Queimador de biolareira DIY: instruções e dicas de fabricação
A lareira do tipo ecológico, ao contrário dos equipamentos a gás e a lenha desta categoria, pode ser utilizada em edifícios de vários pisos.Para organizá-lo, não é necessário obter autorização da administração. Não há necessidade de construir uma chaminé ou instalação de armazenamento de combustível. E se a lareira for decorada de forma interessante, o queimador da bio-lareira for feito com as próprias mãos, os custos de arrumação também serão reduzidos significativamente. Não é verdade?
Você encontrará tudo sobre como fazer uma lareira ecológica espetacular com uma célula de combustível sem problemas no artigo que apresentamos. Usando as informações fornecidas e conselhos valiosos, você pode fazer sua própria peça de mobiliário deslumbrante que não criará a menor ameaça durante o período de queima.
Nosso artigo descreve detalhadamente o processo de fabricação própria de três tipos de queimadores para instalação de biolareiras. São apresentadas interessantes opções de decoração e são dadas recomendações para o uso seguro de espetaculares produtos caseiros. O material apresentado é complementado com ilustrações fotográficas e orientações em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento e design da biofireplace
A biolareira (ecolareira) é um tipo de lareira que é aquecida com combustível biológico líquido. Quando tais substâncias são queimadas, nenhuma fumaça ou fuligem é liberada, portanto não é necessária uma chaminé para o funcionamento de tal dispositivo.
Ao mesmo tempo, o ambiente onde se encontra a biolareira deve ser ventilado periodicamente, pois qualquer combustão consome oxigênio.
Examinamos com mais detalhes o princípio de funcionamento de uma lareira a biocombustível no próximo artigo.
Classificação por método de instalação
Esses dispositivos de aquecimento diferem não tanto no design, mas nas dimensões e localização no apartamento. De acordo com os critérios acima, podem ser distinguidos três tipos de lareiras ecológicas.
Variedade #1 - mesa
Os tampos de mesa são pequenos produtos que vêm em uma variedade de formatos e designs. Para segurança contra incêndio, essas estruturas são dotadas de uma densa tela de vidro resistente ao fogo que esconde a chama.
Variedade #2 – montado na parede
Dispositivos montados na parede, que podem ter até 1 metro de comprimento, geralmente são feitos de metal e vidro. Esses modelos não são apenas decorativos, mas também funcionais. Aquecem a divisão, principalmente se houver vários queimadores instalados na lareira.
Variedade #3 – montada no chão
As ecolareiras, de grandes dimensões, são instaladas no chão, muitas vezes em nichos ou cantos da sala. Existem modelos de chão, complementados por pés de apoio que permitem ajustar a altura da estrutura, ou rodas, graças às quais o aparelho pode ser movimentado pela casa.
Tal como as biolareiras montadas na parede, as opções montadas no chão combinam um papel decorativo com um funcional, enchendo o ambiente de calor.
Vantagens e desvantagens das biolareiras
Como qualquer dispositivo, essas lesões têm pontos fortes e fracos.
Independentemente do modelo, todas as lareiras ecológicas apresentam as seguintes vantagens:
- Simplicidade do dispositivo. Equipar a lareira não requer instalação de condutas de ventilação, instalação de chaminé ou acordo com vizinhos.
- Mobilidade. As biolareiras são geralmente dispositivos bastante leves. Muitas opções são projetadas especificamente para seu movimento em ambientes fechados.
- Fácil de usar. Usar esses dispositivos é extremamente fácil. Só é importante comprar na hora biocombustível e abasteça a lareira.
- Segurança. Ao queimar, não são liberados fuligem, monóxido de carbono, fumaça e outras substâncias nocivas, e muitos modelos possuem uma tela densa que impede o fogo aberto.
- Umidificação do ar. Quando o bioetanol queima, formam-se dióxido de carbono e vapor de água, o que melhora o microclima interno.
Ao mesmo tempo, devem ser observados vários problemas associados ao funcionamento das lareiras ecológicas.
Os fatores negativos incluem:
- Baixa dissipação de calor. Quando o biocombustível queima, uma pequena quantidade de calor é liberada.
- Alto custo do bioetanol. O biocombustível líquido é mais caro do que as opções tradicionais de combustível.
- Necessidade de ventilação. Como quando um incêndio queima o nível de oxigénio na divisão onde se encontra a eco-lareira diminui, é aconselhável providenciar ventilação adicional ou cuidar da ventilação frequente da divisão.
Os aspectos negativos dos biofocos podem ser negligenciados, principalmente quando se trata de dispositivos decorativos.
Principais elementos de design
Com toda a variedade de modelos de lareiras ecológicas, o seu design é composto por elementos semelhantes, nomeadamente:
- Unidade de aquecimento. O principal componente do biofoco, onde está localizado o combustível. Existem duas opções para tal dispositivo: um queimador e um tanque, que discutiremos a seguir.
- Carcaças. Este detalhe determina o design do produto. Dependendo do projeto, o corpo pode ser aberto ou fechado, ter formatos geométricos diversos ou ser estilizado como estante, candelabro ou mesa de centro.
- Componentes decorativos. Para decorar lareiras ecológicas, costuma-se usar decoração feita de materiais resistentes ao calor: pedras, metal, cerâmica resistente ao fogo.
Você mesmo pode fazer todas essas peças construindo Lareira biológica faça você mesmo.
As biolareiras podem utilizar dois tipos de dispositivos de aquecimento: um tanque de combustível e um queimador.
Tanque de combustível, cujo volume varia de 60 ml a 5 litros, costuma ser utilizado em modelos de fábrica de biolareiras.
Via de regra, os tanques são feitos de metal durável, geralmente de aço inoxidável. É muito importante que as paredes e o fundo do aparelho tenham espessura suficiente: isso garante segurança e longa vida útil.
Os tanques de combustível têm vantagens significativas:
- Seu design garante a estanqueidade absoluta do recipiente, evitando a entrada de poeira e corpos estranhos.
- Ao utilizar esses modelos, o cheiro de bioetanol fica totalmente ausente no ambiente, pois o combustível líquido e seus vapores ficam retidos no tanque.
- O projeto dos tanques de combustível prevê dispositivos especiais para regular a intensidade do fogo. Isto é especialmente importante se a lareira estiver embutida na parede ou se a sua superfície for decorada com acessórios feitos de materiais não particularmente resistentes ao fogo.
- Esses dispositivos também oferecem a capacidade de extinguir o fogo de forma rápida e fácil. Para isso, basta girar a alavanca, que interrompe o fluxo do biocombustível.
A desvantagem de tais modelos é o preço bastante alto.
Uma versão mais simples da unidade de aquecimento é queimador para lareira ecológica. Externamente, tal dispositivo parece extremamente simples: é um tanque projetado para despejar bioetanol, que pode ter diferentes formatos.
Usar esses dispositivos não é tão conveniente quanto uma caldeira a combustível. Os queimadores também não possuem mecanismo de regulação da intensidade do fogo, bem como capacidade de extinguir rapidamente uma chama acesa
Existem dispositivos especiais de extinção que devem ser adquiridos adicionalmente, além disso, quando são utilizados, sente-se um odor pungente no ambiente.
Ao mesmo tempo, os queimadores de biofireplace também têm suas vantagens. Esses dispositivos têm preço baixo e seu design simples permite que você mesmo os faça. Além disso, vários desses dispositivos podem ser instalados em uma lareira ao mesmo tempo, o que aumentará significativamente a transferência de calor.
Características de fabricação de queimadores
Antes de iniciar os trabalhos de criação de uma lareira ecológica, é importante decidir o modelo da lareira: será um dispositivo grande instalado no chão, uma opção suspensa na parede ou um dispositivo compacto que pode ser colocado no mesa. O tamanho do queimador depende diretamente disso.
Depois de decidido, tente esboçar um projeto de biolareira para preparar desenhos do projeto e do elemento de aquecimento a partir dele. Como os princípios operacionais dos diferentes modelos são geralmente os mesmos, o design e a funcionalidade vêm à tona.
É importante prestar muita atenção à qualidade dos materiais utilizados, pois disso depende a segurança da lareira, bem como o período de sua utilização. A unidade de aquecimento, feita de materiais duráveis, funcionará corretamente e sem falhas.
Embora o biocombustível para lareiras seja frequentemente embalado em garrafas plásticas, isso não significa que o queimador possa ser feito de plástico: tal dispositivo deve ser feito inteiramente de metal.
Os dispositivos mais duráveis e confiáveis são os feitos de aço inoxidável, pois esse material combina alta resistência química e térmica. Também é possível utilizar aço estrutural comum, embora seus indicadores de qualidade sejam um pouco inferiores.
Para a fabricação de um bloco de combustível, é importante utilizar blanks com paredes grossas. As peças finas se deformam quando aquecidas, o que pode levar à despressurização das costuras e vazamento de combustível, o que pode resultar em incêndio.
O tamanho e os parâmetros do tanque de combustível dependem não apenas das dimensões do modelo, mas também das características do projeto. Se o tanque de combustível não exigir o uso de absorvente, a capacidade pode ser reduzida. Neste caso, é desejável garantir que apenas uma pequena parte superficial do material combustível esteja envolvida na combustão.
Os queimadores da biofireplace também podem ser equipados com tela de proteção de vidro. Para isso, é preferível levar material à prova de fogo. Se não tiver em mãos, você pode usar vidro comum, por exemplo, tirando de molduras A4. Neste caso, deve-se prever uma distância maior do queimador para que o material não estoure com o superaquecimento.
Para que a chama seja distribuída uniformemente em todas as direções, recomenda-se cobrir a parte superior do tanque de combustível com uma malha metálica. Tal detalhe servirá também de base para o reforço dos elementos decorativos.
Para acender um queimador caseiro, utiliza-se um pavio, que pode ser feito de cadarço de sapato. Uma extremidade é colocada em um tanque cheio de biocombustível, a outra é retirada e incendiada. Uma lareira ecológica tem um aspecto particularmente impressionante, cujo pavio exterior fica escondido entre os elementos decorativos.
A distância do queimador à tela de vidro deve ser de aproximadamente 15 cm, devendo ser mantida a mesma distância entre vários elementos de aquecimento se estiverem instalados em uma bio-lareira.
Um queimador foi concebido para uma área de 16 metros quadrados: esta norma deve ser tida em consideração no planeamento de uma lareira com vários dispositivos de aquecimento.
Assim que o queimador da biolareira estiver montado, é necessário avaliar visualmente a estrutura, conferir com o desenho e também certificar-se de que não há deformações. Se forem detectados defeitos, o dispositivo deve ser desmontado e as peças cuidadosamente remontadas.
Opções de queimadores para biolareiras
Existem muitos esquemas para fazer você mesmo blocos de combustível; oferecemos várias opções simples.
Nº 1: O modelo de célula de combustível mais simples
Para a versão mais simples de um queimador de biofireplace, utiliza-se um recipiente normal de aço inoxidável com paredes de pelo menos 2 mm de espessura.
A profundidade desse tanque deve ser de aproximadamente 3 a 5 cm, e seu comprimento e largura devem depender dos parâmetros da biolareira.A aparência do tanque não importa, pois esta parte não está à vista, mas deve-se usar apenas uma estrutura forte e durável.
É despejado no tanque biocombustível de alta qualidade e abaixa-se o pavio, que é trazido para a superfície externa, por exemplo, por meio de uma malha lançada sobre o fogo. Uma vez saturado com combustível, o cabo queimará ao ser aceso, produzindo uma chama brilhante.
#2: Queimador de câmara dupla com perfurações (fendas)
Esta opção de design geralmente é usada em modelos fabricados em fábricas. Permite reduzir a área de superfície de combustão e, consequentemente, reduzir o consumo de combustível.
Em primeiro lugar, é necessário tomar uma banheira ou outro recipiente de aço inoxidável, cujas dimensões e requisitos sejam iguais aos da opção anterior.
Depois é necessário cortar uma placa da mesma espessura das paredes do tanque, com comprimento igual ao comprimento do seu espaço interno.
A largura deste elemento é calculada pela fórmula:
W = Wв – 1,5 + 2xHв
Onde: O que – largura do tanque interno do banho em cm, e Hv – a sua profundidade (também em cm).
As placas são dobradas em um ângulo de 90Ó da lateral das bordas longas, de modo a fazer pernas cuja altura seja igual à profundidade do banho (Hb). Da mesma forma, obtemos um elemento em forma de U, cujo comprimento corresponde ao comprimento da banheira e a largura é 1,5 centímetros menor.
Fazemos furos em uma das pernas da peça em forma de U ou cortamos para que fique parecida com um pente. O elemento é instalado nas pernas do banho de forma que haja um vão de 1,5 cm entre a superfície com furos (cortes) e a parede do tanque.
Depois disso, o tanque pode ser abastecido com combustível e aceso. Nesse caso, a chama se formará apenas em uma estreita faixa aberta de 1,5 centímetros de largura, enquanto o combustível na maior parte do tanque, coberto por um elemento em forma de U, não queimará por falta de acesso de ar.
Ao mesmo tempo, o combustível fluirá constantemente para o compartimento de “trabalho” graças às ranhuras ou orifícios existentes na placa.
Para extinguir imediatamente o incêndio, recomenda-se também cortar adicionalmente uma placa de aço que cobrirá a zona de combustão.
Como fazer um nível de tanque inclinado? Para que o combustível queime sem deixar resíduos, é aconselhável dar ao fundo do modelo descrito acima uma ligeira inclinação direcionada ao volume “de trabalho”.
Isso é muito fácil de fazer. Para fazer isso, você precisa colocar uma certa quantidade de mistura de gesso no tanque, incliná-lo na direção desejada e esperar que a solução endureça.
Neste caso, é aconselhável encurtar ligeiramente a “perna” da parte em forma de U, na qual não há perfuração, para que a estrutura permaneça estritamente horizontal, apesar da inclinação existente do fundo.
Também é possível fazer um tanque de combustível com fundo duplo. Para isso, o queimador já fabricado é colocado em um tanque maior, e as bordas do elemento superior devem se sobrepor às paredes do inferior.
#3: O dispositivo mais simples com preenchimento
O reservatório do compartimento de trabalho (parte em forma de U) também pode ser preenchido com um absorvente (enchimento), que é mais utilizado como lã mineral.
Em vez de fibras de basalto, é preferível dar preferência ao material à base de acrílico pelos seguintes motivos:
- Este tipo de lã de vidro possui a maior higroscopicidade, o que significa que absorve melhor os líquidos.
- A carga fibrosa possui excelente permeabilidade ao vapor, portanto, o vapor do álcool circulará livremente entre as fibras.
- O algodão branco macio queima por muito tempo, produzindo uma chama brilhante e uniforme.
- Não é utilizado formaldeído na produção deste tipo de lã mineral, o que garante a pureza ambiental do absorvente.
Se você não conseguiu encontrar algodão feito de acrílico, outros tipos de produtos semelhantes são adequados, de preferência materiais mais macios.
Uma vez saturado com bioetanol, o absorvente irá liberar combustível gradativamente, prolongando o tempo de queima da biolareira.
A versão mais leve de um queimador com enchimento de lã de vidro está à disposição de todos. Nesse caso, é necessário um pequeno recipiente de metal, como uma caneca ou lata. Um absorvente é colocado no tanque para preencher todo o volume (não há necessidade de compactá-lo), após o que o enchimento fica bem saturado com bioetanol ou outro combustível líquido.
A parte superior do recipiente é coberta com uma malha metálica adequada ou uma tampa com furos perfurados, após o que o combustível é incendiado.
Decorando o dispositivo de combustível
O queimador da lareira pode ser decorado com elementos adicionais. Isso não só melhorará o design, mas também ajudará a disfarçar o pavio.
Entre as decorações mais populares estão:
- Toras de cerâmica, cujo tamanho deve corresponder às dimensões da lareira. Esses elementos imitarão um fogo.
- Vários tipos de pedras naturais e artificiais, que podem ser iguais ou de tamanhos diferentes, transparentes ou coloridos, lisos ou com superfície texturizada. Os seixos podem ser colocados não apenas na grelha, mas também fora dela.
- Objetos circundantes estilizados: atiçador, pinças, ferramentas para iluminação e extinção. Aqui você também pode colocar combustível em embalagens decorativas.
Também são bons os revestimentos decorativos em cerâmica resistente ao calor e as estatuetas de barro e faiança que podem ser colocadas na tampa da lareira ou junto a ela.
É aconselhável utilizar componentes decorativos removíveis, que permitirão alterar periodicamente a aparência do dispositivo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Oferecemos instruções para fazer seu próprio queimador para biofireplace:
Produção artesanal de uma biolareira, da qual é parte integrante o elemento de aquecimento:
Como você pode ver, o design do queimador é bastante fácil e qualquer pessoa pode fazê-lo.Ao colocá-la numa caixa adequada, obterá uma maravilhosa bio-lareira que trará conforto e originalidade ao interior da divisão..
Já pensou em fazer uma lareira de biocombustível com as próprias mãos? Talvez você tenha ideias originais de decoração e queira compartilhá-las com outros usuários? Ou gostaria de esclarecer os aspectos técnicos do processo de montagem da biocombustível? Ou talvez você já tenha feito uma lareira estilosa e queira mostrá-la para iniciantes? Escreva suas recomendações e adicione fotos neste artigo.
Uma decoração muito bonita e extremamente inusitada para qualquer interior, mas quão seguras são essas lareiras, principalmente se os proprietários ficaram com preguiça e se esqueceram de desligá-la, por exemplo, à noite? As chamas poderão espalhar-se pelas superfícies circundantes pelo vento se uma janela estiver aberta na sala onde está instalada? E pode, em princípio, causar um incêndio grave?
Uma biofireplace é o mesmo fogo de sempre. E seus perigos são os mesmos. Sim, uma forte rajada de vento pode fazer com que uma pequena biolareira, especialmente uma caseira, tombe. Portanto, você precisa comprar/fabricar biolareiras com uma base confiável e armazená-las longe de livros e outras coisas inflamáveis.
Em princípio, o artigo descreve as principais desvantagens das bicoaminas, mas como você está preocupado com questões tão importantes de segurança, tentarei respondê-las.
Em primeiro lugar, as biolareiras servem mais como uma solução estética ou de design para criar um ambiente ou atmosfera numa divisão.Não é seguro deixar essas lareiras acesas sem vigilância, especialmente à noite! O biocombustível utilizado nestas lareiras é seguro, mas as correntes de ar ou rajadas de vento que possam ocorrer na casa podem espalhar o fogo para áreas próximas.
Conseqüentemente, não é recomendado instalar tais biolareiras perto de janelas - geralmente uma estrutura de proteção é construída em torno delas para evitar vazamentos. No entanto, deixá-lo sem vigilância em condições de funcionamento ainda é altamente desencorajado!
Para uma casa, acho isso ótimo, principalmente para uma casa de campo. Pessoalmente, não nos importamos e compramos uma lareira na loja. Em geral não é tão difícil de fazer, fica lindo e não exige muito. O design é uma das etapas mais importantes na reforma da casa; tudo precisa ser feito de forma estética e, o mais importante, de forma confiável. O princípio é simples, mas é importante adicionar combustível de vez em quando.