Instalação de fiação elétrica em um apartamento: visão geral dos diagramas básicos e ordem de serviço
Quase todos os equipamentos de um apartamento moderno funcionam com eletricidade.A localização dos interruptores de luz e tomadas para eletrodomésticos, a correta instalação da fiação elétrica no apartamento é a chave não só para o conforto no dia a dia, mas também para garantir a segurança contra curtos-circuitos e incêndios.
Qualquer reforma em um apartamento deve começar com o planejamento da localização dos principais aparelhos elétricos, criação de diagramas e posterior colocação dos fios. Este artigo discutirá várias opções de diagramas de fiação elétrica, os prós e contras de uma ou outra solução e instruções passo a passo para a fiação adequada.
O conteúdo do artigo:
Criando um diagrama de fiação
Nos edifícios de apartamentos novos, a rede elétrica geral do edifício está ligada apenas ao apartamento. Toda a disposição da rede eléctrica no interior do apartamento já é efectuada pelo proprietário, dependendo do plano desenvolvido para a disposição dos móveis e electrodomésticos. Isso é conveniente, pois os proprietários de apartamentos com rede pronta terão que desmontar parcial ou totalmente a antiga para trocá-la.
Compor diagrama de fiação no apartamento e instale você mesmo, ou confie esta tarefa a especialistas. A segunda opção exige um investimento bastante caro, mas vale lembrar que trabalhar com eletricidade representa risco de vida.
Se você não possui certas habilidades, é melhor confiar a instalação a eletricistas especializados e você mesmo pode elaborar o diagrama de fiação.
Qualquer instalação começa com o desenvolvimento de um diagrama da futura fiação elétrica.
Mas antes disso você precisa:
- pense detalhadamente na colocação de todos os equipamentos elétricos e eletrodomésticos do apartamento;
- escolha os locais ideais para a localização de interruptores e tomadas;
- dependendo da localização das janelas e da iluminação natural, selecione pontos de colocação de lustres e outras luminárias;
- calcule a metragem necessária da linha elétrica e o número de pontos elétricos em todo o apartamento.
O processo de planejamento não deve ser apressado; é um passo muito importante e deve ser levado a sério. Com efeito, em caso de erros de cálculo nesta fase, no futuro será necessário instalar móveis não tão convenientemente, mas porque corresponderá à localização das tomadas. Ou use cabos de extensão, que vão bagunçar o apartamento com seus fios e atrapalhar a passagem livre.
Depois de decidir a questão da localização dos móveis e eletrodomésticos, você pode começar a criar um circuito elétrico. O desenho deve ser o mais detalhado possível e elaborado em escala. Para fazer isso, você pode fazer um diagrama da planta do apartamento, no qual estão indicados todos os principais parâmetros dos quartos, ou usando uma régua e um lápis, você pode transferir de forma independente a planta do apartamento para uma folha de papel. Neste caso, além da localização pretendida dos objetos, o diagrama deve indicar as aberturas de portas e janelas.
Elaborada a planta do apartamento propriamente dito, passamos à próxima etapa - a localização dos pontos elétricos e das linhas de fiação.Vale ressaltar que todos os elementos de saída da rede geral são considerados pontos elétricos, ou seja, tomadas, interruptores, fontes de luz operando diretamente na rede, caixas de distribuição.
Do ponto de vista da operação diária e da comodidade em caso de avarias, a melhor opção é distribuir os pontos elétricos em linhas de fiação elétrica separadas. O tipo dessa distribuição é chamado de “trilha” e será discutido mais adiante neste artigo.
O seguinte deve ser marcado nos diagramas com extrema precisão:
- Escudo, a partir do qual o núcleo principal da linha de fiação elétrica é direcionado para o apartamento.
- Rotas de cabos. A regra básica que deve ser seguida na colocação de cabos é a sua estrita localização horizontal e vertical. Além disso, a distância dos tetos e aberturas deve ser de pelo menos 20 cm.
- Caixas de distribuição - são considerados o principal ponto de ligação dos cabos no interior do apartamento. Com a distribuição adequada da rede elétrica no interior do apartamento, elas deverão estar localizadas em cada ramal da linha de rede. Assim, as caixas de distribuição devem estar em cada uma das salas, corredores e cozinhas.
- tomadas - pode haver qualquer número deles. A lei não limita o número de tomadas que podem ser colocadas num apartamento. Porém, no cálculo da sua localização, vale a pena levar em consideração a sua localização em relação a portas, janelas, baterias e tubulações, gasodutos.Assim, podem ser colocados em qualquer local conveniente, mas não menos que 20 cm de aberturas de portas e janelas e 40 cm de gasodutos, radiadores e dutos de calor.
- Comuta. A sua localização também não é regulamentada de forma alguma pelo legislador e depende inteiramente da vontade do projetista. É mais conveniente colocá-los não acima do nível da cabeça (em média 150-170 cm do chão), ou na área da mão com o braço abaixado (50-70 cm do chão) . A localização relativa à porta não importa e pode ser à direita ou à esquerda, dependendo se o proprietário é canhoto ou destro e como é mais conveniente para ele acender e apagar a luz.
- Fontes de luz, que pode ser colocado em qualquer local conveniente, tanto no teto quanto nas paredes. O seu número também não é limitado e depende da iluminação dos quartos e da vontade do designer de iluminar mais um ou outro recanto do apartamento.
Um diagrama bem executado da localização dos pontos elétricos e das linhas de fiação permitirá que você navegue livremente no futuro ao instalar a fiação elétrica do apartamento.
Dicas para conectar corretamente os pontos elétricos
Para criar uma fiação eficaz em um apartamento, é necessário distribuir diferentes direções e combinar grupos de pontos elétricos nessas direções.
Assim, para a colocação da fiação elétrica do quadro elétrico, vale destacar as seguintes linhas:
- iluminação de salas, cozinha e corredor;
- fornecimento de energia elétrica para salas de estar;
- fonte de alimentação separada para a cozinha;
- iluminação e alimentação elétrica do banheiro e lavabo;
- separado linha de energia para fogão elétrico e dispositivos que consomem alta energia.
Para cada grupo será necessário instalar um especial dispositivo de corrente residual, que desconectará prontamente uma linha específica, o que protegerá a fiação e os equipamentos por ela alimentados contra danos.
De referir que a ligação do quadro eléctrico às linhas de energia do apartamento deverá ser confiada aos electricistas das sociedades gestoras, uma vez que este trabalho deve ser realizado exclusivamente por especialistas de acordo com os requisitos dos documentos legislativos.
Instruções para colocar fios elétricos
Antes de traçar um diagrama e iniciar os trabalhos de instalação, é necessário familiarizar-se com uma série de documentos que regulamentam a localização da fiação elétrica no apartamento do ponto de vista da segurança contra incêndio e da vida humana durante a operação.
Passo #1 – estude os requisitos para circuitos
Requisitos básicos e proibições ao instalar a fiação em um apartamento:
- é proibida a ligação à terra das tomadas aos fios neutros ou aos sistemas de abastecimento de água e aquecimento - a ligação à terra deve ser feita apenas ao barramento de terra;
- cumprimento obrigatório da disposição vertical e horizontal das rotas das linhas de energia;
- evite cruzar os fios entre si; o caminho de colocação deve ser o mais conveniente possível do ponto de vista doméstico, para não quebrar acidentalmente os fios no futuro ao realizar pequenos reparos ou instalar qualquer equipamento nas paredes;
- a distância entre os fios paralelos deve ser de no mínimo 5 mm;
- conduza os fios para as tomadas por baixo e para os interruptores por cima;
- instalação obrigatória de máquina com valor nominal de 63A para apartamentos onde estejam instalados fogões elétricos. Leia mais sobre como escolher máquinas caça-níqueis em Este artigo.
A altura das rotas dos cabos elétricos em relação ao teto ou piso não é regulamentada por lei. Porém, do ponto de vista doméstico, é melhor colocá-los mais próximos do chão ou do teto para liberar a maior parte da superfície da parede para uso posterior.
Passo #2 - Fiação
Existem várias opções básicas para criar fiação elétrica funcional em apartamentos.
Eles são usados dependendo do tipo de apartamento:
- fiação estrela;
- Fiação tipo “loop”;
- fiação usando caixas de distribuição.
Vejamos os recursos de cada uma dessas opções.
Opção nº 1 - fiação em estrela
“Zvezda” é conveniente para instalar a fiação elétrica em estúdios ou apartamentos de um quarto. Sua peculiaridade é que a cada ponto elétrico é conectada uma linha de cabo separada, que é conectada ao quadro elétrico central.
A desvantagem dessa fiação é o alto custo do comprimento do cabo elétrico utilizado e instalação de painel elétrico tamanho grande. Uma vantagem é a capacidade de controlar o funcionamento de cada elemento da rede elétrica doméstica.
Opção nº 2 - fiação tipo “loop”
O “loop” é semelhante em princípio ao circuito anterior, mas neste caso vários pontos elétricos de saída podem ser conectados a uma linha do fio elétrico.Este formato de fiação será mais econômico e poderá ser utilizado em apartamentos com qualquer número de cômodos.
Além disso, este tipo de fiação permite encontrar rapidamente falhas em caso de falha de um dos pontos elétricos, uma vez que estão divididos e cada um conectado à sua própria linha. Porém, vale a pena entender que a carga da máquina aumentará dependendo da quantidade de pontos elétricos conectados a uma linha.
Opção nº 3 – caixas de distribuição
A utilização de caixas de distribuição é o método mais moderno de instalação de fiação elétrica em um apartamento. O princípio é conduzir fios de fiação elétrica potentes do painel elétrico principal para cada uma das salas, onde as linhas de fiação elétrica são redistribuídas ponto por ponto na caixa de distribuição.
Para criar uma rede elétrica ideal dentro do apartamento, vale a pena usar todos os tipos de fiação ao mesmo tempo. Assim, por exemplo, é melhor fazer conexões para equipamentos elétricos de alta potência e fogões elétricos na versão “estrela”, os aparelhos elétricos do corredor são fornecidos com alimentação de rede através de fiação tipo “loop”, e luzes, interruptores e as tomadas nas salas podem ser feitas em caixas de distribuição.
Passo #3 – marcação do apartamento
Depois de criar o diagrama, seguirão várias etapas para a fiação dentro do apartamento. Cada um deles possui características que devem ser rigorosamente observadas.
A segunda etapa após a elaboração do diagrama é considerada “marcação”. Esta é uma etapa muito importante, cuja essência é transferir com precisão o diagrama de fiação elétrica desenvolvido diretamente para o seu local no apartamento.Ou seja, será necessário aplicar marcas na superfície das paredes, que, conforme o diagrama, serão posteriormente as localizações dos pontos elétricos e das linhas de fiação elétrica.
A marcação deve ser feita da seguinte forma:
- designar os locais onde ficarão as tomadas e interruptores, fontes de luz;
- selecionar locais onde serão roteados cabos para TVs e roteadores wi-fi;
- designar os locais das caixas de distribuição;
- determinar e marcar a localização das linhas de colocação de cabos desde as caixas de distribuição até cada um dos pontos elétricos (as paredes serão lascadas ao longo deles posteriormente durante a instalação);
- determine a localização das rotas dos cabos do painel elétrico principal do apartamento até cada caixa de distribuição.
A realização de marcações permite determinar “no local” a correcção dos cálculos do diagrama e finalmente confirmar a decisão sobre esta disposição da cablagem eléctrica do apartamento.
Passo #4 – colocação de cabos elétricos
Existem várias maneiras de instalar o cabo elétrico:
- escondido;
- abrir.
Vamos falar sobre cada opção com mais detalhes.
Método #1 – fiação oculta
O primeiro método é considerado mais trabalhoso, mas permitirá esconder todos os cabos dentro das paredes, o que parece mais esteticamente agradável e não se destacará pela presença de caixas ou cabos abertos. Para sua implementação é necessário abandonar as paredes, fazendo ranhuras para cabos neles.
Colocar e aplicar gesso ocultará as linhas elétricas da vista. Vale ressaltar que deve-se ter cautela ao utilizar esse método, pois danos ao cabo podem levar à perda de energia elétrica em um trecho da rede.
Uma opção mais aceitável para colocar cabos desta forma é instalar a fiação elétrica sob o piso. Neste caso, é necessário envolver cada fio em um tubo corrugado, o que lhe confere proteção adicional contra danos.
É importante lembrar que antes de finalmente selar as paredes e o piso, é necessário utilizar um testador para verificar o bom funcionamento de todas as tomadas elétricas.
Método #2 – opção aberta
A instalação aberta é adequada para apartamentos e locais onde é tecnicamente proibido ou impossível instalar fios no interior de paredes ou pisos.
Esta é uma instalação simples, que muitas vezes é realizada ao longo da parte superior do apartamento, na junção da parede e do teto. Os cabos são envoltos em especial caixas ou canais a cabo.
A principal vantagem da instalação aberta é o fácil acesso às redes de cabos.
Falamos com mais detalhes sobre a instalação da fiação do painel em próximo material.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A criação de diversos diagramas de fiação elétrica, bem como funcionalidades, pode ser conferida neste vídeo:
Concluir o circuito de forma independente e instalar a fiação elétrica em um apartamento é uma tarefa solucionável, mas requer um estudo cuidadoso dos fundamentos da engenharia elétrica. Também é aconselhável estudar símbolos e regras para instalação de cabos de energia.E é melhor confiar a obra de instalação de energia elétrica no apartamento a profissionais.
Criar um diagrama elétrico para um apartamento é um processo criativo que deve ser feito com especial cuidado e precisão. O diagrama finalizado deve ser suficientemente visual e compreensível para que qualquer construtor possa compreender e posteriormente implementar o que é mostrado no diagrama.
Ao traçar um diagrama, vale a pena usar designações geralmente aceitas para pontos elétricos e identificação por cores de linhas de energia e fios de iluminação e aterramento. Também é obrigatório marcar todas as distâncias e tamanhos, o que o ajudará a navegar melhor na hora de aplicar as marcações diretamente no apartamento.
Você ainda tem dúvidas sobre o tema deste artigo? Ou deseja compartilhar sua experiência pessoal na elaboração de um diagrama ou na instalação de fiação elétrica? Você pode fazer perguntas aos nossos especialistas e outros visitantes do site ou deixar recomendações no bloco de comentários localizado abaixo desta publicação.