Por que a ignição automática de um fogão a gás clica constantemente e apaga espontaneamente: avarias e sua reparação

Os fogões a gás modernos satisfazem o usuário final em quase todos os aspectos.A maioria dos projetos desses eletrodomésticos é invariavelmente equipada com um sistema automático de ignição por chama.

Porém, apesar de toda a perfeição dos modernos fogões a gás, o potencial proprietário de tais equipamentos ainda tem que lidar com defeitos. Em particular, com o tempo, muitas vezes aparece um defeito quando a ignição automática de um fogão a gás clica constantemente, independentemente das ações do usuário. Por que isso acontece? Consideremos as razões para tal avaria e as possíveis formas de repará-la você mesmo.

Diferenças no projeto do circuito do sistema de ignição

Antes de tentar descobrir a razão do “comportamento” incompreensível de um fogão a gás doméstico ou de tentar efectuar reparações sozinho, é aconselhável familiarizar-se em termos gerais com o princípio de funcionamento do mecanismo de autoignição.

De acordo com as informações disponíveis, existem duas opções de design para tais dispositivos:

  1. Em uma base eletromecânica.
  2. Baseado em automação eletrônica.

A primeira opção envolve uma dupla ação do usuário, quando primeiro é necessário acionar (girar) a alavanca do gás e depois acionar (pressionar) o botão de ignição. Tais esquemas são um pouco mais simples que os esquemas totalmente automáticos, mas são inferiores em eficiência de ignição.

Botão do sistema de ignição do fogão a gás
Sistema de controle de botão para ignição automática de um fogão a gás - uma função moderna e conveniente que elimina o uso de métodos “antiquados” - ignição com fósforos

A segunda opção para acender um fogão a gás é mais conveniente.Aqui, o usuário só precisa pressionar levemente a alça de fornecimento de gás dentro do encaixe de pouso e girá-la em um determinado ângulo. A eficiência de ignição de um circuito eletromecânico é inferior a um sistema totalmente automático.

Ambas as versões de sistemas de ignição de fogões a gás também diferem nas soluções de circuitos elétricos. O primeiro projeto é caracterizado por um circuito elétrico que utiliza um capacitor de alta tensão e um centelhador elétrico simples.

Configuração combinada do sistema de ignição do fogão a gás
Outra configuração de acendimento de um fogão a gás é a chamada configuração combinada, onde as funções de botão e dial para ajuste do nível de chama são combinadas em um único design

No momento em que o botão é acionado (pressionado) pelo proprietário do fogão a gás aciona o fornecimento de tensão para capacitor, cuja carga forma a tensão de ruptura para o centelhador no enrolamento secundário do transformador elevador. Assim, um fagulha, promovendo a ignição do gás.

O design totalmente automático contém um circuito um pouco diferente, onde além do capacitor de alta tensão existem componentes eletrônicos como:

  • diodos;
  • tiristores;
  • transistores.

Este circuito opera em uma versão um pouco mais complicada, o que resulta em uma faísca de ignição de maior qualidade na saída. E também aqui há um controle mais conveniente para o usuário.

Pára-raios do sistema de ignição a gás
É assim que se parece um centelhador clássico (vela) para fogões a gás. É graças a este componente do projeto do queimador de gás que se forma uma faísca elétrica, acendendo o gás quando o usuário o liga.

A unidade de ignição de um fogão a gás, via de regra, é cuidadosamente embalada e é bastante difícil chegar à parte eletrônica. Recomendamos que você leia dispositivo e princípio de funcionamento fogão a gás.

Porém, o que fazer quando a ignição elétrica de um fogão doméstico a gás clica constantemente, independente do botão de ajuste? Falaremos sobre isso mais adiante.

Razões para ligar a ignição automática

Acontece que, dada a experiência prática, os cliques espontâneos do isqueiro de um fogão a gás, na maioria dos casos, nada têm a ver com o circuito eletrônico da unidade de ignição.

Isqueiro de botão para fogão a gás
Um dos muitos designs de botões de isqueiro de fogão a gás. Tradicionalmente, uma caixa plástica e um grupo de contato metalizado são condições ideais para a formação de junções de óxido. No entanto, existem designs melhores, mas mais caros.

As razões para o aparecimento de uma faísca descontrolada estão em outro lugar. Freqüentemente, o local de formação de tal defeito é área interna do botão controle de ignição.

Razão #1 – umidade dentro do botão de controle

Certamente os proprietários de fogões a gás tiveram que lidar com cliques de ignição incontroláveis no fogão a gás após lavar e limpar eletrodomésticos.

Muito provavelmente, durante o processo de lavagem, alguma quantidade de água entrou no botão de controle de ignição e, como resultado, parte da umidade penetrou em seu interior.

Vista da área interna do botão do isqueiro
Vista de um dos designs de botão mais leves por dentro. Com esta colocação de condutores, mesmo uma pequena quantidade de umidade, fuligem, fuligem, etc. o suficiente para criar um curto-circuito entre os contatos

Considerando que uma alta tensão de descarga é fornecida através do circuito do botão de ignição, uma pequena quantidade de umidade é suficiente para causar o aparecimento de uma faísca descontrolada no centelhador do fogão a gás.

Geralmente um defeito faísca descontrolada do isqueiro nesses casos, desaparece depois de algum tempo. A umidade dentro do botão seca, o fator de curto-circuito desaparece e, conseqüentemente, os cliques espontâneos param.

Aquecendo o fogão a gás para eliminar a umidade
A imagem mostra uma maneira simples de eliminar o defeito de faísca espontânea do sistema de ignição causada pela umidade. Aquecer o aparelho por algum tempo com todos os queimadores ajuda a eliminar cliques incontroláveis.

Muitas vezes, a correção de um defeito de curto-circuito devido à “água que entrou após a lavagem” é ajudada acendendo todos os queimadores do fogão a gás por cerca de 15 a 30 minutos.

Razão #2 – formação de uma junção

As soldas que se formam dentro do botão de ignição podem assumir diferentes formatos. A formação de junção pode ser facilitada pela mesma umidade que entra no botão após a lavagem. Normalmente, essa junção de “água” é formada devido à penetração periódica de água.

Repetidamente, os depósitos se acumulam e, eventualmente, forma-se uma junção de óxido. Além disso, graxa, fuligem e poeira podem se acumular dentro da caixa do botão. Tudo isso também é sinais de alerta de curto-circuito entre contatos.

Se isso acontecer, será necessário desmontar o fogão a gás:

  • remova o painel superior;
  • abra o subpainel frontal;
  • remova o(s) botão(ões) de ignição.

Ou no caso de designs mais modernos de fogões a gás, é necessário chegar às estruturas dispositivos de gerenciamento de disco, desempenhando simultaneamente as funções de botão e regulador de fornecimento de gás aos queimadores.

Mecanismo do projeto combinado do sistema de ignição
Uma variante do mecanismo de acendimento automático e ajuste do nível de chama do queimador, que combina duas funções em um único design. Tais sistemas são mais difíceis de remover para limpeza ou reparo do que um botão separado

Após a retirada da peça do corpo do fogão a gás, são limpos os depósitos, após o que tudo é montado na ordem inversa. No entanto, este trabalho é prerrogativa especialistas em empresas de gás. Não é recomendado que um usuário de fogão a gás inexperiente no assunto desmonte o aparelho por conta própria.

Razão #3 – conexão mecânica do grupo de contato

A ligação mecânica do grupo de contato do botão de ignição de um fogão a gás também deve ser classificada como motivo associado a curto-circuito. Tal defeito, via de regra, pode ocorrer em lajes que já estão em uso há bastante tempo. É verdade que o mesmo mau funcionamento não pode ser descartado em novos aparelhos, onde a qualidade dos componentes deixa muito a desejar.

Uma conexão mecânica é formada por qualquer um dos contatos do botão, que simplesmente se rompe, por exemplo, por desgaste físico. A peça quebrada se afasta do ponto de fixação e forma uma conexão elétrica com outro contato. Em essência, cria o efeito de ligar o botão de ignição - ou seja, o acionamento espontâneo da ignição elétrica nos queimadores de um fogão a gás.

No caso de tal mau funcionamento, a única saída é substituir completamente o componente.

Como verificar a funcionalidade do isqueiro?

Para não desmontar inutilmente um componente potencialmente utilizável, é aconselhável primeiro verificar se há curto-circuito (curto-circuito).

Isso é fácil de fazer com a ajuda de um dispositivo de medição - um testador que suporta a capacidade de medir resistência na faixa de mOhm.

Verificando o mau funcionamento/capacidade de manutenção do botão de ignição
Procedimento para testar um botão de isqueiro quanto a curto-circuito usando um instrumento de medição elétrico clássico. O teste deve ser realizado com a opção de medição de resistência na faixa “mOhm”

Em quase todos os modelos de fogões a gás, os controles de ignição são conectados por condutores por meio de conectores. Portanto, cada elemento de controle pode ser facilmente desconectado do circuito para teste.Após retirar os plugues com condutores dos conectores, conecte as pontas de prova do testador aos contatos liberados do botão e monitore as leituras na escala.

Se um curto-circuito se formar dentro da caixa do botão através da junção de óxido, as medições de resistência na faixa “mOhm” mostrarão algum valor em qualquer caso. Quando as leituras do dispositivo são iguais ao ponto de referência absoluto (resistência máxima “mOhm”), não há defeito de curto-circuito.

Também temos outros artigos em nosso site sobre quebras de fogões e problemas com queimadores:

Conserto de fogão a gás faça você mesmo: falhas comuns e como corrigi-las Por que o queimador de gás faz barulho: análise dos motivos + recomendações valiosas para eliminar o problema O queimador de gás não queima bem: falhas populares e recomendações para eliminá-las

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Concluindo a revisão do defeito de um fogão a gás com clique constante, bem como as possibilidades de correção, recomendamos que você se familiarize com o vídeo temático abaixo:

Em alguns casos, é perfeitamente possível eliminar o defeito por conta própria. Porém, teoricamente e de acordo com as normas, eventuais avarias nos fogões a gás são prerrogativa dos serviços especiais (a gás). Esta abordagem é motivada principalmente por considerações de ordem geral segurança contra incêndios, e não apenas diretamente o proprietário do eletrodoméstico.

Eliminou recentemente a causa do acendimento espontâneo do seu recuperador? Compartilhe sua experiência com outros visitantes do nosso site, deixe seus comentários e recomendações, adicione fotos exclusivas tiradas durante o processo de reparo do botão de ignição - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica