Impermeabilização de piso de apartamento: características da escolha dos materiais isolantes + procedimento de trabalho

Muitas vezes ocorrem avarias nos sistemas de abastecimento de água e aquecimento, pelo que existe sempre o risco de fugas de água.Concordo, isso pode causar muitos problemas, como, por exemplo, inundar o apartamento de outra pessoa ou destruir o seu próprio piso. Além disso, não se esqueça que o excesso de umidade pode levar ao aparecimento de mofo e bolor, o que pode afetar negativamente a sua saúde.

Portanto, é necessário cuidar antecipadamente da proteção contra a umidade, nomeadamente logo no início da reparação. Para isso, o piso é impermeabilizado, o que servirá como barreira confiável contra os efeitos da água.

A seguir, explicaremos como realizar de forma independente os trabalhos de impermeabilização de um apartamento e também o ajudaremos a escolher os materiais adequados.

As principais vantagens da impermeabilização de pisos

A impermeabilização é a proteção da base de concreto, da betonilha e do revestimento frontal do piso. Os especialistas aconselham a realização da impermeabilização imediatamente antes da betonilha, pois o concreto pode absorver umidade através dos microporos e posteriormente desabar.

Isto é especialmente verdadeiro para os proprietários de apartamentos no primeiro andar, uma vez que a betonilha está exposta às correntes de ar frio (da cave) e quente (do apartamento).

Impermeabilização em banheiros
A proteção do piso da umidade é obrigatória no banheiro, lavabo e cozinha, pois ali fica todo o encanamento e há maior risco de inundar os vizinhos

Contudo, a opção mais razoável seria fazer impermeabilizando o chão em todo o apartamento, porque:

  • a solução utilizada para a betonilha contém água, pelo que existe o risco de fugas para os apartamentos vizinhos localizados abaixo;
  • o sistema de aquecimento pode falhar, o que também provocará inundações nos pisos inferiores;
  • a impermeabilização aumentará a resistência e durabilidade do piso, protegendo contra microfissuras;
  • Ao instalar um sistema de piso aquecido, é necessária impermeabilização.

Vale ressaltar que a impermeabilização em áreas localizadas próximas a equipamentos hidráulicos deve ser realizada com especial cuidado.

Seleção de materiais isolantes

O mercado de materiais de construção oferece uma ampla gama de impermeabilizantes para revestimentos de pisos, que variam dependendo do método de aplicação e da área de utilização.

Vejamos mais de perto os principais tipos de materiais impermeabilizantes.

Materiais impermeabilizantes laminados

A base da impermeabilização do rolo é a fibra de vidro ou uma mistura de resinas de poliéster.

Impermeabilização de rolo
Esse tipo de material é comercializado em rolos e difere no tipo de recheio e forma de fixação. A camada final que combina os recheios é o betume

Tais revestimentos incluem hidroisol, isoplasto, material para telhados e semelhantes.

Dependendo do método de fixação, existem os seguintes tipos de isolamento de rolo:

  1. Adesivo. Fixação com mastique betuminoso ou adesivo à base de resina sintética. Existem também opções autoadesivas. A base deve estar bem preparada. É considerada uma opção simples, pois não requer habilidades especiais.
  2. Soldado. A base é poliéster ou fibra de vidro. Usando um queimador de gás ou uma pistola de ar quente, a camada inferior de isolamento (betume) é derretida e depois instalada. Este método não é aconselhável para uso em espaços fechados, pois os vapores do betume são tóxicos.
  3. Instalado mecanicamente. A base para este tipo é areia com fração fina ou feltro. Fixado com parafusos auto-roscantes. Esta opção exige muita mão-de-obra e não é suficientemente confiável.

A principal razão para a escolha de materiais impermeabilizantes do tipo rolo é o custo relativamente baixo. Outra vantagem dos revestimentos em rolo é a capacidade de realizar imediatamente novos trabalhos de reparo.

As desvantagens incluem dificuldade de instalação em uma área pequena, por exemplo, No banheiro.

Vale ressaltar também que durante a instalação da impermeabilização laminada formam-se costuras que futuramente podem comprometer a estanqueidade do revestimento protetor.

Materiais de revestimento para impermeabilização

Hoje, os materiais de revestimento são os materiais mais populares para impermeabilização e, em termos de eficácia, estão substituindo até mesmo os materiais laminados.

Aplicação de revestimento impermeabilizante
Os mastiques líquidos prontos são aplicados em várias camadas e cobrem completamente a superfície do concreto, obstruindo efetivamente todas as microfissuras

Após a aplicação da mástique, forma-se uma película que servirá como barreira protetora contra umidade indesejada. Os mastiques para impermeabilização de pisos são feitos à base de betume, resinas acrílicas e sintéticas.

Dependendo dos componentes constituintes e das características operacionais, existem vários tipos de materiais de revestimento:

  • Mástiques de cimento polimérico. Eles contêm cimento, areia fina de quartzo e aditivos poliméricos. O material possui alta aderência e durabilidade. A desvantagem é o tempo de secagem da superfície acabada.
  • Betuminoso. Dependendo do método de aplicação, existem mastiques de aplicação a quente e a frio.Esta última opção é mais adequada para a impermeabilização do piso de um apartamento, uma vez que o betume não necessita de aquecimento até 160-180 °C, ao contrário do mastique aplicado a quente.
  • Polimerbitume. Basicamente, as composições são produzidas a partir da modificação do betume com látex, poliuretano ou acrílico. Os materiais possuem grande resistência e alta aderência. Eles têm um custo mais elevado do que os tipos anteriores de mástiques.
  • Acrílico. Em comparação com os materiais betuminosos, eles são muito mais ecológicos e inodoros. Adequado para sistemas de piso radiante. Sua principal desvantagem é o alto custo.

Mástiques prontos e misturas secas estão disponíveis no mercado. Basta diluir este último com água conforme instruções do fabricante.

Diluição de mistura seca para impermeabilização
As misturas secas para impermeabilização, via de regra, são mais baratas que as mástiques líquidas prontas, mas será gasto um pouco mais de tempo no preparo da mistura

Na hora de escolher uma mástique adequada, é necessário levar em consideração não só o preço do material, mas também o consumo indicado por 1 m2. Muitas vezes, os mastiques baratos são mais viscosos, o que aumenta o consumo de material declarado pelo fabricante.

Composições penetrantes

A ação das misturas penetrantes, as chamadas “impregnações”, baseia-se na penetração na estrutura da base de concreto e na capacidade de reagir com ela.

Efeito da impregnação para pisos de concreto
Após a aplicação, a mistura endurece, formando cristais no interior do concreto que preenchem todos os poros. Com isso, a base adquire uma estrutura monolítica forte e não suscetível à umidade.

Antes de aplicar a impregnação, a superfície do concreto deve ser umedecida. Além disso, antes de usar a impregnação, não é necessária a aplicação preliminar de primer, o que reduzirá significativamente o custo dos materiais.

Ressalta-se que a impregnação não é utilizada em superfícies de concreto espumoso, concreto aerado e tijolo, pois não ocorrerá a reação química desejada. A principal desvantagem da aplicação é o alto custo dos materiais.

O procedimento para a realização de trabalhos de impermeabilização

Quase todos os métodos de impermeabilização incluem a preparação da base, aplicação de primer na superfície e instalação de materiais impermeabilizantes. Vamos considerar as características dos métodos possíveis com mais detalhes.

Método de impermeabilização de piso laminado

Em primeiro lugar, é necessário preparar a superfície, a saber: desmontar o revestimento antigo da base de concreto, e também limpar o piso de poeira e detritos.

Eliminando rachaduras no contrapiso
Antes de utilizar qualquer método de impermeabilização do piso e posterior betonilha, é necessário eliminar fissuras e fissuras na base de concreto

Ao instalar a impermeabilização no banheiro e no vaso sanitário, será necessário remover todos os equipamentos de encanamento.

De todos os tipos de isolamento laminado para apartamento apresentados, é aconselhável escolher o tipo de impermeabilização colada.

Após a limpeza, o piso deve ser preparado. O material é cortado no tamanho do ambiente, deixando uma sobreposição nas paredes - aproximadamente 10 cm.As tiras cortadas devem ser deixadas no chão por um dia para que fique nivelado.

O perímetro da sala é coberto com fita especial de construção ou fita impermeabilizante. O material é colado com cola ou mástique à base de polímero-betume. As tiras preparadas são sobrepostas umas às outras, pelo menos 15 cm, enquanto as juntas das tiras são coladas adicionalmente com mástique.

Existem também materiais autoadesivos, que são mais fáceis de instalar porque não necessitam de aplicação de cola no contrapiso. Você pode instalar a impermeabilização do rolo usando um rolo ou rolo de pressão.

Os especialistas aconselham fazer essa impermeabilização em duas camadas, uma perpendicular à outra, após a secagem da anterior.

Instalação de revestimento impermeabilizante

A impermeabilização do tipo revestimento é considerada o método de isolamento mais simples.

Tal como no método anterior, a base é preparada primeiro. Se for selecionada uma mistura seca para o trabalho, é necessário preparar a solução de acordo com as instruções indicadas na embalagem.

Aplicando primer na base
A seguir, é necessário aplicar um primer de penetração profunda, que removerá completamente o pó da superfície do piso e garantirá uma boa aderência da base do piso à mástique.

É conveniente aplicar a mástique com rolo, após despejá-la na bandeja. Todos os cantos são trabalhados com pincel.

Instalação de fita impermeabilizante
A fita impermeabilizante deve ser desenrolada em todo o perímetro da sala. Em seguida, cubra toda a costura na parte superior e inferior da fita com mástique.

O impermeabilizante é aplicado em duas camadas. A secagem intermediária entre a primeira e a segunda aplicação é de 2 a 4 horas. O trabalho de reparo pode continuar após a secagem completa do mastique, aproximadamente 10-15 horas.

Técnica de impermeabilização penetrante

Este método é considerado o mais eficaz, pois pode suportar os resultados até mesmo de uma ruptura grave na tubulação. A impermeabilização penetrante também evita a corrosão da armadura.

O método de execução é semelhante ao método anterior.

Aplicação de impermeabilização penetrante
A mistura penetrante de impermeabilização de pisos é aplicada com pincel. Não é necessário pré-tratamento da superfície com primer penetrante.

O tempo de secagem da solução normalmente não ultrapassa uma hora e meia, após a qual pode-se iniciar o vazamento da betonilha.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Método de impermeabilização de piso com impermeabilização de rolo autoadesivo:

Tecnologia para revestimento de impermeabilização de pisos:

Você mesmo pode impermeabilizar o piso, mas o uso de qualquer material para impermeabilizar o piso possui uma série de características próprias e você deve seguir rigorosamente as instruções do fabricante.

Durante as reformas, certifique-se de cuidar da impermeabilização, que protegerá seu apartamento dos efeitos negativos da água. E, aliás, vai te ajudar a economizar dinheiro, pois o custo da impermeabilização é relativamente pequeno se comparado ao conserto do piso ou do apartamento do vizinho em caso de inundação.

Que material você escolheu para impermeabilizar o piso do seu apartamento e por que o escolheu? Informe outros visitantes do nosso site sobre isso.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica