Filtros de gordura para exaustores: tipos, suas características e desvantagens + como escolher

Os exaustores removem o ar contaminado da cozinha, na maioria das vezes para a rua, e parece que a filtragem é necessária neste caso. Afinal, trata-se de custos e aborrecimentos adicionais associados à seleção, compra e substituição dos equipamentos responsáveis ​​pela limpeza.

Tudo isso é verdade, mas vale a pena saber que os filtros de gordura para o exaustor são parte obrigatória do seu design e a economia neste caso é prejudicial para você. Além disso, as perdas podem ser graves, incluindo avaria do equipamento e ignição dos depósitos de gordura resultantes.

Por que é necessária a purificação do ar da gordura?

Os exaustores modernos podem operar em dois modos populares. A primeira é a retirada do ar para fora da cozinha, ou seja, para a rua ou para um duto de ventilação. O segundo método é a recirculação, após a qual massas de ar já utilizadas, mas livres de contaminantes, entram na sala.

Dependendo do modo de funcionamento do exaustor, os filtros de gordura desempenham as seguintes funções:

  1. Ao desabafar. Protegem os elementos estruturais, incluindo o motor, do impacto de grandes partículas de sujidade (graxa, fuligem).
  2. Ao recircular. Eles purificam o ar dos elementos acima para purificar o ar e também servem para proteger o motor e outras partes do projeto do equipamento de ventilação.

Além disso, os coletores de gordura nas coifas recirculantes protegem filtro de carbono, usado para remover odores, gases e alguns produtos de combustão.

Como indicam as informações apresentadas, um filtro de gordura para qualquer exaustor moderno é necessário para proteger seus elementos estruturais dos efeitos de quaisquer grandes partículas de sujeira.

Montagem do capô
A proteção de um motor caro e de outros elementos estruturais depende apenas de uma caixa de gordura

Por que isso é necessário? Se você não limpar a graxa e a fuligem, em apenas algumas semanas todos os tipos de superfícies internas do próprio capô e do motor ficarão cobertos com uma suspensão de partículas de sujeira em camadas.

Suas propriedades abrasivas serão aprimoradas pelo pó não filtrado. Isso causará um aumento significativo na carga em todos os elementos de atrito do capô, principalmente no que diz respeito a um motor caro.

Como resultado, começará um maior desgaste, após o qual ocorrerão quebras prematuras, o que levará a perdas financeiras significativas.

Filtro de gordura em aço
O filtro de aço é forte e durável. Convenientemente, pode ser usado várias vezes removendo a gordura da superfície com detergentes

Na recirculação, acrescentam-se as responsabilidades do filtro de gordura. E uma limpeza deficiente levará a consequências negativas significativamente maiores.

A razão para isso reside no fato de que o ar que será reaproveitado é limpo não só de gorduras e produtos de combustão, mas também de odores.

Filtro de alumínio com braçadeira
Filtro de alumínio. Uma trava é visível em primeiro plano, permitindo que o produto seja facilmente instalado ou removido para manutenção.

Portanto, um elemento filtrante caro é usado adicionalmente para removê-los, que também deve ser protegido.Afinal, os depósitos de poeira e graxa facilmente e, o mais importante, rapidamente, levam à perda de eficácia do filtro de odores.

Como resultado, a limpeza capô de carvão não será realizada, o que mais uma vez significa custos financeiros adicionais e danos para a saúde.

Tipos de filtros de gordura

A indústria fornece um grande número de produtos para filtragem de partículas de gordura e produtos de combustão. Eles vêm em todos os tamanhos, diferem em materiais de fabricação e eficiência.

Classificação principal do produto

Mas apesar de toda a diversidade, existem apenas 2 tipos principais de filtros de gordura. Essas categorias incluem produtos descartáveis ​​e reutilizáveis. Cada tipo tem uma série de vantagens e desvantagens às quais você deve prestar atenção ao comprar um exaustor ou os próprios elementos filtrantes.

Filtros descartáveis. Como o nome indica, todos os produtos pertencentes a esta categoria são utilizados uma única vez, ou seja, até ficarem sujos. Pois depois disso perdem a eficácia e não proporcionam o nível adequado de limpeza.

Filtro de gordura acrílico
O filtro de gordura acrílico pode ser facilmente ajustado ao tamanho necessário, é durável e eficiente

Filtros reutilizáveis. Os elementos pertencentes a este tipo são utilizados em conjunto com o exaustor durante todo o período de seu funcionamento. Para garantir uma filtração de alta qualidade, devem ser limpos periodicamente de gordura acumulada e produtos de combustão.

Os filtros de gordura modernos são feitos de fibras ou metais não tecidos sintéticos e orgânicos. Independentemente do material de que são feitos, todos são fáceis de usar e capazes de proporcionar uma qualidade de limpeza suficiente, mas é aí que as semelhanças terminam.

Filtros de gordura de fibra

São feitos principalmente de materiais sintéticos: acrílico, fibras de poliéster, também chamadas simplesmente de enchimento de poliéster.

Mas o tecido não tecido feito de celulose também é frequentemente usado. Portanto, os produtos são parecidos com papel, ou seja, orgânicos. Para aumentar sua resistência, o dimensionamento é frequentemente usado.

Filtro descartável
Os filtros descartáveis ​​​​são sempre mais baratos que os metálicos, mas muitas vezes têm que ser trocados devido à impossibilidade de lhes dar o aspecto original após a lavagem.

Independentemente da origem das fibras, os filtros feitos a partir delas são sempre descartáveis. Com exceção de alguns casos, hoje é possível encontrar produtos de acrílico que podem ser usados ​​diversas vezes, mas ainda não são totalmente reutilizáveis.

Como após cada limpeza a sua eficácia diminui, a sua vida útil é curta. Além disso, os produtos descartáveis ​​pertencem ao segmento mais barato de dispositivos de filtragem.

Esta é a sua desvantagem - embora o custo dos produtos de fibra seja várias vezes menor do que os de metal, eles precisarão ser jogados fora a cada poucos meses, o que leva ao desperdício regular.

Caixa de gordura para capô
Será mais prático se em vez de um cassete grande você usar 2 pequenos - são mais fáceis de remover e mais convenientes de lavar

Às vezes, os proprietários tentam prolongar a vida útil dos filtros descartáveis ​​lavando-os, o que é absolutamente proibido. Uma vez que após qualquer tratamento deste tipo a estrutura das fibras é perturbada, após o que o produto não será mais capaz de realizar uma limpeza de alta qualidade. O que levará a consequências negativas na forma de maior desgaste dos equipamentos.

Caixas de gordura metálicas

Todos os tipos de filtros metálicos são sempre reutilizáveis, ou melhor, são utilizados durante toda a vida útil do próprio exaustor.

O material de fabricação pode ser:

  • frustrar;
  • aço inoxidável ou aço galvanizado;
  • alumínio.

Ao usar a primeira opção, várias camadas de papel alumínio são retiradas para fazer um dispositivo de filtro. Para aumentar a eficiência, utiliza-se a perfuração - os furos feitos com ela ajudam a combater a sujeira de forma mais eficaz. Esses elementos filtrantes fazem seu trabalho com sucesso, mas seus indicadores de resistência e durabilidade não são os mais altos.

Produtos feitos de aço inoxidável ou galvanizados têm a garantia de durar tanto quanto um exaustor. Eles têm excelente resistência, segurança, alta eficiência e resistência à corrosão.

Porém, se não for devidamente cuidado, vestígios de ferrugem podem ser vistos na superfície do metal. A desvantagem mais significativa é o custo considerável, razão pela qual esta categoria de filtros só pode ser vista em exaustores pelo menos de classe média.

As luminárias de alumínio também são duráveis, assim como as de aço. Eles se distinguem pela eficiência, resistência e durabilidade. Às vezes, a anodização é utilizada para melhorar esta última característica, o que elimina a oxidação do material.

A desvantagem dos produtos é o alto custo. Isto é especialmente verdadeiro para filtros feitos com anodização - eles são instalados apenas em exaustores caros. Qualquer um dos filtros metálicos de gordura é um cassete que consiste em uma estrutura durável e finas folhas de malha de aço, alumínio e folha metálica.

Na verdade, eles são responsáveis ​​por limpar o ar da poluição.Todas as células da malha são giradas em um determinado ângulo, o que permite alterar a direção do fluxo para capturar efetivamente as partículas de sujeira.

Elemento do filtro coletor de gordura
O elemento filtrante de todos os filtros de metal é uma malha perfurada

A malha pode ser assimétrica ou uniforme. Nenhum dos tipos de perfuração apresenta vantagens óbvias, nem desvantagens, por isso não deve prestar atenção a este ponto na hora de comprar. Para aumentar a eficiência, os elementos filtrantes podem consistir em várias camadas de malha.

Neste caso, o ar mudará de direção muitas vezes, o que permitirá captar mais gordura e produtos da combustão. Para facilidade de uso, os fabricantes geralmente dividem um filtro em 2 a 3 cassetes separados. Portanto, é mais conveniente desmontá-los, limpá-los e instalá-los novamente.

Dimensões dos filtros de gordura

Todos os tipos de dispositivos metálicos reutilizáveis ​​são mais frequentemente utilizados ao longo da vida útil do exaustor, pelo que a questão da substituição dos elementos responsáveis ​​​​pela limpeza surge extremamente raramente.

Mas, se você deseja substituir o material filtrante antigo por um mais eficiente, isso não é difícil de fazer. Já a indústria produz produtos de diversos tamanhos.

Tudo o que você precisa fazer neste caso é descobrir no anexo exaustor O passaporte contém as dimensões exatas de cada cassete e do filtro como um todo. Se os tamanhos não forem padronizados, mesmo assim você conseguirá sair da situação. Pelo fato de haver um número suficiente de fabricantes no país que estão dispostos a fabricar um produto por peça, mas seu custo será maior.

Filtro metálico reutilizável
Os filtros de graxa metálica podem ser de vários tamanhos e formatos - desde pequenos modelos domésticos até enormes usados ​​​​em instalações industriais

A questão do tamanho pode ser resolvida simplesmente usando filtros de gordura descartáveis, mesmo com os tamanhos mais fora do padrão. Nesse caso, basta comprar um produto maior e cortar todo o excesso com uma tesoura, ainda por cima normal.

Isso é fácil de fazer, pois os filtros descartáveis ​​são feitos apenas de fibras sintéticas e orgânicas. São até visualmente semelhantes aos tapetes e esponjas comuns, cujo processamento não apresenta dificuldades.

Manutenção do filtro de gordura

Todos os produtos reutilizáveis ​​usados ​​para purificar o ar da gordura são fáceis de manter. Consiste principalmente na remoção de contaminantes acumulados nas células da malha. Para realizar este procedimento, os filtros são retirados de suas sedes.

Isso não é difícil de fazer - eles são fixados com grampos convenientes que permitem bloqueá-los/desbloqueá-los rapidamente. A seguir, o filtro é colocado em um recipiente com água e sabão e tratado com escova.

Como detergente, pode-se usar sabão em pó comum, do qual meio pedaço deve primeiro ser ralado em qualquer ralador grosso, e as aparas resultantes devem ser despejadas em 3 litros de água moderadamente aquecida. Apesar de sua simplicidade, esta é uma forma bastante eficaz e econômica de se livrar rapidamente da sujeira.

Cuidados com o filtro
Um filtro de gordura pode filtrar muita sujeira em apenas algumas semanas de trabalho na cozinha comum de uma família média.

Se você não quer se preocupar em preparar uma solução de sabão, pode levar qualquer produto especializado, inclusive os usados ​​​​para lavar louça. Após a limpeza do material da malha, o filtro deve ser enxaguado em água corrente.

Na presença de lava-louças e suas dimensões apropriadas, o procedimento de lavagem pode ser automatizado. Mas nem sempre é possível lavar um produto muito sujo desta forma. Portanto, a lavagem das mãos é considerada o método principal.

Para remover a sujeira você não deve usar:

  • detergentes em pó - seu uso geralmente causa arranhões na superfície do metal;
  • refrigerante para limpeza de alumínio - esse produto costuma deixar manchas marrons na superfície do metal;
  • preparações alcalinas e ácidas para limpeza de alumínio - essas substâncias potentes levarão ao escurecimento do metal especificado;
  • escovas abrasivas - deixam marcas visíveis no metal.

Se o elemento filtrante for de alumínio, ao lavar na máquina de lavar louça não há necessidade de selecionar modos de alta temperatura. Já a água quente pode contribuir para a oxidação do metal especificado, o que levará ao seu escurecimento.

Após a conclusão do procedimento de limpeza, o produto é deixado secar, à temperatura ambiente e após qualquer tipo de limpeza. Não fazer isso pode resultar em corrosão.

Lavagem de filtro
Para que o filtro seja tão eficaz como indicado na foto, deve ser lavado regularmente e seco à temperatura ambiente.

A manutenção dos filtros descartáveis ​​se resume ao monitoramento do seu estado e à sua substituição por um novo produto após a contaminação. Não é difícil determinar o momento da substituição, pois começam a aparecer marcas especiais na superfície do produto, indicando o teor máximo permitido de sujeira nos poros do elemento de limpeza.

Diretrizes para a escolha certa

Se você precisar comprar uma caixa de gordura para o seu exaustor existente, verifique primeiro suas dimensões. Em seguida, você precisa decidir sobre o tipo de filtro.Mas deve ser entendido que produtos descartáveis ​​baratos serão uma opção prática apenas para capuzes pequenos, embutido em móveis de cozinha.

Além disso, esses dispositivos não devem ser usados ​​se houver cozimento frequente no ambiente. Neste caso, os “tapetes” descartáveis ​​esgotarão rapidamente as suas capacidades, após o que terão de ser eliminados.

A compra de um produto de folha reutilizável só pode ser motivada pelo desejo de economizar dinheiro. Já que apenas produtos feitos de aço e alumínio podem ser considerados filtros verdadeiramente práticos, sem quaisquer restrições.

Estes últimos requerem cuidados mais cuidadosos, o que ajudará a evitar a oxidação com posterior descoloração, mas são considerados mais duráveis. Embora esta vantagem seja condicional, uma vez que os elementos de aço podem durar décadas.

Bloqueio do filtro de gordura
Todos os filtros de gordura são equipados com travas práticas e convenientes, o que facilita a desmontagem

Se quiser escolher a opção mais prática, então você precisa adquirir um produto composto por 2 a 3 cassetes. Afinal, uma caixa de gordura de grande porte é mais difícil de lavar e realizar outras manipulações com ela, por exemplo, instalação e desmontagem.

Deve-se lembrar também que um maior número de camadas de malha proporciona melhor qualidade de limpeza. Mas o custo será maior.

Após a compra, certifique-se de que entre a estrutura do filtro e a caixa capuz de tamanho normal não há lacunas. Porque a sua presença provocará a entrada de sujidade no circuito de ventilação, o que não deve ser permitido.

Sedimento de gordura nas paredes dos canais sistema de ventilação na cozinha inevitavelmente leva a um estreitamento e redução na velocidade do movimento do ar através do duto de ar.Isto significa que acarreta uma perda das características qualitativas do microclima com todas as consequências não muito atrativas que as acompanham.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Na maioria das vezes, os proprietários de exaustores só têm dificuldade em limpar a sujeira das caixas de gordura. O vídeo a seguir mostrará como realizar este procedimento corretamente:

Este vídeo mostrará como o dono de um exaustor pode sair dessa situação se não houver caixa de gordura de dimensões adequadas:

Os filtros de gordura modernos são produtos práticos que podem limpar eficazmente o ar de contaminantes. Mas é preciso lembrar que o melhor resultado só é possível com a seleção correta da caixa de gordura.

Isso se aplica ao tamanho e ao material de fabricação. Além disso, não devemos esquecer a limpeza oportuna do filtro adquirido, ou toda a sua eficácia será reduzida a zero.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas e poste fotos sobre o tema do artigo, compartilhe sua opinião e informações úteis que serão úteis aos visitantes do site. Conte-nos como você selecionou, instalou, trocou ou limpou o filtro de gordura com suas próprias mãos.

Comentários dos visitantes
  1. A propósito, quase todas as pessoas negligenciam esses capuzes, mas em vão. Eu concordo com o autor. Se você cozinha constantemente pratos com carne gordurosa, terá que pagar muito mais e com mais frequência por reparos e restauração de uma aparência decente da cozinha do que por este dispositivo. O capô claramente vale o dinheiro gasto, afinal ele retém muita fuligem e partículas de gordura suspensas no ar.

  2. Romance

    Eu tenho um capô normal com ventoinha 100 x 100.O filtro de gordura ali era feito de malha de alumínio em três camadas, com o tempo “encolheu” e foi danificado em vários lugares. O ar começou a fluir em fluxo direto, não dei importância. E isso fez com que o ventilador ficasse coberto com um revestimento que não pode ser totalmente limpo, como uma espécie de epóxi... Além disso, começou a fazer um barulho terrível, tive que procurar um ventilador novo, descobri que eles não são muito baratos... Resumindo, depois disso eu mesmo fiz um filtro de gordura com uma malha fina de metal, fiz sete camadas com certeza.

    • Lyudmila

      Boa tarde, romano. Desculpe pelo incômodo, você poderia fazer o mesmo por mim, mediante pagamento, claro, já que o meu também está vazando e não consigo encontrar filtro do mesmo tamanho em lugar nenhum. Posso levar o filtro para onde for conveniente para você. Sinceramente!

    • Aline

      Olá romano. Se não for muito incômodo, você poderia nos dizer como e com quais materiais (em quais lojas procurar) você fez o filtro de gordura. Estarei muito grato.

  3. Dmitry

    Não importa quão bom seja o filtro, ele precisa ser limpo constantemente. Tenho grades de alumínio, mas elas ficam entupidas com graxa muito rapidamente, o que leva a uma deterioração nas propriedades de tração do aparelho e, consequentemente, a uma carga maior no motor.

    Aliás, também é aconselhável limpar o motor pelo menos uma vez a cada dois anos, pois qualquer filtro deixa passar um pouco da graxa, que se deposita nos impulsores e nos mancais do próprio motor. E o motor custa tanto quanto o piso de um capô... E em alguns modelos, tanto quanto o capô inteiro.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Boa tarde, Dmitri. Na ordem das questões abordadas em sua postagem, explicarei:

      1.A frequência de limpeza e substituição dos filtros é regulada pela seção correspondente do passaporte do exaustor. Como exemplo, anexei uma captura de tela do passaporte da marca KUPPERSBERG. O ciclo de limpeza depende da intensidade de uso. Em outras palavras, o fabricante forneceu padrões estatísticos médios;

      2. A carga do motor elétrico é determinada pelo volume de ar movido pelo impulsor do ventilador. Um volume menor corresponde a uma carga menor - um capô entupido carrega minimamente o motor elétrico (anexei uma captura de tela do gráfico de carga - a curva necessária está destacada em vermelho);

      3. Se o passaporte do exaustor não prevê a limpeza do motor elétrico, isso não deve ser feito. Estruturalmente, as partes elétricas e mecânicas do motor elétrico são isoladas do fluxo de ar - imagem anexa.

      Fotos anexadas:
  4. Allá

    Olá. Pelo que entendi, a caixa de gordura é descartável e não tem de metal para o capô?
    Eu tenho esse, não preciso dele? O carvão redondo está de pé.

    Fotos anexadas:
    • Michael

      Boa tarde, Alla.

      Veja a primeira foto no início do artigo. Mostra um filtro de gordura semelhante ao filtro do seu exaustor. Qual filtro está escondido a seguir - leia no passaporte do exaustor. Haverá também uma descrição da frequência e tecnologia de limpeza - o metal pode ser lavado de forma independente. Alguns filtros, escondidos por uma “grade” metálica, também podem ser limpos, enquanto outros requerem substituição.

      O funcionamento do capô está descrito no passaporte - por exemplo, anexei uma captura de tela do gadget Jetair TORY, semelhante ao seu.

      Fotos anexadas:
  5. Michael

    Nosso exaustor está instalado desde 20 de novembro. Minha esposa lava esses filtros de metal uma vez por mês.Mas ainda assim, hoje (9 meses se passaram) a graxa pingou do buraco por onde o ar é sugado para dentro do motor.
    Acontece que essas grades de metal (filtros) são uma porcaria completa. Embora o capô não seja barato.

  6. Sergei

    Bom artigo. Muito obrigado. Já que estou montando meu próprio capô. Por assim dizer, de acordo com suas necessidades. Não cozinho com frequência, mas globalmente e em todos os queimadores ao mesmo tempo. Um capuz comum foi simplesmente pendurado. Foi instalado um ventilador de duto de 2300 cc... E 2 fileiras de filtros. Como o poder permite

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica