são firmemente pressionadas contra as paredes e divisórias.
Ao usar qualquer adesivo, lembre-se que é criada uma conexão permanente, embora com uma certa força ainda seja possível arrancar a pia do gabinete.
Ao planejar a instalação da porta, é necessário garantir que ela abra livremente, sem tocar na borda frontal da pia, que será abaixada vários centímetros.
O processo de instalação de uma pia é simples e leva um mínimo de tempo se corresponder ao tamanho do gabinete.
Passo #6 – conectando-se às comunicações
Sem ligação à rede de abastecimento de água e esgoto, a pia fica inutilizável, pelo que a última etapa é a ligação das canalizações.
Primeiro nos conectamos à rede de abastecimento de água. O mixer já está instalado - só falta conectar dois mangueiras flexíveis. Eles levam dele até tees embutidos em canos de água.
A seguir, resta conectar-se ao sistema de drenagem conectando o tubo de saída - um tubo conectado à saída do sifão - com um tubo de esgoto.
Na maioria das vezes, a corrugação é usada para montagem, mas retém detritos e cede com o tempo.
Após instalar e conectar o misturador e o sifão, abra ambas as torneiras e verifique o funcionamento de todos os dispositivos.
Após a conclusão bem-sucedida do trabalho, a porta é pendurada bem no final - isso completa a instalação da pia.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções em vídeo para instalação em uma pia de cozinha:
Uma pia suspensa não é a melhor solução para melhorar a cozinha. Mas quando um armário adequado está ocioso na dacha e você precisa criar rapidamente condições de vida confortáveis, ele é considerado uma das opções de maior sucesso. Também é atraente que o trabalho de instalação não exija habilidades, tempo e esforço especiais - tudo pode ser feito com suas próprias mãos.
Gostaria de complementar as instruções passo a passo descritas acima com dicas úteis ou apontar nuances que não mencionamos? Por favor, escreva seus comentários e recomendações neste artigo.
Ou talvez você queira compartilhar sua experiência pessoal de instalação de uma pia em sua dacha? Conte-nos o quão difícil foi esse trabalho para você e quanto tempo demorou para montar a estrutura.
Temos uma pia de bancada em nossa dacha, mas não como um armário separado, mas como um armário que faz parte da “parede” da cozinha. Até hoje vejo essas opções de pias em lojas de móveis. Naturalmente, estes são os conjuntos de cozinha mais baratos, mas são bastante populares entre os compradores. Existem muitas situações na vida em que as pessoas precisam exatamente disso, e não de uma opção de design bacana.Acho que armários com pias serão procurados por muito tempo.
Gosto da opção de pia com duas cubas e “praia”. É conveniente que você possa lavar a louça e, por exemplo, descongelar o peixe ao mesmo tempo. Ou lave a louça em uma tigela e enxágue em outra. O problema é que esta opção ocupa muito espaço.
A pia suspensa pode não estar na moda, mas é a opção mais comum, simples e confiável. Tenho certeza de que a maioria dos russos tem exatamente isso em suas cozinhas. É fácil para qualquer homem instalá-lo, pois o gabinete possui um recorte exatamente para os tamanhos padrão dessas pias. Resta apenas proteger e conectar o sifão e a fiação flexível. Na minha experiência, esses sumidouros apresentam o menor número de problemas, vazamentos e quebras.
“Muitas vezes, para instalar pias de metal, são usados “cantos” de plástico - almofadas em forma de L, que são fixadas nas extremidades superiores das paredes laterais.” - Isso é tudo?! Não há descrição detalhada da instalação de uma pia com esse tipo de forro.
Concordo que este tipo de pia é o mais acessível e não menos confiável... Mas... A fixação em forma de L desta pia é extremamente inconveniente e pouco confiável! Observe o novo tipo de fixação. Realmente vale a pena.