Junta entre o tanque e o vaso sanitário: tipos, finalidade, características de instalação

Quanta irritação, dor de cabeça e incômodo causam a água que aparece no chão perto do vaso sanitário! Nós nos perguntamos: o que poderia estar vazando na forma mais simples de encanamento? Pensamos: isso é um colapso grave ou uma violação menor? E quando descobrimos que a junta entre a cisterna e o vaso sanitário está danificada, chamamos os encanadores. É assim?

Com nossa ajuda, você pode lidar facilmente com o problema sozinho. Apresentaremos as especificidades do uso de juntas de diferentes configurações. Os artesãos caseiros independentes que não têm medo de nenhum trabalho encontrarão aqui uma descrição detalhada do procedimento de colocação e fixação das vedações localizadas entre o vaso sanitário e a cisterna.

As dicas valiosas que oferecemos ajudarão encanadores novatos. O artigo descreve o princípio de substituição da gaxeta, aborda nuances técnicas e fornece recomendações para garantir um resultado bem-sucedido. Fotos e vídeos são uma boa ajuda para facilitar a percepção da informação.

Resumidamente sobre banheiros domésticos

Apesar da simplicidade dos designs dos banheiros domésticos clássicos, esses encanamentos estão sujeitos aos requisitos GOST (em particular, 12499, 21485, 30493).

Estes requisitos determinam tanto as peças estruturais individuais como os acessórios utilizados, incluindo as juntas da sanita que são aplicadas ao ligar a bacia ao tanque de recolha de água.

Instalação de cisterna sanitária
Quase qualquer projeto de vaso sanitário envolve o uso de uma junta de vedação entre o tanque de enchimento e o corpo do vaso. A exceção são as estruturas que suportam um sistema de armazenamento e drenagem indiviso. No entanto, esses banheiros são raros.

Essas nuances confirmam mais uma vez: a qualidade de funcionamento de um encanamento doméstico e a segurança operacional do dispositivo dependem diretamente do uso apenas de peças e acessórios “originais”. E as juntas de vedação entre o tanque e o vaso sanitário não são deixadas de lado, dada a sua ampla variedade de designs.

Tipos de juntas usadas

A finalidade da vedação para sua instalação entre o tanque de armazenamento e o vaso sanitário deve ser clara. O acessório, geralmente de borracha ou silicone, proporciona uma vedação entre as duas partes principais do encanamento do vaso sanitário.

A forma deste acessório de montagem pode ser:

  • redondo;
  • oval;
  • trapezoidal;
  • outro (geralmente em dispositivos importados).

Convém esclarecer: existem juntas para cisterna de banheiro doméstico, cujo desenho se destina exclusivamente à vedação da mecânica do ralo.

Existem também vedações cuja função é organizar um inserto macio entre duas peças cerâmicas.

Juntas para cisterna sanitária
Uma variedade de juntas que demonstra claramente que tipo de produtos de vedação são usados ​​para vedação, dependendo do design do vaso sanitário. O conjunto mostra os três tipos mais comuns

A presença de uma inserção macia entre os componentes de montagem protege adicionalmente as peças frágeis de faiança contra danos acidentais durante a instalação e operação. O tipo e formato do selo são determinados tamanho do banheiro, entre o tanque e a tigela onde esta peça é colocada.

Opção nº 1 - rodada

Na maioria dos casos, produtos espessos e redondos feitos à base de borracha densa na cor branca ou preta são usados ​​​​como vedação.

No entanto, também existem (em conjuntos de modelos baratos) juntas sanitárias para o tanque de armazenamento feitas de espuma de borracha. Tal produto, economicamente justificado pelo fabricante, claramente não satisfaz as necessidades do usuário.

Junta de espuma para vaso sanitário
Esta é a chamada paródia de uma junta de alta qualidade. O elemento de vedação, feito de borracha de poros grandes (espuma de borracha), na verdade se assemelha a um anel de esponja. Não há necessidade de falar sobre a estanqueidade de alta qualidade criada com a ajuda dessa esponja.

Na prática, as vedações de espuma de borracha retêm água por no máximo 2 a 3 dias de uso (isso deve ser levado em consideração na escolha). Noventa em cada cem instalações falham e, via de regra, obrigam o técnico a trocar a espuma de borracha por uma vedação clássica de borracha (silicone).

Opção nº 2 – oval

Este tipo de junta para vasos sanitários domésticos sob a cisterna era tradicionalmente instalada em modelos mais antigos de encanamentos. Os designs modernos raramente são equipados com tais vedações. Na verdade, este tipo de produto foi descontinuado há muito tempo e não é utilizado.

Junta de estilo antigo
Um espaçador de uma época passada. Esses elementos de vedação foram utilizados em projetos de vasos sanitários antigos, que eram equipados com uma cisterna suspensa com alça em uma corrente de metal. Esses dispositivos são lembrados pelo som característico da água escoando

Enquanto isso, produtos ovais feitos de borracha comprimida espessa e de alta qualidade mostraram operação confiável.É verdade que para pressionar firmemente essas vedações na sede de acoplamento do tanque e do vaso sanitário, foi necessária mais força do que os projetos de juntas modernas.

Opção #3 – trapezoidal

O trapézio também é um tipo de junta raramente usado entre o vaso sanitário e o tanque de enchimento.

O formato trapezoidal da vedação do vaso sanitário é caracterizado por uma espécie de ponto negativo - para uma vedação confiável, é necessário apertá-la com pelo menos três parafusos de fixação.

Junta sob o trapézio do tanque
É o chamado trapézio - uma borracha de vedação em formato de trapézio, que é utilizada em alguns modelos de produtos de higiene pessoal. O formato um tanto complicado da junta requer uma fixação de alta qualidade do tanque e do recipiente com parafusos de montagem

Portanto, os encanamentos para este tipo de vedação geralmente possuem de 3 a 4 parafusos de fixação para a amarração “encher tanque - vaso sanitário”. Via de regra, dois parafusos estão localizados simetricamente nos dois lados e outro (dois) no centro na base longa (curta) do trapézio.

Opção nº 4 - universal

A configuração de vedação mais utilizada (em vasos sanitários do segmento de preço médio) é representada por um produto que pode ser considerado de formato universal.

O lado externo dessa vedação é liso e redondo, e o lado interno tem a forma de um hexágono equilátero. A superfície de trabalho do anel de vedação (área adjacente às partes de faiança) tem formato ondulado.

Esta solução promove melhor vedação ao atingir alta densidade mesmo com leve aperto dos parafusos de fixação.

Junta sextavada para tanque
Uma das formas mais comuns de vedação, que garante a estanqueidade da ligação entre o tanque de armazenamento e o vaso sanitário.O design cuidadoso do elemento de vedação foi observado na prática pela vedação de alta qualidade. Além disso, a instalação dessa gaxeta é fácil e simples.

Oficialmente, o produto é denominado (marcado) como M60 ou KK100 - dependendo do diâmetro do orifício de passagem. A parte interna hexagonal de tais vedações é projetada para caber sobre a porca de fixação do mecanismo de descarga, que é usado na cisterna de vasos sanitários modernos.

Nuances da instalação de vedações

Normalmente não há nuances especiais para a instalação de juntas entre a cisterna e o vaso sanitário. A exceção são os raros modelos de instalações hidráulicas que estão longe da configuração padrão. Via de regra, a vedação é inserida (colocada) dentro do recesso de pouso destinado a ela na área de acoplamento.

Depois disso, o tanque de drenagem é cuidadosamente colocado no local de instalação para que os orifícios das ferragens de montagem no tanque e no suporte da tigela fiquem alinhados. É importante aqui não deslocar a junta da área de assentamento ao instalar o tanque.

As nuances da instalação de juntas
A sede do elemento de vedação geralmente se parece com uma reentrância no corpo da prateleira do vaso sanitário e tem um diâmetro igual ao diâmetro externo do disco espaçador. Mas também existem tigelas com prateleiras planas. As vedações do tipo M60 são projetadas para isso

É um pouco mais fácil montar o tanque de enchimento no suporte do vaso sanitário quando são usadas juntas dos tipos M60 e KK100. Esta vedação de borracha se encaixa com uma leve tensão na porca de fixação do mecanismo de drenagem. Portanto, o risco de deslocamento da junta M60 (KK100) durante a instalação é praticamente reduzido a zero.

Instruções passo a passo para desmontar o tanque de drenagem para reparos dado aqui. No artigo que recomendamos, você encontrará muitas recomendações valiosas.

Junta intermediária tanque-cuba

Alguns modelos de vasos sanitários domésticos são feitos para conectar o tanque de enchimento ao vaso sanitário por meio de uma junta intermediária adicional. Se estiver incluído no kit de encanamento, a maneira mais fácil de instalá-lo é fixando primeiro os parafusos de montagem nas hastes roscadas.

Juntas intermediárias para vasos sanitários
Elementos amaciadores intermediários. Seu principal objetivo é proteger cerâmicas frágeis. Esses espaçadores são instalados junto com juntas sob o tanque. Via de regra, são feitos de um material semelhante ao isolon

As vedações intermediárias tradicionalmente possuem “orelhas” com furos através dos quais passam as hastes dos parafusos de montagem. Se você instalar a vedação intermediária no lugar, alinhada com os furos de montagem, e depois tentar instalar o tanque, a junta poderá ser facilmente movida para fora do lugar. Portanto, simplesmente fixá-lo nos parafusos simplifica o procedimento de instalação.

Torque da mesa

Parece que nada mais simples do que apertar as peças de conexão com parafusos depois de todas as manipulações com as gaxetas. Entretanto, o procedimento de fixação também possui características próprias. As porcas devem ser aparafusadas uniformemente nas roscas dos pinos aparafusados, em cerca de 2-3 roscas, aplicando alternadamente a ação nas juntas aparafusadas.

O procedimento de desmontagem e reinstalação também é realizado se O tanque não retém água. Aqueles. caso seja necessária a substituição das conexões responsáveis ​​pela captação e escoamento da água deste reservatório hidráulico.

Torque de aperto do parafuso
Ao apertar os parafusos que fixam o conjunto tanque-cuba deve-se atentar para a correta execução das ações. É necessário garantir o aperto uniforme das peças sob pressão de força moderada

A força de aperto deve ser calculada corretamente. Não há necessidade de reapertar as conexões aparafusadas quando a junta já estiver bem apertada. Além disso, o reaperto não é recomendado para conexões onde são utilizados parafusos de polipropileno. E para garantir confiabilidade garantida, é razoável substituir os acessórios de fixação de plástico por produtos de metal.

Testando a junta instalada

O procedimento de teste das juntas (verificação da confiabilidade da estanqueidade) é parte obrigatória da instalação. O teste não requer nenhum procedimento especial de usinagem.

Depois de concluído o trabalho de instalação, basta encher dois terços do tanque do vaso sanitário com água, abrindo-o brevemente válvula de corte. Nessa condição, o encanamento deve ser inspecionado cuidadosamente na área onde está localizada a borracha de vedação. O primeiro teste é considerado aprovado se nenhum vazamento óbvio de água for detectado.

Teste de vazamento de junta
Os testes de vazamento são realizados de maneira padrão - despejando água no tanque e verificando se há vazamentos de água. É aconselhável realizar testes em duas etapas para maior confiança na qualidade da vedação.

O segundo teste levará algum tempo - pelo menos meia hora. É necessário encher o tanque até o nível máximo (nível limite do mecanismo de drenagem) e mantê-lo neste estado (por meia hora ou uma hora).

Em seguida, pegue um pedaço de papel higiênico e limpe bem as áreas do vaso sanitário próximas ao local onde a gaxeta está instalada. Ações semelhantes devem ser executadas na parte superior e inferior. O papel está seco? Neste caso, você pode colocar o encanamento em funcionamento.

Se, após a segunda verificação, o papel higiénico ficar húmido (mesmo que parcialmente), estes sintomas indicam uma má vedação. Você não deve confiar em “talvez” aqui. A solução correta é refazer a instalação do tanque de enchimento e corrigir a instalação da junta de vedação. Neste caso, é desejável determinar as causas do vazamento.

Muitas vezes acontece que a água no chão ao lado do vaso sanitário não é a causa do vazamento. Esse o tanque “sua”. Aconselhamo-lo a familiarizar-se com as razões do aparecimento de condensação na sua superfície e com os métodos para eliminar a humidade indesejada.

O princípio da estanqueidade total

Por que é necessário garantir a estanqueidade total do sistema ao instalar o tanque de enchimento no vaso sanitário? Os requisitos são explicados de forma simples. Mesmo um pequeno vazamento leva à formação de bolsas de umidade. E a umidade é o ambiente ideal para o crescimento microbiano.

Sanita totalmente vedada
A segunda etapa do teste de vazamento - requer um atraso de tempo e monitoramento cuidadoso de vazamentos usando um sensor simples - papel higiênico

Menor (imperceptível) vazamento de água promove a formação de pedra d'água. Esta substância tem um efeito negativo na borracha - deforma seções individuais da junta. Como resultado, a operação do dispositivo resulta em vazamentos de emergência. Esses acidentes podem ocorrer a qualquer momento, inclusive quando os proprietários estão ausentes.

Finalmente, a presença de pequenas fugas e o aumento dos níveis de humidade no interior da casa de banho afetarão a durabilidade dos materiais circundantes. Em condições húmidas, a vida útil mesmo dos produtos da mais alta qualidade é reduzida para metade.

Você aprenderá como lidar com um vazamento no banheiro em próximo artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Pode haver vários motivos para o vazamento do tanque. O vídeo mostra como você pode consertar um vazamento substituindo peças antigas por novas.

Resumo da revisão: uma parte aparentemente insignificante do conjunto sanitário “tigela-cisterna”, como a junta de vedação, na verdade acaba sendo um elemento importante da instalação.

Sem instalar uma peça de vedação de borracha (silicone), a operação do vaso sanitário é basicamente impossível. Substituir as juntas de marca por produtos caseiros também não resolve o problema. É verdade que a qualidade dos produtos caseiros depende do material e do empenho do mestre..

Em geral, há algo a se prestar atenção ao instalar o encanamento do banheiro.

Gostaria de nos contar como trocou a junta de vedação com suas próprias mãos? Gostaria de compartilhar os “truques” do processo que só você conhece? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, deixe fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Paulo

    A troca da junta entre o vaso sanitário e a cisterna costuma levar 10 minutos, sendo 8 deles para desmontagem e reinstalação. Acho que não há necessidade de chamar encanador aqui, a operação é simples - desparafusar, jogar fora a junta velha, enxugar, instalar uma nova (de preferência de silicone, são mais práticas) e apertar com cuidado para que o tanque de drenagem não racha. Não aperte demais em hipótese alguma, é preciso ter cuidado aqui! Se a junta estiver posicionada corretamente, sem distorções, nada vazará.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica