Suspensão do fornecimento de gás: motivos para desligar o fornecimento de gás em um prédio de apartamentos

Você já pagou a gasolina em dia pelo menos uma vez? Não é verdade que a sua própria desatenção e procedimentos burocráticos o perturbam? Os consumidores devem saber quando correm o risco de interrupção do fornecimento de gás e o que fazer após o incidente. Prevenido vale por dois, por isso é melhor estudar todos os lados da questão de uma vez e nunca mais duvidar.

O artigo contém links para legislação e informações práticas, para que você conheça seus direitos e o melhor curso de ação. As principais decisões são tomadas pelo Estado para o povo, e este partilha conhecimento e experiência. Para cada caso de ligação e interrupção do fornecimento de gás, indicamos um conjunto abrangente de opções.

A qualidade dos serviços públicos está em constante melhoria, mas sempre surgirão situações de conflito. Faltas desagradáveis ​​de gás acontecem por razões técnicas e financeiras. Para garantir que haja o mínimo possível e que os cidadãos respeitáveis ​​não sofram, o sector do gás é regulamentado ao mais alto nível. As pessoas precisam estar conscientes dos seus direitos e responsabilidades, caso contrário não estarão preparadas para o problema e muito menos para resolvê-lo.

Razões pelas quais o gás é desligado

O gás nem sempre é pago em dia e não há nada de estranho nisso.Uma pessoa pode simplesmente esquecer os recibos e o último dia do período de cobrança.

O fornecimento é interrompido por dívidas crescentes, bem como por motivos técnicos e outros - quando nem tudo depende da empresa.

Recibo de gás
Na factura do gás consumido deverá ler não só os indicadores, mas também condições adicionais - poderá evitar “surpresas”

As atividades dos fornecedores de combustíveis são reguladas por Arte. 546 Código Civil (Código Civil) e resoluções do Conselho de Ministros. Limites legislativos e regulamentares claros têm um efeito positivo nas condições de mercado e evitam situações de conflito.

As empresas de gás têm restrições aos cortes de gás: existe uma lista clara de casos em que o seu fornecimento pode ser interrompido sem aviso prévio.

Com notificação ao consumidor

Esta é uma prática normal e favorece todas as partes. A advertência é feita por escrito.

O gás não será retirado sem aviso prévio se a situação atender a alguma das seguintes situações:

  • os proprietários não celebraram contrato de manutenção do sistema de abastecimento de gás;
  • os equipamentos de gás não atendem às normas técnicas, mas ainda não há conclusão de comissão especial sobre o assunto;
  • aparelhos e comunicações a gás não são adequados para uso na região;
  • os inquilinos não pagam o gás há 2 meses;
  • os proprietários não permitem que os inspetores tenham acesso aos equipamentos de gás;
  • o cliente não informa a quantidade de combustível consumido, apesar de ser obrigado a fazê-lo por força do contrato;
  • A vida útil padrão do equipamento expirou.

O direito de desligar o gás surge 20 dias após o envio da notificação. O envio pelo correio não é a melhor opção para os moradores, mas também é praticado e ocorrem atrasos.

O consumidor pode ficar sem gasolina no momento mais desagradável, mas é improvável que sua dívida seja uma surpresa para ele.

Mecânico do departamento VDGO da Mosgaz JSC
Alguns moradores simplesmente têm medo de golpistas uniformizados - o exemplo de um funcionário da Mosgaz mostra como é um verdadeiro mecânico de equipamentos de gás e o que ele deve fazer

Após o período de 20 dias, o fornecimento de combustível é suspenso. Na pior das hipóteses, eles podem ser cortados do sistema de abastecimento de gás.

Corte repentino de gás

Em alguns casos, o fornecimento de combustível é interrompido sem aviso prévio.

Os desligamentos intencionais e de emergência ocorrem devido a problemas graves com o equipamento:

  • uma comissão especial apurou a não conformidade dos aparelhos a gás com os requisitos técnicos, bem como a probabilidade de acidente;
  • há vazamento de gás;
  • existem avarias nas comunicações de gás da casa, no interior ou no exterior;
  • Houve um acidente em um posto de distribuição de gás.

Quando os problemas associados aos três primeiros pontos forem resolvidos, os moradores terão direito ao abastecimento integral. O fornecedor cumprirá esta condição no prazo de 3 dias úteis.

Primeiro, o problema deve ser completamente eliminado e depois reportá-lo companhia de gás, e só então o prazo começará a contar regressivamente.

Verificando aparelhos a gás
Permitir que um funcionário autorizado tenha acesso ao equipamento de gás significa cuidar da sua própria segurança, e desligar temporariamente o gás não é um problema tão grande

Após o incidente, o gás é fornecido ao sistema central no prazo máximo de 1 dia. Às vezes é preciso esperar mais 2 dias até que comece a fluir totalmente e com a pressão necessária.

As empresas não recebem mais de 4 horas por mês para interrupções planejadas para fins de prevenção ou reparo.Cada hora acima do limite significa uma redução de preço para o consumidor de 0,15%.

Procedimento de desconexão de fornecedor

O procedimento e o cronograma de reembolso da dívida e os direitos do fornecedor são determinados, entre outras coisas, inciso 2º e inciso 119 do art. 345 Código Civil da Federação Russa. O parágrafo 2 refere-se à interrupção/suspensão do fornecimento de gás e o parágrafo 119 refere-se à suspensão temporária. O fornecedor é obrigado a entregar Arte. 549 Código Civil por vale postal ou pessoalmente. Um cronograma fixo de possíveis paralisações está anexado ao documento.

Após a primeira suspensão, a empresa não tem o direito de interromper o fornecimento de forma permanente por pelo menos um mês. Para os clientes, este período deve ser considerado curto, especialmente porque a notificação da segunda restrição é apresentada apenas 3 dias antes da sua implementação.

Os residentes simplesmente sentirão falta se estiverem de férias ou em viagem de negócios. Após a chegada, eles poderão ver selos nos equipamentos de gás. Isso significará que o desligamento ocorreu.

Cortando o gás de um prédio de apartamentos
Pagadores conscientes às vezes veem comunicações cortadas em seu prédio - eles podem desligar parte da casa e todo o prédio

A suspensão é feita por endividamento do consumidor ou falta de garantias de segurança de abastecimento. Mais precisamente, o motivo é o não pagamento ou pagamento insuficiente nos últimos 2 meses ou mais, bem como ações ou omissões dos proprietários de apartamentos.

O gás pode ser cortado em apartamentos específicos e, se o segundo aviso for ignorado, eles podem ser totalmente cortados da rede de gás. A primeira opção significa suspensão ou desconexão permanente, a segunda significa que as comunicações terão então de ser restabelecidas. O gás pode ser cortado em todo o prédio de apartamentos (MCD).

Recusa voluntária de gás

Parágrafo 51 Decretos do Governo da Federação Russa nº 549 afirma que os consumidores têm o direito de rescindir unilateralmente os contratos de fornecimento de gás. Os clientes pagam apenas todo o gás que ainda não foi pago e trabalham para desligar os equipamentos.

Os consumidores também informam todas as partes e autoridades responsáveis. A falha geralmente está associada à conversão para equipamento elétrico.

A lei não permite a desmontagem independente de equipamentos a gás, pois é um risco para toda a casa: transtorno, desligamento acidental de outros apartamentos, no pior dos casos, explosão. Você não pode interferir na operação do sistema, mesmo em um prédio privado. A violação desta norma acarretará multa acrescida às custas.

Fogão elétrico como alternativa ao gás
Nos últimos 10 anos, os fogões elétricos substituíram parcialmente os fogões a gás, mas os dispositivos elétricos têm muitas desvantagens: quando não há luz, você não pode cozinhar alimentos

Para interromper o fornecimento de gás ao apartamento o mais rápido possível e sem violações, você deve entrar em contato com o HOA ou a administradora. As autoridades competentes fornecerão informações sobre a legalidade de determinadas manipulações. Certo aparar ou mover tubos de gás Somente trabalhadores licenciados o possuem.

Por onde devo começar?

O primeiro passo é entrar em contato com a administradora ou HOA. Eles o ajudarão a redigir um pedido de recusa de gás e falarão sobre as nuances da substituição de aparelhos a gás por elétricos. Lá você também poderá se familiarizar com o procedimento de suspensão do fornecimento de gás para moradores de prédios de apartamentos.

Então você precisa ir ao Gorgaz com um requerimento preenchido e os seguintes documentos:

  • passaporte de cidadão da Federação Russa;
  • recibos que comprovem que não há atraso no pagamento do gás;
  • documentos do apartamento onde é fornecido gás.

Abandonar o gás às vezes é acompanhado de dificuldades.Os prédios de apartamentos fazem parte do parque habitacional, por isso será necessária autorização da administradora: normalmente os funcionários são cooperativos e ajudam na resolução de problemas, mas podem acontecer coisas diferentes. Sem o consentimento dos coproprietários do apartamento, o assunto não avançará.

Quanto tempo levará o desligamento?

Isso levará um pouco mais de um mês, se não houver atrasos.

O processo principal consiste em 4 etapas:

  1. Inspeção de equipamentos por funcionário do serviço de gás.
  2. Fazendo um desenho.
  3. Celebração de contrato de execução de obra.
  4. Pagando a conta.

Depois disso, começa o trabalho propriamente dito - esta é uma questão puramente técnica. Seções do tubo são removidas e os orifícios restantes são bem soldados. A espera pela chegada da brigada é em média de 20 dias. Ao mesmo tempo, a etapa mais complexa de aprovação de documentos leva 5 dias.

O trabalho de especialistas na desmontagem de tubulações de gás também retardará a transição das habitações para os equipamentos elétricos. Esses dois processos geralmente ocorrem simultaneamente.

Custo de corte de gás

O custo irá variar de região para região. Os preços podem ser consultados no posto territorial de serviço de gás do prédio ou no site oficial. O fornecedor de gás cobra para que uma equipe saia e corte o abaixamento do aparelho de gás - a parte do cano por onde o combustível é fornecido ao fogão ou outro aparelho.

Desvios na operação dos sistemas de abastecimento de gás

Estamos a falar de avarias nas comunicações de gás. Eles fazem com que o fornecimento seja suspenso sem aviso prévio e em um curto período de tempo. As falhas podem ser detectadas mesmo anos depois.

Funcionamento correto de aparelhos a gás
A imagem mostra regras simples de uso e cuidados com aparelhos a gás (fogão) para aumentar sua vida útil

Então, os problemas e suas causas:

  • interrupções no funcionamento do sistema por reorganização de equipamentos em desacordo com as normas ou por intervenção não autorizada;
  • funcionamento incorreto do sistema de desligamento automático do abastecimento de combustível ultrapassando os limites de desvio permitidos - nos casos em que o reparo imediato é impossível;
  • o equipamento está desmontado ou com defeito e não pode ser reparado;
  • incumprimento dos regulamentos relativos ao funcionamento de aparelhos a gás;
  • instalação não autorizada de gasodutos em violação às normas;
  • ligação ao sistema geral de distribuição sem autorização;
  • funcionamento de aparelhos a gás em caso de fuga irreparável de gás.

Um problema será indicado pela falta de tiragem nos dutos de fumaça e ventilação. Devido ao fluxo de ar insuficiente, o gás queima em volume incompleto.

Corte ilegal de gás

Vale a pena conhecer a regulamentação legislativa na área do abastecimento de gás. Por exemplo, leia a Lei Federal Nº 69 de 31/03/1999, Decreto do Governo Nº 162 de 05/02/1998 e Decreto do Governo Nº 549 de 21 de julho de 2008.

Eles também trabalham juntos PP nº 354 E PP nº 410. Seu conteúdo foi alterado em 06/05/2011 e 14/05/2013, respectivamente, e as inovações afetaram a esfera dos serviços públicos e as medidas de segurança na operação de equipamentos a gás.

Os atos jurídicos regulamentares regulam os princípios de oferta e preços, a questão das garantias sociais. Os contratos são elaborados e executados de acordo com esses documentos. O Estado os aceitou, em primeiro lugar, no interesse dos consumidores domésticos.

Possíveis situações de encerramento ilegal:

  • desligamento do sistema de distribuição de gás por qualquer motivo não previsto em lei;
  • desligamento por parte não incluída nos contratos de manutenção;
  • devido a circunstâncias pelas quais a empresa de gás é responsável;
  • com base na dívida de uma pequena percentagem de todos os assinantes;
  • pela negação de acesso aos equipamentos caso os moradores não estivessem em casa;
  • sem notificação obrigatória;
  • sem cumprir prazos.

A poda prolongada durante a estação de aquecimento não cumpre a lei, o que provoca danos nas redes de serviços públicos e nos bens. Desde que o gás seja a única opção de aquecimento.

Tubulações de gás no inverno
Devido a danos durante a estação de aquecimento, especialmente no inverno, o equipamento pode exigir reparos caros, portanto a probabilidade de desligamento será menor

Você deve fazer valer seus direitos primeiro oralmente e depois por escrito. O fornecedor pode ignorar a reclamação, mas surgirão imediatamente 3 opções: ao serviço de fiscalização dos direitos do consumidor, ao Ministério Público ou ao tribunal se o dano já tiver sido avaliado.

Condições e procedimento para retomar o fornecimento de gás

Você pode obter gás novamente após eliminar todos os motivos pelos quais o fornecimento foi interrompido. Isso leva até 2 meses se o problema for técnico. O consumidor elimina todos os problemas, quita a dívida e só então pode enviar informações e fazer o pedido de renovação do serviço.

O cliente deverá comparecer ao escritório da empresa e redigir um requerimento em 2 vias. O aplicativo deve conter:

  • data, hora e local de lavratura do documento;
  • informação do fornecedor;
  • Nome completo do destinatário ou denominação social se o cliente do serviço for uma empresa;
  • razões para interromper o fornecimento de gás;
  • lista de obras de desligamento do gás e medidas para eliminar os motivos que o ocasionaram - caso o desligamento não tenha sido voluntário;
  • a data e hora de todos os trabalhos, podendo esta informação também ser obtida junto do próprio fornecedor.

Também são acrescentados ao aplicativo os recibos de pagamento do gás e medidas para seu desligamento voluntário.

Decreto do Governo Nº 549 no parágrafo 48 obriga a empresa fornecedora a iniciar o fornecimento de gás no prazo de 5 dias a contar da data de recepção do pedido.

Algoritmo de ações para conexão

Primeiro, eles resolvem o problema com o fornecedor e eliminam a causa do desligamento. Os reparadores fazem a sua parte no trabalho caso ocorra uma avaria e o consumidor permanece no controlo do processo.

Resolvendo o problema passo a passo:

  1. Deixamos um pedido.
  2. Pagamos pelos serviços usando recibos emitidos.
  3. Apresentamos o comprovante de pagamento ao contratante.
  4. Expressamos nossos desejos em relação ao momento.

O processo de reconexão à rede de gás tem sutilezas próprias. Se o fornecimento foi interrompido pela empresa devido a fatores externos, a restauração deverá ocorrer assim que esses problemas específicos forem resolvidos. Ele não tem o direito de recusar o fornecimento de gás por outros motivos.

Deformação do tubo de gás
Às vezes, a culpa é de terceiros: alguém pode jogar neve do telhado e danificar o cano - então você deve entrar em contato com o escritório de habitação

O preço está incluído no rol de competências do fornecedor de gás, seja ele estadual, municipal ou privado. Isto também se aplica aos serviços de conexão. Os edifícios de apartamentos são servidos principalmente pela Gorgaz.

O pagamento da ligação/desconexão é suportado pelo culpado. A Gorgaz pagará pela conexão se o dano ocorrer devido a trabalhadores de emergência.

Acontece que o gás de um apartamento separado é desligado ou cortado e o restante o recebe.O proprietário poderá voltar a utilizar o combustível azul após pagar antecipadamente a restauração do sistema de gás.

Interrupção inesperada no fornecimento de gás

Às vezes ocorrem acidentes, interrupções e congelamentos nas redes de gás. Uma interrupção repentina no fornecimento de gás provavelmente ocorrerá em um momento inconveniente, embora não haja nada de bom em paralisações deliberadas.

A primeira coisa que os moradores pensam é na segurança: vão até os vizinhos e descobrem se ocorreu ou não um incidente isolado. Via de regra, não há o que temer, pois as empresas fornecedoras realizam reparos programados e trocas de equipamentos de tempos em tempos.

Obras de restauração do gasoduto
O motivo do desligamento pode ser o trabalho programado: a restauração de tubulações e a instalação de novas tubulações de gás levam de várias horas a vários dias

Se o motivo do encerramento for desconhecido, deverá contactar o serviço de emergência de gás (104, também pode utilizar o 112), a sociedade gestora ou o fornecedor. É nesta ordem que nenhuma informação foi recebida da autoridade anterior.

O serviço de emergência irá informá-lo sobre um acidente na rede de gás. Talvez eles lhe contem os motivos. De qualquer forma, eles deveriam começar a verificar.

Serviço emergencial de gás
O serviço de emergência é obrigado a fiscalizar o gasoduto em um curto espaço de tempo, caso não tenha informações sobre os motivos da paralisação do trânsito nas tubulações, a preparação para a saída propriamente dita não deve demorar mais de 5 minutos

Em segundo lugar, recorrem ao Gabinete de Habitação ou ao Departamento de Habitação e Serviços Comunais - é assim que as sociedades gestoras se autodenominam. Se não foi possível saber nada ligando para o 104, a sociedade gestora provavelmente reportará os trabalhos planeados e a correspondente notificação. Os proprietários de apartamentos nem sempre recebem um aviso se este não estiver afixado na entrada da entrada.

É improvável que o provedor de serviços precise ligar.As duas primeiras autoridades notificam sobre os próximos trabalhos, mas a própria empresa pode não saber a resposta para outras questões. Principalmente se ocorrer um acidente em um local remoto. Se algo acontecer, os dados de contato do fornecedor podem ser encontrados no recibo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Em que casos o gás pode ser desligado, estatísticas de violações e características dos contratos de serviço:

Problemas, casos comuns na prática e recomendações sobre como evitá-los:

Para cobrar a dívida, a empresa pode recorrer à Justiça e depois cobrar o valor perdido junto aos oficiais de justiça:

O fornecimento de gás pode ser suspenso por um atraso de 2 meses ou por razões de segurança. Ao mesmo tempo, os acidentes nos gasodutos causam problemas tanto para clientes como para fornecedores. Para equilibrar os direitos de ambos os participantes do mercado, foram adotadas leis e regulamentos. Eles foram complementados e melhorados.

Existe um procedimento claro para interromper o fornecimento de gás e conectá-lo. Além disso, os consumidores e as empresas fornecedoras têm razões legítimas para tomar medidas específicas. A Rússia também dispõe de um serviço multidisciplinar de supervisão no domínio da defesa do consumidor. Esta é uma das estruturas onde pode reclamar caso o gás seja desligado ou a sua ligação seja ilegalmente negada.

Compartilhe sua experiência nos comentários e não hesite em perguntar sobre as nuances. O seu caso particular pode coincidir exatamente com a situação de outro visitante do site. Conte-nos como você resolveu o problema de fornecimento de gás ou quais medidas está tomando para conseguir isso agora.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica