Por que o fogão a gás não segura a chama, o forno apaga e o queimador apaga: um panorama dos motivos e dicas de reparo
O mercado de eletrodomésticos modernos oferece uma ampla variedade de fogões a gás de fabricantes conceituados. Mas, independentemente da qualidade, confiabilidade e funcionalidade, o dispositivo poderá falhar mais cedo ou mais tarde.
Você está familiarizado com a situação em que um fogão a gás não mantém a chama? Ou talvez o forno tenha parado de acender? Se você tiver uma das perguntas listadas, não poderá prescindir de diagnósticos e reparos. Mas como encontrar a causa do problema? Isso é exatamente o que nosso artigo discutirá. Também falamos sobre maneiras de solucionar problemas quando o forno e o queimador de gás apagam com suas próprias mãos. Para ajudar o artesão doméstico, disponibilizaremos fotos e diagramas visuais, além de vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Razões para a extinção da chama do fogão
O fogão, como qualquer aparelho que utiliza gás, é muito perigoso. A violação das regras e regulamentos de operação muitas vezes leva a consequências trágicas, por isso é melhor confiar vários tipos de reparos a especialistas qualificados.
Os proprietários devem monitorar eles próprios as condições de seus equipamentos de gás. Suas responsabilidades também incluem chamar um técnico em tempo hábil. Esta área de legislação é regulamentada por um decreto do Governo da Federação Russa № 410 “Sobre medidas para garantir a segurança ao usar e manter equipamentos de gás internos e internos” datado de 14 de maio de 2013.
A responsabilidade administrativa está prevista para o descumprimento de prazos e normas de reparo de aparelhos a gás. De acordo com Artigo 9.23 Código de Contra-ordenações Você terá que transferir de 1 a 2 mil rublos para o orçamento.
Na verdade, existem problemas de funcionamento que apenas especialistas altamente qualificados podem eliminar. Tentaremos descobrir os possíveis motivos da avaria do recuperador, que você mesmo poderá consertar.
Problema nº 1 - a chama do fogão a gás apaga
Nos modelos modernos de fogões a gás, a extinção da chama é um dos problemas mais comuns. Pode haver vários motivos para mau funcionamento.
Falha no sensor de temperatura
Primeiro de tudo, você precisa verificar o termopar. O conversor termoelétrico pode precisar ser limpo.
Existe uma maneira simples de determinar se o sensor de temperatura falhou:
- clique no regulador;
- a chama do queimador deve acender;
- ao pressionar o botão o fogão a gás funciona corretamente;
- após a liberação, a chama se apaga.
Antes de substituir a peça, experimente limpar o cabeçote conversor, que fica sob o divisor de chama, com uma lixa e verifique se está posicionado corretamente. O elemento deve estar próximo à zona de chama, mas não dentro dela.
Se isso não ajudar, você ainda terá que instalar novo termopar.
Contaminação do injetor e falha da válvula
O fogão também não retém a chama se os bicos estiverem sujos. Desligue o gás e deixe o fogão esfriar.
Certifique-se de abrir as janelas ou aberturas de ventilação da sala e:
- retire as grades e desconecte as divisórias;
- dentro do queimador você encontrará um pequeno orifício - este é o bico;
- um fio fino ou clipe de papel pode ser usado para limpar o dispositivo;
- ao final da obra, recoloque as divisórias e grades em seus lugares.
O motivo também pode ser um mau funcionamento da válvula solenóide. Em condições normais, deve iniciar cinco segundos após o aquecimento do termopar. Caso contrário, será necessário substituí-lo.
Acontece que os diagnósticos realizados mostram a operacionalidade do sensor de temperatura e do eletroímã, mas não se sabe por que o fogão a gás ainda desliga.
A chama que se apaga ao soltar o cabo pode ser causada por seu afundamento insuficiente, o que leva a uma fraca compressão da mola. Como resultado, uma grande lacuna é formada entre a extremidade do núcleo do eletroímã e a armadura da válvula.
Para resolver o problema, você precisa remover a alça de plástico puxando-a em sua direção. Então você deve instalar uma arruela de aço adicional na haste. Sua espessura deve ser de 1 mm. O uso de um elemento adicional permite reduzir o tamanho da folga ao pressionar a alça até o fim. A remontagem do fogão a gás deve ser feita na ordem inversa.
Problema nº 2 – o queimador de gás não funciona
As avarias dos fogões a gás cujos queimadores não acendem estão associadas a um mau funcionamento do sistema de ignição eléctrica ou do fornecimento de gás.
Vejamos os principais sinais de avarias e soluções:
- Se o queimador de um fogão a gás acender e apagar depois de soltar o botão, o problema pode ser causado por um sensor de temperatura posicionado incorretamente. Via de regra, isso acontece quando você mesmo substitui o termopar ou não consegue limpá-lo. A violação pode ser corrigida ajustando a peça.
- O queimador do fogão a gás apaga-se devido ao bloqueio do canal de abastecimento de combustível quando o bico está entupido. A peça precisa ser limpa ou substituída.
- Se todos os queimadores acenderem, mas queimarem mal e apagarem, o motivo pode ser que você está usando o jato errado. Este problema ocorre frequentemente ao usar cilindros de gás. Assim, o diâmetro do bico para equipamentos operando com gás principal é um pouco maior do que para placa conectada ao cilindro. Neste caso, substituir o bico do queimador por outro, com bico menor, ajudará.
- Se o queimador do fogão não acender bem ou não responder de forma alguma à ignição automática, e não surgirem problemas ao usar fósforos, o motivo pode ser um centelhador com defeito. É necessário verificar a integridade da vela, ausência de contaminação e sinais de oxidação. A limpeza normal será suficiente se o cabo de alimentação estiver preso ao gabinete. Caso contrário, se a fiação ou o isolamento da vela estiverem danificados, será necessário substituí-la junto com o cabo de alimentação.
- Uma chama fraca em todos os queimadores com tonalidade amarela indica uma falha na unidade de autoignição responsável pela geração da faísca. Se o painel de gás apagar, será necessário substituir completamente o dispositivo automático de ignição a gás.
Se não houver faísca quando o queimador estiver ligado, mas o queimador acender com um fósforo, o botão de ignição pode ter falhado. O problema é causado pela oxidação dos contatos - quando pequenas partículas de detritos ou umidade entram, a peça fica inutilizável e em decorrência de danos mecânicos. Dependendo do tipo de violação, será necessário limpar as peças ou substituir completamente o botão.
Discutimos outras causas de avarias e operação espontânea de autoignição em outro artigo: Por que a ignição automática de um fogão a gás clica constantemente e apaga espontaneamente: avarias e sua reparação.
A interrupção da fiação do dispositivo de ignição automática a gás é indicada pela ausência de faísca em todos os queimadores quando se utiliza a ignição elétrica, enquanto o fogão ou painel é aceso normalmente com fósforo.
O problema surge frequentemente em residências particulares, onde o isolamento do cabo é danificado por pragas - ratos e camundongos. Neste caso será necessário substituir a fiação, o melhor é usar um cabo blindado. Recomendamos que você leia as informações escolhendo a fiação para sua casa.
Por que motivos o forno apaga?
Ao usar fornos a gás, são frequentemente encontrados problemas com o controle do gás.Para acender o forno basta levar a chama até a abertura do gabinete por onde entra o combustível ou utilizar o autoignição; a maioria dos modelos modernos possui esta opção.
Um termopar está localizado próximo ao queimador. Se a chama se apagar ou não acender, significa que o fornecimento de gás está bloqueado. A válvula ou o termopar podem precisar ser substituídos. Discutimos como verificar sua capacidade de manutenção na seção anterior.
Em primeiro lugar, é necessário certificar-se de que não há bloqueio no orifício do bico através do qual o gás é fornecido. Partículas de alimentos geralmente entram no fogão durante o cozimento.
Para a limpeza, você precisará de um fio macio e fino. Usando um movimento giratório, insira-o no orifício do bico. É indesejável usar fio de aço rígido, pois você pode acabar com um queimador “rugido”. Uma agulha fina, que quebra facilmente, também não é adequada para esse fim.
A chama do forno também pode apagar devido à baixa pressão do gás. Isso pode ser determinado pela altura insuficiente da coroa da chama, o fogo pode apagar depois de algum tempo. A combustão deficiente e o fornecimento deficiente de gás podem ser devidos a fornecer mangueira para o fogão, que está comprimido ou curvado sobre alguma coisa. O tubo oco está localizado atrás do fogão.
O forno a gás também apaga ao soltar o botão devido ao encaixe justo da porta do forno. Você pode se livrar do problema simplesmente aumentando o acesso de oxigênio ao forno.
Os problemas de chama também surgem por outros motivos além das avarias.
Por que o forno do fogão a gás costuma apagar:
- Os fogões modernos possuem um sistema de controle de gás instalado. O sensor para de fornecer gás se não houver aumento de temperatura. O regulador não funciona imediatamente, por isso tente segurar o botão do interruptor do gás por cerca de 15 segundos; para acelerar o aquecimento do sensor e o acendimento do forno, gire o botão ao máximo.
- Podem ocorrer problemas ao acender o forno após a lavagem do forno.. O desalinhamento do queimador pode ser identificado por uma chama laranja irregular. Se a peça for instalada incorretamente, o forno começa a soltar fumaça.
- O sistema de controle de gás reage a uma diminuição na intensidade da chama quando a pressão do gás na tubulação cai, que interrompe o fornecimento de combustível. Essa situação é comum quando se utiliza gás em botijões. Necessário reabastecer o recipiente ou substitua-o por um novo.
Uma chama fraca do queimador do forno também pode ser causada pela dificuldade de girar o botão. Isso pode acontecer como resultado de uma válvula de gás emperrada.
É necessário desmontá-lo, limpá-lo de obstruções e lubrificá-lo. Se a torneira estiver danificada, substitua-a por uma nova.
Regras de segurança para reparos de fogões
Ao inspecionar e consertar o fogão, você deve seguir regras simples de segurança - desligar o fornecimento de combustível, desligar a energia elétrica e não deixar crianças e animais no ambiente. No final dos trabalhos, deve certificar-se de que os queimadores estão acesos de forma uniforme e que a ligação entre o recuperador e o gasoduto está estanque.
Em caso de avaria grave, é indesejável efectuar as reparações sozinho, sem a experiência adequada. Neste caso, é preferível chamar um especialista da organização com a qual é celebrado o contrato. contrato de serviço equipamento de gás.
Para interferência não autorizada no sistema de fornecimento de gás, a responsabilidade é fornecida conforme especificado em Artigo 9.23 do Código das Contra-ordenações. A multa variará de 10 a 30 mil rublos.
Caso ocorra incêndio ou explosão por culpa do proprietário do equipamento, serão instauradas acusações contra ele, conforme cláusula 6ª da parte 3 do artigo 158.º Código Penal da Federação Russa. O valor das penalidades por ações ilegais: de 100 a 500 mil rublos. A punição para este delito também é prevista na forma de prisão por um período de até seis anos ou trabalho forçado por um período de até 5 anos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que fazer se o gás acabar quando você soltar a manivela:
Reparo de controle de gás DIY:
A avaria de um fogão ou forno a gás pode ser um problema real, especialmente se for a única fonte de cozinha e aquecimento de água. O mau funcionamento de um eletrodoméstico não é tão incomum. Mas se for detectada uma avaria, é necessário tomar medidas imediatas para a eliminar - tente diagnosticar você mesmo a causa da avaria ou convide um especialista da empresa de gás.
Conte-nos nos comentários sobre sua experiência se você já teve que lidar com uma chama apagada em casa. Compartilhe sua solução bem-sucedida para o problema e, talvez, as dificuldades que você pode ter encontrado ao realizar os reparos por conta própria - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Obrigado pelo artigo! Me ajudou a resolver meu problema!