Reparação de fornos a gás: visão geral das principais avarias de fornos a gás e recomendações para reparações
O forno é uma técnica especial.A proprietária passa muito tempo escolhendo um aparelho “para ela” e fica feliz quando todos os parâmetros indicados atendem às suas expectativas. Mas o desempenho de alta qualidade não elimina os problemas: os dispositivos têm seus pontos fracos e as falhas ocorrem periodicamente. A reparação completa e independente de fornos a gás é inaceitável: a garantia é perdida e existe perigo para a vida e a saúde.
Ao mesmo tempo, existe uma lista de avarias populares que bloqueiam o funcionamento dos queimadores, mas não estão relacionadas com o fornecimento de gás aos mesmos ou com problemas maiores. Eles podem ser facilmente removidos com suas próprias mãos. Consideremos esses momentos em que, com um conjunto mínimo de ferramentas, você pode retornar o dispositivo à condição de funcionamento. E em que casos você ainda precisará da ajuda de um especialista do serviço de gás?
O conteúdo do artigo:
Princípio geral de funcionamento do forno
É impossível diagnosticar uma avaria sem se familiarizar com o princípio de funcionamento do forno.
Nos modelos mais antigos, o gás era fornecido ao queimador por dois tubos localizados ao longo das paredes laterais. Esses fornos foram incendiados manualmente - um tubo de jornal. A segurança de seu funcionamento foi garantida por vãos livres nas laterais da unidade e abertura inferior aberta.
Os modelos modernos estão equipados com queimadores redondos perfilados e sistemas de controle de gás. Alguns dispositivos têm ignição elétrica, grelha, opção de convecção, o que implica a presença de ventilador e resistência.
A parte mais caprichosa do design do forno é a ignição.
Os principais problemas do forno são determinados pelos seguintes sintomas:
- o gás parou de queimar;
- a ignição não dispara imediatamente;
- a chama difere da usual pela irregularidade de cor ou queima;
- Durante a operação, o dispositivo emite ruído e um cheiro estranho é ouvido.
Tendo descoberto algo semelhante, desligue o fornecimento de gás. A seguir, inspecionamos o dispositivo quanto à presença de objetos estranhos: pedaços de comida e outros detritos. Se necessário, realizamos limpeza.
Saudável verifique a funcionalidade e a posição de todas as válvulas. Periodicamente necessitam de limpeza e manutenção preventiva em forma de lubrificante. Também prestamos atenção ao estado do orifício de montagem. Se estiver danificado, é mais fácil substituir a peça do que repará-la.
Se tudo estiver em ordem com a limpeza e o estado da unidade de controle, procedemos à verificação dos elementos estruturais individuais.
5 principais falhas do forno
Quando o fogo se apaga par termoelétrico bloqueia o fornecimento de gás. Para aquecer e ativar o dispositivo, mantenha pressionado o botão de ignição por alguns segundos. Depois ajustamos a temperatura, aquecemos o armário e começamos a cozinhar.
Se o forno do fogão a gás não funcionar sem motivo aparente, isso é consequência de uma avaria na ignição, na torneira do gás ou noutras partes da estrutura.Vamos lidar com os problemas em ordem.
Falha nº 1 – bloqueio do fornecimento de gás pelo termopar
Mecanismo controle de gás opera devido à geração de uma carga de energia por um termopar, que é distribuída ao longo do fio até a válvula solenóide. Este último se expande sob a influência de um campo eletromagnético.
Na maioria dos casos, é necessária uma substituição completa do elemento, o que só pode ser feito especialistas em serviços de gás.
Recomenda-se que você tente limpar a cabeça da ponta com uma lixa. Isso ajudará nos casos em que a chama queima ao pressionar o botão e apaga ao soltá-lo.
Falha nº 2 – calibração do termostato de segurança
Este regulador controla regime de temperatura no armário. Quando necessário, desliga ou liga a alimentação.
Para verificar o funcionamento do termostato, você precisa definir a escala para 150 graus. Dentro do gabinete colocamos um termômetro mecânico em uma caixa de metal. É barato, mas ajuda a determinar o mau funcionamento.
Aí ligamos o forno e após 25 minutos comparamos os indicadores para ver se o gabinete aqueceu até 150 graus. Se as discrepâncias forem limitadas a 5 graus, o elemento pode ser reparado e a causa da falha não está nele.
Se a diferença de temperatura for superior a 5 graus, o termostato deverá ser substituído, para o qual:
- Compramos uma peça nova para o modelo de forno desejado.
- Remova o botão de ajuste do painel de controle do dispositivo.
- Afrouxe os parafusos que prendem o elemento.
- Fotografamos o diagrama de fiação e o desconectamos.
- Removemos o termostato e substituímos por um novo.
Repetimos o algoritmo na ordem inversa: conecte a fiação, fixe os parafusos, insira a alça. Não se esqueça de testar a peça nova da mesma forma que testou a antiga.
As ações descritas aplicam-se a mecânico E elétrico termostatos. Mas descubra como consertar isso eletrônico sensor de alta tecnologia em forno a gás, somente um especialista pode ajudar.
Falha nº 3 – a porta não se encaixa bem
Existem dois casos - solto E ajuste apertado portas do forno. Na primeira situação, perde-se calor e o processo de cozimento é adiado indefinidamente.
Se o problema for na vedação, ela precisará ser substituída. Para isso, retiramos a porta das dobradiças, retiramos a junta antiga, limpamos a calha com uma solução de sabão em pó ou detergente e instalamos uma nova vedação.
Um ajuste apertado da porta às vezes leva a interrupções na ignição. A falta de oxigênio dificulta o processo de combustão e a chama se apaga. As lacunas tecnológicas impedem isso.
Falha nº 4 – queimador entupido ou com defeito
Se o queimador acender, observe mais de perto a cor da chama. Azul indica processo normal de combustão. Uma tonalidade vermelha e laranja sinaliza problemas. Recomendamos que você se familiarize com os fatores que influenciam cor da chama.
Uma mudança na cor da chama é um indicador de insuficiência quantidade de ar em uma cabine de combustão de gás ou evidência de combustão incompleta de combustível. Aqui você precisa da ajuda de um especialista.
Outro ponto são os injetores entupidos. Resíduos de alimentos e detergentes entram periodicamente neles e os produtos da combustão do combustível se acumulam.
Os injetores são limpos com palitos ou palitos de madeira. Não devem ser utilizadas ferramentas metálicas.
Falha #5 – falha na bobina de aquecimento
Fornos com convecção complementado com aquecedores elétricos. Às vezes, o colapso está relacionado a eles.
Se a espiral não funcionar, ela precisa ser substituída. Uma peça nova é comprada em uma loja de eletrônicos.
Para fazer uma substituição:
- remova a parede traseira do gabinete, abra o núcleo do dispositivo;
- solte o elemento dos grampos;
- remova o isolador cerâmico - contas de porcelana, que estão enfiadas no novo aquecedor;
- insira uma nova peça nas ranhuras e monte o forno.
Recomenda-se tirar fotos de cada etapa para evitar erros durante a remontagem.
Dicas para prevenir avarias
Para descobrir por que seu forno a gás quebrou, você precisa ter cuidado e cuidado com a limpeza das superfícies do aparelho e de seus elementos.
Siga as recomendações do fabricante e respeite as condições de temperatura ao cozinhar e assar.
Todos os usuários de equipamentos a gás após instalação correta E conexões de forno deve seguir as regras de segurança ao operar aparelhos que utilizam gás.
Eles são os seguintes:
- Antes de ligar o fogão pela primeira vez, faça um treinamento e leia as instruções.
- Não deixe um forno aceso sem vigilância.
- Quando o fogo se apagar, deve-se primeiro fechar a torneira do queimador e depois tentar acender novamente o queimador.
- O forno deve ser mantido limpo. Faça uma limpeza completa pelo menos uma vez por semana. Os fabricantes recomendam fazer isso após cada uso.
- Regular e importante serviço de manutenção forno e fogão a gás.
- É inaceitável fazer você mesmo qualquer alteração no design do dispositivo.
Se ocorrer um vazamento, feche a válvula de abastecimento e chame o serviço de emergência. É proibido o uso dos aparelhos até a chegada de especialistas.
Escrevemos mais sobre maneiras de detectar vazamentos de gás em este material.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dispositivo de controle de gás: princípio de funcionamento, desligamento da alimentação.
Conserto de porta de forno.
Como remover e limpar válvulas.
O gás é altamente inflamável e explode. Existem centenas de situações perigosas abordadas na mídia, muitas das quais envolvem reparos de equipamentos DIY. Uma coisa é quando você precisa remover contaminantes, remova e limpe as alças, ajuste a porta. Substituir o termopar e a unidade de controle é algo completamente diferente.
Se você não está confiante em sua experiência ou não tem as ferramentas necessárias em mãos, confie a solução do problema a especialistas. Eles determinarão rapidamente por que o forno do fogão a gás não liga ou não funciona corretamente e resolverão o problema..
Você já teve problemas com seu forno favorito ou é um reparador profissional de fornos? Compartilhe sua experiência e segredos profissionais com outros usuários - suas recomendações serão do interesse de muitos iniciantes. Escreva seus comentários e conselhos, adicione fotos originais da reforma, participe de discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.