Qual chave de fenda é melhor, sem fio ou com fio: descrição, vantagens e desvantagens

É apenas uma questão de tempo até você comprar uma ferramenta elétrica para apertar parafusos para sua oficina doméstica.Você só precisa selecionar o modelo e design da ferramenta. Mas a maioria dos futuros proprietários de ferramentas não pode escolher um sistema de energia: chave de fenda sem fio ou com fio. Por que um esquema é melhor que outro e faz sentido pagar a mais por classificações e baterias?

Chave de fenda sem fio ou com fio

Breve descrição das chaves de fenda com fio

O design é muito semelhante ao de uma furadeira elétrica. Para uso doméstico pode-se usar uma chave de fenda ou uma furadeira, tudo igual. Diferença entre chave de fenda com fio e uma furadeira elétrica apenas na caixa de câmbio.

Para uma chave de fenda com fio:

  • torque elevado;
  • é possível ajustar a velocidade;
  • execute o reverso - mude a direção de rotação para o oposto.

A broca tem apenas uma velocidade de rotação. Como a haste da broca é sempre cilíndrica, o mandril aumentou a precisão e é fixado em regime turnkey.

As chaves de fenda com fio geralmente possuem um mandril de liberação rápida que pode ser facilmente apertado manualmente, sem ferramentas adicionais. Sua precisão é menor, mas não se destina à perfuração de precisão. A capacidade de instalar brocas de pequeno diâmetro é necessária para fazer um furo e depois aparafusar um parafuso auto-roscante nele.

Chaves de fenda com fio geralmente têm um mandril sem chave

A chave de fenda com fio utiliza motor de 220 W com baixo consumo de corrente. Essencialmente, trata-se de uma carcaça com caixa de redução e motor comutador de alta velocidade. Quase o mesmo que em misturadores ou moedores de café.

O motor foi projetado para ativação de curto prazo por 5 a 10 segundos. Esta é aproximadamente a quantidade necessária para apertar o parafuso auto-roscante. Em seguida, uma pausa para instalar o próximo parafuso na broca, durante a qual a caixa de engrenagens e o motor esfriam. Portanto, via de regra, não há problemas de superaquecimento, mesmo que você trabalhe com a ferramenta o dia todo.

Se você tentar perfurar como uma furadeira por vários minutos, as escovas queimarão primeiro, depois os rolamentos da caixa de engrenagens e, finalmente, o enrolamento do motor da chave de fenda. Poucas chaves de fenda com fio são capazes de funcionar por muito tempo sob carga pesada, então você precisa fazer pausas.

Poucas chaves de fenda com fio são capazes de operar por longo prazo sob cargas pesadas.

Nas ferramentas a bateria, a caixa de engrenagens é muito maior e quase sempre feita de ferro fundido e aço resistente ao desgaste. O motor geralmente é comutador, com um enorme enrolamento de cobre de 10-15 A. Na parte inferior é instalada uma bateria substituível, que pode ter a forma de um bloco plano ou de um clipe.

Com esta ferramenta você pode perfurar sem problemas, mas também com interrupções. Se você precisa perfurar metal constantemente, então é melhor escolher um modelo com motor sem escova. Essa chave de fenda custará mais, mas suas capacidades são muito maiores que as dos modelos convencionais.

Vantagens das chaves de fenda com fio

Usar um circuito alimentado por uma rede doméstica de 220 V tem prós e contras. Existem mais vantagens e superam claramente os aspectos negativos:

  • o design da chave de fenda é mais simples e confiável;
  • a ferramenta pode ser usada por tempo ilimitado;
  • O desempenho da chave de fenda não é afetado pela temperatura e pelo tipo de fixador;
  • Em caso de avaria, os reparos serão mais baratos do que nos modelos com bateria.

Uma chave de fenda com fio também pesa menos devido à falta de baterias. Após adquirir a ferramenta, você precisará adquirir um cabo de extensão e um conjunto de brocas. Não haverá outros custos.

Além disso, os modelos de ferramentas elétricas com fio são muito mais seguros do que os sem fio. Se a fiação permanecer intacta, a chave de fenda poderá ser usada mesmo sob chuva, geada intensa, calor ou alta umidade. Uma chave de fenda com fio pode cair de um telhado ou escada, e este pequeno incidente não afetará de forma alguma o desempenho da ferramenta.

Outra vantagem significativa é que as ferramentas elétricas com fio são muito mais fáceis de reparar. Além disso, algumas operações, como a substituição de um motor elétrico, podem ser realizadas de forma independente.

Vantagens das chaves de fenda com fio

Desvantagens das chaves de fenda com fio

A única desvantagem que deve ser observada é o torque relativamente pequeno. Em média é 18-20 N*m. Ou seja, você só pode apertar parafusos pequenos e relativamente curtos com uma chave de fenda com fio. Para revestir paredes com gesso cartonado, a capacidade de uma chave de fenda será suficiente, mas para limar placas no teto ou no revestimento do telhado, não.

Além disso, muitos proprietários de chaves de fenda que anteriormente usavam versões sem fio da ferramenta costumam ficar irritados com o cabo de alimentação. Na sua opinião, esta é a maior desvantagem dos modelos de rede.

O cabo não é apenas inconveniente de usar. Limita significativamente a capacidade de usar uma chave de fenda. É impossível levar uma ferramenta para a dacha se não houver eletricidade e gerador em casa.Conectar uma chave de fenda através de um cabo de extensão com comprimento superior a 20 m leva a uma queda de tensão na fiação e, consequentemente, o motor não gira a caixa de engrenagens com tanta potência como se a chave de fenda estivesse conectada diretamente na tomada.

De acordo com muitos proprietários, uma chave de fenda com fio é apenas uma versão “mais jovem” de uma chave de fenda sem fio. Custa menos e pode ser utilizado em qualquer operação, podendo até substituir uma furadeira elétrica convencional no dia a dia.

Breve descrição das chaves de fenda sem fio

As ferramentas manuais movidas a bateria surgiram há muito tempo, desde o desenvolvimento ativo de baterias de níquel-hidreto metálico e de lítio. O uso de baterias de íon-lítio para alimentar chaves de fenda garantiu um tempo mínimo de operação de 20 a 25 minutos, carregamento rápido de baterias substituíveis (30 a 60 minutos) e capacidade de trabalhar por várias horas sem conexão a uma rede de 220 V.

Características de design da chave de fenda sem fio:

  • motor DC de baixa tensão (6-40 V), tipo escovado ou sem escova;
  • uma caixa de câmbio potente, via de regra, é mais pesada e mais massiva que a dos modelos de rede;
  • enorme torque no mandril, cerca de 2-3 vezes mais do que chaves de fenda de 220 V.

A faixa de controle de torque e velocidade de rotação é muito maior. O padrão para modelos com bateria é de 18 níveis de ajuste, modelos avançados podem ter até 20.

Breve descrição das chaves de fenda sem fio

Incluído com aparafusadora sem fio deve estar carregando e pelo menos uma bateria sobressalente. Se uma ferramenta elétrica for frequentemente armazenada e transportada sem estojo ou caixa, a chave de fenda sem fio deverá ser armazenada no estojo junto com uma bateria sobressalente e um carregador.

Vantagens das chaves de fenda sem fio

Graças às baterias, a ferramenta ficou um pouco mais pesada, mas muito mais prática de usar. Especialmente se você precisar se movimentar constantemente pela área de trabalho com uma chave de fenda, subir escadas ou mover-se ao longo de andaimes.

Mas a vantagem mais importante de uma chave de fenda sem fio é o maior torque. Você pode apertar facilmente um parafuso auto-roscante com comprimento de 100-120 mm. Além disso, faça isso com um leve golpe, quando a cabeça do parafuso penetra completamente na madeira e esmaga as fibras. Este tipo de fixador é considerado o mais confiável.

Alto torque e reversão tornam a chave de fenda sem fio uma ferramenta ideal para desapertar parafusos antigos embutidos em madeira com tinta ou óleo secante. Não há outra maneira de remover os fixadores antigos.

Uma ferramenta sem fio costuma ser usada como misturador quando você precisa misturar tinta ou massa em um balde. Chaves de fenda alimentadas por bateria são tradicionalmente usadas para montagem de móveis domésticos. Neste caso, trabalhar com uma ferramenta de rede é bastante problemático e inconveniente. Você deve sempre garantir que o cabo não fique emaranhado.

Outra opção de aplicação são as chaves de fenda sem fio de alto torque, amplamente adquiridas pelos entusiastas da pesca no gelo para fazer furos. Além disso, já apareceu um tipo de chave de fenda, projetada levando em consideração as especificidades de uso como acionamento de uma furadeira de gelo.

Vantagens das chaves de fenda sem fio

Desvantagens das chaves de fenda sem fio

Isso não quer dizer que as ferramentas elétricas alimentadas por bateria sejam as mais convenientes. Se você leva uma ferramenta para trabalho profissional, a versão com bateria pode ser uma boa escolha. Todos os custos e inconvenientes associados ao uso de uma bateria são compensados ​​pelas capacidades técnicas da chave de fenda.

As desvantagens mais importantes:

  1. As baterias perdem carga rapidamente em baixas temperaturas. Também não deve ser armazenado ao sol ou perto de fontes de fogo aberto.
  2. As baterias recarregáveis ​​duram alguns anos de uso intensivo. Se você tiver que trabalhar com uma chave de fenda longe de uma rede de 220 V, terá que comprar baterias adicionais.

Além disso, as chaves de fenda alimentadas por bateria têm medo de umidade e condensação de água. Muitos modelos usam controladores eletrônicos de velocidade. Se a ferramenta foi armazenada no frio por muito tempo (mesmo sem bateria) e foi movida para uma sala quente (interior do carro), a queda da condensação da água pode causar um curto-circuito e até um incêndio.

As ferramentas alimentadas por bateria são visivelmente mais pesadas do que os modelos com fio com características semelhantes.

Como mostra a prática, quando uma chave de fenda cai no chão, na maioria das vezes ela atinge a superfície junto com a bateria. A ferramenta resistirá a uma única queda, mas se a chave de fenda cair do telhado ou descer escadas algumas vezes, a bateria poderá ficar irremediavelmente danificada.

Desvantagens das chaves de fenda sem fio

Em que casos uma chave de fenda sem fio é mais adequada?

As ferramentas elétricas movidas a bateria, apesar de todas as suas deficiências, continuam sendo a versão mais popular. Se uma ferramenta for adquirida para uma oficina doméstica, quase sempre será uma versão alimentada por bateria.

Às vezes é apenas seguir a sabedoria convencional, mas uma chave de fenda sem fio acaba sendo mais adequada para projetos domésticos do que uma com fio. É verdade que estamos falando de marcas conhecidas com motores elétricos e caixas de câmbio de alta qualidade.

Importante! Além disso, ao escolher um modelo específico, é necessário estudar cuidadosamente o pacote da chave de fenda.Freqüentemente, gigantes como Bocsh ou DeWalt fornecem suas ferramentas sem baterias.

Artigo para você: 12 melhores pontas de chave de fenda.

Renovação de casa

Segundo as estatísticas, escovas, martelo, chave de fenda sem fio e serra são consideradas as ferramentas mais utilizadas no processo de reforma de apartamentos de qualquer complexidade. Portanto, todas as equipes privadas que realizam reformas de apartamentos e casas particulares utilizam a versão sem fio da chave de fenda.

Além disso, as ferramentas movidas a bateria são preferidas por todos que gostam de trabalhar com as mãos, construir e fazer artesanato em casa e fazer móveis por conta própria. Em caso de uso constante, a versão com bateria é muito mais conveniente de usar.

A caixa de engrenagens da ferramenta sem fio pode ser ajustada para que a velocidade do mandril seja ainda menor do que se você apertasse um parafuso auto-roscante com uma chave de fenda na mão. À primeira vista, isso é uma coisa pequena, mas às vezes esse recurso ajuda se você precisar apertar um parafuso auto-roscante em um local de difícil acesso.

Renovação de casa

Construção de uma casa de verão

Para trabalhar em uma casa de veraneio, uma chave de fenda sem fio torna-se realmente indispensável. Muitas vezes na dacha não há luz alguma ou ela só é fornecida à noite. Também será útil para a construção da própria casa e dos edifícios do local.

Hoje já existem linhas inteiras de ferramentas elétricas sem fio - serras (corrente e sabre), martelos elétricos, aviões, treinos, com o qual você pode realizar qualquer trabalho de carpintaria e carpintaria. São conhecidos casos em que artesãos, para fins publicitários, construíram uma casa de banhos de toras utilizando apenas ferramentas sem fio. Além disso, os cortes na tigela foram feitos com motosserras com potência de 300-400 W.

Muitos artesãos compram várias baterias universais potentes de íons de lítio de 18 V ou 24 V e as usam para toda a sua frota de ferramentas, incluindo chaves de fenda sem fio. Cada vez mais empresas fabricantes estão produzindo baterias universais que podem ser usadas em todas as ferramentas elétricas de uma determinada marca.

Ou seja, adquirir uma opção alimentada por bateria torna-se ainda mais lucrativo se a maior parte do seu arsenal doméstico for alimentado por bateria. Além disso, os modernos de íons de lítio com proteção integrada podem durar pelo menos 5 anos sob condições de uso intensivo, e as próprias ferramentas podem durar até 10 anos.

Situações fora do padrão

As chaves de fenda alimentadas por bateria muitas vezes se tornam a base para todos os tipos de produtos caseiros e dispositivos úteis que não têm nenhuma relação óbvia com o aperto de parafusos. A primeira e mais simples opção é usar uma ferramenta de perfuração sem fio. Além disso, tanto para a pesca no gelo como para a instalação de suportes durante a construção de cercas.

Usando uma chave de fenda com misturador, misture cola de papel de parede, tinta à base de água e misturas para pisos autonivelantes. Ao mesmo tempo, os modelos de rede claramente não são adequados para esse tipo de trabalho devido ao seu baixo torque.

Se você instalar uma torneira no mandril de uma chave de fenda sem fio, a ferramenta poderá ser usada para cortar roscas internas. De forma semelhante, as roscas externas são cortadas em pinos com diâmetro de até 8 mm e comprimento de até 20 cm. Para isso, a peça é inserida no mandril e o mandril com a matriz é fixado em um vício. É claro que a parte da peça fixada no mandril deverá ser cortada.

Ferramentas alimentadas por bateria são frequentemente usadas como acionamento de guinchos automotivos manuais.É verdade que para isso é necessário instalar algumas polias e uma correia.

Existe até um acessório para uma chave de fenda sem fio que pode ser usada para fazer furos em ladrilhos de metal. Além disso, a costura da chapa ocorre sem danificar a película protetora e a pintura. búlgaro É quase impossível fazer um corte com uma serra de vaivém com a mesma precisão que com uma chave de fenda sem fio.

Em que situações uma chave de fenda com fio é mais adequada?

Ferramentas alimentadas por 220 V são frequentemente adquiridas para realizar trabalhos específicos. É mais barato para um empreiteiro comprar várias chaves de fenda simples com fio, que serão usadas para cobrir paredes com gesso cartonado em apartamentos de um prédio novo, do que comprar ferramentas sem fio mais caras e difíceis de consertar.

Em que situações uma chave de fenda com fio é mais adequada?

Uso doméstico de ferramenta de rede

Os modelos alimentados pela rede elétrica custarão menos que a versão com bateria. Além disso, uma chave de fenda com fio é muito mais prática para uso doméstico. Normalmente, após 2 a 3 dias de testes intensivos de uma ferramenta elétrica, o proprietário a envia para a prateleira da oficina. De tempos em tempos, geralmente não mais do que algumas vezes por mês, uma chave de fenda é retirada para apertar ou desparafusar um parafuso auto-roscante. Depois disso, é devolvido à prateleira, onde pode permanecer por seis meses ou um ano até o próximo caso.

Se a ferramenta funcionasse com bateria, antes de apertar um ou dois parafusos, seria necessário carregar a bateria por pelo menos uma hora. Além disso, a descarga profunda e constante das baterias reduz drasticamente sua vida útil. Portanto, se não houver entusiastas do faça você mesmo em casa, a opção de rede será uma solução mais adequada do que a alimentada por bateria.

Uso doméstico de ferramenta de rede

Chave de fenda na garagem e oficina

As ferramentas de rede funcionam muito bem onde você precisa apertar uma grande quantidade de fixadores. Se os móveis forem montados em uma oficina e for realizada uma simples perfuração de furos de pequeno diâmetro, será mais fácil fazer isso com um modelo de rede.

Se você fizer reparos individuais de eletrodomésticos na garagem, novamente a opção de rede será mais conveniente de usar, pois não possui um complemento pesado em forma de bateria.

A ferramenta de rede é conveniente:

  1. Colete recipientes. Por exemplo, caixas de madeira, caixas de contraplacado para encomendas postais. Todo o trabalho é feito em um só lugar, geralmente em uma bancada de carpintaria.
  2. Costure o revestimento com ripas ou ripas nas paredes internas. Cada prancha requer pelo menos dois parafusos auto-roscantes, para um metro de comprimento pode haver até cem pontos de fixação.
  3. Costure placas de fibra ou OSB no chão sob o futuro parquet ou laminado. Você tem que apertar um grande número de fixadores, então mesmo uma ferramenta de rede de baixo consumo será suficiente para o trabalho.

A versão com bateria é muito pesada para suas mãos. Além disso, o motor potente e o alto torque do cartucho atingiram a mão com bastante força. Se você apertar uma dúzia ou dois parafusos auto-roscantes com uma chave de fenda sem fio, não haverá desconforto devido ao puxão forte da ferramenta. Mas se você precisar apertar várias centenas de parafusos, sua mão vai doer depois de apenas meia hora de trabalho.

As únicas exceções podem ser a reparação de automóveis e a montagem de móveis. Este tipo de atividade requer movimentos constantes, por isso o cabo de alimentação causará muitos transtornos.

Resultados

Escolher o que é melhor: uma ferramenta sem fio ou com fio, sem experiência prática, é bastante difícil.Se você está adquirindo uma ferramenta com expectativa de uso constante, talvez a opção de bateria seja uma solução mais preferível. Em outros casos, você pode usar uma ferramenta elétrica com fio em sua casa.

Normalmente, a marca da ferramenta não é crítica, uma vez que quase todas as ferramentas elétricas manuais são fabricadas em fábricas chinesas. Uma exceção podem ser os modelos de rede elétrica e bateria fabricados em Taiwan ou na Malásia. Este equipamento pode ser de qualidade superior, mas o seu design nem sempre é adequado para um utilizador europeu.

Conte-nos sobre sua experiência com chaves de fenda. Quais esquemas você acha que parecem mais convenientes para uma oficina em casa? Marque o artigo e compartilhe-o nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Veniamina Plotnikov

    Faço reformas há mais de vinte anos. Então a autonomia da bateria na brigada é de até 10 anos, trocamos as baterias a cada dois anos. Os da rede morrem em 2 a 3 anos. Então considere isso. Em geral, dependendo da sua sorte.

  2. Trubnikov

    Hoje em dia é difícil comprar uma boa chave de fenda. Se possível, compre não em salões, mas em produção. Eles me aconselharam, comprei em uma obra, eles tinham bateria, mas não tinha bateria. Um mês depois as baterias chegaram. A ferramenta funciona há quase dez anos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica