Por que a geladeira não desliga: uma revisão das quebras frequentes e como corrigi-las
Um refrigerador é um equipamento familiar, mas bastante complexo e não está imune a quebras.Algumas falhas não são imediatamente perceptíveis. Por exemplo, há momentos em que a geladeira não desliga. O aparelho produz a quantidade necessária de frio, a comida não estraga, mas o motor funciona continuamente.
Esta situação não pode ser deixada de lado; pode piorar muito rapidamente. Diremos a você como lidar de forma independente com um mau funcionamento perigoso na operação de equipamentos de refrigeração. Mostraremos como resolver o problema e evitar que isso aconteça no futuro.
O conteúdo do artigo:
Razões para o funcionamento contínuo do refrigerador
Condições operacionais inadequadas ou configurações incorretas geralmente fazem com que o motor funcione continuamente.
Aqui estão alguns erros comuns:
- o dispositivo é instalado de forma que sua grade traseira toque a parede ou fique quase próxima a ela;
- o refrigerador está muito próximo de um radiador quente ou outro dispositivo de aquecimento;
- a sala onde o dispositivo está localizado está muito quente, as condições de funcionamento não são atendidas;
- a função de supercongelamento integrada está habilitada, que deve ser desligada manualmente ou por algum motivo não desliga automaticamente;
- O termostato está na posição mínima e o ar ambiente está muito quente.
Todas estas situações estão associadas a uma violação do regime de troca de calor.
O dispositivo localizado próximo à bateria não produz frio. O princípio de seu funcionamento baseia-se na retirada constante da energia térmica do interior do refrigerador e na transferência para o ar ambiente.
Se o ar estiver muito quente, o calor não será absorvido. Compressor de geladeira continuará a funcionar, tentando sem sucesso atingir a temperatura definida no termostato. Como resultado, a parte principal do equipamento esgotará rapidamente sua vida útil e ficará inutilizável.
Além disso, quanto maior a diferença entre a temperatura interna e externa do refrigerador, mais energia térmica precisa ser movimentada e mais difícil será para o equipamento atingir o desempenho exigido. Por exemplo, no modo supercongelamento, a troca de calor deve ser muito intensa.
Caso o calor não tenha tempo de sair do refrigerador, os sensores de temperatura não registrarão o nível de frio definido pelo programa, o comando para desligar o compressor não será recebido e o equipamento continuará funcionando.
Existem outras causas possíveis para este tipo de avaria, relacionadas com o desgaste de peças individuais do dispositivo. Por exemplo, se a integridade da junta de borracha da porta do refrigerador estiver danificada, isso levará a uma violação da estanqueidade do espaço interno.
Acontece que o equipamento de refrigeração retira energia térmica da câmara, mas o calor penetra no interior através de rachaduras imperceptíveis.
E embora o ar interno pareça frio, os sensores recebem informações de que a temperatura não está baixa o suficiente. O compressor continua a funcionar sem parar.
A próxima razão pela qual uma geladeira pode funcionar dessa maneira é uma avaria termostato de geladeira, que transmite informações incorretas ao centro de controle. Por fim, o próprio compressor pode se desgastar e funcionar com potência insuficiente, não proporcionando redução suficiente de temperatura.
Outra razão pela qual a geladeira não desliga é um vazamento de freon. O refrigerante atua como um “transportador” de energia térmica no sistema.
Ele absorve partículas de calor espalhadas dentro do compartimento do refrigerador e depois as move para fora. Se a quantidade de freon no sistema for insuficiente, a taxa de resfriamento diminuirá, fazendo com que o refrigerador funcione constantemente.
Não espere até que o som do motor funcionando se torne constante. Se os intervalos entre desligar e ligar o compressor diminuíram visivelmente e os períodos de operação aumentaram, provavelmente é hora de pensar em reabastecendo equipamento com freon.
É um pouco mais fácil para os proprietários de refrigeradores modernos identificar o problema se a unidade tiver uma função de autodiagnóstico integrada. As falhas podem ser relatadas por códigos marcados exibidos no painel de controle.
Para descriptografar a mensagem, você precisa usar o manual de instruções, que contém informações detalhadas. No entanto, você não deve confiar cegamente nessas informações; às vezes, para identificar com precisão não apenas o problema, mas também sua causa, é necessário realizar um diagnóstico detalhado da condição do dispositivo.
Normalmente, o ciclo operacional do compressor dura de 10 a 30 minutos, após os quais o dispositivo desliga aproximadamente pelo mesmo período. Se a temperatura do ambiente onde o refrigerador está localizado aumentar visivelmente durante algum tempo, o ciclo de operação poderá ser um pouco mais longo.
Mas se o compressor continuar a operar em modo anormal mesmo depois que a temperatura externa tiver caído, é hora de começar a diagnosticar a condição do dispositivo.
Maneiras de corrigir a situação sozinho
Para começar, deve familiarizar-se mais uma vez com as recomendações de funcionamento do frigorífico e verificar se a situação real corresponde ao que está escrito nas instruções.
Resolvendo um problema reorganizando
Se não houver folga entre a grade do refrigerador localizada na parte traseira e a parede, ou se for muito pequena, basta mover o aparelho.
O mesmo deve ser feito se o refrigerador estiver muito próximo da fonte de calor.Muito provavelmente você terá que fazer uma pequena reorganização para colocar o aparelho em um local mais adequado. Então você precisa verificar as configurações de temperatura, medir a temperatura geral do ar na sala e corrigir a situação.
Se após essas manipulações simples o refrigerador começar a desligar regularmente, é necessário observar seu funcionamento. Os períodos de funcionamento do compressor não devem ser muito longos.
Encontrar uma violação isoladamente
Se as condições de funcionamento forem boas, ou se a situação for corrigida e o motor continuar funcionando sem parar, é hora de procurar outras opções.
Primeiro você precisa inspecionar a vedação de borracha ao redor do perímetro das portas da geladeira. Com o tempo, o material pode ficar deformado e começar a deixar passar ar. Se a vedação parecer nova e flexível o suficiente, você poderá verificar se há danos. Um pequeno buraco causa muitos problemas.
Conduta substituindo o selo não é difícil. Para isso, é necessário adquirir um novo elemento, retirar a borracha velha, limpar a base e colar a gaxeta intacta com cola especial ou resina epóxi. Obviamente, durante o trabalho, o refrigerador deve ser desconectado da rede elétrica.
Um dos motivos para a despressurização da câmara do refrigerador é a instalação inadequada das portas do refrigerador. Isso acontece devido às ações ineptas do mestre. Isso ainda acontece, mas com menos frequência, como resultado do uso de elementos defeituosos.
Se a vedação estiver em ordem, é necessário inspecionar as portas e seus pontos de fixação. Um técnico o ajudará a identificar e eliminar deficiências.
Identificando falhas técnicas
Muitas vezes surgem problemas devido a relé de partida do compressor. Este elemento liga e desliga o motor para iniciar o processo de circulação do líquido refrigerante e resfriamento do ar. Com o tempo, os contatos móveis do dispositivo ficam soldados, “grudam” e param de abrir.
Como resultado, o compressor permanece energizado e continua a operar continuamente, independentemente das leituras do sensor de temperatura. Para detectar a presença de tal avaria, você precisa usar um ohmímetro.
Instalar um novo relé é uma operação complexa, para iniciantes é melhor delegar esses reparos a um especialista para não danificar completamente o compressor. Vazamentos de Freon não são fáceis de diagnosticar em casa. O refrigerante não tem odor nem cor; simplesmente evapora no meio ambiente sem causar danos.
Este vídeo mostra a verificação de vazamentos de freon e o diagnóstico da condição do tubo capilar usando o exemplo de um refrigerador BOSCH:
Também é preferível confiar o reabastecimento com freon a um especialista que possua equipamentos adequados para este tipo de trabalho. A localização do vazamento é determinada pela inspeção visual do circuito.
Mas o dano pode ser tão invisível que para identificá-lo será necessário abrir o circuito de refrigeração e drenar o freon restante. O ar é então bombeado para os tubos sob pressão.
Deve ser pequeno para não agravar os danos existentes, mas ao mesmo tempo suficiente para um diagnóstico bem-sucedido. Uma solução de sabão é aplicada na superfície dos tubos, que irá borbulhar nos locais onde o selo está quebrado.
O ar é sangrado, as rachaduras são seladas e então o refrigerante é despejado no sistema. Em alguns casos difíceis, quando não é possível restaurar a estanqueidade do circuito no local, o refrigerador é levado a um centro de serviço para reparos.
Os termostatos do refrigerador podem ter designs muito diferentes dependendo do modelo do refrigerador. Se uma haste de algum aparelho saiu, basta simplesmente ajustar sua posição para que o aparelho comece a funcionar normalmente.
Mas também acontece que durante o descongelamento a água entra no regulador. Isso causa um curto-circuito no sistema elétrico e o termostato deverá ser totalmente substituído. Para realizar esse trabalho, é melhor convidar um especialista que possa selecionar corretamente o elemento a ser substituído.
Um mau funcionamento do módulo de controle também só pode ser diagnosticado por um técnico usando equipamento de teste. Um técnico de refrigeração experiente pode resolver pequenos problemas imediatamente.
Mas se a avaria for complexa, a sua eliminação pode exigir trabalho não em casa, mas num centro de serviços. Por exemplo, para atualizar o firmware, a placa de controle eletrônico é removida, reparada em um centro de serviço e depois reinstalada.
Às vezes, o motivo da operação contínua da unidade pode ser um bloqueio complexo do tubo capilar. Normalmente, para corrigir esta situação, é bastante simples descongele a geladeira corretamente.
Caso esta medida não dê resultado, o comandante deverá realizar uma desmontagem significativa dos mecanismos. Muitas vezes é mais conveniente fazer isso em um centro de serviços, especialmente porque o procedimento pode estar associado a liberações significativas de umidade e contaminantes técnicos.
Acontece também que para restaurar o funcionamento normal do refrigerador é necessário substituir completamente um compressor ou motor desgastado. Esta é uma operação complexa que raramente os artesãos amadores conseguem realizar de forma satisfatória, é melhor chamar um profissional.
Dependendo do modelo do refrigerador, essa substituição é realizada diretamente no local ou em uma central de atendimento.
Recomendações para uma prevenção eficaz
Em muitos casos, os problemas podem ser evitados se você usar o refrigerador corretamente. O conselho de ler as instruções antes de iniciar a operação parece banal e óbvio, mas nem sempre é seguido.
Aqui estão mais algumas recomendações que ajudarão a proteger sua geladeira de possíveis quebras:
- Você precisa escolher o local certo para a instalação logo no início e às vezes verificar a situação quanto ao cumprimento das instruções, especialmente se os móveis foram reorganizados na sala, surgiram novos dispositivos de aquecimento, etc.
- O refrigerador não deve ficar exposto à luz solar intensa, mesmo que isso não aconteça o ano todo, mas apenas em alguns meses.
- Você deve sempre verificar o quão bem a vedação da porta se ajusta ao corpo do refrigerador, se há sujeira ou outros fatores que possam causar danos ou deformações.
- Não há necessidade de se apoiar na porta ou de qualquer outro impacto, para não perturbar a integridade dos fixadores ou danificar a junta de vedação.
- Você não deve guardar muitos alimentos na geladeira, pois isso pode causar má circulação de ar.
- Não é recomendado instalar objetos pesados ou eletrodomésticos no painel superior do dispositivo.
As regras de descongelamento também são descritas detalhadamente nas instruções. Este evento ainda precisa modelos com sistema “No Frost”. Salvo indicação em contrário nas instruções, a descongelação deve ser efectuada pelo menos uma vez de seis em seis meses. Durante o verão, procedimentos adicionais podem ser necessários.
Depois que todo o gelo derreter, limpe bem todas as superfícies para garantir que estejam secas. Não faria mal nenhum desinfetá-lo primeiro. Para fazer isso, limpe as paredes e a porta da câmara com uma solução de refrigerante ou álcool. Antes de sair de férias, também é necessário descongelar a geladeira e conservá-la adequadamente durante sua ausência.
A porta do aparelho desligado deve ser deixada aberta. Algumas pessoas simplesmente empurram um objeto entre a moldura e a porta para criar uma lacuna, mas esta é a estratégia errada.
Isso pode danificar seriamente a vedação, que deverá ser totalmente substituída.Para evitar o aparecimento de odores desagradáveis na geladeira, você pode deixar um absorvedor de odores ou um recipiente aberto com bicarbonato de sódio dentro dela.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
As razões pelas quais o compressor não desliga e os métodos de diagnóstico são descritos em detalhes aqui:
Você não pode ignorar a situação quando a geladeira para de desligar. Assim que se notarem poucas interrupções no funcionamento do compressor, é necessário procurar imediatamente os problemas e tentar eliminá-los ou chamar um técnico.
Sujeito às condições de operação, a probabilidade de tais avarias será mínima.
Deixe comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas. Conte-nos como você lidou com o problema de uma geladeira que não desligava. Compartilhe informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site.
Também encontrei o problema de a geladeira parar de desligar. Ele atribuiu isso ao fato de que fazia calor no apartamento, principalmente na cozinha, por isso era difícil para ele aumentar a temperatura. Mas quando esfriou e o problema não foi resolvido, comecei a culpar um vazamento de refrigerante, que o reparador confirmou. Ele não escalou sozinho. Depois de encher com freon o problema foi resolvido. A geladeira está funcionando.
Quando meu namorado e eu nos mudamos para um novo apartamento, não sabíamos que não poderíamos colocar a geladeira perto do radiador. Havia muito pouco espaço na cozinha, por isso tentamos aproveitá-lo ao máximo. E sim, acabou com a geladeira não desligando. Tivemos que chamar um reparador, que explicou qual foi o nosso erro.
Compramos uma geladeira para nossa dacha.Compramos e saímos... Papai mora em casa o tempo todo, não vai notar nada, mesmo que passe um tanque por perto. Um mês depois, meu marido e eu chegamos e descobrimos que a geladeira não desligava. Entrei nos fóruns e comecei a ler sobre termostato, relé, etc., depois resolvi chamar um reparador. O mestre encolheu os ombros e sugeriu descongelar a geladeira por 2 dias e abrir as duas portas. O interessante é que funcionou. Talvez ajude alguém se encontrar esse problema
Tínhamos uma geladeira velha e ela também parava de desligar, principalmente no verão, quando fazia calor. O problema era com o termostato. Verifiquei com um multímetro - depois de trocá-lo demorou muito para ganhar energia, mas depois começou a desligar conforme o esperado. Também recomendaram que eu desligasse e descongelasse a geladeira e não usasse por alguns dias, dizem que ajuda, as pessoas mencionam esse método aqui também. Eu não tentei sozinho.
Boa tarde. Refrigerador de duas câmaras Atlant MKhM-1716-00 KShD-310/80 (1 compressor). Após o próximo descongelamento e descongelamento, o compartimento da geladeira não funcionou, mas o freezer sim.
O tubo de cobre do compressor ao freezer está quente, o tubo da geladeira está ligeiramente quente. O frigorífico não foi virado, os selos estão intactos, etc. Técnicos de reparo me ajudaram e consertaram tudo.
Ajude-me a resolver o problema! Tenho uma geladeira Stinol 103, 2 compressores. O freezer parou de funcionar em clima quente. Liguei para o reparador - sem nenhum diagnóstico, ele disse que o compressor precisava ser trocado. Eu tinha um S 111LKAA com freon R12, me ofereceram para esperar 2 a 3 semanas por um austríaco por 12 mil rublos ou instalar um Atlant por 4 mil. R. imediatamente.Não teve saída, tive que concordar com Atlant, quando questionado sobre o poder, respondi: que tipo de poder é necessário. Antes de sair, ele avisou que o compressor funcionaria de 5 a 7 dias e funcionaria muito alto sem desligar. Nada mudou por mais de 2 semanas, eles me tranquilizaram. Então chegaram 2 reparadores e substituíram-no por um novo. Tudo parecia estar quieto e gelado. Os 3 meses de garantia se passaram e meu termostato já quebrou no compartimento da geladeira e descobriram que instalaram um compressor SKO-140 excessivamente potente no R 134 no meu freezer e ele não desliga. Temperatura -32-37 graus a 1 ou 0,5. Tentamos substituir o termostato por um novo da mesma marca, nada mudou. Eles devolveram o termostato original ao seu lugar (o mestre ajustou o termostato removido com antecedência - tudo parecia desligar em 1 e 2 quando atingiu 24 e 27 graus). Eles colocam no lugar - funciona 12 horas, ganha apenas 22-24 g). Provavelmente está desligado pelo relé de segurança. A parede traseira e o compressor estão muito quentes. Qual é o problema? Se você trocar o compressor novamente, diga-me qual potência é necessária e quais marcas são adequadas. Não tivemos sorte com os artesãos; eles não só cobraram 2,5 vezes mais caro, como também entregaram a coisa errada. Vou descobrir sozinho para que o próximo mestre não me engane.
Artigo muito útil. Tudo é descrito detalhadamente. Muito obrigado.