Por que o queimador do fogão a gás não funciona: motivos comuns e formas de resolvê-los
Independentemente do modelo e do fabricante, um fogão a gás pode deixar de funcionar corretamente a qualquer momento. A chama tem a cor errada ou não é uniforme, a ignição não quer funcionar como esperado, a válvula solenóide de controle do gás fecha - há muitos problemas possíveis. E, se o queimador do fogão a gás não funcionar, então, antes de mais nada, você deseja entrar em contato com a empresa com a qual tem contrato de fornecimento de combustível azul.
Porém, é preciso admitir que pagar muito dinheiro para chamar um especialista, quando é possível resolver o problema sozinho, também não faz muito sentido. Por que envolver os trabalhadores do gás se você mesmo pode restaurar a funcionalidade do equipamento a gás? Isso é um pouco contra as regras, mas com a abordagem correta para trabalhos de reparo é bastante aceitável.
O conteúdo do artigo:
Descobrindo as causas do problema
Se o queimador de um fogão a gás não queimar bem ou não acender, primeiro você deve desconectar o equipamento do gás e da eletricidade. A inspeção e a reparação da placa só podem ser realizadas após desligar o fornecimento de gás combustível.
As medidas básicas de segurança não podem ser negligenciadas aqui.
Muitos fogões a gás modernos estão equipados com sistemas eletrônicos e de ignição automática que requerem energia elétrica. Muitas vezes, os artesãos domésticos inexperientes, ao trabalhar com um fogão a gás, esquecem-se desta característica deste aparelho. Como resultado, os vapores de metano se inflamam a partir de faíscas. Portanto, antes de iniciar os reparos, é recomendável desligar não só o fogão, mas também todos os aparelhos elétricos da cozinha.
Problemas com queimadores de fogões a gás surgem devido a:
- operação incorreta da válvula solenóide e/ou termopar;
- bicos entupidos com graxa e fuligem;
- velas de ignição com defeito;
- longa pausa manutenção de equipamentos de gás.
Os proprietários de casas e apartamentos particulares onde exista fogão a gás são obrigados a celebrar contrato para inspeção regular do equipamento em questão junto de uma organização especializada. Sem esse acordo, o gás não será fornecido ao consumidor.
E os trabalhadores do gás devem vir pelo menos uma vez por ano, verificar o funcionamento da placa e, se necessário, repará-la imediatamente. Todas as outras chamadas são pagas separadamente.
Além disso, se durante a auto-reparação dos queimadores e outros dispositivos da placa estes forem danificados, é proibido ligar o dispositivo avariado sem os técnicos de gás. Mesmo que o fogão esteja mais ou menos operacional, durante uma inspeção anual um especialista da empresa de gás identificará uma avaria e desligará imediatamente o gás até que os defeitos sejam eliminados. E estas são despesas adicionais inevitáveis. Além disso, eles também podem impor multa.
Recomenda-se realizar o conserto de um fogão a gás com as próprias mãos somente se tiver certeza absoluta de que fará tudo corretamente. Não há dificuldades particulares neste trabalho, mas você pode quebrar algo por descuido ou ignorância.
Os problemas são os seguintes:
- A chama não é azul - não há oxigênio suficiente ou muito gás é fornecido ao injetor.
- O queimador não acende - os orifícios de pulverização estão entupidos com fuligem ou termopar está com defeito ou uma vela.
- O fogo se apaga - o fornecimento de gás é interrompido devido a um controle de gás defeituoso ou a problemas na tubulação de gás.
Você mesmo pode limpar ou substituir o queimador do fogão a gás. Mas se a área problemática for o medidor, o próprio tubo de gás (cilindro) ou um sensor de gás externo, então é melhor recusar a arbitrariedade.
Em tal situação, você deve procurar ajuda dos trabalhadores do gás responsáveis pela manutenção do VKGO e do VDGO.
Instruções de auto-reparo
De acordo com a lei, apenas um especialista de uma empresa de serviços tem o direito de substituir queimadores e outros elementos de um fogão a gás, com os quais deverá ter celebrado o acordo correspondente. Porém, caso haja uma necessidade urgente, você mesmo pode realizar pequenos reparos, e dizer que isso foi feito para evitar problemas mais sérios.
Se após esse trabalho de bricolagem o fogão funcionar bem, os trabalhadores do gás não poderão fazer nenhuma reclamação.
Antes de iniciar o trabalho, você deve remover todas as fontes de fogo aberto da cozinha e preparar uma lanterna para poder olhar até os cantos mais distantes do aparelho a gás.Você também precisará de uma chave inglesa, uma chave de fenda e um alicate.
Se o queimador não acender, deve-se primeiro verificar a presença de gás na tubulação (cilindro). Talvez o problema não esteja no equipamento de gás. Somente depois de ser claramente determinado que o ponto problemático é a placa, você deve começar a inspecioná-la e desmontá-la.
Situação #1 – a chama não é azul
Se tudo estiver em ordem, o gás acima do queimador deverá subir de todos os bicos com uma chama azul uniforme. Se houver tons rosa ou amarelos no fogo, então o metano (propano-butano) não possui oxigênio suficiente para a combustão normal.
Se a chama não for azul, o motivo deve ser buscado na ventilação. O metano simplesmente não possui o volume necessário de oxigênio para uma combustão completa.
Para resolver este problema você precisa:
- fornecer fluxo de ar adicional abrindo mais a janela ou travessa;
- verifique o capô quanto a entupimento;
- reduza o fornecimento de gás ao queimador fechando ligeiramente a válvula.
Se a troca de ar estiver normal, mas o fogo ainda não estiver com a cor adequada, é necessário ajustar o nível mínimo da chama.
Quando o parafuso é girado dentro da torneira, a placa responsável pela proporção de mistura de gás e oxigênio se desloca. É necessário colocá-lo na posição desejada e depois acender o queimador para verificar a cor da chama.
Situação #2 – a válvula abre com dificuldade
Se a válvula de controle de gás do fogão gira com dificuldade, então dentro de seu mecanismo a graxa aderiu à haste, impedindo a livre movimentação da alça. É necessário retirá-lo e limpá-lo da sujeira.
A alça é limpa de graxa com uma solução comum de sabão e água. Em seguida, é enxugado e seco, depois lubrificado com uma fina camada de lubrificante e colocado de volta.
Situação #3 – bicos dos queimadores estão entupidos
Graxa e/ou fuligem acumulada nas saídas dos bicos é o motivo mais comum pelo qual um cooktop a gás para de funcionar.
Se o queimador do fogão a gás para de ligar e não acende, então a raiz dos problemas deve primeiro ser procurada neste lugar.
O design da placa é tal que a maior parte dos restos de comida que caem sobre ela permanecem no topo do ladrilho. Apenas a superfície superior e a grelha onde são colocadas as panelas e tachos estão sujas. No entanto, mesmo uma pequena parte dessa gordura ainda entra nos orifícios do queimador e, por baixo dele, no canal de fornecimento de gás. Como resultado, em algum momento, o combustível azul simplesmente deixa de ser fornecido para combustão.
Para limpar o bocal do queimador, você deve:
- Retire a grelha, a divisória e o queimador e levante o painel superior do fogão.
- Limpe e enxágue o queimador com água morna e sabão ou detergente.
- Limpe o tubo de fornecimento de gás sob o bico.
Recomenda-se limpar a sujeira dos orifícios do queimador com palitos de madeira.Se você usar objetos de metal para isso, poderá alargar demais os furos. Então a chama queimará de forma irregular.
O tubo interno sob o queimador tem diâmetro de até 1 cm e pode ser limpo com um fio metálico fino. Palitos de dente não vão ajudar aqui. Eles são muito pequenos e frágeis. Se a limpeza dos injetores não ajudar, você terá que recorrer aos seus substituição.
Situação #4 – operação de ignição incorreta
Cada queimador possui um sensor de chama de um termopar e uma vela elétrica (se esta função for fornecida). Ambos os elementos são projetados para operação de longo prazo na queima de gás em altas temperaturas. No entanto, com o tempo, até eles se esgotam e falham.
Se sair gás do queimador quando a válvula estiver aberta, ele chiará, mas não acende com ignição automática, então o problema está na vela. É necessário verificar a fiação elétrica quanto a quebras multímetro, bem como a confiabilidade de sua conexão aos terminais.
Se o isolamento da fiação estiver danificado, é melhor substituir o cabo. Além disso, deve ser exclusivamente em trança resistente ao calor. Você não pode cobrir os danos com fita isolante. O corpo metálico do fogão a gás aquece a temperaturas bastante elevadas. A fita isolante comum acabará derretendo.
A vela em si só pode ser limpa de depósitos de carbono com lixa. Se não houver escala e o fio passar a corrente corretamente, a vela terá que ser trocada.
Para restaurar a funcionalidade do termopar, é necessário limpar sua ponta, que está em chamas, com lixa para remover depósitos de carbono. Além disso, você precisa verificar os contatos de conexão dos fios e a própria fiação. Se isso não ajudar, apenas a substituição ajudará.
Se um queimador de um fogão a gás não funcionar, então a causa do problema deve ser procurada justamente aí. Isto pode ser devido ao entupimento dos orifícios do queimador com graxa ou à combustão de um termopar ou vela de ignição. Mas se todos os queimadores não funcionarem, primeiro você precisa verificar o fornecimento de gás ao equipamento a gás.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que fazer se o queimador do fogão a gás não acender:
Por que o queimador do fogão a gás não acende ou apaga:
Um fogão a gás com defeito não é apenas um inconveniente para cozinhar, mas também um possível incêndio devido ao estouro do gás. Se for detectada uma avaria, a placa deve ser reparada imediatamente.
Você mesmo pode limpar e substituir bicos ou termopares, mas em caso de problemas mais sérios será necessário chamar um especialista. E, antes de chamar os operários do gás, deve-se inspecionar cuidadosamente o equipamento para identificar a causa da avaria. É provável que você não precise pagar para ligar para um especialista.
Seu fogão a gás quebrou? Você tem experiência em consertá-lo sozinho? Então compartilhe seu conhecimento com nossos leitores. Você pode deixar um comentário neste artigo. Comente também abaixo se precisar de ajuda no tópico acima.
O orifício de alimentação de gás entre a torneira e o queimador estava entupido. Lavei com solvente de uma seringa de 0,5 g. Ajudou.
Está tudo bem, hoje mesmo que você acenda com isqueiro, outro dia fica difícil até com fósforo... Acho que alguém está diluindo o gás ou fornecendo de má qualidade...