Bandejas para drenagem superficial - classificação com características
A chuva e o degelo são uma das razões para a destruição de edifícios residenciais e estruturas de serviços públicos.Portanto, eles estão tentando se livrar dele, e rapidamente, afastando-o das fundações. Normalmente, essa água é despejada em bueiros ou fora do local: ravina, rio, lago e outros corpos d'água. As bandejas montadas em uma estrutura são chamadas de drenagem superficial ou sistema de drenagem superficial.
O conteúdo do artigo:
Quando usados, recursos de design
As bandejas de drenagem têm uma ampla gama de aplicações. Eles estão instalados:
- ao longo de estradas, calçadas e becos;
- em torno de locais de vários tipos e áreas suburbanas;
- em torno de edifícios e estruturas, aeródromos, vagas de estacionamento.
A principal tarefa é criar um sistema de canais por onde a água será escoada.
Puramente estruturalmente, a bandeja para drenagem superficial é uma calha em forma de U. A seção transversal é trapezoidal ou triangular. Pode ser telescópico. O segundo elemento é uma grade colocada no topo da bandeja. Sua função é impedir a passagem de detritos que possam entupir o sistema de drenagem, inutilizando seu funcionamento.
Mas mesmo uma grade não consegue proteger os canais cem por cento. Portanto, devem ser limpos periodicamente. Ou seja, as grades são retiradas e os detritos retirados manualmente ou com ferramentas de jardim. Após o qual a proteção é colocada em seu lugar.
Classificação
Existem vários parâmetros nos quais se baseia a classificação das bandejas. E a primeira classe geralmente é a carga que as calhas devem suportar. Este é um parâmetro importante do qual depende a vida útil do sistema de drenagem.
Existem seis grupos:
- A15. Não é o modelo mais durável. Portanto, bandejas deste tipo são colocadas ao longo de áreas de pedestres, ao redor de áreas de residências particulares, quadras esportivas, dentro de jardins públicos e ao longo de ciclovias.
- B125. Um design mais potente instalado ao longo de estradas com baixo volume de tráfego. É importante que apenas automóveis de passageiros e não os veículos mais pesados circulem nessas rodovias.
- C250. As bandejas de drenagem podem ser instaladas ao longo de estradas onde a intensidade do tráfego é média. Eles também são instalados em serviços de automóveis e lava-rápidos.
- D400. Destinado a zonas industriais e rodovias por onde circulam veículos de diversas classes. Ao mesmo tempo, a intensidade do tráfego é máxima.
- E600. Fábricas, fábricas, armazéns, terminais de carga.
- F900. Aeródromos e aeroportos.
O segundo parâmetro pelo qual as bandejas para drenagem superficial são classificadas é a inclinação. É claro que a água pode se mover através dos canais por gravidade se eles estiverem localizados em um determinado ângulo. Para um sistema de drenagem superficial, a inclinação é de 7 a 10 mm por metro de comprimento da linha de drenagem.
Os fabricantes hoje oferecem dois tipos de bandejas:
- direto;
- com uma inclinação para dentro.
Os primeiros devem ser ajustados no ângulo desejado, o que nem sempre é fácil, principalmente em áreas com terrenos irregulares. Ou seja, cada calha é montada com inclinação para a drenagem.
Os segundos são produtos prontos, dentro dos quais é feita uma cavidade inclinada. Essas bandejas são instaladas em uma superfície plana.
É necessário ressaltar que o ângulo de inclinação do sistema de drenagem superficial é um importante indicador de engenharia.Se não atender aos parâmetros indicados acima, a rede de drenagem simplesmente não funcionará. A água nas calhas ficará estagnada e a sujeira se acumulará.
E o terceiro parâmetro pelo qual as bandejas de drenagem superficial são classificadas é a matéria-prima.
Bandejas de concreto
Estes produtos são fabricados de acordo com o GOST número 32955-2014. Este documento regulamentar afirma claramente que uma bandeja deste tipo está equipada com uma grelha em ferro fundido cinzento grau SCh-20. Ao mesmo tempo, existem muito mais tipos de design aqui do que em outras gamas de modelos.
Canais de concreto podem ser:
- U ou em forma de U;
- ranhurado;
- anel;
- meio-fio e outros.
Podem ser produzidos tanto em fábricas de concreto quanto diretamente no canteiro de obras no local de instalação. Estes últimos são chamados de monolíticos. O principal é usar concreto armado de grau não inferior a M300.
Neste caso, outras características da mistura devem ser levadas em consideração. Nomeadamente:
- resistência à água – não inferior a W8;
- resistência ao gelo – não menos que F300.
Trabalhar com argamassa de concreto é difícil, mas não difícil na obtenção do produto desejado, por mais complexo que seja em forma e tamanho.
Este GOST não regula estritamente os parâmetros dimensionais dos produtos. Portanto, eles estão amplamente representados no mercado. Por exemplo:
- comprimento entre 400-4000 mm;
- altura de 200 mm e superior;
- largura não está definida.
Alguns fabricantes oferecem tamanhos de bandeja diferentes dos padrões GOST. E isso não é proibido por lei, porque soluções não padronizadas às vezes ajudam a melhorar os projetos dos sistemas de drenagem.
Bandejas de areia de polímero
Produtos deste tipo utilizam polímero como aglutinante.Na maioria das vezes são resinas éster ou polietileno de alta densidade. Ou seja, a solução inclui um material polimérico aglutinante e enchimento: areia, lascas de pedra e outros.
A tecnologia de fabricação de bandejas de drenagem superficial deste tipo é complexa e trabalhosa, por isso o preço é mais elevado em comparação com outros modelos.
A escolha correta do tipo de polímero afeta as características técnicas e operacionais das calhas. É tudo uma questão do próprio material de origem.
Existem dois tipos de polímero:
- saturado, que inclui polietileno;
- insaturados – incluem resinas essenciais.
A diferença é que o primeiro possui menos ligações intermoleculares que o segundo. Daí as baixas propriedades adesivas. Ou seja, a adesão do polietileno à mesma areia é fraca. Isso leva à delaminação do concreto durante a operação. Isso acontece especialmente rapidamente nas extremidades das bandejas. É nessas áreas que eles quebram.
Portanto, ao escolher bandejas para drenagem superficial feitas de concreto arenoso, é melhor adquirir aquelas que contenham resinas éteres como aglutinante.
O polietileno é um material que não suporta altas temperaturas. Possui baixa resistência ao calor. A uma temperatura de +60 ℃ começa a perder suas características de resistência. Portanto, nas regiões sul, onde a temperatura do pavimento chega a +80 ℃, é proibida a instalação de bandejas deste tipo.
Além disso, sob a influência da luz solar ultravioleta, o polímero sofre envelhecimento térmico. Cientificamente, esse processo é chamado de destruição termo-oxidativa. Sob sua influência, o material é destruído. Muitos fabricantes, para evitar todos esses problemas, aumentam o teor de areia na solução.Isso ajuda, mas a densidade da mistura diminui, o que significa sua resistência.
Bandejas de concreto polímero
Uma das variedades de produtos de concreto. Mas em vez de cimento, aqui se usa polímero, daí o nome. As resinas éster são geralmente usadas como aglutinantes, mas o epóxi é ainda mais usado. Este material confere aos produtos certas qualidades e propriedades. Aqui estão alguns deles:
- baixa gravidade específica;
- superfície lisa, o que aumenta a permeabilidade à água;
- absorção zero de água;
- pertence à classe de carga A15-C25.
Os fabricantes hoje oferecem bandejas de concreto polimérico para drenagem superficial em diferentes tamanhos:
- comprimento padrão - 1 m, tamanhos maiores ou menores raramente são encontrados;
- a largura varia entre 138-248 mm;
- altura – 60-243 mm.
Dependendo dos parâmetros dimensionais, o peso das calhas varia de 6,3 a 13,4 kg.
As características deste tipo de bandejas as tornaram populares. Suas vantagens:
- O peso das bandejas é leve, o que torna sua instalação simples. Não é necessário equipamento de levantamento pesado.
- A resistência é alta devido à ausência de impurezas minerais. Mesmo cargas pontuais não podem quebrar os canais de concreto polimérico.
- A manutenção é realizada com muito menos frequência. O motivo é a superfície lisa.
- Tolera facilmente baixas temperaturas.
- Maior inércia a ambientes agressivos.
- Vida útil - pelo menos 30 anos.
Calhas de concreto polimérico para drenagem superficial, assim como as de concreto, são produzidas de acordo com GOST 32955-2014. O documento especifica quais polímeros e outros componentes precisam ser utilizados na tecnologia.
Resinas sintéticas utilizadas:
- poliéster;
- furano-epóxi;
- metilo;
- acetona furfural.
As próprias resinas não podem apresentar funções adstringentes. Endurecedores são adicionados a eles:
- polietileno poliamina;
- ácido benzenossulfônico;
- isopropilbenzeno e outros.
Sobre enchimentos - brita de 8 a 20 mm e areia de fração média ou grossa.
Bandejas de plástico
Não existe um GOST que defina a tecnologia para a produção de produtos deste tipo. Assim, os fabricantes utilizam especificações técnicas (TS), que eles próprios desenvolvem, tendo em conta as suas próprias realidades técnicas e tecnológicas de produção. Este documento também é aprovado por todas as autoridades, assim como o padrão estadual. Ou seja, é a lei da produção.
Mas existe o GOST, que determina a qualidade das matérias-primas utilizadas. Seu número é 26996-86. Ou seja, se o fabricante utilizou um polímero que atende a esse documento normativo, o produto final é de alta qualidade.
As bandejas de drenagem superficial de plástico têm muitas vantagens:
- Preço baixo em comparação com outros modelos.
- Baixa gravidade específica, o que reduz o custo e a complexidade do processo de instalação.
- Eles são fáceis de processar. Por exemplo, uma calha de plástico pode ser facilmente cortada no comprimento necessário, o que é impossível de fazer com outros análogos.
- Seu design contém nervuras de reforço que maximizam a resistência. E essa característica não é inferior aos análogos concretos.
- Vida útil – mais de 50 anos.
- Suporta temperaturas que variam de -40°C a +95°C.
- Não alteram suas qualidades e propriedades sob a influência da luz solar e de ambientes agressivos.
- Uma superfície lisa cria condições para máxima permeabilidade à água, o que é importante para um sistema de drenagem superficial.
Uma das desvantagens não é a maior resistência em comparação com canais de concreto ou metal.Mas sob condições operacionais, é improvável que a drenagem superficial seja afetada por cargas graves que danifiquem o produto polimérico.
Os fabricantes hoje oferecem diferentes modelos dependendo das cargas possíveis. Portanto, é preciso escolher o certo, levando em consideração esse indicador.
No entanto, as bandejas de drenagem de polímero do tipo superficial não são recomendadas para instalação em áreas sujeitas a cargas elevadas. Por exemplo, numa área de produção industrial ou num aeroporto. E para uso doméstico esta é uma boa opção. Vai durar muitos anos sem problemas.
Bandejas de fibra de vidro
Este é um tipo de produto polimérico. A matéria-prima utilizada é o polipropileno, que contém fibra de vidro. Este último serve como estrutura de reforço, daí o aumento da resistência. Portanto, bandejas deste tipo podem ser utilizadas para sistemas de drenagem superficial localizados em áreas com alta carga.
Todas as vantagens do plástico estão presentes nesses modelos. Eles são inferiores em resistência aos de concreto, por isso procuram não instalá-los perto de aeroportos e bases militares. As bandejas deste tipo pertencem às classes A15-E600. Plásticos comuns - para A15-C250.
Bandejas metálicas
Mais precisamente, é preciso dizer que esta categoria inclui bandejas que são instaladas no interior de objetos onde, por necessidade tecnológica, é necessária a coleta de resíduos industriais. Portanto, as calhas são feitas de aço inoxidável. Esse sistema de drenagem superficial é denominado linear. E instalam em salas com grande área.
As bandejas de aço inoxidável são feitas de chapas com espessura de 1,5 ou 2 mm AISI 304.Se a carga no sistema de drenagem não ultrapassar 2 toneladas, use a primeira opção, se ultrapassar, a segunda.
O que você precisa prestar atenção ao escolher bandejas deste tipo:
- seção, que se baseia na largura do produto (A);
- largura da grade, é chamada de patamar (B);
- largura de instalação (C);
- profundidade do canal (N).
Estas calhas são utilizadas principalmente nas seguintes plantas industriais:
- processamento de animais, peixes, aves;
- locais de seu abate;
- processamento de leite;
- produção de bebidas líquidas de qualquer espécie;
- produção de produtos de confeitaria;
- produtos farmacêuticos;
- Fábricas de produtos químicos;
- cozinhas de catering;
- chuveiros e piscinas.
O comprimento padrão das bandejas é de 2 m, mas a pedido do cliente são feitas em comprimentos maiores.
Os fabricantes hoje oferecem um sistema de drenagem superficial do chamado tipo slot. Pode ser instalado não apenas em ambientes internos, mas também externos. Os recursos de design permitem operar essas calhas sem grade.
A instalação das bandejas de aço inoxidável é realizada por meio de conexões aparafusadas com instalação de juntas de vedação. Se a montagem for realizada corretamente, dois parâmetros podem ser equalizados: a carga nas bandejas com as cargas na superfície.
Vantagens dos canais de aço inoxidável:
- longa vida útil;
- sem corrosão metálica;
- design antivandalismo;
- fácil de limpar e higiênico;
- aparência estética.
Cálculo de capacidade cross-country
Normalmente, o cálculo é realizado pelos projetistas, e este documento faz parte do projeto geral do sistema de drenagem superficial.O cálculo é complexo e requer a seleção de valores especiais de determinados coeficientes nas tabelas.
Mas existe um chamado cálculo simplificado, que consiste em uma fórmula. Utiliza três indicadores que se multiplicam entre si:
- F é a área do território de onde a chuva e a água do degelo serão coletadas para o sistema de drenagem. É medido em hectares (Ha).
- q20 – coeficiente de intensidade de precipitação. A chuva geralmente é levada em consideração. O valor deste indicador difere por região. Por exemplo, em Moscou – 80, em São Petersburgo – 60. O valor está em uma tabela.
- φ – coeficiente de absorção. Refere-se à absorção pelo material de cuja superfície a água é drenada para as bandejas. Por exemplo, em caminhos ou plataformas asfaltadas o coeficiente é 0,95. Do solo – 0,4. Quanto mais denso for o material, maior será o coeficiente e menor será a absorção de água. A partir deles, mais água fluirá para as calhas, o que significa que sua seção transversal também deverá ser maior.
Após a multiplicação dos dados, obtém-se o valor do volume de água que as bandejas de drenagem superficial podem conter e ser movimentadas por gravidade até o seu destino. A seguir, em uma tabela especial, encontre as marcas de calhas que correspondem ao resultado obtido.
Instalação
Este é um dos processos de construção mais simples, que inclui várias etapas:
- marcação;
- realizar trabalhos de escavação - cavar valas de acordo com as marcações;
- nivelar o fundo da vala com areia;
- instalação de canais com a inclinação necessária com vedação das juntas de ligação;
- enchendo bandejas por todos os lados.
Apesar de sua aparente simplicidade, é necessário levar em consideração um grande número de nuances:
- Em primeiro lugar, são levados em consideração a densidade do solo e o seu tipo. Quanto mais denso, menor será a absorção de água.
- A instalação inicia-se no ponto mais baixo da rede de drenagem - no local onde a água é coletada no esgoto ou descarregada fora do território.
- A profundidade e largura da vala devem ser 10-15 cm maiores que os mesmos parâmetros dos próprios canais.
- As grades do sistema de drenagem superficial devem estar localizadas 3 a 5 cm abaixo do acabamento final do território (abaixo de asfalto, lajes e outros materiais).
- A instalação dos canais plásticos é feita em conjunto com as grades. É assim que a forma dos produtos é preservada.
- Antes de iniciar a instalação, um fio é esticado sobre as valas para determinar a inclinação dos canais. Para fazer isso, várias estacas são cravadas no solo, às quais o fio é preso.
- Calhas pesadas são baixadas na vala usando equipamento de elevação. Leve à mão.
- Selantes são colocados entre os elementos da linha de drenagem para garantir a vedação das juntas. Para os plásticos, utiliza-se um selante de poliuretano semelhante a uma composição adesiva. Os de concreto são unidos com argamassa de cimento-areia ou juntas especiais, de seção transversal redonda. Estes últimos também são utilizados na união de elementos metálicos.
- Para aumentar a estabilidade da localização das bandejas de drenagem superficial, elas são borrifadas em ambas as faces com argamassa de concreto semi-seco, que posteriormente se torna a base para o acabamento da área adjacente.
- A instalação é realizada estritamente ao longo do fio tensionado. Cada canal é adicionalmente verificado com um nível de construção para controlar o nível de instalação.
- Se forem instaladas bandejas de concreto de grandes dimensões, o fundo da vala deve ser cuidadosamente preparado. É despejada uma almofada de areia com 10-15 cm de espessura e sobre ela é formada uma base de concreto para os canais de 10 cm de espessura, que é colocada na inclinação desejada, para não alinhar as próprias calhas ao ângulo de inclinação.
A variedade de bandejas de drenagem superficial possibilitou ampliar a escolha. Afinal, a drenagem superficial não faz parte apenas de locais públicos e instalações industriais. Hoje faz parte do projeto paisagístico de áreas suburbanas, que está sujeito a cargas funcionais. Portanto, o surgimento das bandejas plásticas no mercado resolveu muitos dos problemas dos desenvolvedores dos países.
Você instalou bandejas para drenagem superficial em seu local? Qual tipo você escolheu? Escreva nos comentários. Compartilhe o artigo nas redes sociais e salve-o nos seus favoritos.
Fontes de informação:
- https://gs16.ru/dacha/razmery-vodootvodnyh-lotkov-2.html
- https://opzt.ru/wp-content/uploads/2019/08/GOST-R-Lotki-ZHB-1-red.-04.24.2019.pdf
- https://stroy-podskazka.ru/drenazhnaya-sistema/lotki/#h3_282336
- https://gk-azimut.ru/blog/obzory-tovarov/tipy-vodootvodnykh-lotkov-i-ikh-razlichiya
- https://septikexpert.com/ochistnye-sooruzheniya/drenazh-i-livnevaya-kanalizaciya/lotok-vodootvodnoj
- https://www.standartpark.uz/info/articles/polimerpeschanaya-ili-polimerbetonnaya-tekhnologiya
- https://strojdvor.ru/kanalizaciya/lotki-vodootvodnye-polimerbetonnye
- https://septicov.net/lotki/plastikovye-lotki/plastikovye-vodootvodnye-lotki.html
- https://www.drenag54.ru/articles/1375
- https://www.inoxpark.ru/catalog