10 melhores máquinas de afiar: revisão, vantagens e desvantagens, preço
Bordas de alta qualidade e corretamente afiadas em cada elo da motosserra mudam radicalmente a natureza da operação da ferramenta.Não importa o tipo de motor, gasolina ou elétrico. Você pode, é claro, usar as mãos, mas as melhores máquinas de afiar são baratas e, ao dominar o equipamento, você pode prolongar a vida útil de suas correntes e motosserra.
O conteúdo do artigo:
O que procurar ao escolher
Afiar correntes manualmente é uma arte. Você precisa de prática constante e de uma ferramenta, mas mesmo neste caso, nem todos conseguem enfiar uma corrente corretamente sem uma máquina. Você pode, é claro, levar a corrente a um salão ou oficina de serras para afiá-la. Este serviço não é barato. É mais vantajoso escolher o seu equipamento, por exemplo, por conselho de amigos, ou escolher entre uma classificação das melhores máquinas para afiar correntes.
Mas mesmo que você comece a afiar as lâminas de uma serra com as próprias mãos, vale lembrar que o plano de corte e a aresta de corte devem ser processados, mantendo 2 ângulos ao mesmo tempo. É difícil fazer isso com as mãos. Você precisa comprar um torno com formato especial, mas é melhor comprar apenas uma máquina pequena.
O que você precisa prestar atenção primeiro:
- A qualidade da fixação do elo no torno da máquina. Um elo fixo não deve mudar de posição, mesmo se você tentar retirá-lo com um alicate. Muitas máquinas podem cortar metal em um ângulo de aresta durante o processo de afiação. Neste caso, o link está sujeito a uma forte carga devido à pressão do círculo e às vibrações do acionamento. Portanto, a afiação de alta qualidade só é possível com uma fixação confiável do elo em um torno.
- Poder do motor.Convencionalmente, eles podem ser divididos em modelos de baixo consumo, 85-200 W, e profissionais, a partir de 200 W. Além da potência no eixo, o número de revoluções é importante. As melhores afiadoras têm pelo menos 5.000 rpm.
- A rigidez da base com um torno e a dobradiça conectando-se ao fuso oscilante (motor mais círculo). O sistema móvel deve girar sobre seu eixo sem folga; todas as peças plásticas devem ser rígidas e não deformar durante a afiação da corrente.
- Espessura do disco de moagem. Quase todos os modelos de máquinas podem trabalhar com discos de desbaste de 100-150 mm e 3-5 mm de espessura. Se você adquirir equipamento para afiar apenas correntes de uma motosserra pessoal, primeiro será necessário esclarecer a largura do elo e o tamanho da borda. A escolha do rebolo depende disso.
Se a máquina for utilizada para afiar correntes de todos os tamanhos possíveis, então o melhor é escolher uma máquina universal, potente, com porca rápida para fixação do disco ao acionamento e sempre com caixa protetora. Mas é preciso levar em conta que quanto mais potente o motor, mais ruído e mais forte será a vibração no eixo. É por isso que os melhores modelos de nível profissional são sempre silenciosos e bem equilibrados no fuso.
A presença de uma caixa protetora transparente pode causar desconforto no início. Mas você não pode ir a lugar nenhum sem ele. Afiar com óculos costuma ser ainda mais inconveniente, mas sem proteção é impossível. Caso contrário, um pedaço rasgado de abrasivo pode ferir seu rosto ou olhos.
A maioria das minimáquinas de afiar tem um design semelhante. Via de regra, trata-se de uma estrutura de base durável sobre a qual é instalado um suporte oscilante com motor, fuso e disco.
A precisão da afiação depende principalmente da resistência da dobradiça, da presença de folga nela e, em seguida, da rigidez da estrutura e do desvio do disco.Se a base puder ser reforçada - fixada em uma bancada, o desvio do disco pode ser ajustado com espaçadores de papel, então em caso de deformação da dobradiça não será possível afiar com precisão. Normalmente, após tal avaria, a máquina é simplesmente enviada para desmontagem.
Isto virá a calhar! Revisão das melhores máquinas de afiar.
As melhores máquinas para afiar correntes com potência de até 200 W
O processo de afiação de uma aresta de corte não requer motor elétrico maior que 150 W. Neste caso, a velocidade deve ser preferencialmente alta. Então a superfície na ponta do elo ficará uniforme, quase lisa. Conseqüentemente, a corrente após a afiação cortará melhor do que uma nova.
DDE MSC-104-95
O design da máquina foi desenvolvido nos EUA e fabricado na China. Um dos dispositivos mais confiáveis e silenciosos para endireitar e afiar elos de motosserra. Pertence à categoria de ferramenta profissional. Preço – 2.900 rublos, garantia de 12 meses.
Segundo muitos artesãos, a máquina DDE MSC-104-95 pode ser considerada um dos melhores modelos de baixo consumo de energia. A um preço baixo, a qualidade dos principais componentes do motor, a dobradiça, o torno de fixação, bem como a precisão do sistema de ajuste são superiores aos dos concorrentes.
Características:
- Potência 95 W a 5000 rpm.
- Discos abrasivos 104 mm. É permitida a instalação de círculos com espessura de 3,2 mm e 4,5 mm.
O sistema de ajuste permite afiar arestas de corte em um ângulo de 30Ó, 32Ó e 35Ó. O peso é de apenas 2,2 kg, mas o motor é alimentado apenas por uma rede de 220 V. Não são utilizadas baterias recarregáveis.
Einhell GC-CS 85 E
Máquina compacta para afiar todos os tipos de motosserras. Você pode cortar o ângulo da borda em até 35Ó. O modelo é um dos menores e mais leves - peso 1,89 kg, dimensões 17x22x25 cm.O fabricante posiciona a máquina como equipamento semiprofissional.Mas com um motor de apenas 85 W e 5.500 rpm, o Einhell GC-CS 85 E é mais um eletrodoméstico de última geração do que uma ferramenta de oficina.
Um dos poucos modelos em que todos os detalhes são pensados ao mais ínfimo pormenor. Por exemplo, em vez de um torno tradicional, utiliza-se uma pinça “rápida” para instalar a corrente, fixando vários elos de uma só vez. Este design torna mais fácil segurar a serra durante a afiação.
Características:
- Peso – 1,9 kg.
- Ângulo de balanço da mesa – 35 cadaÓ em qualquer direção do eixo.
- O diâmetro do círculo é de 108 mm, o ajuste no fuso é de 23 mm, a espessura é de 3,2 mm.
- Fonte de alimentação – 220 V.
O projeto utiliza uma base de alumínio e uma dobradiça em buchas metálicas. Isso significa que mesmo depois de afiar várias centenas de motosserras, a unidade giratória da máquina funcionará sem folga.
PATRIOTA SMG 220
Apesar do motor relativamente fraco, de apenas 85 W a 5.000 rpm, o Patriot ganhou a reputação de ser uma ferramenta conveniente e confiável para afiar as correntes mais desgastadas.
O segredo da máquina está no seu layout bem-sucedido. É uma reminiscência do desenho de uma serra de esquadria de corte. A alça está localizada na parte superior do corpo, portanto não há necessidade especial de torcer a mão para inserir o disco na zona de afiação.
A junta giratória é feita sobre um eixo de aço polido e temperado, fixado nas alças por meio de arruelas de pressão. Além disso, o corpo é pressionado na posição superior por uma mola bastante poderosa. Se você acidentalmente soltar a alça da mão enquanto afia um elo, a mola simplesmente a retornará à posição segura superior.
Características:
- Peso – 2,2 kg.
- Dimensões – 20x16x18 cm, a base é montada sobre arruelas de borracha macia.
- Roda abrasiva 104 mm, ajuste 22 mm. Espessura do disco 3,2 mm.
A tela protetora é pequena, mas é totalmente suficiente para uma proteção eficaz contra faíscas e poeira abrasiva.
Preço – 4.000 rublos, garantia de 24 meses.
Amo isso! 8 melhores tornos.
Resanta T-100
A máquina foi desenvolvida na Letônia e produzida na China. Bastante enorme para uma ferramenta com potência de motor de apenas 100 W a 5.000 rpm. Os desenvolvedores da minimáquina tornaram deliberadamente o suporte oscilante e a base mais pesados, a fim de melhorar o amortecimento de vibrações durante o processo de afiação da corrente.
O layout da máquina é clássico, com base larga e suporte oscilante inclinado. Para afiar, são utilizados discos de 104x3,5 mm. Ângulo de afiação – 30Ó.
O design do dispositivo permite suportar cargas intensas sem comprometer a qualidade da afiação. Uma máquina de classe profissional é frequentemente adquirida em oficinas de reparo e serviço e locadoras de ferramentas manuais.
O preço da ferramenta é de 4.100 rublos, garantia de 5 anos.
BISON STs 200
Máquina de afiar de design russo. Refere-se a instrumentos semiprofissionais. Distingue-se por sua bela aparência e montagem bem-sucedida de componentes. O layout da minimáquina é clássico, lembrando um pouco o Patriot. Uma característica especial do modelo é a possibilidade de utilizar discos abrasivos de 2 tamanhos para afiação – 3,2 mm e 4,5 mm de espessura.
Características da máquina:
- Potência do motor elétrico – 95 W, a 5.000 rpm.
- Disco abrasivo – 104/22,2 mm.
- Peso – 2,75 kg.
A estrutura é feita de uma única peça fundida em liga de alumínio. O suporte do pêndulo é feito de plástico, a rigidez é grande o suficiente para realizar afiações com maior força no cabo. Existe um limitador de profundidade de afiação e, em vez de um torno padrão, é usada uma pinça “rápida” que segura vários elos da corrente ao mesmo tempo.
Preço – 3.900 rublos, garantia de 5 anos.
Huter ECS-100
Marca alemã, a produção foi transferida para fábrica própria na China. O layout da máquina, como a maioria dos modelos europeus, é focado em afiar correntes leves de alta velocidade com um ângulo de corte de 0-30Ó. O Huter corta bem, mas é recomendável tomá-lo em conjunto com o Stern ou Huksvarna. Ou troque a barra e a corrente de uma motosserra.
Características:
- A potência do motor do comutador é de 100 W.
- Velocidade de rotação – 5200 rpm.
- O tamanho externo e do assento da roda abrasiva é 108/23 mm.
- Peso do modelo – 2 kg.
A única desvantagem da máquina é a falta de tela protetora. Ou seja, o próprio rebolo é coberto por uma capa plástica, mas isso não protege contra o menor pó abrasivo. Além disso, o processo de afiação de correntes de qualidade com bordas de aço forjado com alto teor de carbono geralmente envolve muitas faíscas. Portanto, será necessário instalar uma blindagem ou afiar na máquina apenas com óculos, o que nem sempre é conveniente.
Preço – 3.400 rublos, garantia de 12 meses.
Isto virá a calhar! Máquina dobradeira de tubo de perfil.
As melhores máquinas para afiar correntes com potência de 200 W ou mais
A maioria dos modelos com motor superior a 200 W são dispositivos de nível profissional com sistema de fixação de corrente de alta qualidade e localização conveniente da pinça. Mas também existem modelos domésticos que são poderosos e precisos.
Redemoinho SZTs 200
Desenvolvimento russo, mas montado na China. Hoje é considerada uma das melhores afiadoras de produção nacional. O dispositivo revelou-se sólido. Com um peso de 2 kg, a largura da base é de 18 cm, o comprimento é de 30 cm e a altura é de 21 cm. A potência do motor do comutador de alta velocidade é de 200 W. Disco com diâmetro externo de 100 mm e diâmetro de assentamento de 10 mm.
A mesa com a corrente anexada pode ser girada para a esquerda e para a direita, a escala está no lado esquerdo, o parafuso de ajuste está no lado direito. Antes de terminar de afiar você precisará fazer vários cortes para praticar.
A base da máquina e a mesa rotativa são fundidas em alumínio, o corpo oscilante é feito de plástico.
Whirlwind SZTs 200 tem 2 recursos:
- A dobradiça que conecta o corpo e a base é feita de um parafuso roscado normal (perno), e os olhais são feitos de plástico. Se você afiar uma corrente pressionando com força a alça, o plástico da dobradiça se desgastará rapidamente e aparecerá folga.
- A máquina fornece afiação de alta qualidade apenas em um disco novo. Assim que o disco abrasivo for retificado até 20% do seu tamanho, a precisão do corte diminui.
Em qualquer caso, antes de terminar de afiar a corrente, é necessário verificar o trabalho em pelo menos 1-2 elos da serra. Mas o Whirlwind corta bem; é frequentemente usado para afiar todos os tipos de ferramentas domésticas - de facas de cozinha a cinzéis.
Preço – 3.300 rublos, garantia de 12 meses.
Rezer EG 235-CN
Uma nova marca russa, com produção localizada na China. Máquina de mesa poderosa para uso doméstico. O corpo é feito de metal, o layout é clássico, com fuso inclinado.
As dimensões da máquina são 47x34x21 cm A ferramenta acabou sendo enorme, para afiar correntes de motosserras potentes. Potência do motor – 235 W a 3.000 rpm. O acionamento é de baixa velocidade com alto torque. Portanto, a máquina utiliza discos abrasivos de tamanho maior - 145x4,5 mm.
Além de afiar correntes, a máquina pode ser usada como ferramenta universal para endireitar facas, serras, tesouras e qualquer ferramenta de corte.
Modelos O EG 235-CN tem um recurso: você precisa usar discos de alta qualidade para afiar.E instale-os corretamente, sem oscilar. Caso contrário, o rolamento do fuso quebrará facilmente, causando excentricidade. Como resultado, a máquina para afiar correntes só pode ser usada como um afiador comum.
O preço da máquina é de 6.600 rublos, garantia de 12 meses.
Calibre EZS-250
A aparência e o design da máquina são inferiores aos modelos importados. Mas o Calibre se compara favoravelmente à maioria dos concorrentes com o aumento da potência do motor elétrico - 250 W a uma frequência operacional de 8.500 rpm. Além disso, o peso da ferramenta é de apenas 1,6 kg. O design utiliza plásticos resistentes a choques e ao desgaste, para que a máquina não tenha medo de choques ou vibrações fortes.
Para aumentar a precisão da afiação, os desenvolvedores do Calibre colocaram o motor em uma carcaça dupla. Como resultado, o ruído e a vibração diminuíram e a segurança elétrica melhorou.
Para afiar, utiliza-se um disco abrasivo de 100x5 mm. Devido às altas velocidades, o disco é coberto por duas blindagens. O primeiro, o metal, na verdade cobre o próprio abrasivo do contato acidental com as mãos do trabalhador. O segundo escudo transparente bloqueia a dispersão de poeira e a entrada de objetos estranhos na área de afiação da corrente.
A única desvantagem da máquina é a alça em forma de suporte. Este design facilita o transporte da ferramenta, mas não é muito conveniente controlar o acionamento e requer habituação.
O preço da máquina é de 3.200 rublos, garantia de 12 meses.
Artigo para você: 7 melhores máquinas espessadoras de plaina.
CAMPEÃO (PROFI) C2001
Uma das máquinas mais pesadas no ranking das melhores. Seu peso é de 5,8kg. O suporte oscilante e a estrutura são feitos de metal. Portanto, a rigidez de todo o sistema é maior que a dos concorrentes de plástico. A máquina pertence à categoria de ferramentas elétricas domésticas, mas suas capacidades são superiores.Você pode afiar não apenas correntes, mas também serras manuais e até cortadores de corte e esquadria para torneamento.
Características:
- Motor comutador de 230 W e 3000 rpm.
- Disco abrasivo 145x3,2 mm, ajuste 22,2 mm.
- Dimensões 50x36x23 cm.
Digno de nota é o design bem-sucedido da fixação rápida dos elos da corrente. De todas as opções discutidas na análise, esta acabou por ser a mais confiável e fácil de configurar. O sistema de travamento permite fixar e liberar rapidamente o link após a afiação. Leva muito menos tempo para prender a corrente do que os concorrentes.
A desvantagem da máquina é o preço, 9.400 rublos, com garantia de apenas 1 ano.
Sturm BG6060
Máquina de uma conhecida marca de ferramentas elétricas manuais. Design alemão, fabricado na China. Parece bastante modesto, o design e os esquemas de cores são claramente inferiores em expressividade aos modelos da Angel ou Champion.
Mas a máquina foi um sucesso em todos os critérios. De acordo com avaliações de usuários, a maior desvantagem dizia respeito apenas ao complexo sistema de fixação do dispositivo a uma bancada de trabalho. Caso contrário, a máquina foi considerada conveniente e fácil de operar, independentemente do esquema de afiação do elo.
Características:
- Motor elétrico de 250 W a 5000 rpm.
- Peso 2,16kg.
- Dimensões 17x26x18 cm.
- Abrasivo com diâmetro externo de 104 mm e espessura de 3,2 mm.
O dispositivo distingue-se pelo seu design de aderência rápida. A Sturm BG6060 possui uma das mais precisas, embora em termos de classe de afiação a minimáquina pertença à classe doméstica.
A minimáquina revelou-se bastante silenciosa para todos os tipos de afiação, devido ao bom balanceamento do fuso e do disco. A base de alumínio fundido permite montar o dispositivo em qualquer superfície plana. É verdade que para isso é necessário usar uma conexão aparafusada, e não uma braçadeira ou aperto rápido.
O preço da máquina é de 5.200 rublos, garantia de 12 meses.
As melhores máquinas de afiar não devem apenas ser precisas e confiáveis, mas também fáceis de usar. Portanto, é melhor adiar a escolha final do modelo até que você possa olhar a minimáquina “ao vivo”. Esta é a única maneira de determinar se o modelo é adequado ou não.
Saudável: Máquina de corte de metal faça você mesmo.
Conte-nos sobre sua experiência com minimáquinas de afiar. Qual deles acabou sendo o mais conveniente de usar?
Escolha um motor de até 120 W, velocidade máxima de até 5 mil. Não é muito conveniente afiar em uma máquina pequena, leva muito tempo. Nos robustos com motor de 250 W, é bom afiar enquanto os rolamentos estão intactos. Depois de um ano, tudo zumbe e vibra, e se o disco também for chinês, a corrente pode ser danificada.
Eu tinha três máquinas: Angel, Bosch e Caliber. De todos eles, restava apenas o Calibre, mas era conveniente trabalhar apenas no Angel.