Por que o gás queima com chama vermelha no fogão: fatores que afetam a cor da chama
Com o tempo, muitas pessoas percebem como a cor da chama muda de azul para outra cor.Surge a pergunta: qual deve ser a cor do gás do fogão durante o funcionamento normal do equipamento? É normal que não acenda azul, mas alguma outra cor? E em que casos uma mudança na cor da chama indica problemas sérios.
Na verdade, uma mudança na cor da chama quase sempre indica problemas. Mas a maioria deles pode ser resolvida de forma independente e sem sequer chamar serviços especiais. Vejamos por que o gás às vezes queima com uma chama laranja em vez de azul e como resolver esse problema.
O conteúdo do artigo:
Causas das mudanças na cor da chama
Os equipamentos a gás são classificados como eletrodomésticos inseguros. Por um lado, o utilizador não deve interferir no seu funcionamento e perturbar o design da estufa, nem tentar repará-la sozinho.
Por outro lado, é importante conhecer os possíveis sinais de avaria e reagir atempadamente para não utilizar uma placa avariada.
Um dos sinais mais simples de problemas no fogão é a mudança na cor do fogo. Normalmente é azul, mas às vezes pode ficar laranja, vermelho, amarelo e ter um odor pungente e desagradável.
Uma condição importante para a combustão normal do gás é a quantidade necessária de oxigênio. Existe uma certa proporção que deve ser observada para que a combustão seja o mais benéfica possível para o usuário.
Razões para mudar a cor da chama:
- combustão incompleta de gás;
- quantidade incorreta de ar na mistura (insuficiente ou excessiva);
- queimadores sujos;
- equipamento inadequado;
- gás de baixa qualidade.
Existe a opinião de que uma mudança na cor do gás indica má qualidade do combustível fornecido. Supostamente, é diluído em diversas substâncias para que o consumidor pague mais pelo serviço. Na verdade, a cor do fogo indica apenas o quão corretamente é realizado o processo de combustão.
Assim, uma cor azul uniforme indica combustão completa do gás, extraindo a quantidade máxima de calor.
Mas não se pode descartar o fornecimento de gás de baixa qualidade. Isto não afeta a cor da combustão em si, mas o gás de má qualidade no futuro prejudica o desempenho do fogão e leva ao aparecimento de uma chama amarela.
Após o uso do fogão, pode acumular-se fuligem preta. Tudo isso indica que a chama está fumegando. Isso indica uma falha na injeção de gás. Quando os queimadores estão funcionando, falta mistura de gases. É por isso que o gás às vezes queima com uma chama vermelha ou amarela no fogão.
É necessário procurar a causa principalmente na contaminação dos queimadores, problemas de ventilação, etc. Quanto maior a temperatura de combustão, ou seja, quanto mais saturado o gás estiver com oxigênio durante a combustão, mais fria será a tonalidade da chama.
Cor da chama amarela
A mistura ar-combustível torna-se inutilizável e muda de cor por vários motivos. O mais comum é que os orifícios destinados à entrada de ar fiquem entupidos. A poeira entra neles, o que impede a livre passagem do ar.
Este problema é especialmente relevante nos primeiros anos de utilização de equipamentos a gás.É quando ele precisa ser testado com mais frequência. Isso se deve ao fato de que após a estampagem, pela primeira vez, uma pequena película de óleo permanece no queimador e no tubo do grupo de ignição. Isso faz com que a poeira grude em sua superfície, o que impede a entrada da quantidade normal de ar. O gás flui na mesma quantidade.
A composição da mistura muda, e é por isso que o gás queima laranja ou amarelo no fogão, e não o tradicional azul ou azul.
É importante entender que a mudança na cor da chama não é o único sinal de que é hora de limpar o fogão.
Outros indicadores são os seguintes:
- a chama fumega;
- o fogo adquire tonalidade opaca;
- a tocha fica muito grande;
- a tocha fica brilhante.
Tudo isto indica a necessidade de chamar um técnico para limpar os queimadores, os seus diversos elementos e regular o funcionamento da estufa para que o ar seja fornecido de forma uniforme.
Outra causa comum para a chama de gás ficar amarela é que a válvula de controle de ar está na posição errada. Pode fechar, soltar-se, cair, etc. Isto provoca falta de ar, o que leva à perda de calor, fuligem, chamas amarelas e outros problemas. Muitas vezes isso acaba até com a necessidade de fazer reparos urgentes no fogão.
A chama queima vermelha
Às vezes, o gás pode até ficar vermelho. A razão para esse fenômeno é o excesso de monóxido de carbono, que se acumula como subproduto da combustão de qualquer combustível.Se o gás queimar com chama azul, significa que o equipamento a gás está totalmente operacional e emite uma pequena quantidade de monóxido de carbono.
Se a cor mudar para mais perto do vermelho, há cada vez mais dessa substância tóxica. Isso é bastante perigoso, pois a concentração excessiva causa dores de cabeça, náuseas, tonturas e outros sinais de envenenamento.
O problema com o monóxido de carbono é que ele é inodoro e incolor. Portanto, a cor da chama é a única forma de reconhecer um aumento na sua concentração.
Mesmo pequenas concentrações desta substância (0,01-0,2%) levam a sintomas graves.
Se a concentração do gás atingir níveis elevados, pode causar intoxicações mais graves e até a morte.
Qual cor o gás deve queimar?
Assim, para que o gás queime o mais completamente possível e ao mesmo tempo libere a quantidade necessária de energia, é importante que haja ar suficiente na mistura gasosa. Isto é conseguido misturando oxigênio e gás de combustão no queimador nas proporções necessárias: para 1 litro de gás de combustão são necessários 10 litros de ar.
Então a frigideira ou caçarola aquecerá rapidamente, porque muito calor será liberado do queimador. A combustão completa do gás garante a liberação normal de calor e alguma luz com a formação de dióxido de carbono e vapor d'água.
Isso é evidenciado pelos seguintes sinais:
- combustão silenciosa de gás;
- cor azul da chama;
- distribuição uniforme da chama em todos os lados do queimador;
- nível de fogo suficiente;
- ignição sem estourar;
- não há parada de combustão no valor mínimo do regulador de potência da chama.
Se houver algum obstáculo à entrada de ar, a combustão do gás é incompleta. A oxidação na presença de ar insuficiente leva à formação de monóxido de carbono (ou monóxido de carbono), fazendo com que a cor mude para amarelo ou mesmo vermelho.
Se entrar muito gás natural no queimador, inicia-se o consumo inadequado de combustível, o que causa a formação de fuligem no queimador. O calor diminui, o que leva a tempos de cozimento mais longos, e marcas pretas começam a aparecer na parte inferior da panela após serem colocadas no fogão a gás. Tudo isto aponta para problemas com o queimador de gás e a necessidade de limpeza urgente.
Recomendamos também a leitura de nossos outros canais, onde falamos detalhadamente sobre possíveis problemas com queimadores a gás e formas de resolvê-los:
- O barulho de um queimador de gás.
- Aumentando a potência do queimador de gás.
- O queimador de gás não mantém chama.
- O queimador do fogão a gás não funciona.
Solução de problemas de alterações de cores
O erro mais comum que os usuários de equipamentos a gás cometem é comprar o equipamento errado.
Alguns produtos são adequados apenas para um tipo de gás, mas podem ser utilizados para outro. Depois também é possível mudar a cor da chama.
Por exemplo, um eletrodoméstico pode funcionar com propano. Requer uma proporção ligeiramente diferente de gás e ar do que o gás natural. Por isso, antes de adquirir um fogão, é importante perguntar se ele é destinado à mistura de gases que você irá utilizar.
Assim, se a cor da chama do gás mudou para amarelo, laranja ou vermelho, antes de mais nada é necessário reconhecer a presença de perigo. Muitos começam a culpar tudo pelo gás de baixa qualidade ou por problemas com o fornecedor, mas na maioria das vezes o motivo está nos próprios queimadores.
É importante encontrar a origem da mudança de cor e solucioná-la. Se você não puder fazer isso sozinho, é recomendável entrar em contato com a empresa com a qual você tem foi celebrado um contrato de manutenção equipamento de gás. Eles farão diagnósticos e repararão o dispositivo, se necessário.
Também é importante tomar medidas preventivas. Na maioria das vezes, o gás muda de cor devido ao fato de os queimadores internos ficarem entupidos com poeira doméstica e restos de comida. Se você usar o fogão com mais cuidado e fizer uma limpeza regular, poderá evitar que objetos desnecessários entrem no queimador. Este é um esforço que absolutamente todos os usuários podem fazer.
A limpeza pode ser feita com detergentes especiais. Isto deve ser feito quando os queimadores esfriarem completamente.
Tente seguir estas regras de limpeza:
- Limpe superfícies esmaltadas e metálicas sem usar produtos de limpeza abrasivos;
- não use produtos de limpeza que contenham cloro;
- Limpe as superfícies de vitrocerâmica com água e sabão;
- Para os furos propriamente ditos, use uma escova de cerdas duras.
Por fim, limpe o fogão limpo com um pano seco, espere secar e tente acender o gás.
Se a limpeza dos queimadores não corrigir a situação e o gás ainda estiver laranja, só há uma saída. Você deve entrar em contato imediatamente com um centro de serviço especializado que conserta equipamentos a gás.
Se você não sabe como desmontá-los e limpá-los, consulte as instruções do seu fogão a gás. Deve descrever como limpar esses mecanismos. Além disso, é importante manter todo o fogão limpo, mesmo as partes mais afastadas do fogo. Na verdade, em alguns casos, os contaminantes desses locais podem ser transferidos acidentalmente e cair sob o amortecedor.
A maioria das recomendações descritas acima podem parecer elementares e frívolas à primeira vista. Muitas pessoas pensam que manuseiam o fogão normalmente e têm o controle da situação. Na verdade, processos completamente diferentes podem ocorrer dentro da laje.
O pó que você não removeu vai imediatamente para dentro do queimador, onde derrete e carboniza. E neste caso fica muito difícil limpá-lo. E se o eletrodoméstico continuar a ser usado com este espírito, o seu estado irá deteriorar-se cada vez mais. Em última análise, isso levará ao fracasso total.
Não demore a contactar os serviços de gás e especialistas. Se o fogão apresentar mau funcionamento sistemático, ele precisa de reparos. Exames preventivos realizados por especialistas também serão úteis.
Além disso, não se deve negligenciar regras de operação segura equipamento de gás, porque mesmo o menor erro pode levar a consequências terríveis.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Nem sempre é possível descobrir como limpar um queimador de gás de incrustações e sujeira na primeira vez. O vídeo abaixo oferece instruções detalhadas sobre como fazer isso:
Portanto, a cor normal de uma chama de gás é azul. Se os seus queimadores queimam de forma diferente, este é um motivo para limpá-los ou chamar um especialista para um diagnóstico mais completo. Não se deve atrasar esta questão, porque não é apenas a cor da chama que muda, mas a composição dos produtos da combustão.
O acúmulo de monóxido de carbono pode levar a consequências indesejáveis. Portanto, as questões de segurança do gás devem ser abordadas primeiro.
Você já experimentou uma mudança na cor da chama? Como você agiu em tal situação? Deixe seus comentários, compartilhe sua experiência, tire dúvidas - o bloco de contato está localizado abaixo do artigo.
Não encontrei nada de útil...a não ser limpar os queimadores, mas o fogão é novo e ontem a chama era azul, hoje é vermelha.... a resposta é não...
Tudo isso podia ser percebido, mas à noite acende em vermelho, e durante o dia - azul... Então, por dois dias seguidos. O que a condição dos queimadores tem a ver com isso?
Isso é algum tipo de bobagem. Uma vez por mês acende vermelho, não limpo nada... o resto do tempo fica azul. Esse gás é ruim, mas por algum motivo o autor do artigo é categoricamente contra esta versão.
A chama muda de cor quando a pressão na linha de gás cai. Esta é a principal razão pela qual a limpeza tem algo a ver com isso?
De repente, TODOS OS 4 QUEIMADORES do fogão começaram a queimar com uma chama amarela ao mesmo tempo + a chama da caldeira a gás ficou amarela. Isso aconteceu no inverno frio. Isso ocorre devido à adição ao metano de substâncias que evitam a formação de condensação, o que simplesmente levará à cessação do processo de combustão.
Concordo plenamente com Evgeny. Há uma hora estava tudo bem e, de repente, todos os queimadores e o forno entupiram. O interessante é que a mesma coisa aconteceu com um vizinho.
De manhã a chama era azul, mas agora na hora do almoço está vermelha. Isso é culpa do fogão?
O motivo da chama laranja é a qualidade do gás.
Aconselho primeiro a ventilar o ambiente por várias horas (!). Pessoalmente, isso me ajudou. Só então chame um especialista. Estou escrevendo porque todos os artigos apenas criam pânico sobre o envenenamento por monóxido de carbono, mas não dão conselhos tão simples.
Gor. Samara. Até agora está tudo bem com o gás!
A partir de 1º de fevereiro de 2023, o gás do fogão queima com chama azul pela manhã,
e à tarde já arde com chama laranja!
Anexando foto.
A chama na coluna de gás muda de forma semelhante,
conectado ao fogão a gás.
Chamaram um técnico de gás e levaram 200 rublos. para o desafio
Ele disse que não tinha como consertar, o motivo supostamente estava nas tubulações de abastecimento.
Só não entendo por que depende da hora do dia.
O que devemos fazer, para onde devemos ir?
E é possível usar esse gás?
Um artigo normal para moradores de prédios altos. Moradores de casas particulares com mãos “retas” descobrirão sozinhos.E ainda graças ao autor
De manhã me levantei e o gás estava queimando em laranja, e eu estava ocupado preparando algumas guloseimas saborosas. Depois do almoço tirei uma soneca, liguei o gás e ficou tudo bem com uma chama azul. Que enquanto eu dormia eles se limpavam e faziam ajustes? Não faz sentido escrever histórias fantásticas e enganar as pessoas.
Meu gás estava queimando com uma cor roxa profunda. Não encontrei a resposta.