Como fazer uma cama de metal com as próprias mãos: instruções passo a passo, dicas práticas

Os móveis da casa devem ser confiáveis ​​​​e duráveis.A estrutura de uma cama, sofá e até mesmo de uma cadeira de boa qualidade é feita de carvalho ou madeira nobre. Mas você pode fazer uma cama de metal.

Carvalho, lariço e faia serão caros e, além disso, é necessário ter as qualificações adequadas para não estragar o material caro. Com o metal tudo é mais simples, é mais acessível de processar e qualquer faz-tudo pode trabalhar com ele.

Desenhos e opções de implementação

Em primeiro lugar, vamos escolher um projeto adequado. Na maioria dos casos, uma cama de metal faça você mesmo é feita de um canto de aço, um perfil de ½” ou ¾” ou um cano de água. Tudo depende do tamanho e das características de design da cama.

Apenas as principais peças de suporte serão feitas de metal:

  1. Moldura para colchão.
  2. Encostos. Pode ser feito de tubo redondo ou perfil quadrado.
  3. Suportes e reforços adicionais.

Você pode facilmente criar um projeto usando seus próprios padrões e esboços. O uso do metal garante que a cama, individual ou dupla, será resistente e confiável. Mas você não pode ficar sem desenhos. A documentação do projeto permite fazer uma cama com mais rapidez e sem desperdício de material.

Modelos individuais

Camas de solteiro são raras. Na maioria das vezes, os proprietários preferem um modelo e meio ou duplo. Para os fãs de móveis domésticos personalizados, uma cama de metal pode ser feita a partir de seções de tubo de ¾”, bem como porcas de fixação, ângulos e tês.Tudo feito de liga de aço.

Modelos individuais

Para construir uma cama de solteiro, você precisa cortar peças brutas de um tubo de gás de alta pressão feito de liga metálica. Você pode usar aço comum, mas as peças deverão ser enviadas a uma oficina para cromagem ou niquelagem adicional. Além disso, o tubo de gás tem uma espessura de parede superior a 4 mm, o que significa que após o corte da rosca do tubo resta uma grande margem de espessura.

A vantagem é que os móveis feitos de tubos de aço podem ser facilmente desmontados, transportados, armazenados ou montados na dacha ou em uma casa de campo.

Infantil

A opção mais simples é fazer uma base a partir de um tubo perfilado quadrado 25x25 mm ou 30x30 mm. Para a versão infantil, é melhor fazer o encosto não de metal, mas usar móveis de pufe ou outros móveis estofados.

Infantil

O projeto é uma moldura retangular simples feita de tubo corrugado, soldada a topo no formato de uma moldura. Triângulos de aço são soldados nos cantos - lenços feitos de metal com espessura de 6 a 8 mm. Postes verticais feitos de tubo de duas polegadas são soldados aos triângulos.

De acordo com este esquema, as camas das crianças são muitas vezes feitas para uma dacha ou uma casa de campo, incluindo beliches. Ao contrário dos móveis de madeira, as armações de metal não têm medo da umidade e podem passar o inverno facilmente, mesmo em uma sala sem aquecimento.

Em formato de cama alta

Muitas vezes as opções infantis são feitas em formato de cama alta.

Dobro

Na maioria das vezes a cama é feita em versão dupla. Assim, o maior número de modelos foi inventado e desenvolvido para este formato.

Por exemplo, uma cama de casal de metal pode ser composta por 2 seções.

Dobro

Cada berço é feito separadamente de tubo perfilado e instalado em uma estrutura de aço comum.

Os móveis duplos costumam ser feitos de uma combinação - a estrutura e os encostos são de metal (tubo corrugado) e a parte de suporte do colchão e das pernas pode ser de carvalho.

Dobro

Este é um dos modelos de móveis metálicos de maior sucesso, mas tem 2 desvantagens:

  1. Alta intensidade de trabalho, por exemplo, para cada elemento elástico será necessário fazer 2 fixadores (suportes) individuais.
  2. Cada parte deve ser ajustada manualmente.

Mas às vezes o design é simplificado - o encosto dianteiro é abandonado e os elementos elásticos que sustentam o colchão são substituídos por travessas de aço. Isso só faz sentido se for usado um colchão estofado na cama, e não um colchão normal.

Dobro

Uma cama de casal de metal pode ser montada a partir de canos de água, canos e triângulos. Mas se na versão única esse método proporcionava um nível mínimo de rigidez, então na versão dupla a conexão roscada não é forte o suficiente.

Dobro

A cama pode ser feita, mas existe o risco de danificar os acessórios de paredes relativamente finas - cantos e triângulos.

Se você precisar de móveis desmontáveis ​​​​para 2 dormitórios, o melhor é fazê-los em braçadeiras de montagem, que são utilizadas para a montagem de andaimes e estantes metálicas.

Dobro

Para quem gosta Móveis estilo loft, podemos oferecer o modelo mais simples a partir de um tubo quadrado 70x70 mm e forro colorido.

Dobro

Esta é a versão mais confiável e simples de cama que pode ser construída em casa mesmo sem experiência prática na realização de trabalhos deste tipo. O móvel possui uma estrutura metálica durável, todas as peças são conectadas entre si por soldagem.

A cama não tem cabeceira, pelo que os móveis podem ser facilmente levantados na vertical e encostados à parede para libertar espaço no interior do quarto.Mas na maioria das vezes essas camas são usadas para criar playgrounds domésticos para crianças na varanda ou cobertas terraço.

Os admiradores do estilo “minimalismo” ou “techno” procuram camas com design simples, formato retangular e ausência de elementos decorativos.

Essencialmente, é uma estrutura de metal (geralmente um tubo quadrado) com uma cabeceira de formato simples.

Da mesma forma é montado cama flutuante.

cama flutuante

Sujeito à correta seleção de móveis e interior, uma simples cama “retangular” de metal pode parecer elegante e mais atraente do que modelos com cabeceiras forjadas ou curvas.

Quais ferramentas e materiais serão necessários

Para fazer uma cama de metal com as próprias mãos, você usará um tubo quadrado de 40x40 mm. As pernas dos móveis serão feitas de um tubo perfilado.

A estrutura metálica acaba sendo pesada e estável, mas transportar a cama acabada não será fácil, por isso é melhor escolher o local de montagem próximo à sua casa ou apartamento.

A construção de uma cama requer um conjunto mínimo de ferramentas e equipamentos para processamento de metal:

  1. Soldagem semiautomática. O metal das paredes dos tubos perfilados é fino, portanto a soldagem (corte) é realizada com aparelho de dióxido de carbono ou argônio.
  2. Moedor com conjunto de discos de corte e desbaste.
  3. Um conjunto de grampos de bancada para posicionamento preciso de peças de trabalho para fazer soldas de ângulo.
  4. Condutor de soldagem.
  5. Paquímetros Vernier, fita métrica, régua de encanador e canto.

Além disso, você precisará criar elementos decorativos com os quais poderá decorar as costas de metal. Todas as peças são pintadas com uma camada de primer e duas camadas de esmalte pentaftálico.

Conjunto

Instruções de criação passo a passo

A parte mais simples do processo de fabricação é comprar o metal e entregar o tubo no local de corte. Dimensões da moldura: 1650x2000 mm. A altura do encosto na cabeceira é de 800 mm, a altura das pernas é de 300 mm. Como o tamanho máximo da peça maior é de apenas 200 cm (cabe no carro), todo o metal é adquirido em peças de 210 cm.

Peças metálicas

Para fazer uma cama você precisará de peças de metal:

  • 2.000 mm e 1.920 mm de comprimento, 2 unid. cada tamanho;
  • peças de 1650 mm – 4 unid., 1730 mm – 1 unid.;
  • para costas, peças de 800 mm cada - 2 unid., para pernas traseiras, 300 mm cada - 2 unid.

Soldamos a moldura com pinças para garantir a qualidade da costura e a precisão do ângulo 90Ó.

Quadro

Em primeiro lugar, é necessário cortar o tubo corretamente. Para a cama foi adquirido metal - 8 fios de 2.000 mm de comprimento (50x50 mm), 4 fios de 2.000 mm de comprimento (25x25 mm). Como a lista de blanks contém peças de 800 mm cada, após o corte haverá peças de 400 mm e 700 mm cada.

Quadro

A parte mais crítica - a estrutura da estrutura - deve ser soldada em seções inteiras. As peças restantes são montadas a partir de peças. O tubo precisa ser soldado de topo. Mesmo os cortes mais curtos serão usados.

Quadro

Limpe as costuras com uma máquina angular para que o local onde o metal é soldado não possa ser determinado pelo toque.

Quadro

Corte as peças da moldura em um ângulo de 45 nas extremidadesÓ. Esta é a parte mais difícil de todo o projeto de construção da cama metálica. Você precisa cortar com a maior precisão e uniformidade possível. Se você tentar cortar metal com uma esmerilhadeira, a linha de corte exata estará apenas na prateleira superior da seção quadrada. A parede inferior do tubo será cortada com um pequeno erro. E como as paredes metálicas são finas, é bom soldar 2 tubos em um ângulo de 90Ó Não vai funcionar mais.

Costumização

Portanto, será utilizado um dispositivo com bordas já ajustadas. Essencialmente, este é um pedaço de tubo com uma borda cortada em um ângulo de 45Ó e um retentor de parafuso. Basta colocar o dispositivo na extremidade da peça e cortar ao longo da borda.

O próximo passo é soldar a moldura. Para isso são utilizados 3 blanks (2 x 2000 mm e 1 x 1650 mm), 2 pinças e um ângulo de gabarito.

Projeto do condutor

O principal segredo está no design do condutor. Este é um dispositivo complexo com guias especiais nas quais são colocadas peças de trabalho com bordas cortadas.

Antes de soldar o metal, as partes do futuro leito devem ser alinhadas para que as peças mantenham um ângulo de 90Ó, e eles estavam localizados no mesmo plano. Começamos a soldar pelo interior da junta.

Além disso, você precisará soldar o metal nas costuras por dentro em todos os 4 cantos e, em seguida, usar uma fita métrica para medir as diagonais da moldura. Certifique-se de que a estrutura da cama seja estritamente retangular. Depois disso, você pode soldar as costuras restantes nos cantos.

Durante a primeira soldagem o metal aquece, portanto, após a soldagem da junta externa, não haverá tensões residuais. Simplificando, as partes soldadas da cama não se moverão durante o processo de resfriamento.

O próximo passo é soldar 2 travessas internas. Para reduzir as tensões internas, cada peça é ajustada ao tamanho com uma precisão de 0,5 mm.

As travessas também são fixadas com grampos antes da soldagem.

As travessas também são fixadas com grampos e niveladas no plano antes da soldagem. Após concluir a soldagem, é necessário esperar até que o metal esfrie e medir novamente as diagonais da estrutura da cama.

Resta fazer as pernas traseiras da cama na estrutura. Escolhemos o lado que ficou menos uniforme e soldamos uma cinta nos cantos. Desta forma fortalecemos o ângulo.Cortamos 2 pedaços de 250 mm cada e soldamos um em cada canto diretamente na escora. Mas se não quiser se preocupar com as escoras, você pode soldar os tubos ao metal diretamente no canto da moldura.

Cabeceira

Os próximos elementos são o encosto na cabeceira e o suporte de apoio. O processo de fabricação da cabeceira segue o mesmo esquema da moldura. É necessário cortar 2 blanks do tubo corrugado com comprimento de 800 mm, sendo um de 1650 mm e 1730 mm de cada. Para soldagem usamos o mesmo conjunto de ferramentas - 2 pinças e um gabarito de soldagem.

Montagem de cama

 

A única diferença do esquema com estrutura de cama é que a travessa horizontal superior (165 cm) é soldada aos postes verticais em um padrão de “ponta”. Ou seja, após soldar o metal, deve-se obter uma semi-moldura no formato da letra “P”.

A travessa inferior do encosto é soldada sobreposta (a estrutura da cama repousará sobre ela) a uma altura de 300 mm da borda inferior do poste vertical. Se você não tiver certeza de que o metal é soldado de forma eficiente, a conexão pode ser reforçada com cantos suspensos de 40x40 mm.

Montagem de cama

Antes de continuar a fabricação de móveis metálicos, todas as peças devem ser tratadas com um composto passivante. Esta é uma solução aquosa de ácido fosfórico, usada na reparação de carrocerias de automóveis para proteger o metal da ferrugem. A composição é segura e altamente eficaz.

O processamento do metal deve ser feito antes da montagem da cama para que toda a superfície fique coberta por uma película protetora. Depois, a moldura e as partes traseiras são deixadas em uma sala quente e ventilada por um dia. Então você precisa umedecer o metal com um pano limpo e água. Em outro dia você poderá continuar montando a cama.

Basicamente, basta fixar a cabeceira à estrutura da cama.Isso não é fácil de fazer, pois deve haver um ângulo de 90º entre a estrutura e o encostoÓ. Caso contrário, a cama parecerá amassada.

Temos que recorrer à astúcia. Coloque a estrutura da cama acabada em um plano horizontal (você pode usar uma folha de madeira compensada em uma mesa de soldagem). O metal terá que ser furado, por isso fixamos a peça com uma pinça.

Colocamos o encosto com as pernas viradas para baixo na borda da moldura. A peça parecerá pendurada na estrutura, apoiada por uma travessa. Somente nesta posição haverá um ângulo de 90 entre a parte traseira e o plano da molduraÓ. Alinhe as peças e fixe-as com dois grampos.

Cabeceira

Conectaremos a cabeceira e a estrutura da cama com parafusos M12 de 120 mm de comprimento. Para isso, fazemos furos em pontos opostos aos locais onde o metal é soldado. A broca deve atravessar toda a barra transversal e a estrutura da cama.

Você precisará colocar uma arruela larga sob a cabeça do parafuso.

Você precisará colocar uma arruela larga sob a cabeça do parafuso e soldá-la ao metal da estrutura. Os fixadores aparafusados ​​devem permanecer dobráveis ​​para que a base de metal pesado possa ser desmontada, embalada e transportada para o local de instalação a qualquer momento.

Conjunto

O resultado deve ser uma cama quase acabada. Para evitar que a parte traseira pareça vazia, soldamos dois jumpers de metal em seu interior. Por um lado, o design dos móveis vai melhorar, por outro lado, será possível fixar o encosto dos móveis de madeira. É melhor que metal.

Conjunto

Processamento final

A maior parte dos móveis já foi montada. Resta apenas pintura e pequenos acréscimos decorativos para realçar o design da cama.

Primeiro de tudo, o metal precisa ser preparado. É melhor usar primers especiais com alto nível de adesão. Este revestimento protege bem o metal das costuras soldadas. Portanto, se a cama passa o inverno regularmente em algum lugar da casa de campo ou de um celeiro, você pode ter certeza de que não aparecerá ferrugem.

A próxima etapa é a pintura. Normalmente o metal é revestido com esmalte preto ou marrom claro, com ou sem brilho. Definitivamente 2 camadas. Se não for usada decoração adicional, então uma tinta que dê brilho é melhor. Se a cabeceira da cama for complementada com padrões forjados, ela deverá ser pintada com tintas e vernizes que dêem uma superfície fosca.

Antes de colocar o colchão, a estrutura deve ser revestida com placas de compensado ou OSB, caso contrário a parte macia do móvel pode perder rapidamente a elasticidade.

Existe outra opção de acabamento, sem uso de tinta e primer. As partes da moldura são limpas até obterem um brilho de “metal branco” (foto abaixo).

Limpo para um metal branco brilhante

Para fazer isso, você pode usar acessórios em uma furadeira elétrica para escovar o metal das carrocerias dos carros antes de pintar. Após a usinagem, as peças são atacadas com ácido. Desta forma você pode obter um metal branco, de cor semelhante ao aço inoxidável, ou criar uma pátina leve. Após o tratamento, a moldura é lavada em água, seca com ar quente e revestida com verniz incolor.

Com a seleção correta da solução de ataque, você pode obter o brilho da “prata velha”, “cobre”, “grafite” e até mesmo o tom azulado do metal “endurecido”. A seleção dos reagentes deve ser realizada por especialista.

Como melhorar o design de uma cama de metal

Existem diversas maneiras de deixar sua cama mais atraente e estilosa. Por exemplo, altere o formato da cabeceira e do encosto.

Se possível, é melhor encomendar elementos decorativos em metal forjado. Algumas sobreposições tornarão o design da cama mais elegante.

Cama de metal forjado

Cama de metal forjado

Não adianta fazer toda a cama de metal forjado. Vai custar muito mais caro e a própria estrutura é mais pesada e não pode ser reparada.

A segunda forma é decorar os encostos em estilo moderno. Por exemplo, loft ou techno.

A mobília é elegante e cabe facilmente na maioria dos interiores de apartamentos modernos. Além disso, você pode decorar a cama com peças metálicas adicionais tanto na fase de fabricação quanto após a montagem final e até mesmo no uso prolongado do móvel.

Uso de escudos de madeira

Outro método de acabamento é utilizar painéis de madeira (caseiros). A decoração de sobreposição feita de tábuas pode ser facilmente fixada na cabeceira e nas pernas.

Para evitar que os móveis pareçam vazios, as vigas laterais da estrutura de ferro também são cobertas com elementos suspensos. Eles também impedirão que o colchão da cama se mova ao longo da estrutura.

Fazer uma cama de metal com as próprias mãos não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Mas, como acontece com a montagem de qualquer móvel, o processo requer um conhecimento preciso da tecnologia, posse de uma máquina de solda e ferramentas manuais. Em geral, com marcação e soldagem cuidadosas, a cama resultará em qualquer caso.

Conte-nos sobre sua experiência na construção de móveis domésticos de metal. Quão difícil foi escolher um projeto e se o resultado justificou o investimento de dinheiro e esforço. Salve o artigo nos seus favoritos para não perder as instruções de montagem.

Comentários dos visitantes
  1. Krylevsky

    O tubo é realmente muito grande, tudo poderia ser montado a partir de um quadrado de 25x20 mm, basta reforçar as laterais da moldura, daria um berço leve e confortável.

  2. Vitaly Aleksandrovich

    Acabou sendo muito pesado de alguma forma. As costas poderiam ser de madeira. Fiz de ripa, cobri com compensado e folheado, meus amigos acham que o móvel foi comprado.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica