Como fazer uma cama com as próprias mãos: uma seleção de ideias + instruções de como fazer uma cama caseira
A cama é onde passamos um terço de nossas vidas dormindo. É por isso que você precisa abordar sua escolha com responsabilidade.Claro, você pode comprar uma cama em qualquer loja de móveis. Mas, veja bem, é muito mais interessante você mesmo arrumar a cama.
Portanto, a seguir iremos ensinar-lhe como fazer uma cama com as próprias mãos e descobrir quais ferramentas e materiais você precisará para isso.
O conteúdo do artigo:
Materiais para construir uma cama
Nos grandes hipermercados de construção e lojas especializadas em móveis você encontra tudo o que precisa para construir uma cama.
Para fazer a moldura costuma-se usar madeira, compensado e laminado. Tentamos fazer com que os elementos estruturais que serão visíveis de MDF a cor e textura que você gosta. O pintado parece especialmente atraente MDF.
Muitas vezes a cabeceira é equipada com espuma de borracha e forrada com tecido/couro/couro ecológico. Este elemento é decorado no estilo capitônio ou gravata de transporte.
Materiais básicos para montagem da cama: madeira ou lençóis MDF espessura de pelo menos 2 cm, borda contrastante ou para combinar com a cor principal da tela, espessura de 1-2 mm, viga de madeira 50x50 mm, comprimento mínimo de 4 m. É melhor que a viga seja feita de pinho ou faia.
Você também precisará de placas maciças, com pelo menos 2 metros de comprimento, e, dependendo do desenho escolhido, placas de compensado podem ser úteis.
Para fazer cama com caixas, é aconselhável comprar aglomerado. Este material é muito mais barato MDF. A única coisa é que as placas de aglomerado não são adequadas para a formação de pisos porque são muito finas.
Para obter um estoque durável e forte, você precisa escolher a montagem certa. Ao calcular o número de fixadores, leve em consideração o desenho da cama.
Além disso, não se esqueça de comprar cola, sem a qual é impossível conectar os elementos estruturais.
Além da cola você precisará de: parafusos, 3-7 cm de comprimento, pregos, 6-7 cm de comprimento, cantos de metal.
Ao escolher cantos de metal, preste atenção aos reforços e à dobra. As nervuras de reforço devem ser arredondadas e largas. A superfície de dobra deve ser lisa.
A presença de rebarbas indica que foi utilizado metal queimado e de baixa qualidade para produzir os cantos. Esses elementos de conexão são caracterizados pela fragilidade - eles quebram e quebram rapidamente.
Leia o artigo - Cama de metal faça você mesmo.
Instruções de montagem
Existem muitos tipos de camas. Eles diferem nos materiais de que são feitos, na aparência, na forma como as peças são conectadas e no tamanho. A cama pode ser apoiada sobre pernas ou colocada diretamente no chão.
Qual opção é melhor cabe a você decidir. Concentre-se no seu gosto e nos materiais disponíveis. Se você planeja colocar a cama sobre um piso de concreto em um quarto com alta umidade, tome cuidado ao tratar a madeira com agentes antifúngicos especiais.
Opção número 1 - cama de madeira
O primeiro passo é construir uma moldura que servirá de base para toda a nossa estrutura. A altura padrão da moldura é de 15 a 20 cm.Na hora de montar um beliche será necessário preparar duas molduras do mesmo tamanho.
Se o produto não ficar apoiado nas pernas, mas sim nas paredes laterais, é aconselhável providenciar gavetas. Essas partes da estrutura destinam-se ao armazenamento de roupas de cama e outras coisas.
Etapas de montagem da cama:
- Montagem da moldura. A ligação nos cantos é feita por meio de fixação tipo “trava” e cantos metálicos.
- No centro são instaladas barras nas quais é colocado o jumper central.
- As pernas são fixadas usando parafusos auto-roscantes e parafusos e coloque-os, via de regra, ao longo das extremidades da cama e da viga central.
- A seguir, as placas transversais são cortadas e fixadas com parafusos nas tiras de suporte com passo de 35-40 mm.
- Quando tudo estiver pronto, todas as pontas são lixadas, o produto coberto com tinta e envernizado.
Consideramos a opção da cama mais simples e sem cabeceira. Mas as soluções interiores modernas usam tipos de camas mais sofisticados.
Uma característica de design dessas camas é a presença de cabeceira ou estribo.
Lembre-se, o comprimento do local de dormir é selecionado levando-se em consideração a altura da pessoa, acrescenta-se 20-30 cm. O comprimento padrão é 190-210 cm. A largura do local de dormir é determinada pelo número de pessoas dormindo. Existem camas de solteiro - 100-150 cm, camas de uma e meia - 120-160 cm, camas de casal - 140-160 cm e camas infantis - 90-100 cm.
A altura da cama pode estar na faixa de 20 a 90 cm, mas o padrão é considerado uma altura de 40 a 60 cm. Via de regra, as camas altas são colocadas em quartos pequenos, ecama de solteiro A área é usada para guardar coisas.
Em vez de gavetas, pode ser aproveitado todo o espaço da cama. O piso com colchão, neste caso, é elevado por meio de mecanismo de elevação a gás.
Opção nº 2 - cama-pódio
Para quem deseja montar uma cama pódio com as próprias mãos, antes de mais nada, é preciso decidir o tipo de estrutura, já que o dormitório pode ficar dentro da moldura ou estender-se para fora, e a área onde ficará. colocada.
A seguir, é necessário completar o desenho e fazer marcações nas paredes e no chão. Ao colocar o pódio próximo à parede, será necessário remover o rodapé.
Consumíveis: madeira com seção de 50x50 mm, chapas de compensado com espessura mínima de 12 mm para acabamento bruto, tábuas, MDF, laminado ou aglomerado laminado para acabamento de revestimentos, cantos galvanizados, cola, parafusos, âncoras. Ferramentas que você precisará: nível de construção, Chave de fenda, fita métrica e serra.
Etapas da criação de uma cama-pódio:
- As vigas preparadas são fixadas horizontalmente ao piso e às paredes de acordo com as marcações. Âncoras são usadas para isso.
- Barras verticais são fixadas na peça resultante, que servirá como pernas da estrutura. A distância entre as toras não deve ultrapassar 40 cm.
- Determinado pela localização do colchão. Uma moldura adicional é criada em seu local: 2 vigas longas nas laterais e 1 ao longo da linha central.
- Recheado lamelas nos locais das vigas da estrutura.
- Coloque a cabeceira da cama, anexando-o no lugar certo.
- Folhas preparadas de madeira compensada ou MDF Eles são fixados na parte superior e nas laterais da estrutura por meio de parafusos. As seções visíveis dos painéis são cobertas por uma borda que combina com a cor da moldura.
Elementos adicionais da cama do pódio podem ser gavetas ou degraus embutidos. A decoração do produto envolve a colocação de carpete, faixa de LED e mesinhas de cabeceira.
As elegantes camas pódio dividem perfeitamente o espaço, permitem alocar mais espaço livre no quarto, ocultam pisos irregulares e também têm uma aparência muito original e elegante.
Opção nº 3 - cama de casal com cabeceira
As camas de casal com cabeceira são a solução perfeita para quartos decorados em qualquer estilo. A cabeceira pode ser macia ou dura. Cama padrão - 200x160 cm.
Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de desenvolver um desenho. Não só permitirá visualizar produto futuro, mas também ajudará a calcular corretamente a quantidade de consumíveis.
Etapas de fabricação camas estilo flutuante:
- Limpeza de bordas com lixadeira. Coloração de madeira.
- Conectando placas usando cantos de metal.
- Formando a cabeceira da cama. As pranchas são fixadas às duas vigas e as tábuas são colocadas entre as pranchas.
- Adesão lamelas para os lados.
- As vigas verticais são conectadas à faixa horizontal com cola de madeira e parafusos grandes.
- Conectando a base da cama à cabeceira.
Com uma cama flutuante, sua residência parecerá elegante e incomum.
Opção nº 4 - cama de paletes
Recentemente, as camas feitas de paletes tornaram-se especialmente populares. Eles estão localizados no campo, nos fundos de imóveis comerciais e em apartamentos.
Os proprietários consideram esta solução como uma opção temporária até adquirirem uma cama adequada.
Ao montar uma cama de palete os paletes de madeira são tratados com agentes protetores que evitam que a madeira fique exposta à umidade e à formação de fungos. Para construir uma cama de casal padrão, use apenas 6 a 8 paletes ou 4 Euro paletes.
É proibido colocar móveis nas proximidades lareiras. Também não é aconselhável pular nele, caso contrário você pode simplesmente quebrar o fundo.
A montagem do produto demorará muito pouco, pois paletes - são estruturas prontas que só precisam estar corretamente conectadas entre si.
Estágios de trabalho com Euro paletes:
- Limpeza palete remova a sujeira e a poeira com uma esmerilhadeira ou lixa. Primer, abertura com verniz ou tinta. Aguardando a secagem completa.
- Fixação dos paletes na ordem escolhida. Via de regra, 6 paletes são interligados. Cantos, placas e parafusos de metal são usados como elementos de fixação.
- Para montar uma cama, cujo desenho inclui um nicho para colchão, a camada superior dos paletes é colocada de baixo para cima. Os suportes são cortados de forma a formar a letra “P”.
- Uma cabeceira feita de paletes é colocada no topo da estrutura montada.
A estrutura montada do produto acabado é colocada na sala. Um colchão é colocado por cima e a roupa de cama é colocada.
Uma cama feita de paletes pode ter mesas laterais nas quais é conveniente colocar lâmpada, celular, revistas.
Opção nº 5 - beliche infantil
Os beliches são relevantes para famílias com vários filhos pequenos. Projetos com duas camas permitem organizar o espaço de forma racional.
A camada inferior pode ser feita em forma de cama ou escrivaninha, a superior é destinada ao sono de uma criança.
Para criar um beliche tradicional, você precisa estocar tábuas e parafusos auto-roscantes. O cálculo dos materiais é realizado levando em consideração o desenho. A espessura das tábuas de pinho ou faia varia entre 20-45 mm.
O primeiro passo é começar a formar as armações finais da cama. As placas são fixadas umas às outras usando parafusos auto-roscantes. Monte as barras horizontais e coloque-as lamelas. Finalmente, uma escada é construída. Todos os demais elementos são fixados conforme desenho.
Antes de fixar as peças, certifique-se de fazer furos nos locais dos parafusos. Depois de montada a cama de dormir, cubra-a com tinta ou verniz brilhante incolor.
Opção nº 6 - cama suspensa
No mundo do design de interiores, as camas suspensas merecem atenção especial. Eles se distinguem por sua aparência incomum e elegante e pela capacidade de balançar facilmente - versão de teto.
É possível fazer você mesmo uma cama assim? Claro! Basta ter paciência e seguir à risca as recomendações dos moveleiros profissionais.
Existem vários tipos de camas suspensas: de teto, de parede, combinadas - fixadas no teto e na parede.
Os móveis são feitos da seguinte forma. Primeiro, a localização da cama é determinada. É melhor instalá-lo longe dos móveis, caso contrário, durante o movimento, pode tocar e danificar outros objetos do ambiente. Em seguida, a moldura é unida. Os cantos são usados para conectar elementos de madeira, parafusos auto-roscantes e cola. As laterais são fixadas na moldura com pregos.
Os parafusos são instalados ao longo do perímetro da cama em 4 lados e as âncoras são fixadas paralelamente ao teto. Para fixar a cama na posição flutuante, primeiro passe as cordas pelas âncoras no teto e depois prenda-as na estrutura do balanço. Depois disso, você pode colocar o colchão na cama e colocar a roupa de cama.
As camas suspensas têm um design extraordinário. As crianças e os jovens simplesmente adoram estas camas de balanço.
A única desvantagem das camas é a incapacidade de se movimentar no quarto. As dificuldades de fazer uma cama estão mais relacionadas à fixação confiável do que à confecção de uma moldura.
Fazendo uma cabeceira macia
Camas com cabeceiras estofadas parecem um milhão. Você absolutamente não precisa gastar quantias exorbitantes de dinheiro na compra de uma cama assim, porque você mesmo pode fazê-la.
Veremos a maneira mais difícil de fazer uma cabeceira macia em forma de mesa de transporte - de uma maneira diferente capitônio. Para isso, prepare cola, espuma de borracha, estofamento, botões, fios de seda e agrafador com grampos.
Etapas de fabricação:
- Escolha lindos botões forrados com tecido. Se desejar, você mesmo pode cobrir os botões com material.
- Marque a laje. Desenhe linhas paralelas e perpendiculares, marque os vértices dos losangos. Faça furos no topo dos diamantes, com 2-3 mm de espessura.
- Corte um pedaço de espuma de borracha no tamanho desejado e use cola para fixá-lo no fogão. Se necessário, o excesso de espuma de borracha é cortado com uma faca afiada.
- Faça marcas na espuma de borracha onde os botões ficarão. Para isso, passe o furador pelos furos do compensado ou aglomerado, fure a espuma de borracha com ele e marque um ponto com caneta hidrográfica no local da punção.
- Em espuma de borracha na área da marca pare com isso furos de pequeno diâmetro. Eles devem ser claros e redondos.
- Aplicar uma camada enchimento de poliéster para nivelar a superfície. Bloqueie-o agrafador. Usando os dedos, rasgue a área onde os botões serão colocados.
- Coloque o tecido/couro na cabeceira. Proteja-o agrafador. Para melhor tensão do material, utilize uma tira que é pregada na parte interna do produto. Ao trabalhar, preste atenção especial aos cantos.
- Usando um furador, puxe os botões com cordas de seda por dentro. Aperte cada corda, uma de cada vez, e prenda-a com grampos.
Após estes procedimentos bastante complexos, a cabeceira é colocada acima da cama. O mais importante no trabalho é a precisão das marcações e a tensão correta do tecido/couro, principalmente nos cantos.
Chamamos sua atenção para artigos - Casa de cama faça você mesmo E Como fazer uma cama com um tubo perfilado
Conclusões vídeo útil sobre o tema
Sobre, como montar uma cama de madeira assista ao vídeo com suas próprias mãos:
Esperamos ter respondido detalhadamente à questão de como você mesmo pode montar uma cama. Isso exigirá: desejo, habilidades mínimas e algum tempo livre.
E se você tiver experiência na construção independente de uma cama a partir de materiais improvisados, não deixe de nos escrever no formulário de feedback localizado no artigo. Lá você pode tirar dúvidas sobre o tema do artigo que lhe interessa.