Por que a geladeira não congela: falhas comuns e soluções para o problema
É sempre desagradável quando um equipamento caro quebra, especialmente algo tão importante como uma geladeira.Pois isso promete muitos transtornos, além de perdas financeiras.
Mesmo assim, quando a geladeira não congela, seu dono não deve se entregar à tristeza, pois nem em todos os casos um fenômeno como a avaria é complexo. Além disso, muitas vezes você mesmo pode realizar reparos e rapidamente, o que torna a situação mais fácil.
Vejamos juntos os principais tipos de quebras de refrigeradores e como corrigi-las.
O conteúdo do artigo:
Principais tipos de falhas
Como todos os refrigeradores apresentam avarias típicas, eles apresentam sintomas característicos. Portanto, nem sempre, mas em alguns casos, qualquer pessoa poderá diagnosticar de forma independente e rápida.
Tudo que você precisa fazer é conhecer as principais características das falhas. Isso permitirá tomar a decisão mais acertada sobre o que fazer na situação atual: fazer você mesmo os reparos ou chamar um especialista e pagar-lhe o dinheiro.
As avarias podem ser divididas em:
- simples - isto é, são facilmente solucionáveis, até pelo próprio proprietário;
- complexo - neste caso, tudo terminará com a reparação do produto por um especialista, que deverá ser chamado;
- sem esperança - acontecem raramente, mas geralmente resultam na compra de uma nova unidade.
Cada uma destas categorias inclui uma série de motivos, cuja capacidade de identificação ajuda a identificar uma avaria, a tomar as medidas adequadas e até a preveni-la. E isso ajuda o proprietário a economizar tempo e dinheiro.
Categoria #1 – tipos simples de avarias
Problemas menores incluem todo um grupo de defeitos. Se algum deles for identificado, o usuário quase pode garantir o funcionamento da unidade de refrigeração por conta própria.
Além disso, em muitas situações isso levará apenas alguns minutos. Isso significa que uma pessoa não terá que quebrar a cabeça sobre onde colocar os produtos armazenados ou realizar outras ações relacionadas à avaria.
Os sinais de problemas facilmente solucionáveis são:
- Resfriamento insuficiente dos produtos e, em alguns casos, sua deterioração.
- A geladeira se recusa a congelar sem sinais visíveis de falha.
- O ventilador não está funcionando.
- Sempre compressor.
- Configuração incorreta de temperatura.
- O indicador que indica o modo definido não acende.
- Localização incorreta.
O aperto de sua porta fechando. Se o produto não for capaz de resfriar os alimentos até a temperatura desejada, o proprietário deve prestar atenção ao quão bem fechada está a porta.
Muitas vezes acontece que o cabo de uma panela, objetos estranhos presos na vedação, corpo ou qualquer outra coisa impedem que ela fique completamente coberta. Como resultado, a unidade não consegue congelar ou resfriar os produtos armazenados.
Tudo o que foi dito acima indica que qualquer pessoa, após um exame cuidadoso, será capaz de lidar com o problema imediatamente após determinar a causa que levou ao funcionamento anormal.
Desgaste da vedação. Freqüentemente ocorre um tipo mais complexo desse problema, que é o desgaste da vedação. Mas mesmo nesta situação é muito fácil sair da situação.
Por que você precisa medir o perímetro da porta e comprar o elástico necessário na loja de ferragens mais próxima. Mesmo que não seja especializado, o usuário ainda poderá resolver o problema rapidamente e então começar a pesquisar vedação adequada.
Desalinhamento da porta. Além disso, quando a geladeira não consegue congelar ou resfriar os alimentos, é preciso prestar atenção na posição da porta. Durante a operação, muitas vezes muda sua posição original sob a influência de seu próprio peso ou carga.
Como resultado, cria-se uma inclinação na porta, que se torna incapaz de vedar o interior do refrigerador. Isso geralmente acontece com portas comuns.
A solução é o ajuste, que não causará dificuldades para a maioria das pessoas. Mesmo que você não tenha as habilidades, o desejo e as ferramentas para fazer tudo sozinho, chamar um especialista para restaurar a funcionalidade custará uma ninharia.
Temperatura. Além disso, uma pessoa precisa controlar a temperatura definida.
Além disso, é necessário verificar se programas especiais estão ligados/desligados, que incluem congelamento e descongelamento rápidos.Tudo isso afeta significativamente o desempenho de qualquer refrigerador.
As instruções incluídas em cada unidade lhe dirão o que fazer corretamente nesses casos. Se for perdido, o recurso oficial de Internet do fabricante ou de seu representante ajudará, onde está postado tudo o que você precisa.
Falha no termostato. Quando o indicador não acende, a pessoa deve inspecionar o fio, o plugue, seus contatos, bem como a tomada à qual os elementos listados estão conectados. Se não houver danos externos, a tensão deverá ser verificada.
Na ausência de equipamentos especiais, você pode conectar qualquer dispositivo elétrico à rede, que indicará o que está com defeito: a tomada, outros elementos do circuito elétrico ou o próprio refrigerador. Quando tudo está normal, isso pode indicar falha do termostato.
Fã. Quando não houver sinais de falha e a temperatura dentro da unidade for insuficiente, o funcionamento do ventilador deve ser verificado.
Este dispositivo foi projetado para garantir a distribuição das massas frias por todo o volume do refrigerador. E quando não funcionar, certamente haverá problemas com o congelamento e resfriamento dos alimentos.
Mas isso não indica o seu fracasso. Já que o ventilador geralmente fica coberto com uma camada de gelo e simplesmente congela.Este problema pode ser identificado pela ausência do ruído característico que acompanha o funcionamento de qualquer ventilador.
O problema pode ser eliminado através de descongelações regulares, cuja duração não deve ser inferior a 10 horas.
Isto garante que o elemento estrutural volte a funcionar. Se este procedimento não ajudar, ele pode ser considerado fora de serviço.
Local de instalação do refrigerador.O usuário deve ficar atento ao local de instalação do seu refrigerador.
A sua localização sob luz solar direta, junto a quaisquer dispositivos que emitam calor, ou simplesmente junto a paredes ou móveis é considerada mal sucedida e é melhor que uma pessoa elimine tal defeito.
Porque tudo isso leva ao superaquecimento e outras consequências. Para evitar isso, é necessário afastar a geladeira pelo menos 10 cm de qualquer outro eletrodoméstico ou parede, e ela também precisa ser protegida dos raios solares, principalmente no verão.
Se ignorarmos todos os itens acima, mesmo na ausência de quaisquer manifestações externas, o eletrodoméstico terá que suportar uma grande carga, o que leva ao desgaste prematuro de seus componentes.
Um odor desagradável dentro das câmaras não indica avaria. O usuário deve estar ciente deste fato.
Este é o resultado da atividade vital de um grande número de bactérias, e um surto de sua reprodução geralmente ocorre enquanto o refrigerador está descongelado ou simplesmente não é usado.Neste caso, você pode resolver o problema com a ajuda de detergentes.
As melhores maneiras de se livrar de odores desagradáveis na geladeira podem ser lidas em este material.
Ao realizar qualquer trabalho, o proprietário da unidade de refrigeração deve observar as medidas de segurança e agir de acordo com o princípio de “não causar danos”. Ou seja, se você não tem certeza, é melhor convidar um especialista, caso contrário a situação pode piorar.
Categoria #2 – variantes de falhas complexas
Se o usuário seguiu as recomendações descritas no parágrafo anterior, mas não conseguiu descobrir por que o refrigerador que utiliza não congela, deverá chamar um técnico.
Já as causas das falhas são mais complexas e só são identificadas e eliminadas com conhecimentos, habilidades e ferramentas especiais necessárias.
Seus sinais podem ser:
- Longas pausas no funcionamento do motor elétrico em temperatura insuficientemente baixa.
- Funcionamento incorreto do sensor de temperatura.
- Superaquecimento do motor elétrico.
- Vazamento de Freon.
- Operação anormal do compressor.
- A unidade não funciona de jeito nenhum.
- Aquecedor quebrado. Isto se aplica apenas a unidades No Frost.
Falha no sensor térmico. Muitas vezes acontece que um refrigerador, quando selecionado corretamente, não congela os alimentos suficientemente bem. E o motor elétrico funciona normalmente, ou seja, com longas pausas.
Esta situação indica que o sensor de temperatura está transmitindo sinais incorretos ao sistema de controle. Às vezes pode acontecer que o motor dê partida e pare de funcionar após um curto período de tempo.
Tais casos indicam quebra do sensor de temperatura, que deve ser substituído e verificado o funcionamento. Qualquer mestre e, se desejar, o próprio usuário, pode fazer bem esse trabalho.
Superaquecimento e quebra do motor elétrico. Uma das razões comuns para o mau congelamento dos alimentos é o superaquecimento do motor elétrico.
Na situação descrita ele liga normalmente e funciona por algum tempo, até por muito tempo, mas a duração do ciclo ainda não é suficiente para o desempenho completo das funções.
O motivo dos desligamentos é que o sistema de proteção interrompe forçosamente o funcionamento do motor elétrico, fazendo com que a temperatura exigida não seja mantida.
Neste caso, o proprietário precisa verificar se há livre acesso de ar à parede posterior, afastar o próprio refrigerador pelo menos os 10 cm necessários de qualquer superfície - paredes, móveis, outros eletrodomésticos.
Se essas manipulações não ajudarem, você terá que chamar um especialista que fará o diagnóstico. Mas se houver sinais de superaquecimento, você deve estar preparado para substituir o motor elétrico.
E se a geladeira não for mais nova, substitua-a, o que será a melhor solução.
O superaquecimento não deve ser confundido com ciclos curtos de funcionamento do refrigerador.Nesses casos, o motor elétrico liga por breves 10 a 15 segundos.
Após o que ocorre uma parada, enquanto o congelamento, ao contrário do caso anterior, não é executado. Este recurso indica claramente uma avaria grave do motor ou compressor.
A falha desses mesmos elementos estruturais é indicada por tentativas malsucedidas do sistema de controle de ligar a unidade. Nesse caso, o proprietário pode ouvir cliques de volumes variados, além dos quais o assunto não avança.
Além disso, o mau funcionamento do módulo de controle e do relé de partida apresenta os mesmos sintomas. Em todas essas situações, os reparos são realizados com a substituição do elemento defeituoso.
Vazamento de refrigerante e entupimento do sistema de refrigeração - uma causa comum de perda de desempenho do refrigerador. Se isso acontecer, o congelamento será mal executado e, se houver danos significativos ao sistema de refrigeração, ele não será executado.
Isto pode ser indicado pela formação de depósitos de gelo na superfície traseira do refrigerador. Além disso, isso também acontece quando o sistema de refrigeração está entupido, pois os bujões não permitem a circulação do freon.
Qual dos dois motivos impede o pleno funcionamento da unidade de refrigeração só pode ser determinado por um técnico chamado.
Mas é óbvio que a causa do vazamento é uma violação da estanqueidade devido ao desgaste dos elementos do circuito por onde circula o freon e seus danos mecânicos.
Por exemplo, você pode quebrar algo ao tentar limpar a superfície interna da geladeira ou do freezer de qualquer sujeira ou gelo.
Na maioria dos casos, este problema é eliminado restaurando a estanqueidade do circuito e bombeando freon, o que em alguns casos o mestre pode fazer na hora.
Quando ocorre um bloqueio, na maioria das vezes a culpa está nas ações erradas do proprietário, que economizou na manutenção preventiva ou nem sabia de sua necessidade.
Módulo de controle. Quando a unidade se recusa a ligar, isso pode indicar um módulo de controle com defeito.
Mas é melhor iniciar o diagnóstico verificando a conexão correta, a facilidade de manutenção da fiação e do plugue. E muitas vezes a causa do problema pode ser contatos oxidados.
Uma falha do módulo de controle é indicada por uma luz vermelha acesa e, às vezes, por um sinal sonoro correspondente. Neste caso, é melhor desligar a unidade de refrigeração por um tempo e depois ligá-la novamente.
Você pode tentar reduzir a quantidade de alimentos no freezer e esperar algumas horas, pois esses sinais podem indicar que a geladeira está com uma tarefa árdua.
Mas você ainda precisa entender que em muitos casos será necessário chamar um especialista e trocar o módulo de controle.
elemento de aquecimento. Todos os refrigeradores No Frost são equipados com aquecedores térmicos, cuja falha levará ao congelamento do radiador de refrigeração, seguido do congelamento do ventilador.
Portanto, a operação normal não é possível.A causa do mau funcionamento é sempre eliminada com a substituição dos elementos de aquecimento.
Categoria #3 – Tipos de problemas sem esperança
Quase sempre é possível consertar qualquer eletrodoméstico. Já as peças de reposição para todos os modelos modernos e não tão modernos estão disponíveis em quantidades suficientes.
Mas às vezes o bom senso indica que É melhor comprar uma unidade nova do que gastar dinheiro em reparos caros.
Por exemplo, isso acontece se a geladeira já tiver de 7 a 10 anos e consertar a avaria promete despesas significativas. O fato é que o período indicado é a duração média de operação deste tipo de equipamento.
Portanto, o proprietário não precisa pagar um quarto do custo para substituir um motor quebrado e ao mesmo tempo esperar várias semanas pela entrega do elemento estrutural necessário. Porque um novo incidente pode ocorrer a seguir.
Procedimento do proprietário em caso de avaria
Eventuais avarias podem ser causadas por violações das regras de funcionamento, defeitos de fabrico ou desgaste prematuro de um ou mais elementos estruturais.
Mas como geralmente são típicos e alguns deles são facilmente identificados, qualquer pessoa pode fazer o mesmo que um mestre. Ou seja, identifique a causa, decida o que fazer a seguir e, às vezes, elimine o defeito.
Portanto, não se apresse em chamar um especialista ou pense prematuramente no que fazer com produtos congelados e perecíveis. Em primeiro lugar, você precisa tentar identificar o problema sozinho - é mais barato e rápido.
A lista de problemas é impressionante, mas você deve começar sua busca pelos mais simples e depois passar para os mais complexos.
Para isso, é necessário realizar uma inspeção externa do refrigerador. Durante este processo, você deve verificar se as portas estão fechadas, se proporcionam uma vedação hermética e se a vedação está em boas condições.
A seguir, você precisa saber se o modo de operação está selecionado corretamente, para o qual utiliza as instruções que acompanham a unidade. Você também precisa se certificar de que não há luzes de advertência ou luzes de advertência.
Em seguida, verifique a integridade da estrutura, a ausência de danos mecânicos, o estado da fiação, dos plugues e se os contatos estão oxidados. É imprescindível saber se há acesso de ar ao motor e medir a distância até a superfície mais próxima.
Se um exame externo não revelar a causa do congelamento de má qualidade dos alimentos, o proprietário deve prestar atenção aos sons emitidos pelo motor e compressor, à duração do ciclo operacional e à ausência ou presença de vibração.
Um vazamento de freon pode ser identificado por sons sibilantes característicos ou pela presença de uma “capa de neve” na superfície traseira da unidade.
Quando a causa do problema não for encontrada, você deve desligar a energia do seu refrigerador por pelo menos 10 horas.
Em seguida, a unidade é reconectada à rede, após o que, durante a observação, é determinado se os sinais de funcionamento anormal se resolveram ou continuam a aparecer.A desenergização muitas vezes “trata” uma série de problemas, incluindo falhas eletrônicas e congelamento de ventiladores.
Se durante todas essas manipulações o usuário não tiver descoberto por que o equipamento que está utilizando não está congelando ou esfriando, só então deverá chamar um técnico, que continuará buscando os motivos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo ajudará você a entender como identificar e reparar falhas no termostato:
O material a seguir o ajudará a entender como verificar o desempenho do motor elétrico, o relé trabalhando em conjunto com ele, bem como os meandros do ajuste do termostato:
O vídeo mais recente descreve como reparar danos nos tubos destinados à circulação de freon:
Os refrigeradores modernos são unidades bastante confiáveis, mas ainda ocorrem quebras de tempos em tempos. Para reduzir a sua probabilidade, o proprietário deve operar o equipamento de acordo com as instruções.
E se, mesmo assim, forem identificados sinais de operação anormal, você mesmo deve tentar descobrir os motivos. Pois em muitos casos isso ajudará a economizar dinheiro e evitará transtornos causados por quebras de equipamentos.
Se você teve que consertar uma geladeira, informe a outros visitantes do site que tipo de avaria você teve que consertar e como conseguiu lidar com o problema. Escreva seus comentários, compartilhe sua experiência, tire dúvidas sobre o tema do artigo - o bloco de contato está localizado abaixo.
Moro sozinho e, claro, não tenho a menor ideia de tecnologia. Isso não é assunto de mulher. O que posso fazer? Basta ligar para um especialista. Tive um caso em que a geladeira não congelou, embora estivesse funcionando.Como funcionou? Ele apenas cantarolou e “chorou”. No começo eu aguentei e aguentei, pensando: vou recuperar o juízo. Não, ele nem pensa. Liguei para o mestre. Ele bombeou freon para mim. Esse é todo o problema. Mas esse prazer, claro, teve um preço alto.
Minha avó tem uma velha geladeira Nord em sua dacha, que também tem um pequeno freezer. Funcionou corretamente por muitos anos e deu aos novos refrigeradores uma vantagem em termos de resfriamento rápido, mas não funcionou silenciosamente, é claro. Então ele parou de congelar e decidiu tentar um método que já conhecia há muito tempo. Você precisa desligar a geladeira. descongele, tire tudo e coloque deitado por pelo menos um dia, e depois tente ligá-lo. Não conheço toda a física do processo, talvez a redistribuição do freon, mas ajudou muito. A geladeira começou a congelar novamente. Veja como.