Aquecimento por caldeira elétrica: opções para organizar o aquecimento a partir de caldeira elétrica
Se a conexão de uma área suburbana a um fornecimento centralizado de gás for impossível por algum motivo e pelo menos não estiver planejada nos próximos anos, então o aquecimento por caldeira elétrica é frequentemente usado para aquecer casas particulares - a solução tem uma série de vantagens, embora seja não é isento de inconvenientes.
Para usar o dispositivo de forma eficaz, é importante selecionar corretamente o equipamento elétrico e o diagrama de circuito. Oferecemos-lhe a oportunidade de compreender o design e as características funcionais dos diferentes tipos de caldeiras eléctricas, bem como avaliar as características das várias opções de ligação de unidades ao sistema de aquecimento.
Para quem pretende organizar o aquecimento doméstico a partir de um aparelho elétrico, será útil aprender como utilizar a tarifa dupla para reduzir a conta de luz.
O conteúdo do artigo:
Classificação do equipamento e princípio de funcionamento
Uma caldeira elétrica converte energia elétrica em calor e, dependendo das características do projeto, pode ser:
- TENOV;
- eletrodo;
- indução.
Independentemente do tipo, os modelos modernos estão equipados termostato, com o qual você pode ajustar a potência do dispositivo e o grau de aquecimento do refrigerante.
Normalmente também é possível receber informações de um sensor externo para controlar a temperatura da massa de ar de uma determinada sala.
Dispositivo com elemento de aquecimento
Dentro do recipiente destinado à água, instale elementos de aquecimento - elementos de aquecimento. Podem ser feitos em forma de tubos ou placas. Para regular o grau de aquecimento, os aquecedores são ligados um a um.
A água entra no tanque, é aquecida e depois transferida para o circuito. À medida que esfria ou aquece, os elementos de aquecimento individuais são ligados ou desligados. O movimento do refrigerante é controlado por uma bomba de circulação integrada.
Pode escolher modelos de circuito duplo nessas caldeiras, aquecem água não só para aquecimento, mas também para canalização. Os dispositivos com elementos de aquecimento são populares devido ao seu design simples e preço relativamente baixo. Quando usados corretamente, raramente quebram.
Além da água, são utilizadas composições anticongelantes ou oleosas de várias concentrações como refrigerante. Mas os tamanhos desses dispositivos costumam ser bastante grandes, o que limita as possibilidades na hora de escolher o local para instalá-los. Com o tempo, a placa se deposita nos elementos de aquecimento e os elementos de aquecimento precisam ser substituídos periodicamente.
Caldeira de eletrodo para aquecimento
Para o aquecimento, utiliza-se aqui a diferença de potencial entre dois eletrodos e a resistência natural da água, que surge devido aos sais nela dissolvidos. São dispositivos compactos que podem aquecer rapidamente pequenos volumes de água.
Uma bomba de circulação embutida não é necessária aqui. Este é um dispositivo simples que quase nunca quebra.E se isso acontecer, não será difícil consertar. O preço de dispositivos desse tipo pode ser considerado acessível.
Mas óleo e anticongelante não são adequados para tal caldeira: apenas água, e não água destilada, é aceitável como refrigerante. Com o tempo, os eletrodos se desgastam e se dissolvem na água. Eles precisam ser substituídos periodicamente por novos elementos.
Dispositivo de aquecimento por indução
Nessas caldeiras, o elemento de aquecimento é feito de uma carcaça dielétrica com uma bobina e um núcleo enrolados. A corrente na bobina causa uma diferença de potencial no núcleo, que aquece rapidamente. A energia térmica é transferida para o refrigerante.
Trata-se de uma caldeira de elevado rendimento e longa vida útil. Os modelos industriais são bastante caros, mas se desejar, podem ser fabricados análogo de indução caseiro. Qualquer líquido refrigerante é adequado e as avarias são extremamente raras.
Opções para conexão ao sistema de aquecimento
Caldeiras elétricas são utilizadas em sistemas com refrigerante líquido que circula pelas tubulações.
Estas podem ser opções de radiadores tradicionais:
- com movimento natural do refrigerante;
- com circulação forçada;
- opções combinadas.
Além disso, as caldeiras são utilizadas com sucesso em sistemas de piso radiante de água. Também são adequados quando combinam radiadores como principal fonte de aquecimento e TP como complemento. Ao instalar o aquecimento baseado em caldeira elétrica, você deve selecionar um esquema adequado.
Sistema de tipo natural
Este sistema funciona usando a capacidade da água de se expandir quando aquecida. O líquido refrigerante quente tende para cima, deslocando a água resfriada do circuito. Retorna ao trocador de calor, aquece, substitui o líquido resfriado, etc. Neste caso, a caldeira elétrica é colocada na parte inferior do circuito.
Implementação sistemas de circulação natural a água ao longo do circuito requer cálculo competente e instalação correta.
Será necessário um número significativo de tubos de determinado diâmetro, que devem ser assentados com a inclinação necessária. Podem surgir problemas se você precisar ajustar a potência do dispositivo e alterar o nível de aquecimento do refrigerante.
Circuito de circulação forçada
Aqui, a circulação da água quente pelas tubulações é garantida por uma bomba conectada ao sistema. Além disso, também será necessário um tanque de expansão de membrana e equipamentos que garantam seu funcionamento: manômetro, válvulas de corte, etc.
A caldeira elétrica é colocada abaixo, em seguida um tanque de expansão é conectado ao sistema, após o qual instalar uma bomba de circulação.
Este tipo de circuito é menos sensível às características de tubos e radiadores, o que oferece amplas oportunidades de escolha de componentes adequados. É nesses sistemas que o anticongelante pode ser usado. As possibilidades de regulação da temperatura da água no circuito também estão se ampliando.
Versão combinada do sistema
Tal circuito é inicialmente executado com base nos mesmos princípios de um sistema com movimento natural do fluxo do refrigerante. Portanto, a caldeira é colocada no ponto mais baixo para garantir a livre circulação da água quente.
Mas o sistema é complementado com um tanque de expansão e uma bomba de circulação para que haja a possibilidade de movimentação forçada do refrigerante. Isto é feito para que você possa escolher livremente o modo de funcionamento do sistema de aquecimento.
A opção combinada combina as vantagens de ambos os sistemas descritos acima. Para o funcionamento da bomba de circulação, com a qual a qualidade do aquecimento costuma ser muito superior, é necessária eletricidade.
Se o seu fornecimento for interrompido por algum motivo, o movimento do refrigerante no sistema forçado será interrompido, mas não no sistema combinado.
A água continuará a mover-se naturalmente ao longo do contorno. Para aquecimento, neste caso, pode-se utilizar uma fonte alternativa de eletricidade ou outro tipo de combustível. Existem opções que permitem mudar o sistema de elétrico para combustível sólido ou caldeira a gás.
Piso aquecido a água
Este é um tipo de aquecimento autônomo, cuja popularidade está em constante crescimento. É considerado mais econômico de operar do que sistemas de radiadores. Um circuito de aquecimento feito de um tubo estreito de plástico é colocado em uma betonilha sob o revestimento do piso.
O líquido refrigerante só pode ser aquecido a 26-28°C para fornecer calor suficiente à casa.A temperatura máxima permitida é de cerca de 50°C, mas esse calor elevado geralmente não é necessário. Para piso aquecido a água Caldeiras com elementos de aquecimento, que permitem variar amplamente a temperatura da água, são adequadas.
Se pretende utilizar o mesmo aquecedor para fornecer água quente ao sistema de abastecimento de água, terá que levar um modelo com resistência. O arnês deve incluir caldeira de aquecimento indiretopara que a água no circuito AQS fique mais quente do que para aquecimento em cerca de 15°C.
Em dispositivos de eletrodo, o aquecimento é geralmente de 60°C ou mais. Eles podem ser usados para TP, mas será necessária a instalação adicional de uma unidade de mistura para resfriar o líquido refrigerante a um nível aceitável.
Em qualquer caso, será necessário um pente hidráulico contendo tal unidade para a correta instalação de um aquecimento deste tipo. O controle do aquecimento é realizado por meio de um sensor de temperatura que determina a temperatura atual do refrigerante.
Existem módulos de controle automático que permitem levar em consideração adicionalmente o aquecimento do ar do ambiente.
Para que um piso quente funcione com sucesso, são necessários vários elementos importantes. Por exemplo, o tubo para cada circuito individual deve ser sólido; não são permitidas juntas. É necessário calcular cuidadosamente o comprimento de tal estrutura, levando em consideração o diagrama colocando o contorno TP.
Para fazer isso, você pode usar fórmulas especiais para realizar os cálculos manualmente.É conveniente utilizar calculadoras disponíveis em sites especializados. Após inserir informações sobre a área, layout e demais características da subestação transformadora, o programa fornecerá as informações necessárias.
Normalmente, o comprimento estimado do tubo é ligeiramente aumentado para ter uma pequena margem. Se parecer muito curto, você só terá que comprar um novo. Pisos aquecidos requerem um sistema de filtragem para garantir que o líquido refrigerante esteja suficientemente limpo.
Caldeira elétrica e tarifa dupla
Uma das razões significativas para a utilização de uma caldeira eléctrica para aquecimento é a possibilidade de utilização de tarifas duplas de utilização de energia eléctrica. A redução de taxas durante o período noturno permite reduzir significativamente os custos.
Você precisará adquirir e instalar um medidor de duas tarifas. É importante ressaltar que os modelos de equipamentos de circuito duplo com elementos de aquecimento fornecem água quente à torneira dobrável com um atraso característico perceptível. Como resultado, parte do calor é perdida, o que reduz o efeito de economia de eletricidade.
Faz sentido complementar esse projeto com um acumulador de calor externo que possa manter a alta temperatura da água aquecida por um longo tempo. Tal dispositivo é bastante eficaz ao usar um medidor de duas tarifas.
A água é aquecida à noite, armazenada quente e utilizada durante o dia, o consumo de energia durante o dia é reduzido, assim como a conta de luz.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Procedimento de instalação da caldeira elétrica:
Embora usar uma caldeira elétrica como dispositivo de aquecimento seja considerado muito caro, suas vantagens são óbvias.Tais dispositivos são seguros para as pessoas e para o ambiente, funcionam automaticamente, são acessíveis e fáceis de utilizar.
Se o tipo de sistema de aquecimento for escolhido corretamente e todos os seus componentes forem instalados profissionalmente, a caldeira funcionará durante muito tempo sem custos desnecessários.
Você tem experiência no uso de caldeira elétrica para aquecer sua casa? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.
Caldeiras com elementos de aquecimento já provaram ser as melhores. Simples e confiável, a eficiência é superior a 95%. O que mais há para ser sábio? O eletrodo e a indução dependem fortemente da composição e da condutividade elétrica do líquido no sistema, o que não está claro como controlar.
E temos uma caldeira de eletrodo de 9 kW. Funciona há 8 anos sem interrupção. Antes a caldeira Ten consumia mais energia, pagávamos 35% a mais do que pagamos agora. Rentável. Não houve problemas.