Como escolher um aquecedor infravermelho: classificação, dicas e modelos populares
O interesse pelo aquecimento de ambientes com dispositivos infravermelhos não diminui: alguns os consideram ineficazes, outros os consideram os mais confortáveis e econômicos.
Antes de escolher um aquecedor infravermelho, você precisa entender suas características técnicas e nuances de instalação, bem como conhecer os modelos modernos do mercado. É a estas questões que se dedica o nosso artigo - aqui veremos detalhadamente as vantagens deste tipo de aquecedores e destacaremos as principais variedades presentes no mercado.
Também consideraremos os melhores modelos de fabricantes conhecidos, cujos usuários avaliaram melhor do que outros. Além disso, o artigo traz fotos e vídeos temáticos com recomendações para a escolha do melhor aquecedor para sua casa e apartamento.
O conteúdo do artigo:
Quais são os benefícios dos aquecedores IR?
Ao contrário dos radiadores e convectores, os dispositivos infravermelhos têm um princípio de operação completamente diferente. Inicialmente, eles aquecem não o espaço aéreo com o qual entram em contato, mas os objetos expostos aos raios infravermelhos.
Se houver um armário na sala oposta ao aquecedor, as superfícies localizadas verticalmente deste armário aquecerão primeiro e só depois o ar.
Por que os usuários abandonam os dispositivos tradicionais e compram dispositivos infravermelhos?
Segundo as avaliações, os dispositivos IR para uso doméstico têm uma série de vantagens inegáveis:
- ausência de uma “zona de calor” sob o teto, característico de ambientes com aquecimento convectivo, pois o ar aquecido é distribuído uniformemente por todo o ambiente;
- possibilidade de aquecimento local de uma área separada, por exemplo, um sofá na sala ou uma mesa de jantar na cozinha;
- segurança para móveis e outros objetos que estão “no caminho” dos raios infravermelhos;
- resolvendo problemas especiais – suponhamos, aquecimento de estruturas envidraçadas (janelas, portas, vidros duplos na loggia), que no inverno esfriam e reduzem a temperatura do ar na cozinha, sala ou quarto.
Os aquecedores infravermelhos disponíveis no mercado não requerem manutenção adicional e são fáceis de operar. Para operar o dispositivo, você deve usar o interruptor manual.
Existem muitos modelos automáticos mais caros disponíveis. Se você instalar termostato, o aquecedor ligará ou alterará a intensidade de aquecimento se for necessário aumentar/diminuir a temperatura do ambiente.
Eles também destacam a segurança e o respeito ao meio ambiente dos dispositivos: durante o funcionamento não emitem substâncias perigosas para os seres vivos e plantas e, quando instalados corretamente, a radiação em si tem apenas um efeito positivo.
As desvantagens incluem o alto custo dos modelos com funções adicionais, a dependência dos aquecedores de erros de instalação e a saúde precária de alguns usuários. Conversamos com mais detalhes sobre os perigos dos dispositivos IR Neste artigo.
Classificações de dispositivos infravermelhos
A divisão em grupos foi baseada em parâmetros como comprimento das ondas térmicas, localização e método de instalação, fonte de alimentação (a fonte de energia a partir da qual operam os dispositivos IR). Antes de decidir qual modelo de aquecedor infravermelho escolher, você precisa se familiarizar com todas as opções possíveis de dispositivos.
Classificação #1 – divisão por fonte de energia
Dependendo do tipo de energia que o dispositivo IR precisa, são produzidos os seguintes tipos de aquecedores:
- elétrico;
- gás;
- água líquida);
- diesel (querosene).
Eles diferem não apenas na fonte de energia, mas também no design, características e custo.
O maior grupo consiste em modelos elétricos. Eles podem ser divididos em dois subgrupos: emissores de ondas térmicas e emissores de calor + luz.
O segundo subgrupo inclui dispositivos com lâmpadas halógenas, de carbono ou de quartzo, cujo principal elemento de aquecimento pode ser uma espiral de carbono, filamento de tungstênio ou nicromo.
Existe também uma classificação de acordo com o tipo de elemento de aquecimento, quando os dispositivos de lâmpada são classificados em um grupo, os dispositivos de estado sólido (cerâmicos) em outro, e filme para o terceiro. Alguns fabricantes classificam os dispositivos com base nas características da gama de modelos.
Por exemplo, uma série de dispositivos da marca Ballu (S2, AP4, APL, LW, etc.) são organizados de acordo com o local de instalação e finalidade específica - aquecimento de uma sala inteira, uma área externa ou um item separado.
Anteriormente, os dispositivos a gás eram usados apenas para aquecimento de instalações industriais, mas agora surgiram muitos modelos domésticos. Eles operam a partir de cilindros de gás de vários volumes (geralmente de 5 litros a 50 litros) e consomem aproximadamente 300-350 g de combustível por hora.
A segurança é alcançada por válvulas de segurança que são ativadas se o fornecimento de gás for interrompido ou quando a concentração de CO atingir2 no ar mais de um e meio por cento.
Os aquecedores a diesel são utilizados onde não é possível conectar à eletricidade ou usar botija de gás. Modelos móveis também podem ser levados para a dacha ou garagem.
Existem opções especiais de camping para barracas. São eficientes e econômicos porque requerem pouco combustível.
Há também uma variedade de aparelhos elétricos infravermelhos com abastecimento de água quente. Estão ligados ao sistema de aquecimento e fornecem aquecimento à parte inferior das instalações. Um exemplo são os painéis FRICO Aquaztrip AZB, criados especificamente para poupar consumo de energia em edifícios industriais e administrativos.
Um exemplo notável de aquecedor infravermelho elétrico montado no chão, ideal para aquecimento local de um escritório ou casa, é o Scarlett SC-253.
O custo da Scarlett SC-253 em vários pontos de venda é de 2.400 a 2.700 rublos, ou seja, pode ser classificado como um modelo de orçamento.
Classificação nº 2 – diferença no método de instalação
De acordo com o tipo de instalação, todos os dispositivos podem ser divididos em 2 categorias:
- estacionário (teto, suspensão, rodapé, montado na parede);
- móvel (interior e exterior).
O primeiro tipo é adequado para usuários que precisam regularmente aquecer o ambiente como um todo ou uma área separada. A forma e as dimensões dos dispositivos dependem inteiramente do local de instalação. Por exemplo, os modelos de teto geralmente têm uma configuração alongada, enquanto os modelos de parede são retangulares ou quadrados.
Além dos aquecedores convencionais de parede, também existem aquecedores embutidos que podem ser colocados em um teto suspenso ou em uma prateleira.
Os modelos de chão geralmente são equipados com suportes ou pernas, alguns deles possuem alça para facilitar a transferência para outro local. As modificações móveis são menores em tamanho, embora haja exceções, e mais leves - tudo é fornecido para facilitar o transporte. Eles também não têm muita potência, mas são bastante adequados para aquecimento local.
Modelos populares por local de instalação:
Os aquecedores concebidos para aquecer áreas limitadas ao ar livre (terraço aberto) não podem ser utilizados em ambientes fechados e especialmente em instalações residenciais. Os modelos modernos para uso externo, assim como os internos, estão equipados com dispositivos de segurança: desligam-se automaticamente quando a chama se apaga.
Classificação #3 – variedades por faixa de radiação
Usuários experientes de equipamentos infravermelhos estão bem cientes de que eles também podem diferir no comprimento de onda. A potência do dispositivo e algumas outras nuances técnicas dependem deste indicador.
Convencionalmente, existem três grupos de aquecedores IR, diferindo em comprimento de onda:
- com ondas curtas;
- com médias;
- com longos.
O primeiro tipo de dispositivo pode ser reconhecido no momento da ligação graças à faixa de onda de 0,5 mícron a 3,0 mícron. Os elementos de aquecimento são lâmpadas de halogéneo ou de carbono, que produzem radiação brilhante e podem aquecer até uma temperatura de +900 °C.
Dispositivos de ondas médias aquecem até aproximadamente +550-600 °C e possuem ondas com comprimento de 45-50 mícrons. Uma luz quase imperceptível é perceptível, mas com dificuldade. Os modelos de ondas longas são dispositivos destinados ao uso doméstico. Aquecem até no máximo +300°C na faixa acima de 50 mícrons, ou seja, as ondas são praticamente invisíveis.
Recomendações para escolher um dispositivo de aquecimento
Antes de comprar você deve decidir: qual modelo de aquecedor infravermelho é melhor escolher para seu próprio uso? Se você está interessado na opção de dispositivo infravermelho de carbono, recomendamos que você se familiarize com as variedades e dicas de escolhendo um modelo de carbono.
Também é necessário determinar onde exatamente o dispositivo será instalado, se é necessário transferi-lo para outro ambiente, qual área de aquecimento deve ser calculada, qual fonte de energia é preferível para ele.
A potência é calculada da forma padrão: 1 kW por 10 m², ou seja, para aquecer um ambiente será necessário um aparelho com potência não superior a 2 kW.
Um dos indicadores da “longevidade” dos aquecedores domésticos são os materiais duráveis e a boa qualidade de construção. Às vezes você pode até julgar a olho nu o quão confiável e funcional uma coisa é.
Se não houver cortes, lascas ou arranhões no corpo, todas as peças se ajustam exatamente ao tamanho, a grade não está deformada, o ajuste é gratuito - o produto é de qualidade decente.
Tenha cuidado com os modelos mais baratos. Mesmo que você esteja satisfeito com a aparência, você precisa procurar um problema - talvez seja devido a materiais de baixa qualidade ou à falta de qualquer proteção. A segurança do aquecedor é um dos principais critérios pelos quais você pode pagar a mais.
Se o preço for superior ao normal, o dispositivo está equipado com dispositivos adicionais que podem ser úteis. Por exemplo, um termostato que controla a temperatura, um sensor de superaquecimento ou um controle remoto.
Leia um artigo no site sobre o mais os melhores modelos de aquecedores infravermelhos em 2022.
Revisão de modelos populares
Ao avaliar um modelo específico, os usuários prestam atenção às seguintes nuances:
- características de design;
- um conjunto de opções adicionais;
- método de instalação;
- preço do aparelho;
- consumo de energia;
- poder, etc
Como resultado, selecionamos os melhores modelos que combinam acabamento de alta qualidade e características positivas de desempenho.
Modelo nº 1 - DeLonghi HMP2000
Um dispositivo universal que pode ser instalado tanto no chão como em superfície vertical. Suportes especiais são fornecidos para montagem na parede.
Os modelos de chão estão equipados com pequenas rodas para se movimentar pelo apartamento. O ajuste da potência é feito mecanicamente por meio de uma alça localizada no corpo. O custo do aquecedor é de 4,5 mil rublos.
Modelo #2 - Polaris PKSH 0608D
O aquecedor de carbono de dois modos é conveniente para uso doméstico. O ajuste de potência de 400 a 800 W permite definir o dispositivo para um modo de operação confortável. É possível girar o corpo, que está localizado verticalmente, em 70 graus.
Em caso de capotamento acidental, o sistema automático é acionado e corta a alimentação. Um termostato eletrônico e controle remoto tornam o modelo ainda mais fácil de operar. O custo do dispositivo é de 3.250 rublos.
Modelo #3 – Teplofone ERG/EVNAP 1.0
O modelo Teplofon Binar aquece efetivamente uma área de até 12 m² e tem potência de 1 kW. O segredo da sua popularidade reside no duplo princípio de aquecimento da divisão: pode realizar o aquecimento por convecção e através de um painel de vidro IR.
Se desejar, o dispositivo de parede pode ser instalado no chão - existem pernas especiais para isso. O design incomum, o painel de vidro brilhante e o método de ajuste conveniente tornaram o modelo popular, apesar do alto custo - 6.300 rublos.
Modelo #4 – Ballu BIH-APL-0.6
O modelo econômico de parede tem um preço acessível - 2.500 rublos e uma potência de 600 W, o que é suficiente para aquecer 6 m² de área. Se precisar aquecer uma sala maior, deve-se instalar vários aparelhos com o mesmo intervalo entre eles.
O aquecedor vem com fixadores, que também podem ser usados para instalação na parede, se desejar. Peso leve, preço modesto e design simples tornaram o modelo popular para equipar escritórios.
Fabricantes de diferentes continentes produzem linhas de equipamentos infravermelhos de alta qualidade, que diferem em potência e método de instalação. Entre as marcas famosas estão Hyundai, IRIT, Loriot, Neoclima, Rovex, Royal Clima, Scarlett, SUPRA, Timberk, Vitesse, Zencha, ZENET, Zilon.
Se você gosta do princípio de funcionamento e eficiência dos dispositivos infravermelhos, pode usá-los para instalar aquecimento infravermelho em casa ou montar e conectar pisos aquecidos.
Escrevemos mais sobre essas possibilidades nos seguintes artigos:
- Aquecimento infravermelho de uma casa particular: uma revisão dos modernos sistemas de aquecimento infravermelho
- Filme infravermelho para piso aquecido: tipos de filmes, funcionamento, regras de instalação
- Piso aquecido por carbono infravermelho: princípio de operação e regras de instalação
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para complementar seu conhecimento com informações adicionais sobre dispositivos IR e entender melhor seu desempenho, sugerimos assistir a vídeos úteis.
O autor do vídeo a seguir defende a compra de um modelo de aquecedor infravermelho:
Recomendações de vídeo para escolher o melhor aquecedor para sua casa e apartamento:
Se entre todos os tipos de aquecedores você ainda escolher um modelo infravermelho, estude cuidadosamente suas características. Seria útil calcular a perda de calor nas salas e determinar antecipadamente a potência. Descubra se o equipamento selecionado pode se tornar um dispositivo de aquecimento completo ou desempenhará o papel de um dispositivo de backup/adicional/local.
Você está olhando para dispositivos IR ao planejar comprar um aquecedor para sua casa? Talvez você ainda tenha dúvidas depois de ler o artigo? Ou deseja contar a outros visitantes do site sobre sua experiência com um aquecedor infravermelho? Escreva suas dúvidas e recomendações no bloco deste artigo, expresse sua opinião, compartilhe sua experiência com os novatos neste assunto.
Não posso dizer com certeza aqui, pois não fiz nenhuma medição especial. No entanto, parece-me que depois de usar esses aquecedores, o ar fica mais seco. Isso só é bom se houver excesso de umidade. A este respeito, os radiadores a óleo proporcionam um aquecimento mais suave e não secam o ar. É por esta razão que são mais utilizados em apartamentos.
Costumávamos usar um convetor de óleo e um aquecedor com ventilador. Mas por causa desses dispositivos, houve um grande consumo excessivo de eletricidade e minha garganta ficou dolorida por causa da secura.
No ano passado compramos um aquecedor elétrico infravermelho. Escolhemos um portátil, sobre uma perna, para que pudesse ser movido de sala em sala e a altura pudesse ser alterada. Pegamos com um conjunto de funções, termostato e controle remoto. Para nós, não é apenas um substituto do aquecimento, mas é necessário viver com calor e conforto enquanto o aquecimento central está ligado. E em geadas severas, complemente o aquecimento conforme necessário.
Isso torna muito mais econômico pagar pela eletricidade. Embora o aquecedor infravermelho em si seja, obviamente, mais caro do que outros tipos, ele se pagará em alguns anos devido à economia.
Por muito tempo, um aquecedor elétrico convencional funcionou para nós, mas consumia muita eletricidade. O aquecedor com ventilador quebrou quase imediatamente após a compra. Há muito tempo procuramos uma alternativa e acabamos optando por um aquecedor infravermelho. Aquece bem o ambiente e, o mais importante, não seca o ar. Em geral, eu costumava usar umidificador antes, mas agora não há necessidade.