O tanque do vaso sanitário está vazando: o que fazer se for detectado um vazamento
Qualquer encanamento deve funcionar bem e isso é um axioma.Se o tanque do vaso sanitário estiver vazando, mas não houver água no chão, o colapso não causará muitos problemas até a hora de pagar suas contas de serviços públicos.
Vazamentos são caros, portanto devem ser consertados assim que aparecerem. Não é necessário chamar um encanador, você pode fazer tudo sozinho se entender detalhadamente a causa da avaria e como eliminá-la. É isso que faremos neste artigo, examinando o design e o princípio de funcionamento da cisterna.
Também analisaremos em detalhes os tipos populares de avarias que resultam em vazamento no tanque e forneceremos recomendações para reparos.
O conteúdo do artigo:
Como funciona uma cisterna?
Para consertar uma cisterna, você precisa entender seu design e princípio de funcionamento e como diagnosticar problemas. É composto por várias partes: corpo, válvulas flutuantes e de drenagem, transbordamento, alavanca de drenagem.
A válvula flutuante (enchimento) regula o nível de água no recipiente. Quando a água sai, a válvula puxa a parte de fechamento para baixo, abrindo assim a conexão. Gradualmente, o tanque enche de água e a válvula flutuante sobe e bloqueia seu acesso.
A função overflow protege o recipiente contra enchimento excessivo. A peça é uma coluna oca na qual a água é coletada. Assim que sobe até a borda superior da coluna, começa a fluir para o vaso sanitário.
A válvula de drenagem fecha o orifício de drenagem para permitir que o tanque encha com água. Quando a escotilha se abre, ela flui para o banheiro. A operação da válvula é controlada pela alavanca de drenagem. Este é um conjunto de várias peças que se assemelha a um balancim. Pressionar sua borda livre leva à abertura da escotilha. Se você soltar a alavanca, a escotilha abaixa novamente. Examinamos com mais detalhes o dispositivo da válvula de fechamento e entrada do vaso sanitário. Neste artigo.
O mecanismo de descarga pode ser feito em forma de botão ou alavanca e está localizado na lateral ou na parte superior. Os modelos modernos de banheiros raramente usam uma alavanca. Se houver, ele pode ser ativado puxando a corrente. Se o mecanismo de drenagem for acionado por meio de um botão, ele será colocado na parte superior - bem no centro da tampa do tanque.
Os vazamentos são causados por mau funcionamento da torneira, transbordamento e válvula, portanto devem ser verificados primeiro para determinar a causa do vazamento.
Métodos para eliminar vários tipos de vazamentos
Existem vários tipos principais de vazamentos:
- A água não fica no tanque. Se a válvula flutuante não retém água no tanque, ela flui constantemente para o vaso sanitário. Isto pode ser acompanhado de ruído. Essa quebra leva ao aumento do consumo de água.
- A água sai da cisterna para o chão. Esse vazamento geralmente ocorre entre o tanque e a tigela. Uma poça se forma no chão do banheiro. A água se acumula e começa a fluir para os vizinhos abaixo.
- A água vaza quando enche a cisterna ou drena para o vaso sanitário. Este vazamento não é permanente; ele é detectado quando a água é colocada no tanque ou drenada. Na maioria das vezes, um vazamento indica um mau funcionamento do mecanismo de drenagem.
O método de reparo depende do tipo de vazamento. Para determinar qual parte está com defeito, desligue a água, desmonte parcial ou totalmente a cisterna do vaso sanitário e inspecione os mecanismos.
É melhor preparar com antecedência as ferramentas que podem ser úteis: luvas, alicates, alicates. Antes de inspecionar o tanque, não se deve escoar a água, pois... em alguns casos, é necessário para um diagnóstico preciso de uma avaria.
Opção nº 1 - eliminar vazamentos do tanque para o vaso sanitário
Se o tanque do vaso sanitário estiver vazando constantemente e tiver problemas para colocar água nele, é provável que haja um problema com o mecanismo de descarga. Ele está danificado ou algumas peças foram deslocadas. Desligue o abastecimento de água e retire a tampa do tanque para ter acesso ao mecanismo.
Em primeiro lugar, verifique a localização da bóia: ela deve estar nivelada e a própria peça deve mover-se livremente. Muitas vezes acontece que o deslocamento normal da bóia leva a um fluxo constante de água, porque... O orifício de drenagem não está completamente bloqueado.
Nesse caso, basta devolver a bóia ao seu lugar dobrando a agulha de tricô ou ajustando a altura da peça com uma barra de engrenagem e o problema estará resolvido.
Certifique-se de que não entre água na bóia. Se encontrar excesso de líquido nele, retire a peça com cuidado, despeje a água e encontre a fenda por onde ela entrou. Às vezes, são usados ferros de solda para isso, mas a maneira mais conveniente de consertar o vazamento é com selante de encanamento.
Limpe, seque e desengordure a superfície da bóia no local da fissura e, em seguida, aplique o selante em linha contínua. Após 5 minutos, alise a costura com um dedo enluvado molhado ou com uma espátula macia especial.
Se a composição atingir outras superfícies durante o trabalho, deve ser removida imediatamente. Um pano úmido ou guardanapo é adequado para isso. Após 20 minutos, a peça reparada pode ser instalada no lugar.
Em alguns casos, faz sentido simplesmente substituir a válvula flutuante. Você pode comprar um novo em uma loja de ferragens ou ferragens. O reparo é simples: desparafuse os fixadores, remova a bóia antiga, instale uma nova em seu lugar e fixe-a firmemente com os fixadores antigos. Recomendamos que você leia as instruções para ajustando e substituindo o flutuador.
O principal é escolher uma parte da mesma classe da antiga. Os flutuadores podem ser projetados para pressão de água alta, baixa ou média. Se errar na escolha, será impossível garantir o funcionamento normal da bóia, mesmo que esteja em bom estado, pois não será capaz de fechar bem o orifício de drenagem.
Na maioria das vezes, reparar ou substituir a bóia resolve esse tipo de problema de vazamento, mas também ocorrem avarias mais complexas. Se você não conseguir fazer isso sozinho, procure a ajuda de um encanador profissional.
Opção nº 2 – eliminando o vazamento entre o tanque e a tigela
Se o projeto do vaso sanitário envolver uma conexão direta do tanque à bacia, pode ocorrer vazamento na conexão dos elementos.
Isso acontece por vários motivos:
- fixações de tanques soltas;
- desgaste de juntas;
- mau funcionamento do manguito de conexão;
- danos mecânicos ao tanque de drenagem;
- rachaduras ou defeitos na prateleira do vaso sanitário.
O primeiro passo é verificar a resistência do tanque. Se os parafusos estiverem soltos, eles precisam ser apertados com uma chave ajustável. Aperte bem, mas com cuidado para não arrancar os fios, caso contrário terá que comprar novos fixadores. Muitas vezes, isso é suficiente para consertar o vazamento.Caso contrário, verifique o manguito e as juntas.
Se o manguito de conexão estiver danificado, é muito fácil diagnosticar. Você precisa pegar um guardanapo seco ou um pedaço de papel higiênico e passar sobre ele. As áreas onde permanecerão marcas de umidade estão danificadas. Como medida temporária, podem ser selados com fita adesiva. Para resolver o problema, você deve substituir o manguito ou aplicar uma pinça especial.
Se o manguito estiver muito desgastado e aparecerem rachaduras longitudinais, o reparo é um exercício inútil, porque Novos vazamentos se formam rapidamente. A peça deve ser substituída. Se a linha para o tanque de drenagem for rígida, será necessário desconectar a válvula flutuante, desparafusar os parafusos que prendem a prateleira e remover a tampa do tanque.
O manguito deve ser retirado do gargalo do vaso sanitário. Se isso não funcionar, você terá que cortá-lo ou remover todo o tanque. Você só deve cortar o manguito se tiver certeza de que não o usará novamente. Retirado o reservatório com o manguito, ele deve ser virado de cabeça para baixo e a peça recolocada. É necessário colocar o novo manguito no tubo com o lado de menor diâmetro.
Aproximadamente um terço do comprimento do manguito deve estar localizado no tubo e dois terços - no pescoço e no espaço entre as peças. O gargalo do vaso sanitário deve estar bem coberto com um manguito.
Após a substituição da peça, resta colocar o tanque no lugar, conectar a válvula flutuante e apertar os parafusos. Tente não apertar demais as porcas para evitar danificar as peças do encanamento.
Se a válvula flutuante estiver conectada a uma mangueira flexível, ela não precisará ser desconectada ao substituir o manguito. Basta desapertar os parafusos e retirá-los dos furos, retirar a parte antiga e colocar a nova com cuidado. Neste caso é necessário levantar o tanque, por isso é aconselhável realizar esta operação em conjunto.
Se as juntas estiverem desgastadas, não poderão ser reparadas e deverão ser substituídas. Estão constantemente em contato com a água, suportam cargas pesadas, por isso com o tempo perdem elasticidade e deixam de garantir conexões estanques.
Primeiramente é retirada a tampa do tanque, após o que os mecanismos são desmontados para chegar à gaxeta. As peças antigas são retiradas e as novas instaladas em seus lugares, após o que tudo é remontado na ordem inversa. Aconselhamo-lo a consultar as instruções detalhadas para seleção e substituição de juntas.
Às vezes, os vazamentos são causados por rachaduras e danos mecânicos na prateleira do vaso sanitário ou na cisterna. Se esses defeitos aparecerem, é hora de pensar em comprar um novo encanamento. Como medida temporária, você pode selar as fissuras com um adesivo especial resistente à umidade para materiais cerâmicos.
Opção nº 3 – resolver o problema de vazamentos irregulares
Acontece que os vazamentos não são constantes e aparecem apenas em determinados períodos. Esses vazamentos têm pouco efeito no consumo geral de água, mas causam algum desconforto. Vamos descobrir o que fazer se a caixa do vaso sanitário vazar ao encher com água ou ao dar descarga.
Se notar vazamento de água ao pressionar o botão de liberação de água, isso significa que o mecanismo de drenagem está com defeito e precisa ser consertado. Primeiro você precisa verificar a válvula de travamento. Retire a tampa do recipiente e pressione a válvula. Se isso interromper o vazamento imediatamente, substitua a junta e certifique-se de que esteja vedada.
Se a causa do vazamento não estiver relacionada à gaxeta, verifique a porca que prende o tanque ao tubo ou prateleira. Os fixadores soltos podem simplesmente ser apertados e, se as roscas estiverem quebradas, substitua a porca.
Pode ocorrer um vazamento devido ao desalinhamento do botão de drenagem. Se ficar preso, interfere na válvula e a válvula não fecha o orifício de drenagem. Nesse caso, o botão é simplesmente corrigido, retornando-o ao seu devido lugar - estritamente no centro.
Às vezes o problema ocorre porque o botão quebra. Deve ser substituído. Para instalação, você pode usar um universal acessórios de encanamento, que é adequado para quase todos os modelos e está disponível em qualquer loja de ferragens.
Se você tiver outro tipo de detalhamento que não abordamos neste artigo, recomendamos pesquisar entre mau funcionamento típico do tanque.
Instruções para substituir acessórios de enchimento
Uma substituição completa das ferragens é necessária se for descoberto que as fixações estão quebradas ou as peças estão muito desgastadas. O banheiro em si pode durar de 10 a 20 anos, mas surgem problemas com os acessórios com mais frequência.Dependendo da qualidade dos materiais e das condições de operação, deve ser trocado aproximadamente a cada 5 a 10 anos.
Para trabalhar você precisará de:
- novo conjunto de acessórios;
- instrumentos de medição (fita métrica ou régua);
- um par de chaves ajustáveis;
- chaves de diâmetro adequado.
Não se esqueça dos panos ou lenços para limpeza em caso de vazamento de água.
A água entra no tanque pela lateral ou por baixo, e a complexidade da conexão das conexões depende disso. O reparo de tanques com conexão inferior é complicado pelo fato de o vaso sanitário e todos os elementos de encanamento estarem localizados muito próximos à parede. Pode haver algumas dificuldades na substituição das conexões de entrada de água devido ao pequeno espaço. A tecnologia em si e a sequência de trabalho não mudam.
Em primeiro lugar, determine o diâmetro dos tubos de alimentação. Geralmente tem 10 ou 15 cm (1/2 ou 3/8 polegada). Você pode medir o diâmetro interno usando uma fita métrica ou régua. Meça o próprio tubo ou a distância entre as bordas da porca que prende a mangueira flexível. Os valores obtidos servem de guia na compra de novas ferragens.
Antes de instalar as conexões de entrada de água, deve-se desligar o abastecimento de água e dar descarga no que já está no vaso sanitário. Em seguida, retire a tampa e mãos à obra: segurando a conexão com uma das mãos, é necessário desparafusá-la com uma chave inglesa e retirar a porca que a prende.
Às vezes não é possível segurar o reforço com a mão, porque... a porca está muito apertada.Então você pode segurá-lo usando uma segunda chave inglesa ou uma empunhadura conveniente de meios improvisados. Em alguns casos, é necessário encurtar a chave cortando a peça com uma esmerilhadeira ou outra ferramenta adequada.
Após verificar a gaxeta, instale as novas ferragens de forma que haja uma distância entre ela e as paredes do recipiente cisterna. Resta ligar a água e verificar se a instalação está correta.
Caso seja necessário ajustar a posição das peças, isso pode ser feito ajustando a posição da bóia ou apertando a porca da válvula do diafragma. Válvulas com válvula de haste terão que ser ajustadas um pouco mais. As regras para configurar acessórios são discutidas em próximo artigo.
Como e com que você pode selar uma rachadura em um tanque?
Na maioria das vezes, banheiros e banheiros são espaços apertados onde é necessário colocar muitos eletrodomésticos e itens necessários. Se algo pesado cair sobre o tanque, ele poderá quebrar e vazar. O mesmo pode acontecer se houver impacto, mudança brusca de temperatura ou instalação inadequada.
Para selar rachaduras em tanques de cerâmica e plástico, são usados adesivos universais resistentes à umidade, selantes de encanamento e até soldagem a frio.
A opção mais confiável é a resina epóxi de dois componentes. Na hora de escolher uma composição, é importante certificar-se de que haja uma marca na embalagem indicando sua resistência à umidade.
Ordem de serviço:
- Seque bem a superfície: retire as gotas de água com um pano e remova a umidade restante com um ventilador ou secador de cabelo. Desengordure com gasolina ou acetona.
- Em um recipiente pequeno, misture a resina e o endurecedor ou prepare outra composição adesiva para uso.
- Aplique a composição na superfície. Se possível, proteja a área danificada (por exemplo, com fita adesiva do outro lado do tanque). Deixe até secar completamente.
Ao trabalhar com adesivos, preste atenção às recomendações do fabricante quanto às condições de temperatura, medidas de segurança e tempos de cura das composições.
Quando a composição adesiva estiver endurecida, resta lixar cuidadosamente a costura com uma lixa (M20, M40 é adequada) e depois com um pedaço de feltro.
Você encontrou uma quebra na cisterna de um vaso sanitário suspenso? A análise das avarias é abordada em detalhes em nosso artigo: Reparação de instalações sanitárias: possíveis avarias e formas de as eliminar.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Existem muitos modelos de cisternas. Externamente, eles podem diferir muito um do outro, mas a estrutura interna é aproximadamente a mesma. Assista a vídeos úteis que facilitarão os reparos.
Instruções detalhadas em vídeo sobre como eliminar o vazamento de água do tanque para o vaso sanitário:
Instruções passo a passo para substituir as juntas:
Diretrizes para substituir acessórios de entrada de água:
Quase qualquer vazamento na cisterna do banheiro pode ser resolvido sozinho.Mas se a avaria for grave e você não tiver habilidade para manusear ferramentas ou tiver medo de danificar um modelo de banheiro caro, chame um encanador. Pagar por um especialista será muito mais barato do que comprar equipamentos novos.
Você está tentando descobrir a causa do colapso que causou o vazamento do tanque do vaso sanitário? Talvez você tenha dúvidas que não foram respondidas no material acima? Pergunte no bloco abaixo do artigo - nossos especialistas tentarão ajudá-lo.
Ou talvez você seja um reparador profissional de autoclismos e queira compartilhar recomendações práticas e segredos pessoais? Deixe sua opinião e adicione dicas nos comentários.
À primeira vista, tudo parece estar bem, mas a água ainda vaza ao encher o tanque. Desmontei e olhei, externamente as próprias ferragens estão intactas, as gaxetas também parecem normais, passei várias vezes pelas próprias ferragens, mas mesmo assim, na hora da instalação, a água começa a escorrer um pouco. Eu nem sei, talvez eu deva comprar acessórios novos? Talvez haja encanadores aqui, diga-me onde cavar?