7 melhores máquinas espessadoras de plaina: classificação de 2023, análise, prós, contras, preço
A madeira é justamente considerada um dos materiais mais difíceis de processar. Portanto, o esquema e a sequência do trabalho com a madeira foram elaborados por mais de uma geração de carpinteiros.Você também pode tentar planejar uma peça ou placa e uniformizar a espessura manualmente. Mas se você precisar preparar várias centenas de peças, a usinagem vem em seu socorro. Hoje, nenhuma oficina de carpintaria, mesmo em casa, pode prescindir máquinas de plaina-espessadora.
O conteúdo do artigo:
O que é uma máquina plaina-espessadora e sua funcionalidade
Normalmente, um carpinteiro experiente evita o uso de equipamentos universais, que possuem muitas funções e formas de processar peças de trabalho. Como regra, tal máquina fornece qualidade e precisão aceitáveis em apenas um dos modos. Por exemplo, você pode adquirir uma junta e uma plaina de espessura separadamente. A princípio, é possível planejar qualitativamente a superfície. Um eixo de corte longo e rígido removerá todos os defeitos superficiais e tornará a placa bastante lisa. Se a espessura e a largura da peça de trabalho não forem particularmente importantes, ela poderá ser usada.
Usando uma máquina de espessamento, você pode cortar uma peça “no tamanho certo” em espessura, largura, com ou sem chanfro. Produtos completos são feitos dessas placas ou ripas. O nome “espessador” ficou na máquina devido ao fato de que antigamente o controle das dimensões de saída era feito por meio de um gabarito especial (suporte) ou espessador. Os modelos modernos não possuem espessador de superfície, ele foi substituído por instrumentos de medição mais precisos e confiáveis, mas o nome “espessador” permanece.
Várias operações podem ser realizadas em uma máquina plaina-espessadora:
- Juntar ou limpar a superfície (um ou dois lados) até um estado onde a espessura e a largura da placa possam ser medidas. Neste caso, os resultados da medição não “flutuarão” devido a alta rugosidade, nós, “saliências” ou buracos.
- Cortar a peça de trabalho no tamanho de acordo com a espessura da placa. A operação só é possível após a união bilateral do material.
- Aparar material ao longo das superfícies finais até uma determinada largura da peça. Geralmente realizado após o acabamento dos planos.
Em alguns modelos de máquinas espessadoras de plaina, é possível aparar planos e a superfície final de uma só vez. Mas, em qualquer caso, a preparação do acabamento em uma máquina plaina-espessadora é separada em uma operação separada e realizada logo no início. O modo de corte simultâneo proporciona baixa precisão dimensional, às vezes a geometria “anda”, as arestas são obtidas com um arco quase imperceptível.
Este modo é usado principalmente para peças simples com grandes volumes de material. Por exemplo, você precisa cortar uma tira ou forro em branco para revestimento de parede. Se você mexer em cada peça separadamente em uma plaina espessadora, o assunto se arrastará por vários dias. É mais fácil colocar as tábuas no tamanho certo imediatamente ao longo do plano e nas extremidades. Nesse caso, a opção de junta-espessadora acaba sendo mais lucrativa e conveniente do que duas opções separadas - uma junta e uma desengrossadora.
É verdade que tal plaina-espessadora para madeira (por exemplo, Powermatic WP2510) é bastante cara, geralmente são modelos para fins industriais e semi-industriais, por isso não serão considerados no ranking dos melhores.
Artigo para você: 10 melhores máquinas de afiar.
O que procurar ao escolher
A qualidade, precisão e produtividade do processamento de peças em uma máquina plaina-espessadora dependem de:
- Poder do motor. À medida que a potência aumenta, a carga no corpo da máquina, no plano guia e no acionamento aumenta. Quanto mais potente for a máquina de plaina e espessadora, mais pesada e rígida deverá ser a base (estrutura e estrutura). É melhor não considerar opções com pernas de apoio finas.
- Número e localização dos eixos de fresagem. Máquinas simples de plaina-espessadora usam um eixo montado no plano da guia. Em modelos mais caros e potentes, outro pode ser adicionado - montado na parte superior. Assim, ao entrar, a placa é cortada no tamanho certo ao longo de dois planos ao mesmo tempo.
- Saliência da aresta de corte ou margem para processamento (remoção da camada superficial) em uma passagem, tradicionalmente 1-5 mm. O parâmetro deve ser ajustado com um par de parafusos, sem pastilhas.
- Rotações do eixo. Eles devem ser os mais altos possíveis se for planejado o processamento de madeira macia em uma máquina de plaina e espessadora.
- O número de facas (arestas de corte) no eixo. Quanto mais deles, maior será a qualidade da superfície e a precisão do processamento da plaina de superfície.
A mesa de alimentação pode ser soldada em chapa de aço e tubo quadrado. Mas é melhor escolher modelos com superfície de trabalho fundida em ferro fundido e polida com equipamentos de alta precisão. Por exemplo, como a máquina PT310 CORMAK.
Graças à superfície dura e lisa, é possível alimentar a placa na junta com muito menos esforço. Além disso, a precisão do aplainamento da superfície é maior. A superfície é plana, a prancha tem a mesma espessura em todo o comprimento, sem ondas ou ondulações.
Às vezes, em vez de uma superfície sólida e lisa, a mesa é feita com ranhuras longitudinais. Esta técnica aumenta a precisão da união de madeira com estacas grandes. Especialmente se as tábuas foram cortadas de toras brutas em uma velha serra circular de baixa velocidade.
Se você tem que trabalhar em ambientes fechados, em uma oficina ou garagem, não pode prescindir de um ventilador com coletor de pó. Você pode facilmente desenvolver alergias, especialmente ao processar espécies como o lariço ou a acácia.
Revisão das melhores máquinas de plaina-espessadora
O sortimento ou parque de máquinas para operações de junta e espessamento está saturado com todos os tipos de modelos, tanto de marcas conhecidas quanto de empresas fabricantes relativamente novas e pouco conhecidas. Convencionalmente, tudo o que é apresentado no mercado pode ser dividido em 2 grandes grupos - máquinas de espessamento de plainas com um preço de 180-250 mil rublos ou equipamentos no nível de 50-140 mil rublos. As máquinas do primeiro grupo são adquiridas para uma carpintaria operando a plena carga.
O segundo tipo de equipamento é adquirido principalmente por carpinteiros solteiros para sua oficina doméstica. Eles são discutidos com mais frequência em análises. Estas podem ser máquinas de mesa baratas. A maioria escolhe equipamentos para operações de plaina-espessadora entre os mais populares, visando uma melhor qualidade de processamento, mesmo às custas da produtividade e da presença de funções adicionais.
BELMASH JT-2 204/210 S91A
Uma máquina simples e compacta de plaina-espessadora com orçamento limitado. Produzido por uma das empresas de construção de máquinas mais antigas da Bielorrússia. Projetado para uso doméstico, portanto o peso é de apenas 29 kg. O motor é comutador de 1500 W, produz 9000 rpm.
O baixo peso do equipamento de aplainamento é explicado pelo fato de o projeto utilizar um grande número de componentes baratos e peças feitas de ligas de alumínio. O preço da máquina é de 33 mil rublos, garantia de 1 ano.
Características de design:
- Eixo de lâmina dupla com diâmetro de 51 mm com lâminas removíveis.
- O acionamento do eixo do motor é feito por meio de uma correia em V.
- A largura máxima da placa é de 20,4 cm; podem ser processadas peças de até 10 mm de espessura.
- Graças à alta velocidade de rotação do eixo de aplainamento, a qualidade da superfície é alta. É verdade que você tem que pagar pela baixa potência do motor com uma profundidade de aplainamento reduzida por passagem - 1,2-2 mm.
Entre as deficiências pode-se notar a leve rigidez da área de trabalho. Além disso, se for necessário um processamento de plaina de superfície com maior precisão, um dispositivo especial deverá ser usado para ajustar adicionalmente o plano de referência.
Para peças relativamente finas, de até 30 mm, a potência de uma plaina-espessadora é suficiente. O fabricante recomenda a utilização da máquina para preparação de forros, placas de compensado, fabricação de peças de pequeno porte para revestimento de paredes ou revestimentos para coberturas.
Garantia de 12 meses.
Holzstar ADH 200
Marca alemã. A empresa desenvolve equipamentos para marcenaria e metalurgia. Este é um modelo de mesa, portanto as dimensões são pequenas. Comprimento da mesa – 800 mm, altura – 400 mm. Peso – 29kg.
Características:
- Potência de acionamento elétrico – 1500 W.
- Eixo de alta velocidade – 8000 rpm. Com um avanço corretamente selecionado, a plaina-espessadora garante uma qualidade de superfície ao nível da superfície do solo.
- A profundidade máxima de corte para um único passe é de 2 mm, tanto para processamento de juntas como de espessamento. Precisão dentro de 0,4 mm.
- A máquina pode processar peças de até 20 cm de largura e 17 cm de altura.
- É possível fazer bordas laterais chanfradas entre 30-80Ó.
O design permite a coleta de poeira e lascas auxiliada por ventilador. Os resíduos são sugados por um ventilador para um denso saco de filtro sintético.O volume é suficiente para processar até 2 m3 madeira serrada. Ou seja, você pode trabalhar em uma máquina espessadora de plaina dentro de casa.
Desvantagem significativa do modelo Holzstar ADH 200 – estrutura pré-fabricada. De acordo com avaliações de usuários, a estrutura precisa ser devidamente reforçada com reforços de chapa de aço. Nesse caso A plaina-espessadora pode ser usada sem restrições.
Robland NXSD 410
Um modelo que irá interessar a muitos carpinteiros, tanto amadores como artesãos profissionais. A máquina plaina-espessadora é fabricada na fábrica de máquinas da empresa na Bélgica, conhecida pela alta qualidade de suas máquinas-ferramentas. A qualidade mecânica da Robland NXSD 410 é superior à das máquinas espessadoras de plainas baratas produzidas na China.
Recursos do dispositivo Robland NXSD 410:
- Potência do motor elétrico – 3750 W, 5500 rpm, fonte de alimentação 380 V.
- Eixo 70 mm com três facas. As lâminas podem ser removidas para afiação. Para reinstalar as facas, é utilizado um dispositivo especial.
- A estrutura e a base do corpo são em ferro fundido, pesando 320 kg.
- A máquina tem dois eixos, o design inclui 2 eixos e 2 mesas de ferro fundido.
- Há um avanço automático da peça a uma velocidade de 10 cm/seg. No modo manual, você pode ativar a proteção contra o lançamento da peça de trabalho em direção ao operador.
- Em uma passagem, a profundidade de aplainamento é de até 4 mm.
Em um processamento, a máquina plaina-espessadora é capaz de processar simultaneamente 2 planos. A altura máxima da peça é de até 23 cm. Além disso, é possível cortar as arestas finais em um ângulo de até 45Ó. Para acionar ambos os eixos é utilizada uma correia em V, o equipamento funciona de forma bastante silenciosa e não necessita de proteção pessoal contra ruídos.
A profundidade de aplainamento é ajustada por meio de dois volantes. O tamanho definido é refletido em um contador indicador mecânico localizado no centro do disco. Isto é muito mais conveniente do que réguas tradicionais ou espessadores de carpintaria de metal, cuja precisão geralmente é baixa.
Proma HP-250/2-230
O design foi desenvolvido na República Checa e produzido na República Popular da China. Máquina plaina-espessadora para uso em oficinas de carpintaria doméstica e por carpinteiros individuais.
As capacidades do equipamento são suficientes para produzir tábuas de piso, forros, faixas de revestimento e até painéis para móveis. Preço – 120 mil rublos, peso – 115 kg.
Características:
- Potência de acionamento – motor assíncrono de 2,2 kW, 220 V. A transmissão é realizada por meio de uma corrente multi-link de aço.
- Eixo fresador de três facas com diâmetro de 75 mm, executa 4000 rpm.
- A profundidade de remoção da madeira é de 3 mm para o modo de junta e 1 mm para a plaina. Precisão de acabamento de 0,2 mm em uma placa dura e seca com avanço mínimo da peça.
- Mesa em ferro fundido, estrutura em aço e ferro fundido, estrutura pré-fabricada.
- A largura máxima da peça é de 250 mm.
A máquina plaina-espessadora é interessante porque pode ser usada em dois modos. Usando Proma HP-250/2-230 aplaina peças rapidamente, com alto avanço. A qualidade e a precisão da superfície são médias. Se você definir o eixo para altas velocidades e avanço mínimo, a qualidade da superfície melhorará visivelmente.
CORMAK PT310 +FM300
Máquina plaina-espessadora para uma pequena oficina de móveis com uma equipe de carpinteiros de 2 a 3 trabalhadores.O layout é padrão, uma mesa de ferro fundido com 120 cm de comprimento é montada em uma estrutura de aço estrutural soldada. Um motor assíncrono de 3000 W, fonte de alimentação de 380 V é utilizado para acionar o eixo.
Características de desempenho:
- A velocidade de rotação do eixo de três facas é de 5300 rpm. Com um diâmetro de lâmina de aplainamento de 75 mm, a velocidade de processamento é de 10 cm/seg.
- A profundidade máxima de corte para aplainamento é de 5 mm, para espessamento – 3 mm.
- Largura da peça – até 30 cm, altura – 22 cm.
Graças ao corpo maciço e à cama, mesa de ferro fundido, o design da máquina amortece bem todas as vibrações. Portanto, o equipamento não precisa ser montado em piso de concreto, como a maioria dos modelos de piso. Além disso, os desenvolvedores previram adicionalmente a possibilidade de transportar a máquina por meio de um carrinho especial. Ou seja, a máquina pode ser retirada do local durante o tempo de inatividade.
JATO JPT-310 HH
A máquina do fabricante suíço de equipamentos “JET” é produzida na Suíça e na China. Refere-se a equipamentos de espessura de plaina de classe média com maior precisão. Preço – 275 mil rublos, peso – 230 kg. Este tipo de máquina é tradicionalmente utilizada em pequenas oficinas privadas para a fabricação de móveis de madeira.
Características:
- Potência do motor 3,5 kW, a 5,5 mil rpm. Tensão de alimentação – 380 V.
- Para o processamento é utilizado um eixo fresador com diâmetro de 70 mm, com 48 lâminas de metal duro. Graças a isso, o erro de planejamento é mínimo - 0,1 mm.
- O comprimento da mesa de trabalho em ferro fundido é de 180 cm, a plaina-espessadora pode processar placas de até 250 cm de comprimento e 30 cm de largura.
- A profundidade de corte na junta é de até 3,5 mm, na espessura de acabamento é de até 1,5 mm.
- A espessura mínima da peça é de 5 mm.
A máquina pode processar lotes de peças brutas e até mesmo fazer peças folheadas. O projeto possui sistema de alimentação automática, a velocidade pode ser ajustada dependendo do modo de operação e da precisão de processamento necessária. O alimentador automático pode ser desligado e as peças podem ser avançadas manualmente, por exemplo, no caso de aplainar madeira com uma estrutura de fibra pronunciada “torcida” da madeira.
A transmissão do motor ao eixo é por correia, portanto o JET JPT-310HH é um dos mais silenciosos em operação. Um sistema de remoção de poeira por aspiração é usado para coletar resíduos. O saco filtrante pode ser reutilizado após limpeza especial do tecido filtrante.
HOLZMANN HOB410PRO 400V
Um dos melhores modelos de plainas-espessadoras para uma pequena oficina de carpintaria para 2 a 3 trabalhadores. Desenvolvido e produzido por uma empresa austríaca HOLZMANN, fabricante líder de equipamentos para marcenaria. Preço – 370 mil rublos.
A base da estrutura utiliza peças fundidas em ferro fundido cinzento e aço. A mesa guia também é de ferro fundido. Portanto o peso é de 420 kg. Para acionar o eixo fresador é utilizado um motor assíncrono de 380 V com potência de 5,5 kW a 4700 rpm.
Características de desempenho:
- As dimensões máximas da peça são largura 41 cm e altura 20 cm.
- No modo de junta, até 5 mm são removidos em uma passagem, com aplainamento de espessura de precisão – até 4 mm. É possível cortar a extremidade em um ângulo de até 45Ó.
- O comprimento da mesa de trabalho é de 180 cm, a altura total da plaina-espessadora é de 110 cm.
- A velocidade máxima para estirar a peça é de 12 cm/s. Existe uma alimentação automática da placa.
Precisão da máquina HOLZMANN HOB410PRO 400V em madeira seca é de 0,3 mm no avanço máximo.O projeto utiliza uma transmissão por corrente do motor ao eixo, portanto o equipamento é muito barulhento. Existe um sistema de remoção de pó de madeira (aspiração) com filtro substituível. Os usuários observam a confiabilidade e estabilidade das características de processamento do HOLZMANN HOB410PRO.
Mesmo as melhores plainas espessadoras exigem ajuste constante dos parâmetros básicos de aplainamento, como espessura e avanço. Mesmo para modelos semi-industriais montados no piso, os parâmetros de corte sob carga podem “ceder” arbitrariamente. E os de mesa precisam ser ajustados a cada 200-300 peças processadas. Além disso, a operação precisa do equipamento depende da experiência e habilidade do operador.
Além disso, lemos: 8 melhores tornos.
Conte-nos sobre sua experiência trabalhando com equipamentos de planejamento. Que modelos de máquinas, na sua opinião, se revelaram mais cómodos para uma pequena carpintaria?
Não é apenas a rigidez da estrutura que é importante. Ao escolher uma máquina, você precisa observar tudo - o eixo com cortadores, a correia ou corrente do motor. Você pode arrumar a cama sozinho, mas provavelmente não todo o resto.
Holtzman é o melhor. Equipamento legal. Mesmo após cinco anos de equipamento usado, este equipamento é vendido como novo. Veja por quanto é vendido o lixo bielorrusso e chinês. Você sempre pode alugá-lo, você ganhará dinheiro se você não puder fazer nada sozinho.