8 melhores tornos: revisão, prós, contras, preço

O primeiro item em uma oficina sempre foi e continua sendo tornos.Apesar do domínio dos modelos combinados com CNC e acessórios de fresagem, a maioria dos amadores - faça você mesmo e até artesãos - prefere usar tornos convencionais de aparafusar, construídos de acordo com o design clássico, às vezes feitos na época soviética.

torno

O que procurar na hora de escolher?

Isso não quer dizer que o antigo equipamento de torneamento soviético fosse ruim. A maior parte do parque de máquinas daquela época eram monstros como o modelo 16K20. Enorme, pesado, com potentes motores elétricos projetados para conexão a uma fonte de alimentação trifásica. Houve uma época em que esses eram os melhores tornos. Não foi difícil trabalhar nessas máquinas; sua precisão era baixa, mas suficiente para fins de engenharia mecânica.

Havia também pequenos tornos como o TV320. São mais adequados para uma oficina doméstica, mas a sua precisão é baixa, pelo que não são adequados para mais do que produtos caseiros amadores. As mais precisas são as máquinas relojoeiras do tipo mesa. Mas estes são tornos especializados para metais não ferrosos e, via de regra, não são utilizados para trabalhos amadores.

Os modelos russos, americanos, alemães e tchecos são copiados massivamente por empresas chinesas. Portanto, se desejar, você pode encontrar tanto o original antigo quanto uma nova réplica na forma de um torno chinês. Se precisar de um bom torno para madeira, você pode comprar equipamentos fabricados nos países bálticos ou na Bielo-Rússia.

características importantes de um torno

As características mais importantes de um torno:

  • precisão do avanço do vernier na direção longitudinal e transversal do paquímetro;
  • material da estrutura e da caixa de velocidades;
  • Poder do motor;
  • método de mudança da velocidade de rotação do cartucho - correia, corrente ou engrenagem;
  • velocidade de rotação, número de estágios de comutação;
  • dispositivo de mandril para fixação da peça;
  • material e design da moldura.

É claro que ao escolher um torno para uma garagem ou uma pequena oficina doméstica, antes de mais nada se atenta ao tamanho, ao peso e ao número de fases necessárias para a ligação à rede elétrica. Portanto, para a criatividade doméstica, costumam adquirir modelos leves de mesa com corpo soldado e fonte de alimentação de 220 V.

O mandril para fixação da peça é de três mandíbulas, com abertura máxima da mandíbula de até 90 mm. O controle da velocidade de rotação é eletrônico ou por sistema de polias. Esse equipamento garante precisão de torneamento de até 0,1 mm.

precisão de giro de até 0,1 mm

Para trabalhos de reparo em oficina mecânica, são utilizadas unidades de piso com estrutura de ferro fundido, fonte de alimentação de 380 V e mandril de quatro mandíbulas. Tais modelos já possuem a função de alimentar automaticamente o paquímetro das fresas nas direções longitudinal e transversal. A velocidade de rotação é selecionada trocando pares de marchas em uma transmissão manual. O preço dos tornos semiprofissionais é aproximadamente uma ordem de grandeza superior ao dos modelos amadores.

Artigo para você: 7 melhores máquinas espessadoras de plaina.

Os parâmetros mais importantes de um torno

Se o equipamento for para pequenos trabalhos de torneamento com baixa precisão, você poderá escolher qualquer máquina desktop com potência de motor de 800-1000 W e velocidade de 250-2100 rpm. O diâmetro do mandril é de até 50 mm, o avanço transversal e longitudinal é de 80-120 mm.Isso é suficiente para fazer pequenos artesanatos.

Para obter maior precisão de processamento, o projeto da máquina deve atender aos requisitos mínimos para equipamentos de torneamento:

  1. A cama deve ser rígida e maciça, montada sobre piso de concreto, para amortecer efetivamente as vibrações que ocorrem durante o giro.
  2. O mandril de mandíbula no qual a peça é fixada deve ser montado em um eixo separado com pelo menos dois rolamentos. A transmissão do torque de um motor elétrico pode ser transmitida por uma correia ou engrenagem. O cartucho é instalado no eixo do motor elétrico apenas nos modelos chineses mais baratos.
  3. O sistema de fixação da fresa à parte móvel do torno (suporte) deve proporcionar a possibilidade de ajustar com precisão a posição da ferramenta em altura e ângulo em relação ao eixo longitudinal.
  4. Parafusos de rosca trapezoidal devem ser usados ​​para mover o calibrador. A rotação pode ser feita por volantes ou por motor elétrico adicional.

Em equipamentos de torneamento de alta qualidade, existem verniers nos volantes com graduações de até décimos e centésimos de milímetro. Depois de fazer uma revolução com o volante, você pode ver a distância em centésimos (décimos) de milímetro que a aresta de corte da fresa percorreu.

Isto virá a calhar! Revisão das melhores máquinas de afiar: características, vantagens, desvantagens, preço.

Revisão dos melhores tornos

A escolha do equipamento deve começar pela cama. Se todos os outros elementos puderem ser ajustados ou melhorados de alguma forma, então em uma base fraca não, mesmo o melhor torno fornecerá a precisão necessária.

Como exemplo, considere o torno para madeira Corvette 70. A base é feita de ferro fundido com superfície retificada para o cabeçote.O motor transmite torque a uma arruela montada em um eixo separado. No geral, o design é bom e pode ser usado para trabalhos simples de torneamento de madeira.

A segunda opção é um torno para madeira BISON 3STD-350. Fabricado em chapa metálica.

BISONTE 3STD-350

Eixo de transmissão diretamente do motor elétrico. A qualidade é baixa, na melhor das hipóteses podem ser feitos cabos para pás.

Conselho! Um bom torno é uma máquina muito complexa, com um grande número de peças e componentes. A qualidade do equipamento depende em grande parte da tecnologia e da cultura de produção. Portanto, é aconselhável escolher tornos de empresas fabricantes conhecidas pela alta qualidade da mecânica de precisão.

Máquina de mesa PROMA SM-300E

Produzido na China e na República Tcheca. Hoje estamos analisando uma das melhores máquinas de mesa pequenas. Equipamentos para torneamento - canal e mandrilamento de superfícies cilíndricas, rosqueamento, furação, faceamento e canal. A funcionalidade é bastante simples. Este é o nível de um dispositivo doméstico para peças pequenas.

PROMA SM-300E

Características:

  • Motor tipo comutador de 300 W. É possível ajustar de forma suave e gradual a velocidade de rotação do fuso de 100 a 2500 rpm;
  • o motor elétrico está localizado na parte inferior de uma estrutura de aço muito rígida, a transmissão do torque é feita por meio de polias e correia;
  • mandril de três mandíbulas, autocentrante, diâmetro máximo da superfície cilíndrica a ser torneada é de 120 mm;
  • avanço do calibrador no sentido transversal - 65 mm, no sentido longitudinal - 300 mm;
  • distância entre centros - 250 mm;
  • fonte de alimentação - 220V;
  • peso - 40kg.

O design revelou-se de baixo consumo de energia, mas suas capacidades são suficientes para processar peças com diâmetro de até 40 mm. O principal é a precisão de processamento de 0,01 mm para os modelos tchecos e 0,1 para os chineses. Se possível, você precisa escolher análogos do PROMA SM-300E, fabricado na República Tcheca. Eles são muito procurados devido à altíssima qualidade de montagem e encaixe de peças mecânicas. Não há reações adversas, então a precisão é muito maior que a dos concorrentes.

Preço - 110 mil rublos. Garantia - 12 meses.

Máquina Triod LAMP-500P/400

Equipamento de torneamento universal de uma famosa marca russa. Mas a máquina é produzida na China. Este modelo pode ser instalado em uma garagem ou em uma pequena oficina. Apesar de o equipamento pertencer à classe de desktop amador, possui uma estrutura em ferro fundido muito pesada e maciça. O peso é de 130 kg, então você precisará de uma bancada para trabalhar. Adequado para garagem.

Triod LAMP-500P/400

O projeto utiliza um motor assíncrono convencional de 500 W. A transmissão do torque do motor para o eixo do fuso é realizada por meio de uma caixa manual de 6 velocidades, de 170 rpm a 1950 rpm. Botões rotativos são usados ​​para ajuste e ajuste. Para cortar roscas, é necessário trocar as marchas manualmente. Esta é a prática tradicional de configuração para laminação ou corte de roscas em polegadas e tubos.

O mandril de três mandíbulas pode segurar peças com diâmetro de até 100 mm. A distância entre centros é de 550 mm. O curso da pinça é de 500 mm e 130 mm. Precisão de processamento - 0,04 mm.

O Triod LAMP-500P/400 pode realizar quase todas as operações de torneamento. A máquina acabou por estar ao nível de equipamento semi-industrial.Com base nas soluções técnicas incorporadas ao design, o Triod parece mais avançado, mas a qualidade de construção varia muito mesmo dentro do mesmo lote de equipamentos.

Preço - 150-160 mil rublos, garantia - 12 meses.

VISPROM SPV-300

Um dos tornos de bancada mais simples. Os equipamentos da marca VISPROM são desenvolvidos na Rússia e fabricados na China. O torno está posicionado como equipamento para modelagem amadora de aeronaves e navios. Ao mesmo tempo, o preço desse equipamento é bastante alto - 90-91 mil rublos. O objetivo principal é o torneamento de peças em ligas de bronze, latão e alumínio.

VISPROM SPV-300

Características:

  • potência do motor - 550 W, a máquina possui motor assíncrono com controle de velocidade do eixo continuamente variável;
  • transmissão de torque - engrenagem;
  • curso longitudinal da pinça - 65 mm, curso transversal - 35 mm;
  • mandril de três mandíbulas - 100 mm.

Uma característica especial é a alta qualidade de todos os componentes, ajuste cuidadoso e sem folga. O equipamento de torneamento é durável, mas ao processar peças feitas de aço estrutural, a precisão e a qualidade da superfície são reduzidas em uma ordem de grandeza.

Período de garantia - 12 meses.

ANCOR CORVETA 401

Marca russa, a própria máquina é fabricada na China. Este é um tipo de equipamento de mesa para operações simples de torneamento, como torneamento, mandrilamento de furos, corte de canais cilíndricos, rosqueamento. Adequado para casa.

De acordo com o design e as capacidades técnicas, o CORVET 401 deveria se tornar um concorrente do PROMA SM-300E tcheco-chinês. São tornos aproximadamente da mesma classe, mas diferem em qualidade e preço. CORVETTE é pelo menos duas vezes mais barato, a qualidade é adequada.

ANCOR CORVETA 401

Características:

  • peso - 36 kg, pode ser instalado em bancada ou em suporte de mesa especial;
  • a velocidade é definida ajustando suavemente as rotações do motor do comutador de 400 W na faixa de 0-1100 rpm ou 1100-2500 rpm;
  • tensão operacional - 220 V;
  • o momento rotacional do motor ao eixo com o cartucho é transmitido por um sistema de correias e polias;
  • Para cortar roscas, um par de engrenagens é instalado no acionamento da pinça. Você pode cortar qualquer perfil em incrementos de 0,5-2,5 mm.

O mandril de três mandíbulas pode acomodar peças de até 50 mm de diâmetro. O curso da pinça é de 35 mm e 65 mm. Se você retificar a peça de trabalho nos centros, seu comprimento não deverá ser superior a 300 mm. No geral, o torno é uma boa experiência, mas o novo CORVET 401 requer um pouco de configuração extra antes que as peças possam ser torneadas com precisão de 0,1 mm. O preço do torno é de 62.000 rublos, a garantia é de 36 meses a partir da data de venda.

Ferrox ML 110x125 VS

Um modelo de mesa de torno para processamento de pequenas peças feitas de qualquer aço e liga, exceto titânio e aço inoxidável manganês. Usado principalmente para pequenos reparos em eletrodomésticos. Além do torneamento, podem ser realizadas operações de retificação cilíndrica.

Características:

  • peso - 13 kg, a máquina pode ser guardada na garagem ou até mesmo no armário do apartamento;
  • Motor comutador de 250 W, controle suave de velocidade, de 400 a 3600 rpm;
  • o curso do calibrador na direção transversal é de 45 mm, na direção longitudinal - 125 mm;
  • O mandril do torno tem 50 mm, portanto o diâmetro máximo da peça é limitado a 30 mm.

Ferrox ML 110x125 VS é usado principalmente para torneamento em centros, portanto a precisão do torneamento, dependendo do avanço, é de 0,05-0,1 mm.

Preço - 49 mil.esfregar., garantia - 1 ano a partir da data de registro da compra.

JATO H3 BD-8VS

Modelo popular da famosa marca suíça “JET”. Informações sobre isso podem ser encontradas em qualquer análise dos melhores tornos. Se os modelos anteriores de máquinas-ferramenta foram projetados e construídos de acordo com os designs soviéticos tradicionais, o torno JET BD-8VS é fabricado de acordo com os padrões europeus. Isto significa que, além de elevadas características técnicas e de qualidade, o regime inclui soluções técnicas que garantem a segurança dos trabalhadores.

JATO H3 BD-8VS

Características:

  • motor comutador com potência de 600 W ou 1000 W. A velocidade de rotação é de 50-2500 rpm, pode ser ajustada suavemente usando uma placa eletrônica. O valor instantâneo é exibido em um indicador digital;
  • moldura soldada com viga central fundida em ferro fundido, cuja superfície de apoio é polida até classe III. Peso do torno - 58 kg;
  • curso transversal da pinça - 75 mm, longitudinal - 100 mm;
  • distância central - 400 mm;
  • o torque é transmitido por meio de engrenagens. Existe a possibilidade de reverter.

A máquina pode realizar todos os tipos de trabalhos de torneamento, incluindo laminação de roscas. Além disso, no mandril de três mandíbulas, o sistema de partida do motor possui um sistema de segurança especial (contato e chave reed). Bloqueia o motor enquanto a chave de fixação da peça está no mandril. Em uma máquina convencional, ligar com a chave inserida, caso o torneiro se esqueça de retirá-la do encaixe no mandril, pode causar ferimentos graves.

Em termos de conforto operacional, o torno JET BD-8VS é claramente superior à maioria dos modelos chineses e russos.

A precisão da máquina é de 0,01 mm na direção transversal e 0,1 mm na direção longitudinal.A qualidade de construção é alta, existem algumas lacunas, mas não críticas. O preço de um torno é de 130 mil rublos, a garantia é de 1 ano.

STALEX SBL-250/550

Um dos tornos mais potentes considerado no ranking dos melhores. O modelo foi desenvolvido na Federação Russa e é montado na China parcialmente com peças e componentes russos.

STALEX SBL-250/550

O torno é montado sobre uma base totalmente de ferro fundido, portanto o peso é superior a 120 kg. O equipamento pode ser instalado sobre uma bancada, mas o melhor é fazer um pódio em concreto armado. A operação de um motor assíncrono com potência de 1100 W cria vibrações perceptíveis. Portanto, se você planeja realizar operações de acabamento bastante precisas em um torno, não poderá prescindir de um piso de concreto.

Características:

  • velocidade do mandril de três mandíbulas - 50-2.000 rpm, seis modos de giro;
  • O curso do calibrador é de 70 mm na direção transversal ao eixo e 120 mm na direção longitudinal. Existe uma alimentação automática;
  • O porta-ferramentas acomoda porta-ferramentas com seção transversal de até 12 mm; além da fresa, é possível anexar uma matriz para corte de roscas. A superfície roscada pode ser enrolada, mas para isso será necessário instalar engrenagens sincronizadoras;
  • Existe um grupo de segurança que bloqueia o motor quando as chaves fim de curso são acionadas.

A precisão de usinagem de um torno é baixa - 0,1 mm, por isso é necessário afiar principalmente nos centros. O slide da pinça pode ser desapertado e desaparafusado em ângulo. Isso permite afiar cones de qualquer tamanho.

A vantagem do STALEX SBL-250/550 é o uso de rolamentos cônicos axiais nos eixos. Ou seja, a rigidez da base e do acionamento do torno permite que as peças sejam processadas com maior precisão. Mas somente após ajuste manual e configurações corretas.

O preço do torno é de 180 mil rublos, a garantia é de 12 meses a partir da data da compra.

MetalMaster MML 1830V

O modelo do torno foi desenvolvido na Federação Russa, mas o equipamento é fabricado na China. O MetalMaster MML 1830V é interessante porque a um preço de 99 mil rublos, a qualidade da mecânica e o número de funções são visivelmente maiores que os de seus concorrentes.

A máquina, pesando 60 kg e com potência de motor de 600 W, pode ser classificada como máquina de mesa. Trata-se de um equipamento de torneamento semiprofissional que pode ser utilizado na fabricação de kits de reparo e peças para máquinas de lavar e equipamentos automotivos.

MetalMaster MML 1830V

A estrutura é soldada com uma viga central de ferro fundido. O acionamento do motor ao mandril é realizado por meio de uma polia e de um variador embutido. Existe um avanço longitudinal automático do calibrador, o que aumenta significativamente a precisão do giro da peça. Para fixar peças de trabalho, é utilizado um mandril autocentrante de três mandíbulas com diâmetro máximo de 50 mm.

A única desvantagem do torno é a tampa telescópica protetora, que supostamente protege as roscas do eixo de transmissão contra lascas e detritos. Na verdade, o aparelho apenas coleta toda a sujeira e atrapalha o movimento do paquímetro.

Em geral, o torno pode ser considerado o principal concorrente do JET suíço-chinês, mas com precisão de usinagem inferior a 0,05 mm.

Preço - 99 mil rublos, garantia - 12 meses.

Um bom torno possui alta qualidade de construção. Não há folgas nos componentes associados e, sob carga e em velocidades máximas do motor, a estrutura não vibra nem cede. O grau de aptidão do equipamento para o trabalho só poderá ser determinado após um teste prático de seu funcionamento.

Você já usou tornos? Se sim, quais exatamente? Conte-nos sobre sua experiência nos comentários. Adicione também o artigo aos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Varnavsky Alexei

    Não compre chineses. O desgaste do metal dos eixos e da estrutura é simplesmente terrível. Assim que você aplica uma carga, o cartucho para. Se você quer uma boa máquina, termine você mesmo, troque o motor, o acionamento por correia.

  2. Tolik

    Eles são todos chineses agora. Fazer você mesmo não é realista. Eu aceitaria Jet, mas não tenho dinheiro suficiente. Certa vez, um vizinho se gabou de ter afiado bens de consumo em um TVV desativado. Até abri o nome de uma empresa. Tudo estourou. Para recuperar 150 peças, você precisa lucrar pelo menos três rublos por dia com a máquina.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica