Como fazer uma cama a partir de um tubo perfilado com suas próprias mãos - diagrama, instruções

O tubo perfilado é um material universal. Durável, com custo relativamente baixo e longa vida útil.É utilizado em diversas áreas da atividade humana e na fabricação de móveis, inclusive.

Uma cama feita de tubo perfilado é uma das opções populares mobília de quarto, que não emite um único rangido durante toda a sua vida útil, como acontece com camas feitas de outros materiais.

Desenhos e opções de implementação

Não existem requisitos rigorosos para camas feitas de tubos perfilados. Existem certos padrões para as próprias camas que devem ser seguidos na fabricação deste móvel. É tudo uma questão de colchões e seus tamanhos padronizados. Porque é melhor comprar pronto do que costurar sob medida para caber no tamanho da estrutura da cama.

Tamanhos padrão destes produtos:

  • único: largura 80 ou 90 cm, comprimento 190, 195 ou 200 cm;
  • um dormitório e meio: largura 120 cm, comprimento como na versão anterior;
  • duplo: de 140 a 200 cm com intervalo de 20 cm, mesmo comprimento.

Portanto, antes de começar a fazer uma cama a partir de um tubo perfilado com as próprias mãos, é necessário escolher as dimensões do futuro local para dormir, levando em consideração os parâmetros acima. E com base nesses indicadores, faça um desenho no qual indique não só as dimensões, mas também o formato do móvel.

Uma cama é uma estrutura pré-fabricada e desmontável, que geralmente consiste em 3 partes:

  • estrutura de colchão;
  • 2 costas: uma mais alta que a outra ou idêntica.

Os últimos elementos de uma cama feita de tubo perfilado podem subir acima da estrutura ou podem ficar nivelados com ela. A última opção é econômica. Será necessário menos tubo de perfil para produzir.

Se o desenho estiver pronto, então é necessário colocar nele as dimensões de cada elemento - fazer o detalhamento. A precisão dimensional o ajudará a montar de forma rápida e eficiente uma peça de mobília de quarto, sem procedimentos adicionais - sem ajustes complicados.

Se algum elemento for um pouco maior em tamanho, ele poderá ser ajustado - cortado para o parâmetro desejado. Se for menor, então este é um defeito que deverá ser substituído por um novo elemento aparado. Tais despesas levarão ao gasto excessivo do tubo perfilado, o que aumenta o custo do produto.

O corte de um tubo perfilado é feito com uma retificadora, onde o material consumível é um disco de corte. Eles precisam estocar em grandes quantidades. Isto também se aplica aos eletrodos, pois os elementos do leito serão conectados entre si por soldagem elétrica.

Como a estrutura feita de tubo perfilado é desmontável, serão necessários parafusos de móveis para conectar as peças - eles têm cabeça arredondada.

Não faz diferença por qual parte você deve começar a arrumar a cama. Mas existem 2 opções para aquisição de material:

  1. Primeiro, os elementos são cortados, por exemplo, uma parede lateral. Depois disso, está completamente montado. A seguir, na mesma ordem, as demais partes da cama.
  2. Todos os elementos de todas as 3 partes são cortados. Depois, cada peça é montada separadamente.

A primeira opção é melhor, principalmente para iniciantes. Um grande número de tubos de perfil cortados são confusos. Você pode recortar os elementos de cada parte e colocá-los em um determinado local para que nada se misture.

E a última etapa do projeto é a montagem de uma cama a partir de um tubo perfilado. Suas peças são montadas separadamente conforme diagrama em máquina de solda. Em seguida, eles são fixados em uma estrutura com parafusos para móveis.

Quais ferramentas e materiais serão necessários

Ferramentas e consumíveis:

  • máquina de solda;
  • Búlgaro;
  • martelo;
  • furar;
  • nível de construção;
  • canto;
  • rebolo e disco de corte;
  • broca para o diâmetro de um parafuso de móvel;
  • eletrodos.

De materiais adicionais:

  • tinta (de preferência em lata) para metal;
  • massa metálica;
  • parafusos de móveis.

Instruções de criação passo a passo

As instruções passo a passo para fazer uma cama a partir de um tubo perfilado começam na fase preparatória. Para isso, a quantidade de materiais necessários é determinada estritamente de acordo com o desenho: tubo perfilado, parafusos para móveis. É necessário medir o comprimento de todos os elementos somados. Isso lhe dará o comprimento total do tubo de perfil necessário.

Mas como o projeto utiliza tubos de seções diferentes, as medições precisam ser feitas para cada posição separadamente. Desta forma a quantidade de cada elemento será conhecida com exatidão.

Normalmente, uma cama requer um tubo perfilado com seção transversal de 40x40 ou 40x20 mm. É usado para estruturas e estruturas de suporte. Uma seção de 25x25 ou 30x30 mm é usada para elementos intermediários que criam resistência e estabilidade.

Quadro

A coisa mais difícil na fabricação de uma estrutura retangular a partir de um perfil de metal é conectar todos os elementos em ângulos retos. Portanto, o trabalho de montagem de uma estrutura de cama a partir de um tubo perfilado deve ser realizado em uma superfície plana.

Se não houver, sob os cantos da estrutura você precisará colocar almofadas ou suportes com superfície plana. É melhor que estejam localizados no mesmo plano horizontal. Portanto, cada tubo perfilado colocado em suportes é alinhado horizontalmente usando um nível de construção.

Junte esses elementos em um ângulo de 90º. Um canto de construção é usado para isso.

É impossível soldar os tubos conectados com costura completa.Primeiro, a soldagem por pontos é realizada - para soldagem por pontos. Em seguida, os nós de conexão são verificados quanto à conformidade com o ângulo reto. Se tudo estiver correto, as conexões dos tubos perfilados são soldadas em todos os lados com costura completa.

4 tubos de perfil 40x40 mm cortados no tamanho certo são colocados em um retângulo. Uma junta é fixada - a junção de 2 tubos. Para fazer isso, eles são encaixados lado a lado em um ângulo reto, que é verificado com um quadrado.

Os elementos restantes são conectados sequencialmente ao longo do perímetro do retângulo. A dificuldade pode surgir na última curva, que normalmente não dá certo. Aqui você terá que dobrar a estrutura, deslocando-a na diagonal.

Uma aderência é feita para que o retângulo não se separe. Depois você precisa medir as diagonais da figura. Eles deveriam ser os mesmos. Caso contrário, você precisará deslocar a estrutura novamente. Você precisa garantir que as diagonais tenham o mesmo comprimento.

A próxima etapa é soldar todas as juntas com costura completa. Não há necessidade de pressa, pois a qualidade de toda a cama depende da qualidade da costura.

Não é necessário unir tubos perfilados com corte de 45º - não é tão simples. Especialmente soldagem. É mais fácil fazer a conexão em ângulo reto - a extremidade de um tubo perfilado com a parede do segundo. O primeiro deve ser longo e localizado ao longo da cama. A extremidade aberta da secção será coberta pela parede lateral e não será visível.

Para agregar resistência e rigidez à estrutura montada, é necessário instalar seções transversais de um tubo perfilado de 25 x 25 m, que também servirão de base sobre a qual repousará o colchão.

Embora seja melhor colocar um pedaço de madeira compensada por cima e depois um colchão. Portanto, este último permanecerá no seu estado original. E as cargas do quadro serão distribuídas uniformemente.

Escaras em forma de ranhuras nas travessas não aparecerão na parte de trás do colchão. Isso significa que vai durar muito tempo. Algumas pessoas usam malha metálica em vez de compensado, o que também é uma boa opção. Mas compensado, aglomerado ou OSB são melhores, até os usados ​​servem.

Trabalhos de soldagem na montagem da estrutura da cama

Os trabalhos de soldagem na montagem da estrutura da cama a partir de um tubo perfilado foram concluídos. É necessário processar as juntas, remover flacidez e vazamentos de metal. A primeira coisa que você precisa fazer é derrubá-los com um martelo. As falhas restantes são removidas com um rebolo montado em uma furadeira ou esmerilhadeira.

Cabeceira

Aqui o formato pode ser diferente, mas o mais simples é retangular. A cabeceira é composta por 2 postes de apoio e 2 travessas, sendo que a inferior destas últimas indica a altura da cama. É necessário garantir que a moldura esteja fixada na travessa inferior da parede lateral.

Para montar a cabeceira, primeiro você deve selecionar a altura da cama. Padrão – 50 cm, mas você pode escolher qualquer tamanho dependendo de suas fantasias e desejos. O mesmo vale para a altura da cabeceira. Que tenha meio metro de altura. Isso significa que desde as extremidades inferiores das estantes até a travessa inferior este parâmetro deve ser mantido.

Em almofadas no chão ou no chão, 4 elementos são colocados em ângulos retos. Tal como acontece com a moldura, toda a estrutura deve estar localizada no mesmo plano horizontal. Cada conexão é verificada quanto à união em um ângulo de 90º e é soldada por pontos. A sequência de operações é exatamente a mesma da montagem da estrutura da cama.

Se toda a estrutura atender aos parâmetros especificados, os elementos unidos podem ser soldados com costura contínua. Posteriormente, os depósitos metálicos são removidos.

A parte de trás da cama é feita da mesma forma.Pode ser do mesmo tamanho, ou pode ser menor, inferior em termos da travessa superior.

Ambas as paredes laterais podem ser preenchidas com elementos intermediários de um tubo perfilado. Não é necessário preenchê-lo e depois cobri-lo com outro material plano: tábuas, compensados, etc. O acabamento oferece uma grande variedade de variações.

Cama

Todas as partes do leito do tubo perfilado estão prontas. Recomenda-se fechar as extremidades inferiores das pernas. Por exemplo, quadrados de solda cortados em chapa de ferro com espessura de 2,5-3 mm. Você pode soldar rodas de móveis, tornando a cama móvel.

E mais 2 etapas de montagem:

  1. Faça furos para parafusos de móveis.
  2. Pinte a cama.

A primeira posição é simples. Para tal, dependendo da largura da cama, é necessário fazer vários furos passantes com diâmetro de 12 mm nos tubos das travessas do perfil: tanto na moldura como nas duas paredes laterais. Neste caso, os furos devem estar localizados exatamente no meio da largura da seção transversal do tubo perfilado. Quantidade – mínimo 2, máximo – a cada 30-35 cm.

Aqui é importante marcar com precisão para que os furos na moldura coincidam com os furos nas paredes laterais. Erros entre 1 e 2 mm são aceitáveis, portanto, um diâmetro de furo de 12 mm é perfurado para parafusos M10.

A última coisa é pintar. Mesmo uma cama de casal feita de tubo perfilado para pintura é um item pequeno. Portanto, o ideal é comprar tinta metálica em lata. 2-3 peças serão suficientes.

Se aparecerem áreas com ferrugem no tubo de perfil, você precisará se livrar deste último:

  • areia;
  • trate com um solvente à base de água.

Agora cada elemento da cama precisa ser pintado por todos os lados. É difícil aplicar tinta na moldura no sentido de que ela é larga e deve ser virada para não manchar ou arrancar a tinta já aplicada.Portanto, é preciso ter cuidado ao virar, sendo melhor chamar um auxiliar.

Montagem de cama

Em primeiro lugar, algumas palavras sobre os parafusos dos móveis, ou mais precisamente, sobre o seu comprimento. O desenho da cama é composto por peças constituídas por um tubo perfilado com seção transversal de 40x40 mm. 2 desses tubos devem ser conectados com parafusos. Isto significa que devem passar por um perfil duplo, cuja espessura total será de 80 mm. E como, além da espessura, também é necessário aparafusar uma porca no parafuso e colocar uma arruela por baixo, o comprimento do fixador deve ser de no mínimo 90 cm.

Durante o uso da cama, os fechos se soltam, fazendo com que ela se solte. O problema pode ser resolvido de forma simples - você precisa apertar as arruelas até o fim. E é melhor fazer isso periodicamente, sem esperar que apareça uma reação negativa. Você pode simplificar a situação instalando arruelas Grover sob as porcas. Para fazer isso você terá que aumentar o comprimento dos parafusos.

Agora, sobre a montagem da cama. Primeiro, a moldura é montada a partir de uma das paredes laterais. O primeiro é colocado de lado ou, como dizem os mestres, de lado. A parede lateral está encaixada nele. É importante aqui que os orifícios de montagem na estrutura coincidam com os orifícios laterais.

É neles que os parafusos são inseridos com as cabeças voltadas para a parte frontal. As arruelas e porcas devem permanecer embaixo da cama. Eles são aparafusados ​​nos parafusos, mas não muito; você não precisa apertá-los completamente com pressão. Deve haver alguma folga restante, o que ajudará na conexão da segunda parede lateral. É fixado à moldura da mesma forma que o primeiro.

Mas agora você pode apertar os parafusos com força para que as partes da estrutura não se movam umas em relação às outras. Neste ponto, a montagem da cama a partir do tubo perfilado pode ser considerada concluída. Resta colocar o compensado e o colchão por cima, fazer a cama e utilizá-la para o fim a que se destina.

Quase exatamente da mesma forma que uma cama inteiriça é feita, também não é desmontável. Não são utilizados parafusos para móveis em sua fabricação, o que significa que não há necessidade de fazer furos para eles. Todas as partes da cama são simplesmente soldadas por soldagem elétrica. É por isso que a pintura é realizada como última etapa.

Para quem não consegue trabalhar com soldagem elétrica, existe a opção de montar uma cama a partir de um tubo perfilado sem ela. Todas as conexões deverão ser feitas usando ângulos metálicos perfurados ou outros elementos de conexão e parafusos moldados. Esta tecnologia é frequentemente utilizada na montagem de estruturas metálicas leves. Por exemplo, a opção da foto abaixo.

Composto

A tecnologia não é fácil. Aqui você precisa fazer vários furos, medindo-os com precisão nos elementos a serem conectados. Isso não é tão simples e sempre existe a possibilidade de deslocamentos e furos desencontrados, o que gera dificuldades. Muitas vezes é necessário perfurar novamente ou substituir um elemento ou parte inteira da estrutura.

Mas, como uma das opções para montar uma cama a partir de um tubo perfilado, você precisa conhecê-la. Além disso, os elementos de conexão não são escassos - eles estão à venda, por isso vale a pena tentar se a soldagem elétrica for demais para você.

Hoje, os móveis feitos de tubos perfilados estão em alta. E não é necessário usá-lo no estilo loft. Esses móveis se adaptam bem a qualquer design. É forte, pode ser forrado adicionalmente, o preço é miserável se você tentar fazer sozinho.

Talvez alguns de nossos leitores tenham experiência na montagem de móveis a partir de tubos perfilados. Voz sobre como tudo aconteceu. Era uma cama ou um simples banco - tudo era interessante.

Comentários dos visitantes
  1. Nunca imaginei que teria uma cama de ferro em minha casa. Na casa do meu vizinho vi um sofá feito de cano quadrado. Eu gostei muito dela. O mestre morava perto, então não precisou ir muito longe. Encomendei-lhe um banco para o jardim. Coloquei um cobertor em cima, ficou um lugar confortável. Agora sempre há disputas sobre esse banco - quem vai descansar nele. Depois de ler seu artigo, estou pensando em arrumar a cama.

  2. Nunca montei uma cama com um tubo perfilado. Mas toda a mobília externa da minha dacha é feita desse material. Inclui bancos, mesa com cadeiras e na cozinha de verão há prateleiras que substituem os armários. Eu fiz tudo sozinho, estava tudo soldado, não tinha móveis desmontáveis. O tubo perfilado é um material fácil de usar, leve e barato. Móveis feitos com ele vão sobreviver a mim, é com isso que conto.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica