Como escolher o combustível para uma biolareira: uma revisão comparativa dos tipos de combustível + análise de marcas populares
Uma lareira com prefixo “bio” funciona muito bem em apartamentos urbanos. O dispositivo não requer licenças, chaminé ou depósito de combustível.A impressionante unidade não processa lenha tradicional. Então, o que é preciso para queimar? Concordo, você precisa entender o assunto se planeja adquirir uma lareira ecologicamente correta.
Diremos detalhadamente como selecionar corretamente o combustível para uma biofireplace. Aqui você descobrirá que tipo de combustível é necessário para seu funcionamento estável e seguro, quais as vantagens de seu uso. O artigo apresentado à sua atenção apresentará marcas populares de combustível.
Apresentamos a sua atenção uma descrição detalhada dos tipos de combustível utilizados para iniciar e manter o fogo em biolareiras. Uma receita para cozinhar o combustível mais simples é fornecida e analisada cuidadosamente. São dadas recomendações para o reabastecimento e acendimento da lareira, cujo cumprimento evitará a ocorrência de situações ameaçadoras.
O conteúdo do artigo:
Tipos de biocombustíveis ecológicos
O prefixo “BIO” agora é frequentemente adicionado aos rótulos com base nas regras de marketing bem-sucedido. As questões de preservação do meio ambiente e limpeza estão na moda hoje em todo o planeta. Bioprodutos, biocosméticos, detergentes de base biológica, estações de purificação e bioenergia e até biosanitários. Também se tratava de lareiras e combustível para eles.
Estruturalmente lareiras de biocombustível equipado com queimador padrão e tanque de combustível líquido. O ajuste do tamanho da chama e da taxa de combustão do combustível é feito por meio de um amortecedor.
Se estiver completamente fechado, o fogo no biofoco simplesmente se apaga sozinho.Em geral, uma biolareira é uma ótima maneira de aquecer um ambiente e adicionar um toque de aconchego com o brilho da “fogueira”.
A obtenção de biocombustível para tal lareira envolve o uso de recursos naturais renováveis, tecnologias e matérias-primas ecologicamente corretas durante a produção. Além disso, queimá-lo não deve produzir emissões nocivas para a atmosfera. A humanidade ainda não pode sobreviver sem combustível. Mas podemos torná-lo menos prejudicial.
Existe três tipos de biocombustível:
- Biogás.
- Biodiesel.
- Bioetanol.
A primeira opção é um análogo direto do gás natural, só que não é extraído das entranhas do planeta, mas produzido a partir de resíduos orgânicos. A segunda é feita a partir do processamento de diversos óleos obtidos pela prensagem de plantas oleaginosas.
Como tal, o combustível para biolareiras é a terceira opção – o bioetanol. O biogás é usado principalmente para gerar calor e eletricidade em escala industrial, enquanto o biodiesel é mais adequado para motores de combustão interna de automóveis.
As lareiras domésticas são geralmente alimentadas com bioetanol à base de álcool desnaturado. Este último é feito de açúcar (cana ou beterraba), milho ou amido. O etanol é o álcool etílico, que é um líquido incolor e altamente inflamável.
Mas o mais importante é que quando queimado não emite odores, monóxido de carbono e fuligem.Simplesmente uma opção ideal para apartamentos citadinos, onde é quase impossível instalar chaminé.
Para quem deseja faça uma lareira biológica Um guia passo a passo irá ajudá-lo com suas próprias mãos, que recomendamos que você leia.
Combustível para operar uma biofireplace
A utilização do bioetanol sem fumaça permite dispensar o escapamento, por onde muitas vezes vai até 60% da energia térmica gerada no forno. Todo o calor obtido com a queima do combustível permanece no ambiente.
Deste ponto de vista, a eficiência de uma biolareira é muito superior à de uma lareira convencional. A transferência de calor do biofoco chega a 95%. Além disso, o próprio líquido inflamável tem um valor calorífico superior ao da madeira. COM valor calórico Nosso artigo recomendado apresentará vários tipos de combustível.
Quando queimado, o bioetanol se decompõe em vapor e monóxido de carbono (“bolhas no refrigerante”), liberando grandes volumes de calor. Sem monóxido de carbono ou fuligem. Todo o processo ocorre sem emissões tóxicas ou aromas desagradáveis.
O dióxido de carbono é inofensivo em pequenas quantidades. É usado até na indústria alimentícia. No entanto, você não deve recusar a ventilação regular.
O vapor resultante também umedece levemente o ar de uma sala com biolareira acesa. O mesmo radiador elétrico apenas seca. A este respeito, a lareira ecológica supera todos os dispositivos de aquecimento alimentados por eletricidade ou refrigerante. Mas produz menos calor e, por isso, não é considerado um dispositivo de aquecimento.
Composição e características do combustível
Os biocombustíveis são compostos por mais do que apenas álcool. Contém diversos aditivos que alteram a cor da chama, acrescentam odores e tornam o líquido impróprio para ingestão “acidental”. Além disso, o último ponto não diz respeito apenas às tentativas de consumo de álcool por adultos.
Todos os fabricantes adicionam Bitrex, que tem um sabor muito amargo, ao bioetanol. Isso elimina quase completamente o envenenamento por combustível líquido para lareiras para crianças, que são capazes de encontrar e experimentar qualquer coisa. Ao tentar beber etanol com Bitrex, a criança pelo menos cuspirá por causa do amargor na boca. E muitas vezes esse tipo de bebida causa vômito.
O combustível para biolareiras contém:
- Álcool etílico (95%).
- Água (4%).
- Solvente metiletileno (cerca de 0,5%).
- Aditivos para odor e cor (cerca de 0,5%).
- Bitrex desnaturante (cerca de 0,01%).
O biocombustível puro não produz odores quando queimado. Mas existem líquidos para lareira que possuem fragrâncias especialmente adicionadas. Quando queimado em uma biolareira, esse combustível pode liberar aroma de agulhas de pinheiro, café, bétula ou lenha de bordo, etc.
Mas vale lembrar que a fragrância requer ventilação mais intensa. Terá que ventilar o ambiente com mais frequência, caso contrário poderá se cansar da superabundância de aromas. Tudo deve ser com moderação.
Existem também variações de líquidos inflamáveis com diferentes cores de chama (vermelho, laranja, verde). Para escolher o biocombustível certo, basta ler atentamente o rótulo da garrafa.
A composição completa, aditivos, transferência de calor e tonalidade da chama estão sempre explicitados lá.E se precisar de um “crepitar de lenha”, então é preciso procurar uma opção com sal marinho. Ele estala levemente ao queimar, criando a ilusão de usar toras reais.
Vantagens e consumo de combustível
Entre as inúmeras vantagens da utilização de biocombustíveis, destacam-se:
- ausência de depósitos de carbono e facilidade de limpeza dos elementos do queimador;
- alta segurança quanto à ocorrência e propagação de incêndios;
- a capacidade de controlar a intensidade da combustão do combustível;
- quase cem por cento de transferência de calor;
- umidificação do ar ambiente devido à liberação de água durante o aquecimento do etanol;
- Armazenamento conveniente de combustível líquido em garrafas fechadas.
A própria biofireplace pode ser instalada em qualquer parte da sala. É leve e móvel. Se necessário, essa lareira pode ser movida para outra sala, como um aquecedor elétrico normal.
Apenas a lareira biológica não possui fios e não é necessário colocar uma pequena pilha de lenha nas proximidades para adicionar lenha constantemente à fornalha. Encha o tanque, acenda o queimador, ajuste-o e depois sente-se e aproveite o calor e a visão da chama.
Quando um litro de bioetanol líquido é queimado, são liberados cerca de 3,5–6 kWh de energia térmica. O tanque na maioria dos modelos de lareira é projetado de forma que a chama possa ser mantida de uma só vez por pelo menos 4 horas sem intervenção humana.
Algumas modificações desses equipamentos podem funcionar por até 30 horas. Mas aqui depende muito da altura e largura da chama.Uma única língua é uma coisa, e uma parede de fogo em uma lareira ampla é outra.
O despejo do biocombustível no tanque da lareira é feito somente com o queimador apagado. Deve-se primeiro apagar o fogo e esperar que os elementos da lareira esfriem (pelo menos 15 minutos), para só depois adicionar o líquido inflamável. Caso contrário, poderá derramar e pegar fogo no local errado.
O consumo de combustível na maioria das biolareiras é de cerca de 0,35–0,5 litros/hora. Para acendê-lo, é usado um isqueiro especial de metal. É terminantemente proibido o uso de fósforos, papel ou outros materiais inflamáveis para este fim.
Revisão de marcas populares
O biodiesel para automóveis é produzido principalmente na América (EUA, Canadá e Brasil), bem como na Índia, China e Europa. Isto é frequentemente apresentado como preocupação com o meio ambiente e aumento do uso de fontes alternativas de energia.
Mas há uma ressalva: para produzir grandes volumes de biodiesel são necessários grandes volumes de matéria orgânica (milho, colza, cana-de-açúcar). No entanto, o cultivo em grande escala destas culturas consome muita água e, novamente, combustível para máquinas agrícolas.
O resultado da saída é bastante ambíguo. Uma coisa é quando os resíduos são processados para produzir esse combustível, e outra coisa é o processamento de plantas cultivadas especialmente para esse fim.
A situação com o biocombustível etanol é um pouco diferente. É produzido em escala muito menor. Isso é feito principalmente na Europa, mas a Rússia também possui fábricas próprias.Para a produção deste biocombustível também são necessárias matérias-primas de origem vegetal, mas não em volumes tão grandes como no caso do análogo automóvel.
Nas lojas nacionais, você pode escolher biocombustível para lareira das seguintes marcas:
- Kratki BioDECO (Polônia).
- InterFlame (Rússia).
- BioKer (Rússia).
- Planika Fanola (Alemanha).
- Vegeflame (França).
- Bionlov (Suíça).
- Bioteplo Slimfire (Itália).
A escolha é bastante extensa. O preço por litro varia de 260 a 600 rublos. O custo muitas vezes depende da presença/ausência e combinação de aditivos adicionais. Alguns óleos aromáticos são bastante caros. Embora estejam presentes nos biocombustíveis em proporções muito pequenas, ainda afetam o preço.
Combustível caseiro
Para produzir etanol, a base de biocombustível, em escala industrial, são utilizadas tecnologias de hidratação (hidrólise) ou fermentação. No primeiro caso, o álcool é obtido a partir da celulose. Palha ou madeira são utilizadas como matéria-prima.
A segunda opção envolve a fermentação microbiológica de matéria orgânica sob a influência de enzimas bacterianas e de levedura. As matérias-primas nessas indústrias são açúcar bruto, amido, arroz, milho, uva, etc.
Fazer você mesmo álcool etílico por fermentação ou outro meio em casa é uma tarefa ingrata, difícil e cara. É mais fácil comprar puro na farmácia. Para produção de biocombustíveis é necessário sem aditivos ou impurezas. É quase impossível atingir a concentração e a limpeza necessárias em casa sem um laboratório químico.
Para fazer você mesmo 1 litro de biocombustível para sua lareira, você precisará de:
- litro de álcool medicinal 96 graus;
- 50–10 ml de gasolina purificada (como isqueiros).
Idealmente, o segundo componente deve ser transparente e inodoro. É necessário dar ao combustível resultante uma tonalidade laranja à chama. A gasolina também é necessária para que o álcool não pegue fogo de uma só vez quando incendiado, mas depois queime com uma chama uniforme.
É melhor misturar a composição imediatamente antes de despejá-la no tanque da biolareira. Os líquidos utilizados na produção independente de combustível para lareira possuem densidades diferentes.
Se você deixá-los em qualquer recipiente por várias horas após preparar a mistura, eles começarão a se separar. A gasolina se separará do álcool e se transformará em uma película flutuando separadamente nele.
Ao usar esse biocombustível caseiro, pode aparecer um leve cheiro de álcool no ambiente. É difícil ficar bêbado ou envenenado por isso.
Além disso, desaparece rapidamente. Mas o “aroma” do álcool causa associações desagradáveis para muitos. Para se livrar desse âmbar, adicione algumas gotas de um ou outro óleo aromático ao combustível durante a mistura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como colocar combustível em uma biofireplace:
Vídeo nº 2. A lareira de mesa mais simples usando biocombustível:
Vídeo nº 3. Fazendo seu próprio combustível para uma biolareira - desde a retificação do álcool até a mistura com gasolina:
Uma pequena biolareira pode ser instalada tanto num apartamento como num escritório. É seguro e vai animar qualquer interior. Ao escolher o combustível líquido para ele, a atenção principal deve ser dada à disponibilidade de certificados do vendedor para produtos específicos.
Todos esses líquidos têm quase a mesma composição.Eles diferem apenas nos aditivos aromáticos. Portanto, o principal é que o álcool seja de alta qualidade e puro, e não falso com um monte de impurezas nocivas.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos sobre o tipo de combustível que você escolhe para sua lareira compacta e como você o utiliza. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis para os visitantes, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
Para uma biolareira o melhor é o bioetanol, despeje e pronto. Cada vez que compramos uma vasilha com uma cor de chama diferente, ela fica interessante e não fica chata. Mas pegaram o aromatizado apenas uma vez, descobriram que estavam em uma sala de 18 metros quadrados. m. é impossível em meia hora, e não se fala em dormir, então ele fica ali na esperança de que as coisas vão melhorar na dacha, há um quarto maior onde talvez não seja tão sufocante.
Sempre sonhei em ter uma lareira a lenha de verdade em minha casa. Mas meu marido comprou um apartamento, então tive que procurar uma biolareira. Funciona com combustível líquido e não requer elementos adicionais. A lareira pode ser facilmente movida para outra sala. Certa vez o cheiro me incomodou, mudaram o cheiro e passaram a ventilar o apartamento com mais frequência. O mais importante é que a biofireplace seja totalmente segura.
Também tenho problema com o forte odor desagradável emitido pela queima do biocombustível. Existe alguma maneira de se livrar dele além de usar um capuz? Pelo que entendi, não é o etanol em si que cheira, mas os aditivos que interferem na cor. Existe uma marca sem perfume?
Efeito no corpo
Uma concentração de um miligrama no ar é suficiente para que uma pessoa sinta irritação severa em todas as membranas mucosas (olhos, nariz e garganta) em três minutos.