Aquecimento de uma casa de campo: diagramas e nuances da organização de um sistema de aquecimento autônomo

A construção de um sistema autónomo de fornecimento de calor é um processo técnica e tecnologicamente complexo, cuja implementação deve ser abordada com toda a responsabilidade. Para organizar um circuito que funcione perfeitamente, muitos fatores devem ser levados em consideração. Neste caso, é necessário cumprir os regulamentos e requisitos de construção.

Diremos como, em que ordem e de acordo com quais regras deve ser organizado o aquecimento da casa. O artigo que apresentamos descreve as etapas de design do sistema e implementação do projeto. São fornecidas recomendações para a realização de cálculos, seleção de equipamentos e colocação em operação do sistema.

Requisitos do sistema de aquecimento

Independentemente de um sistema antigo estar sendo modernizado ou projetado do zero em uma casa recém-construída, a primeira coisa a fazer é familiarizar-se com a documentação regulamentar. Descreve detalhadamente como o equipamento é colocado em operação e descreve as sutilezas e características de seu uso posterior.

Depois de passar algum tempo nisso, você pode ter certeza de que o sistema de aquecimento durará muitos anos. De ano para ano, os requisitos são ajustados e atualizados. Mas existem alguns princípios que todo proprietário de casa de campo deve conhecer.A primeira coisa que precisa ser garantida ao instalar um sistema de aquecimento é a segurança contra explosão e incêndio.

Caldeira elétrica
Para uma operação segura durante o processo de instalação, é necessário garantir livre acesso ao equipamento para limpeza e verificações regulares.

A lista de regras que ajudarão a tornar uma casa particular não apenas aconchegante, mas também segura para morar, deve incluir os seguintes aspectos:

  1. A temperatura dos elementos do sistema de aquecimento aberto não deve ser superior à recomendada pelo fabricante.
  2. Os equipamentos e todos os aparelhos devem ser devidamente isolados. Isso evitará queimaduras, eliminará a formação de umidade e reduzirá a perda de calor. Além disso, elementos quentes podem inflamar poeira, gás ou aerossol no ambiente.
  3. Ao utilizar um refrigerante, a temperatura deste deve ser 20 graus Celsius inferior à sua temperatura de evaporação ou autoignição. Por exemplo, se o sistema utilizar água, deve-se evitar que ela ferva. Uma excelente solução seria aumentar a pressão.

Existem também requisitos operacionais para o sistema de aquecimento. Afinal, qualquer equipamento deve ser tão forte, durável, fácil de operar, silencioso e fácil de reparar quanto possível.

Uma caldeira a gás
É melhor encomendar equipamentos de fabricantes confiáveis. Essas empresas produzem produtos verdadeiramente de alta qualidade, pois os respaldam com seu próprio nome.

Ao escolher uma caldeira, radiadores e tubos que melhor atendam aos critérios listados, você pode evitar muitos problemas.

Principais etapas de instalação

Quando você planeja instalar um sistema de aquecimento em uma casa totalmente nova, a melhor solução seria pensar em todas as nuances na fase de projeto.

Preparação para elaboração

Um diagrama bem elaborado e cálculos realizados por um especialista permitirão que você resolva muitos problemas “pela raiz”. Por exemplo, esta abordagem permitirá descobrir se é necessário alocar uma sala separada para a sala da caldeira.

Antes de iniciar os trabalhos de acabamento, é recomendável cuidar de onde e como os tubos ficarão escondidos. A melhor saída é instalação de sistema de aquecimento antes de rebocar o chão.

Os especialistas recomendam começar a projetar e selecionar os equipamentos somente após o fechamento do circuito térmico da casa. Ou seja, isso precisa ser feito após a instalação das portas, janelas e cobertura do telhado.

Para simplificar ao máximo o processo de instalação de um sistema de aquecimento suburbano, a obra está dividida em várias etapas principais:

  • escolha do tipo de sistema de aquecimento;
  • trabalhos de projeto e cálculo;
  • encomendar equipamentos;
  • disposição de uma sala de caldeira;
  • instalação de radiadores;
  • realizando trabalhos de comissionamento.

Cada uma das etapas listadas acima possui características próprias. Conhecendo todos os meandros desta área, qualquer iniciante pode lidar com a instalação no mais alto nível, e o equipamento durará com segurança por muitos anos.

Radiador
Uma atenção especial deve ser dada à temporada. É melhor instalar o sistema de aquecimento na estação quente. Afinal, o frio afetará negativamente a qualidade dos materiais de construção. Além disso, é preciso calcular tudo de forma a enfrentar o inverno rigoroso com calor e conforto.

Selecionando o tipo de refrigerante

Os fabricantes oferecem uma ampla gama de equipamentos de aquecimento. Por um lado, permite-lhe escolher tudo o que necessita para implementar o sistema mais complexo e descomplicado.

Mas com uma gama de modelos tão grande, qualquer comprador despreparado sem dúvida terá muitos problemas. Portanto, antes de ir à loja, você deve entender esse assunto com o máximo de detalhes possível.

Existem vários tipos de sistemas de aquecimento. Então, dependendo do refrigerante, acontece:

Equipamentos aerotransportados, como o nome sugere, utilizam ar para transferir calor. É retirado do exterior do edifício, aquecido e entregue diretamente na área desejada. A principal vantagem de tal sistema é a sua segurança.

Suas desvantagens são a baixa transferência de calor, o alto custo e para realizar a instalação será necessário se aprofundar na literatura técnica.

O sistema de aquecimento mais fácil de operar é o de água. Como refrigerante Este equipamento utiliza água, anticongelante ou uma mistura deles em determinada proporção. Mas você tem que pagar pela simplicidade (literalmente). Afinal, para que o líquido se mova, será necessário instalar uma tubulação, instalar radiadores e uma unidade para aquecê-lo.

O vapor desempenha um papel importante na instalação do aquecimento a vapor, mas será necessária a construção de tubulações de vapor e a instalação de tubulações para coleta de condensado. E ao usar um fogão de aquecimento, os gases quentes transferem calor para o ambiente através de suas paredes, passando por canais.

Caldeira de aquecimento
Quanto aos sistemas líquidos, hoje são os mais populares. Isso se deve à facilidade de instalação e alta eficiência. Esses equipamentos são divididos em circuito simples e duplo

Uma das opções - aquecimento elétrico, ou seja sistema sem refrigerante. Para obter calor é necessária eletricidade, e ela é transmitida através de um meio sólido.São utilizadas baterias autônomas infravermelhas ou de óleo, convectores elétricos, lareiras elétricas ou ventiladores especiais.

Mas você tem que pagar pela simplicidade (literalmente). Afinal, esses equipamentos utilizam grande quantidade de eletricidade. E seu desempenho é bastante baixo, o que o torna uma solução lucrativa apenas para uso raro em pequenas casas de campo.

Quantos circuitos devo equipar?

Principal diferença caldeira de circuito duplo é que aquece a água tanto para o aquecimento da divisão como para a rede de água quente. Por um lado, isso é benéfico, pois a compra e manutenção de tais equipamentos serão mais baratas do que a compra de dispositivos de circuito único e um arranjo separado de sistema de abastecimento de água quente.

Caldeira de circuito duplo
Deve-se entender que para garantir uma temperatura constante da água quente, será necessário gastar energia constantemente ou instalar equipamentos adicionais para economizar

E também com uma caldeira de circuito duplo, ainda é necessário escolher o tipo de aquecedor entre escoamento e armazenamento. Considerando que a primeira opção é conveniente para uma família de 2 a 3 pessoas, e a segunda economizará combustível, mas exigirá espaço para um tanque adicional para armazenar água quente.

Quanto ao sistema de circuito único, hoje é a melhor solução para muitos chalés. Ele monta mais rápido e requer menos componentes.

Tipo de combustível da caldeira

As caldeiras para sistemas de aquecimento são divididas em categorias dependendo do tipo de fonte de energia que utilizam. Existem gás, combustível sólido e equipamento de combustível líquido, bem como dispositivos que funcionam com eletricidade.Antes de fazer a escolha final, é recomendável avaliar qual tipo será mais benéfico.

Também vale a pena prestar atenção se existe uma rede de gasoduto perto de casa, quão acessíveis são os combustíveis sólidos e líquidos na região e se há problemas com a estabilidade do fornecimento de energia elétrica.

Caldeira de combustível sólido
Ao instalar equipamentos que utilizam combustível sólido ou líquido como fonte de energia, é necessário entender onde serão armazenados carvão, lenha e outros insumos.

A solução mais rentável seria instalar uma caldeira a gás. Mas sua instalação exigirá algum investimento financeiro e de tempo. Afinal, você terá que obter a permissão apropriada. Haverá também um problema na atribuição de espaço para armazenamento de reservas de combustível se houver instalar um tanque de gasolina ou em vez do gás de rede, será utilizado um análogo liquefeito em botijões.

Trabalho de projeto e cálculo

Uma vez resolvida a questão relacionada ao tipo de sistema de aquecimento, você pode começar a desenvolver o projeto. Se a casa tiver dimensões bastante modestas, você poderá fazer todos os cálculos e traçar um diagrama sozinho.

Mas a melhor solução seria confiar este trabalho a um engenheiro de aquecimento experiente. Um profissional fará todos os cálculos corretamente, o que evitará muitos problemas que podem surgir durante a fase de instalação.

Durante o desenvolvimento projeto de sistema de aquecimento O documento deve indicar:

  • local de instalação do radiador;
  • um método para eliminar produtos de combustão, se houver;
  • o local onde será instalada a caldeira;
  • um plano detalhado de layout da tubulação, que indica com precisão a localização de conexões, torneiras e outros elementos.

Recomenda-se solicitar trabalhos de projeto e cálculo apenas de empresas de confiança que tenham permissão para fornecer este tipo de serviço. Isso geralmente é feito por organizações que trabalham na área de instalação de sistemas de aquecimento ou na venda dos equipamentos necessários para isso.

Exemplo de organização de sala de caldeira
Ao gastar uma vez, você pode economizar mais de um dia, que será necessário para estudar toda a documentação técnica necessária, e muitas centenas de dólares, que terão que ser pagos no futuro por erros cometidos na fase de projeto

Todos os cálculos podem ser feitos de forma independente. Para fazer isso, você precisa entender os desenhos, diagramas e descrições detalhadas da literatura de referência. Você precisará examinar mais de perto as informações sobre as características do gerador de calor, o tipo de fiação, a configuração geral da rede, a localização e especificações do equipamento, e assim por diante.

Compra do equipamento necessário

Escolhido o tipo de caldeira, deve-se decidir sobre a sua potência, levando em consideração que a produtividade do equipamento para sistema de circuito duplo deverá ser maior, pois neste caso as perdas de calor serão muito maiores.

Certo potência calculada da caldeira significa que a temperatura na câmara de combustão não excederá 90 graus Celsius. Seguindo esta regra, o equipamento durará muito mais tempo. Por exemplo, para uma casa de campo com área de 100 m2, a melhor solução seriam equipamentos com potência de até 15 kW.

A próxima coisa que você precisa para instalar um sistema de aquecimento são os dispositivos de transferência de calor. Acertar calcular radiadores, você precisa decidir sobre o número desses elementos e o número de seções. As suas características dependem inteiramente do tamanho das salas.Quanto ao material, os especialistas recomendam a escolha de produtos em ferro fundido ou modelos bimetálicos.

O último detalhe a ter em atenção na loja são os canos. Preferencialmente produtos de polipropileno. Distinguem-se pela facilidade de soldagem e baixo peso, o que permite que você mesmo faça a instalação, sem o envolvimento de especialistas.

Tubos e acessórios
Não compre grandes quantidades de tubos e conexões. Siga o diagrama do sistema de aquecimento desenvolvido anteriormente

Instalação de sala de caldeira em casa

Depois que todo o equipamento necessário tiver sido encomendado e entregue no local, você poderá começar a instalar o sistema de aquecimento. Na hora da instalação é importante seguir rigorosamente a documentação do projeto, o que evitará problemas e gastos financeiros não planejados.

O dispositivo de aquecimento é instalado conforme especificado no manual do fabricante.

Na ausência de instruções do fabricante, deverão ser seguidas as seguintes regras básicas:

  • deve haver pelo menos 1 m de espaço livre na frente da caldeira e cerca de 70 cm na parte traseira e nas laterais;
  • O dispositivo não deve ser instalado a menos de 70 cm em relação a outros dispositivos;
  • Se forem instaladas duas ou mais caldeiras, deve-se deixar uma distância de cerca de 2 m entre elas.

Se o equipamento montado na parede foi encomendado, requisitos mais brandos serão impostos a ele. Para este tipo de caldeira de aquecimento, basta deixar espaço suficiente para facilitar o acesso ao aparelho.

Instalação de caldeira
A instalação deve começar pelo elemento principal do sistema - a caldeira. Se for utilizado um dispositivo de baixa potência (até 60 kW), ele pode ser instalado diretamente na cozinha, corredor ou despensa.Se a produtividade do dispositivo exceder o número acima, será necessário alocar uma sala separada para a caldeira

Saída de chaminé e produtos de combustão

A próxima etapa da instalação de um sistema de aquecimento suburbano é a organização da chaminé. Com uma chaminé mal projetada, existe o risco de incêndio na casa ou de envenenamento por monóxido de carbono para os moradores.

Recomenda-se a construção de uma estrutura para retirada de produtos de combustão de metal, tijolo ou cerâmica. Chaminé de cerâmica é a solução ideal na maioria dos casos.

A cerâmica combina harmoniosamente baixa transferência de calor e design modular. A única desvantagem dessa chaminé é o seu alto custo. Além disso, a estrutura deve ter configuração estritamente vertical.

Já os produtos metálicos serão a solução ideal para modelos de equipamentos para líquidos e gases. Afinal, essas chaminés são resistentes às influências mecânicas e químicas. A lista de vantagens também deve incluir a facilidade de instalação (a estrutura é montada a partir de módulos).

Chaminé metálica
A principal desvantagem de uma chaminé de metal são as grandes perdas de calor

Chaminés de tijolo são mais frequentemente usadas com caldeiras de combustível sólido. Sua principal vantagem é a baixa transferência de calor, mas a construção só deve ser realizada por especialista qualificado.

Ao projetar uma chaminé, é importante seguir as seguintes regras:

  • Uma cobertura deve ser colocada no final da estrutura. Este elemento fornecerá proteção contra umidade e objetos estranhos;
  • o formato da chaminé deve ser redondo. Nesse caso, os produtos da combustão do combustível se acumulam menos;
  • o número de voltas da chaminé não pode exceder três;
  • a estrutura é instalada meio metro acima da cobertura plana, e para a cumeeira esse parâmetro é de 0,5-1,5 m.

Se for tomada a decisão de instalar uma chaminé externa, um determinado padrão deve ser respeitado. Os especialistas recomendam colocar essa estrutura para cima, a uma distância de pelo menos meio metro da superfície do telhado.

Instalando radiadores em casa

A instalação de radiadores exige o cumprimento de certas regras. Em primeiro lugar, devem ser instalados exatamente na horizontal, sem distorções. Se estiver sendo montado um sistema de aquecimento monotubo, é aconselhável colocar os radiadores no mesmo nível.

Para minimizar a perda de calor, os elementos devem ser fixados a uma distância de 8 a 12 cm do chão e do peitoril da janela, bem como de 3 a 5 cm da parede. Além disso, o tamanho do radiador deve ser de pelo menos 3/4 das dimensões da janela. Isso evitará a formação de condensação.

Acessórios de latão
A melhor escolha seriam adaptadores e acessórios de latão. Se os compararmos com outros produtos oferecidos por fabricantes modernos, suas principais características são versatilidade (o metal acima interage bem com absolutamente qualquer material), boa transferência de calor e resistência à corrosão

Hoje existem três métodos usados conectando radiadores: lateral, diagonal e inferior. A primeira opção, por sua vez, é dividida em unilateral e diagonal. Além disso, às vezes os especialistas preferem o método da sela.

Qual caminho é melhor? Ao instalar um sistema de aquecimento em uma casa recém-construída, a solução ideal seria o método de conexão inferior. Permite instalar tubos no chão, escondendo-os sob a betonilha.Isso economizará preciosos metros quadrados e também tornará o interior do ambiente mais harmonioso e organizado.

Verificando e configurando o sistema

Depois de todos os equipamentos de aquecimento terem sido conectados, certifique-se de que o trabalho realizado está correto. Para isso, o sistema é abastecido com líquido refrigerante, após o qual é necessário monitorá-lo e verificar se há vazamentos.

Então a caldeira liga. O aquecimento do líquido permitirá finalmente verificar se o circuito foi montado corretamente e se não há violações.

Mesmo assim, se um erro foi cometido e um vazamento foi descoberto em algum lugar, para isso você precisa:

  • drene o refrigerante;
  • corrigir o defeito;
  • verifique novamente.

A etapa final é a vedação das ranhuras onde foram colocados os tubos. Se a instalação foi feita no chão, a melhor solução é uma betonilha. Quando a tubulação é instalada em uma parede, utiliza-se massa ou gesso. Em seguida, você pode fazer o trabalho de acabamento.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Aquecimento de uma casa privada com área de 300 m2:

Vídeo nº 2. Aquecimento de uma casa grande que não possui gasoduto:

Vídeo nº 3. Sutilezas do arranjo de aquecimento em uma casa particular com área de 150 m2:

A concepção, selecção e instalação de um sistema de aquecimento rural são processos que requerem a devida atenção e uma atitude responsável. Se você decidiu fazer tudo sozinho, terá que mergulhar de cabeça no trabalho e acompanhar de perto todos os detalhes.

Mas mesmo quando o trabalho foi confiado a profissionais, todo o processo terá que ser controlado.Lembre-se que somente neste caso você poderá organizar um sistema de aquecimento de alta qualidade que tornará uma casa particular verdadeiramente quente, aconchegante e, claro, segura.

Gostaria de nos contar sobre o esquema de aquecimento que preferiu para mobilar a sua casa? Você tem informações úteis que vale a pena compartilhar com os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Yuri Moshin

    Concordo plenamente que a melhor opção para aquecer uma casa de campo seria uma caldeira a gás. Mas a questão aqui não é tanto que possa ser mais caro do que outros sistemas de aquecimento, em termos de custo primário, mas sim o facto de alguns poderem temer que tal caldeira processe gás. Muitas pessoas têm a associação de que o gás significa que vai explodir. Fundamentalmente errado, especialmente para sistemas modernos que operam com fontes de energia a gás. Existem tantos sistemas integrados de ajuste e proteção que agora as caldeiras a gás modernas são completamente seguras. E além da alta eficiência em comparação com outros dispositivos de aquecimento, uma caldeira a gás também é extremamente econômica de operar!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica