Por que aparece condensação no tanque do vaso sanitário e como se livrar dela

Uma das surpresas irritantes no vaso sanitário e no banheiro conjugado pode ser o aparecimento de condensação na cisterna do vaso sanitário.Concordo, este não é apenas um pequeno incômodo - é um problema real que não só reduz o nível de conforto, mas também pode afetar negativamente a saúde de todos os membros da família.

E qualquer reparo feito com materiais da mais alta qualidade falhará no combate às consequências que surgem após exposição prolongada à condensação.

Todo mundo sabe que prevenir um problema é muito mais fácil do que resolvê-lo mais tarde. E você pode fazer isso sozinho, sem recorrer aos serviços de especialistas. Para fazer isso, você precisa entender por que aparece condensação no tanque do vaso sanitário e como eliminar a causa raiz de sua formação.

Ajudaremos você a determinar os motivos da “precipitação” em seu encanamento e também descreveremos possíveis maneiras de resolver o problema. Complementamos o material com vídeos e instruções fotográficas que demonstram claramente como você mesmo pode se livrar desse fenômeno desagradável.

Por que aparece condensação no tanque?

A condensação que aparece no tanque é classificada como um problema doméstico. Para aprender como lidar com isso de forma eficaz, você precisa entender os motivos de seu aparecimento em uma determinada sala.

Só depois disso será possível escolher a opção mais adequada para combatê-lo.

Natureza da formação de condensação

Em primeiro lugar, é necessário compreender a natureza da ocorrência de “precipitação” no tanque de drenagem.A condensação são gotas de água caindo do ar. Eles são formados a partir de mudanças bruscas de temperatura e aparecem na superfície dos objetos.

Condensação na superfície
A condensação após o banho é bastante comum e desaparece em questão de minutos. Mas gotejamentos constantes que fluem da cisterna do vaso sanitário e através dos canos de abastecimento de água fria podem causar muitos problemas.

A condensação no tanque de drenagem é a água formada pela influência da água fria a uma temperatura de 7 a 15 ° C nas paredes internas do recipiente de barro e do ar quente a uma temperatura de 25 a 32 ° C atuando na parte externa.

Condensação devido a mudanças repentinas de temperatura
A partir de uma queda brusca, gotas de água aparecem nas paredes externas do recipiente, como orvalho.

Razões para o aparecimento de condensação no tanque

O aparecimento de condensação no tanque de drenagem indica a presença de um problema que precisa ser identificado e medidas tomadas para eliminá-lo.

Para entender quem é o culpado por isso, você precisa prestar atenção aos seguintes fatores:

  • consumo de água fria;
  • ventilação no banheiro;
  • estado dos acessórios do tanque;
  • nível de umidade.

Quando o tanque de drenagem é enchido com frequência, forma-se uma grande quantidade de condensação - a água fria não tem tempo de atingir a temperatura ambiente.

A condensação também pode ser um sintoma de um segundo problema - um sistema de ventilação quebrado. Principalmente se o cômodo com banheiro tiver o orifício de ventilação removido, houver uma soleira na entrada e as portas se encaixarem bem.

Isso é bastante perigoso para usuários de banheiros combinados - sem ventilação adequada, você pode simplesmente sufocar.

Orifícios de ventilação na porta
Por mais bonito que seja o interior do banheiro combinado, é preciso pensar antes de tudo na segurança, fazendo orifícios de ventilação

Outra razão para uma cisterna molhada é uma válvula de corte quebrada. Quando as juntas vazarem ou o flutuador está fora de serviço, então o aumento do consumo de água e, consequentemente, a condensação excessiva na parede externa do recipiente de barro não podem ser evitados.

Cisterna monolítica
Mesmo a cisterna monolítica mais cara não está imune a danos no enchimento interno, quando você pode ver poças de condensação no chão que simplesmente não deveriam estar ali

O aumento do nível de humidade na casa de banho pode ser consequência da circulação de ar excessivamente húmido que entra nesta divisão vindo de outras divisões da casa/apartamento.

Ou porque o dono de um pequeno apartamento seca constantemente a roupa no banheiro combinado com o vaso sanitário. O mesmo problema ocorre se a roupa molhada estiver pendurada na cozinha adjacente ao banheiro.

Qualquer que seja o motivo que provoque a formação de condensação no tanque de drenagem, ela deve ser claramente identificada e só então poderá ser eliminada. Depois de resolver com sucesso o problema identificado, a condensação também desaparecerá.

A condensação não pode ser removida

Cabe ao dono do banheiro decidir onde exatamente colocar a vírgula nesta frase. Tudo depende da situação específica e da atitude de todos os membros do agregado familiar em relação a ela.

Primeira opção. O tanque do vaso sanitário embaça um pouco, mas nos intervalos entre as idas ao banheiro/lavabo tudo tem tempo de secar. Aqui você pode prescindir de métodos radicais para resolver o problema da remoção de condensado.

Reparos caros sofrerão com condensação
Um leve embaçamento das superfícies não pode levar a consequências irreparáveis ​​​​e de forma alguma danificar gravemente a decoração externa da sala

Segunda opçao. Se o tanque de drenagem estiver constantemente molhado, fluxos de condensação fluem continuamente para o chão e nada tem tempo de secar. A solução aqui é clara: precisamos resolver o problema.

Gotas escorrendo pela superfície externa do recipiente de barro formam poças que precisam ser limpas de vez em quando. Às vezes a situação é completamente deplorável - em um dia um lago inteiro se forma no banheiro. Isso não só causa transtornos na visita ao local, mas também deixa você muito nervoso.

Toalha para eliminar condensação
Dependendo do volume de condensado saliente, os proprietários prudentes usam métodos para eliminar este problema. Alguns colocam uma toalha, enquanto outros colocam todos os tipos de potes e pires

Os constantes depósitos de condensação no tanque de drenagem não só causam problemas atualmente, mas também ameaçam problemas ainda maiores nos próximos anos.

Primeiramente, podem permanecer gotas de condensação em pequenas fendas e em áreas de difícil acesso. Com o tempo, a água ficará estagnada e começará a ter um cheiro desagradável.

Em segundo lugar, a condensação constante aumenta o nível de umidade no banheiro. Principalmente se for combinado. Esta situação certamente provocará o crescimento e a reprodução ativa de mofo e bolor.

O mofo estraga as paredes
O mofo estraga a aparência de qualquer ambiente. Tem um efeito prejudicial no corpo das pessoas que usam constantemente o banheiro, causando reações alérgicas, dores de cabeça e outros problemas de saúde.

Terceiro, a superfície externa da cisterna, estando sob constante influência de gotas de água, não durará muito - nos próximos 2 a 3 anos aparecerá uma rede de pequenas fissuras, nas quais também começarão a se formar mofo e bolor.

Quarto, devido à alta umidade, todos os itens de madeira do interior do vaso sanitário ou do banheiro combinado começarão a apodrecer. Principalmente se for um pavimento de madeira, parquete de carvalho/faia maciça ou outras espécies de madeira.

Em quinto lugar, peças metálicas de móveis, canos de abastecimento de água e outros itens começarão a sofrer corrosão. Até um espelho pode ser danificado - uma colônia inteira de mofo preto crescerá em seu interior.

Molde no espelho
O mofo que se instalou no espelho impossibilita sua continuidade de uso. Você precisará comprar um novo e isso representa uma despesa adicional.

Como resultado, o aparecimento constante de condensação resultará não só na deterioração do microclima da casa de banho, mas também na perda das condições de funcionamento e na perda do aspecto de muitos elementos interiores. Após 5-6 anos, pode ser necessária uma grande reforma do banheiro ou toalete combinado.

Métodos para se livrar da condensação

A condensação encontrada na cisterna do vaso sanitário não é nada animadora - os proprietários do apartamento/casa tentam imediatamente se livrar dela por todos os métodos possíveis. São utilizadas toalhas, potes, pires e outros itens que não pertencem ao lado do vaso sanitário. No entanto, a formação de “orvalho” no tanque é muito mais fácil de prevenir do que coletar e limpar constantemente.

No combate às gotas que se depositam no tanque, são utilizados os seguintes métodos:

Método 1. Modernização de tanques

Após retirar as poças sob a cisterna e identificar a causa da condensação, pode-se começar a eliminá-la, escolhendo a opção adequada dependendo do tipo de problema.

Tanque escondido
Se você planeja instalar um tanque oculto, então você precisa escolher uma opção de um fabricante conhecido com proteção contra condensação.

Na maioria das vezes, o problema da condensação é resolvido realizando várias manipulações na cisterna do vaso sanitário:

  1. Reparação de válvulas de corte localizadas no interior do tanque de drenagem.
  2. Isolamento das paredes internas dos recipientes de faiança.
  3. Instalação dentro de um forro plástico.
  4. Substituindo o tanque do vaso sanitário uma opção nova e mais cara com função de proteção contra condensação.

A falha das conexões pode levar a um fluxo interminável de água fria no tanque e seu vazamento acidental. Como resultado, a água do recipiente não tem tempo de aquecer e o forte contraste com a temperatura do ar provoca condensação sem fim.

Se ocorrer uma avaria, deve desligar o abastecimento de água, desmontar a cisterna e retire as ferragens, substitua a peça quebrada, ou compre um mecanismo novo e instale-o com cuidado, não esquecendo de colocar todas as gaxetas.

Durante a instalação, você deve seguir as recomendações especificadas pelo fabricante nas instruções da seção instalação do equipamento.

Informações adicionais sobre como eliminar vazamentos de água no vaso sanitário e reparar acessórios são apresentadas em Este artigo.

A segunda opção é isolar as paredes do tanque por dentro. Para isso, utiliza-se tepofol, espuma de polietileno, poliestireno expandido e outros tipos de isolamento. Dependendo do tipo de material escolhido, também pode ser necessário cola e selante.

Isolamento da cisterna
Se você escolher um material autoadesivo, a cola não será útil. Na parte traseira do isolador há uma camada aplicada que pode aderir de forma confiável à superfície do tanque de drenagem

Usar um isolador térmico é uma opção muito eficaz para eliminar a condensação no tanque. O principal é levar material de até 1 cm de espessura, caso contrário o volume interno do recipiente será reduzido significativamente.

Depois de colar cuidadosamente o isolamento em todo o interior do recipiente de acordo com os blanks pré-fabricados, é necessário tratar as juntas com selante. Em seguida, espere até que a composição aplicada endureça e faça furos para instalar as ferragens e fixar o tanque na prateleira do vaso sanitário.

Um ano após o isolamento
Mesmo depois de algum tempo após o isolamento do recipiente de drenagem, um isolador térmico de alta qualidade parece decente e não perde suas características de desempenho

Além disso, alguns artesãos usam espuma de poliuretano como isolante. Além disso, recomenda-se aplicá-lo em 3-4 etapas para garantir uma camada uniforme.Após a aplicação, será necessário aguardar o endurecimento total do composto de montagem e só então cortar cuidadosamente o excesso por fora e por dentro com uma faca.

É importante deixar uma camada em seu interior cuja espessura não ultrapasse 1 cm, depois instale novamente e ajustar os acessórios cisterna. Assim que a obra for concluída, o abastecimento de água poderá ser retomado.

Espuma de poliuretano como isolamento
A espuma de poliuretano como isolamento oferece boa proteção contra condensação, mas não parece muito apresentável

Outra opção para tratar o interior do reservatório é uma mistura de selante e microesferas de vidro, vendida em departamentos de tuning.

Essa mistura deve ser aplicada em uma camada de 0,3 cm e deixada até secar completamente, cujo tempo depende da marca do selante e está indicado na embalagem.

Uma opção mais simples para manipular o tanque é comprar um recipiente de plástico adequado para ser colocado dentro de um de barro. Além disso, entre esses dois tanques inseridos um no outro, deve haver uma folga de alguns mm. Você deve se lembrar de usar juntas de borracha ou silicone como vedação.

A opção mais cara é adquirir um novo tanque com função de proteção contra condensação. Além disso, não é vendido separadamente, apenas junto com o vaso sanitário. São modelos compactos monolíticos com tanque monolítico duplo.

Os tanques monolíticos têm um design especial
Os tanques monolíticos possuem um design especial que oferece proteção contra condensação. O plástico entra em contato com a água fria, mas a cerâmica localizada no exterior não entra em contato com o plástico.

Um tanque duplo é bom para todos - a instalação é simples, não requer manutenção e a substituição dos acessórios, se necessário, pode ser feita facilmente por você mesmo. Uma desvantagem significativa é o alto custo.

Cisterna dupla
Você mesmo pode instalar uma cisterna dupla seguindo as instruções do fabricante. Além disso, primeiro é colocado um forro de plástico e, em seguida, uma tampa de faiança é colocada em cima e fixada

Método #2. Mudando o microclima da sala

Entre as medidas que visam eliminar a condensação no lavabo ou banheiro conjugado, é utilizada a opção de alteração do microclima. Isso inclui fazer com que o sistema de ventilação volte a funcionar e usar um desumidificador.

Grades de ventilação embutidas nas portas
O problema do fluxo de ar que entra no banheiro pode ser resolvido com grades de ventilação embutidas nas portas. Você pode escolher a cor desejada e o formato adequado

Se houver uma lacuna entre o piso e a porta do banheiro ou toalete combinado, você não precisa se preocupar com o influxo. Preciso verifique a funcionalidade do duto de ventilação, projetado para remover massas de ar residuais. Para testar a tração, você pode usar um isqueiro, uma vela acesa ou um pequeno pedaço de papel.

Se não houver tração ou estiver muito fraca, você precisa limpe o poço de ventilação. Quando isso não basta, a melhor solução é instalar um exaustor.

Fã exausto
O exaustor deve ser selecionado de acordo com a área da sala onde irá funcionar. Se o banheiro for conjugado, então é melhor dar preferência a um modelo com maior nível de proteção contra umidade e respingos

Os proprietários de casas particulares, ainda na fase de projeto das instalações, precisam cuidar de uma efetiva ventilação de exaustão do banheiro. O foco principal está no cálculo dos dutos de ar, sua localização e potência dos ventiladores.

Outra medida para reduzir os níveis de umidade interna é instalar um dispositivo especial denominado desumidificador.É capaz de remover o excesso de umidade coletando-o em um recipiente projetado para esse fim.

Um desumidificador remove a água do ar de uma sala até que o nível de umidade desejado seja alcançado. O aparelho é guiado pelas leituras de um higrômetro instalado em seu interior.

Secador de ar
Um desumidificador é selecionado de acordo com sua potência, projetado para um volume específico da sala. Esta característica é indicada pelo fabricante na documentação anexa.

Método #3. Aquecendo o fluido de trabalho do tanque

Para eliminar a condensação no tanque de drenagem, costuma-se usar a ideia de aquecer a água que entra no tanque. Em geral, tudo é simples - se não houver uma diferença acentuada entre a água fornecida e a temperatura do ar no banheiro/banheiro, então não há condensação.

Na prática, as seguintes opções podem ser utilizadas para implementar esta técnica:

  • conecte água morna ao tanque de drenagem em vez de água fria;
  • isolar tubos;
  • construir um trocador de calor usando um riser para fornecer calor ao apartamento;
  • instalar uma caldeira;
  • faça meia descarga para que parte da água aquecida do recipiente seja diluída em água fria.

A primeira opção é indicada apenas para consumidores que não possuem hidrômetro instalado.

Água fria e quente na tubulação de abastecimento da cisterna
Alguns artesãos colocam um T no tubo de abastecimento de água para o tanque de drenagem e conectam água fria e quente ao mesmo tempo, regulando sua quantidade usando válvulas de esfera embutidas adicionalmente

O isolamento dos tubos permite aquecer a água entre 2 e 3°C. Às vezes, isso é suficiente para eliminar a condensação.

Isolamento de tubos
Para isolar tubos, você pode usar um isolamento de folha comum, enrolando-o na área desejada e prendendo-o com fita adesiva.Ou compre uma carcaça pronta ou um isolamento em forma de tubos ocos com o diâmetro necessário, que é muito mais conveniente de instalar

A opção de construção de um trocador de calor só é adequada se o riser de aquecimento passar próximo à tubulação que fornece água ao tanque de descarga. Para isso, é utilizado um tubo de cobre, que é enrolado em um riser quente 5 a 6 vezes e cortado em um tubo flexível de abastecimento de água para o tanque.

A bobina de cobre é isolada na parte superior com uma camada de lã mineral ou outro isolamento.

Configurar a meia descarga não é difícil, para isso basta ajustar as válvulas de corte de acordo.

Botão duplo
É bom usar acessórios com botão duplo - para normal e meio embutido

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O tanque do vaso sanitário pode ser isolado por dentro com material isolante térmico. Esta opção pode ser vista em ação no vídeo:

O videoclipe demonstra como o isolamento mais simples de 10 mm dentro de uma cisterna de banheiro se comportará depois de um ano:

Como se livrar efetivamente da condensação fornecendo água aquecida para a cisterna do banheiro no vídeo:

Além de isolar a cisterna, não seria supérfluo cuidar das tubulações que fornecem água fria ao apartamento/casa. Sobre isso no videoclipe:

Depois de descobrir o motivo do aparecimento de condensação no tanque de drenagem, você pode escolher a opção mais adequada para eliminá-la, com base em condições específicas.

Esta pode ser uma solução económica e fácil de implementar com as próprias mãos, ou a aquisição de um modelo moderno de canalização com tanque com função de protecção contra condensação.

Compartilhe com os leitores sua experiência na eliminação da condensação de um tanque de vaso sanitário. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse.O formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Perepelitsa Oksana Alekseevna

    Tivemos um grande problema e depois de chamar um encanador não conseguimos resolver com meios “improvisados”. O fato é que a ventilação do piso técnico estava praticamente “entupida” de sujeira e entulhos. Depois de tudo limpo e prolongado o tubo de saída, a condensação desapareceu, ficou mais fácil respirar e os odores desagradáveis ​​​​da unidade sanitária desapareceram em poucos minutos.

  2. Alexei

    Sim, às vezes a condensação é um problema real. Parece que pequenas gotas provenientes da diferença de temperatura entre o exterior e o interior do tanque podem causar muitos problemas. É necessário verificar o sistema de ventilação do banheiro e do lavabo e, se possível, repará-lo se for esse o motivo. E lembre-se, quanto mais drenarmos a água do cano de drenagem, mais condensação haverá. Os artesãos também isolam a cisterna do vaso sanitário por dentro. Bem, essas pessoas mais ricas compram equipamentos modernos com proteção contra condensação.

  3. Tivemos um grande problema em nosso novo apartamento, e no início era quase imperceptível, mas com o tempo cada vez mais condensação começou a se acumular, o tanque ficava constantemente molhado. Ao mesmo tempo, começou a aparecer mofo no teto, então surgiram imediatamente suspeitas sobre a ventilação. E de fato o problema acabou sendo ela. Havia alguns detritos de construção no canal. Após a limpeza o problema se resolveu sozinho.

  4. Se você mora em sua casa com um espaço para rastejar, coloque um recipiente ou receptor fechado lá. Passe a água do banheiro por ele. E você ficará feliz, verificado.

  5. Muitos conselhos úteis são uma vantagem.Mas há (reconhecidamente, alguns) maus conselhos, e a mosca na sopa... então você mesmo sabe :) Por exemplo, isole a superfície interna do tanque com espuma de poliestireno, espuma de borracha, espuma de poliuretano, etc. - não é uma ideia muito boa, porque... um isolante térmico que absorve água perde suas propriedades de isolamento térmico.

    • Maria

      Olá. Ninguém removeu a espuma de poliuretano à prova d'água da produção :)

  6. Yegor

    “A espuma de montagem como isolamento oferece boa proteção contra condensação, mas não parece muito apresentável!” Como, de fato, o reforço reagirá a essa espuma? Quanto tempo levará para que a espuma comece a se desfazer e entupir os furos técnicos e interferir no funcionamento normal do ralo?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      A opção com espuma de poliuretano tem apenas uma vantagem - sopre e está pronto, é questão de alguns minutos. Mas você está certo em se preocupar com as consequências, e elas acontecerão. A espuma de poliuretano na água são microorganismos. A espuma não secará e haverá muco e talvez algas. Se você não soprar com espuma com cuidado, poderá criar obstáculos ao funcionamento normal das conexões. Para substituir qualquer peça no futuro, você precisará limpar completamente a espuma do tanque. Por um lado, há muitas desvantagens.

      É melhor usar penofol para isolamento, um tanque duplo também é uma excelente solução. Quanto ao penofol e outros isolantes, aqui no site e no YouTube muita gente só embrulha as paredes, mas não coloca o isolante no fundo do tanque. Considero isso um erro, pois neste caso se formará condensação no fundo. Você terá que remendar os recortes para o reforço, mas isso precisa ser feito.

      Fotos anexadas:
  7. Tatiana

    O banheiro polonês tem 19 anos e acessórios originais. Nunca houve condensação.Instalei acessórios checos Alkaplast com um botão e dois modos. A condensação flui como um riacho. O que fazer? A razão está definitivamente nos acessórios.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica