TOP 8 melhores plainas elétricas: análise, preço, prós e contras
Ao trabalhar com madeira, não se pode prescindir de uma ferramenta como a plaina elétrica. Este é um análogo elétrico de um dispositivo manual para processamento de madeira ou outras superfícies de madeira.No entanto, funciona mais rápido. Uma ferramenta tão conveniente nunca será supérflua na sua oficina doméstica.
O conteúdo do artigo:
O que procurar ao escolher
A plaina elétrica é estruturalmente complexa, por isso vários critérios devem ser levados em consideração antes da compra. As ferramentas elétricas são indispensáveis no trabalho com materiais de madeira e são adequadas para:
- Processamento primário de superfícies de madeira. Dependendo das características técnicas da ferramenta, você pode planejar tanto tipos de árvores macias (abetos, lariços, pinheiros, choupos, tílias e salgueiros) quanto espécies duras (carvalho, bordo, freixo, nogueira, pêra e maçã).
- Planejando. Além do processamento inicial das superfícies de madeira, a máquina é utilizada para lixar e vários tipos de facas são utilizados para criar textura na madeira.
- Trimestre de amostragem. Esta é uma ranhura na borda de um pedaço de madeira. Feito com várias passagens da ferramenta. Mas existem alguns modelos que possuem um acessório para cortar este trimestre de forma rápida e confortável.
- Chanfro. Uma tarefa popular que requer uma plaina elétrica. Especialmente para esse fim, são feitas ranhuras de diferentes tamanhos na sola da ferramenta, que servem para remover o chanfro.
O funcionamento desta ferramenta é realizado da seguinte forma: o tambor no qual estão montadas as facas move-se por acionamento elétrico, cortando o excesso das superfícies de madeira. A vantagem de uma ferramenta elétrica sobre uma manual é o controle da profundidade de corte. Alguns modelos possuem ajustes de altura, vertical e diagonal. Mas, basicamente, a espessura máxima da camada cortada é de 2 mm.Além disso, dispositivos de algumas empresas têm capacidade de processar madeira com limitações. Essa função adicional é a redução de desperdícios e o uso mais racional de matérias-primas.
As principais diferenças entre uma ferramenta elétrica e sua contraparte manual:
- Facas. Com um avião manual eles são simples. Nos elétricos, é um tambor com placas adquiridas separadamente.
- Velocidade. O acionamento elétrico permite trabalhar com a ferramenta com mais rapidez, aumentando a produtividade.
- Menos estresse. Ao trabalhar com uma plaina elétrica, você não precisa exercer o mesmo esforço físico que com uma ferramenta manual.
- Projeto. Uma plaina elétrica é mais complexa do que uma ferramenta manual, por isso os reparos e a manutenção são mais caros.
- Tipos de empregos. Uma plaina elétrica pode trabalhar mais em superfícies de madeira.
- Eliminação conveniente de resíduos. As aparas de madeira e a serragem que se formam durante o funcionamento de um aparelho elétrico são retiradas por meio de um saco na lateral da ferramenta e não por um orifício na parte superior.
- Preço. As ferramentas manuais são mais baratas do que as elétricas.
- Segurança. É mais seguro usar uma plaina manual do que elétrica. Trabalho e esforço são controlados. O segundo tipo é um dispositivo complexo que opera em altas velocidades. Tem muito peso. Isso dificulta o uso.
- Tipo de trabalho estacionário. Plainas elétricas são instaladas na superfície de trabalho. É mais conveniente trabalhar, especialmente no processamento de peças pequenas.
Se você precisar de uma ferramenta confiável e de alta qualidade, precisará determinar a direção de aplicação. Por tipo de uso, são produzidas plainas elétricas:
- Doméstico. Plaina elétrica para pequenos trabalhos em casa. Normalmente, a potência deste tipo não ultrapassa 600 W e a espessura da camada removida da superfície é de 2,5 mm.Além disso, são leves e possuem baixo consumo de energia.
- Profissional. A potência dessas plainas elétricas é quase 2 vezes maior que a das domésticas, até 1100 W. Eles são para trabalhos complexos. A espessura da camada cortada é superior a 4 mm. Uma desvantagem óbvia, como acontece com muitas ferramentas profissionais, é o seu peso significativo (até 9 kg).
- Manual. Uma espécie de plaina elétrica para processamento de pequenas superfícies. Com funções adicionais, ao contrário da contraparte elétrica.
- Estacionário. Este tipo de plaina elétrica possui fixações. Eles são fixados imóveis na superfície de trabalho. Ao mesmo tempo, visualmente parece uma plaina elétrica comum, mas virada de cabeça para baixo. Adequado para processar peças pequenas ou médias, mais fáceis de segurar nas mãos do que fixá-las em uma bancada e manuseá-las com uma ferramenta pesada.
As plainas elétricas contêm facas ou placas de corte. As seguintes características são importantes na ferramenta:
- Uso. As placas de corte para plainas elétricas são descartáveis e reutilizáveis. Se necessário, adquira consumíveis adicionais.
- Tipo. As facas são unilaterais e duplas. Eles têm 1 ou 2 lados cortantes.
- Material. As placas de corte vêm em 2 metais. São aço temperado (resistência, para produtos reutilizáveis) e carboneto de tungstênio (metal de vida curta). As facas feitas com este último não podem ser afiadas e são descartáveis.
- Tamanho. Existem 3 tipos principais de tamanhos de pastilhas de corte: pequeno (35 mm), padrão ou médio (82 mm) e grande (110 mm). Além disso, as facas estão disponíveis em diferentes espessuras.
- Forma. A plaina elétrica vem com facas retas clássicas. Mas você também pode comprar os arredondados separadamente. Eles são usados para criar transições suaves na superfície.Facas figuradas são usadas para obter o efeito de antiguidade ou textura adicional.
Nas lojas de construção e online, as plainas elétricas são vendidas com fonte de alimentação com fio (será necessário adquirir uma extensão para funcionar). No entanto, também existem modelos mais convenientes que vêm com bateria embutida e são sem fio. O último tipo de instrumento possui as seguintes características:
- a ausência de energia elétrica permite trabalhar em uma sala com alto nível de umidade do ar;
- nenhuma dependência de fontes de energia;
- O custo dos modelos com bateria é superior ao dos com fio.
Ao escolher uma ferramenta confiável, é necessário estudar cuidadosamente as características técnicas, para quais trabalhos específicos ela será necessária e quais funções adicionais deverá ter. A quais parâmetros você deve prestar atenção:
- Poder. A diferença no valor dessa característica em um aparelho doméstico e profissional é quase 2 vezes. Portanto, antes de comprar, é determinado para que tipo de trabalho a ferramenta será necessária e qual será o seu porte.
- Facas. Para modelos populares, a largura da lâmina de corte é principalmente de 82 e 100 mm. Porém, dependendo do tipo de trabalho, será necessário adquirir adicionalmente placas de corte ou optar por um modelo com acessórios.
- Único. Este item consiste em 2 partes. Em dispositivos caros e de alta qualidade, a parte traseira é feita de alumínio fundido. Porém, é a sola que apresenta defeito em diferentes modelos. Casos comuns são fixadores soltos ou falta de paralelismo.
- Velocidade. A velocidade e o processamento dos materiais dependem diretamente deste parâmetro. Em média, varia de 12.000 a 18.000 rpm.
- Ergonomia.A facilidade de uso de uma ferramenta é um critério importante na escolha. É impossível trabalhar por muito tempo e com eficiência mesmo com desconforto.
- Espessura da camada removida. Em média, a profundidade é de 2 mm. Mas existem modelos com regulagem, onde esse valor chega a 4 mm. Existem também tipos de ferramentas elétricas onde a espessura do aplainamento começa em zero.
- Proteção adicional de superfície. Quando o aparelho é desligado, o tambor com placas de corte, devido à velocidade de rotação, não para imediatamente, mas continua girando por algum tempo. É importante não estragar a superfície já tratada. Para isso, em alguns modelos, é instalada uma caixa articulada (que cobre a lateral do tambor) ou um salto de suporte (um elemento de mola que cobre a parte traseira).
- Peso. Para um trabalho conveniente com a ferramenta, ela deve pesar em média 3-4 kg. Com um valor mais alto, suas mãos ficarão cansadas rapidamente.
- Segurança de uso. Na hora de comprar preste atenção na localização dos botões de operação para que o uso da plaina elétrica seja cômodo e seguro. Verifique se há bloqueadores adicionais. Este elemento não está presente em todos os modelos, mas a sua presença será uma vantagem significativa.
- Funcionalidade adicional. Uma grande vantagem será o freio, que irá parar rapidamente o tambor com placas de corte quando o aparelho for desligado. Além disso, existem modelos com os seguintes recursos adicionais: régua integrada e limitador lateral, descida suave e manutenção de um valor de rpm.
Ao comprar um dispositivo tão complexo, você deve esperar que, mais cedo ou mais tarde, encontrará alguns problemas com a operação do dispositivo. Claro, caso o usuário não tenha conhecimento para consertar o equipamento, é recomendável entrar em contato com uma central de atendimento.Por isso é melhor comprar esses aparelhos com garantia na loja que vende o produto ou no fabricante. Possíveis problemas com o funcionamento de uma plaina elétrica podem ser divididos em 2 tipos:
- relacionado ao funcionamento do motor elétrico;
- com outras partes do dispositivo.
Os problemas do motor elétrico são resolvidos principalmente por reparo ou substituição profissional em um centro de serviço, ou pela compra de uma nova ferramenta se o problema não for lucrativo.
Os problemas com peças da plaina elétrica incluem:
- Desgaste da escova. Um é lavado primeiro. Os sinais de problema podem ser: perda de potência do motor e aumento do nível de ruído durante a operação, cheiro de ozônio e aparecimento de faíscas sob a grade de ventilação.
- Problemas de fiação. Associado a torções frequentes, flexão das rédeas, bem como contato insuficientemente firme com a saída. Isto pode resultar em queimaduras. Esses problemas podem ser corrigidos substituindo o fio ou parte dele, ou o plugue do dispositivo.
- Problemas mecânicos. Esses problemas incluem: quebra ou estiramento da correia. É fácil realizar esse reparo sozinho. O principal é escolher a peça de reposição certa para reposição. Falhas freqüentes nos rolamentos. Assim como o cinto, você mesmo pode resolver esse problema substituindo os elementos antigos por novos.
Obviamente, se você tiver dúvidas sobre a capacidade de realizar reparos de alta qualidade por conta própria, é melhor entrar em contato com um centro de serviço especializado. Existem várias avarias, cuja eliminação é um caso de garantia:
- desgaste da lâmina;
- ocorrência de faíscas;
- problemas com a correia de transmissão;
- problemas com o ajuste do dispositivo.
Interessante para você! TOP 12 melhores aviões elétricos e manuais: revisão, prós e contras, preço.
Classificação das melhores plainas elétricas
Agora existe uma grande seleção desses dispositivos no mercado de ferramentas de construção. Ao escolher entre uma classificação enorme, você deve confiar não apenas em uma série de nuances e em suas próprias necessidades, mas também nas avaliações dos melhores aplainadores elétricos dos mestres. Avaliações de usuários reais são levadas em consideração. A lista das melhores plainas elétricas para uso doméstico inclui não apenas marcas conhecidas, mas também dispositivos de empresas menos populares. Os últimos orçamentos, no entanto, não são inferiores em qualidade aos concorrentes baratos.
Makita 0810KP
Marca japonesa fabricante de ferramentas elétricas e a gasolina, líder na fabricação de dispositivos de alta qualidade. A plaina elétrica desta empresa não foge à regra. É adequado para uma pequena oficina doméstica. Além da aparência agradável, é ergonômico. Eles são fáceis e agradáveis de trabalhar. O peso da plaina elétrica é de pouco mais de 3 kg, por isso trabalham muito tempo sem sentir nenhum desconforto.
Com potência de 850 W e velocidade de 12.000 rpm, o som durante o funcionamento não incomoda muito os ouvidos. A espessura do aplainamento chega a 4 mm. Esta é uma grande vantagem para ferramentas domésticas. Este modelo está disponível em 4 versões, diferenciando-se em potência (850 e 1050 W), velocidade (12.000 e 16.000 rpm) e funções adicionais (partida suave, manutenção da velocidade definida). O preço deste dispositivo em lojas de construção online é de 21 a 23 mil rublos.
Vantagens:
- espessura da camada tratada;
- nível de ruído aceitável durante a operação;
- alta performance.
Imperfeições:
- Preço Alto.
DeWalt 680DW
A famosa marca de ferramentas elétricas dos EUA é conhecida por seus dispositivos de qualidade. A plaina elétrica desta empresa possui alta velocidade de rotação (15.000 rpm) com baixa potência do motor de 600 W.Isso proporciona bom desempenho na oficina doméstica ao realizar pequenos trabalhos, inclusive em madeira nobre. A profundidade de corte é de até 2,5 mm, valor médio para este segmento de plainas elétricas. O dispositivo vem com pastilhas de corte de metal duro, que são suficientes para uso a longo prazo. O preço desta ferramenta é de cerca de 17 mil rublos.
Vantagens:
- facas de qualidade incluídas;
- baixo nível de ruído durante a operação;
- ergonomia.
Imperfeições:
- Não há controle de velocidade.
Metabo 82HO
Plaina elétrica conveniente, ergonômica e confiável. Este instrumento é popular quando usado fora da cidade e nas aldeias. Tem uma potência relativamente baixa de 620 W. Não sobrecarrega a rede elétrica mesmo durante longos períodos de trabalho. A profundidade máxima de aplainamento é de 2,6 mm e a largura das facas é de 82 mm. Ao mesmo tempo, a velocidade é alta - 17.000 rpm.
O dispositivo é fácil de operar e há um botão de bloqueio especial na caixa. Usando uma plaina elétrica, você pode realizar facilmente os seguintes trabalhos: cortar quartos de até 9 mm e chanfrar. O nível de vibração é aceitável para um desempenho confortável de trabalhos longos sem fadiga severa nas mãos. No entanto, o dispositivo é barulhento, por isso é recomendável adquirir proteção adicional. O preço da ferramenta nos mercados populares é de cerca de 17 mil rublos.
Vantagens:
- possibilidade de amostragem de trimestres;
- ergonomia;
- pequena potência e baixo consumo de eletricidade.
Imperfeições:
- alto nível de ruído.
BOSCH 6500GHO
Uma plaina elétrica de uma conhecida empresa alemã é apresentada pelo fabricante como uma ferramenta profissional. No entanto, é um bom dispositivo para oficina doméstica.Uma potência média de 650 W, uma velocidade de 16.500 rpm e um peso de 2,8 kg permitem realizar pequenos aplainamentos em casa com conforto e produtividade. Mas essa plaina elétrica não é adequada para tarefas de grande porte.
Um dispositivo de afiação especial será útil muitas vezes para facas reutilizáveis. As desvantagens incluem um orifício para remoção de cavacos. O kit não inclui adaptador especial para aspirador de pó. Terá que ser adquirido separadamente. E se não ligar o ralo de esgoto, a serragem vai voar para os lados, dificultando o trabalho. O custo médio desta ferramenta é de 11 mil rublos.
Vantagens:
- ergonomia;
- facilidade de controle;
- peso leve;
- dispositivo adicional para afiar facas.
Imperfeições:
- eliminação inconveniente de resíduos;
- falta de adaptador para conectar aspirador;
- montagem imprecisa de alguns elementos.
RYOBI 7582EPN
Uma plaina elétrica barata, mas de alta qualidade, de um fabricante japonês de ferramentas elétricas para construção. A potência está ligeiramente acima da média de 750 W e a velocidade de 16.000 rpm, bem como a espessura da camada processada de 2 mm, são adequadas tanto para pequenos trabalhos domésticos como para tarefas de maior escala.
Ejeção de resíduos bidirecional conveniente para destros e canhotos usarem o dispositivo de forma produtiva. No entanto, o orifício especial fica rapidamente entupido. É necessário interromper periodicamente o trabalho e limpá-lo. O preço desta ferramenta é pequeno, 6.500 rublos.
Vantagens:
- ergonomia;
- baixo custo;
- alta potência para este tipo de dispositivo;
- emissão de resíduos nos dois sentidos.
Imperfeições:
- sucção rápida de remoção de resíduos;
- alguns elementos são montados de maneira descuidada.
Interskol 82R
Claro que a vantagem desta plaina elétrica, razão pela qual muitas pessoas a preferem para compra na oficina doméstica, é o equilíbrio entre preço e qualidade. O usuário recebe um excelente aparelho com potência de 710 W, velocidade de 14.000 rpm e espessura máxima da camada processada de 2 mm.
Claro, se compararmos esta plaina elétrica com concorrentes como BOSCH ou Metabo, os números são pequenos, mas este fator aumenta a vida útil das placas de corte. Em altas velocidades, existe um alto risco de danos ou quebras de facas em nós duros ou pregos. Uma plaina elétrica pode facilmente ser chamada de barulhenta. Seu nível durante a operação é superior a 100 dB, portanto, ao adquirir este modelo específico, vale a pena adquirir adicionalmente fones de ouvido e/ou protetores de ouvido com cancelamento de ruído. O preço deste dispositivo é de cerca de 5.500 rublos.
Vantagens:
- correspondência preço-qualidade;
- baixo custo;
- alto nível de ruído.
Imperfeições:
- baixa velocidade;
- substituição difícil e inconveniente de facas.
Fiolent 82Р3
Plaina elétrica econômica poderosa. O fabricante a posiciona como uma ferramenta ideal para trabalhar madeiras nobres. As especificações técnicas confirmam isso. O dispositivo possui alta potência de 1.050 W e velocidade de 15.000 rpm. A plaina elétrica é produzida na Rússia com equipamentos italianos, conforme indicado adicionalmente pelo fabricante. Além disso, oferece serviço de garantia por um período de 36 meses. O preço do dispositivo nos mercados populares é de 6.000 a 8.000 rublos.
Vantagens:
- adequado para trabalhar madeira dura;
- alto poder;
- trabalho longo sem superaquecimento.
Imperfeições:
- localização inconveniente dos botões de controle no corpo;
- casos frequentes de defeitos em forma de solas tortas.
DECKER 712KW
Uma plaina elétrica barata de uma empresa americana de ferramentas elétricas, principalmente para uso doméstico. Características técnicas do aparelho: potência - 650 W, profundidade de aplainamento - até 2 mm e alta velocidade - 17.000 rpm. Esta plaina elétrica é adequada para uma pequena oficina doméstica.
Não há saída no corpo para o aspirador de pó para coleta de resíduos. Mas o kit inclui um adaptador para conectar outro elemento. Infelizmente, o dispositivo geralmente apresenta defeitos. Existem solas soltas e não paralelas. É nesta parte que você deve primeiro prestar atenção na hora de comprar. O preço dessa plaina elétrica começa em 4.000 rublos, o que é aceitável.
Vantagens:
- preço baixo;
- alta velocidade de revoluções;
- O kit inclui um adaptador para conectar um aspirador de resíduos.
Imperfeições:
- casos frequentes de solas defeituosas;
- entupimento rápido do tubo de descarga de cavacos;
- equipamento mínimo.
Depois de estudar cuidadosamente qual plaina elétrica é melhor comprar para uma oficina doméstica, o padrão fica claro. Se o usuário planeja usar a ferramenta com frequência, mesmo para pequenos trabalhos, é melhor pagar a mais e comprar uma cópia cara, mas de alta qualidade. Ou economize dinheiro e aceite as deficiências, algumas das quais são bastante aceitáveis, enquanto outras causarão desconforto. Qual empresa é melhor escolher é determinada individualmente.
Qual ferramenta elétrica você usa para planejar tábuas e cortar quartos? Compartilhe o link nas redes sociais e marque o artigo.
No começo trabalhei com a Fiolent, mas ela quebrou rapidamente (irremediavelmente). Comprei BOSCH, sem problemas. Poderoso e confiável.
Comprei RYOBI sem facas incluídas. E então peguei placas italianas de aço temperado, afiadas nos dois lados.
Interskol pode ser levado como lição de casa. Mas, se você planeja caixilhos de janelas e outras toras semanalmente, não encontrará trabalho melhor do que a Bosch.