Biocombustível para lareira: tipos de biocombustível, suas propriedades + como escolher e como fazer você mesmo

Uma lareira clássica é uma estrutura volumosa e requer manutenção regular.Mas os desenvolvimentos modernos permitem equipar uma lareira compacta no espaço limitado de um edifício residencial ou apartamento. Em maior medida, isso é facilitado pelo biocombustível de alta qualidade para lareira, obtido a partir de diversas matérias-primas.

Propomos compreender que tipos de combustíveis de origem biológica existem, quais as características da sua produção, utilização e armazenamento. Quem deseja organizar uma casa achará útil conhecer as regras de funcionamento e manutenção das ecolareiras.

E para os amantes dos produtos caseiros, preparamos instruções para fazer biocombustível a partir do álcool.

O que são biocombustíveis?

Este termo refere-se a diversas substâncias produzidas a partir de matérias-primas de origem biológica, vegetal ou animal.

Existem vários tipos desse combustível, entre os quais vale destacar:

  1. Biogás. Para produzir esse combustível, utiliza-se literalmente resíduos de origem orgânica, que são decompostos por culturas bacterianas.
  2. Biodiesel. Para a produção do biodiesel são utilizadas gorduras vegetais, além de alguns produtos de origem animal. Os óleos de canola, coco, palma, soja, etc. são adequados como recurso de produção. Muitos componentes vegetais e animais são obtidos a partir de resíduos da indústria alimentar. Este produto é normalmente utilizado para trabalhos de transporte.
  3. Bioetanol. É considerado um análogo da gasolina ecologicamente correto. O produto é obtido através da fermentação de carboidratos, cuja origem são matérias-primas com alto teor de amido, açúcar ou celulose.

Lareiras ecológicas usam etanol desnaturado. É formado a partir da fermentação do trigo, da cana-de-açúcar, da beterraba, da batata, etc. O etanol também é produzido pela hidrólise de madeira, palha e outros recursos com alto teor de celulose.

O processo de combustão desse álcool praticamente puro não é acompanhado de liberação de fuligem, fumaça e outros produtos.

Produção de biodiesel
Na produção de biodiesel, os óleos de diversas culturas vegetais são mais frequentemente utilizados; tais composições são geralmente utilizadas para operar veículos

Isso permite que esse biocombustível seja queimado em dispositivo aberto sem a necessidade de chaminé. Portanto, uma lareira ecológica - uma estrutura pequena e conveniente - pode ser instalada bem no meio da sala. Depois é necessário enchê-lo com biocombustível para desfrutar do calor e do conforto.

Vale ressaltar que o etanol puro queima com chama azulada, quase incolor. Emite muito calor, mas não é divertido de assistir. Por isso, os fabricantes desse combustível introduzem aditivos especiais em sua composição, que conferem à chama um agradável tom amarelado.

Além do próprio bioetanol, o combustível pode conter cerca de 4% de água e uma pequena quantidade de aditivos, como metiletileno e bitrex.

Combustão de biocombustíveis
Para garantir que o biocombustível queime com intensidade suficiente, aditivos especiais são adicionados à sua composição. Existem também aditivos para conferir à chama um cheiro agradável.

Além disso, a mistura é complementada com substâncias que lhe conferem um sabor amargo desagradável. O etanol desnaturado é perigoso para a saúde se ingerido. Os aditivos amargos servem como proteção contra a ingestão acidental da composição, embora em qualquer caso seja necessário seguir as regras de armazenamento desta perigosa composição.

Alguns tipos de biocombustível para lareira são complementados com outro componente útil - o sal marinho. Este componente confere à composição em chamas não apenas uma cor agradável, mas também um som crepitante característico.

Vários aromatizantes também podem ser adicionados ao biocombustível para lareiras ecológicas. As composições complementadas com aromas de pinho são muito populares. Opções com aroma de sal marinho também são populares.

O etanol é considerado um produto neutro em relação à natureza, ou seja, sua produção, armazenamento e combustão não causam danos. Durante a combustão, esta substância se decompõe em dióxido de carbono e água, mas não emite odores desagradáveis.

Ao queimar o biocombustível, é claro, forma-se uma certa quantidade de produtos de combustão, mas é insignificante. O dispositivo utilizado para a combustão só precisa ser limpo ocasionalmente.

Processo industrial para produção de bioetanol
O processo industrial de produção do bioetanol consiste em muitas etapas; repeti-lo em casa será difícil e caro (+)

O etanol desnaturado é produzido na forma líquida ou gel. O biocombustível líquido é fornecido em latas e deve ser colocado no recipiente da ecolareira previsto para esse fim. O gel está disponível em latas, que antes de usar basta abrir, colocar na ecolareira e atear fogo.

Às vezes, duas ou três latas de biogel são usadas simultaneamente para obter uma chama mais bonita. O conteúdo de um recipiente pode queimar por cerca de três horas.

Para apagar a chama, basta fechar a tampa do frasco. O bioetanol líquido é colocado em vasilhames com capacidade de um a vinte litros. O contêiner geralmente possui uma escala conveniente de consumo de combustível.

Essas composições produzidas industrialmente são fornecidas pelo Brasil, considerado líder na fabricação deste produto, bem como por países europeus, Canadá, EUA, África do Sul, etc. Esta tecnologia está sendo dominada com sucesso na Índia e na China.

Biocombustível em latas
O biocombustível líquido é fornecido em vasilhames de plástico ou vidro com volume igual ou superior a um litro. Esses recipientes devem ser armazenados longe do calor e de chamas abertas.

Ao escolher o biocombustível para uma lareira ecológica, é preciso estar atento à sua qualidade e segurança. Um indicador importante é a quantidade de calor liberada durante o processo de combustão. O combustível de alta qualidade geralmente vem com certificados que confirmam sua segurança e eficácia.

Diferentes composições produzem chamas de diferentes cores e nitidez. Este ponto também deve ser levado em consideração, principalmente se a lareira for utilizada como decoração de interiores.

Bioetanol para iluminação pública
O bioetanol e seus análogos são utilizados com sucesso para iluminação de ruas, jardins, etc. A mistura não fumega; se as regras forem seguidas, é totalmente segura

Este tipo de biocombustível é utilizado com sucesso na organização da iluminação pública. Neste caso, deve-se escolher a composição que produza a chama mais brilhante. Também não custa prestar atenção à quantidade de produtos de combustão; deve ser mínima.

Para armazenar biocombustíveis, é necessário escolher um local longe do fogo e do calor. Para ignição, use isqueiros de metal especiais. O uso de fósforos normais, papel e outros materiais semelhantes pode ser perigoso.

Informações adicionais sobre os tipos e escolha dos biocombustíveis são apresentadas nos artigos:

  1. Tipos de biocombustíveis: comparação das características dos combustíveis sólidos, líquidos e gasosos
  2. Como escolher o combustível para uma biolareira: uma revisão comparativa dos tipos de combustível + análise de marcas populares

Informações úteis sobre lareiras ecológicas

O dispositivo é uma versão ampliada de uma lâmpada convencional a álcool com um design impressionante. Possui contêiner para carregamento de substâncias inflamáveis, além de amortecedor para regular a intensidade da chama. Para decorar uma lareira ecológica são utilizados elementos cerâmicos, peças metálicas e vidros resistentes ao calor.

Lareira ecológica no trabalho
O bioetanol queima sem fuligem e fuligem, por isso as lareiras ecológicas não necessitam de estruturas de chaminé, o que simplifica o seu funcionamento e torna-as móveis

Os painéis de vidro não apenas decoram esse dispositivo, mas também servem para proteger contra o calor. Nem todos os dispositivos possuem essa proteção, mas telas de vidro de diversas modificações são vendidas separadamente.

Faz sentido adquirir um elemento de proteção, principalmente se você planeja utilizar um modelo móvel que será instalado em diversos locais. Muitas vezes, essa lareira é decorada com lenha artificial para dar à estrutura uma aparência tradicional, mas esta não é a única opção.

As lareiras ecológicas vêm em tipos de montagem no chão, de mesa, de parede e até de mesa, variam em tamanho, mas funcionam da mesma maneira.

Combustível para lareira ecológica
Você não pode adicionar combustível à lareira ecológica enquanto ela estiver funcionando. Se o bioetanol tiver sido derramado, a superfície contaminada deve ser limpa imediatamente

Esses dispositivos podem ser usados ​​​​para aquecer uma sala ou como decoração de interiores. O dispositivo não requer fios, por isso pode ser facilmente movido. Por exemplo, em uma noite fria de verão, uma lareira ecológica pode ser instalada em uma varanda aberta. Existem dispositivos de vários formatos.

Uma opção interessante para um escritório estiloso poderia ser um modelo em miniatura, cuja câmara fica embutida no tampo da mesa, com apenas a tampa projetando-se acima da superfície. Existem opções interessantes em forma de cesto, cilindro alongado, etc.

Como uma lareira ecológica na qual esses biocombustíveis são queimados não precisa ser equipada com um sistema de remoção de produtos de combustão, o calor gerado durante a combustão não é perdido para o aquecimento de estruturas adicionais.

Lareira ecológica caseira
O design básico de uma lareira ecológica quase não difere de uma lâmpada a álcool convencional, portanto, tal dispositivo não é difícil de fazer com suas próprias mãos

Portanto, acredita-se que a eficiência de tal dispositivo seja de cerca de 95%, um valor bastante elevado para qualquer sistema. Para fazer funcionar uma lareira ecológica convencional durante uma hora, normalmente é suficiente meio litro de bioetanol. Ao mesmo tempo, 6-7 kW/h de energia podem ser obtidos a partir de um litro de combustível.

Acredita-se que uma lareira ecológica padrão possa substituir com sucesso um aquecedor elétrico de cerca de três quilowatts.

Modelos de parede de lareiras ecológicas
Os modelos de lareiras ecológicas de parede podem imitar os dispositivos tradicionais, são variados e oferecem muitas opções para o design de interiores de um apartamento ou escritório.

A vantagem de utilizar uma biofireplace em relação a outros aquecedores é que este aparelho aumenta ligeiramente a umidade do ambiente. Quase todos os métodos tradicionais de aquecimento, pelo contrário, removem a humidade, o que pode ter um impacto negativo na saúde das pessoas.

Tanto a eco-lareira como o bioetanol são muito fáceis de usar e este combustível não é mais perigoso do que outras substâncias inflamáveis ​​utilizadas na vida quotidiana. A combustão do bioetanol pode ser regulada se a concepção das eco-lareiras previr tal possibilidade.

O dispositivo pode fornecer mais ou menos calor e luz e, consequentemente, o tempo de consumo de combustível mudará.

Este método de aquecimento também apresenta algumas desvantagens. Por exemplo, apesar de toda a facilidade de uso, o bioetanol não pode ser adicionado ao recipiente da lareira. Você não precisa apenas esperar que a composição queime, mas também deixar o aparelho esfriar. Este ponto deverá ser levado em consideração no planejamento do horário de utilização da lareira.

Embora as lareiras a bioetanol não necessitem de chaminé, tais dispositivos não devem ser utilizados de forma descontrolada.

Tela de vidro para lareira ecológica
Uma chama aberta sempre representa risco de incêndio, por isso é melhor escondê-la atrás de uma tela de vidro resistente ao calor. Este item pode ser adquirido separadamente

Uma sala aquecida desta forma deve ser ventilada regularmente para equilibrar a quantidade de oxigênio e dióxido de carbono. Se derramar um pouco de combustível durante o reabastecimento da lareira, deve-se limpá-lo imediatamente, mesmo que sejam apenas algumas gotas de substância inflamável.

Para isso, é melhor ter à mão trapos com boas propriedades absorventes. Para a ignição, é permitido o uso de fósforos longos especiais, mas isqueiros longos de metal são mais usados. Alguns lareiras de biocombustível estão equipados com função de ignição elétrica, o que é muito conveniente, mas aumenta o custo do modelo.

Como fazer biocombustível para uma lareira ecológica

Fazer você mesmo esse tipo de composição não é difícil. Para isso, basta comprar álcool puro, por exemplo, em uma farmácia. Se você derramar em sua forma pura, a chama ficará quase incolor. Para dar uma cor amarela, é necessário adicionar um pouco de gasolina ao álcool.

A proporção é de aproximadamente 20:1 ou 20:2, ou seja, Para um litro de álcool é necessário levar de 50 a 100 ml de gasolina.

Combustível caseiro para lareira ecológica
O combustível caseiro para uma lareira ecológica pode ser feito a partir de álcool farmacêutico ou de aguardente forte e purificada. Para deixar a chama bonita, adicione um pouco de gasolina

Em vez de álcool, alguns usam aguardente, mas deve ser muito bem purificada. A mistura do álcool com a gasolina deve ser feita imediatamente antes de despejar a mistura na lareira.

O armazenamento a longo prazo da mistura é inútil e perigoso, pois em estado calmo os elementos se desintegram em líquidos separados. Os componentes devem ser bem misturados.

O ecocombustível caseiro pode queimar com um cheiro característico de álcool, o que causa uma sensação desagradável. Para remediar a situação, pode-se adicionar algumas gotas de óleo essencial de cheiro agradável à lareira (mas não à composição). Normalmente, os aromas de agulhas de pinheiro são adequados para isso, criando a ilusão de queima de madeira verdadeira.

A mesma mistura pode ser usada para lâmpadas de querosene, em vez de querosene. A composição não produz fuligem e cheira muito melhor que o querosene.

Como o biogás é produzido

Este tipo de combustível difere significativamente do bioetanol descrito acima em composição, método de produção e uso. Se desejar, essa substância inflamável pode ser produzida em seu próprio local. Este gás não é adequado para uma lareira ecológica, mas é utilizado com bastante sucesso em lareiras comuns equipadas com queimadores especiais.

Planta de produção de biogás
Uma planta de produção de biogás é um contêiner selado no qual as matérias-primas são carregadas e convertidas em uma mistura combustível para aquecimento de residências ou salas de utilidades.

Através deles, não apenas o biogás entra na câmara de combustão, mas também um fluxo adicional de oxigênio. Desta forma, você pode garantir a combustão eficiente de biocombustíveis. Uma lareira destinada a utilizar biogás deve ter chaminé.Isto permite que seja utilizado não só para queima de gás, mas também para tipos de combustíveis mais tradicionais: madeira, carvão, etc.

Se a casa já tiver lareira, convertê-la para biogás não será particularmente difícil. Se você tiver lenha suficiente, poderá fazer seu próprio carvão para economizar algum dinheiro. Pode produzir biogás a partir de esterco.

Deve ser misturado com produtos de origem vegetal: palha, turfa, folhas de árvores, copas de vegetais, serragem, etc. Essa mistura é colocada em um recipiente bem fechado, onde fermenta sob a influência de culturas bacterianas.

O resultado é um gás inflamável que consiste principalmente de metano. Pode ser queimado para aquecer instalações residenciais, estufas e despensas.

Um dos requisitos obrigatórios para planta de biogás - estanqueidade absoluta. Como o processo é acompanhado pela liberação de um odor característico, o recipiente de fermentação é instalado no subsolo.

Uma mangueira é trazida para fora, através da qual flui o gás resultante. Outra mangueira é necessária para alimentar o material para reciclagem. Você mesmo pode fazer um gerador de biogás, mas também existem modelos industriais mais seguros e produtivos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Informações úteis sobre a produção de bioetanol estão contidas neste vídeo:

Aqui você pode ver o processo de criação de um modelo simples de lareira ecológica:

Esta é a aparência de uma lareira ecológica industrial no interior de uma sala de estar:

Biocombustível é um conceito bastante amplo. A opção de composição é selecionada em função do tipo de lareira que se pretende utilizar.Mas esta é sempre uma substância inflamável, cuja utilização deve respeitar rigorosamente os requisitos de segurança.

Devem ser consideradas opções para a utilização de biocombustíveis, mesmo porque são produzidos a partir de recursos renováveis.

Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a escolha e utilização do biocombustível para a sua lareira? Você pode deixar comentários e participar de discussões sobre a publicação. O bloco de comunicação está abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Paulo

    Bem, eu queria comprar uma lareira dessas e até a encontrei por um bom preço. Realmente um ótimo item para um apartamento. Numa casa particular, para mim pessoalmente, nada poderia substituir uma lareira natural com fuligem e fuligem, bem, é verdade. Então comecei a procurar bioetanol nos mercados de Minsk. Procurei em todas as lojas especializadas e não encontrei em lugar nenhum. Porque ainda não há demanda. Só o encontrei num só lugar, mas o preço é tal que estas “noites agradáveis ​​​​perto da lareira com um característico crepitar e cor amarelada” vão me custar um bom dinheiro, excessivamente caro. Vou esperar até que seja promovido aqui e os preços baixem...

  2. Sempre quis uma lareira, mas pensei que seria bastante problemático implementá-la num apartamento, até que descobri as lareiras ecológicas. Esta opção serviu-nos perfeitamente - não necessita de chaminé, é bastante pequena por si só, mas ao mesmo tempo bonita e aquece muito o ambiente. Usamos biocombustível na nossa lareira, o fogo parece quase real, até estala como lenha.

  3. Stépan

    Eu não chamaria uma biolareira de “dispositivo de aquecimento”. A coisa é puramente decorativa, para decorar e criar conforto.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Obviamente, você nunca encontrou biolareiras pessoalmente.Dependendo do tamanho, eles podem produzir até 6-7 kW de potência. Eles podem não ser adequados como fonte principal de aquecimento, mas como fonte adicional são fáceis.

      • Stépan

        Alexander, quando se trata de escolher dispositivos para um sistema de aquecimento, a potência por si só não pode ser levada em consideração. Estamos aqui a falar, em grande medida, da viabilidade e rentabilidade da tecnologia escolhida. Agora diga-me, quanto custará o aquecimento com biolareira, como dispositivo de aquecimento, por exemplo, por temporada? Considerando o custo do biocombustível, ele é dezenas de vezes mais caro do que qualquer outra fonte de energia!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica