Limpeza de dutos de ventilação: métodos e procedimentos eficazes para limpeza de dutos de ventilação
O ar pesado e viciado é deprimente tanto física quanto mentalmente.Não só o microclima geral da casa, mas também o bem-estar dos membros da família depende em grande parte da limpeza e da composição do ar interior, não é? Mas a ventilação nem sempre ajuda a estabelecer as trocas de ar: devido a bloqueios no duto de ventilação comum da casa ou no tubo de ventilação de um sistema de exaustão adicional, a tiragem pode cair significativamente, após o que a circulação dos fluxos de ar não ocorrerá de forma adequada.
A limpeza rotineira dos dutos de ventilação é um procedimento importante, cuja qualidade e regularidade determinam a saúde e até a segurança dos moradores. E em locais com grande aglomeração de pessoas, instalações industriais, instituições médicas ou estabelecimentos de restauração, a limpeza do sistema de ventilação deve ser realizada com ainda mais frequência e profundidade.
Neste material, veremos os motivos pelos quais você não deve negligenciar a manutenção do sistema de ventilação, falaremos sobre maneiras eficazes de limpar dutos de ventilação e dutos de ar e descobriremos se é possível limpar você mesmo o duto de ventilação.
O conteúdo do artigo:
- Por que a limpeza dos dutos de ar é necessária?
- Tipos de poluentes de dutos de ar
- As unidades de ventilação mais poluídas
- Sinais de que os dutos de ventilação precisam ser limpos
- Métodos para limpeza de dutos de ventilação
- Tecnologia de limpeza de dutos de ar
- Como limpar você mesmo o duto de ventilação?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Por que a limpeza dos dutos de ar é necessária?
Sem dúvida, o ar limpo é um dos alicerces da vida humana. A ventilação natural e forçada promovem a troca de ar no ambiente, tornando a estadia no apartamento confortável e segura.
No entanto, um aumento na quantidade de depósitos de sujeira dentro dos dutos de ar leva inevitavelmente à migração de detritos e patógenos para a própria casa. Partículas indesejadas entram no apartamento e envenenam silenciosamente a saúde de todos os habitantes.
E após a remoção da sujeira das paredes do poço e uma desinfecção eficaz, o ar que entra no apartamento não traz consigo suspensões nocivas ou bactérias patogênicas. A ventilação natural e os sistemas com extração forçada de ar passam a funcionar com mais eficiência e o próprio equipamento fica menos sujeito a desgastes.
A ventilação contaminada está repleta de consequências extremamente indesejáveis:
- Aumentando o nível de risco de incêndio devido ao acúmulo de partículas suficientemente inflamáveis: poeira, teias de aranha, camadas de gordura.
- Eficiência reduzida de entrada e saída de ar devido à diminuição do diâmetro do duto de ar.
- Desgaste mais rápido dos dispositivos de ventilação devido ao aumento da carga nos motores e ao superaquecimento constante das unidades de trabalho.
- Aceleração da formação de depósitos de lama subsequentes: em todos os locais onde mesmo uma pequena quantidade de detritos se acumulou, a nova sujeira se depositará mais rapidamente.
- Deterioração do microclima geral da sala devido à má circulação de ar, aumento da umidade e temperatura normal.
- Impacto negativo na saúde humana devido ao aumento do número de patógenos bactérias, fungos e alérgenos.
Além do impacto direto na saúde, o ar sujo e com baixo teor de oxigênio provoca diminuição do desempenho e acelera a fadiga.Portanto, os dutos de ventilação não precisam ser limpos apenas em casa: em escritórios e demais locais com grande afluência de pessoas, a manutenção programada e a desinfecção devem ser realizadas com maior frequência.
Tipos de poluentes de dutos de ar
Os dutos de exaustão e alimentação e os dutos de ventilação são as principais partes do sistema de ventilação que requerem manutenção cuidadosa.
Gradualmente, vários contaminantes se depositam em suas superfícies, o que afeta significativamente o funcionamento de todo o sistema de escapamento.
A forma de limpar os dutos de ventilação domésticos depende muito dos tipos de contaminantes que preenchem os dutos de ar.
Os principais permanecem:
- poeira e sujeira normais, penetrando na sala e na saída da rua;
- ferrugem e outros depósitos, que com o tempo pode se concentrar em superfícies metálicas devido ao aumento dos níveis de umidade;
- fungos e mofo;
- depósitos de águaque se forma devido ao movimento de massas de ar úmido ou à formação de condensação quando a temperatura do ar muda;
- gordinho sedimentos, cuja fonte é o tratamento térmico de produtos alimentícios;
- colônias de microorganismos, desenvolvendo-se em um ambiente úmido favorável.
Em instituições especializadas, por exemplo, laboratórios ou oficinas de produção, partículas de reagentes ou produtos químicos podem depositar-se na superfície interna das unidades de ventilação, as quais, pela sua natureza, requerem uma abordagem especial de neutralização e remoção.
Um subtipo separado e bastante complexo de poluentes são depósitos após um incêndio ou uma inundação.Os produtos da combustão requerem remoção imediata do poço e dos dutos de ar, pois a inalação dessas substâncias tem um efeito muito prejudicial à saúde humana.
Consequências da enchente não são menos insidiosos: a abundância de ar úmido e a condensação contribuem para o crescimento de colônias de fungos no interior do sistema de ventilação. Os esporos movem-se facilmente pelos dutos de ar, penetrando nos espaços residenciais, após o que o desenvolvimento de mofo continua diretamente no apartamento - nas paredes, teto das salas.
Os dutos de ventilação de exaustão sujam-se mais lentamente do que os dutos de ar de insuflação. Além do pó das ruas, estes últimos retêm alérgenos, por exemplo, pólen, compostos químicos de gases de exaustão ou emissões de empresas industriais.
As unidades de ventilação mais poluídas
Os dutos de ar usados para construir um sistema de ventilação variam em tamanho, material, formato, design e método de conexão. No entanto tubos de ventilação têm uma seção transversal bastante grande e uma direção reta, e o ar com matéria suspensa indesejada passa por essas áreas com mais facilidade. Portanto, o duto de ventilação direta é menos suscetível a entupimentos.
É muito mais difícil lidar com a sujeira em determinados nós do sistema, que, devido à sua configuração, retêm mais detritos.
Esses elementos incluem:
- saídas de ventilação;
- tees e cruzes;
- inserções flexíveis e tramas retangulares;
- áreas próximas a filtros;
- válvulas;
- difusores e grades;
- adaptadores, etc
São esses elementos que precisam receber a máxima atenção durante a limpeza.
Também vale a pena considerar que é muito difícil tratar essas áreas sem equipamentos especiais, por isso não se pode prescindir de chamar uma equipe de especialistas.
Sinais de que os dutos de ventilação precisam ser limpos
Uma inspeção visual com dispositivos especiais de videovigilância é a maneira mais segura de verificar pessoalmente a quantidade de detritos e a necessidade de limpeza dos dutos de ar.
Porém, mesmo sem equipamentos especiais, é possível entender que o sistema de ventilação precisa remover acúmulos de sujeira.
Os seguintes sinais indicam que é hora de livrar os dutos de ar de poeira, graxa e outros poluentes:
- O microclima nas instalações piorou – parece abafado.
- A força das correntes de ar geradas quando as janelas e portas são abertas diminuiu significativamente.
- A poeira começou a se acumular com mais frequência nos móveis e outras superfícies.
- A tiragem no duto de ventilação caiu significativamente.
- Sobre grelha de ventilação e nas áreas ao seu redor aparecem teias de aranha e vestígios de poeira.
Caso o proprietário observe pelo menos alguns dos fenômenos descritos acima, vale a pena realizar um diagnóstico visual dos dutos de ventilação. Isto pode ser feito através da escotilha de inspeção ou, na sua falta, retirando a grelha de ventilação.
Métodos para limpeza de dutos de ventilação
A maioria dos proprietários prefere fazer eles próprios a manutenção da casa, sem recorrer à ajuda de especialistas. No entanto, a limpeza dos dutos de ar requer uma certa habilidade e um procedimento especial e bastante caro. equipamento. Portanto, os proprietários que estão pensando em como limpar o duto de ventilação de sua casa ainda devem entrar em contato com uma empresa que possua a devida licença e autorização para realizar este trabalho.
Os especialistas organizarão o procedimento de maneira realmente eficiente e de alta qualidade, além de coletarem amostras de contaminantes. A análise das amostras nos permitirá determinar a presença de flora patogênica no sistema e selecionar o agente de desinfecção ideal.
O uso da tecnologia de vídeo para diagnosticar canais permitirá escolher o método mais adequado para a limpeza de minas.
Método #1 – limpeza mecânica
Um método de limpeza eficaz, mais frequentemente usado para manter canais verticais. É realizado raspando fisicamente os depósitos das paredes dos dutos de ar.
Conveniente para remover manchas simples:
- pó;
- teias de aranha;
- Pequenas pedras;
- resíduos de aves e roedores.
Na verdade, o procedimento de limpeza pode ser realizado de forma totalmente manual ou automática. O método é seco, pois não envolve o uso de detergentes ou quaisquer outros produtos químicos.
Porém, este método não é muito adequado para neutralizar depósitos de gordura, uma vez que os acúmulos desse poluente são muito difíceis de remover das superfícies do canal. Outra desvantagem deste método é que é extremamente inconveniente para uso em sistemas de ventilação com configuração complexa, abundância de curvas e ramificações.
Para limpeza mecânica, são utilizados dispositivos simples e bastante complexos:
- Cabo de aço com escova de aço remove bem os depósitos das superfícies. Para aumentar a eficiência, o projeto pode ser complementado com acionamento elétrico, graças ao qual a remoção de detritos ocorre de forma mais intensa.
- Dispositivo combinado com escovas e aspirador permite remover simultaneamente a placa bacteriana e absorver suas partículas, para que não se espalhem pelo duto de ventilação.
Caso a limpeza mecânica ocorra sem o uso de aspirador de pó, os detritos raspados podem ser removidos naturalmente, em que o fluxo de ar carrega consigo a sujeira.
Ao limpar canais verticais em edifícios residenciais com uma escova e um peso sobre um cabo, os detritos podem cair em uma bolsa especial do poço ou depositar-se na abertura de entrada do apartamento. Neste último caso, deve ser recolhido para evitar que a sujeira se espalhe pela casa. Portanto, é mais eficaz usar uma unidade de vácuo adicional, que é conectada separadamente ao duto de ar e suga toda a sujeira.
Leia mais sobre o processo de limpeza do duto de ventilação de um prédio de apartamentos. revisado aqui.
Método #2 – lavagem a seco com espuma
O método é eficaz para neutralizar a placa gordurosa, difícil de influenciar mecanicamente. O método é mais procurado em estabelecimentos de restauração, onde dutos de ar complexos de exaustores de cozinha são mais suscetíveis ao constante depósito de partículas de gordura.
Durante o processo de limpeza, uma composição especial é pulverizada no interior do duto de ar, que decompõe a gordura. A placa esfolia e é arrancada da superfície, após o que suas partículas são levadas pelas massas de ar ou sugadas com aspirador de pó.
Compostos alcalinos bastante agressivos são usados como detergentes. Alguns deles, além de limpar, também possuem propriedades desinfetantes. A concentração do reagente é selecionada por um especialista, com base no grau de contaminação do sistema.
Se a espuma não matar os germes, uma limpeza adicional será realizada durante o processo de limpeza. desinfecção de dutos de ar. A escolha do desinfetante também cabe ao funcionário da empresa. Para maximizar a eficácia do procedimento de destruição de patógenos, é aconselhável colher amostras de contaminantes para determinar os tipos de microrganismos que habitam os dutos de ar.
Método #3 – método de limpeza combinado
O método envolve o uso de dispositivos mecânicos + espuma de limpeza especial. Este conjunto permite obter bons resultados na presença de vários tipos de contaminantes.
O procedimento pode ser totalmente manual ou automatizado, no qual são utilizados dispositivos de vácuo para extrair a sujeira residual.
Método #4 – jateamento criogênico
Em sua essência, esse método relativamente novo é um tipo de purificação química. Porém, o jateamento merece atenção especial pela sua eficácia e ação suave. O processo utiliza o chamado gelo seco, que possui propriedades ideais para limpeza de paredes.
A unidade fornece gelo seco para o duto de ar.A substância, em contato com as paredes do duto de ventilação, inicia quase instantaneamente a evaporação, durante a qual são produzidas microexplosões. Graças a eles, os depósitos de contaminantes são separados das paredes, mas a superfície do próprio eixo não é danificada. Quando o gelo seco se desintegra, ele é convertido em dióxido de carbono, que sai do canal com uma corrente de ar fresco.
A limpeza suave, a segurança e o respeito pelo meio ambiente tornam o jateamento criogênico a escolha ideal para uso em instalações residenciais e estabelecimentos de restauração.
Tecnologia de limpeza de dutos de ar
Na verdade, a limpeza dos dutos de ventilação e dos dutos de ar ocorre em duas etapas. O primeiro é realizado inspeção de superfícies internaspara avaliar o grau de contaminação da mina. Para tanto, são utilizados equipamentos especiais, equipados com câmeras e pequenos holofotes.
A imagem é exibida na tela de um computador ou outro equipamento, para que o operador possa avaliar o escopo dos próximos trabalhos. Além disso, são coletadas amostras de resíduos para posterior análise quanto à presença de organismos patogênicos.
Na segunda etapa, as atividades são realizadas diretamente trabalho de limpeza, cujo curso depende do método de limpeza escolhido. Ao limpar mecanicamente os dutos verticais de um edifício residencial, os especialistas passam um cabo com um peso e uma escova especial no eixo, que remove com eficácia depósitos e grandes bloqueios das paredes do duto de ar. Antes de conectar equipamentos especiais, os trabalhadores fecham as válvulas, entradas e saídas do sistema de ventilação.
Se forem utilizadas unidades de vácuo durante o processo de limpeza, elas serão conectadas a uma das saídas do duto de ar. Depois disso, inicia-se o procedimento de limpeza, que pode incluir apenas ação mecânica ou também o uso de detergentes químicos.
Se necessário, após a limpeza, a desinfecção é realizada com produtos selecionados por um especialista. Podem ser preparações à base de ácido peracético, peróxido de hidrogênio ou outras substâncias neutralizantes de patógenos.
Como limpar você mesmo o duto de ventilação?
A autolimpeza dos dutos de ar em um edifício residencial é um procedimento bastante complicado, que ainda é melhor deixar para os profissionais. É extremamente difícil para o proprietário de uma casa sem equipamento especial remover a contaminação de forma eficiente sem comprometer a integridade do sistema.
Além disso, os sistemas de ventilação são propriedade comum, pelo que a sociedade gestora deve ser responsável pela sua manutenção. Fisicamente, um morador só poderá limpar a área da mina adjacente ao seu apartamento, o que não será suficiente para restabelecer o pleno funcionamento da ventilação.
No entanto, ainda é possível concluir parte do trabalho. É necessário primeiro avisar seus vizinhos sobre a próxima limpeza, pois durante a obra será gerado ruído e partículas de entulho podem voar para a sala pelas aberturas de ventilação nos andares inferiores.
Antes de iniciar o trabalho, também é necessário cuidar dos equipamentos de proteção individual: respirador, luvas resistentes, óculos de proteção.É melhor cobrir o chão sob a abertura de ventilação com trapos, pois durante o trabalho pode derramar uma grande quantidade de detritos.
O procedimento para limpeza do duto de ventilação é o seguinte:
- Remova a grade de ventilação ou desmonte fã exausto. Enxágue a grade ou limpe o exaustor de acordo com as instruções.
- Inspecione visualmente o duto de ventilação iluminando a cavidade com uma lanterna.
- Se houver detritos grandes no poço, como pedras, remova-os manualmente com o máximo de cuidado possível.
- Usando uma escova de metal ou espátula, raspe cuidadosamente os depósitos das laterais do eixo.
- Remova a sujeira restante com um aspirador sem usar escovas. No entanto, esta fase específica é bastante insegura; a seguir explicaremos o porquê.
- Limpe as paredes limpas com um pano úmido.
- Substitua a grelha de ventilação ou monte novamente o exaustor.
Usar um aspirador doméstico comum no processo de limpeza do duto de ventilação é uma etapa extremamente duvidosa, à qual a maioria dos proprietários de apartamentos ainda recorre. O perigo dessa limpeza é que as bactérias e fungos da mina podem facilmente contornar os filtros do equipamento e entrar em grandes quantidades no apartamento. Também é proibido usar o aspirador no modo sopro, pois todo o lixo que passa pelas aberturas de ventilação dos outros andares simplesmente vai parar nos apartamentos de outras pessoas.
Além de soprar com aspirador de pó, na limpeza independente do duto de ventilação é proibido o uso de produtos químicos especiais para limpeza e desinfecção.Sem conhecimento e habilidades, um usuário comum não será capaz de calcular corretamente a concentração adequada para pulverização. Uma composição muito agressiva pode danificar as paredes dos dutos de ar ou causar intoxicação aos moradores. A única substância permitida para limpeza doméstica é o gelo seco.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
No vídeo abaixo, o mestre fala detalhadamente sobre os tipos de dutos de ar e tipos de acessórios de conexão:
O processo de limpeza de dutos de ar utilizando equipamento elétrico de eixo flexível é demonstrado a seguir:
Um procedimento detalhado para todas as etapas de limpeza da ventilação na unidade de alimentação é mostrado pelos especialistas da empresa de limpeza:
A limpeza dos dutos de ar do sistema de ventilação em ambiente doméstico deve ser realizada pelo menos uma vez a cada um ou dois anos. Para empresas industriais e estabelecimentos de restauração, a limpeza programada deve ser organizada várias vezes por ano. Este importante procedimento não pode ser negligenciado, pois os depósitos de sujeira no duto de ventilação podem ter um impacto extremamente negativo na saúde dos moradores e no funcionamento dos equipamentos de exaustão ou climatização.
Porém, devido à complexidade de desmontagem da estrutura e à baixíssima qualidade da autolimpeza, é melhor confiar a manutenção dos dutos de ar a funcionários de empresas especializadas. Equipamentos sérios, reagentes eficazes de limpeza e desinfecção, experiência e habilidades permitem que as equipes lidem de forma rápida e eficiente com todos os tipos de contaminantes nos dutos de ar.
Você fez recentemente uma limpeza DIY no duto de ar e quer contar a outras pessoas sobre isso? Ou você é funcionário de uma empresa especializada em limpeza e desinfecção de sistemas de ventilação e ar condicionado e deseja complementar o material acima com informações úteis? Escreva seus comentários e recomendações, faça perguntas - o formulário de comentários está localizado abaixo.