Conectando um fogão elétrico: instruções para instalar e conectar você mesmo o fogão
Os fogões elétricos independentes, apesar da popularidade dos eletrodomésticos embutidos na cozinha, ainda continuam em demanda. São mais baratos, mas ao mesmo tempo não são inferiores às unidades integradas em termos de características técnicas e design. E a instalação leva pouco tempo e não requer preparação especial.
A instalação correta e o cumprimento dos requisitos operacionais são as condições para um serviço de longo prazo, por isso os proprietários costumam chamar um técnico de uma organização de serviços ou simplesmente um eletricista que conhecem. Mas você pode economizar muito dinheiro fazendo tudo sozinho. Você concorda?
Mas o que é necessário para isso e como fazê-lo corretamente? Nós o ajudaremos a descobrir a tarefa - em nosso artigo descreveremos em detalhes como conectar um fogão elétrico por conta própria. Também analisaremos as nuances da escolha da fiação e dos equipamentos de proteção, consideraremos métodos de aterramento e diagramas de conexão. Esta informação poderá ser-lhe útil não só na instalação da estufa, mas também no futuro, durante reparações ou substituição de equipamentos.
O conteúdo do artigo:
Diagramas de conexão de fogões elétricos
Primeiro, vejamos as regras gerais. Um fogão elétrico é um equipamento doméstico poderoso que consome 40-50 A de corrente, portanto, um circuito elétrico separado é alocado para ele.Ele conecta dois pontos: o disjuntor no quadro elétrico do apartamento/casa e a tomada/bloco de terminais do dispositivo.
Na prática, são utilizados 3 tipos de conexões de rede:
- método tradicional de tomada/plugue;
- conectar fios a uma caixa de terminais na parede;
- conexão terminal direta na parede traseira da placa.
Se a cozinha já tiver pré-instalada tomada de energia, alimentado por uma máquina separada, eles costumam usá-lo. Isso é mais familiar e, caso sejam necessários reparos, o aparelho pode ser desligado rapidamente sem sair da cozinha.
Mas muitas vezes é usada uma conexão direta de terminal. É considerado mais seguro e confiável. A desvantagem de uma ligação sem tomada é que terá que desligar a estufa da rede todas as vezes no quadro eléctrico.
O diagrama de conexão depende do número de fases envolvidas. Os equipamentos domésticos são projetados para conexão monofásica ou trifásica, mas propomos analisar todas as três opções possíveis, incluindo bifásica.
Para conectar os terminais da placa aos condutores, são utilizados jumpers feitos de fio de cobre. Os equipamentos modernos geralmente são equipados com as peças necessárias para a conexão.
No método monofásico, a fase é conectada aos terminais 1, 2 ou 3, todos conectados entre si por jumpers.Zero vai para 4 ou 5, que também estão conectados, e terra vai para o terminal 6.
A partir do diagrama é fácil entender como são feitos outros tipos de conexões. Não haverá problemas para encontrar os diagramas - eles podem ser encontrados na documentação técnica do fogão elétrico ou em uma placa fixada próximo ao bloco de terminais na parede posterior.
Requisitos para disjuntor e fiação
Antes de prosseguir com a conexão, você deve verificar se a fiação corresponde à carga potencial e se um disjuntor separado está instalado no quadro elétrico. Caso não existam elementos para instalação ou não correspondam ao valor nominal, recomendamos adquiri-los antecipadamente junto com o recuperador.
Aparelhos elétricos potentes não são apenas alocados em uma linha separada, mas também possuem dupla proteção individual: idealmente, este é um conjunto RCD + disjuntor.
Em vez deste par, para economizar espaço no escudo, eles costumam usar difavtomat.
Na compra de uma máquina, o critério decisivo é a classificação, que é escolhida com base no valor máximo de corrente consumida. Normalmente é 40-50 A, mas é melhor esclarecer os dados técnicos no passaporte do recuperador. Recomendamos que você leia mais sobre regras para escolher uma máquina.
Para garantir a segurança, o valor nominal é selecionado para cima - desta forma, ao operar em cargas máximas, a proteção não será acionada constantemente. Vamos supor que o consumo máximo de corrente seja de cerca de 45 A, portanto, é necessário um disjuntor de 50 A.
Para seleção de RCD o princípio é o mesmo - no sentido de aumentar, ou seja, emparelhado com uma máquina de 50 A, colocam um RCD de 63 A.
COM escolha de fios Também não existem dificuldades particulares.O cabo de alumínio não é adequado - é melhor não usá-lo para fiação elétrica doméstica. Isso não é seguro e suas características são inferiores às do cobre. Portanto, optamos por um fio de cobre com seção transversal correspondente à potência e ao consumo de corrente.
Se durante os trabalhos preparatórios ainda tiver que comprar fios, é preciso focar nos parâmetros de potência do fogão:
- 3-5 kW – seção transversal do fio 2,5 mm²;
- 5-7,5 kW – 4 mm²;
- 7,5-10 kW – 6 mm².
Para uma rede trifásica, é utilizado um fio de 5 núcleos de 2,5 mm².
Se você ainda não decidiu qual modelo de fogão vai comprar, mas já começou a trocar a fiação, pode comprar com segurança o fio VVGng 4 mm² - se a distância do fogão ao painel não for superior a 12 m, e VVGng 6 mm² - se o quadro elétrico estiver mais afastado. Os fogões e fornos modernos são bastante potentes, então você não pode errar.
Agora vamos descobrir em que ordem é melhor realizar todas as ações.
Guia de conexão passo a passo
A forma mais fácil de instalar é quando tudo está pronto: o circuito de alimentação é conectado a uma máquina separada, e na cozinha, em local conveniente, é instalada uma tomada ou preparados fios para conexão direta. Tudo está de acordo com as normas e requisitos, falta apenas conectar os fios conforme diagrama.
Mas, na prática, nos deparamos com situações diferentes: em um apartamento antigo, ao instalar novos equipamentos potentes, muitas vezes é necessário trocar toda a fiação; em uma casa nova, as tomadas ficam inconvenientemente localizadas. Portanto, vamos considerar as opções possíveis.
Passo #1 – escolhendo um local de instalação
Para o fogão, é necessário escolher um local para “residência permanente”, pois é pouco provável que o mude para outro local. Isso geralmente é decidido durante o processo de pedido ou compra de um conjunto de cozinha.
Tendo em conta os requisitos de segurança, a base sob a laje deve ser forte e estável. Não há necessidade de tomar medidas separadas para isolamento térmico ou proteção de paredes - os dispositivos modernos são protegidos ao máximo contra vários riscos.
Se o seu novo apartamento já possui tomada elétrica, procure manter o fogão o mais próximo possível dela. Fios curtos e ausência de extensões também são uma das condições de segurança.
Passo #2 – cálculos e planejamento de trabalho
É melhor planejar todas as etapas do trabalho com antecedência para entender quanto tempo levará para se preparar. Talvez seja necessário trocar completamente a fiação e, ao mesmo tempo, fazer reparos cosméticos - basta começar.
Em prédios de apartamentos é proibida a formação ou complementação independente de painéis elétricos, portanto, para instalação de máquina separada, combine previamente com um eletricista da empresa de serviços. Ele também lhe dirá qual dispositivo é melhor comprar.
Observe que interno instalação de fiação – o processo é longo e trabalhoso.É preciso procurar uma ferramenta especial ou contratar trabalhadores para furar as paredes. Todas essas nuances devem ser levadas em consideração antes de iniciar o trabalho.
As etapas a seguir pressupõem que a fiação está correta.
Passo #3 - instalando um disjuntor
Depois de comprar uma máquina, primeiro encontre o melhor local para ela no trilho DIN. É mais conveniente fazer isso se você tiver um quadro elétrico separado que não seja combinado com os painéis dos vizinhos, o que é típico de casas mais antigas.
Se você mesmo tiver que fazer a instalação, antes de mais nada, proteja-se - desligue a fonte de alimentação.
Após fixar o dispositivo no trilho DIN, fixe os fios um por um. Inicialmente limpar condutor de fase de alimentação, leve-o até o terminal de fixação superior e pressione-o com um parafuso. Tenha cuidado para não deixar nenhum isolamento entrar na braçadeira. Em seguida, fixe o condutor neutro e aterre nos pneus correspondentes.
Passo #4 – se você precisar de um fio flexível
Uma conexão mais simples fica oculta, quando o fio de alimentação é conectado diretamente aos terminais da placa. Mas analisaremos um método mais complicado, com a instalação de um fio flexível com plugue, para que você possa usar a tomada e, se necessário, desligar o fogão direto na cozinha.
Alguns fabricantes se preocupam com seus clientes, por isso completam os dispositivos com plugues e diagramas de fiação.
Os plugues de alimentação têm um design dobrável e transparente. Para conectar os fios, primeiro desparafuse os parafusos de fixação, remova a tampa com os pinos de contato e remova a faixa de fixação.
Encontre três terminais: o aterramento geralmente está localizado na parte superior ou inferior e nas laterais há neutro e aterramento. Para entender como distribuir os fios, teste a tomada na qual você irá inserir o plugue.
Ao conectar os fios aos terminais, é necessário combinar a fase da tomada com a fase do plugue para que coincidam quando ligados. Depois de descobrir isso, você pode conectar os condutores. Remova o isolamento do cabo em cerca de 5 cm e insira-o no corpo do plugue.
Descasque também os condutores alguns centímetros. É melhor prender as pontas dos fios trançados com terminais. Se isso não for possível, você pode torcê-lo e envolvê-lo nos contatos.
Resta apenas fixar os fios nos terminais apropriados e, em seguida, substituir a tampa do plugue por pinos. O arame do fogão está pronto, só falta fixá-lo no corpo.
Passo #5 - conectando os fios de acordo com o diagrama
Para conexão adequada, selecione o circuito desejado. Se você possui um apartamento na cidade, precisará de um diagrama para uma rede monofásica.
Onde fica o local da conexão do fio? Na parede posterior do recuperador existe um pequeno nicho coberto por uma tampa. A tampa metálica retangular é fixada por vários parafusos ou trava. Removemos a tampa e encontramos os blocos de terminais.
Conectamos os terminais com jumpers conforme diagrama selecionado, distribuímos os condutores do cabo flexível entre os terminais, inserimos nas pinças e torcemos. Se os fios forem multipolares, recomendamos crimpá-los previamente com terminais especiais. A torção e o enrolamento simples são desprotegidos e perigosos.
Os parafusos precisam ser apertados para que o contato seja o mais firme possível. Isso protegerá os fios de faíscas e queimaduras acidentais.
Depois de conectar todos os condutores aos terminais, aparafuse a tampa no lugar e prenda o fio para que não fique pendurado com uma braçadeira especial - um dispositivo de plástico localizado próximo.
Etapa #6 – teste de desempenho
Antes de ligar a máquina, certifique-se de que todas as conexões estejam bem fixadas. Em seguida, conecte a máquina e o plugue na tomada, um por um. Tente usar ignição automática. Se a chama acender, todas as conexões foram feitas corretamente.
Se o fogão não funcionar, não há contato em algum lugar. Será necessário verificar novamente todas as conexões, inclusive quadro elétrico, plugue e terminais do fogão elétrico. Talvez os fios estejam confusos ou nem todos estejam conectados.
Recomendamos que após a conclusão da obra, caso você a tenha concluído integralmente, ainda convide um eletricista. Você só poderá começar a usar o fogão após aprovação profissional - assim terá 100% de certeza de que tudo foi feito corretamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções detalhadas com explicações + soldagem de fios:
Como conectar corretamente um plugue a um fio - de forma clara e abrangente:
Como você pode ver, conectar um fogão elétrico tem suas dificuldades, mas se você souber as informações necessárias, poderá fazer isso sozinho. Obviamente, a principal ajuda é a documentação técnica - diagramas de conexão e recomendações do fabricante para a escolha de dispositivos.
Agora você tem conhecimentos que podem ser úteis na hora de reparar ou substituir equipamentos. Não se esqueça que para conectar é necessário verificar as características da fiação e instalar proteção automática.
Se você conhece nuances interessantes e úteis da instalação de um fogão elétrico, participe da discussão abaixo nos comentários. Anote quais dificuldades você encontrou ao conectar seu modelo e quais erros você conseguiu evitar.
passo 4... dois terrenos e um zero? brilhante!